Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Prefeitura de Caetité inicia cadastramento de agricultores para emissão de 460 títulos de terra

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A entrega dos títulos de terra será feita no segundo semestre deste ano (Foto: Reprodução/Internet).

Em Assembléia Geral do CDS-Alto Sertão, realizada na Câmara de Vereadores de Caetité no dia 26 de fevereiro deste ano, ficou definido que Caetité será o 7º município, dos 13 consorciados, a receber técnicos que realizarão levantamento das terras que serão regularizadas. Com isso, a Prefeitura de Caetité, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico, deu inicio, na semana passada, ao cadastramento que resultará em um importante trabalho de regularização fundiária, com a emissão de 460 títulos de terra. Com o processo de titulação, os agricultores familiares passarão a contar com um crédito oferecido pelos bancos oficiais. Além de terem acesso a um conjunto de políticas públicas possibilitado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O processo de cadastramento dos agricultores familiares será feito até maio, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na Praça da Barriguda (em frente ao Ponto Cidadão). Os agricultores devem apresentar os seguintes documentos para preenchimento do formulário: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento, documento da terra (caso a pessoa tenha) e os nomes dos confrontantes. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 17h. O prefeito Zé Barreira acredita que o processo de regularização fundiária vai melhorar consideravelmente a vida de quem trabalha no campo. “Não tenho dúvida de que os benefícios virão logo em seguida. Primeiro pelo fato de a pessoa ter um documento que garante a propriedade da terra, o que é o sonho de muitos agricultores. Segundo, porque com o título de terra em mãos os agricultores estão aptos a participarem de programas oferecidos pelo governo, que dá toda condição para que o trabalho tenha continuidade”, destacou o prefeito. Outras informações ou dúvidas sobre o processo de cadastramento podem ser adquiridas pelo telefone 77 3454-2850. A entrega dos títulos de terra será feita no segundo semestre deste ano.

Caculé: alunos da Creche Vereador Tadeu Martins Rocha celebraram a Páscoa

Segunda / 28.03.2016

Por Tayga Ribeiro

O evento contou com apresentações das crianças em alusão à Páscoa.

A Creche Vereador Tadeu Martins Rocha, em Caculé, realizou uma comemoração diferenciada para festejar a Páscoa, festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O evento contou com apresentações das crianças em alusão à Páscoa, mensagens sobre o verdadeiro e importante valor da data e ainda uma linda decoração com todos os símbolos que representam a festividade, criando um ambiente lúdico que alegrou o dia dos alunos.

Um ambiente lúdico e encantador alegrou o dia das crianças da creche.

Observatório da FG realiza reunião com o Museu do Alto Sertão e RENOVA Energia

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo do encontro foi integrar objetivos comuns para realização de estudos no sudoeste do Semiárido baiano e definição de possíveis parcerias entre essas entidades.

O Observatório FG do Semiárido Nordestino realizou reunião conjunta com o Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) e a RENOVA Energia, no dia 09/03. O objetivo do encontro foi integrar objetivos comuns para realização de estudos no sudoeste do Semiárido baiano e definição de possíveis parcerias entre essas entidades. O MASB vem realizando um importante trabalho na conservação do patrimônio cultural do alto sertão, tomando este território como área de pesquisa e de intervenção social, visando a preservação das diferentes memórias, histórias e identidades do alto sertão baiano. O projeto tem seu marco histórico no ano de 2011 e teve como parceiro a RENOVA Energia.

Segundo o coordenador do Observatório, Prof. Carlos Magno, a integração de projetos no âmbito se torna uma relevante estratégia para o desenvolvimento social da região do semiárido Nordestino. “Alinhar objetivos e estratégias comuns para a convivência e preservação de memórias, histórias e identidades é um ganho expressivo para região semiárido do sudoeste baiano”, afirmou. A professora Ana Luiza Cortes, do Núcleo de Bioprospecção do Semiárido (NEBSA), destacou a importância da constituição do Jardim Botânico para a preservação ambiental da região semiárida, projeto que vem sendo estudado pela Faculdade Guanambi. Também participaram da reunião o Prof. Dr. Ricardo Landim Bormann, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); as representantes do MASB, Professoras Leila Malheiros Marques, Rosália Junqueira Aguiar e Fernanda de Oliveira Matos; e os representantes da Renova Energia, José Carlos de Amaral Júnior e Dácio Alves de Oliveira.

Codevasf prorroga prazo para renegociação de dívidas relativas à tarifa d’água K1

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O K1 é uma tarifa de uso ou amortização dos investimentos feitos pelo federal na implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum (Foto: Reprodução/Internet).

