Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2020"

Coronavírus: Bahia tem 437 casos e 10 mortes confirmadas

Terça / 07.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

8 mortes ocorreram em Salvador, 01 em Utinga e 01 em Itapetinga. A letalidade está em 2,28% no estado. (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados, até às 17h desta segunda-feira (06). Ao total, 2.511 casos foram descartados, 83 pessoas estão recuperadas, 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI, além de 10 óbitos, sendo 08 em Salvador (05 idosos, 01 idosa, 01 homem de 55 anos e 01 mulher de 41 anos), 01 morte em Utinga (homem de 80 anos) e 01 em Itapetinga (1 mulher de 28 anos). A letalidade está em 2,28% no estado.

A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária. Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,95%).

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI.

RHI Magnesita inicia produção de máscaras em parceria com projetos sociais em Brumado e Contagem

Segunda / 06.04.2020

Por Paula Meireles

Serão fabricadas em média 3.200 mil máscaras por dia que serão direcionadas aos colaboradores da empresa e também à comunidade nessas cidades. (Foto: Divulgação)

Prevenção e isolamento social são as principais mensagens reforçadas, nas últimas semanas, com a chegada do COVID-19 no Brasil. E para enfrentar a pandemia pessoas e empresas vem se mobilizando para ajudar a minimizar a propagação do vírus. Observando uma alta demanda interna por máscaras, para segurança de seus colaboradores e também de residentes das comunidades onde atua, a RHI Magnesita reuniu 40 mulheres, beneficiárias de três projetos sociais das cidades de Brumado (BA) e Contagem (MG), e investiu na confecção própria do material.

O projeto Costurando AMOR segue as orientações do Ministério da Saúde, que vem ressaltando a importância de que as máscaras cirúrgicas descartáveis sejam direcionadas exclusivamente aos profissionais da saúde. Desta forma utilizando tecido duplo, em camadas, e linha, serão fabricadas cerca de 80 máscaras por dia pelas mulheres, em suas casas. “Ao falar com as líderes de cada grupo, enfatizei muito que o amor seria o principal ingrediente desse projeto e por isso o chamamos de Costurando AMOR. É incrível pensar que um pedaço de tecido possa contribuir com a segurança e bem estar de quem está trabalhando ou daqueles que precisam realizar tarefas essenciais fora de casa. Essas mulheres tem um dom e estão enviando boas energias aqueles que vão receber o material. Tenho certeza que há esperança nas tramas do tecido e que irá reconfortar almas, corações e mentes nesse momento tão delicado”, declarou Lucilla Soledade, coordenadora dos Projetos Sociais da RHI Magnesita no Brasil.
.

Serão fabricadas em média 3.200 mil máscaras por dia que serão direcionadas aos colaboradores da empresa e também à comunidade nessas cidades. (Foto: Divulgação)

MEC autoriza formatura antecipada de estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida tem caráter excepcional, valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública e servirá exclusivamente para atuação no combate ao coronavírus.

Estudantes de Medicina poderão se formar ao concluir 75% do internato e alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, no momento em que cursarem a mesma porcentagem do ensino curricular obrigatório. A medida tem caráter excepcional, valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública e servirá exclusivamente para atuação no combate ao novo coronavírus (covid-19). A autorização do Ministério da Educação (MEC) consta em portaria publicada na edição desta segunda-feira (06), do Diário Oficial da União (DOU), e abrange o sistema federal de ensino. Este engloba, entre outros, as instituições de ensino mantidas pela União e as instituições privadas de educação superior. "O objetivo dessa medida é reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus. Permitir que mais profissionais possa atuar nessa situação de emergência é imprescindível", destacou o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.

A carga horária dedicada no combate à pandemia deverá ser computada pelas instituições de ensino para complementar o estágio curricular obrigatório. A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) deverá emitir certificados das participações dos profissionais. A atuação dos profissionais é considerada de caráter relevante e deverá ser bonificada, uma única vez, com o acréscimo de 10% na nota final do processo de seleção pública para o ingresso nos programas de residência. O Ministério da Saúde será responsável pela seleção e alocação, no combate à disseminação da Covid-19, dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas formados de forma antecipada. 

