Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2022"

Brumado: prefeito Eduardo Vasconcelos destaca investimento na inclusão digital dos alunos durante a Jornada Pedagógica 2022

Segunda / 21.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo da rede municipal, cujas aulas começaram nesta segunda-feira (21). (Foto: Divulgação)

Na última semana, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Jornada Pedagógica 2022 para início do ano letivo na rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Clube Social e Recreativo e contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e do secretário municipal de educação, João Nolasco, além de professores, coordenadores e diretores. Na oportunidade, o prefeito Eduardo falou sobre os desafios que serão enfrentados pela educação nesse período pós-pandemia de Covid-19, especialmente no que se refere à inclusão digital, destacando a estruturação e os investimentos feitos nas escolas da rede municipal para garantir condições de acesso à internet para os alunos. Após os investimentos estruturais, o prefeito frisou que agora será a vez de se investir no digital e na capacitação da comunidade acadêmica para propor essa inclusão aos alunos. O evento marcou o início do ano letivo na rede, cujas aulas começaram nesta segunda-feira (21).

Sebrae lança plano de atendimento gratuito para donos de bares e restaurantes em Brumado; saiba como se inscrever

Segunda / 21.02.2022

Por Nayla Gusmão

O evento de lançamento do projeto acontece no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Espaço Celebrare. (Foto Ilustrativa: Divulgação / IStock)

Por causa dos impactos que o segmento de alimentação fora do lar sofreu durante o período de pandemia, o Sebrae, em parceria com o Sicoob, desenvolveu um plano de atendimento gratuito para donos de bares e restaurantes em Brumado. O evento de lançamento do projeto acontece no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Espaço Celebrare.

• Faça aqui a inscrição para o Encontro de Proprietários de Bares e Restaurantes;

Com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, as instituições se reuniram para pensar em soluções de apoio e assessoramento ao segmento. Segundo Jéssica Lopes, analista do Sebrae em Brumado, durante a reunião, o segmento de alimentação fora do lar foi apontado como um dos mais prejudicados pelo período de pandemia. “Nos reunimos no ano passado com a CDL para avaliar quais setores teriam sido mais afetados pela pandemia e, de imediato, apontaram o segmento de alimentação fora do lar. Muitos empresários passaram mais de seis meses de portas fechadas, só na primeira onda da pandemia”, relembrou a analista.

O evento de lançamento do plano de atendimento terá a participação do palestrante Caio Viana, que vai compartilhar sua experiência no atendimento do serviço de alimentação fora do lar. Durante o encontro, será apresentado também o cronograma do projeto a ser desenvolvido com os empresários nos próximos meses.


Encontro de proprietários de bares e restaurantes

• Data: 21/02/2022;
• Horário: 19h;
• Local: Espaço Celebrare - Rua Cel, R. Marcolino Rizerio - Centro, Brumado;
• Mais informações: (77) 3441-3699 / (77) 99979-3976.

Guanambi: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher estará na cidade nessa terça (22) e quarta (23)

Segunda / 21.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

A DEAM Itinerante estará instalada na Praça do Feijão, a partir das 8h, para atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica de Guanambi e cidades vizinhas.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) estará nessa terça (22) e quarta-feira (23) em Guanambi realizando o atendimento itinerante. A estrutura com ônibus e equipe especializada estará instalada na Praça do Feijão, a partir das 8h, para atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica de Guanambi e cidades vizinhas. A DEAM Itinerante é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), realizado por meio da Polícia Civil.

A Prefeitura de Guanambi informou que estará participando da ação através da equipe de técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e também membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) dando suporte estrutural para o funcionamento da Delegacia.

Segundo o Coordenador Regional da Polícia Civil, Dr. Clécio de Magalhães Chaves, a delegada designada será a Dra. Déborah Soares, da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Corpin) de Itapetinga, com uma equipe especializada para atendimento de registros de ocorrências, orientações, informações e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. Para o coordenador, a vinda da DEAM Itinerante será o primeiro passo para a instalação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) dentro da Delegacia Territorial de Guanambi e, posteriormente, a instalação da DEAM Permanente.