O prazo para o parcelamento de débitos vencidos da tarifa d’água K1 para os produtores dos projetos de irrigação, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi prorrogado até o dia 1º de junho deste ano. A prorrogação é valida para os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. O K1 é uma tarifa de uso ou amortização dos investimentos feitos pelo governo federal na implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum dos perímetros. Para aderir à renegociação de débitos do K1, os agricultores precisam comparecer no Setor de Cobrança da Superintendência Regional da Codevasf ou no Escritório de Apoio Técnico da Companhia em seu estado, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Para pessoas físicas os documentos necessários são: originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. As empresas deverão apresentar cópia do Contrato Social, Estatuto ou Ata identificando os atuais representantes legais; Carteira de Identidade e CPF do representante legal ou procurador.

No local, o irrigante interessado (pessoa física ou jurídica) deverá preencher um requerimento com o pedido de parcelamento do débito. Deverá apresentar também uma declaração de inexistência de ação judicial ou de embargos opostos referentes ao K1, ou na existência desses, de desistência ou renúncia, devidamente comprovados por meio de cópia da petição protocolizada no respectivo Cartório Judicial. Em seguida, o processo de renegociação do produtor será submetido à direção da Codevasf. Os limites mínimos das parcelas para pessoa física é de R$ 100 e para empresas é de R$ 500. Os agricultores que não aderirem à renegociação dentro do prazo estipulado só poderão regularizar os débitos vencidos de K1 com a quitação integral. Aqueles que não procurarem a Codevasf poderão ter as dívidas executadas na Justiça, correndo o risco de ter o fornecimento de água suspenso e o lote retomado, conforme prevê a nova lei de irrigação. Os débitos poderão ser parcelados em até 60 parcelas mensais.

Bahia se prepara para exportar boi vivo para o Oriente Médio

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,8 milhões de cabeças (Foto: Reprodução/Internet).

Representantes da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, interessada em exportar boi em pé (gado vivo) da Bahia, estiveram em Vitória da Conquista para detalhar aos produtores da região questões sobre esse mercado, esclarecendo os pré-requisitos exigidos para exportação. A intenção da empresa é fazer com que os criadores conheçam esses critérios e se adaptem para iniciar a exportação, com remessa de cinco mil animais para o Oriente Médio. O seminário foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Sistema Faeb/Senar, com o apoio da associação de criadores, dos técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

“Iniciamos o ano de 2016 dando largos passos para começar a exportar boi em pé via porto de Ilhéus. Para a Bahia esta ação tem significado ainda maior, já que possuímos rebanho Livre de Aftosa com vacinação há quase 15 anos”, destacou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. A Bahia possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,8 milhões de cabeças, no sudoeste do Estado o número do rebanho é de 599.150 mil cabeças, sendo 114.764 mil do município de Vitória da Conquista. Para que a exportação se torne realidade, o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), se mobilizam junto às associações, cooperativas e iniciativa privada para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa. O próximo passo é formar um grupo com representantes das instituições envolvidas e identificar um local para ser o estabelecimento pré-embarque, onde ficarão alojados para realização de todos os trâmites sanitários exigidos em legislação pelo Mapa e países importadores. A empresa australiana sugeriu a formação de comitiva para visitar as instalações como essa no Estado do Pará, onde já é realizada a exportação.

CPP da Faculdade Guanambi promoverá Oficina de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Podem se inscrever estudantes do primeiro ao quinto semestre de todos os cursos de graduação da FG.

Ingressar no Ensino Superior exige do estudante uma mudança significativa na forma de conduzir os processos de aprendizagem. A qualidade da apresentação de trabalhos acadêmicos é uma habilidade que deve ser desenvolvida por todos. Pensando nisso, o Centro Pedagógico e Psicopedagógico (CPP) da Faculdade Guanambi realizará, no dia 30 de março, Oficina de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. A Oficina será ministrada pela psicopedagoga Elvira Cavalcante, que vai abordar temas como regras de apresentação de trabalhos, elaboração de slides, vícios de linguagem, postura corporal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.faculdadeguanambi.edu.br/eventos. Podem se inscrever estudantes do primeiro ao quinto semestre de todos os cursos de graduação da FG.

Igaporã: obras da quadra poliesportiva de Cerquinha seguem em ritmo acelerado

Segunda / 28.03.2016

Por Samuel Gonçalves

O empreendimento é uma iniciativa da Gestão Municipal em parceria com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As obras da quadra poliesportiva da comunidade de Cerquinha, em Igaporã, segue em ritmo acelerado. A quadra é um antigo sonho dos desportistas, de toda a comunidade e adjacências. O empreendimento é uma iniciativa da Gestão Municipal em parceria com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na obra serão investidos R$ 503.296,30, a qual reafirma o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento da educação, esporte e lazer. O espaço físico será fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e jovens que estudam no Colégio Municipal Ana Rosa Magalhães, pois irá colaborar ainda mais para o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades, sejam elas motoras, cognitivas ou afetivas. A quadra poliesportiva é necessária não somente para fins esportivos, como a prática de futebol, basquete, vôlei, handebol, ginástica, capoeira, dança, entre outras modalidades. Ela é uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita a inclusão da comunidade local através do aspecto cultural, como festivais, gincanas, apresentações folclóricas, festas juninas, festejos natalinos e comemorações.