Para Barroso eleições municipais não devem ser adiadas para 2022; decisão deve sair até junho

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Essa medida evitaria que mandatos sejam estendidos além do tempo concedido pelo voto popular. (Foto: Divulgação / Carlos Moura / STF)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir até junho se adia ou não as eleições municipais deste ano. A afirmação foi do futuro presidente do órgão, o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (06) ao colunista do UOL Josias de Souza, ele disse que, se houver adiamento do pleito devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), pretende remarcar a votação para dezembro, no máximo. Para o ministro, o ideal seria adiar "por um prazo máximo de dois meses" as eleições deste ano. "Neste momento, com a esperança de não ser necessário adiar, é fazer até o início de dezembro", disse Barroso. Para ele, essa medida evitaria que mandatos sejam estendidos além do tempo concedido pelo voto popular. Para Barroso, unir as eleições municipais e nacionais em 2022 criaria trabalho enorme para a Justiça Eleitoral julgar, ao mesmo tempo, milhares de registros de candidatos a vereador, prefeito, deputado, senador, governador e presidente. “Estamos estimando 750 mil candidatos entre prefeitos e vereadores. Se você juntar isso a milhares de candidatos nas eleições nacionais vai criar um inferno gerencial nestas eleições", destacou o Barroso.

Sesab recebe nova remessa de vacinas contra a gripe

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até a manhã desta segunda (06), já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. A meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo - cerca de 4,6 milhões de pessoas.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu, neste final de semana, 328 mil doses da vacina contra a gripe, para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Oriundas do Ministério da Saúde, as vacinas já começaram hoje a ser entregues para os municípios. Na Bahia, até a manhã desta segunda-feira (06), já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. A meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados em todos os 417 municípios. Por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Estadual da Saúde orientou os municípios a ofertarem a vacina fora dos postos de saúde, em locais de convivência social como escolas, universidades, igrejas, em ambientes abertos e ventilados, a fim de ampliar a oferta e evitar aglomerações.

A influenza também provoca febre e sintomas respiratórios muito parecidos com os da Covid-19. Justamente por isso, a campanha, que normalmente ocorre em abril, foi antecipada para não mascarar o quadro de pacientes com o novo coronavírus e evitar superlotação nos hospitais e unidades básicas de saúde.

Guajeru passa a entregar produtos do PAA Leite em horário agendado para evitar aglomeração

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Com a pandemia, contamos com a colaboração dos beneficiários e pedimos para que sigam as novas regras de distribuição do leite”, explicou Ivanilde Meira.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) em parceria com a Prefeitura de Guajeru, está entregando 1.500 litros de leite por semana as cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), seguirá uma escala de horário para evitar aglomerações. Para os idosos, a entrega do leito será feita em domicílio. “Com a pandemia [do coronavírus], contamos com a colaboração dos beneficiários e pedimos para que sigam as novas regras de distribuição do leite”, explicou Ivanilde Meira, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Justiça suspende liminar que proibia Embasa de suspender abastecimento

Segunda / 06.04.2020

Por Juliana Almirante / Metro1

A Embasa destacou que o cumprimento da decisão anterior pode ocasionar grave crise de abastecimento, em todo o território estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, decidiu suspender a liminar que obrigava a Embasa a se abster de interromper o abastecimento de água à população baiana por 90 dias. A Embasa alegou, em nota técnica, que o cumprimento da decisão judicial iria implicaria no restabelecimento de 754.125 ligações, sendo que 266.587 destas estão sem hidrômetro, instrumento necessário à medição do volume utilizado pelo usuário. A empresa ainda sustentou que a execução da liminar iria provocar o custo de R$ 55 milhões, além da mobilização diária de 13.850 servidores. Por fim, a Embasa destacou o cenário econômico alarmante diante da diminuição de arrecadação em razão da crise causada pelo coronavírus (covid-19) e que o cumprimento da decisão anterior pode ocasionar grave crise de abastecimento, em todo o território estadual.