Prefeitura de Guanambi publica Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Bonfim

Segunda / 21.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

Natural de Brumado, o empresário Carlos Bonfim é irmão do ex-deputado estadual e atual conselheiro do CE-BA, João Bonfim, e tio do atual deputado estadual Vitor Bonfim.

A Prefeitura de Guanambi publicou Nota de Pesar pelo falecimento do empresário Carlos Newton Vasconcelos Bonfim, de 73 anos, ocorrido na madrugada deste domingo (20), em São Paulo (SP), onde fazia tratamento médico. Confira ao final da matéria, no ‘leia mais’, uma breve biografia publicada na nota.

Carlos Bonfim, como era conhecido, nasceu em Brumado, também no sudoeste baiano, mas morava em Guanambi há muitas décadas, “sendo um dos precursores do desbravamento do Vale do Iuiu, que impulsionou, mudou realidade e a economia regional e colocou nossa cidade em outro patamar comercial e de desenvolvimento”, informou a nota, enfatizando ainda que Carlos é irmão do ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), João Bonfim, e tio do atual deputado estadual Vitor Bonfim.

O prefeito Nilo Coelho (UB), o vice Arnaldo Azevedo e toda equipe da Prefeitura de Guanambi informaram na nota que “solidariza com os familiares, parentes e amigos, rogando o necessário conforto na fé e no exemplo de coragem e força de um grande empreendedor sertanejo, que deixa um legado de trabalho, não só em Guanambi, mas em todo o Brasil. A nota destaca ainda o reconhecimento obtido por Carlos Bonfim por onde ele passou, como quando em 2009 ele recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Guanambiense pelo trabalho empresarial e visionário ao logo de sua trajetória empreendedora, sendo considerado um dos maiores produtores de algodão do Norte-Nordeste dos últimos tempos. O empresário baiano também se destacou em outros estados, a exemplo do Mato Grosso, quando em 2022 recebeu o título de cidadão mato-grossense pela Assembleia Legislativa desse ente, a ALMT. Carlos Bonfim também foi um dos fundadores e presidiu a Associação dos Produtores de Algodão (ABRAPA) e a Associação de Beneficiadores de Algodão do Estado da Bahia (ABAPA).
.

Guanambi: Prefeitura está refazendo a Praça do bairro Alvorada e melhorias na Avenida Petrônio Portela

Segunda / 21.02.2022

Por João Roberto / Ascom

As obras atendem os pedidos dos moradores que organizaram um abaixo assinado e apresentaram à Prefeitura. (Fotos: Divulgação / Pref. Guanambi)

Após moradores apresentarem um abaixo-assinado à Prefeitura de Guanambi, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está reconstruindo a Praça Antônio Alves de Araújo (Jardim dos Namorados), localizada na entrada do bairro Alvorada. Confira ao final da matéria fotos do projeto do Jardim dos Namorados, divulgado pela Prefeitura.

Segundo a Prefeitura de Guanambi, O local foi todo danificado com as raízes de Nim Indiano, prejudicando a rede elétrica interna, que estava com risco de pane elétrica, estourando o pavimento e rede de água das ruas laterais, além da rede de esgoto. Diante desse dano, a primeira-dama Solange Coelho e o secretário de Infraestrutura Michel Macedo, com a autorização do prefeito Nilo Coelho (UB) resolveram reconstruir a praça, para refazer a rede elétrica, pavimento, entre outras intervenções. “As obras já começaram, iremos só aproveitar os quiosques e modernizar o local, com nova iluminação de led, pavimento, brinquedos, construção de sanitário, ampliação do espaço de circulação e atualização do modelo paisagístico, tornando a área mais prazerosa e segura para a população”, disse Michel.

