Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2024"

Guanambi: edital da 3ª Feira de Negócios foi lançado durante evento nesta quinta-feira

Sexta / 26.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

O período de inscrições vai de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2024. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Na noite desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), promoveu o lançamento do edital da 3ª Feira de Negócios, na Câmara de Vereadores.

Durante o evento, foi exibido um vídeo que conta a história e destacado nas edições anteriores da Feira de Negócios. A servidora da SDE, Thais Fagundes, apresentou informações detalhadas sobre a estrutura, o edital, como participar, período de inscrição, entre outros detalhes.

A 3ª edição da Feira de Negócios está programada para ocorrer entre os dias 19 e 24 de março de 2024, na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). De acordo com a prefeitura, a feira é uma iniciativa dedicada à contribuição, promoção e incentivo à comercialização de produtos e serviços de empresas locais, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios.

Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Arnaldo Azevedo; o Deputado Estadual Felipe Duarte; o Presidente da Câmara de Vereadores, Zaqueu Rodrigues; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes; o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Victor Boa Sorte; o representante do SEBRAE, Ridson Sales; o vice-presidente da CDL, Deomaci Sanches; a gerente regional do SESI, Antônia Bezerra, entre outros.

O edital da 3ª Feira de Negócios já está disponível no site da Prefeitura de Guanambi. O período de inscrição vai de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2024. Para obter mais informações e realizar inscrições, os detalhes podem ser dirigidos à Casa do Empreendedor - SAC Municipal, localizada na Avenida Santos Dumont, 325 - Aeroporto Velho, das 7h às 12h, ou entre em contato por e-mail através de [email protected].

O período de inscrições vai de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2024. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Caculé: pré-jornada pedagógica impulsiona capacitação para profissionais da educação

Sexta / 26.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a prefeitura, a pré-jornada proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os profissionais da educação. (Foto: Divulgação / Ascom Caculé)

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Caculé, através da Secretaria de Educação, realizou a pré-jornada pedagógica, que reuniu diretores, vice-diretores, coordenadores, secretários escolares e técnicos da Secretaria da Educação. O evento aconteceu no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho e, de acordo com a prefeitura, marcou uma intensiva formação visando o aprimoramento das práticas educacionais para o ano letivo.

Segundo a prefeitura, a pré-jornada proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os profissionais da educação. Palestras, debates e atividades contribuíram para fortalecer a equipe e prepará-la para os desafios do ano letivo.

O evento contou com a participação da psicóloga Camila Scarcela, que compartilhou orientações sobre o desenvolvimento psicopedagógico. Sua presença acrescentou uma perspectiva enriquecedora ao evento, proporcionando aos participantes uma visão mais abrangente sobre a importância do aspecto emocional no processo educacional.

Segundo a Secretaria de Educação, a pré-jornada pedagógica sinaliza um início promissor para o ano letivo, promovendo o constante aprimoramento dos profissionais que moldam o futuro da educação no município.

Segundo a prefeitura, a pré-jornada proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os profissionais da educação. (Foto: Divulgação / Ascom Caculé)

Ibotirama: primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto é adiado em função das fortes chuvas

Sexta / 26.01.2024

Por Secom GovBA

Governador Jerônimo Rodrigues assegura manutenção dos atendimentos nos próximos dias; entrega de 150 unidades Minha Casa, Minha Vida está mantida. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

A forte chuva que atinge o município de Ibotirama nesta sexta-feira (26), levou o governador Jerônimo Rodrigues, que cumpre agenda institucional no município, a adiar a realização do primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento já está com a estrutura montada na Praça Ives de Oliveira e aconteceria nesta sexta e sábado (27). A Sesab vai anunciar quais são as novas datas para o evento. A agenda de entrega de 150 unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida está mantida.

