Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2018"

Operação Canaã desmonta sonho da “terra prometida” por seita para trabalhadores na Bahia, Minas Gerais e São Paulo; Cerca de 900 pessoas foram resgatadas em condição análoga à de escravo

Quarta / 07.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O nome da Operação é uma referência bíblica à terra prometida, já que os trabalhadores teriam sido aliciados por dirigentes de uma seita religiosa.

Trabalhadores em condição análoga à de escravo foram resgatados nesta terça-feira (6) em 15 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Em uma avaliação preliminar da Polícia Federal (PF), haveria cerca de 900 pessoas trabalhando de forma irregular. Como a ação ainda está em andamento, o número deve sofrer alteração. Foi uma das maiores operações de resgate já realizadas no país nos últimos anos. Pelo menos 22 pessoas foram presas. Batizada de Operação Canaã – A Colheita Final, a ação envolveu 58 auditores-fiscais do Ministério do Trabalho (MT) integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel e das superintendências dos três estados, mais 220 policiais federais. O grupo cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, 17 de interdição de estabelecimento comercial e 42 de busca e apreensão.  O nome da Operação é uma referência bíblica à terra prometida, já que os trabalhadores teriam sido aliciados por dirigentes de uma seita religiosa conhecida como Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca. Eles teriam sido abordados na sede da igreja na capital paulistana, onde teriam sido convencidos a doar os bens para as associações controladas pela organização e convencidos a mudar-se para uma comunidade, onde todos os bens móveis e imóveis seriam compartilhados. Após serem induzidos, os fiéis doutrinados foram levados para zonas rurais e urbanas em Minas Gerais (Contagem, Caxambu, Betim, Andrelândia, Minduri, Madre de Deus, São Vicente de Minas, Pouso Alegre e Poços de Caldas), na Bahia (Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra) e em São Paulo (capital).

Eles trabalhavam em lavouras e em estabelecimentos comerciais como oficinas mecânicas, postos de gasolina, pastelarias, confecções e restaurantes, todos comandados pelos líderes da seita. Um dos itens que mais chamou à atenção dos policiais foi o crescimento do patrimônio pessoal dos líderes da seita e o aumento dos fiéis agregados nos últimos cinco anos. “Desde 2013, tem sido feito um trabalho de inteligência para achar os locais onde os aliciados trabalhavam, as fraudes praticadas pela organização criminosa e, principalmente, a caracterização do crime de tráfico de pessoas”, destaca Maurício. O chefe da equipe de fiscalização do Ministério espera que a operação contribua para o fim das operações da seita. As atividades comerciais de estabelecimentos pertencentes ao grupo já foram encerradas. E os auditores-fiscais do MTb seguem ouvindo todos os trabalhadores encontrados durante a operação para saber detalhes do que ocorria com cada um deles nas áreas onde foram encontradas as irregularidades. Nos casos onde for confirmado o trabalho escravo, serão feitos os cálculos dos direitos trabalhistas, que deverão ser pagos pelas empresas criadas pela seita retroativamente desde a data em que os trabalhadores começaram a prestar os serviços. Os trabalhadores também serão encaminhados ao Programa de Seguro-Desemprego para Resgatados.

A Operação Canaã teve origem em 2013, quando ocorreu o resgate de 348 trabalhadores na União Agropecuária Novo Horizonte S.A. e em empresas urbanas. O relatório dessa ação fiscal gerou uma ação penal do Ministério Público Federal (MPF), que determinou o retorno dos auditores-fiscais e dos agentes da PF aos locais investigados para averiguar a situação atual. Na Polícia Federal, a investigação teve início quando a seita estava migrando de São Paulo para Minas Gerais. Em 2015, foi desencadeada sua segunda fase: “De volta para Canaã”, quando foram presos temporariamente cinco dos líderes da seita. A deflagração desta terça-feira (07) representa a terceira fase da operação, com a prisão preventiva de 22 líderes da seita que, segundo a Polícia Federal, poderão cumprir até 42 anos de prisão, se condenados. O líder da seita, conhecido como Pastor Cícero, está foragido.

