Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2023"

Governo mantém 20% de desconto e parcelamento ampliado para IPVA 2023

Domingo / 05.02.2023

Por Ascom Sefaz-BA

A frota tributável da Bahia é de cerca de 2,4 milhões de veículos. (Foto: Reprodução / Sefaz-BA)

O Governo do Estado mantém pelo segundo ano consecutivo o desconto de 20% para pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Também estão mantidos o parcelamento do imposto em cinco vezes e o desconto de 10% para quem optar por quitar todo o valor devido no vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. A tabela 2023 do imposto, assim como todas as condições de pagamento estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,4 milhões de veículos. O IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.


Desconto de 10% e parcelamento em 5x

Além do desconto de 20%, é possível quitar o imposto com 10% de desconto a partir de março, obedecendo-se a cronograma que leva em conta o número final da placa do veículo. A quitação integral do IPVA com 10% de desconto pode ser feita na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Parcelar o imposto em cinco vezes é outra opção para os proprietários de veículos, que só precisam observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa. Para parcelar, é preciso que o valor devido seja no mínimo R$ 120,00. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Governador Jerônimo Rodrigues leva mensagem de união para os parlamentares, em abertura dos trabalhos da ALBA

Sábado / 04.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

Os deputados estaduais que tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), participaram da solenidade e acompanharam o discurso do governador. (Fotos: Antonio Queirós / GovBA)

Na manhã desta sexta-feira (03), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), participou da sessão de abertura oficial da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL/BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os deputados estaduais que tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), participaram da solenidade e acompanharam o discurso do governador, que deixou uma mensagem para os parlamentares e para a sociedade baiana.

Em sua mensagem ao Legislativo, Jerônimo pediu união aos deputados, sejam eles da base de apoio ou da oposição ao governo. “Temos, pela frente, a tarefa de superar a cisão que extremou as relações entre nossa gente, nossas famílias, nossas amizades e a nossa convivência cotidiana. Teremos que enfrentar outros grandes desafios e, por isso, todos nós precisamos nos esforçar para o apaziguamento das relações. O diálogo respeitoso, franco e aberto será a tônica da minha relação com todos os representantes do povo baiano, independente de seus matizes político-partidários”.

Jerônimo ressaltou que o combate à fome, que foi agravada por causa dos impactos econômicos provocados pela pandemia de covid-19, será uma das principais missões do Governo Estadual para os próximos quatro anos. “É a nossa maior urgência. Será necessário e vamos implantar uma política de desenvolvimento econômico sustentável, capaz de gerar empregos, condição primordial para fazer a roda da economia girar. Ninguém, em sã consciência, consegue dormir tranquilo sabendo que 33,1 milhões de brasileiros sofrem, hoje, com a fome severa. Não dá para aceitar que 125 milhões de pessoas estejam submetidas a algum grau de insegurança alimentar. Isso corresponde a 58,7% da população do nosso país”, acrescentou.
 

Previdência Estadual convoca mais de 10 mil aposentados e pensionistas para a prova de vida; prazo vai até dia 28

Sábado / 04.02.2023

Por Ascom Saeb/BA

Aniversariantes de fevereiro têm até o fim do mês para fazer o procedimento sem correr o risco de ter seus benefícios suspensos. (Foto: Divulgação / Saeb/BA)

A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (Suprev/BA) está convocando os aposentados e pensionistas que aniversariam ao longo do mês de fevereiro para realizar a prova de vida. No total, estão sendo chamados 10.290 beneficiários do Poder Executivo Estadual e 335 servidores inativos do Ministério Público (MP/BA) e do Tribunal de Justiça (TJ/BA). O grupo tem até o próximo dia 28 de fevereiro para realizar o procedimento para não correr o risco de ter o seu benefício suspenso.

Em paralelo, a Previdência Estadual faz um alerta também aos 2.235 beneficiários aniversariantes de janeiro que ainda não atenderam ao seu chamado e podem ter seus pagamentos interrompidos a qualquer momento. Desde o início deste ano, o cronograma de convocação dos pensionistas passou a seguir a mesma regra já adotada para os aposentados, com a realização do procedimento no mês do aniversário do beneficiário e não mais do ex-servidor que gerou a pensão.

“A prova de vida é fundamental para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes; daí a importância de cumprir os prazos”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, ao ressaltar que, em casos de eventuais suspensões, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário cumpre a obrigação da prova de vida.
 

