Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2024"

Caculé registra alcance nos índices de Atenção Primária à Saúde

Terça / 06.02.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a prefeitura, o ano de 2020 se destaca, sendo perceptível a evolução constante dos indicadores da Atenção Primária à Saúde. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Caculé)

O Indicador Sintético Final (ISF), que mensura o desempenho da Atenção Primária à Saúde em cada município, reflete o resultado de avaliações específicas, abrangendo consultas pré-natal, exames de HIV e Sífilis, consultas odontológicas, exames citopatológicos, cobertura vacinal, e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, a cada quadrimestre.

Os resultados referentes ao último quadrimestre de 2023 revelam um avanço em Caculé, elevando o ISF de 8,09 para uma pontuação de 8,59. De acordo com a prefeitura, isso representa uma melhoria de 6,18%, impulsionando o município a subir 73 posições no ranking estadual e 650 posições no nacional.

Segundo a prefeitura, o ano de 2020 se destaca, sendo perceptível a evolução constante dos indicadores da Atenção Primária à Saúde. Ainda de acordo com a prefeitura, essa conquista é fruto do comprometimento dos profissionais envolvidos no cuidado com a saúde da comunidade.

Shows, cultura, esportes e animação não faltaram no Janeirão 2024 em Ibiassucê

Terça / 06.02.2024

Por Augusto Jackson

O evento aconteceu do dia 13 ao dia 20 de janeiro. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Ibiassucê)

O Janeirão 2024 em Ibiassucê foi um sucesso, o tradicional evento anual, realizado pela prefeitura municipal de Ibiassucê, levou milhares de ibiassuceenses e turistas que visitaram a “Capital da amizade” para as ruas e praças da cidade. Com uma programação de Jornada Cultural, Jornada esportiva e muitos shows do dia 13 ao dia 20 de janeiro, abrangeu todos os públicos.

Na jornada esportiva, teve brincadeiras como pau de sebo, puxa corda, campeonato de peteca, tiro ao alvo, campeonato de futsal, maratona, futebol de rua, já a semana cultura, aconteceu show de calouros, apresentações de reisados, cantigas de roda, dança e cultura popular, literatura de cordel, poemas, violeiros, exposição fotográfica do Jornalista Augusto Jackson, Feira de Artesanato,  Artistas da terra como Marcelinho do Forró, Adriano cowboy, Aldinor dos teclados, Forró Sublime, Reinaldo Dos teclados, Jô e Itamar e Jaime Rocha. O baile do hawaii è uma atração que a população aguarda ansiosa por essa data, Rosy e Banda, Uilian Vasconcellos e DJ Yasmim, deram um show até o dia amanhecer.

Nos dias, 18, 19 e 20, foram marcados por grandes shows, como cacau com leite, Vitinho do Forro, Lucas Love, Kevi Jhony, La Furia, Pedro Lisboa e Clara Vieira.

O evento aconteceu do dia 13 ao dia 20 de janeiro. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Ibiassucê)

Boquira: estudantes desenvolvem produtos capilares à base de aloe vera e alecrim

Segunda / 05.02.2024

Por Ascom Secti

Os produtos, que contêm ingredientes orgânicos, consistem em um shampoo e condicionador projetados para melhorar a saúde do cabelo. (Foto: Gabriel Pinheiro / Secti)

Os produtos sustentáveis e orgânicos estão ocupando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas de beleza em todo o país. De acordo com a Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, houve um crescimento de 23,1% no número de lançamentos de itens de beleza com ingredientes verdes ou orgânicos no Brasil, entre 2018 e 2023. Ao perceber essa tendência de mercado e o desejo de explorar os potenciais criativos de Boquira, as alunas Bianca Hyrana, Emanuelle Oliveira e Maria Fernanda, sob orientação da professora Cássia Fabiane Castro, desenvolveram um shampoo e condicionador orgânicos à base de aloe vera e alecrim.

Maria Fernanda explica que foram realizadas pesquisas com o intuito de desenvolver produtos que fortalecessem os potenciais criativos locais, promovessem a economia criativa e fossem ambientalmente sustentáveis: “dentre os resultados obtidos, podemos citar os benefícios proporcionados pelo fato dos produtos adquiridos possuírem menor valor de aquisição comercial em relação aos convencionais, serem altamente saudáveis e terem elevado valor nutricional para o trato capilar. O nosso kit é produzido com matérias-primas renováveis presentes em nosso território”.

