Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Educação profissional oferece oportunidade a 85 mil jovens e adultos

Terça / 15.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Cristina Kavalkievicz, diretora da Suprof, um dos objetivos do Governo é ampliar a oferta de ensino integral e preparar os jovens em menos tempo para o mundo do trabalho.

85 mil baianos, entre adolescentes que estão cursando o Ensino Médio e jovens e adultos que tenham ou não concluído os estudos na rede pública, fizeram a opção de se profissionalizar por meio da Educação Profissional, oferecida pelo Governo do Estado, no ano letivo de 2016. São mais de 70 opções de cursos distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os números fazem da Bahia a segunda maior rede estadual de ensino profissional do País. A rede atende diretamente 121 municípios, mas chega a atingir até 200 cidades que são próximas geograficamente e também usufruem da estrutura de ensino. Segundo a diretora da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), Cristina Kavalkievicz, um dos objetivos do Governo do Estado é ampliar a oferta de ensino integral, já presente em 25 centros de educação na capital e no interior, e preparar os jovens em menos tempo para o mundo do trabalho.

Os cursos são distribuídos em 12 eixos: Ambiente e Saúde; Segurança; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Industrial; e Recursos Naturais. As formações em Enfermagem, Informática, Administração e Agroecologia estão entre as opções mais procuradas. Para os adolescentes que escolhem fazer a educação básica junto com o curso técnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), o curso terá duração de 4 anos. Já os jovens e adultos que interromperam os estudos da rede pública e decidiram voltar à escola podem optar pela Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja Médio), os cursos duram dois anos e meio. Além disso, para quem já concluiu os estudos da base curricular nacional e quer voltar à escola para realizar a formação profissional, há o programa Médio Subsequente (Prosub), com duração de dois anos.

Polícias Civil e Militar prendem homicida na zona rural de Caturama

Terça / 15.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Firmino Francisco Neto foi preso pela prática de um homicídio duplamente qualificado, fato ocorrido em São Paulo, no ano de 2005.

Na manhã de hoje, dia 15, uma equipe de investigadores comandada pelo Delegado Márcio Andrei, juntamente com policias militares da SME da 46ª CIPM, cumpriu mandado de prisão em desfavor de Firmino Francisco Neto, 40 anos. O referido indivíduo foi preso pela prática de um homicídio duplamente qualificado, fato ocorrido em São Paulo, no ano de 2005. O indivíduo foi preso na zona rural de Caturama.

Luciano Ribeiro conclama debate responsável sobre a crise política do país na AL-BA

Terça / 15.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

“A crise mostra a indignação de um povo com baixos salários e que paga altos impostos”, disse Luciano Ribeiro (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O deputado Luciano Ribeiro, no dia 14 de março, um dia após a maior manifestação popular contra o governo atual, o PT e a corrupção no Brasil, usou a tribuna para deixar registrado a sua indignação diante da ausência de uma análise mais profunda pelos deputados da situação, na Assembléia Legislativa da Bahia, sobre o movimento. “É preciso uma análise verdadeiramente responsável deste momento histórico crítico pelo qual atravessa o nosso país. Me indigna ouvir aqui, nesta Casa, agressões e justificativas que não vão ao cerne da questão. A população demonstrou voluntariamente, em expressividade e pacificamente que está insatisfeita com este modelo político que aí está, e não se pode minimizar isso”, salientou o deputado. Luciano convocou os pares, especialmente o líder do PT, para refletir sobre os reais motivos das manifestações e não para acusar a oposição por aquilo que ela não é responsável, já que não é a oposição que está a governar. “A crise mostra a indignação de um povo com baixos salários e que paga altos impostos, que está desempregado, que não tem segurança pública, saúde nem educação decentes. É preciso um debate real, com a grandeza que o povo brasileiro merece e tanto clama”, avaliou Ribeiro.

Setor produtivo e Governo do Estado discutem desafios da cafeicultura para 2016

Terça / 15.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A reunião aconteceu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, durante o terceiro dia da 50ª Edição do ExpoConquista.

A Câmara Setorial do Café realizou o primeiro encontro de 2016, no último domingo (13), para discutir as demandas da cafeicultura na Bahia. Estado que se destaca como produtor dos melhores cafés do Brasil em qualidade e vem se consolidando na produção de grãos especiais e selecionados, notadamente nas regiões de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Barra do Choça. A reunião contou com a participação do governo do Estado, representado pelo secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, das cooperativas do Território de Vitória da Conquista, por meio do presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão, e do presidente da Assocafé, João Lopes, além de produtores da região. A reunião aconteceu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, durante o terceiro dia da 50º Exposição de Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da conquista (ExpoConquista).

