Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2021"

Condeúba: prefeito Silvan Baleeiro, vice-prefeita Mara Rúbia e 11 vereadores tomaram posse no dia 1º

Segunda / 04.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, a cerimônia teve um público limitado a 50 pessoas. (Foto: Reprodução / Folha de Condeúba)

A Câmara de Vereadores de Condeúba realizou, no dia 1º de janeiro, a Sessão Solene de Posse dos eleitos e reeleitos. Devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, a cerimônia teve um público limitado a 50 pessoas.

A sessão foi presidida pelo vereador reeleito Maurilo Guilherme de Sousa (PSB), que deu posse aos 11 vereadores que irão compor as cadeiras do legislativo, bem como o Silvan Baleeiro (MDB) e a vice-prefeita Mara Rúbia, que foram reeleitos para mais um mandado de 04 anos, obtendo 6.140 votos, equivalente a 55,92% dos votos válidos, nas eleições municipais realizadas em 15 de novembro de 2020. O prefeito anunciou a continuidade dos mesmos secretários para o início deste novo mandato. Com a eleição da nova mesa diretora, foi eleita a chapa apresentada pelo vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento, que assumiu na mesma sessão à presidência da Câmara.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima terça-feira, dia 05; confira os locais

Domingo / 03.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que na próxima terça-feira, dia 05, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h. A medida afetará as Avenidas Helita Lima Dias e Inocência Sales Moreira, o Loteamento São Sebastião e as Ruas João Ribeiro dos Santos e Nossa Senhora das Graças, localizadas no bairro Rodoviário.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Reviravolta e clima quente marcam a sessão de posse e eleição da Mesa Diretora na Câmara de Brumado

Sábado / 02.01.2021

Por Leonardo Oliva

A eleição foi realizada com apenas uma chapa inscrita, tendo sido eleito o Vereador José Carlos de Jonas para o cargo de Presidente no biênio 2021/2022 (Fotos: Leonardo Oliva).

O clima começou quente no legislativo brumadense. A sessão de posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora foi marcada por uma reviravolta e também pelo clima quente. Isto porque, o Vereador Rey de Domingão até a véspera dava como certa a sua eleição para Presidente, já que sete vereadores haviam declarado apoio a ele, o que lhe dava maioria na disputa. No entanto, no dia 31/12, o então integrante da chapa, o Vereador e advogado Tiago Amorim protocolou o seu pedido de desistência para concorrer, o que mudou o cenário da disputa. Com a desistência de Dr. Tiago, a chapa de Rey de Domingão, segundo o Regimento Interno da Câmara, tinha o prazo de até 30 minutos antes do início da sessão para apresentar um substituto.

Aí começou a confusão. Primeiro, pouco antes do início da sessão, o Vereador Rey de Domingão solicitou da Vereadora Lia Teixeira, que presidiria a sessão, que desse o ‘recebido’ no ofício apresentado o substituto de Dr. Tiago Amorim. Depois, o Vereador Rey de Domingão questionou o fato da Vereadora Lia Teixeira presidir a sessão, afirmando que pelo regimento quem deveria presidir era o Vereador José Carlos de Jonas. Diante disso, a Vereadora Lia Teixeira rasgou o ofício entregue por Rey de Domingão, afirmando que se ela não presidiria a sessão, também não poderia dar o ‘recebido’ no ofício, cabendo a Rey de Domingão protocolar o ofício na Secretaria da Câmara. O clima ficou tenso e os advogados travaram uma verdadeira ‘guerra’ nos bastidores.

Por fim, prevaleceu o entendimento de que a Vereadora Lia Teixeira deveria presidir a sessão, já que é a mais idosa entre os que ocuparam mais recentemente um cargo na Mesa Diretora. Mesmo assim, o Vereador Rey de Domingão continuou defendendo que a sessão deveria ser presidida pelo Vereador José Carlos de Jonas, que se manifestou afirmando que não tinha interesse de presidir a sessão de posse e eleição da Mesa Diretora e que estava de acordo com o fato da presidência ser exercida pela Vereadora Lia Teixeira. Com isto, a eleição foi realizada com apenas uma chapa inscrita, já o Vereador Rey de Domingão perdeu o prazo para apresentar um substituto para a sua chapa – o ofício foi protocolado às 19h12min e a sessão iniciada logo em seguida.

Durante a votação, apenas onze vereadores votaram, já que quatro se recusaram a votar. Dos onze, dez votaram na chapa encabeçada pelo Vereador José Carlos de Jonas e um se absteve de votar, demonstrando que o Prefeito Eduardo Vasconcelos conseguiu uma maioria qualificada no legislativo municipal. Com o resultado, a nova Mesa Diretora da Câmara passa a ser composta por: José Carlos de Jonas – Presidente, Verimar do Sindicato – vice-presidente, Lia Teixeira – 1ª Secretária e Beto Bonelly – 2º Secretário. Após a posse da nova Mesa Diretora, o clima mais ameno tomou conta do legislativo municipal e os vereadores foram bastante contidos em seus discursos.