Os produtos, que contêm ingredientes orgânicos, consistem em um shampoo e condicionador projetados para melhorar a saúde do cabelo. “O uso é feito de forma convencional, como todos os demais kits de shampoo e condicionador. Inicialmente, utiliza-se o shampoo massageando bem o couro cabeludo para eliminar sujeiras e/ou caspas. Após o enxágue, aplica-se o condicionador para fechar as cutículas dos fios capilares, que foram abertas durante o uso do shampoo, proporcionando nutrição e brilho” diz.

Para o futuro, Fernanda afirma que o objetivo do projeto, que ocorre no âmbito do Colégio Estadual de Boquira, é fabricar uma composição ainda mais natural e sustentável. “Nosso projeto é constituído de matérias-primas orgânicas em sua composição, só não é considerado completamente orgânico por utilizar apenas 3% de sabonete líquido glicerinado em sua produção. Nosso próximo passo é também produzir um sabonete orgânico para substituir o utilizado na fabricação do kit, tornando-o 100% orgânico”, projeta.

Guanambi: Secretaria de Saúde reforça o trabalho preventivo contra o Aedes Aegypti e pede colaboração da população

Segunda / 05.02.2024

Por Redação Sertão Hoje

Foram notificados 23 casos de Dengue, com uma confirmação, 11 casos de Chikungunya e seis casos de Zika vírus. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Na última semana, foi noticiado o aumento dos casos de dengue no Brasil, segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou mais de 217 mil casos da doença nas quatro primeiras semanas de janeiro deste ano. O Aedes Aegypti é o mosquito causador da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

Em Guanambi a Secretaria de Saúde chama a atenção da população, onde também foi constatado um nível de infestação pelo mosquito em vários bairros da cidade. Conforme o Ministério da Saúde, o índice de infestação máximo deve ser de 1%, entretanto, a Vigilância Epidemiológica já detectou em vários bairros infestação de até 14,9%. Já foram notificados 23 casos da doença e um caso confirmado, 11 casos notificados de Chikungunya aguardando resultados e seis casos de Zika vírus notificados aguardando resultados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os 56 Agentes de Combates às Endemias (ACE) trabalham na sede e distritos, realizam visitas domiciliares para o tratamento focal e eliminação de criadouros domésticos do mosquito a cada 60 dias, cinco vezes ao ano. Além disso, é feito a borrifação, para bloqueio, em áreas de casos notificados. Nas lagoas, tabuas e canais de drenagem, a equipe de zoonoses aplica produtos químicos para eliminar focos do mosquito. Segundo a pasta, é realizada também, a coleta de pneus nas borracharias da cidade, para a correta destinação. “A contaminação pela doença em 75% dos casos é provocada por focos de mosquito dentro da própria residência”, destaca Eugênia Cotrim, diretora da Vigilância Epidemiológica.

“Nós da Secretaria de Saúde estamos empenhados, mas precisamos da participação da população para combater o mosquito. Tivemos um período chuvoso e agora as temperaturas altas, condição propícia para proliferação do mosquito. Precisamos da participação de todos, para evitar um surto de dengue em nosso município”, enfatiza o secretário de saúde Edmilson Júnior.

Foram notificados 23 casos de Dengue, com uma confirmação, 11 casos de Chikungunya e seis casos de Zika vírus. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Governo atua no combate à seca em 195 municípios baianos; serão distribuídas 212 mil sacas de milho para alimentação animal

Sexta / 02.02.2024

Por Secom GovBA

Na ocasião, Jerônimo autorizou também o início das obras de construção de 620 galinheiros rústicos. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Nesta sexta-feira (2), em Retirolândia, o Governo do Estado iniciou a entrega de 212 mil sacas de milho destinadas aos 195 municípios em situação de emergência devido à seca. O governador Jerônimo Rodrigues simbolicamente distribuiu 30 mil sacas para 25 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, como parte de um plano abrangente para enfrentar e mitigar os efeitos da estiagem na região.

As 212 mil sacas de milho beneficiarão mais de 21 mil famílias de agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, quilombolas, comunidades indígenas, de fundo e fecho de pasto, além de criadores de caprinos, ovinos e bovinos. Os critérios estabelecidos para o atendimento, como a posse de DAP/CAF, inscrição no Garantia Safra, localização em município com decreto de emergência municipal e a presença de rebanho declarado na ADAB, asseguram a distribuição justa e eficaz dos recursos.