“Temos 21 câmaras setoriais e vamos priorizar pelo menos dez, inicialmente sendo o café uma delas, e no decorrer do tempo daremos continuidade ao trabalho de desenvolvimento de todas as câmaras”, ressaltou Vitor Bonfim. Algumas das demandas pautadas foram: necessidade de retomada do processo de Identificação Geográfica (IG) do café produzido na região de Vitória da Conquista; assistência técnica para pequenos e médios produtores; continuidade dos concursos de qualidade de café, através do apoio do Ministério da Agricultura (Mapa), governo do Estado, cooperativas e instituições ligadas ao setor, a exemplo do Sistema Faeb/Senar, e presença maior da cafeicultura baiana na pauta do Mapa, nas decisões políticas do setor.

“A cafeicultura baiana já passou por vários momentos de crise, e este período de dificuldade financeira enfrentado em todos os setores. É mais um a ser superado, por conta da força desta cadeia produtiva, com milhares de famílias vivendo desta atividade agrícola. A cafeicultura emprega cerca de oito milhões de pessoas”, declarou João Lopes. “Temos cafeicultura forte, fruto de difusão de conhecimento e adesão de inovações tecnológicas. Pela primeira vez formamos 30 turmas de capacitação de qualidade de cafés e esses produtores serão multiplicadores de conhecimento em suas comunidades”, destacou Jaymilton Gusmão. O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia (Sistema Oceb), Sérgio Tecchio, entregou a Vitor Bonfim um conjunto de proposições elaborado pela instituição de políticas agrícolas para o Estado, no qual a cafeicultura está inserida, com destaque para a necessidade de aumento do tempo de custeio para os produtores de café da Bahia, de um para dois anos.

Caetité: Amofeve e Sudesb assinam convênio de R$ 277 mil para apoio a projeto social

Terça / 15.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O apoio financeiro vai possibilitar mais oportunidades para crianças e adolescentes por meio do esporte, com aulas gratuitas de futebol e futsal.

Na última sexta-feira (11), a Associação de Moradores do Bairro da Feira Velha (Amofeve) firmou convênio com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a implantação do projeto “Bom de Escola, Bom de Bola” no município. O apoio financeiro vai possibilitar mais oportunidades para crianças e adolescentes por meio do esporte, com aulas gratuitas de futebol e futsal. A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu no auditório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na Feira Velha, e contou com as presenças do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, da vice-prefeita Fátima Silveira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, do procurador do município, Dr. Élcio Nunes Dourado, dos vereadores Zacarias e Cláudio Borges e do presidente da Amofeve, Hélio Marcos.

O apoio da Sudesb será da ordem de R$ 277 mil, utilizados para aquisição de material esportivo, fardamento, eventos, premiação, material publicitário e recursos humanos. O projeto vai atender a 400 alunos na faixa etária de 7 a 17 anos. As aulas acontecerão de segunda a quinta, de 9h às 11h30 e de 13h30 às 17h, no campo da Praça da Juventude (Barroquinha) e no campo de futebol do Bairro Rainha da Paz. Os interessados no projeto devem comparecer à sede da Associação de Moradores do bairro da Feira Velha, na Rua Idalino Barberino da Silva. Para a efetivação da inscrição são necessários RG, CPF, comprovante de matrícula em escola pública e uma foto 3x4. A iniciativa atenderá, prioritariamente pessoas em situação de risco social, moradores dos bairros da periferia e zona rural.

O projeto vai atender crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

Encontro dos Produtores de Barra da Estiva: 8ª edição do evento fecha parceria e aposta em novas culturas

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

"Acreditamos na força do empreendedorismo dos produtores de Barra da Estiva e região", afirmou o Secretário de Agricultura José Henrique Tinoco.

Barra da Estiva é conhecida como a 'Terra do Café', mas também quer ser conhecida como a terra do morango, do maracujá, da banana e das frutas cítricas. E, apostando nisto, é que a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Barra da Estiva (ADESBE), em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, fecharam um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, sediada em Cruz das Almas, visando estimular a produção de banana e frutas cítricas na região. Na 8ª edição do Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, além de tratar da produção de café, morango e maracujá, que já estão consolidadas na região, o evento vai abordar também a produção de banana e frutas cítricas.

Falando a reportagem do Sertão Hoje, o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique Tinoco destacou que no segundo encontro, a cultura da banana já havia sido tema de um dos minicursos ministrados durante o evento e que, a partir daí, os moradores da comunidade quilombola do Camulengo resolveram apostar na cultura. Ele inclusive nos enviou fotos da mais recente venda feita pelos moradores, em janeiro deste ano, em que o comprador adquiriu um caminhão 'fechado' de banana.