Além do Presidente José Carlos de Jonas, a Mesa Diretora é composta por Verimar do Sindicato – vice-presidente, Lia Teixeira – 1ª Secretária e Beto Bonelly – 2º Secretário.

Prefeita Braulina Lima e vice Wilber Aguiar assumem Prefeitura de Aracatu

Sábado / 02.01.2021

Por Leonardo Oliva

A Prefeita Braulina Lima e o vice Wilber Aguiar assumem a Prefeitura de Aracatu após uma vitória expressiva nas urnas – 1.634 votos de frente em relação ao adversário.

Nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, logo após a posse e eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Aracatu (CLIQUE AQUI), foi realizada a solenidade de posse da Prefeita Braulina Lima e do vice-prefeito Wilber Aguiar, que vão ficar à frente do Executivo municipal nos próximos quatro anos (2021/2024). Com o slogan ‘É tempo de reconstruir’, a Prefeita Braulina Lima e o vice Wilber Aguiar assumem a Prefeitura de Aracatu após uma vitória expressiva nas urnas – 1.634 votos de frente em relação ao adversário.

Em seu discurso de posse, Braulina fez questão de destacar o grande desafio que seu governo terá de enfrentar diante de um cenário de ‘terra arrasada’ deixado pelo seu antecessor e das limitações financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus. A prefeita reafirmou o seu compromisso de zelar pela coisa pública, trabalhar com ética e pediu paciência e calma para aguardar as mudanças, afirmando que ‘não tem passe de mágica’ e vai precisar de tempo para fazer os ajustes necessários. Braulina ainda destacou que vai ouvir as comunidades, que vai trabalhar pelo desenvolvimento de Aracatu e por todos os aracatuenses. Ela finalizou afirmando que a palavra de ordem é ‘reconstruir’, entendida no sentido amplo, inclusive na reconstrução de valores éticos e morais, enfatizando esperar contar com o mesmo apoio que teve nas urnas ao longo dos próximos quatro anos.

Na oportunidade, a Prefeita Braulina Lima apresentou os Secretários que vão integrar a sua equipe de governo, sendo eles: Érica Coqueiro (Saúde), Adriano Milagres (Cultura), Ezequias Lima (Administração), Alexandre Lima (Obras), Harley Correia (Transportes), Tatiane Landim (Fazenda), Deusdete Meira (Educação), Robér4io Aires (Agricultura) e Elaine Assis (Assistência Social). A prefeita apresentou ainda a Chefe de Gabinete Natália Lopes, o Assessor Jurídico João Virgens e a Controladora Geral Josie Silva.

Na oportunidade, a Prefeita Braulina Lima apresentou a sua equipe de governo.

Aracatu: vereadores tomam posse e elegem Zé de Sudário Presidente da Câmara para o biênio 2021/2022

Sábado / 02.01.2021

Por Leonardo Oliva

A Mesa Diretora, biênio 2021/2022, é composta por Zé de Sudário (Presidente), Juliana Maia (vice-presidente), Flores Barbosa (1º Secretário) e Marlúcio de Adão (2º Secretário).

Nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, foram empossados os nove vereadores eleitos para a legislatura 2021/2024 da Câmara Municipal de Aracatu. Flores Barbosa, Marlúcio de Adão, Bismarc, Teco, Eduardo Silveira, Zé de Sudário, Niva, Juliana Maia e Ataíde Campos tomaram posse prometendo cumprir a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara e honrar o mandato que lhes foi conferido pelos eleitores. Na oportunidade, foi realizada a eleição para Mesa Diretora, biênio 2021/2022, tendo sido eleitos: José Carlos da Silva Santos (Zé de Sudário – Presidente), Juliana Fagundes Maia (vice-presidente), Florisdete Barbosa dos Santos (Flores Barbosa – 1º Secretário) e Marlúcio Pinheiro da Rocha (Marlúcio de Adão – 2º Secretário). Em seu discurso de posse, o Presidente Zé de Sudário destacou que o legislativo precisa trabalhar em sintonia com o poder executivo, conclamou os vereadores a trabalharem unidos em prol do desenvolvimento de Aracatu e reafirmou o seu compromisso com o povo do município. Todos os vereadores, em seus discursos, foram unânimes em afirmar que vão trabalhar pelo progresso e desenvolvimento do município e defender sempre os interesses do povo.

Flores Barbosa, Marlúcio de Adão, Bismarc, Teco, Eduardo Silveira, Zé de Sudário, Niva, Juliana Maia e Ataíde Campos tomaram posse para a legislatura 2021/2024.