"Ainda temos 200 municípios em estado de emergência pela seca. Apesar das chuvas, não foi suficiente para a produção de alimentos em determinadas localidades. Escolhemos aqui para entregar simbolicamente o milho para alimentação animal, mas vamos entregar em toda a Bahia", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a entrega, Edivalda Oliveira, agricultora familiar da região, expressou a importância do apoio neste momento difícil. "Essa entrega de milho é um alívio para nós, agricultores, que enfrentamos dificuldades devido à seca. Essa ajuda vai garantir alimento para nossos animais, preservando nossa subsistência", comemorou.

Ainda em Retirolândia, o governador visitou o galpão de armazenamento do milho, onde as sacas serão armazenadas até a distribuição. Além disso, o governador autorizou convênios com 192 municípios para locação de caminhões-pipa, um investimento de R$ 7,5 milhões, beneficiando diretamente 400 mil famílias em situação de emergência devido à seca.

Na ocasião, Jerônimo autorizou também o início das obras de construção de 620 galinheiros rústicos, beneficiando agricultores familiares em 19 municípios consorciados, no âmbito da ação "Parceria Mais Forte".

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, enfatizou a relevância da abordagem estratégica adotada pelo Governo. "Estamos trabalhando de maneira abrangente para enfrentar os desafios climáticos nos municípios baianos. A atenção às comunidades afetadas, a implementação de obras estruturais e o apoio direto aos setores mais vulneráveis da agricultura são essenciais para enfrentarmos de maneira efetiva a crise hídrica na região", afirmou o secretário.

Na ocasião, Jerônimo autorizou também o início das obras de construção de 620 galinheiros rústicos. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Central de Associações de Caetité se reúne em Assembleia Geral

Sexta / 02.02.2024

Por Giselle Quintão

Marcaram a reunião ordinária, a eleição da nova diretoria, ajuste da tarifa e celebração de 4 anos da Central de Caetité. (Foto: Divulgação)

A reunião anual em Assembleia Ordinária da Central de Associações visa discutir assuntos de interesses gerais junto às associações filiadas e, em 2024, a Central de Caetité realizou o momento no dia 31 de janeiro, com a participação de 31 representantes das comunidades associadas. A Assembleia teve como pontos destaques a eleição da nova diretoria, a aprovação do reajuste da tarifa e a celebração dos 4 anos da atuação da unidade de Caetité.

A atualização da tarifa teve aprovação quase que unanime pelos presidentes das associações, sendo aplicada a partir do faturamento de fevereiro de 2024. A gerente da Central de Caetité, Poliana Brandão, explicou o motivo do reajuste: “há 4 anos conseguimos manter o valor, devido ao apoio do Estado, por meio do convênio firmado em 2021. Porém para darmos continuidade e sustentabilidade desse modelo de gestão comunitária mostramos a necessidade da adequação no valor da tarifa, e a grande maioria compreendeu e concordou”, justificou a gerente.

A eleição, por indicação e votos abertos entre os presidentes das associações filiadas, definiu a diretoria para os próximos 3 anos, sendo o Conselho de Gestão composto por: Presidente: Sara Pereira dos Santos – Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Boca do Campo e Tanque Grande – Município de Tanque Novo. Vice-Presidente: Luiz Alberto Maciel Públio – Associação Comunitária de Pedras – Município de Urandi. Primeiro Tesoureiro: Ana Borges Bertunes de Oliveira – Associação dos Produtores de Volta da Serra - Município de Paratinga. Segundo Tesoureiro: Milene de Almeida Santos – Associação Comunitária dos Moradores de Ponte – Município de Paratinga. Primeiro Secretária: Rhámony de Castro Malheiro - Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Fazenda Mutamba - Município de Caetité. Segundo Secretário: Edson Rocha Santos - Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Riacho do Humaita Lagoa do Bino e Capinal – Município de Guajeru. Conselheiro Coparticipe Município: Gustavo Luiz Soares França - Prefeitura Municipal de Caetité. O Conselho Fiscal ficou formado pelos membros: Lucas Leonardo de Sousa - Associação Comunitária de Caldeiras - Município de Caetité; Reigivaldo Gonçalves de Macedo - Associação Remanescentes Quilombola Lagoa do Jacaré - Município de Paratinga e Leidelaine Souza Lessa Santana - Associação Beneficente Senhora Santana – Município de Macaúbas.