Ainda segundo o secretário Michel Macedo, a gestão está planejando intervenções no trânsito da Avenida Central Petrônio Portela, que terá mão única e ganhará, além de nova sinalização, melhoria no seu asfalto, que será mais seguro para pedestres e frequentadores.

Brumado: Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2021 acontecerá na próxima quinta (24)

Domingo / 20.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

O evento está marcado para começar a partir das 9h e contará também com transmissão ao vivo por meio do perfil do Facebook da Prefeitura de Brumado. (Foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira, dia 24/02, a Prefeitura de Brumado irá realizar a Audiência Pública do 3º Quadrimestre do ano de 2021, momento o qual o Executivo apresentará o cumprimento das metas ficais. O evento está marcado para começar a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e contará também com transmissão ao vivo por meio do perfil do Facebook da Prefeitura Municipal de Brumado.

Caculé: aulas da rede municipal retornarão dia 21 de forma 100% presencial

Domingo / 20.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

Para essa primeira semana de aula não é obrigatório o uso do novo uniforme. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, publicou um comunicado informando que não será obrigatório o uso do novo uniforme escolar na primeira semana de aulas, que começa na próxima segunda-feira (21), de forma 100% presencial. De acordo com a nota, a medida se deve ao fato dos uniformes ainda estarem sendo entregues pela Prefeitura. Assim, do dia 21 ao dia 25 de fevereiro, os alunos podem comparecer às aulas com o uniforme antigo ou com vestimentas normais.

Confira abaixo a live do Secretário Municipal da Educação e Cultura, Adailton Cotrín, explicando o protocolo de biossegurança de retorno às aulas presenciais.

“Lei Geral de Proteção de Dados promove no Brasil uma nova cultura de respeito à privacidade”, diz advogado

Domingo / 20.02.2022

Por Gisele Almeida e Juliana Vital

O advogado e professor da UniFG, Ricardo Oliveira, ressalta a importância da Lei para os cidadãos e democracia. (Foto: Divulgação)

No último dia 08 foi comemorado a 14ª edição do Dia da Internet Segura, com o tema: “Juntos por uma Internet Mais Positiva”. Trata-se de uma iniciativa da Rede Insafe na Europa, com o objetivo de envolver os atores públicos e privados na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), nas escolas, universidades, Organizações Não Governamentais (ONG's) e na própria internet.

Atualmente, utilizamos a internet para quase tudo: compras, trabalho, pagamento de contas, relacionamentos, entre tantos outros usos. Por isso, para o professor do curso de Direito do Centro Universitário UniFG, advogado e mestre em Direito Ricardo Oliveira, no Brasil, não se pode falar em internet mais segura sem falar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020.

Em resumo, a Lei objetiva garantir às pessoas um maior controle sobre a forma como os seus dados são coletados, tratados e utilizados por terceiros, em especial as empresas. Nesse sentido, todas essas empresas, sejam no meio digital ou físico, necessitam implementar políticas de privacidade de forma clara e com o consentimento expresso do cidadão para o tratamento dos seus dados.

Segundo Ricardo Oliveira, a LGPD é de suma importância para quem utiliza a internet, pois promove uma cultura de respeito à privacidade frente ao contexto atual, em que os dados pessoais dos cidadãos possuem alto valor econômico para as empresas. “O respeito à privacidade e a proteção dos dados pessoais é de fundamental relevância para manutenção da cidadania em um regime democrático e nessa ‘sociedade de redes e da informação’ na qual estamos inseridos”, disse o advogado.

Por fim, o professor da UniFG aponta que embora seja comum ouvirmos ou lermos comentários acusando a LGPD de ser um obstáculo para empresas ou que tenha surgido para impedir o desenvolvimento e inovação de novos ramos de atividade, isso não se aplica.

