Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2017"

Projeto Brotando Água é esperança para agricultores em Caetité

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Iniciativa visa a construção de barraginhas para armazenamento de água das chuvas.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, implantou em 2014 o Projeto Brotando Água, que consiste na construção de pequenas barragens para armazenamento da água das chuvas. O objetivo é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água. Em média, cada barraginha tem a capacidade de 50 carros pipa. Entusiasta da iniciativa, o técnico agrícola da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Exupério Ledo, comemorou a execução do projeto. “As barraginhas retêm as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão. A barraginha também serve para abastecer poços artesianos”, explicou Exupério.

A água infiltrada no solo, quando encontra a camada impermeável desliza, minando na nascente do rio na época da seca. Futuramente o projeto irá para o seu resultado final, que será a construção dos lagos de múltiplo uso, os quais podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento. Em Caetité já foram feitas mais de 50 barraginhas e, atualmente, está em execução nas comunidades de Pirajá e Escadinha, onde beneficiará cerca de 130 moradores da região. Um deles é o Sr. Ubaldo Rodrigues Coelho, que vê com esperança e alegria essa nova alternativa para trazer água para as comunidades. “Com esse projeto nós vamos conseguir água para molhar as nossas hortaliças que são o nosso meio de sobrevivência”, comemorou.

A Construção das barraginhas aproveita, de forma eficiente, as chuvas irregulares e intensas. E com o aumento da disponibilidade de água nas propriedades, tornou-se possível construir e abastecer pequenos lagos lonados, os chamados lagos de múltiplo uso, que podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento. “No Cerrado o objetivo principal é controlar a erosão causada pelas enxurradas. Como efeitos colaterais, temos o umedecimento das baixadas que favorece as lavouras e a revitalização dos cursos d'água a partir da recarga do lençol freático. Já no Semiárido, o mais importante é colher a irregularidade da chuva e aproveitar os momentos de chuva intensa. Porque se não for captada, a água vai embora. Como os solos são rasos, a umidade se espalha e favorece a agricultura”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida. O projeto Brotando Água conta com a parceria das empresas Embrapa, Eólicas Caetité e Banco BNDES.

O objetivo é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água.

Luciano Ribeiro acompanha ACM Neto na presidência do Tribunal de Justiça em ato que firma parceria para agilizar execuções fiscais

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro acompanhou o prefeito ACM Neto no TJ BA, onde foi assinado junto a presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro, um termo de cooperação técnica.

Nesta quarta-feira (15), o deputado Luciano Ribeiro acompanhou o prefeito de Salvador, ACM Neto, no Tribunal de Justiça da Bahia, onde foi assinado junto a presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, um termo de cooperação técnica. O termo tem como objetivo prestar mais agilidade às execuções fiscais do município que tramitam nas Varas da Fazenda Pública. Para o prefeito ACM, o convênio representa uma união de esforços para solucionar questões referentes a execução fiscal. O deputado Luciano Ribeiro destacou a importância da parceria como ação muitas vezes simples, porém de grande efetividade e que proporciona resultados positivos para todos os envolvidos. A presidente Maria do Socorro comemorou o grande passo na tramitação dos processos.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 17/02

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 17/02, das 08h15 às 14h15, no bairro Vomita Mel, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Santos Dumont; Rua Enedino Malheiros; e Rua Santos Dumont. O desligamento será necessário para que os técnicos da  empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Rio de Contas: Prefeito relata dificuldades iniciais da gestão e pede união de todos

Quinta / 16.02.2017

Por Leonardo Oliva

Segundo Dr. Cristiano, o Fundo de Participação dos Municípios caiu de 1.0 para 0.8, o que implica numa redução de R$ 200 mil no orçamento (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

O prefeito de Rio de Contas Dr. Cristiano Azevedo participou na manhã de ontem (15) da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores. O gestor, que não tem maioria na casa legislativa - a bancada de oposição conta com 5 vereadores contra 4 da bancada de situação - aproveitou a oportunidade para reafirmar o seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Rio de Contas. "Eu quero manter um relacionamento harmonioso com o legislativo municipal. Quero ser parceiro e não obstáculo ao desenvolvimento de Rio de Contas. Os vereadores podem contar com o meu apoio e espero que todos nós possamos caminhar juntos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", afirmou Dr. Cristiano. O gestor aproveitou ainda para relatar as dificuldades que está enfrentando em sua gestão. Segundo ele, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu de 1.0 para 0.8, o que implica numa redução de R$ 200 mil no orçamento. "Nós precisamos buscar uma solução para que Rio de Contas volte ao enquadramento anterior, porque a estrutura existente hoje exige isto, sob pena de não termos como honrar com alguns compromissos, a exemplo do Piso Nacional dos Professores", afirmou. O prefeito ainda relatou que encontrou o município com muitos problemas, citando como exemplo a frota de veículos, que está totalmente sucateada. Ele informou ainda que está elaborando um relatório detalhado de todos os problemas e que, assim que este estiver concluído, vai levar ao conhecimento dos vereadores e da população.