O que é a Central? Associação sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos na operação de infraestrutura hídrica rural, em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras e instituições privadas, visando reduzir as desigualdades sociais. A sede do município de Caetité é a mais recente entre as três unidades da Bahia, completando 4 anos em 2024. Nesse curto período, a Central de Caetité já atende a 18 municípios da região, com 56 associações filiadas, por meio de 57 sistemas de abastecimento rural de água, totalizando 7.883 ligações domiciliares, que beneficia, aproximadamente, 22 mil pessoas com água encanada, frente a uma tarifa com valor médio de R$ 28,16 por domicílio (a tarifa sofrerá pequeno ajuste a partir de fevereiro/24).

Guanambi: prefeito Nal Azevedo assina Ordem de Serviço para construção da Unidade Mista de Saúde do Distrito de Mutãs

Sexta / 02.02.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, a obra é de grande importância para a saúde do município e descentraliza o atendimento e facilita a vida de mais de 12 mil habitantes da localidade. (Foto: Divulgação / Asc

Na manhã desta quinta-feira (1), o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, assinou a ordem de serviço para início das obras da UMS – Unidade Mista de Saúde do Distrito de Mutãs. Estiveram presentes na reunião o secretário de saúde Edmilson Junior, subsecretário Manoel Paulo, os vereadores Neto de Dim, Hélio Pereira (Lelé), Diego Pi e o presidente da Câmara, Zaqueu Rodrigues.

“Este é um momento histórico para nossa gestão, pois estamos cumprindo mais um compromisso assumido com a população, e com os nossos vereadores e lideranças. Esta unidade trará benefício para todos, pois aqui será atendida boa parte da demanda, sendo deslocados para a sede, apenas os casos mais graves”, destacou o prefeito Nal.

De acordo com a prefeitura, a obra é de grande importância para a saúde do município e descentraliza o atendimento e facilita a vida de mais de 12 mil habitantes da localidade. A Unidade Mista tem o perfil de atenção básica como UBS e atenção especializada com pronto atendimento como UPA. O atendimento será de forma abrangente oferecendo cuidados primários, prevenção, diagnóstico e tratamento.

“A população de Mutãs é maior que muitas cidades. Dando atendimento de pronto socorro aqui, aliviamos a demanda do sistema na sede e ampliamos a atenção básica para uma grande parcela da população”, frisou o secretário de saúde Edmilson Junior.

Segundo informações da prefeitura, a empresa JMR Construções terá, a partir desta data, 14 meses para executar a obra que custará aos cofres do município a importância R$ 5.073.297,26 (Cinco milhões setenta e três mil duzentos e noventa e sete reais e vinte e seis centavos). Os recursos são oriundos do contrato da Prefeitura de Guanambi com a Caixa Econômica Federal, através do FINISA. Veículos, materiais e trabalhadores já estão no local e a execução da obra já começou.

INSS convoca 4,3 milhões de pessoas para fazer prova de vida

Sexta / 02.02.2024

Por Agência Brasil

Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. (Foto: Divulgação / Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.

“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, afirmou o INSS. As 4.351.557 de pessoas convocadas são nascidas nos meses de janeiro a março.

Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado.

Guanambi: tradicional Carnaval de Mutans tem grade oficial de atrações divulgada

Sexta / 02.02.2024

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado de 10 a 13 de fevereiro, na Praça do Mercado. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Na manhã desta quinta-feira (01), um dos carnavais mais tradicionais do interior da Bahia, o Mutans Folia 2024, teve a sua grade de atrações musicais confirmada e os últimos detalhes finalizados. A confirmação das atrações foi realizada em reunião do prefeito Arnaldo Azevedo e secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Victor Boa Sorte, com os vereadores do distrito, Hélio Pereira (Lelé), Diego Pi, Neto de Dim e Zaqueu Rodrigues.

“Chamamos os vereadores para participar, pois são lideranças que ajudam a fortalecer a representatividade de Mutãs e parceiros fundamentais na organização deste tradicional evento cultural, que este ano iremos oferecer uma estrutura maior”, frisou o prefeito.

