Nessa segunda-feira (15), a Bahia registrou 1.163 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%), 3.341 recuperados (+0,5%) e 102 mortes em decorrência da doença (+0,77), que ocorreram em diversas datas, conforme a tabela a seguir:
Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) explica que “A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.”
Dos 744.227 casos confirmados desde o início da pandemia, 712.692 já são considerados recuperados, 18.194 encontram-se ativos e 13.341 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 1,79%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.075.230 casos descartados e 171.858 em investigação.
Até às 15h desta segunda-feira (15), 482 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 179 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Dentre os óbitos, 55,99% ocorreram no sexo masculino e 44,01% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,96% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,97%, preta com 14,98%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,44% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,34%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,13%).
Nesta segunda-feira (15), durante aula inaugural da rede estadual de ensino, transmitida ao vivo pelo YouTube, o governador Rui Costa (PT) anunciou que enviará à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei (PL) para auxiliar 300 mil famílias de baixa renda, que estão passando por dificuldades nesta pandemia de Covid-19. O governador revelou que irá se reunir com o secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório, para definir detalhes do projeto.
"Esse orçamento não estava previsto. Estamos tendo que remanejar orçamento para dar esse apoio, esse suporte. Isso tudo ajuda, com absoluta certeza, a dar o mínimo de dignidade para as pessoas estudarem", disse Rui, que também aproveitou para ressaltar outras iniciativas para auxiliar as famílias. "Reafirmamos os três apoios econômicos que estamos dando para as famílias: o valor da bolsa monitoria, o vale estudantil, e a bolsa para as famílias mais vulneráveis. Vamos enviar o projeto para que possa fazer o pagamento o mais rápido possível."
O Governo da Bahia autorizou o restabelecimento das atividades letivas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir desta segunda-feira (15), conforme publicação no Diário Oficial do Estado on-line, deste sábado (13). Também foi publicada no DOE a atualização do decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia. A publicação, que venceria no domingo (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. As medidas visam diminuir o contágio da Covid-19.
Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) divulgou, na edição de sábado (13) do Diário Oficial, o resultado da licitação para a construção de novas escolas nos municípios de Serrolândia, Ituaçu, Floresta Azul e Presidente Dultra, que totaliza R$ 30.222.157,52 de investimento. As unidades, que serão construídas pela ‘CSO ENGENHARIA LTDA’, vencedora da licitação, deverão seguir o modelo padrão do Estado, que além das salas de aulas, também contemplam espaços como bibliotecas, laboratórios, quadra coberta, campo de futebol society e auditório.
“A construção destas unidades escolares faz parte do programa do Governo do Estado, que prevê a implantação de 60 novas escolas na Bahia, até 2022. É um compromisso do governador Rui Costa e que estamos cumprindo com a requalificação da rede física das nossas escolas, com o objetivo de dotar a rede estadual de ambientes mais atrativos e adequados à aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.
O decreto que determina a prorrogação de medidas mais restritivas para a capital baiana e alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está publicado na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE). Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continua permitido ate às 5h de 22 de março. Apenas Itaparica, Vera Cruz, Pojuca e Mata de São João não vão aderir à prorrogação do decreto e terão serviços não-essenciais funcionando a partir desta segunda-feira (15), até as 17h.
Em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência poderão ser realizadas. Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até as 24h. A circulação de meios de transporte metropolitanos aquaviários, como ferry boat e lanchinhas, deverá ser suspensa das 20h30 às 5h de 15 de março a 19 de março, ficando vedado o funcionamento nos dias 20 e 21 de março. Também continuam suspensos, até as 5h do dia 22 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, além de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, Simões Filho e Guarajuba, na RMS. No interior, o funcionamento do postos é normal, exceto em Guanambi, que fica fechado até quarta-feira (17), em função de decreto municipal.
Região de Guanambi
O funcionamento dos serviços não essenciais pode ser retomado a partir desta segunda-feira (15) em Guanambi e outros 21 municípios da região que estavam com medidas mais restritivas até este domingo (14). A determinação é válida para Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.
Medidas válidas para toda a Bahia
Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 20h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos. O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia das 18h de 19 de março ate às 5h de 22 de março. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitida as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 22 de março. Ficam vedados, até 22 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas.
Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
Estão fora do decreto as atividades ligadas ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destes. O mesmo vale para os serviços de limpeza pública e manutenção urbana e os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos, além das atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Material didático impresso, o Canal TV Educa Bahia, com transmissão específica para os estudantes, com aulas remotas e outros vídeos, além de encontros virtuais. A Secretaria da Educação (SEC-BA) desenvolveu diversos recursos educacionais para a volta às aulas, na próxima segunda-feira (15), de forma inteiramente remota. Os recursos educacionais foram pensados visando atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, inclusive aqueles que não possuem acesso à internet.
