Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2024"

MP recomenda paralisação das atividades da Granja Sutil no Município de Ibipitanga

Sexta / 08.03.2024

Por MP-BA

Foram identificadas inúmeras irregularidades em razão da inobservância das normas ambientais e sanitárias. (Foto: Divulgação / Facebook)

O Ministério Público estadual recomendou na última sexta-feira, dia 1o de março, que a Granja Sutil paralise imediatamente a produção de iogurte e derivados de leite, no Município de Ibipitanga, enquanto não obtiver os alvarás sanitário e de funcionamento, bem como a licença ambiental competente. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, autora da recomendação, após a realização de inspeção técnica feita pela equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no estabelecimento Granja Sutil, foram identificadas inúmeras irregularidades em razão da inobservância das normas ambientais e sanitárias.

No documento, o MP recomendou ainda que a Granja Sutil não forneça produtos no mercado de consumo que estejam em desacordo com as normas legais de produção e comercialização de leite e derivados; e adote medidas para assegurar a observância dos padrões higiênico-sanitários e de estrutura das edificações exigidos pela legislação vigente e pelo órgão fiscalizador.

O MP expediu também a recomendação à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ibipitanga (Semma), à Vigilância Sanitária do Município e à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) para que realizem novas inspeções in loco nas dependências da empresa e, caso seja comprovada a persistência na violação das normas sanitárias e ambientais, exerçam os poderes de polícia e realizem a apreensão de produtos impróprios para o consumo humano, a interdição do estabelecimento, a lavratura de auto de infração, aplicação de multa, dentre outras medidas. Os órgãos também devem enviar ao MP relatório com todas as providências adotadas no prazo de trinta dias.

Programa Universidade para Todos oferta mais de 19 mil vagas em 2024

Sexta / 08.03.2024

Por Ascom SEC

As inscrições serão realizadas no período de 12 a 19 de março. (Foto: Divulgação/SEC)

O Programa Universidade para Todos (UPT) ofertará 19.426 vagas em 2024 nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 460 vagas. O edital com todas as informações foi divulgado nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial do Estado. As inscrições serão realizadas no período de 12 a 19 de março, através do Portal da Educação.

Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

INSCRIÇÃO

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de seis a oito dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.

SELEÇÃO E MATRÍCULA

A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada no dia 28 de março, no endereço institucional.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos e nos sites das universidades públicas parceiras. O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula no período de 3 a 12 de abril e a mesma será realizada pelas respectivas universidades.

Uma novidade deste ano é a parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que passam a integrar o programa, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Oliveira dos Brejinhos: durante Operação Força Total, 4ª CIPM apreende 100kg de maconha

Sexta / 08.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a polícia, no interior de um veículo FIAT/Uno foram encontradas mochilas contendo 95 tabletes de substância análoga à maconha. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na manhã desta quinta-feira (07), por volta das 09h, guarnições do Pelotão Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª CIPM realizaram uma blitz em Oliveira dos Brejinhos, durante a Operação Força Total. De acordo com a PM, ao realizar uma abordagem a um veículo FIAT/Uno Mille Way, no Povoado Beira Rio, os policiais notaram um forte odor similar a maconha. Ao ser questionado, o condutor apresentou contradições nas respostas, o que motivou uma busca veicular. Segundo a polícia, no interior do veículo, foram encontradas mochilas contendo 95 tabletes de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 100 quilos. Diante do flagrante, o veículo, o condutor e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Oliveira dos Brejinhos para as medidas cabíveis, informou a 4ª CIPM.

Dengue: nos três primeiros meses, número de casos se aproxima do total registrado em todo o ano passado

Sexta / 08.03.2024

Por Brasil 61

No Nordeste, a Bahia é o estado que concentra o maior número de notificações: 36.003. (Foto: Divulgação)

O Brasil já ultrapassou a marca de 1,3 milhão (1.318.336) de casos prováveis de dengue desde o início de 2024. O dado é o Ministério da Saúde. Até o momento, 343 pessoas morreram em decorrência da doença. Outras 775 mortes estão em investigação. O número de casos nos três primeiros meses do ano se aproxima do total registrado em todo o ano de 2023, quando 1.658.816 casos foram notificados, com 1.094 mortes.