O evento será realizado de 10 a 13 de fevereiro, na Praça do Mercado. De acordo com a prefeitura, para dinamizar o evento, o Mutans Folia deste ano terá dois palcos, que ficarão nas extremidades da praça, tudo para atender as 17 (dezessete) atrações musicais que irão alegrar os foliões.

As bandas que irão participar do Mutans Folia serão: Tarraxada, Megatron, O Tubarão, Kit Ilusão, Cia do Kuarto, Swing do Leva (antigo LevaNoiz), Banda Me Leva, Renan Moreira, Nilmara Senna, Uilian Vasconcellos, Eita Bichão, Indira Charles, Patrick Mendell, Marcondes & Thiago, Nova Geração, Cristina Rocha, Chamego e Latitude 10.

O evento será realizado de 10 a 13 de fevereiro, na Praça do Mercado. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

PMBA realiza a 20ª Edição da Operação Força Total na Bahia

Quinta / 01.02.2024

Por Ascom PMBA

Ao longo das 19 edições anteriores, a operação resultou na apreensão de 409 armas de fogo, na prisão de 669 criminosos em flagrante, e na recuperação de 340 veículos. (Foto: Divulgação / PMBA)

Na manhã desta quarta-feira (31), a Polícia Militar da Bahia deu início à 20ª edição da Operação Força Total, abrangendo os 417 municípios do estado. Desde as 7h até as 22h, policiais militares estão empregados nos meios aéreos, terrestres e tecnológicos, intensificando ações preventivas e ostensivas para coibir a prática de crimes e fortalecer a segurança pública.

Ao longo das 19 edições anteriores, a operação resultou na apreensão de 409 armas de fogo, na prisão de 669 criminosos em flagrante, e na recuperação de 340 veículos. Destacando a eficiência das blitze e incursões em áreas urbanas e rurais que resultaram em 368 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), na apreensão de 127 adolescentes, e no cumprimento de 232 mandados de prisão em todos os municípios baianos.

Consulta pública para obras em estradas vicinais é realizada em 52 municípios baianos

Quinta / 01.02.2024

Por Ascom Seinfra

Os encontros têm o apoio das prefeituras e contam com a presença de moradores, que contribuem para definir as vias que passarão por serviços. (Foto: Divulgação / Seinfra)

As estradas vicinais são importantes vias que atendem a população rural de uma região, facilitando o acesso até áreas urbanas para serviços como saúde e educação, e no escoamento da produção local. Para promover ações de melhoria nestes trechos baianos, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está realizando consulta pública em 52 municípios pertencentes aos consórcios das regiões do Sertão do São Francisco, do Baixo Sul e da Chapada Diamantina. Os encontros têm o apoio das prefeituras e contam com a presença de moradores, que contribuem para definir as vias que passarão por serviços.

Entre as obras a serem feitas estão a construção de pontes de concreto, bueiros, passagens molhadas e melhoria de greide. As ações fazem parte do Programa de Manutenção Proativa e de Resiliência das Rodovias do Estado da Bahia (Pro-Rodovias), que é um programa de investimento do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial, e que será lançado no início de 2024. O investimento estimado, nesta etapa, é de 20 milhões de dólares, sendo 5 milhões de dólares priorizados para estradas vicinais em municípios com atividades econômicas que estimulam o empreendedorismo feminino.

“Nós fizemos consultas públicas piloto nos municípios de Ruy Barbosa, Lajedinho, Nova Redenção e Andaraí. Essas consultas nos permitiram, em conjunto com a equipe do Banco Mundial, aprimorar o processo consultivo. Estamos organizando a programação nas outras 48 cidades. Após esta fase, a equipe técnica analisará os trechos priorizados pela população durante os encontros. Em seguida, iniciaremos os estudos a fim de licitarmos a obra”, destaca o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito.

Relação dos 52 municípios incluídos no programa

Consórcio do Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes; Canudos; Casa Nova; Curaçá; Juazeiro; Pilão Arcado; Remanso; Sento Sé; Sobradinho e Uauá.

Consórcio do Baixo Sul: Aratuípe; Cairú; Camamu; Gandu; Ibirapitanga; Igrapiúna; Ituberá; Nilo Peçanha; Piraí do Norte; Presidente Tancredo Neves; Taperoá; Teolândia; Valença e Wenceslau Guimarães.