Câmara de Rio de Contas realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos

Quinta / 16.02.2017

Por Leonardo Oliva

A sessão contou com a participação de todos os vereadores que integram o legislativo municipal e do prefeito Dr. Cristiano Azevedo (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na manhã de ontem (15), a Câmara de Vereadores de Rio de Contas realizou a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2017. A sessão contou com a participação de todos os vereadores que integram o legislativo municipal e do prefeito Dr. Cristiano Azevedo. Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Luciano Pierote solicitou a realização de um minuto de silêncio como homenagem póstuma à Senhora Dulcilidia Souto, que estava sendo velada naquele momento. Em seguida, saudou a todos os presentes e agradeceu os votos que o conduziram à presidência do legislativo municipal. O Presidente afimou ainda esperar conduzir os trabalhos da Câmara com harmonia a respeito e aproveitou para desejar um bom trabalho ao prefeito Dr. Cristiano. Em seguida, franqueou a palavra ao prefeito e após a fala deste, em razão de questão de ordem suscitada pelo Vereador Valgleber Mafra, que solicitou o encerramento da sessão em razão do falecimento da Senhora Dulcilidia Souto. O Presidente submeteu a questão de ordem ao plenário e, após a aprovação do mesmo por unanimidade, encerrou a sessão.

Senado aprova PEC que autoriza realização de vaquejadas e rodeios

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A PEC 50/2016, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), recebeu 28 assinaturas.

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC que autoriza a realização de vaquejadas e rodeios no Brasil. A medida foi votada na tarde desta terça-feira (14) e aprovada no segundo turno, com 53 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções. A PEC 50/2016, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), recebeu 28 assinaturas, entre elas dos colegas baianos Roberto Muniz (PP) e Lídice da Mata (PSB). Após votação em dois turnos, a emenda constitucional já pode ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

Conquista: Sindicato dos Bancários é contra abertura das agências da Caixa aos sábados

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a instituição, a abertura das agências aos sábados desrespeita a Lei Federal nº 7.430 da CLT.

Segundo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a Caixa Econômica Federal tem anunciado que irá abrir agências aos sábados, a partir do dia 18 de fevereiro. O sindicato tem as agências de Conquista, Itapetinga, Brumado, Poções e Livramento de N. Senhora na sua base territorial, as quais serão afetadas, e é totalmente contrário a esta medida. Segundo a instituição, a abertura das agências aos sábados desrespeita a Lei Federal nº 7.430 da CLT, que define a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas por semana. A decisão inviabiliza o descanso semanal remunerado, previsto no Acordo Coletivo. Ainda de acordo com o Sindicato, o pagamento do FGTS poderia ser feito em horário normal de funcionamento caso o banco, e consequentemente o governo, investisse na contratação de mais bancários. “Salientamos aos bancários que a adesão ao trabalho aos sábados não é obrigatória. O Sindicato estará fiscalizando o processo para que não ocorra desmandos por parte da direção da Caixa, nem prejuízos para os funcionários”, afirma Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários.

Decisão judicial determina suspensão de pensão vitalícia de ex-governadores

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Entre os beneficiários estão o ex-governador Jaques Wagner, o secretário da Fazenda de Salvador, Paulo Souto, e o ex-senador João Durval.

O pagamento de pensão vitalícia paga a ex-governadores baianos foi suspenso por determinação da 7ª Vara da Fazenda Pública, emitida na última segunda-feira (13) em tutela de urgência. O despacho do juiz Glauco Dainese de Campos ocorre no âmbito de ação popular movida pelo coordenador da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), Fábio Brito, que aponta inconstitucionalidade na emenda à Constituição estadual que proporciona o direito à pensão vitalícia. Entre os beneficiários estão o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, o secretário da Fazenda de Salvador, Paulo Souto, e o ex-senador João Durval. A decisão ainda determina que o Estado da Bahia acrescente aos autos uma planilha que detalhe os valores pagos aos ex-governadores, pensionistas e demais beneficiados.