A infectologista Larissa Tiberto explica as possíveis causas do aumento no número de casos. “A principal causa do aumento da dengue é a chuva. Quanto mais chuva, maior a probabilidade de água parada. Outro motivo é a falta de cuidado com as águas paradas nos quintais, vasos de plantas, lixos acumulados em terrenos baldios, construções. Por fim, a mutação do mosquito da dengue, que antes só se reproduzia em água limpa e agora se reproduz também em água suja”, pontua.

Sem considerar o critério populacional, a região Sudeste registrou 837.029 casos prováveis e 121 mortes. Minas Gerais concentra mais da metade das notificações: 451.731. No Centro-Oeste, são 213.716 registros, 121.433 apenas no Distrito Federal. No total, 129 mortes foram causadas pela doença na região. No Sul do país são 183.815 casos prováveis — 126.922 no Paraná — e 76 mortes.

Na região Nordeste, foram computados 56.585 casos e 12 mortes causadas pela dengue. A Bahia é o estado que concentra o maior número de notificações: 36.003. No Norte, as autoridades de saúde registraram 27.191 casos prováveis e cinco mortes. São 8.793 casos no Amazonas.

Larissa Tiberto sugere cuidados à população. “Para reduzir os casos de dengue, devemos vigiar se não há criadores do mosquito em nossas casas e também em nossa comunidade. Em casa, podemos colocar telas de proteção nas janelas, usar inseticidas, repelentes, eliminar o lixo de forma correta e limpar os ralos”, afirma a infectologista.

VACINA

O Ministério da Saúde recomendou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos. Segundo o órgão, trata-se da faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. A princípio, a sugestão da pasta era que fossem vacinadas pessoas de 10 a 11 anos. Fonte: Brasil 61.

SESAU faz solicitação para uso do carro fumacê em Brumado

Sexta / 08.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

O município já contabiliza 374 notificações, tendo a necessidade de utilizar a “cortina de fumaça” como aliada no combate à dengue. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (07), o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, fez uma solicitação junto à Secretaria Estadual de Saúde para a utilização do carro fumacê em algumas localidades do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o motivo pelo qual a solicitação foi feita somente agora é que o carro fumacê segue critérios do Ministério da Saúde para ser utilizado e isso só ocorre quando um local apresenta uma grande quantidade de casos notificados de dengue, zika e/ou chikungunya.

Embora seja eficaz para controlar o mosquito transmissor dessas doenças, o inseticida usado traz alguns riscos ao meio ambiente e à saúde humana, como morte de insetos polinizadores, a exemplo da abelha, e problemas respiratórios. Por isso, o uso do carro fumacê é feito de forma responsável e controlada. Ainda conforme a SESAU, até meados de fevereiro a situação em Brumado era tranquila, mas de lá para cá muitos casos começaram a aparecer e neste momento o município já contabiliza 374 notificações, tendo a necessidade de utilizar a “cortina de fumaça” como aliada no combate à dengue.

Mortes Violentas têm redução de 14,3% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024

Quinta / 07.03.2024

Por Bahia Notícias

Cento e vinte e quatro casos a menos foram computados em todo o estado. (Foto: Divulgação / Ascom SSP)

Ações ostensivas e de inteligência ampliadas pelas Forças da Segurança culminaram na redução de 14,3% das Mortes Violentas na Bahia, nos dois primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Cento e vinte e quatro casos a menos foram computados em todo o estado.

Entre janeiro e fevereiro foram registradas diminuições de 13,2% dos homicídios, de 53,8% das lesões dolosas seguidas de morte e de 29,4% dos latrocínios (roubo seguido de morte). O índice de feminicídio também registrou redução de 23,1%.