Bahia chega a 431 casos registrados de pacientes com Coronavírus; 83 já estão curados

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram atualizados às 12 horas desta segunda-feira (06).

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou que o estado tem 431 casos de pacientes confirmados com o novo coronavírus (covid-19) e 10 óbitos, sendo 8 em Salvador, 1 em Utinga e outro em Itapetinga. Os dados foram atualizados às 12 horas desta segunda-feira (06). Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Municípios do Consórcio da Bacia do Paramirim mantém a suspensão das atividades comerciais não essenciais até o dia 13

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

No dia 13 será debatido novamente como ocorrerão as flexibilizações das medidas de prevenção ao Coronavírus. (Foto: Reprodução / Internet)

Na última sexta-feira (03), o Consórcio Público Bacia do Paramirim, que é composto por 12 municípios da região, se reuniu para tratar sobre a gravidade da pandemia do Coronavírus (covid-19). O decreto de cada município com relação ao funcionamento do comércio e de outras atividades será prorrogado até o dia 13 deste mês, quando será debatido novamente como serão estabelecidas as flexibilizações das medidas de fechamento do comércio.

Brumado: Câmara remarca datas das sessões ordinárias

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

As sessões serão fechadas à população, sendo somente autorizadas a presença dos vereadores e os membros da secretaria. (Foto: Divulgação)

Devido à pandemia do coronavírus (covid-19), a Câmara de Vereadores de Brumado publicou a Portaria 021/2020, que remarca as datas das sessões ordinárias. As sessões serão fechadas à população, sendo somente autorizadas a presença dos vereadores e os membros da secretaria. Todo o material será disponibilizado pelos meios digitais, já que “a Câmara de Vereadores não possui aparato necessário para a realização das sessões por meio da videoconferência”, explicou a Assessoria da Câmara. As sessões deste mês ocorrerão nos dias 14, 22, 27 e 30, sempre às 9h.

Feira-Livre de Guajeru voltou a ser realizada nesta segunda-feira (06)

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura também decretou estado de Calamidade Pública em decorrência da covid-19, através do Decreto 021/2020. (Foto: Divulgação)

Em Decreto publicado na última sexta-feira (03), a Prefeitura de Guajeru definiu novas medidas em relação ações de prevenção ao coronavírus (covid-19). O Decreto 022/2020 restabelece, a partir desta segunda-feira (06), a realização da feira-livre para barracas móveis de alimentos, desde que mantenham 5m de distância entre uma barraca e outra e 1m de distância entre os feirantes e fregueses. A suspensão das aulas, restrições no funcionamento de algumas atividades comerciais, proibição do funcionamento de bares, realização de atividades em grupo, dentre outras, foram mantidas. A Prefeitura também decretou estado de Calamidade Pública em decorrência da covid-19, através do Decreto 021/2020.

CONFIRA OS DECRETOS CLICANDO AQUI

Secretário da Saúde Fábio Villas-Boas diz que novos respiradores comprados na China virão pela Argentina

Domingo / 05.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Equipamentos devem chegar no dia 20 de abril. 'Tenho a esperança forte de não ser sabotado nesse processo de respiradores', disse Fábio Vilas-Boas.

O secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas disse, nesta sexta-feira (03), que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina, no dia 20 de abril. A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento. "Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos", disse Fábio Vilas-Boas.

Segundo Vllas-Boas, o único lugar que vende os respiradores artificiais é a Ásia e o material precisa ser enviado via Oriente Médio ou Argentina para não ser impedido de chegar ao Brasil. "Então, lamentavelmente, hoje para você conseguir trazer equipamentos da Ásia, que é o único lugar que vende, a Europa não está vendendo mais nada, Estados Unidos não vendem nada, você tem que buscar a rota via Oriente Médio ou rotas transpolares pelo sul, via Argentina, para não ter que passar pelos Estados Unidos", contou.