Caculé: vereador Fazão faleceu nesta sexta (33)

Sábado / 04.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

Ele, que lutava contra um câncer e estava internado em Vitória da Conquista, deixa uma esposa e uma filha. (Foto: Instagram / @prefeituradecacule)

O vereador caculeense Fábio Rocha de Brito (PSB) faleceu, aos 47 anos de idade, nesta sexta-feira (03). Ele, que lutava contra um câncer e estava internado em Vitória da Conquista, deixa uma esposa e uma filha. A Prefeitura de Caculé decretou luto oficial de 3 dias e destacou, em nota, que Fazão era “um ser humano íntegro e caridoso. Caculé perde um grande filho. Todos nós perdemos.”

Antes de entrar para a política, ‘Fazão’, como era popularmente conhecido, trabalhou como motorista de carro-pipa na zona rural do município. Em 2012, ele se elegeu vereador pelo PRP, atual Patriota; em 2016 se reelegeu pelo DEM, atual União Brasil; e em 2020 conquistou seu terceiro mandato consecutivo, agora pelo PSB. No atual mandato, Fabiano de Rael fazia parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal como segundo secretário e também era presidente da Comissão de Justiça e Redação. As informações são do Achei Sudoeste.

Brumado: Operação Carro Pipa será retomada dia 07

Sexta / 03.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

A Operação é realizada em parceria com Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio-Ambiente, anunciou a retomada do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável, mais conhecida como Operação Carro-Pipa para a próxima terça-feira, dia 07. A data foi definida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Brumado, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.

Segundo a nota da Prefeitura, “após discussões sobre o assunto e identificada a necessidade de manutenção do programa, ficou decidido que, no dia 07 de fevereiro de 2023, a Operação Carro Pipa voltará a atender os moradores da zona rural que sofrem com o desabastecimento. A previsão é de que, até essa semana, todos os caminhões envolvidos na operação estejam regulares e devidamente credenciados para realizar ações de abastecimento na zona rural.”

Brumado: SEMEC promove capacitação para cuidadores de creche

Sexta / 03.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

Entre os dias 25 e 31 de janeiro, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), promoveu um curso de capacitação para cuidadores de creche. Coordenadora Pedagógica na S

Entre os dias 25 e 31 de janeiro, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), promoveu um curso de capacitação para cuidadores de creche. Coordenadora Pedagógica na SEMEC, Patrícia Maria explicou que os profissionais atendem crianças de 8 meses a 3 anos e 11 meses e a capacitação visa qualificar os cuidadores para que eles possam atender esse público da melhor forma.

Diversos profissionais que têm interface com a primeira infância, como nutricionista, psicólogo, dentista, fisioterapeuta e pedagogo, ministraram palestras no curso. Na oportunidade, os cuidadores também tiveram acesso a noções de primeiros socorros com um bombeiro. Segundo a pasta, “para todos os envolvidos na ação, a capacitação será de grande valia no dia a dia dentro das unidades direcionadas à educação infantil.”

Nos dias 25 e 27, os participantes receberam treinamento sobre ‘Noções em Primeiro Socorros’, ministrado por George Dias, com a finalidade de “instruir e preparar os cuidadores e coordenadores caso seja necessário atender crianças que foram vítimas de algum acidente ou agressão”. Ainda nesses dias, também houve palestra sobre ‘Higienização bucal e traumatismo dentário na Primeiríssima Infância’, ministrada pela Dra. Jaqueline Vilas Bôas Meira dos Santos, com a finalidade de “fortalecer as ações de higiene bucal e conhecer os traumatismos dentários na primeira infância e os encaminhamentos necessários”.
 

Brumado: Jornada Pedagógica 2023 começou nessa quarta (1º)

Sexta / 03.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

A Jornada Pedagógica marca oficialmente o início do ano letivo de 2023. (Fotos: Divulgação / Ascom Brumado)

Aconteceu nessa última quarta-feira (1º), na Escola Municipal Nice Públio, a Jornada Pedagógica 2023 de Brumado. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de professores, gestores em educação do município e do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Além disso, a jornada teve a participação especial do palestrante e professor Roberto Fehrenbach e de representantes do Conselho de Segurança de Brumado, que falaram sobre a segurança pública.

Durante o evento, o prefeito comentou sobre a evolução da educação no município, fruto de investimentos não só na infraestrutura escolar, como também na valorização dos professores, os quais, no final do ano passado, tiveram um reajuste de 33,24% e, agora, mais um reajuste de 14,95% determinado pelo Ministério da Educação (MEC). A Jornada Pedagógica marca oficialmente o início do ano letivo de 2023.