"Com a chuva de hoje não temos condições de fazer os atendimentos previstos, pois tem muita água correndo nas ruas e na estrutura montada. Em reunião com a coordenação da Saúde Mais Perto, decidimos suspender o atendimento desta sexta-feira. Será avaliada a possibilidade da feira ser realizada no sábado e domingo, a depender das condições climáticas", anunciou o governador.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, explicou que quem pegou pulseira será atendido no domingo ou em outro dia da feira de saúde. Ela ainda orientou que pessoas idosas, com deficiência ou baixa mobilidade, fiquem em casa e aguardem divulgação das novas datas que serão anunciadas pela Sesab. “Pedimos que o público fique em casa, a realização da feira Saúde Mais Perto está assegurada. Domingo, segunda ou terça-feira, quantos dias forem necessários, essa foi a determinação do governador”, detalhou. 

SERVIÇOS

No espaço serão realizados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-x e exames laboratoriais, mas também triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical; triagem e encaminhamento para cirurgias de catarata e para limpeza de lentes dos que já fizeram a cirurgia.

Além de atendimentos odontológicos, exame preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Para acessar os serviços, basta apresentar cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar requisição médica.

A feira de saúde já esteve em 21 municípios desde o começo de 2023 e 336.182 mil atendimentos já foram registrados desde a primeira edição. Para 2024 estão previstas mais 500 ações de saúde itinerante.

Moradores do município e região também terão acesso a serviços do SAC móvel como a primeira e segunda via da carteira de identidade e CPF.

Mucugê terá projeto de cultivo de morangos para mulheres agricultoras em parceria com a CAR

Sexta / 26.01.2024

Por Ascom CAR

O novo projeto planeja impactar a renda e autonomia das mulheres e mães de família da Vila Agrícola de Mucugê. (Foto: Divulgação / CAR)

A produção de morangos em Mucugê, na Chapada Diamantina, é atualmente a principal atividade da agricultura familiar do município. Para potencializar essa produção foi realizada, nesta quarta-feira (24), uma reunião que envolveu gestores municipais e a direção da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de alinhar novo projeto de produção e cultivo de morangos.

O novo projeto planeja impactar a renda e autonomia das mulheres e mães de família da Vila Agrícola de Mucugê, que poderão cultivar os morangos de forma suspensa e sem uso de agrotóxicos. O secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Ernesto Alves ressaltou que o projeto vai contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. “A gente quer dinamizar estruturas que já existiam de um projeto anterior do Governo do Estado, o Flores da Bahia, e utilizar para desenvolver e trazer renda para as mulheres agricultoras. Entre os benefícios do projeto está o empoderamento feminino, a difusão de tecnologia com a produção agroecológica de morangos, a capacitação das mães de família e o turismo rural de experiência, pois vamos oferecer essa rica experiência de conhecer a colheita do morango aos turistas”.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro reforçou o apoio a essa iniciativa. “É um belo projeto de empreendedorismo feminino, que vai fortalecer a produção de morangos na região. Vamos seguir firmes com essa parceria”, comentou Jeandro.

A prefeita de Mucugê, Ana Medrado, apontou a relevância da produção de morangos para o município. “A cidade já é uma grande produtora de morangos e queremos dar essa oportunidade para que essas mães de família aprendam a cultivar o morango e ter também a sua receita e independência. Juntos vamos fazer uma grande parceria com a CAR para que esse projeto seja de sucesso e sirva de modelo para outras comunidades”, finalizou a prefeita. A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

MP apresenta projeto de educação inclusiva para Município de Guanambi

Sexta / 26.01.2024

Por MP-BA

O prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, afirmou que o Município está à disposição para implantação do projeto, que tem diversas etapas. (Foto: Divulgação / MPBA)