Caculé: Alunos da rede municipal de ensino recebem kit escolar

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O investimento com os kits escolares, adquiridos com recursos próprios, foi de cerca de 70 mil reais.

Desde o dia 06 de fevereiro, os alunos e profissionais da rede municipal de ensino retornaram às atividades e deram início ao ano letivo de 2017. Mais uma vez, o Governo de Caculé lançou uma campanha educativa para a confecção dos cadernos, que foram entregues para todos os alunos das Escolas Municipais. Este ano, o investimento com os kits escolares, adquiridos com recursos próprios, foi de cerca de 70 mil reais. O tema abordado na campanha dos cadernos de 2017 foi “Cultivando valores para um cotidiano de Paz”. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através da Assessoria de Comunicação, com o intuito de unir forças com as redes de ensino para conquistar uma educação de qualidade. O kit entregue para cada aluno contém lápis de cor, apontador, borracha, caneta, lápis de escrever, régua e cadernos, com imagens relacionadas com o tema, nos tamanhos grande, pequeno e de desenho. A secretária de Educação, professora Adailde Fernandes Cruz Telles, destacou o kit escolar como um importante auxilio na qualidade da educação e um estímulo para o estudo.

Já estão abertas as inscrições para o Projeto Tocar Guajeru

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados em participar do projeto deverão se inscrever no CRAS Zilda Arnas.

Já estão abertas as inscrições para a 4ª turma do projeto “Tocar Guajeru”, que oferece aulas gratuitas de violão a jovens entre 7 e 17 anos. Os interessados em participar do projeto deverão se inscrever no CRAS Zilda Arns, portando documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de matrícula. Este ano o projeto também oferecerá aulas de canto. As aulas terão início em março e as vagas são limitadas. Maiores informações falar com a coordenadora do CRAS, Joana Paula.

Provas da Agerba registram mais de 30%de abstenção no final de semana

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 11.069 candidatos compareceram aos 24 locais de prova em Salvador, disputando uma das 60 vagas ofertadas (Foto: Reprodução).

As provas objetiva e discursiva do concurso público da Agerba, aplicadas no último domingo (12), registraram 5.899 abstenções – 34,77% dos inscritos no certame, de acordo com dados da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb). Ao todo, 11.069 candidatos compareceram aos 24 locais de prova em Salvador, disputando uma das 60 vagas ofertadas. São 24 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e 36 para Técnico em Regulação – sendo que 30% do total será reservado a candidatos que se declararem negros e 5% para pessoas com deficiência. Desde a manhã da última segunda-feira (13), já está disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), empresa organizadora do certame, o gabarito das provas.

Os candidatos que julgarem necessário poderão, nos dias 14 e 15 deste mês, interpor recursos junto à organizadora com relação à correção das respostas. As provas ocorreram no turno matutino, a partir das 9h15, com 4h30 de duração, quando os candidatos responderam a 75 questões objetivas, de conhecimentos gerais e específicos, além de questão discursiva. A terceira etapa do certame, com avaliação de títulos, será aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Especialista de Regulação, desde que aprovados nas duas primeiras etapas do concurso público. Estas e outras informações estão disponíveis no edital, publicado em 17 de novembro de 2016, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e no Portal do Servidor (www.portaloservidor.ba.gov.br).

Concorreram ao cargo de Especialista candidatos com formação superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Estatística, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia de Transportes, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Informática, Sistemas de Informação ou Tecnologia da Informação. A função terá carga horária de 40 horas semanais e a remuneração inicial no valor de R$ R$ 6.021,64. As 24 vagas estão distribuídas entre os municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Salvador, Seabra e Teixeira de Freitas;

Já para o cargo de Técnico em Regulação é exigido o Ensino Médio, desde que se apresente certificado reconhecido do Ministério da Educação (MEC), ou técnico profissionalizante, desde que observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. A função terá carga horária de 40 horas semanais e a remuneração inicial será no valor de R$ 2.146,37. As 36 vagas da função estão distribuídas entre os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Governo federal repassará R$ 2,4 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família em fevereiro