Sobre o 8º Encontro dos Produtores, José Henrique destacou que além da nova parceria com a Universidade Federal do Recôncavo, o evento mantém a parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e outras instituições. "Escolhemos como tema deste ano 'Plantando oportunidades é que se colhe bons frutos' porque acreditamos na força do empreendedorismo dos produtores de Barra da Estiva e região. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de abril e mais uma vez esperamos contar com todos os nossos parceiros para fazermos um grande Encontro", finalizou José Henrique.

Moradores da comunidade quilombola do Camulengo participaram de capacitação sobre produção de banana e já estão comercializando (Foto: arquivo/Semagri).

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (14)

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Três projeto de Lei, três indicações e um requerimento estão na pauta da sessão de hoje.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 14. Na pauta de votação estão: Projeto de Lei nº 002/2016, de autoria do Executivo Municipal, que “Revoga a Lei 1.680, de 26 de abril de 2013, que concedeu direito real de uso à instituição AUAU – Adote um amigo Único”; Projeto de Lei nº 001/2016, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre a aprovação do Plano Municipal da Infância e Adolescência, e dá outras providências”. Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016, de autoria do Vereador José da Silva Santos, que “Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Senhor João Mário da Silva Teixeira, e dá outras providências”. Serão votadas ainda indicações dos vereadores José Ribeiro Neves, além de um requerimento de sua autoria, e José Carlos Marques Pessoa (José Carlos de Jonas).

CLIQUE AQUI E VEJA A PAUTA COMPLETA DA SESSÃO

Ibicoara: Polícia Civil destrói mais uma plantação de maconha

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Foi encontrada uma roça com cerca de 1.000 pés de maconha (mudas pequenas e grandes), além de uma balança e outros acessórios.

Investigadores da Polícia Civil, coordenados pelo Delegado Alex Wendel, descobriram na região de Capão da Volta, município de Ibicoara, mais uma plantação de maconha. Desta vez foi encontrada uma roça com cerca de 1.000 pés de maconha (mudas pequenas e grandes), além de uma balança e outros acessórios. O proprietário já foi identificado e o referido Delegado deve representar judicialmente pelo perdimento do imóvel rural, conforme dispõe a Lei de Drogas. Parte da droga apreendida será encaminhada para a perícia no Departamento de Polícia Técnica, cujo laudo servirá de prova contra o traficante.

Caetité: Obras do PSF de Pajeú do Vento estão a todo vapor

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A obra está sendo realizada com recursos próprios do município. A previsão é que a reforma seja entregue para população em 30 dias, trazendo mais conforto e comodidade.

A reforma da Unidade Básica de Saúde da Família do distrito de Pajeú do Vento, em Caetité, com manutenção do telhado, parte hidráulica, elétrica, além de restauração da pintura, segue a todo vapor. A obra está sendo realizada com recursos próprios do município. Os atendimentos estão sendo realizados em um prédio provisório e a previsão é que a reforma seja entregue para população em 30 dias, trazendo mais conforto e comodidade. A secretária de Saúde, Cynthia Lopes, comemorou a rapidez na reforma. “Estamos muito felizes com a realização dessa forma e com o rápido trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Recursos Públicos. A população de Caetité pode comemorar ainda mais, porque além da reforma dessa unidade de Saúde, entregaremos nos próximos dias as Unidades Básicas de Saúde da Família de Santa Luzia, Campinas, Cercado, além do CAE III”, disse Cynthia.

Expoconquista mostra potencial do agronegócio da região sudoeste do Estado

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento conta com 400 expositores e a expectativa é dobrar o valor financeiro gerado em negócios do ano passado, que foi de R$150 mil.

Foi aberta oficialmente a 50ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Expoconquista), na noite do último sábado (12), pelo vice-governador da Bahia, João Leão, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim chamou a atenção para a necessidade de agroindustrializar a produção baiana. “A Bahia tem imenso potencial produtivo com diversidade de culturas. A região de Vitória da Conquista é um grande exemplo dessa riqueza. A Secretaria da Agricultura vem se empenhando para agroindustrialização no Estado, agregando valor ao produto, gerando emprego e renda para a população e ampliando a contribuição do PIB regional no crescimento da economia do Estado”, ressaltou o secretário.