Um projeto de educação inclusiva, que prevê a sensibilização da comunidade escolar e capacitação de professores para atendimento adequado às demandas de alunos com deficiência, foi apresentado pelo Ministério Público estadual para adesão pelo Município de Guanambi na terça-feira, dia 23. Segundo o gerente do projeto, promotor de Justiça Adriano Marques, a iniciativa aborda a temática de forma intersetorial, envolvendo as áreas de educação, saúde e assistência social do Município para gerar resultados efetivos.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), o promotor de Justiça Adalvo Dourado destacou a relevância do projeto, que já foi implantado no município de Cruz das Almas e tem alcançado resultados positivos. A promotora de Justiça da comarca, Lívia Rocha também participou da reunião, que foi proposta pela promotora de Justiça de Guanambi, Tatyane Caires. Ela ressaltou a necessidade de a temática da educação inclusiva ser olhada de forma global, envolvendo diversas áreas do Município para trazer resolutividade às situações. “Esta atuação do MP no âmbito coletivo muda a realidade das cidades”, registrou Tatyane Caires.

O prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, que participou da reunião com os secretários de Educação, Saúde e Assistência Social, afirmou que o Município está à disposição para implantação do projeto, que tem diversas etapas. Elas foram detalhadas pelo promotor de Justiça Adriano Marques, que destacou que o primeiro passo é sensibilizar a comunidade escolar sobre os direitos dos alunos com deficiência. Esses alunos, alertou ele, não precisam de laudo, apenas de um olhar cuidadoso do professos para serem identificados. Adriano Marques frisou ainda que a ferramenta desenvolvida pelo MP tem que beneficiar o aluno e sua família, mas ela vai ser usada pelo professor. Também destacou que é “imperiosa a formação de equipe multiprofissional para subsidiar as práticas de inlusão na comunidade escolar, sendo que a equipe deve ter, no mínimo, psicólogo, psicopedagoga e assistente social”.

Adriano Marques abordou a importância da formação de professores, os instrumentos pedagógicos, detalhou o aplicativo e falou sobre resultados. Para ele, se o Município não olhar o aluno de acordo com as deficiências que ele apresenta, com ou sem laudo, com ou sem apoio da família, não estará promovendo inclusão. Ele informou que, no aplicativo, é possível ter o mapa do Município sabendo quais alunos têm deficiência, quais são as deficiências e os professores formados para atendê-los de forma adequada. Tatyane Caires pontuou que o aplicativo não é somente inovador, mas um norteador de otimização de desenvolvimento de política pública sobre a temática.

A promotora de Justiça Cinthia Guanaes, idealizadora do projeto de educação inclusiva, destacou que a escola deve ser espaço de acolhimento e desenvolvimento de todos os alunos. A legislação é avançada, mas não basta ter legislação sem aplicação real, alertou ela, sinalizando que a primeira coisa necessária é acreditar que todo ser humano é capaz, independente de ter algum tipo de deficiência, e que a escola tem a capacidade de se organizar para receber o aluno e efetivar a educação.

Boquira: 11 motocicletas apreendidas são mandadas para o pátio de Guanambi

Sexta / 26.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

As motos foram apreendidas devido a diversas irregularidades, como a prática de manobras perigosas e a ausência dos documentos obrigatórios. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na tarde desta quarta-feira (24), a 4ª CIPM efetuou a retirada de 11 motocicletas de Boquira para o pátio em Guanambi. De acordo com a PM, as motos foram apreendidas devido a diversas irregularidades, como a prática de manobras perigosas e a ausência dos documentos obrigatórios.

Segundo a polícia, esses veículos são fruto das operações realizadas no município, seguindo as diretrizes do Coronel PM Mascarenhas, Comandante do Comando de Policiamento da Região Meio Oeste, e do Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Coutinho.

O Comandante da 4ª CIPM, Capitão PM Máximo, enfatiza que não tolera comportamentos desordeiros e manobras perigosas. Sua prioridade é assegurar a segurança e a tranquilidade na comunidade, e ações irresponsáveis serão vigorosamente combatidas pela PMBA sob sua liderança.