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O pagamento teve início na última segunda-feira (13) e segue até o dia 24. Recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) irá repassar R$ 2,4 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família no mês de fevereiro. Ao todo, mais de 13,6 milhões de famílias terão a renda complementada pelo programa neste mês. O pagamento começou na última segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 24. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O pagamento é feito de forma escalonada. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. No primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1. No segundo dia, os cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente. O valor médio do benefício em fevereiro é de R$ 179,62. O recurso repassado varia conforme o número de membros da família, a idade de cada um deles e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal de até R$ 85,00) e pobres (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170,00). Ao entrarem no programa, as famílias recebem o benefício mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. O governo federal está aprimorando os mecanismos de controle do Bolsa Família, para garantir que o benefício seja destinado a quem realmente precisa. No segundo semestre de 2016, o MDSA passou a contar com seis bases de dados que ampliaram as possibilidades de cruzamento de informações sobre a renda das famílias inscritas. “Nós conseguimos fazer um controle maior, cruzando um maior número de dados, tirando uma parcela das pessoas que não precisavam e estavam no programa para colocar as que precisavam e que não estavam no programa. É uma questão de justiça social”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Além disso, o programa dará atenção especial à primeira infância, por meio do Criança Feliz, lançado em outubro do ano passado. A iniciativa tem foco nos primeiros mil dias de vida, com ações nas áreas de saúde, educação e cultura, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral. Já os adultos receberão qualificação profissional e incentivos para abrir o próprio negócio. É o que prevê a Estratégia Nacional de Inclusão Social e Produtiva, que será lançada pelo MDSA nos próximos meses. A intenção é criar uma porta de saída do programa, por meio da geração de renda.

Jornada Pedagógica de Caetité será nos dias 20 e 21 de fevereiro

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O momento serve para refletir, dialogar e planejar a educação municipal de forma ampla.

A Secretaria de Educação de Caetité realizará a Jornada Pedagógica nos dias 20 e 21, com o objetivo de integrar as equipes escolares para a constituição de um espaço coletivo e democrático de organização dos trabalhos pedagógicos para o ano letivo de 2017. A secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira, destaca a importância da concretização desse evento. “É uma nova gestão que se inicia e, com ela, novos projetos e metas. Serão dois dias com a realização de palestras/oficinas voltadas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, a partir da troca de experiências dos atores que compõem a rede municipal de ensino”, explicou a Secretária. A Jornada contará com a presença dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino e educadores convidados.

Guanambi: Jairo Magalhães e técnico do Governo do Estado realizam visita técnica para recuperação de estrada

Quarta / 15.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa é a continuidade do cronograma traçado pelo prefeito em recente audiência com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, recebeu a visita do técnico da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), Antônio Tanajura, com quem realizou visita técnica em trecho da rodovia que liga Guanambi a Ceraíma. A iniciativa é a continuidade do cronograma traçado pelo prefeito em recente audiência com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, quando foi definida a requalificação da estrada em parceria do Estado com a Prefeitura. “Iremos promover a recuperação, atendendo demanda da comunidade com a qual fizemos compromisso e pela importância desta via de acesso à Ceraíma e ao Instituto Federal Baiano”, ponderou Jairo. Também estiveram presentes o secretário Municipal de Infraestrutura, Márcio Luiz, e o ex-prefeito Charles Fernandes.

Brumado: Léo Vasconcelos solicita benefícios para região de Ubiraçaba

Terça / 14.02.2017

Por Eliana Costa

Léo Vasconcelos ressaltou que as proposições foram realizadas em atendimento às reivindicações dos moradores, sendo todas de grande necessidade para a comunidade.

Na sessão desta segunda-feira (13), o vereador Léo Vasconcelos foi autor de três proposições solicitando melhorias para a comunidade de Ubiraçaba, demonstrando seu compromisso com a população da localidade. Em suas indicações direcionadas ao poder executivo, para que sejam realizadas pelos setores competentes, o parlamentar solicitou a ampliação e reforma do cemitério local de Ubiraçaba, a complementação do calçamento em torno do PSF Raimundo Fernandes e da Igreja Santo Antônio e a perfuração e instalação de um poço artesiano para atender a comunidade. Em suas justificativas Léo Vasconcelos ressaltou que as proposições foram realizadas em atendimento às reivindicações dos moradores, sendo todas de grande necessidade para a comunidade, a fim de que tenham melhores condições de vida na zona rural, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água. “Temos compromisso com toda comunidade brumadense e estaremos solicitando dos órgãos competentes as melhorias necessárias a cada um dos bairros e localidade rurais, realizando um trabalho de parceria”, frisou Léo Vasconcelos.