“Essa adequação exigida pela LGPD jamais pode ser encarada como prejudicial ou um custo que a empresa terá. Na verdade, além de cumprir a Lei, promover o respeito à privacidade e à cidadania, o enquadramento à LGPD consiste em um investimento de curto, médio e longo prazos, visto que cada vez mais a legislação será adaptada a essa realidade da ‘sociedade de redes e da informação”, finalizou o prof. Ricardo Oliveira.

Sebrae promove circuito de encontros de mulheres empreendedoras em 5 municípios do sudoeste baiano

Sábado / 19.02.2022

Por Nayla Gusmão

Itapetinga, Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado e Jequié recebem o evento que contará com a presença da palestrante Suzana Pires. (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o circuito de eventos “Encontro de Mulheres Empreendedoras”. Gratuita, a iniciativa é do Sebrae e será realizada de 14 a 18 de março. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre o universo empreendedor feminino como forma de celebrar o mês da mulher.

Os municípios de Itapetinga, Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado e Jequié recebem o evento, que tem uma proposta interativa, inclusiva, experiencial e motivacional. A finalidade é compreender e discutir os diversos fatores que levam ao caminho da autorrealização feminina, como a autoestima, autocuidado, capacitação, independência financeira, entender o propósito de vida, crescimento profissional, empreendedorismo dentre outros aspectos.

O evento contará com a presença da palestrante, atriz e empreendedora Suzana Pires. Ela vai tratar sobre a compreensão de cada mulher sobre seu lugar no mundo e empreendedorismo. Além disso os encontros terão a participação de empresárias locais dentro do talk show “Mulheres que inspiram”, que terá mediação da especialista em imagem e comportamento profissional, Lica Argolo.

Na oportunidade serão compartilhadas experiências sobre o empreendedorismo feminino e mundo dos negócios. Os eventos acontecerão de forma presencial, sempre às 18h30, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. As mulheres interessadas podem realizar as inscrições de forma online pelos links abaixo:


14/03 – Itapetinga

• Local: Loja Maçônica - Praça Dairy Walley, 128, centro;

• Inscrições: https://is.gd/emeitapetinga  


15/03 - Vitória da Conquista

• Local: Mediterrâneo Complexo de Eventos – Avenida Laura Nunes, 1200, Boa Vista;

Inscrições: https://is.gd/emeconquista


16/03 – Guanambi

• Local: Clube de Campo – Rua Benjamin Vieira Costa, 693, São Francisco;

Inscrições: https://is.gd/emeguanambi


17/03 – Brumado

• Local: Clube Social e Recreativo de Brumado - Avenida Otávio Mangabeira, 578 - Nobre;

• Inscrições: https://is.gd/emebrumado


18/03 – Jequié

• Local: Hotel Gran Terrara - Avenida Rio Branco, 1550 – Centro;

• Inscrições: https://is.gd/emejequie

IF Baiano retorna com atividades acadêmicas presencias dia 21; aulas voltam dia 07 de março

Sábado / 19.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

O IF Baiano justifica a medida ao “avanço da vacinação no estado, que hoje conta com cobertura vacinal superior a 75% da população”. (Foto: Divulgação / IF Baiano)

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) definiu que as atividades acadêmicas e administrativas devem retornar, em modalidade presencial, no dia 21 de fevereiro, enquanto as aulas presenciais retornam a partir de 7 de março. As atividades pedagógicas não presenciais (APNP) ainda poderão ser adotadas para a conclusão de atividades do calendário letivo de 2021 e, prioritariamente, por servidores que se enquadrem nas condições ou fatores de risco especificados na normativa.

O IF Baiano justifica a medida ao “avanço da vacinação [contra a Covid-19] no estado, que hoje conta com cobertura vacinal superior a 75% da população, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, é uma das condições que possibilitaram que a instituição desse mais um passo na direção do retorno presencial de forma segura”.

As medidas de orientação, controle, prevenção e mitigação de riscos para o retorno das atividades presenciais estão detalhadas na Instrução Normativa 5/2022, expedida pelo reitor e os diretores gerais dos campi do IF Baiano, que determina que todos os frequentadores – público interno e externo - deverão utilizar máscaras de proteção facial, permitir a aferição de temperatura no momento do acesso, manter distanciamento de 1 metro em relação às pessoas dentro das dependências, e apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19.