Feira Saúde Mais Perto chega a Ibotirama nesta sexta-feira

Sexta / 26.01.2024

Por Ascom Sesab

A feira acontecerá nos dias 26 e 27 e estão previstos 8 mil atendimentos. (Fotos: Divulgação / Ascom Sesab)

Sucesso de público por toda a Bahia, a Feira Saúde Mais Perto está completando um ano neste mês janeiro. E a primeira ação de 2024 já está marcada: nos dias 26 e 27, o evento acontece na Praça Ives de Oliveira, no município de Ibotirama, no Oeste do Estado. A Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que leva serviços de saúde e cidadania para a população.

“Esse é um dos projetos de maior sucesso que temos e um grande orgulho para todos nós. Foram mais de 336 mil atendimentos em 2023 por toda a Bahia, levando assistência para milhares de pessoas em seus municípios. Neste ano, queremos ampliar ainda mais a Feira Saúde Mais Perto e contribuir mais para a saúde e para uma vida melhor da nossa população”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

No ano passado, foram realizadas 27 feiras em 22 municípios, além de três mutirões de cirurgias, com destaque também para a Feira da Mulher, a Feira da Pessoa LGBTQIA+, a Feira da Criança, a Feira do Homem e a Feira da Pessoa Idosa, todas essas na capital baiana e com grande participação da população.

A marca de 1 ano será celebrada na Feira Saúde Mais Perto de Ibotirama. “O ano de 2023 foi de muito trabalho e de muita satisfação em vermos nossa população ser atendida e sair feliz de cada feira. Nesse ano, queremos chegar a 40 feiras em toda a Bahia”, declara Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.

Na cidade do Oeste baiano, são previstos oito mil atendimentos. A população terá acesso a consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Ainda haverá emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade (necessário a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3x4 recente), totalmente gratuito, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.

SEC divulga calendário escolar da rede estadual para ano letivo 2024

Quinta / 25.01.2024

Por Ascom SEC

As aulas começam no dia 19 de fevereiro e se encerram em 20 de dezembro. (Foto: Divulgação / Wilker Porto)

A Secretaria da Educação do Estado divulga o Calendário Escolar 2024 da rede estadual, que contará com 200 dias letivos. As aulas começam no dia 19 de fevereiro e se encerram em 20 de dezembro, considerando esta data a entrega dos resultados finais para os estudantes que forem fazer recuperação (16 a 18/12).

A primeira unidade prossegue até 17 de maio, correspondendo a 63 dias letivos. A segunda unidade vai de 20 de maio a 6 de setembro, totalizando 70 dias letivos. E a terceira unidade compreende o período de 9 de setembro a 13 de dezembro, o que contabiliza 67 dias letivos. Já os recessos seguirão as seguintes datas: o de Carnaval, de 8 a 14 de fevereiro; o da Semana Santa, entre 29 a 31 de março; e o junino, de 24 a 28 de junho.

A Superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante, fala sobre a importância do planejamento do tempo e das ações pedagógicas nas escolas que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Em 2024, a Secretaria da Educação segue com a intencionalidade de garantir o direito de aprender do estudante, com foco na recomposição da aprendizagem. Em consonância, atuamos na ampliação da educação integral de tempo integral; no fortalecimento dos projetos estruturantes; estabelecemos temáticas estratégicas que dialogam com o currículo e as possibilidades de formação para professora e professor; coordenadora e coordenador pedagógico; e gestora e gestor escolar. Compreendemos também que o fortalecimento das ofertas com suas modalidades, em alinhamento com a identidade e vocações do sujeito em seus territórios, corrobora com a garantia do direito da aprendizagem e sucesso escolar”.