O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, frisou que os dados refletem a atuação integrada, pautada na inteligência. “Nossos esforços diários são para garantir a preservação da vida. Vamos seguir trabalhando para alcançamos menores índices”, frisou o gestor.

Bahia recebe as primeiras doses da vacina contra influenza

Quinta / 07.03.2024

Por Ascom Sesab

Cada secretaria municipal de saúde divulgará quando será iniciada a aplicação das doses e os locais para vacinação. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

A Bahia recebeu, nesta quarta-feira (6), os primeiros lotes da vacina contra o vírus da influenza. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde vai destinar cerca de 1,5 milhão de doses para contemplar os 417 municípios baianos. Elas serão distribuídas de acordo com critérios populacionais, considerando os grupos a serem imunizados.

Segundo definição do Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde da Bahia, Vânia Rebouças, explica que o estado deve receber outras doses do imunizante em breve: “temos um público-alvo de mais de 5 milhões de pessoas. Ao longo da campanha, devemos receber as próximas remessas, mas ainda não temos um cronograma fechado”.

INÍCIO DA APLICAÇÃO

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, uma vez recebendo as doses, os municípios já podem iniciar, de forma antecipada, a estratégia de vacinação contra a doença.

Na Bahia, as doses começam a ser destinadas aos municípios na quinta-feira (7). “A logística de distribuição para as regionais já está preparada e as vacinas devem começar a chegar aos municípios ainda nesta quinta-feira. Cada secretaria municipal de saúde divulgará quando será iniciada a aplicação das doses e os locais para vacinação, incluindo pontos fixos e postos volantes”, completa a coordenadora.

Brumado: equipe da rede socioassistencial recebe capacitação em Proteção Social Básica

Quinta / 07.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

A capacitação, realizada nos dias 05 e 06/03, é a segunda etapa de uma formação que começou ainda no início de fevereiro. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Brumado)

Nesta semana, a equipe da rede socioassistencial de Brumado participou de uma capacitação sobre os serviços da Proteção Social Básica. A capacitação, realizada nos dias 05 e 06/03, é a segunda etapa de uma formação que começou ainda no início de fevereiro. Promovida pela Prefeitura de Brumado, através da SESOC, o treinamento foi ministrado pela Consultora Técnica Márcia Figueiredo e contou com a participação de todos os coordenadores da pasta, técnicos de nível superior e médio, bem como membros do Conselho Tutelar e dos Conselhos de Assistência Social (CMAS), da Criança e do Adolescente (COMDICA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIB).

De acordo com a prefeitura, o aprimoramento desta pauta permite que os profissionais da SESOC estejam melhor preparados para realizar os atendimentos/acompanhamentos. Além de apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Prefeito de Ituaçu busca viabilidade de nova Policlínica Regional de Saúde na Bacia do Paramirim

Quarta / 06.03.2024

Segundo Phellipe, a distância que os pacientes precisam percorrer até a policlínica de Brumado justifica a necessidade de uma nova unidade na região. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, também Presidente do Consórcio de Saúde da região de Brumado, esteve reunido com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na última segunda-feira (04), para discutir a viabilidade de uma nova Policlínica Regional de Saúde no território da Bacia do Paramirim. O território é composto por nove municípios: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo.

Segundo Phellipe, a distância que os pacientes precisam percorrer até a policlínica de Brumado justifica a necessidade de uma nova unidade na região da Bacia do Paramirim, facilitando o acesso aos serviços de saúde. O governador autorizou a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana, a realizar um estudo para avaliar a viabilidade da implantação da policlínica nessa área. Phellipe Brito adiantou que em breve haverá uma reunião com ele, a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, e outros prefeitos para discutir mais detalhes sobre o tema e avançar no processo de viabilização da nova policlínica regional de saúde.

Bahia tem 122 municípios em epidemia de Dengue

Quarta / 06.03.2024

Por Ascom Sesab

A nona morte causada pela Dengue no estado em 2024 foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab nesta terça-feira (5). (Foto: Divulgação / Sesab)

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A nona morte causada pela Dengue no estado em 2024 foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab nesta terça-feira (5). A vítima morava em Vitória da Conquista e é o segundo óbito ocorrido no município do Sudoeste baiano neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.

“A gente lamenta a morte desta pessoa em Vitória da Conquista e enviamos toda solidariedade à família e aos amigos”, declara a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “É um momento de nos unirmos para contermos o avanço da Dengue e evitarmos mais mortes. Temos um cenário desafiador em todo o país por conta das condições climáticas adversas e pelo aumento exponencial dos casos, incluindo a circulação de novos sorotipos. Tudo isso exige uma atenção mais integrada de Estados e Municípios”, avalia.

O Governo da Bahia tem tomado diversas atitudes para conter a Dengue, como a vacinação, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya -, aumento no uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, mutirões de limpeza nos município com alto índice de infecção, uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual. Mais de R$ 19 milhões já foram investidos no combate à Dengue, incluindo também ações publicitárias e material informativo.

Na avaliação de Roberta Santana, o momento é de unir esforços para conter o aumento do número de casos e evitar mortes. “O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios, contudo, cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações de atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, afirma a secretária. Para auxiliar nos esforços, o Governo do Estado compartilhou com as gestões municipais atas de registro de preço para que eles adquiram medicamentos, insumos (soro, por exemplo) e bombas costais.

Projeto Ver+ Brumado é iniciado na Escola Municipal Profa. Zilda Neves

Quarta / 06.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a pasta, a triagem é feita de forma segura, totalmente indolor e com um aparelho de alta tecnologia. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (05), a Secretaria de Saúde de Brumado deu início ao projeto de triagem oftalmológica que atenderá mais de 9 mil estudantes e cerca de 600 professores do 1° ao 9° ano de ensino da rede pública, através do projeto Ver+ Brumado. De acordo com a pasta, a triagem é feita de forma segura, totalmente indolor e com um aparelho de alta tecnologia. O Ver+ Brumado foi iniciado na Escola Municipal Profa. Zilda Lima Neves e até o final do mês chegará a todos os outros centros de ensino.

Segundo o secretário de saúde, Claudio Feres, a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial do educando (criança/adolescente/jovens e adultos) por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância. A deficiência visual é uma questão de saúde pública responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil.

Guanambi: novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher são empossados

Terça / 05.03.2024

Por ASCOM pref. Guanambi

Como nova presidente do conselho, para o biênio 2024-2026, foi eleita a professora Wilma Moura. (Foto: Divulgação / Pref. de Guanambi)

Na última sexta-feira (01), o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, ao lado da primeira-dama, Tatiane Correia, assinou o Decreto 1.874 dando posse aos novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). O gestor enfatizou a importância do órgão para a garantia de direitos, a conscientização e a proteção das vítimas de violência: “Nossa gestão estará sempre disposta a contribuir para apoiar esta causa e desejo sucesso a vocês nessa jornada”, comentou. A secretária de Assistência Social, Carla Maria, destacou o quanto é importante o fortalecimento da rede de proteção e defesa dos direitos da mulher em Guanambi e o apoio da sua pasta neste contexto.

As vereadoras Maria Silvia (Lilia) e Ana Paula Costa participaram do evento representando o Legislativo e ambas destacaram a parceria da Câmara na defesa dos direitos da mulher. Ilma Teixeira, encerrando seu mandato de presidente do conselho, agradeceu a todas as participantes parabenizando pelo trabalho realizado e dando boas vindas às recém empossadas conselheiras. Como nova presidente do conselho, para o biênio 2024-2026, foi eleita a professora Wilma Moura.

O Colegiado é constituído por três membros governamentais, integrantes das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, com respectivos suplentes. Também integram o Conselho representantes de entidades não governamentais.

Uneb convoca candidatos classificados em 2ª chamada do Vestibular 2024 para validação de cotas e matrículas

Terça / 05.03.2024

Por Ascom Uneb

A entrega da documentação deverá ser realizada presencialmente, de 6 a 11 de março, no departamento onde funciona o curso escolhido. (Foto: Redação Sertão Hoje)

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) convoca ao processo de validação para acesso ao sistema de cotas e às matriculas dos candidatos classificados em segunda chamada no processo seletivo do Vestibular 2024. A entrega da documentação deverá ser realizada presencialmente, de 6 a 11 de março, no departamento onde funciona o curso escolhido.

O resultado da validação será publicado no dia 14 de março. Para os candidatos declarados inaptos, o prazo para interposição de recursos será nos dias 18 e 19 do mesmo mês, com a divulgação do resultado dos recursos prevista para o dia 22.

A matrícula de todos os candidatos aprovados em segunda chamada, não optantes e optantes por cotas aptos no processo de validação, deverá ser efetivada nos dias 25 e 26 de março. Também será no departamento onde funciona o curso selecionado.

Caculé: Semeia realiza limpeza na barragem do Comocoxico após acumulo de lixo deixado pelos banhistas

Terça / 05.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a pasta, dezenas de sacos de lixo foram retirados da área, revelando um cenário preocupante de descaso ambiental. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Caculé)

Na manhã desta segunda-feira (04), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente (Semeia) de Caculé promoveu uma operação de limpeza na área do sangradouro da barragem do Comocoxico e adjacências. A ação foi desencadeada após o registro de uma considerável quantidade de lixo deixado por banhistas durante o final de semana.

De acordo com a pasta, dezenas de sacos de lixo foram retirados da área, revelando um cenário preocupante de descaso ambiental. Entre os resíduos encontrados estavam garrafas de vidro, latinhas de cerveja, sacos diversos, absorventes, fraldas, roupas e até mesmo chinelos. A equipe da Semeia, responsável pela operação, destacou a falta de educação ambiental por parte de alguns frequentadores, enfatizando que o espaço é de uso comum e requer o devido cuidado por parte de todos.

Ainda conforme a Semeia, como parte do esforço contínuo para manter a limpeza e a organização do espaço público, foi instalada uma placa de sinalização, um tonel para descarte de lixo, além de cinco lixeiras ao redor da barragem para evitar que o lixo seja jogado em locais indevidos. Entretanto, conforme informações da pasta, os recipientes para o descarte de lixo foram vandalizados. De acordo com a Secretaria, a ação não só visa a limpeza do ambiente, mas também busca sensibilizar a população sobre a importância de preservar as áreas naturais.

De acordo com a pasta, dezenas de sacos de lixo foram retirados da área, revelando um cenário preocupante de descaso ambiental. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Caculé)

Ibiassucê: 16 galinheiros são entregues para famílias da zona rural

Terça / 05.03.2024

Por Augusto Jackson

Foram contempladas as comunidades de Olho D'água de Juvenal, Olho D'água – Velho, Sanguessuga e Broco. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Ibiassucê)

A cidade de Ibiassucê celebra um novo passo em direção à sustentabilidade e ao desenvolvimento rural. Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Sertão, a Prefeitura Municipal entregou 16 galinheiros para 16 famílias entre as comunidades de Olho D'água de Juvenal, Olho D'água – Velho, Sanguessuga e Broco.

Cada família contemplada recebeu um kit completo para começar essa jornada de forma sólida: 100 pintinhos, 6 bebedouros, 4 comedouros, campânula e ração suficiente para 5 meses. Além disso, os técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão oferecendo assistência técnica personalizada, acompanhando de perto o desenvolvimento dos animais e realizando a vacinação conforme necessário.

Cada família contemplada recebeu um kit completo com 100 pintinhos, 6 bebedouros, 4 comedouros, campânula e ração suficiente para 5 meses. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Ibiassucê)