Conforme orienta a Resolução 183/2022, a comprovação do esquema vacinal atualizado, incluindo doses de reforço, poderá ser apresentada via Carteira de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS ou Comprovante/caderneta/cartão de vacinação, impresso em papel timbrado ou em formato digital, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira, de esfera municipal, estadual, distrital, federal ou estrangeira. Para pessoas não vacinadas, é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste de antígeno negativos para Covid-19, realizados nas últimas 72h. Já aqueles que não puderem tomar nenhum dos imunizantes, devido a contraindicação, precisam apresentar atestado ou declaração médica, justificando a restrição. A recusa em se submeter a qualquer dos requisitos, a identificação de temperatura corporal superior a 37,7°C ou a apresentação de sintomas sugestivos de infecção pela Covid-19 irão impedir a entrada ou a permanência da pessoa nas dependências do IF Baiano.


Acompanhamento do retorno seguro às atividades presenciais

Cada unidade do IF Baiano possui um Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19 que irá atuar, durante as atividades presenciais, como órgão consultivo e de monitoramento de servidores, colaboradores e estudantes com sintomas ou suspeita de infecção, com base nos protocolos setoriais locais.

Mediante ocorrência simultânea de mais de um caso confirmado de Covid-19, no qual os envolvidos tenham convivido na mesma turma/setor, a recomendação é de que as atividades da turma ou setor sejam realizadas de maneira remota por 7 dias.

Caso ocorram sintomas gripais, ainda que não confirmados para Covid-19, em pelo menos 10% dos alunos de uma mesma turma e 20% de servidores de um mesmo setor, será caracterizado surto e toda a turma/setor envolvido será orientado a ficar em atividades remotas por 7 dias.

Programa Partiu Estágio oferta 2.505 vagas direcionadas à Secretaria da Educação do Estado

Sábado / 19.02.2022

Por Ascom / Saeb

Os estudantes universitários interessados podem realizar as inscrições até 14 de março deste ano, pelo site www.programaestagio.saeb.

O Programa Partiu Estágio está com inscrições abertas para 2.505 vagas direcionadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), conforme Edital n° 001/2022, publicado Diário Oficial do Estado, no último dia 11/02. Os estudantes universitários interessados podem realizar as inscrições até 14 de março deste ano, pelo site www.programaestagio.saeb.

As  oportunidades relacionadas às estruturas da SEC em 214 municípios baianos são para estudantes de 65 cursos de nível superior. O Estado oferece bolsa de R$ 455, além do auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado. Ao todo, o Partiu Estágio oferece 4.704 vagas, neste edital, em 59 órgãos estaduais, distribuídas em 221 municípios baianos. São oportunidades em 151 cursos de nível superior diferentes.


Quem pode participar?

Para participar, os interessados precisam estudar e residir na Bahia; possuir idade mínima de 16 anos; e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Estudantes de Ensino à Distância (EAD) também podem participar, desde que façam o curso em uma sede ou polo de EAD localizado no Estado. 

O estudante que deseja fazer a inscrição deve fazer o login no site do programa e preencher uma ficha cadastral, fornecendo seu nome e CPF, além de outros dados pessoais como e-mail, endereço residencial e local onde estuda. Na sequência, o candidato deve escolher três opções de órgãos onde deseja estagiar. Importante ressaltar que a área do estágio deve ser a mesma do curso em que o aluno está matriculado. Posteriormente, em data a ser divulgada, os universitários selecionados para o Partiu Estágio receberão a convocação no endereço de e-mail que forneceram no ato da inscrição. 

As vagas serão prioritariamente para estudantes universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e para aqueles que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. O programa reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Lei Federal nº 11.788/2008.