Segundo o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, o ano letivo será aberto com uma aula inaugural, às 8h30 e destacou as estratégias para atrair e fidelizar os alunos. “Nós temos um programa de bolsa, de monitoria, são 52 mil vagas para os estudantes matriculados receberem uma bolsa de R$ 100 por mês, é o Mais Estudo. Além disso, nós temos os programas estruturantes de cultura, de arte, de esporte, mesmo em pandemia. E temos, naturalmente, um conjunto de material didático muito qualificado que são os cadernos orientadores, que os estudantes e os professores não terão dificuldade de acessar e de usar”, afirmou o secretário, complementando ainda que “Todos os estudantes da rede estadual que estavam matriculados em 2019 e em 2020 estão matriculados automaticamente na nossa rede, não precisam se preocupar. Os novos estudantes, da rede particular, ou da rede municipal, de qualquer município da Bahia, que já concluíram o ano de 2020, poderão vir tranquilamente, já agora no dia 15, fazer a pré-matrícula pelo site da Secretaria (www.educacao.ba.gov.br) e começar a estudar. Os estudantes que não concluíram seu ano letivo de 2020, aguardaremos”.
Está confirmado. Um contrato foi fechado entre o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo, na tarde desta sexta-feira (12), e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado. Segundo o governador Rui Costa (PT), foram compradas 9,7 milhões de doses. O governador deu a notícia durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O primeiro lote chegará em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.
A Secretaria de Educação da Bahia (SEC-BA) divulgou o cronograma de matrícula para a rede estadual de ensino. Para quem já estava matriculado em 2020, a renovação será automática, sem que os estudantes, pais ou responsáveis tenham que ir à unidade escolar. Para os demais, a matrícula pode ser feita pelo site sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo SAC Digital, entre os dias 22 de março e 14 de abril. Os alunos que pretendem mudar de escola podem solicitar a transferência em qualquer unidade da rede estadual por meio de agendamento prévio.
A SEC destaca que novos alunos devem apresentar alguns documentos para efetivação da matrícula, também em data a ser agendada com a escola: Histórico Escolar e original e cópia de identidade ou certidão de registro civil, CPF, comprovante de residência, carteira de vacina, identidade e CPF da mãe. O cronograma completo está disponível no Portal da Educação.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, teve uma piora no estado de saúde e precisou ser intubado, nesta sexta-feira (12), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ele está desde dezembro. A informação foi divulgada nesta manhã no perfil do prefeito, no instagram. Conforme a publicação, Herzem tinha quadro clínico estável, mas piorou nas últimas 12 horas. Seus filhos estão indo para São Paulo para acompanhar o tratamento do pai. No momento, ele está na companhia da primeira dama, Luci Freire Gusmão.
Herzem teve diagnostico positivo para Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de 7 dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue internado na UTI. Por causa da doença, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), eleita no pleito de 2020, tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.
A parceria entre a Universidade Ânima/UniFG e a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde dessa quarta-feira (10), entregaram um novo Hospital de Campanha. O espaço conta com 31 leitos clínicos, incluindo uma Sala Vermelha, devidamente equipados e com capacidade para ampliação. A adaptação da estrutura foi feita em apenas 8 dias desde a cessão do espaço, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, feita pela Universidade.
A estrutura nova e ampla, conta com 2 pavimentos, é toda climatizada e mobiliada. No local, funcionava a Clínica Universitária da Instituição de Ensino Superior. O espaço foi cedido sem custos para o Município. “Neste momento crítico, onde vidas estão em risco, nós podemos pensar em um novo lema para agregar o que nós já temos, então, neste momento importante, não medimos esforços para salvar vidas”, afirmou o diretor administrativo da Ânima/Unifg, Mauro Ribeiro, que representou a instituição.
O ato restrito, além da presença do prefeito Nilo Coelho, de seu vice Nal, de autoridades do legislativo e do executivo municipal, da imprensa local, contou também com os presidentes dos Consórcios Públicos Interfederativo de Saúde do Alto Sertão e de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, os prefeitos de Iuiu, Reinalldo Góes, e de Lagoa Real, Pedro Cardoso, respectivamente.
Outras instituições públicas e privadas também estão auxiliando a Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde no empenho para ampliação dos serviços de saúde na cidade, como o Hospital Nova Aliança, também de Guanambi, que realizou o empréstimo de um equipamento médico monitor de sinais vitais, que será utilizado na Sala Vermelha da nova estrutura e a Prefeitura de Malhada emprestou um respirador completo para ser utilizado nas ações emergenciais.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está realizando o processo para implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivamente para atendimento aos pacientes diagnosticados com Covid-19, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado. O município aguarda ainda a aprovação da solicitação de 10 leitos de retaguarda. Uma ala já está sendo preparada no hospital e a reforma do local já teve início. Ainda não há data para liberação dos leitos. As informações são do Agora Sudoeste.