A quadra é um antigo sonho dos desportistas, de toda a comunidade e adjacências.

CMDCA de Caetité realiza encontro com conselheiro do CONANDA

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em encontro, Djalma Costa discutiu o fortalecimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou um encontro com o Conselheiro Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Djalma Costa, no dia 16 de março. Estiveram presentes no encontro membros do CMDCA, CRAS, CREAS, das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além dos Conselheiros Tutelares de Caetité, Lagoa Real e Botuporã. Na oportunidade, foram discutidos o fortalecimento da política na infância e adolescência e os planos setoriais, além do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Djalma Costa destacou que Conselho existe para formular e deliberar políticas públicas para as crianças e adolescentes, gerenciando fundos existentes para este fim. Além de avaliar as ações realizadas através de um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil, que compõem o órgão. Após a Palestra, o conselheiro do CONANDA visitou as instalações do CMDCA e Conselho Tutelar do município. “Fico muito feliz em saber que em Caetité existe uma estrutura bem organizada voltada para rede de proteção das crianças e adolescentes. Esse é o primeiro passo para um trabalho desenvolvido com carinho e respeito”, disse Djalma. Para a presidente do CMDCA, Juliana Moreira, a realização do encontro mostra como Caetité se importa com a efetivação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Presentes membros do CMDCA, CRAS, CREAS, das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e Conselheiros Tutelares de Caetité, Lagoa Real e Botuporã.

Caetité: equipe articuladora do Selo Unicef se reúne para organizar o 2º Fórum Comunitário

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro, que é etapa obrigatória para conquista do selo, acontecerá em 01 de junho.

A equipe articuladora para a conquista do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013/2016, de Caetité, se reuniu na tarde da última quarta-feira para organizar o 2º Fórum Municipal. O encontro, que é etapa obrigatória para que o município seja certificado, será realizado no dia 01 de junho. A articuladora de Selo Unicef em Caetité, Ana Rebouças, explica que esse é um momento de prestar contas à comunidade do que foi executado a partir do Plano de Ação Municipal e das desigualdades identificadas nos grupos de trabalho do 1º Fórum. “A realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef tem o objetivo de avaliar tudo que foi realizado até o momento para que o município seja certificado. Esse é um espaço de encontro e diálogo, no qual a comunidade irá avaliar, propor e acompanhar os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas, para meninos e meninas até 17 anos”, informou Ana Rebouças. Os municípios inscritos no Selo Unicef são estimulados a avançar em direção a um conjunto de sete objetivos específicos, avaliados pela evolução dos indicadores entre o início e o final da edição de cada selo. “Ser um município aprovado pelo Unicef é a certeza de que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. E esse é o nosso principal objetivo”, finalizou Ana.

Brumado: MODERA e entidades parceiras realizaram atividades no Dia da Água

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Neste ano, o Dia da Água em Brumado foi marcado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, que está centrada na questão do saneamento básico.

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU instituiu o 22 de março como o Dia Mundial da Água. No início do Século XXI, o MODERA e entidades parceiras passaram a realizar atividades nesse dia não só para lembrar da problemática envolvendo a água no contexto global, como também para refletir sobre a crise de abastecimento em Brumado no período de 1998 a 1999 e a degradação sobre o Rio do Antônio. Neste ano, o Dia da Água em Brumado foi marcado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, que está centrada na questão do saneamento básico. O MODERA contou com a participação da Paróquia do Bom Jesus, Associação Divina Providência, Grupo Fé Cênica, Clube da Terceira Idade, SINDSEMB, CEEP e CMEAS para realizar uma passeata pelas ruas da Cidade e uma reunião plenária no Auditório do SEMAC, onde foi aprovada a Carta Aberta pelo Saneamento Ambiental do Município de Brumado. A Carta relaciona problemas e propõe medidas às autoridades, tocando em questões como: volume da Barragem de Cristalândia para atender Brumado e municípios vizinhos; impactos ambientais do agronegócio acima daquela Barragem; rede mista para drenagem pluvial e esgoto que traz transtornos para a Cidade no período de chuva; lançamento constante de esgoto no Rio do Antônio, causando privação do uso direto da sua água e diminuição da qualidade de vida de ribeirinhos; impactos ambientais de aterros em comunidades rurais; esgotamento da vida útil do Aterro de Lagoa de Dentro; disseminação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti; poluição sonora e poluição atmosférica.

No auditório da SEMAC foi aprovada a Carta Aberta pelo Saneamento Ambiental do Município de Brumado.

Igaporã: em comemoração a Páscoa, alunos do SCFV participaram de programação de lazer

Quinta / 24.03.2016

Por Samuel Gonçalves

As atividades aconteceram no Clube de Campo Água Bonita, onde os pequenos puderam se divertir na piscina e demais áreas de lazer do clube.

Em comemoração a Páscoa, a administração de Igaporã, por meio da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, promoveu ontem (23) uma programação de lazer para as crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades aconteceram no Clube de Campo Água Bonita, onde os pequenos puderam se divertir na piscina e demais áreas de lazer do clube. Houve ainda a distribuição de lanches e ovos de páscoa aos participantes do programa Sócio Assistencial. O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. O programa para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais.

O SCFV para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um serviço ofertado na Proteção Social Básica.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 29/03

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça feira, dia 29, das 07:30h às 11:00h, no bairro Centro Industrial  da cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais. Rua A, Rua Maringá e Rua Valdir Pereira. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Departamento de Trânsito de Caetité informa sobre medida para a 3ª Páscoa da Juventude

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nenhum veículo poderá circular ou estacionar na Praça da Catedral, Avenida Santana, Rua Quintino Bocaiúva e Rua Barão.

O Gerente Municipal de Trânsito de Caetité, Janderson Leão, informa aos caetiteenses que neste domingo (27), a partir das 13h, nenhum veículo poderá circular ou estacionar na Praça da Catedral, Avenida Santana, Rua Quintino Bocaiúva e Rua Barão. A medida se deve em função da realização da 3ª Páscoa da Juventude, com circulação de trio elétrico nas ruas supracitadas. A desobediência acarretará em notificação e remoção do veículo.

Demandas de Carinhanha e Lajedinho são atendidas pelo secretário de Educação da Bahia

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Para fortalecer ainda mais as solicitações, os secretários de Educação municipais também compareceram à audiência.

Preocupada com o funcionamento do sistema educacional dos municípios de Carinhanha e Lajedinho, a deputada Ivana Bastos se reuniu com o secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, na manhã da última terça-feira (22). Para fortalecer ainda mais as solicitações, os secretários de Educação municipais também compareceram à audiência. Durante a reunião, o secretário de educação de Carinhanha, Lindomar Souza, e a parlamentar apresentaram as dificuldades enfrentadas pelo município, após o encerramento com a suspensão do pagamento de 41 mediadores do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec).

Osvaldo Barreto, entusiasta do programa, informou que ainda na terça-feira haveria a contratação temporária de monitores. O secretário de Estado acrescentou ainda a importância o EMItec para a difusão do ensino nas comunidades rurais. “O EMITec é um programa que foi implantado pela nossa gestão. Eu tenho muito orgulho do trabalho e da qualidade do ensino que chega até as comunidades mais longínquas. Agradeço também a ajuda, a cobrança e o empenho dos gestores municipais.”, considerou Osvaldo Barreto. “É muito gratificante ver que o Governo do Estado está buscando mecanismos eficazes para levar educação de qualidade aos estudantes das comunidades rurais. Fico muito satisfeita com a agilidade em resolver o problema dos nossos alunos. Tenho certeza que esse é o caminho para o desenvolvimento”, ressaltou Ivana Bastos.

A falta de condições para o funcionamento do Colégio Estadual Dezair Nascimento Galvão, em Lajedinho, foi uma das demandas do município. Na ocasião, a secretária de Educação, Graziela Oliveira, destacou a falta de professores e funcionários para a realização das atividades. A deputada Ivana Bastos pontuou ainda que o colégio funciona no antigo prédio da prefeitura, necessitando acelerar a construção da nova unidade que já foi solicitada pelo prefeito Antônio Mário. Sensível às demandas, o secretário informou que seis estagiários de cursos de licenciaturas já foram contratados de imediato e que a Secretaria irá contratar mais três professores em regime de REDA emergencial. Em relação a construção da nova unidade, o secretário comunicou que estará com o governador na próxima semana para tratar da situação.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 27/03

Quinta / 24.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 27, das 08:00h às 14:00h, no bairro Centro da cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Pç. Cel. Pedro F. Morais; Pç. Gercino Coelho; Rua dos Expedicionários; Rua Pedro Francisco de Morais; Tv. vereador Edvard de Castro Costa e Rua Ceará. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.