Brumado: Comunidade Carp realiza o Carnaval com Cristo

Quarta / 07.02.2018

Por Fabiano Souza

O evento começa no Sábado, às 14 h. O local conta com praça de alimentação, além da entrada gratuita. (Foto: Carp)

A Comunidade CARP, nos dias 10 e 11 de Fevereiro, realiza o Carnaval com Cristo, com o tema: "Negas os teus desejos,e encontrará o que deseja teu coração" São João da Cruz. O evento começa no Sábado, às 14 h, Com muito louvor, oração, adoração e pregação. O local conta com praça de alimentação, além da entrada gratuita. Venha e traga toda sua família para viver essa experiência de fé. Contamos com a sua participação. 

Acordo entre Bamin e chineses permite início de cronograma para implantação do Porto Sul, da Fiol e da mina de Pedra de Ferro

Quarta / 07.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em 2017, Rui assinou o acordo com empresas chinesas e o ERG, acionista da Bamin, para financiamento do Porto Sul, Fiol e da mina de Pedra de Ferro. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Já estão em andamento no sul da Bahia diversas ações para a construção do Porto Sul, em Ilhéus. Nesta terça-feira (6) mais um passo para a viabilização do empreendimento foi dado com a assinatura, por representantes de três empresas chinesas e da Bahia Mineração (Bamin), de documento que permitirá que as instituições discutam os negócios do projeto para a formação de uma futura joint venture, aliança entre empresas para realização de atividade econômica em comum. Em dezembro passado, o Governo do Estado e a Bamin firmaram acordo na China com o cronograma de atividades iniciais para as obras do Porto Sul, que já possui todas as licenças necessárias para início da construção. Para Rui, o acordo é o segundo grande passo para viabilizar definitivamente a mineração, a ferrovia e o porto aqui na Bahia. “O primeiro passo foi em Pequim, com a assinatura de um documento na presença do presidente chinês, e hoje a gente consolida esse consórcio de empresas chinesas junto com a Bamin, para a realização dos investimentos. Ficamos felizes porque finalmente chegou-se a um entendimento de composição de todos os interessados nesses três projetos, o que viabiliza os investimentos. Nós sempre insistimos que não existe porto sem ferrovia, nem mineração que não tenha um porto e uma ferrovia. Portanto, compartilhando os resultados desses três projetos, nós obtemos um resultado positivo para cada ator econômico e garantimos a principal obra para o desenvolvimento da Bahia para os próximos anos”. Para o presidente da Bamin, Eduardo Ledshaw o passo dado nesta terça-feira é extremamente importante. “Uma parceria que espera consolidar a construção do Porto Sul e abrir o canal para a Fiol e para a mineração. A nossa expectativa é que este ano a gente avance ainda mais para que no ano que vem comecemos as obras tanto do Porto Sul como da mineração. A parceria com o Governo do Estado é fundamental, a gente já começou este ano. Não há outra forma de alcançar o sucesso em um projeto desse porte”.

Em setembro de 2017, o governador Rui Costa assinou, em Pequim, acordo com empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, para financiamento do projeto do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e da mina de Pedra de Ferro, localizada em Caetité. O documento estabelece que as partes desejam cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado do Porto Sul, da Fiol e da mina, já que os três projetos estão interligados. O Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transporte 60 milhões de toneladas por ano.

Caetité: INB doa mudas de ipê rosa

Quarta / 07.02.2018

Por Jane Santos Dantas

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental da INB.

Nessa quarta-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 8h30, a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) fará doação de mudas de ipê rosa, em frente ao Espaço INB, em Caetité. A previsão é de que mais de 1 mil mudas sejam distribuídas para a população. Para receber a muda, basta comparecer ao local e se comprometer a cuidar das mudas que levar para casa. Desde 1997, antes de iniciar as atividades comerciais em Caetité, a INB faz doação de mudas de espécies nativas. Nesse período, foram distribuídas 680.092 mudas, sendo somente em 2017, 19.278 mudas. Essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental da INB.

Brumado: Mutirão chega ao fim com mais de 1000 cirurgias de catarata realizadas

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento teve início na sexta-feira (02) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. (Foto: Ascom Brumado)

Na tarde desta Segunda-Feira (05), se encerrou o mutirão de catarata em Brumado. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Brumado em parceria com o Governo do Estado, teve início na sexta-feira (02) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O mutirão atendeu os pacientes que passaram pela Feira de Saúde, realizada em dezembro de 2017, as pessoas que já possuem o diagnóstico de Catarata, e também, aqueles com mais de 60 anos que necessitavam passar por uma avaliação. Números expressivos foram alcançados neste mutirão, e é de se destacar o empenho e trabalho realizado por todos os mais de 50 profissionais envolvidos no projeto. Na sexta-feira foram realizadas 338 cirurgias, no sábado 311, domingo 287, e na segunda 145, o que totaliza o total de 1.081 procedimentos realizados, vale lembrar que os atendimentos só terminavam após todos os pacientes serem atendidos.