A gestora destaca, também, que a Secretaria da Educação assume o compromisso da Agenda 2030, “entendendo que o cuidado com o universo perpassa por cuidar da terra, da gente e do outro. E esse cuidado, por meio de ações concretas, vai contribuir para a melhoria da vida em si, a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão alinhados com as nossas práticas pedagógicas. Daí a importância de um planejamento dedicado, monitorado e que identifique as especificidades de cada lugar, incrementando todas as ações que possibilitem uma vivência do estudante, garantindo o seu protagonismo em várias dimensões, a exemplo do Educa Mais Bahia, do Mais Estudo e da Bolsa Presença, programas que asseguram a permanência estudantil e possibilitam o fortalecimento dos clubes de ciências, de leitura e de robótica”.

De acordo com a Portaria nº 1152/2023, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que estabelece normas, procedimentos e cronograma para a realização da renovação de matrículas, transferência e nova matrícula e o calendário escolar padrão para o ano de 2024 nas unidades escolares da rede pública estadual, fica facultado aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) apresentar nova proposta para cada município de sua circunscrição, sendo que, nesses casos, a adequação deverá considerar as peculiaridades locais, inclusive climáticas, culturais e econômicas, assim como, o calendário escolar da rede municipal.

Também fica estabelecido que, nos casos de reforma e/ou ampliação, a unidade escolar deve encaminhar ao NTE de sua circunscrição a proposta de calendário especial para análise e aprovação, devendo o Núcleo encaminhar à SEC para homologação. Será ainda facultado às escolas indígenas, quilombolas e do campo apresentarem proposta de calendário diferenciado, organizado de acordo com as atividades produtivas e socioculturais das suas comunidades. Em todos os casos de propostas diferenciadas, o término do ano letivo não pode ultrapassar o ano civil de 2024.

Brasil é segundo país com mais casos de hanseníase no mundo

Quinta / 25.01.2024

Por Brasil 61

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que tem atração pelo sistema neurológico e também pela pele. (Foto: Divulgação / Semsa)

O Brasil continua sendo o segundo país do mundo com maior número de novos casos de hanseníase, de acordo com o boletim epidemiológico da doença de 2024, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta semana. Em 2022, foram registrados em todo o mundo 174.087 casos novos da doença, e mais de 25 mil, quase 15%, foram detectados no Brasil. Já no ano passado, de janeiro a novembro, a pasta informou que houve um aumento de 5% no número de casos, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 19.219.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que tem atração pelo sistema neurológico e também pela pele, conforme explica o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Hanseníase (SBH), Marco Frade. “Mas ela é uma doença sistêmica, então ela envolve muita resposta imunológica. Inicialmente, na grande maioria dos casos, nós vamos discutir muito sobre os sintomas neurológicos, que é a perda da sensibilidade, porque como ela tem uma atração aos nervinhos da nossa pele, a gente acaba perdendo a sensibilidade ao tato, a dor, ao frio e ao quente”, explica.

A transmissão da doença acontece principalmente pelas vias aéreas, secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro. A chance de um paciente em tratamento transmitir é muito pequena e a maioria das pessoas que entram em contato com essa bactéria não desenvolve a doença. A hanseníase tem cura e o tratamento, à base de antibióticos, pode levar até dois anos. O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fonte: Brasil 61.

Prefeita de Condeúba cumpre agenda política em Salvador

Quinta / 25.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

Mara Rúbia Queiroz estava acompanhada de diversos vereadores e do pré-candidato a prefeito Micael Silveira. (Foto: Divulgação / Folha de Condeúba)

Nesta quarta-feira (24), a prefeita de Condeúba, Mara Rúbia Queiroz, acompanhada dos vereadores Lucas, Maria Neres, Weberson, Bell, Arlindo e do pré-candidato a prefeito Micael Silveira, esteve em Salvador para fortalecer seu status político e promover avanços para a localidade. A comitiva dedicou-se a uma agenda, marcada por encontros estratégicos nos gabinetes dos deputados federal José Rocha e estadual Manuel Rocha.