Está aberta a adesão dos municípios para o Programa Saúde na Escola

Sexta / 03.02.2023

Por Ascom SEC

Os gestores, responsáveis pelas secretarias municipais de Educação e da Saúde, devem indicar as escolas participantes, seguindo alguns critérios. (Foto: Ascom / SEC)

Já está aberto o processo de adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE), do ciclo 2023/2024, pelo endereço egestorab.saude.gov.br. O programa contempla escolas públicas, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). Iniciado em 2007, o programa é uma política intersetorial, voltada para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de ações de promoção e prevenção, que contribuem para a formação dos estudantes.

As adesões seguem até 28 de fevereiro de 2023. Os gestores, responsáveis pelas secretarias municipais de Educação e da Saúde, devem indicar as escolas participantes, seguindo alguns critérios, dentre eles, as condições de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fabio Barbosa, no ciclo ainda vigente, 2021/2022, todos os 417 municípios da Bahia realizaram a adesão, contemplando 649 escolas estaduais e 366.373 estudantes da rede.

Ao destacar a importância do programa, Fabio Barbosa, enfatizou o compromisso dos gestores municipais com esta política estruturante. “A Bahia tem conseguido alcançar bons resultados, tanto no que se refere à adesão quanto na implementação do programa. Isso aumenta o nosso desafio, para que no ciclo 2023/2024, tenhamos, novamente, 100% da adesão dos municípios e o aumento da participação das escolas estaduais. Assim, teremos mais práticas de promoção e prevenção de doenças nas comunidades, em um trabalho articulado e realizado em conjunto”, explicou.

No programa, devem ser trabalhados 13 eixos: Prevenção à Covid-19 nas escolas; Combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção da atividade física e lazer; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e avaliação de saúde bucal; Verificação e atualização da situação vacinal; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo com a prevenção de IST/AIDS; e a Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Guanambi: aulas da rede municipal iniciam dia 07 de fevereiro

Sexta / 03.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, o ano terá 200 dias letivos. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o Calendário Escolar Unificado do ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino. De acordo com a portaria n° 09/2023, o mês de fevereiro iniciará com a Jornada Pedagógica entre os dias 1° até 06. Já as aulas iniciarão para toda rede municipal no dia 07 de fevereiro. Ao todo, o ano terá 200 dias letivos.


Confira abaixo as principais datas:

• Fim do primeiro semestre: 07 de junho;

• Início do segundo semestre: 03 de julho;

• Encerramento do período letivo: 15 de dezembro para alunos aprovados sem recuperações; 16 a 29 de dezembro para o caso de alunos que tenham necessidade de passar por recuperação final;

 Encerramento do ano letivo: 29 de dezembro;

• Sábados letivos: 13 de maio, 03 de junho, 17 de junho e 12 de agosto.


Distribuição das Unidades:

• Primeira Unidade: 07 de fevereiro a 19 de maio;

• Segunda Unidade: 22 de maio a 06 de setembro;

• Terceira Unidade: 11 de setembro a 15 de dezembro.

Ao todo, o ano terá 200 dias letivos. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. Guanambi)

Condeúba: secretários e servidores participam de capacitação sobre o SIAFIC

Sexta / 03.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

Em nota, a Prefeitura de Condeúba “entende que a capacitação de seus servidores é o melhor caminho para o sucesso do governo”. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. Condeúba)

No último dia 30 de janeiro, os secretários municipais e ordenadores de despesas da Prefeitura de Condeúba participaram de um treinamento sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

A capacitação, ministrada pelo controlador interno Reinaldo Ribeiro e o contador representante da Agil Consultoria Contábil, Samuel Lopes, abordou questões técnicas e práticas implantadas no município a fim de atender o Decreto Federal 10.540/2020. Em nota, a Prefeitura de Condeúba “entende que a capacitação de seus servidores é o melhor caminho para o sucesso do governo”.


SIAFIC

O SIAFIC foi previsto inicialmente na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê que todos os Poderes e órgãos dos governos federal, estaduais, municipais e Distrito Federal devem utilizar sistemas únicos de execução orçamentária e financeira, mantidos e gerenciados pelo Poder Executivo, resguardada a autonomia de cada poder integrante do ente da Federação. O Decreto 10.540/2020 regulamenta o disposto na LRF e atualiza os requisitos, em face da evolução tecnológica e das lições aprendidas no período. O prazo para implantação pelos municípios foi até janeiro deste ano, sob pena de suspensões das transferências voluntárias e da autorização para realizar operação de crédito.