Explosivo e drogas foram aprendidos pela Cipe Chapada em Novo Horizonte e Iraquara

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os dois flagrantes foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra. (Fotos: SSP-BA)

Duas ações distintas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada apreenderam, na noite de domingo e madrugada de segunda-feira (5), explosivo e drogas nas cidades de Novo Horizonte e Iraquara. Os dois criminosos foram capturados em flagrante. No primeiro caso Antônio Marcos de Oliveira, quando percebeu as guarnições patrulhando no povoado de Taperinha, município de Novo Horizonte, correu em direção a uma mata fechada. Os militares alcançaram o criminoso e com ele encontraram um artefato explosivo e cinco trouxas de maconha. Já na ocorrência em Iraquara, os PMs localizaram comprimidos de ecstasy e LSD, alem de porções de maconha e crack com o traficante Tarciso Taylor Pires dos Santos. Dois comparsas conseguiram escapar e estão sendo procurados. "Estamos no período de Carnaval, mas a polícia se divide entre os grandes eventos e o trabalho ostensivo contra o tráfico de drogas", destacou o comandante da Cipe Chapada, Major Ricardo Passos. Acrescentou ainda que os dois flagrantes foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra.

Guajeru: Governo Municipal articula ações para regularização do abastecimento de água no município

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito tem mantido uma busca constante para resolução integral do problema. Ao longo dos últimos anos foram diversas reuniões em Salvador. (Foto: Ascom Guajeru)

Nos últimos meses os moradores do município de Guajeru vêm sofrendo com a precariedade no abastecimento de água e o longo período de estiagem na região tem agravado esta situação, mesmo diante das ações já realizadas pelo Governo Municipal. O problema de abastecimento no município é algo recorrente e desde 2013. Na última semana o prefeito Gil Rocha destacou a importância do início das obras de construção da adutora que levará água da Barragem do Truvisco, em Caculé, para a Barragem da Lagoa da Horta, em Rio do Antônio. A obra, que terá sua licitação realizada neste mês de fevereiro, irá interligar-se à adutora construída em 2013 que liga a Barragem da Lagoa da Horta à Estação de Abastecimento de Água (ETA) da Embasa em Guajeru. Com a conclusão desse novo sistema, o município estará sendo abastecido diretamente com a água do Truvisco. “Desde 2013 nossa luta sempre foi para normalizar o abastecimento onde conseguimos a adutora que resolveu o problema parcialmente. Porém, desde aquele momento, já anunciávamos que aquela seria a primeira etapa (Rio do Antônio a Guajeru) e a realização da segunda etapa (Rio do Antônio a Caculé) iria regularizar o abastecimento em Guajeru”, destaca Gil Rocha.

O prefeito acrescentou que tem mantido uma busca constante para resolução integral do problema de abastecimento. Ao longo dos últimos anos foram diversas reuniões em Salvador. Uma dessas reuniões aconteceu em agosto do ano passado quando o prefeito Gil Rocha, juntamente com o prefeito de Rio do Antônio, Deca, se reuniram com a Superintendente de Operações da EMBASA, Polyana Duarte de Carvalho. “Informamos à Superintendente sobre salubridade da água que está sendo fornecida para a sede do município e algumas comunidades rurais. Além dos domicílios receberem a água nestas condições, as unidades escolares, PSFs e o Centro de Saúde também estão na mesma situação”, ressaltou o prefeito. Segundo Gil, o órgão se comprometeu a fazer o abastecimento dessas unidades, em caráter de urgência, por meio de carros-pipa que também serão usados para o abastecimento das Estações de Tratamento de Água. “Na oportunidade solicitamos também a limpeza da barragem que abastece Guajeru (Lagoa do Braço) colocando nosso apoio em cooperação técnica enquanto município e também a limpeza da Barragem Lagoa da Torta, em Rio do Antônio. O prefeito Gil Rocha também destacou que ações de convivência com a seca foram realizadas, a exemplo de limpeza de aguadas e abertura e instalação de poços artesianos. Somente em 2017 o Governo de Guajeru concluiu dois sistemas simplificados de abastecimento de água, beneficiando moradores da região dos Furados dos Porcos e Baixa Grande.

Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães recepciona comitiva de empresários chineses, visando a retomada das obras da FIOL

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Parceria foi possível, após assinatura de memorando com empresas interessadas em investir na Bahia, feita por Rui Costa em visita à China no ano passado. (Fotos: Ascom Guanambi)

O prefeito Jairo Magalhães recepcionou a comitiva formada por empresários chineses que fazem parte do consórcio que irão gerenciar a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além do Presidente da Bahia Mineração (BAMIN), Eduardo Ledsham, que pousaram no aeroporto de Guanambi no final da manhã desta segunda-feira (5). Ao todo, o grupo era formado por 16 pessoas, que estavam a bordo de dois jatinhos e um helicóptero.  O prefeito dialogou com os empresários, onde tratou de questões técnicas da visita à cidade e ao trecho da ferrovia. Em fevereiro do ano passado, o prefeito já tinha se reunido com o embaixador da China no Brasil, Sr. Li Jinzhang, a embaixatriz Sra. Huang Minhui, em recepção promovida pela deputada estadual Ivana Bastos, que é a presidente da Comissão da FIOL, na Assembleia Legislativa. Na época, Jairo e Ivana salientaram a importância de Guanambi no contexto da obra, pois a cidade serve de parâmetro para mostrar o potencial de toda região. No encontro do ano passado, estavam presentes também, o presidente no Brasil, do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, além de vários membros do corpo diplomático chinês, empresários e representantes de grupos de investimentos.

Na visita desta segunda, vários empresários que estavam no primeiro contato retornaram, já com vistas aos trâmites e averiguações finais para o início das ações. Para o prefeito Jairo Magalhães, “foi de suma importância a intervenção do governador Rui Costa e da deputada Ivana Bastos, para o retorno iminente das obras da FIOL, dado a sua importância para o desenvolvimento da região, que servirá para fortalecer a economia e a geração de empregos”, disse. Após contato com o prefeito, a comitiva sobrevoou a cidade e o trecho da ferrovia, retornando no fim da tarde, para a cidade de Ilhéus, onde está localizado o Porto-Sul, e em seguida, irão à Salvador, onde terão audiência com o governador Rui Costa. A visita é parte final da realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de trabalhos preparatórios que vão dar as condições para iniciar a construção do Porto-Sul, simultaneamente à retomada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste para os próximos meses.  A Parceria Público Privada (PPP) foi possível, após assinatura de memorando de entendimentos com empresas chinesas interessadas em investir em obras de infraestrutura na Bahia, feita pelo governador Rui Costa em visita à China no ano passado. O controle acionário da Bahia Mineração é do Eurasian Resources Group (ERG), um dos principais produtores de recursos naturais que incorporou os ativos da ENRC. O ERG é o maior produtor mundial de ferrocromo, um dos mais importantes especialistas em minério de ferro, um dos dez principais produtores de alumínio e o principal produtor de cobre e cobalto do mundo.

Projeto voltado para a promoção do direito ao brincar é lançado em Brumado

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

No último dia 02 de fevereiro, aconteceu na Prefeitura da cidade o primeiro seminário para debater e aprofundar os estudos sobre o assunto.

A InterCement e o Instituto InterCement, em parceria com a Avante - Educação e Mobilização Social e com o Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), promovem na cidade de Brumado, o projeto 'Ser Brincante'. A ação tem o intuito de sensibilizar e mobilizar comunidade, poder público e empresas sobre o direito e a importância do brincar na vida das crianças, principalmente na primeira infância – período que compreende dos 0 aos 6 anos de idade. O projeto nasceu de um entendimento das instituições envolvidas de que a brincadeira é uma linguagem tipicamente infantil, que integra experiências da corporeidade, cognição, socialização e emoção. Neste sentido, o brincar pode ser o principal instrumento para a aprendizagem das crianças e incentivar isso é essencial. E os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto já foram dados. No último dia 02 de fevereiro, aconteceu na Prefeitura da cidade o primeiro seminário para debater e aprofundar os estudos sobre o assunto. Estiveram presentes representantes das famílias e comunidade local, organizações sociais e gestão municipal por meio das suas secretarias e órgãos municipais que direta ou indiretamente prestam algum atendimento às crianças.