A exposição, que teve início na última sexta-feira (11) e segue até o dia 20 de março, gerou cerca de 1.300 vagas de empregos diretos durante a montagem do evento, além de aproximadamente 6 mil indiretos. O evento conta com 400 expositores e a expectativa é dobrar o valor financeiro gerado em negócios do ano passado, que foi de R$150 mil, como afirmou o governador em exercício, João Leão. "Este é um dos maiores eventos do agronegócio da Bahia. A exposição tem potencial e foi organizada para superar as edições anteriores. Estamos muito otimistas", disse Leão. Ele também destacou a importância do cooperativismo, na organização dos produtores para facilitar a adesão aos financiamentos dos bancos oficiais e agroindustrialização no Estado.

No estande institucional do Governo do Estado, representado pelas secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Além de promover curso gratuito de Piscicultura Básica em Viveiro Escavado e Tanque Rede para mais de 80 pessoas, a Bahia Pesca, vinculada à Seagri, fez a entrega simbólica, aos piscicultores da região, de cerca de 100 mil alevinos de tilápias.

A Bahia Pesca, vinculada à Seagri, fez a entrega simbólica, aos piscicultores da região, de cerca de 100 mil alevinos de tilápias.

Geração de energia solar para residências está isenta de ICMS na Bahia

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O estado é o sétimo do País a aderir ao convênio 16/2015, da Confaz, que prevê a dispensa do tributo nos casos de micro ou mini-geração de energia.

Os baianos já podem investir na geração de até 75 quilowatts, por meio de painéis fotovoltaicos (energia solar), para o abastecimento residencial, com garantia de isenção do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS). O estado é o sétimo do País a aderir ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prevê a dispensa do tributo nos casos de micro ou mini-geração de energia, pelo sistema de compensação com as companhias distribuidoras. A carga excedente gerada durante o dia é injetada diretamente na rede distribuidora do estado, no caso a Coelba. Essa carga extra fica como crédito para uso durante a noite ou para aproveitamento durante um prazo de 60 meses. Antes da medida, em vigor desde janeiro, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) cobrava do consumidor o valor do ICMS sobre a energia excedente. Resolução anterior do Confaz, de 1997, já previa a isenção na aquisição dos equipamentos necessários para estimular o uso de energia sustentável nos imóveis residenciais, cooperativas, associações, além de pequenas e médias empresas.

O diretor de Tributação da Sefaz-BA, Jorge Gonzaga, explica que a medida se aplica também a condomínios de apartamentos. Segundo ele, todo o processo é feito junto à Coelba. “A concessionária fará uma avaliação das instalações, nível de segurança, o medidor de energia vai ser trocado. O normal só tem entrada e o outro vai medir entrada e saída. A Coelba chancelando, ela mesma fará a compensação. O Estado já autorizou a concessão e a Coelba faz o processo”, destacou. Segundo o engenheiro eletricista Ricardo David, diretor da Ecoluz, empresa especializada na implantação do sistema, uma residência de grande porte gasta em média 14 quilowatts mensais. “Outra coisa importante é que esses módulos duram até 20 anos. Nesse prazo, a pessoa estará livre da influência de qualquer política que gere oscilação nas tarifas de energia”, disse Ricardo.

Faxinaço contra o Aedes Aegypti já visitou mais de 23 mil localidades em Caetité

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O grande Faxinaço contra o mosquito Aedes Aegypti iniciou desde o dia 22 de fevereiro.

A Prefeitura de Caetité, através da secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Meio Ambiente e da Limpeza Pública, iniciou o grande Faxinaço contra o mosquito Aedes Aegypti desde o dia 22 de fevereiro. A Campanha, que iria até 11 de março, será encerrada amanhã (15). Até o momento já foram visitadas mais de 23 mil localidades, entre residências e terrenos baldios. A secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, destacou a importância de a população continuar mobilizada contra o mosquito. “Estamos trabalhando intensamente há três semanas para acabarmos com os focos do mosquito. Nesses últimos dois dias de campanha visitaremos mais 1.500 localidades, entre residências e terrenos baldios. Eu peço à população que continue atenta para que não haja novos focos. Vamos continuar mobilizados e acabar com esse perigoso mosquito aqui, em Caetité. Estamos todos juntos nessa luta”, disse a Secretária.

Governo de Guanambi e parceiros realizarão evento para empreendedores do Sertão Produtivo

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A presença das principais lideranças de entidades de apoio e fomento ao empreendedorismo no estado dá a dimensão da grandeza do encontro.

A sinergia e a parceria entre a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de administração, Indústria e Comércio e diversas entidades, irão proporcionar um grande evento da região do Sertão Produtivo com empresários e empreendedores. O encontro será realizado na noite da próxima quinta-feira (17), às 19 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi. Estarão presentes no momento Otto Alencar Filho, presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e Adhvan Furtado, superintendente estadual do Sebrae, que irão proferir palestra aos presentes.