Consórcio da Chapada Diamantina: Abaíra; Andaraí; Barra da Estiva; Boa Vista do Tupim; Boninal; Bonito; Iaçu; Ibicoara; Ibiquera; Ibitiara; Iramaia; Iraquara; Itaberaba; Itaetê; Lajedinho; Lençóis; Macajuba; Marcionílio Souza; Mucugê; Nova Redenção; Palmeiras; Piatã; Piritiba; Ruy Barbosa; Seabra; Souto Soares; Utinga e Wagner.

Eleições 2024: TRE-BA conclui planejamento para distribuição de urnas no Estado

Quinta / 01.02.2024

Por TRE-BA

Pela primeira vez, o órgão utilizou um algoritmo para otimizar o processo de distribuição dos equipamentos. (Foto: Divulgação / TRE-BA)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) finalizou o planejamento destinado à distribuição de urnas eletrônicas em todo o estado para as Eleições Municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Pela primeira vez, o órgão utilizou um algoritmo de programação linear para otimizar o processo de distribuição dos equipamentos. Anteriormente, o estudo de cenários era realizado manualmente pela equipe da Seção de Voto Informatizado (Sevin), por meio de planilhas no Excel.

De acordo com o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcante, o algoritmo realizou a tarefa de maneira mais eficiente, otimizando o processo e tornando as atividades mais dinâmicas. Os algoritmos são empregados para determinar a melhor alocação das urnas eletrônicas em diferentes zonas eleitorais, assegurando uma distribuição mais eficiente.

Conforme o planejamento, em 2023, as urnas foram entregues nos municípios de Jequié, Juazeiro e Barreiras. Este ano, as remessas já foram encaminhadas para Conceição do Coité, Cruz das Almas e Alagoinhas (em andamento). As próximas cidades a serem atendidas são Brumado, Irecê, Ribeira do Pombal e Seabra.

Reajuste no ICMS deixa gasolina, diesel e gás de cozinha mais caros na Bahia

Quinta / 01.02.2024

Por Bahia Notícias

Com o aumento, a tributação passa de 19% para 20,5%. (Foto: Divulgação / Agência Brasil)

Fevereiro é mês de Carnaval, mas também trouxe uma notícia ruim para os baianos. A gasolina, diesel e o gás de cozinha ficam mais caros no estado a partir desta quinta-feira (1º). O aumento no preço acontece porque nesta data começa a vigorar o reajuste de 1,5% a alíquota base do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em novembro e logo depois sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com o aumento, a tributação passa de 19% para 20,5%. No caso do botijão, o aumento estimado pelos revendedores é de cerca de R$ 5,00. A previsão é de que o preço médio do produto ultrapasse os R$ 140.

Governo do Estado garante Carnaval em mais de 80 municípios baianos

Quinta / 01.02.2024

Por Secom GovBA

O anúncio foi feito em Lençóis, pelo governador Jerônimo Rodrigues ao lado do coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, vice-governador Geraldo Júnior. (Foto: Feijão Almeida/GOVBA)

O Governo do Estado vai garantir a folia do Carnaval 2024 em mais de 80 municípios do interior baiano. O anúncio foi feito em Lençóis, nesta quarta-feira (31), pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, vice-governador Geraldo Júnior. São investimentos em ações e projetos nas áreas de segurança, saúde, turismo, infraestrutura, promoção da diversidade, cidadania e cultura para mais uma edição do Carnaval da Bahia, que este ano traz o tema “50 Anos de blocos afro. Nossa energia é ancestral”.

Valorizando a temática da folia, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) contemplou, através do Projeto Ouro Negro, blocos que reforçam e mantêm a tradição e a cultura afro em municípios baianos. Em Itabuna, o Bloco Afro Estandarte vai realizar a tradicional Lavagem do Fuxico. Em Caravelas, os blocos Caravelas e Umbandaum desfilam pelo centro histórico da cidade. Em Olivença e Ilhéus, o Bloco Afro Levada da Capoeira garante sua apresentação e em Maragojipe, a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2009, também tem apoio da Secult.

 “Além dos investimentos na capital baiana, estamos, mais uma vez, garantindo que cidades do interior possam realizar uma programação de carnaval especial para moradores e turistas, levando ações do Governo do Estado que garantam segurança, inclusão e estímulo ao turismo”, reforçou o governador Jerônimo Rodrigues.

Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), através da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), também está contemplando 31 projetos no interior. Entre os municípios apoiados estão Maragojipe, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Cairu, Prado, Rio de Contas, Amélia Rodrigues e Barreiras, além da cidade de Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola. A Setur vai realizar, ainda, pesquisa de caracterização, dimensionamento do turismo receptivo e avaliação dos serviços nos municípios de Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis.

Através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), serão apoiados oito projetos, contemplando sete cidades. A iniciativa visa fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento social, contemplando Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Vitória da Conquista, Ilhéus, Vera Cruz e Lauro de Freitas.

O vice-governador Geraldo Júnior, coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, destacou os fortes investimentos do Governo do Estado em Segurança Pública. “Estamos investindo em segurança para promover uma festa carnavalesca cheia de alegria e paz para baianos e turistas, também no interior da Bahia”, afirmou.

POLICIAMENTO NAS ESTRADAS

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), preparou um planejamento especial para intensificar as ações de policiamento nas rodovias estaduais durante o Carnaval 2024. As ações têm como objetivo prevenir acidentes através da fiscalização de trânsito (documentação de porte obrigatório, de excesso de velocidade e não ultrapassagem em locais proibidos), de operações de alcoolemia, que fiscaliza a ingestão de bebida alcoólica aliada à direção, além da escolta de turistas.

O CEPRv conta com equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária e três Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) nas cidades de Itabuna, Barreiras e Brumado. Os PMs serão empregados no policiamento ordinário e em plantões extras.

A CIPRv/Itabuna atuará com atenção especial nos municípios de Itabuna e Ilhéus no período do carnaval antecipado, que ocorre de 1º a 4 de fevereiro de 2024; nos carnavais paralelos ao da capital, nas cidades de Itacaré, Mucuri, Prado, Teixeira de Freitas e Canavieiras; e em Porto Seguro, que tem a folia prolongada até 16 de fevereiro.

Já na região de Barreiras, a CIPRv atuará por toda a malha rodoviária do oeste que está envolvida diretamente com os acessos às cidades de Barreiras, Correntina, Barra e Santa Maria da Vitória, com atenção especial nas BA-447 (saída de Barreiras-Angical), BA-463 (entrada do Sítio do Rio Grande), BA-827 (Barreiras – Prainha), BA-172 (entrada de Santa Maria da Vitória) nas BAs 161 e 160, nas entradas de Barra, sentido Ibotirama e Xique-Xique, respectivamente, e BA-172, saída de Santa Maria da Vitória sentido Correntina.

A CIPRv/Brumado intensificará o policiamento rodoviário em apoio à 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora ao longo da BA-148 e áreas próximas à entrada de Rio de Contas, à 79ª CIPM/Poções (BA-242), nas áreas de proximidade da entrada da cidade de Anagé, e em apoio à 80ª CIPM/Cândido Sales (BA-625), nas proximidades da entrada da cidade de Caraíba.

Guanambi: com 60 trabalhadores, mutirão de limpeza é realizado por toda a cidade

Quinta / 01.02.2024

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo realizados trabalhos de capina, roçagem, poda, retirada de terra e varrição do anel viário, avenidas e ruas dos bairros. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Guanambi deu início a um mutirão de limpeza urbana em razão do período de estiagem. De acordo com a prefeitura, o efetivo de 60 homens, com auxílio de patrulha mecanizada, está realizando trabalhos de capina, roçagem, poda, retirada de terra e varrição do anel viário, avenidas e ruas dos bairros. Conforme informações da administração municipal, os trechos do Terminal Rodoviário, Assaí Atacadista, do Aeroporto ao trevo de saída para Palmas de Monte Alto, Avenida Deolinda Martins da saída para Ceraíma à Casa de Dona Dedé, Avenida Durval de Souza Lima, já estão passando pelo processo de limpeza. “Graças a Deus, que choveu bastante, e agora vamos aproveitar essa ‘aragem’, para limpar as ruas. A vegetação cresceu muito, por isso, vamos intensificar este trabalho”, disse o prefeito Arnaldo Azevedo.

Estão sendo realizados trabalhos de capina, roçagem, poda, retirada de terra e varrição do anel viário, avenidas e ruas dos bairros. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)