Na quarta-feira (1º), o ministro Henrique Mandetta também afirmou que a concorrência com outros países fez com que fornecedores de equipamentos na China cancelassem contratos de venda de equipamentos médicos, incluindo máscaras e respiradores. O ministério tinha a previsão de distribuir 200 milhões de equipamentos de proteção individual (EPI), mas a entrega foi cancelada pelos fornecedores chineses. Mandetta afirmou que há países que cobrem ofertas para levar a produção já contratada por outros. "Hoje os Estados Unidos mandaram 23 aviões cargueiros para a China para levar o material que eles adquiriram. As nossas compras, que nós tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram", disse o ministro.

Fonte: G1.

Governador sanciona lei que garante pagamento de conta de luz para 3,5 milhões de baianos

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (04), e vai beneficiar quem consome até 100 kW por mês e estejam no CadÚnico.

O governador Rui Costa sancionou o Projeto de Lei 23.808/2020, que autoriza o Governo do Estado a pagar, por 90 dias, a conta de energia de cerca de 3,5 milhões de baianos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (04), e vai beneficiar quem consome até 100 kilowatt (kW) por mês e estejam no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta foi enviada pelo governador à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que votou pela aprovação.

O benefício começa a valer para as faturas com vencimento a partir da data da publicação da lei no DOE (dia 04/04). Inicialmente, o benefício abrangeria famílias com consumo de 80kW mensal, mas foi ampliado após a definição da AL-BA para que as emendas dos deputados sejam utilizadas no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Rui agradeceu ao apoio dos parlamentares por estender a ação para uma parcela maior da população mais vulnerável economicamente. "Agradeço ao presidente Nelson Leal e a todos os deputados. Com isso, 3,5 milhões de baianos serão beneficiados por essa medida do Governo do Estado e Assembleia Legislativa”, disse o governador.

Caetité: Prefeitura distribui alimentos do PAA para famílias carentes

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os produtos recebidos foram repassados para o CRAS Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias vulneráveis cadastradas em programas sociais. (Fotos: Divulgação)

Na manhã da sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu os primeiros volumes de produtos da agricultura familiar para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2020. Com a compra do PAA, a Prefeitura garante o escoamento da produção familiar transferindo renda para os agricultores do município que também são atingidos pela crise causada pela pandemia do coronavírus (covid-19). “Estamos muito contente com a retomada do programa aqui em Caetité. O PAA ao mesmo tempo que compra os produtos da agricultura familiar gerando renda para esses produtores também realiza a transferência simultânea desses alimentos para famílias carentes”, comentou o secretário da pasta, Gledson Moreira.

Os produtos recebidos foram repassados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas em programas sociais.

Os produtos recebidos foram repassados para o CRAS Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias vulneráveis cadastradas em programas sociais. (Fotos: Divulgação)

AL-BA deve aprovar calamidade pública de todos os municípios, diz Nelson Leal

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Todos que nos solicitaram, vamos declarar calamidade pública por 90 dias. Se for necessário ampliação do prazo”, explicou o presidente Nelson Leal. (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Na edição desta sexta-feira (03) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foram apresentados 30 pedidos de reconhecimento do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O presidente da casa, deputado Nelson Leal, evitou comentar a efetiva necessidade de municípios sem casos confirmados de Covid-19 terem declarado o estado de calamidade pública. Segundo ele, são os gestores que devem apontar as dificuldades e problemas que estão passando. Os pedidos dos prefeitos devem ser votados em sessão da próxima terça-feira (07). “Todos que nos solicitaram, vamos declarar calamidade pública por 90 dias. Se for necessário ampliação do prazo, continuaremos fazendo a mesma coisa”, explicou o presidente Nelson Leal.