A Bahia deve assinar nesta sexta-feira (12) o contrato para compra de 6 de milhões de doses, que serão recebidas ao longo dos próximos meses, da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT) através das suas redes sociais hoje (12).
“Não poderia deixar de passar para dar uma boa notícia. Tudo pronto para assinar nesta sexta-feira, dia 12 de março, o contrato do Governo do Estado da Bahia com o Fundo Soberano Russo para compra de 6 milhões de doses da vacina Sputnik V. Passamos os últimos dias detalhando o contrato com a Procuradoria Geral do Estado e estamos prontos para amanhã finalizar, eu diria, essa expectativa, essa esperança do povo baiano em ver acelerada a vacinação”, disse Rui, complementando ainda que espera conseguir outras vacinas.
Tudo pronto para assinar nesta sexta-feira (12), o contrato do @governodabahia com o Fundo Soberano Russo para compra de 6 milhões de doses da Sputnik V. Se tudo der certo, teremos mais vacinas em nosso estado para acelerar a imunização de baianos e baianas. Vacina salva vidas! pic.twitter.com/GmIKcLCXYS
Mais cedo, em entrevista ao jornal O Globo, Rui Costa havia se colocado à disposição para intermediar a compra de vacinas Sputnik V pelo Ministério da Saúde junto ao Fundo Soberano Russo. Na publicação, Rui disse que o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello teria demonstrado interesse na compra das vacinas russas, após uma reunião pela tarde. No entanto, com o anúncio desta noite, o governador indica que fará a compra para a Bahia independente do acordo com acordo do Governo Federal.
Na última semana, o prefeito de Caculé, Pedro Dias, esteve reunido com representantes do Banco do Brasil (BB) para dialogarem sobre as extensas filas formadas na porta da agência localizada no município. Na oportunidade, o prefeito explanou que a população tem questionado a desorganização das filas e cobrado melhorias, a fim de evitar um risco de contágio da Covid-19 àqueles que precisam dos serviços bancários.
De acordo com a Prefeitura de Caculé, os representantes informaram que o Banco do Brasil está buscando otimizar o fluxo de atendimento na agência para evitar aglomerações no salão de atendimento, além de esclarecerem que boa parte dos serviços vem sendo prestados via aplicativo e por conta disso a presença de pessoas na agência tem sido menor.
Com 124.149 pessoas vacinadas com a 1ª dose em 24h, a Bahia alcançou a marca de 624.690 pessoas vacinadas contra a Covid-19, dos quais 234.651 receberam também a 2ª dose. Esse número corresponde a 88,2% dos 708.160 imunizantes já distribuídos aos municípios baianos. 70,8% das vacinas reservadas a 2ª dose já foram aplicadas. Os dados, atualizados até as 15h dessa quinta-feira (11), são do painel de vacinação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Nesta primeira etapa de vacinação, voltada ao grupo prioritário, já foram imunizados com a 1ª dose 322.142 trabalhadores da área da saúde, 54.206 idosos que tem 90 anos ou mais, 83.375 idosos que tem entre 85 a 89 anos, 106.345 idosos que tem entre 80 a 84 anos, 25.119 idosos que tem entre 75 a 79 anos, 13.364 idosos que vivem em instituições de longa permanência, 17.589 indígenas aldeados e 550 pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Os municípios que mais imunizaram pessoas são Salvador (178.433), Feira de Santana (26.933), Vitória da Conquista (15.493), Ilhéus (9.683) e Jequié (9.390). Os demais municípios ainda não ultrapassaram a marca de 9 mil doses aplicadas. Na região sudoeste, além de Vitória da Conquista, os que mais vacinaram são Guanambi (5.139), Itapetinga (3.339), Brumado (3.007), Caetité (2.615), Poções (1.752) e Livramento de Nossa Senhora (1695). Os demais ainda não aplicaram 1.500 doses.
Das 15h de quarta até às 15h dessa quinta-feira (12), a Bahia registrou 4.975 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%), 4.364 recuperados (+0,6%) e 115 mortos pela doença (+0,89). Dos 730.542 casos confirmados desde o início da pandemia, 697.190 já são considerados recuperados, 20.391 encontram-se ativos e 12.961 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 1,79%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.064.903 casos descartados e 172.493 em investigação. 12846
Às 15h desta quinta-feira (11), 418 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 237 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.
• Os 115 óbitos pela Covid-19 registrados ocorreram nas seguintes datas:
“A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.”, explicou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em nota.
Dentre os óbitos, 55,98% ocorreram no sexo masculino e 44,02% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam à parda, seguidos por branca com 20,77%, preta com 14,96%, amarela com 0,52%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,28%).