A capacitação, ministrada pelo controlador interno Reinaldo Ribeiro e o contador representante da Agil Consultoria Contábil, Samuel Lopes. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. Condeúba)

Prefeitura de Guajeru realizou ações em alusão ao Janeiro Roxo

Quinta / 02.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

A campanha é dedicada ao combate à Hanseníase, ajudando na conscientização e na redução do preconceito à doença. (Foto: Pref. Guajeru)

A Prefeitura de Guajeru, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante ação em alusão ao Janeiro Roxo, na manhã desta terça-feira, 31 de Janeiro, do Centro de Saúde Monsenhor Waldemar. A campanha é dedicada ao combate à Hanseníase, ajudando na conscientização e na redução do preconceito à doença. No evento, os ouvintes foram conscientizados sobre a doença e alertados sobre os seus sinais e sintomas, além de serem incentivados a buscar o diagnóstico precoce e tratamento.

Segundo a pasta, “a hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.”

PIX: distribuidoras de energia serão obrigadas a oferecer nova opção de pagamento

Quinta / 02.02.2023

Por Daniela Gomes / Brasil 61

Consumidores terão mais uma alternativa de pagamento. Os modelos já existentes continuam funcionando normalmente. (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou uma resolução que obriga as distribuidoras de energia de todo o país a oferecerem pagamentos via PIX para a população. Essa modalidade já existia e era opcional para as empresas do setor. No entanto, com a decisão da agência, todas as distribuidoras devem disponibilizar o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) para o usuário que solicitar o formato.

As distribuidoras terão o prazo de até 120 dias para se adaptarem ao novo modelo e cumprirem a decisão, a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União (DOU). Vale lembrar que o pagamento via PIX é apenas mais uma opção disponível para os usuários. As modalidades de pagamentos já existentes continuam funcionando normalmente.

O advogado especialista em direito do consumidor Roberto Pfeiffer afirma que essa atualização é ótima para os consumidores e mais barata para os fornecedores. “A medida da Aneel, de tornar obrigatória a disponibilidade de pagamentos da conta de energia elétrica via PIX, pelas concessionárias, é uma excelente notícia para os consumidores. Eles terão à sua disposição um mecanismo muito conhecido, o mais utilizado atualmente no país e de rápida compensação”, destaca.

"A medida permitirá, ainda, que as concessionárias economizem custos, pois não precisarão pagar a compensação de boletos. É importante também que desenvolvam mecanismos antifraude na disponibilização do QR CODE em que será pago o PIX”, complementa o especialista.

De acordo com a Aneel, a nova determinação trará outros benefícios, como rapidez nos pagamentos em tempo real, além de aprimorar a experiência do consumidor com os serviços de energia elétrica.


Vantagens para os consumidores, de acordo com a Aneel:

• Ter à disposição um meio adicional para realizar os pagamentos, com as facilidades do PIX (uso de diversos bancos e instituições, horário estendido de funcionamento etc.);

• Confirmação do reconhecimento do pagamento da fatura de energia pela distribuidora quase que instantaneamente, evitando problemas com cobranças e até suspensão do fornecimento indevida;

• Redução dos custos de arrecadação das distribuidoras que poderão, no futuro, ser revertidas em modicidade tarifária;

• As ações necessárias para implementar o PIX devem induzir, de forma geral, a modernização dos processos de arrecadação e cobrança pela distribuidora, melhorando o relacionamento com os consumidores.

Projeto Grão-Pará Maranhão, que amplia logística nas regiões Norte e Nordeste, é apresentado ao MIDR

Quinta / 02.02.2023

Por Brasil 61

Iniciativa, que engloba o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) e a Estrada de Ferro do Maranhão, vai receber investimentos das empresas alemãs DB, Sysfer e GPM. (Foto: Dênio Simões / MDR)

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, conheceu, no último dia 24 de janeiro, na embaixada da Alemanha, em Brasília (DF), o projeto de infraestrutura Grão-Pará Maranhão, que engloba o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) e a Estrada de Ferro do Maranhão. O empreendimento possibilitará o acesso das cargas de grãos vindas da região Centro-Oeste do Brasil.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o projeto Grão-Pará Maranhão. Um projeto de logística integrada que contempla porto e ferrovia. Está bem estruturado em termos de compromissos sociais, ambientais, de infraestrutura verde e, também, de energia renovável. Está de acordo com que o governo e o ministério defendem, que tenha um olhar em relação à responsabilidade social e ambiental”, destacou Waldez Góes. “Precisamos criar condições de infraestrutura para o Norte e Nordeste do Brasil. Além de outras políticas públicas que possam contribuir com a redução das desigualdades regionais”, completou.