A presença das principais lideranças de entidades de apoio e fomento ao empreendedorismo no estado dá a dimensão da grandeza do encontro. “Este evento é o sinônimo da importância de Guanambi para o cenário estadual. Já que a nossa cidade vem sendo reconhecida anualmente com destaque em premiações de programas de incentivo ao empreendedorismo em nossa gestão”, frisou o prefeito Charles Fernandes. O encontro ainda tem como parceiros o Sebrae, Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB), Câmara de Dirigentes Lojistas de Guanambi (CDL), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, Associação Industrial de Guanambi (AIG), Credibahia e Sala do Empreendedor.

Bom Jesus da Lapa inaugura Ponto Cidadão com oferta de 5,5 mil atendimentos mensais

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

No total, a Prefeitura e Secretaria da Administração do Estado investiram R$ 420 mil na construção, compra de mobiliário e equipamentos.

O Ponto Cidadão de Bom Jesus da Lapa, a primeira unidade da Rede SAC no Território de Identidade do Velho Chico, foi inaugurado na tarde da última sexta-feira (11). A unidade compacta de atendimento ao cidadão oferece 5,5 mil senhas de serviços por mês, garantindo celeridade e qualidade na emissão da documentação básica. O beneficio foi entregue à população durante cerimônia na presença do governador em exercício, João Leão, do secretário da Administração, Edelvino Góes, e do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Este é o 21º Ponto Cidadão entregue à população baiana, que somados às demais unidades da Rede SAC totalizam 59 pontos de atendimento, espalhados em 25 territórios de identidade. “Este equipamento propiciará mais desenvolvimento social e econômico para toda a região. Com os documentos básicos oferecidos no Ponto Cidadão é possível ter acesso aos programas sociais do governo e ao mercado de trabalho, por exemplo”, declarou Góes.

A nova unidade está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro, com área interna construída de 209,48m². No total, a Prefeitura e Secretaria da Administração do Estado investiram R$ 420 mil na construção, compra de mobiliário e equipamentos. A unidade conta com uma equipe multifuncional, composta por 14 funcionários, todos credenciados para o atendimento à população. Mensalmente, serão oferecidas no Ponto Cidadão de Bom Jesus da Lapa, 1.100 senhas para RG, 660 para CTPS, 660 para Antecedentes Criminais e 1.760 para os serviços de Seguro Desemprego e Intermediação para o Trabalho. A instalação dispõe ainda de atendimento para os beneficiários da Previdência Estadual, com 660 senhas para o Ceprev. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Mais informações sobre a Rede SAC podem ser acessadas pelo endereço www.sac.ba.gov.br ou por meio dos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

A unidade conta com uma equipe multifuncional, composta por 14 funcionários, todos credenciados para o atendimento à população.

Equipe da saúde de Caculé envolve escolas em ações de combate ao Aedes Aegypti

Segunda / 14.03.2016

Por Tayga Ribeiro

Palestras realizadas nas escolas públicas e privadas informam e orientam os alunos para o combate ao mosquito transmissor.

Desde o dia 07 de março as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Caculé trabalham em conjunto nas ações de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Na última semana os alunos das escolas públicas e privadas foram envolvidos nas ações realizadas pela equipe. Além de palestras educativas sobre transmissão, cuidados para eliminar os focos de proliferação do mosquito, sintomas e complicações das três doenças, os alunos ainda aprenderam através de encenação lúdica e participaram de mutirão nas proximidades da escola em que estudam.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Paula Junqueira Mota, na semana também foi realizado o bloqueio de transmissão com larvicida e fumacê nas ruas de maiores incidências de caso. “Através dessas ações estratégicas, inclusive com mutirão em bairros com maior possibilidade de criadouros do Aedes Aegypti, estimulamos as notificações. Isso demonstra que estamos conseguindo sensibilizar a população, permitindo que a Secretaria de Saúde planeje ações mais eficazes”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Joziane Brito. “É muito bom ajudar no combate Aedes Aegypti, passar um pouco do nosso conhecimento para os alunos e ver que eles participaram do mutirão dispostos a contribuir, a desenvolver um bom trabalho e botar a mão na massa mesmo”, disse o Agente de Controle de Endemias, Jaciarley Barbosa. Atenção: Em caso de febre com dor de cabeça e dor no corpo, procure logo um serviço de saúde.

Os alunos ainda participaram de mutirão nas proximidades da escola em que estudam.