Durante as reuniões, foram abordadas questões para o progresso do município, com destaque para as falas da Vereadora Maria Neres, Nena, que reivindicou a aquisição de uma ambulância para o Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos. De acordo com a parlamentar, essa iniciativa visa melhorar o transporte de pacientes para centros de tratamento mais especializados.

Além disso, Nena expressou sua preocupação com a revitalização de praças, recuperação de estradas, abastecimento de água e a necessidade de investimentos para a limpeza das aguadas públicas. Em entrevista para a Folha de Condeúba, a vereadora destacou seu entusiasmo com os resultados do contato estabelecido com os deputados, ressaltando a importância dessas parcerias para atender às demandas da comunidade.

Mara Rúbia Queiroz estava acompanhada de diversos vereadores e do pré-candidato a prefeito Micael Silveira. (Foto: Divulgação / Folha de Condeúba)

Guanambi: 17 alunos do SENAI recebem certificados de conclusão

Quinta / 25.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos de mecânica, refrigeração e climatização tiveram a carga horária de 240 horas. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Na manhã desta terça-feira (23), foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de mecânica, refrigeração e climatização, realizados pelo SENAI em parceria com a Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE). De acordo com a prefeitura, o curso capacitou 17 profissionais, tornando-os aptos para exercer atividades em uma área onde há grande demanda no mercado por técnicos qualificados. A carga horária foi de 240 horas. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes, e o coordenador do curso, Paulo Chaves.

"A procura por mão de obra especializada é muito significativa. Para nós, é de extrema importância essa parceria com o SENAI, e nosso prefeito Nal Azevedo não mede esforços para apoiar e proporcionar novas oportunidades para aqueles que desejam trabalhar", enfatizou o secretáro Fabrício Lopes.

Os cursos de mecânica, refrigeração e climatização tiveram a carga horária de 240 horas. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Livramento: comandante da 46ª CIPM esclarece sobre policiamento nos festejos de São Gonçalo da Canabrava

Quinta / 25.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o comandante, o objetivo é proporcionar segurança a todos os envolvidos, tanto aos romeiros quanto às pessoas que se deslocam de carro e moto. (Foto: Divulgação / Blog Regional)

Nesta quarta-feira (24), o Comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), Major Wagner Rocha, prestou esclarecimentos sobre o policiamento dos festejos de São Gonçalo da Canabrava, após a emissão de uma recomendação pelo Ministério Público do Estado (MPBA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora. Os festejos ocorrerão nos dias 27 e 28 de janeiro. De acordo com o comandante, o objetivo da 46ª CIPM é proporcionar segurança a todos os envolvidos, tanto aos romeiros quanto às pessoas que se deslocam de carro e moto.

O Major também salientou a respeito das infrações de trânsito e adulterações em veículos nas festividades. “Importante frisar que depois dos acontecimentos do último dia 22 de janeiro, onde nós tivemos a prévia da Canabrava, foi identificado pela Polícia Militar várias infrações de trânsito, até mesmo crime de trânsito e situações que colocavam em risco a população da cidade. Foram flagrados indivíduos fazendo adulteração de características de veículo automotor, tirando placas e descargas de moto, empinando esses veículos e andando em alta velocidade em cima de passeios. Condutas essas que não podem ser admitidas, pois colocam em risco a população de uma forma geral e, da forma como aconteceu, estamos diante de uma possibilidade de uma tragédia”, alertou.

No que diz respeito às recomendações do Ministério Público, foi orientado que a Polícia Militar faça fiscalizações de trânsito e que os veículos que forem apreendidos sejam encaminhados para Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Brumado. “Então, diante disso, fica decidido que, primeiramente, não serão permitidos que veículos circulem na cidade sem placas de identificação, com adulteração de descargas fazendo zoada excessiva. Para tanto, nós teremos a presença de guincho e também dos prepostos da CIRETRAM de Brumado para que esses veículos possam ser recolhidos e fiscalizados pela Polícia Militar, bem como um grande efetivo empregado, tanto em viaturas 2 rodas como em viaturas 4 rodas. Teremos também vários pontos de bloqueio ao longo do circuito para que esses indivíduos, que insistirem em fazer adulterações de veículos, sejam barrados e não consigam ter acesso à Canabrava”, enfatizou o major Wagner Rocha.