O estágio possui duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência, que poderão estagiar até o fim do seu curso. Aqueles universitários que já estagiaram pelo período de um ano só poderão participar se estiverem matriculados em um curso diferente.

O programa é uma iniciativa do governo baiano, gerido pela Secretaria da Administração (SAEB), para garantir oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia. Lançado em 2017, o Partiu Estágio já contratou 14.035 universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais.

Sebrae lança plano de atendimento gratuito para donos de bares e restaurantes em Brumado; saiba como se inscrever

Sábado / 19.02.2022

Por Nayla Gusmão

O evento de lançamento do projeto acontece no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Espaço Celebrare. (Foto Ilustrativa: Divulgação / IStock)

Por causa dos impactos que o segmento de alimentação fora do lar sofreu durante o período de pandemia, o Sebrae, em parceria com o Sicoob, desenvolveu um plano de atendimento gratuito para donos de bares e restaurantes em Brumado. O evento de lançamento do projeto acontece no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Espaço Celebrare.

• Faça aqui a inscrição para o Encontro de Proprietários de Bares e Restaurantes;

Com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, as instituições se reuniram para pensar em soluções de apoio e assessoramento ao segmento. Segundo Jéssica Lopes, analista do Sebrae em Brumado, durante a reunião, o segmento de alimentação fora do lar foi apontado como um dos mais prejudicados pelo período de pandemia. “Nos reunimos no ano passado com a CDL para avaliar quais setores teriam sido mais afetados pela pandemia e, de imediato, apontaram o segmento de alimentação fora do lar. Muitos empresários passaram mais de seis meses de portas fechadas, só na primeira onda da pandemia”, relembrou a analista.

O evento de lançamento do plano de atendimento terá a participação do palestrante Caio Viana, que vai compartilhar sua experiência no atendimento do serviço de alimentação fora do lar. Durante o encontro, será apresentado também o cronograma do projeto a ser desenvolvido com os empresários nos próximos meses.


Encontro de proprietários de bares e restaurantes

• Data: 21/02/2022;
• Horário: 19h;
• Local: Espaço Celebrare - Rua Cel, R. Marcolino Rizerio - Centro, Brumado;
• Mais informações: (77) 3441-3699 / (77) 99979-3976.

Censo 2022: saiba o que o IBGE vai perguntar aos brasileiros

Sexta / 18.02.2022

Por Felipe Moura / Brasil 61

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma espécie de radiografia da população brasileira e de suas condições sociais, como o portal Brasil61.com mostrou na primeira reportagem da série especial sobre o levantamento. Mas para que esse Raio-X seja o mais próximo possível da realidade é preciso que as ferramentas para obtê-lo sejam eficientes. No caso do Censo, trata-se dos questionários de coleta.

É por meio do questionário que os recenseadores vão levantar os dados que vão compor a nova radiografia da população brasileira. Nesta segunda reportagem da cobertura sobre o Censo, Marcelo Alessandro Nunes, coordenador especial da pesquisa no Distrito Federal, ajuda a destrinchar o que os brasileiros podem esperar responder na hora em que os agentes do IBGE baterem à porta.

De início, é preciso ressaltar que nem todas as pessoas vão responder ao mesmo questionário. Os recenseadores do IBGE vão levar a campo dois questionários: um básico e outro mais complexo, explica Marcelo.

“O básico é mais simples, tem menos perguntas e é o que vai ser aplicado na maior parte da população. O outro questionário é o que a gente chama de amostra. Esse questionário é um pouco mais completo, ele tem mais informações, mas é aplicado numa porcentagem menor. Essa porcentagem pode variar de local para local, de município para município. Então, você vai ter cidades que, às vezes, a amostra é de 5%. A cada 100 questionários, 95, por exemplo, serão básicos, e cinco serão amostra”, diz.