O seminário tratou de temas como o que a criança aprende quando brinca, como a criança aprende quando brinca e como pode acontecer a implementação do brincar na rotina das instituições que atendem a meninos e meninas na primeira infância. "Estamos muito felizes em propor, promover e participar do projeto em Brumado, pois acreditamos muito na importância do tema para melhorar a qualidade de vida das crianças e da comunidade. A participação de todos - cidadãos, governo e empresas privadas - é de extrema importância para o sucesso e continuidade dessas ações", explica Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement. A metodologia do projeto 'Ser Brincante' prevê ainda outros cinco encontros de formação, que acontecerão ao longo dos próximos meses, promovendo vivências lúdicas e aprofundamento teórico sobre o Direito ao Brincar a representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança (SGD). A perspectiva é de que, com as formações, os profissionais possam ampliar o repertório, refletir quanto às práticas e implementar ações de promoção ao brincar na rotina das instituições.

Rui autoriza recuperação de 43 km da BA-172 em São Felix do Coribe

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O investimento é de R$ 61 milhões. Coribe, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe são os municípios diretamente beneficiados. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Dando continuidade a agenda de trabalho que realiza no oeste baiano, nesta sexta-feira (2), o governador Rui Costa visitou o município de São Felix do Coribe, onde assinou a ordem de serviço para recuperação de 43 km da BA 172, no trecho entre o município e a cidade de Jaborandi. “Nós autorizamos obras pra melhorar a infraestrutura urbana e também favorecer o comércio da agricultura familiar, apoiando a reforma e instalação de um mercado de produtos da agricultura familiar”, afirmou o governador. A assinatura atende a grande demanda da população do município, em especial dos produtores de banana do povoado da Colônia do Formoso que pertence a Coribe, que utilizam a via para escoar a produção. Como explica o comerciante, Márcio Nunes. “Essa reforma vai aumentar a velocidade com que entregamos o nosso produto e também diminuir os custos com o reparo de veículos”.

O documento também garante a manuntenção, por um período de cinco anos, da BA-172 no entroncamento com a BR-242, entre Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, em Muquém do São Francisco; na BA-161, e no entroncamento com a BR-242, que passa por Ibotirama, Estreito e Barra. "O investimento é de R$ 61 milhões. Coribe, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe são os municípios beneficiados. Além disso, a estrada vai até o município de Muquém do São Francisco, na BR-242, na localidade de Javi, fazendo um eixo de integração no sentido norte-sul aqui na região do oeste. Ela interliga uma região altamente produtora, uma região que está se desenvolvendo muito e que tem potencial de crescimento, resolvendo a logística de escoamento da produção e da circulação das pessoas entre essas cidades", comentou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

Ituaçu: Dona Elzita, mãe do ex-prefeito Albércio Brito, falece aos 87 anos

Segunda / 05.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Aos seus 87 anos, faleceu por volta de 12 h desse sábado (03).

A cidade de Ituaçu está de luto pelo falecimento da tão querida Elzita Augusta de Brito. Dona Elzita como era conhecida, nasceu no dia 19 de setembro do ano de 1931, e teve sua trajetória de vida marcada pela bondade e por ser uma mulher admirada por todos. Mãe do ex-prefeito de Ituaçu, Albércio da Costa Brito Filho. Dona Elzita era sinônimo de muito carinho, amor, paz, afeto, humildade e muita fé, com isso colecionavam admiradores por toda a região de Ituaçu. Aos seus 87 anos, faleceu por volta de 12 h desse sábado (03), após 18 dias hospitalizada na cidade de Vitória da Conquista. 

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (6)

Segunda / 05.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Enem.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas do dia 6 a 9 de fevereiro. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro e o da segunda no dia 2 de março. O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Bahia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizadas 16.807 bolsas, somando todas as modalidades. Ao todo, serão 6.006 integrais, então há outras 10.801 vagas disponíveis para estudantes que forem tentar uma bolsa parcial. Pode participar do programa o candidato que não tenha diploma de curso superior e tenha feito a prova do Enem 2017 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. Outra condição é ter obtido nota na redação que não seja zero. É preciso ainda que atenda a pelo menos uma das condições: ter cursado ensino médio completo em escola pública; ter cursado ensino médio na rede privada com bolsa integral; ter cursado ensino médio parcialmente da rede pública e privada, nesse caso como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica. Poderá concorrer a uma bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal per capta de até um salário mínimo e meio. Pode se inscrever para as bolsas parciais quem tem a renda familiar bruta mensal per capta de até três salários míninos.

Jaguaquara: Três bandidos morrem em troca de tiros com PMs após abordagem em local usado para embalar drogas

Segunda / 05.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A informação foi divulgada pela Polícia Militar (PM) neste sábado (3). (Foto: Divulgação PM)

Três jovens suspeitos de tráfico de drogas morreram após uma troca de tiros com policiais militares, na sexta-feira (2), na cidade de Jaguaquara, sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Militar (PM) neste sábado (3). De acordo com a PM, os suspeitos foram surpreendidos por agentes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante uma abordagem realizada em um local apontado como ponto de embalagem de drogas, no município, descoberto após uma denúncia anônima. Segundo a PM, além de André de Jesus Santos, de 26 anos, Wilian Cézar Soares dos Santos, de 19 anos, e Adeilson dos Anjos Almeida, que não teve a idade divulgada, outros suspeitos estavam no local, embalando entorpecentes. Conforme a PM, parte do bando conseguiu fugir pulando a janela, mas, os três jovens atiraram contra os policiais militares, que revidaram. No confronto, de acordo com a polícia, eles foram atingidos. Os três suspeitos chegaram a ser socorridos para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da região, onde foram periciados. Ainda de acordo com a PM, com o grupo, foram apreendidos 3 revólveres, 1 simulacro (imitação) de pistola, munições e porções de cocaína e maconha. O material foi encaminhado para a delegacia da cidade.

Fonte: G1/Bahia

Livramento: Prefeito Ricardinho abre sessão inaugural do Legislativo

Segunda / 05.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Pela tradição o chefe do Executivo abre o ano legislativo, quando faz um balanço anual da gestão. (Fotos: Ricardo Marinho / O Mandacaru)

Pela tradição, em Livramento de Nossa Senhora, o chefe do Executivo abre o ano legislativo, quando faz um balanço anual da gestão. O prefeito Ricardinho Ribeiro cumpriu nessa sexta-feira (03), no auditório da Câmara de Vereadores, esse ritual. O prefeito falou sobre os projetos futuros, como reforma do hospital, usina de asfalto, novo cemitério, arquibancadas para o Estádio e adutora de Iguatemi. O vereador Paulo Lessa ajudou, citando os ajustes administrativos feitos, as melhorias das unidades básicas de saúde, nova frota de veículos, capacitação de pessoal, espaços esportivos e apoio à agricultura. O presidente da Câmara, Aparecido Lima da Silva, fez breve resumo das atividades do Legislativo, em 2017. Foram 38 sessões ordinárias e duas extraordinárias, 35 projetos de leis, 13 moções e 50 indicações. Promoveu audiências públicas para debater o PPA, a LOU e a água da Embasa. O vereador, que passou por recente cirurgia, informou que faltará às duas próximas sessões, para continuar o tratamento. Ricardinho Ribeiro fez muitos agradecimentos, inclusive aos meios de comunicação.

Fonte: O Mandacaru

Prefeitura de Brumado em parceria com a ELOO UTI promoveu curso gratuito para profissionais da área da saúde

Segunda / 05.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A secretaria de saúde está organizando para que a cada 3 meses aconteça um curso da área, com temas em Terapia Intensiva e Emergências Médicas. (Foto: Ascom Brumado)

A secretaria de saúde, através da prefeitura municipal de Brumado, e ELOO UTI promoveram nesse sábado (03), o curso gratuito, I Atualização Multidisciplinar de Terapia Intensiva de Brumado, aberto aos profissionais da rede pública e privada do município, no auditório da prefeitura. O curso é coordenado pelo médico Especialista em Medicina Intensiva Dr. Sandro Bahia, onde foram abordados temas da área médica, enfermagem, fisioterapia e psicologia com carga horária de 5 horas, e tem como principal objetivo qualificar os profissionais da rede de saúde do município. O prefeito Eduardo Vasconcelos fez a abertura do evento e na oportunidade falou sobre os avanços na área de saúde e as perspectivas para 2018. A secretaria de saúde está organizando para que a cada 3 meses aconteça um curso da área direcionado a estes profissionais com temas em Terapia Intensiva e Emergências Médicas.