Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2022"

Caculé: atendimento do Projeto Glaucoma acontece nesta quarta (02)

Terça / 01.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento ocorrerá na sede da Escola Municipal D. Júlia Montenegro Magalhães, das 10h às 17h. (Foto: Reprodução / Internet)

Nesta quarta-feira, 02, a Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará ofertando atendimento grátis no âmbito do Projeto Glaucoma. O atendimento, que consiste na avaliação de pacientes novos, acompanhamento dos pacientes já diagnosticados e triagem de catarata, ocorrerá na sede da Escola Municipal D. Júlia Montenegro Magalhães, das 10h às 17h. Os interessados deverão comparecer no local portando as cópias do Documento de Identidade (RG), Cartão do SUS e Comprovante de Residência. As vagas são limitadas.

(Foto: Instagram / @prefeituradecacule)

Palmeiras: 42ª CIPM descobre pés de maconha em quintal de casa

Terça / 01.02.2022

Por Silvânia Nascimento / SSP-BA

Inicialmente, os PMs estavam em Seabra e se deslocaram até o bairro de Multirão, em Palmeiras, onde fizeram a apreensão. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Nessa segunda-feira (31/01), 5 pés de maconha foram retirados do quintal de uma casa na cidade de Palmeiras, região da Chapada Diamantina, por equipes da 42ª Companhia Independente da PM (CIPM/Lençóis).

As guarnições faziam policiamento ostensivo na cidade de Seabra quando foram informadas por populares de que 2 homens, suspeitos de participarem de um homicídio no município, tinham acabado de fugir sentido Palmeiras, e que um deles morava no bairro de Alto do Morro. Ao chegaram em Palmeiras, um dos integrantes, ao avistar a viatura fugiu, pulando o muro de uma residência. Ele foi alcançado pelas guarnições e flagrado com trouxas de maconha e cocaína. Após questionamentos dos policiais, ele confessou ter um plantio de maconha no quintal de uma casa, no bairro de Mutirão. As equipes foram até o local onde retiraram os cinco pés da droga e apresentaram na Delegacia Territorial de Seabra junto com o homem.

Inicialmente, os PMs estavam em Seabra e se deslocaram até o bairro de Multirão, em Palmeiras, onde fizeram a apreensão. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Bahia registra redução de 20% em casos de feminicídio, diz SSP-BA

Terça / 01.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no ano passado foram registradas 89 ocorrências, contra 113 em 2020. (Foto: Divulgação)

A Bahia registrou uma redução 20% nos casos de feminicídio em 2021 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no ano passado foram registradas 89 ocorrências, contra 113 em 2020.

A comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), major Tereza Raquel Araújo da Paz, disse que, tanto na capital, quanto no interior do estado e Região Metropolitana de Salvador (RMS), são realizadas visitas às vítimas que possuem medidas protetivas. Em 2021, a Operação realizou na Bahia 20.287 medidas de proteção, prendeu 131 agressores em flagrante, além promover 210 encontros educativos. Ainda de acordo com a oficial, esse trabalho redobra a atenção nas mulheres que já estão sob tutela, além de prevenir diversos tipos de violências e do feminicídio. “Só em Salvador, a ORMP realizou ações educativas como palestras, passou a acolher mais 237 mulheres assistidas, teve 1.868 medidas de proteção fiscalizadas e 15 prisões”, disse.

Para a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, delegada Bianca Andrade, as prisões imediatas em tentativas de feminicídio foram de fundamental importância para esse resultado. “Quando a vítima chega com algum tipo lesão, identificamos o agressor e entramos rapidamente com o pedido prisão preventiva, a fim de evitar o desfecho fatal. Só no ano passado realizamos 138 prisões”, contou, acrescentando que a especializada também prestou 1.711 atendimentos psicossociais, além de 1.216 inquéritos instaurados, 832 medidas protetivas e o cumprimento de 18 mandados de prisão.

A delegada também lembrou que em toda a Bahia há 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, nas cidades de Salvador (em Periperi e Engenho Velho de Brotas), Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Candeias e Camaçari. Já os municípios de Santos Antônio de Jesus, Irecê, Jacobina, Itapetinga e Luís Eduardo Magalhães contam os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs). “Caso a vítima não consiga chegar até uma unidade, os números 181 e 190 estão disponíveis para as denúncias ou pedidos de ajuda”, concluiu a delegada.

À esquerda, a major Tereza Raquel, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, da PM-BA. À direita, a delegada da DEAM de Brotas, Bianca Andrade. (Foto: Vitor Barreto / SSP-BA)

Bahia registra o maior número de mortes por Covid em 24h desde agosto de 2021

Terça / 01.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

Nessa segunda (31), foram 32 mortes por Covid-19, enquanto em 28 de agosto de 2021 foram registrados 37 óbitos em decorrência da doença.

A Bahia registrou, nesta segunda-feira (31), 32 mortes por Covid-19, seu maior número para o período de 24 horas desde o dia 28 de agosto de 2021, quando 37 óbitos em decorrência da doença foram registrados identificados, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Também foram confirmados 3.825 novos casos da Covid nas últimas 24 horas. No total, a Bahia tem, acumulados desde março de 2020, 1.363.312 casos confirmados do novo coronavírus e 27.944 mortes em decorrência da doença. Neste momento, 30.609 casos da Covid são considerados ativos. O percentual de ocupação das UTIs reservadas para pacientes contaminados é de 74%.

Prazo de matrícula para a rede estadual de ensino termina nesta terça (1º); confira o calendário

Terça / 01.02.2022

Por Ascom SEC-BA

A matrícula também poderá ser feita em qualquer escola da rede estadual, independente de ser aquela que o estudante deseje confirmar a sua vaga. (Foto: Claudionor Jr.)

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 poderá ser realizada de forma on-line, com acesso pelo Portal da Educação. O sistema está esta terça-feira (1º) e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma que indicará os dias específicos para cada público - confira mais no 'leia mais', ao final da matéria. A matrícula também poderá ser feita em qualquer escola da rede estadual, independente de ser aquela que o estudante deseje confirmar a sua vaga.

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação solicitada que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
.