Em alguns locais, como terras indígenas, o questionário de amostra poderá ser aplicado em todos os domicílios visitados, mas essa é a exceção. A regra é que a maior parte da população responda ao questionário básico. No entanto, não será possível saber de antemão qual tipo de pesquisa o cidadão vai responder. Somente antes da coleta é que o recenseador e o próprio morador terão a resposta, que será indicada por um sorteio do dispositivo de coleta que o agente vai portar.
.

Aprovado projeto que regulamenta retorno de gestantes ao trabalho presencial após vacina da Covid-19

Sexta / 18.02.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

As gestantes foram afastadas do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia. (Foto: Depositphotos)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16), um projeto de lei que estabelece o retorno das gestantes ao trabalho presencial, após se vacinarem contra a Covid-19. Trata-se do PL 2058/2021, que agora segue para sanção presidencial.

A proposta modifica a Lei 14.151, de 2021. A norma garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus. Autor da matéria, o deputado Tiago Dimas (SOLIDARIEDADE-TO) afirma que se trata de uma medida essencial para a economia do país.

“É um grande avanço que vai possibilitar um retorno seguro às empregadas gestantes aos postos de trabalho e assegurar a empregabilidade para quem gera emprego como micro e pequenos empresários”, defende.

Vacinação

No início da pandemia, cerca de 12% do total de gestantes e puérperas infectadas com coronavírus morreram.  Após a inclusão das gestantes no grupo prioritário da vacinação, essa taxa caiu para 1%. As informações são do Observatório Obstétrico Brasileiro. O infectologista Hemerson Luz defende a importância da imunização das gestantes.

“Temos que lembrar que as grávidas podem apresentar quadros complicados da Covid-19. Por isso, a vacinação está indicada para todas as grávidas acima de 18 anos, mesmo sem comorbidades”, destaca.

Pelos termos do texto que segue para sanção, o afastamento é permitido somente para gestantes que ainda não concluíram o esquema vacinal. De acordo com a proposta, a colaboradora grávida deve retornar ao trabalho de forma presencial nas seguintes hipóteses: fim do estado de emergência; depois da vacinação, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização; se a empregada se recusar a se vacinar contra a Covid-19, com termo de responsabilidade; ou caso haja aborto espontâneo com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Variante Ômicron representa mais de 93% dos casos de coronavírus na Bahia

Sexta / 18.02.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os resultados foram divulgados no boletim desta quinta-feira (17). (Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA)

Em uma nova rodada de sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou que 93% dos novos casos de coronavírus na Bahia são da variante Ômicron. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, a escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia. Os resultados foram divulgados no boletim desta quinta-feira (17).

“São mais de 1.700 sequenciamentos desde o início da pandemia e nesta última rodada, das 61 amostras, 57 eram da variante Ômicron e apenas 4 da variante Delta. A predominância dessa variante tem provocado o crescimento acelerado de novos casos, deixando em alerta as equipes de vigilância epidemiológica e assistência à saúde, a fim de fortalecer as medidas de contenção e, caso necessário, ampliar leitos”, afirma a secretária da Saúde da Bahia (Sesab), Adélia Pinheiro.

Em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações e óbitos, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto. “Hoje a Bahia tem mais de 1,3 milhão de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, 4,2 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto porque já estão no prazo e não tomaram a segunda e terceira doses”, ressalta a secretária Adélia Pinheiro, ao pontuar a necessidade de manter medidas de proteção como uso de máscaras e higiene frequente das mãos.

• Rui Costa alerta que 1,3 milhões de baianos ainda não se vacinaram contra Covid-19;

Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Abaré, Acajutiba, Alagoinhas, Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Antônio Cardoso, Araçás, Araci, Aramari, Barra do Choça, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Boquira, Caculé, Cairú, Canarana, Carinhanha, Coronel João Sá, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ibicaraí, Ibotirama, Irecê, Jequié, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Salvador, Santa Brígida, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Simões Filho e Vitória da Conquista. Além destes, turistas do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam cidades baianas. São 37 mulheres e 20 homens, com a faixa etária variando entre 14 e 103 anos.