O ministro Waldez Góes também ressaltou a importância do empreendimento como mais uma alternativa de escoamento de produtos para as várias regiões brasileiras. O projeto foi apresentado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, em parceria com as empresas alemãs Deutsche Bahn (DB), Sysfer e GPM, que vão investir no empreendimento.
 

Estudo revela excesso de 40% em óbitos maternos em 2020

Quinta / 02.02.2023

Por Sophia Stein / Brasil 61

Gestantes e puérperas foram mais afetadas pela pandemia do que a população em geral, de acordo com estudo feito pelo Observatório Covid-19 Fiocruz. (Foto: André Borges / Agência Brasília)

Estudo feito pelo Observatório Covid-19 Fiocruz revelou que, em 2020, houve um excesso de óbitos maternos de 40%, em relação a anos anteriores. Devido à pandemia de Covid-19, houve aumento da mortalidade entre a população em geral. Mas o excedente de mortes entre as gestantes e puérperas foi ainda maior: 14% acima do registrado nos demais grupos. A pesquisa, que estimou o excesso de mortes maternas causadas direta e indiretamente pela Covid-19 no Brasil no ano de 2020, foi publicada em janeiro na revista científica BMC Pregnancy and Childbirth.

O pesquisador Raphael Guimarães considera que essa porcentagem de mortes maternas leva a crer que o subgrupo de mulheres gestantes e puérperas precisa de uma atenção prioritária na saúde. “O excesso de mortes maternas no Brasil em 2020, primeiro ano da pandemia por Covid-19, foi de 40%. Esse excesso de mortalidade para esse subgrupo é maior do que o excesso de mortalidade geral, que também já foi identificado no estudo anterior do nosso grupo. O excesso de mortalidade geral no Brasil, em 2020, foi de 19% e de mortalidade materna 40%. O que significa dizer que a Covid-19 penalizou mais as gestantes e puérperas do que a população em geral. E, por isso, é um grupo específico que requer atenção prioritária, de organização de intervenção e de prática assistencial diferenciadas para que a gente possa reverter essa situação de iniquidade que permeia grupos sociais distintos”, destaca.

 

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: Brasil teve mais de 17 mil casos em 2022

Quinta / 02.02.2023

Por Lúcio Flávio / Brasil 61

A data é celebrada no último domingo do mês de janeiro. Os dados preliminares de novos casos são do Ministério da Saúde. (Foto: Arquivo / Agência Brasil)

O Ministério da Saúde vai distribuir a partir de fevereiro 150 mil testes rápidos para enfrentamento à hanseníase. O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”. Com os novos exames disponíveis no SUS, o Brasil passa à vanguarda mundial no diagnóstico da doença, sendo o primeiro país no mundo a ofertar insumos para a detecção da doença na rede pública.

Os dispositivos fazem parte de pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Goiás e o PCR pela Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná. As unidades serão destinadas às pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença e serão de dois tipos: o teste rápido, ou seja, o sorológico; e o teste de biologia molecular, o qPCR.

Uma terceira modalidade, de biologia molecular (PCR), também será ofertada pelo SUS e vai auxiliar na detecção da resistência a antimicrobianos. As três tecnologias foram incluídas no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença em julho do ano passado. A ideia é que os estados fomentem a implantação dos novos testes nos municípios, apoiados pela definição da linha do cuidado da doença alinhada à adoção das ações propostas na Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2023-2030.

Mestre e doutora em medicina tropical e saúde pública, a farmacêutica Emerith Mayra Hungria Pinto destaca que os testes rápidos serão determinantes para o controle da hanseníase no Brasil. “A oferta de novas ferramentas que vão auxiliar no diagnóstico da doença é crucial para o controle da doença no nosso país. Tanto o teste rápido, quanto o teste biomolecular, vão contribuir para um diagnóstico mais precoce dos casos e, com isso, a gente interrompe a cadeia de transmissão da doença e evita o surgimento de novos casos", explica.


Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase