Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2020"

Vitória da Conquista: PRF e Vigilância Sanitária verificam denúncia de suspeita de pessoa infectada com o novo coronavírus

Sábado / 11.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na loja, localizada na BR-116, estaria uma pessoas com com sintomas do coronavírus trabalhando normalmente, descumprindo as medidas de isolamento. (Foto: Divulgação / PRF)

Na tarde de quarta-feira (08), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou representantes da Vigilância Sanitária local, durante visita a um estabelecimento comercial localizado no perímetro urbano da BR-116, em Vitória da Conquista (BA), para verificar uma denúncia de que um suspeito com sintomas do novo coronavírus (covid-19) que estaria trabalhando normalmente na loja, descumprindo as medidas necessárias de isolamento para evitar a propagação da doença.

Segundo informações da PRF, tudo começou quando os agentes federais receberam a denúncia e de imediato fizeram contato com órgão municipal, que também confirmou ter sido informado sobre o fato. Em seguida, a equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura solicitou apoio da PRF para que procederem a verificação da ocorrência. Os PRFs deslocaram ao estabelecimento, localizado na Avenida Presidente Vargas, onde o suspeito foi identificado, mas não foi encontrado no local. Ainda conforme a PRF, como medida preventiva de segurança, foi solicitado o fechamento da loja por 24 horas, até que fosse emitido relatório circunstanciado pela Vigilância Epidemiológica. Foi também recomendado que se realizasse a desinfecção/descontaminação de todos os ambientes do imóvel. O caso suspeito segue sob investigação da Secretaria de Saúde municipal para confirmar se realmente se trata de infecção pela Covid-19.

Bahia registra 616 casos de pessoas infectadas com o Coronavírus

Sábado / 11.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas, 25 internadas, sendo 11 em UTI, e 19 mortes.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) já registrou 616 casos do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,58% do total de casos notificados. Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas, 25 internadas, sendo 11 em UTI, e 19 mortes, sendo 11 em Salvador e 9 nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Gongogi (1).

Os casos confirmados estão distribuídos em 67 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,36%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 327 (53,08%) são do sexo feminino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,9% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,05/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima segunda-feira, dia 13

Sexta / 10.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que na segunda-feira, dia 13, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 14h, nas Avenidas Dr. Antonio Mourão Guimarães, Dr. Guilherme Dias, Centenário; nas Ruas Rui Barbosa, 2 de Julho, Virgílio Ataíde, Carlos B. Teixeira; e na Praça Teófilo Alves de Lima, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Prefeitura de Livramento publica portaria regulamentando abertura de atividade essenciais

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na quarta-feira (08), a Vigilância Sanitária e a PM fecharam estabelecimentos que estavam descumprindo normas referentes à pandemia do Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, através da equipe de Vigilância Sanitária, realizou inspeções sanitárias em estabelecimentos pela cidade nesta quarta-feira (08). A ação, que contou com o apoio da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), fechou alguns estabelecimentos que estavam descumprindo as normas da Vigilância Sanitária referentes à pandemia do Coronavírus (covid-19). Conforme a Secretária, apenas o Galpão Roma Comércio de Frutas foi fechado por descumprimento às recomendações do Ministério Público (MP-BA). Nesta quinta-feira (09), a Secretaria de Saúde publicou a Portaria 06/2020 para regulamentar a abertura de algumas atividades comerciais consideradas essenciais – confira aqui

Governo da Bahia anuncia aplicativo para monitorar Coronavírus

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Monitora foi desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Saúde, em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família.

Na manhã desta quarta-feira (09), o governador Rui Costa utilizou as redes sociais para anunciar o aplicativo “Monitora”, que possibilitará o registro de informações de pessoas com suspeita do coronavírus (covid-19), viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app já está disponível gratuitamente android – baixe aqui

Por meio do aplicativo, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (Sesab), em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o internauta poderá acessar informação, segura e de qualidade, e ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Além disso, serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo. O app foi programado para dar orientações e cuidados imediatos. O cidadão passará a ser monitorado em casa pelo aplicativo. O acesso à tecnologia é realizado por meio de um cadastro simples (nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS). O App possibilitará, também, acesso rápido a informações sobre a Covid-19, orientações sobre o isolamento social, serviços de saúde próximos e o acompanhamento do estado de saúde do paciente, além de um “converse conosco”.

A tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.

Ver essa foto no Instagram

Acabamos de lançar um novo app onde poderemos identificar e monitorar o contágio do novo #coronavírus em toda #Bahia, além de tirar dúvidas sobre a doença. Baixe já na loja de aplicativos do seu celular, exceto na Apple Store. Pra localizar o aplicativo, faça a busca digitando “monitoracorona”, com as duas palavras juntas, e baixe o app “Monitora Covid-19”, de cor azul, do "Governo da Bahia".

Uma publicação compartilhada por Rui Costa (@ruicostaoficial) em

Bahia registra 559 casos de pessoas com Coronavírus; 146 estão curadas

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram divulgados pela Sesab nesta quinta-feira (09), às 12h.

A Bahia registra 559 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 43 são profissionais de saúde. Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 146 pessoas estão recuperadas e houve 19 óbitos, sendo 11 do município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira (9). Ao todo, 51 pessoas encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (09), às 12h.

Estado suspende transporte intermunicipal em mais 7 cidades; total chega a 69

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A decisão está publicada no Diário Oficial, de quinta-feira (09), e tem validade até 15 de abril. (Foto: Reprodução / Internet)

Estarão suspensas a partir de sexta-feira (10) a circulação, chegada e saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, nos municípios de Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha. A decisão está publicada no Diário Oficial, de quinta-feira (09), e tem validade até 15 de abril. A medida visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas, como forma de combate à disseminação do novo coronavírus na Bahia.

Com a inclusão de 7 novas cidades no decreto, a medida preventiva do governador Rui Costa passa a abranger 69 cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama, São Francisco do Conde, Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha. Em algumas cidades sem casos confirmados de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Estudantes de Rio de Contas estimulam o hábito da leitura através de videoconferência

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube para enfrentar o isolamento social devido ao novo Coronavírus. (Fotos: Divulgação / SEC)

Os estudantes membros do Clube do Livro “De coração”, do Colégio Estadual Carlos Souto, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão socializando os seus momentos de leitura entre os colegas, por meio do aplicativo de videoconferência Zoom. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube que foi criado neste ano, além de ter na arte literária um suporte para enfrentar os dias de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (covid-19). Os horários das reuniões on-line são marcadas através de um grupo de WhatsApp do clube. Os estudantes recebem o link de acesso e interagem por meio das câmeras. Durante os encontros, eles compartilham fotos dos livros que estão lendo, debatem sobre as obras e dão dicas de leitura.

Segundo a coordenadora pedagógica e mediadora do clube, Cláudia Brasília, mesmo com o isolamento social, o clube está em plena atividade. “Eles demonstram engajamento quanto às propostas do clube, que é a democratização do acesso à leitura e a formação de leitores criativos, críticos e proativos, ampliando, assim, a aquisição de novos conhecimentos, o repertório cultural e digital, a responsabilidade, a empatia e a cooperação”.

 A diretora do colégio, Luciana Teixeira, falou de que forma a iniciativa tem refletido no desenvolvimento dos estudantes. “Estamos conseguindo fazer com que os alunos leiam mais. Este projeto traz um incentivo para novos leitores, uma vez que alunos que não tinham o hábito ou gosto pela leitura estão desenvolvendo estas habilidades e, com isto, incentivando outros alunos e outras pessoas e, assim, a coisa vai crescendo e tomando excelentes proporções”.
.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube para enfrentar o isolamento social devido ao novo Coronavírus. (Fotos: Divulgação / SEC)

Caculé e Ibiassucê receberão mais de R$ 27 mil para o combate ao coronavírus

Quinta / 09.04.2020

Por CECOM/MP-BA

O valor será dividido em 70% para Caculé, equivalente a R$ 19.434,80, e 30% para Ibiassucê, que corresponde a R$ 8.329,21. (Foto: Internet)

Os Fundos Municipais de Saúde de Caculé e de Ibiassucê receberão R$ 27.764,01 para comprar equipamentos e insumos de saúde para o combate à pandemia de Covid-19. O valor, que será dividido em 70% para Caculé (R$ 19.434,80) e 30% para Ibiassucê (R$ 8.329,21), é originário de penas de prestação pecuniária e termos circunstanciados e foi liberado por decisão da Justiça, que atendeu pedido formulado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da promotora de Justiça Fernanda Lima Cunha.

A decisão do juiz Tadeu Santos Cardoso estabelece também que as secretarias Municipais de Saúde informem o valor dos bens adquiridos e prestem conta dos gastos à Justiça e ao MP. A promotora se baseou em recomendação da procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, expedida no último dia 27, para que promotores de Justiça revertam os recursos provenientes da atuação judicial e extrajudicial para ações de enfrentamento da Covid-19, em especial para aquelas relacionadas aos serviços de saúde.

Bahia autoriza tratamento que associa hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes com coronavírus

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A deliberação ocorreu na reunião da comissão científica criada pela Sesab para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19, na tarde da quarta-feira (08).

O secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, anunciou que o Governo do Estado vai liberar, mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19). A deliberação ocorreu durante reunião da comissão científica criada pela Sesab para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (08).

De acordo com Vilas-Boas, que preside a comissão, “a recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação”, ao apontar que temos estoque suficiente para atender até 50 mil pacientes. Já o infectologista e presidente do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, Antônio Bandeira, destaca que “outras alternativas terapêuticas também serão disponibilizadas para emprego no tratamento de pacientes hospitalizados, tais como Ivermectina e Tocilizumabe”.

O pesquisador e infectologista Roberto Badaró, integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e diretor do Instituto de Ciências da Saúde do Cimatec, explica como funciona a adoção de protocolos. “Há uma evolução muito grande nos modos de tratamento, visto que é uma doença nova e estamos aprendendo como realmente é a epidemia. Os especialistas procuram organizar protocolos de tratamento para não prejudicar os pacientes com remédios experimentais, nem com tentativas desesperadoras de salvar o paciente. Mas a experiência já acumulada nos direciona pra saber quem deve tomar hidroxicloroquina, quem não deve, quem deve ficar em casa e quem deve ser hospitalizado e tratado o mais precocemente possível. E isso só consegue ser ordenado se fizermos esses protocolos. E eles são feitos por quem tem experiência e responsabilidade com a saúde pública”, detalha.

Participam também do comitê técnico-científico, a subsecretária da Saúde, Tereza Paim, o diretor geral de Gestão das Unidades Próprias, Igor Lobão, a infectologista e diretora geral do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, o pneumologista Sérgio Jezler e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Luiz Henrique D’Utra.

Coronavírus: Bahia passa dos 500 casos confirmados

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 128 pessoas estão recuperadas e 50 internadas, sendo 28 em UTI.

A Bahia chegou aos 515 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (covid-19). Até às 17h desta quarta-feira (08), segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), foram registradas 18 mortes, sendo 11 em Salvador e outras 7 nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1) e Uruçuca (1). Os dois últimos óbitos são de mulheres de 72 e 63 anos, sendo residentes em Ipiaú e Uruçuca, respectivamente. Ambas eram cardiopatas e estavam internadas em hospitais públicos. Ao todo, 128 pessoas estão recuperadas e 50 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

> CONFIRA AQUI O BOLETIM COMPLETO

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira, dia 15

Quarta / 08.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que na quarta-feira, dia 15, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Ruas Sargento Antenor Santos, Dr. Gutemberg Leal, Geni Miranda Amorim, Barão de Vila Velha, Alfredo José Inácio, Virgílio Ataíde, Padre Miguelino, Francisco Xavier pires, Tenente Amarilio Silva Leite e Coronel Fidelcino Santos, além da Travessa Moreira e da Fazenda Cachoeira, todas localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

AL-BA decreta estado de calamidade pública em 158 municípios; confira a lista

Quarta / 08.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Outros 60 projetos encontram-se na AL-BA para apreciação na próxima semana. De acordo com Nelson Leal, a data ainda será definida e novos pedidos deverão chegar.

Em sessão virtual realizada nesta quarta-feira (08), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reconheceu o estado de calamidade pública devido à Pandemia do Coronavírus (Covid-19) nos municípios de Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Itambé, Itapetinga, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento De Nossa Senhora, Paramirim, Presidente Jânio Quadros, Riacho De Santana, Rio De Contas, Rio Do Antônio, Seabra, Vitória Da Conquista e outros 139 municípios – confira aqui

A votação ocorreu após um acordo de dispensa de formalidades intermediado pelo presidente Nelson Leal (PP), e os líderes da bancada do governo, Rosemberg Pinto (PT) e o da oposição, Sandro Régis (DEM). Agora, o estado possui 181 municípios em estado de Calamidade. Outros 60 projetos de Decreto Legislativo encontram-se na Assembleia para apreciação na próxima semana. De acordo com o presidente Nelson Leal, a data ainda será definida e novos pedidos deverão chegar à AL-BA.

Somente a Assembleia pode reconhecer o estado de calamidade pública, liberando as prefeituras para gastarem dinheiro público com menos burocracia em tempos de crise. A medida, por exemplo, permite que a gestão realoque recursos da educação para saúde, sem a necessidade de cumprir metas orçamentárias, durante o enfrentamento a Covid-19.

Bahia chega a 497 casos de pessoas com o Coronavírus; 128 já estão curadas

Quarta / 08.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 128 pessoas estão recuperadas e houve 15 óbitos. Ao todo, 50 pessoas encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, às 13h desta quarta-feira (08), que o estado chegou a 497 casos de pacientes confirmados com o coronavírus (covid-19). Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 128 pessoas estão recuperadas e houve 15 óbitos, sendo 11 em Salvador e 4 nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). Ao todo, 50 pessoas encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

Governo federal autoriza novos saques do FGTS a partir de junho; a medida pode injetar R$ 35 bilhões na economia

Quarta / 08.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A operação, realizada através da MP 946/2020, tem aplicação imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional nos próximos 16 dias. (Foto: Reprodução / Metrópoles)

O governo federal publicou, na noite desta terça-feira (07), a Medida Provisória (MP) 946/2020, que libera saque extraordinário de até R$ 1.045 das contas ativas e inativas do Fundo de Garantira por Tempo e Serviço (FGTS) a partir de 15 de junho e até 31 de dezembro. A operação tem aplicação imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional nos próximos 16 dias. Segundo o Ministério da Economia, a nova rodada de saques do FGTS tem o potencial de injetar R$ 35 bilhões na economia, beneficiando 60 milhões de trabalhadores.

A Caixa Econômica Federal ainda irá definir os critérios e o cronograma dos novos saques. A medida faz parte do conjunto de ações anunciadas pelo governo para mitigar os efeitos na economia da pandemia de coronavírus (covid-19). A MP também acaba com o Fundo PIS-Pasep, cujo patrimônio passará a ser administrado pelo FGTS. A mudança, no entanto, não altera em nada os pagamentos anuais do abono salarial PIS-Pasep.  Os recursos no Fundo PIS/Pasep foram constituídos por créditos depositados por empregadores entre os anos de 1971 e 1988. Desde então, não houve mais arrecadação para contas individuais, mas boa parte do dinheiro não foi resgatado. As cotas são de trabalhadores que não sacaram o PIS/Pasep ou que já morreram e nenhum herdeiro se apresentou para buscar o dinheiro.

De acordo com a medida provisória, as contas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep que serão mantidas pelo FGTS após a transferência passam a ser remuneradas pelos mesmos critérios aplicáveis às contas vinculadas do FGTS. Segundo o texto, porém, elas serão tidas por abandonadas a partir de 1º de junho de 2025, passando à propriedade da União Vale lembrar que o pagamento do abono salarial tem todo ano um calendário específico e não é afetado pela decisão do governo de encerrar o Fundo PIS/Pasep. O prazo final para saques do abono do calendário PIS/Pasep 2019-2020 termina no dia 29 de maio. Já o calendário do PIS/Pasep 2020-2021 começa em junho.