Ainda segundo o major, aquelas pessoas que estiverem com os veículos com as características originais não terão dificuldade nenhuma de chegar até a Canabrava, passarão normalmente pelos bloqueios da polícia militar e conseguirão estacionar seus veículos. “Temos certeza que vai ser uma festa boa e organizada em que todos possam se divertir”, finalizou.

Vitória da Conquista: PRF apreende celulares, eletrônicos e equipamentos de informática em ônibus de turismo

Quarta / 24.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo foram apreendidos 282 itens que foram encontrados sem qualquer documentação comprobatória. (Foto: Divulgação / PRF)

Na manhã desta segunda-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu celulares, equipamentos eletrônicos e de informática em Vitória da Conquista. A ação aconteceu durante fiscalização no KM 830 da BR-116. De acordo com a PRF, foi dada ordem de parada a um ônibus de turismo de São Paulo com destino a Barro (CE) e, durante os procedimentos de fiscalização, foram encontrados diversos eletrônicos, celulares novos, receptadores digitais de TV e uma quantidade expressiva de outros itens de informática. Ao todo foram apreendidos 282 itens que foram encontrados sem qualquer documentação comprobatória.

Todo o material estava acondicionado em caixas e compartimentado dentro do ônibus. O responsável pelos produtos foi identificado. Segundo a polícia, esses produtos falsificados são muitas vezes revendidos em lojas e no mercado informal como sendo originais. O consumidor que compra a mercadoria é lesado financeiramente e também corre riscos ao utilizar um produto que não segue os critérios de qualidade. Diante do crime de descaminho, todo o material apreendido foi encaminhado para a Receita Federal.

Conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em média em 2024, diz Aneel

Quarta / 24.01.2024

Por g1 BA

Os reajustes levam em consideração fatores como o custo da geração e transmissão de energia, além de encargos setoriais. (Foto: Divulgação)

A conta de luz dos brasileiros deve subir, em média, 5,6% em 2024, indica projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgada nesta terça-feira (23). A estimativa está acima da inflação projetada para o período, de 3,87% segundo os economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central. Em 2023, a Aneel havia estimado um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras. Contudo, a alta verificada foi de 5,9%.

Três fatores influenciam o aumento da conta de luz: a energia contratada no mercado cativo, nome usado quando a pessoa não pode escolher de quem receber a energia, e é "obrigada" a comprar da distribuidora local; a expansão da rede de transmissão; a conta de subsídios, que tem crescido nos últimos anos.

A Aneel reajusta anualmente as tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras, na data de "aniversário" de concessão. Os reajustes levam em consideração fatores como o custo da geração e transmissão de energia, além de encargos setoriais. Também são considerados os custos próprios da operação da distribuidora e a inflação no período.

Oliveira dos Brejinhos: PM recupera carro roubado na BR-242

Quarta / 24.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a PM, foram feitas rondas até a BR-242, nas proximidades do povoado Beira Rio, onde foi visto o referido veículo em um caminhão cegonha. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Nesta terça-feira (23), por volta das 12h, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), durante patrulhamento, recebeu informação de um carro Jeep, produto de apropriação indébita, em trânsito na BA-156. De acordo com a PM, foram feitas rondas até a BR-242, nas proximidades do povoado Beira Rio, onde foi visto o referido veículo em um caminhão cegonha. Os policiais deram a voz de abordagem e, após busca, a informação foi confirmada. Segundo a polícia, diante dos fatos, o veículo foi retirado da cegonha e conduzido, juntamente com o motorista, à Delegacia de Oliveira dos Brejinhos, para que as medidas legais cabíveis fossem tomadas.