Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2020"

Guajeru: Consulta Pública para a elaboração da LDO 2021 está aberta

Quarta / 29.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O prazo vai até o dia 08 de maio.

A Prefeitura de Guajeru está disponibilizando o e-mail guajeruconsultapublica@gmail.com para o recebimento de sugestões, perguntas e manifestações, para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021, que definirá as ações e programas que devem ser priorizados no ano. A consulta pública está sendo feita inteiramente on-line devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O prazo vai até o dia 08 de maio.

As manifestações também podem ser enviadas por correspondência, que deve conter a rubrica “Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2021”, encaminhando para a Prefeitura Municipal de Guajeru, no endereço Praça Antônio Carlos Magalhães, nº 124, Bairro Centro, Guajeru - BA.

Governador Rui Costa anuncia cancelamento do São João no estado

Quarta / 29.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O governador também prorrogou a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio.

Não haverá festejos juninos na Bahia neste ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem até o fim de maio serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos”, explicou. 

Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esses deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui, que também informou que “a princípio, as atividades letivas serão adiadas por mais 15 dias, período que deve ser suficiente para a chegada dos respiradores e, ainda, para acompanhar a progressão da doença em todo o território estadual”.

Brumado: PMs entregam 600kg de alimento a famílias carentes

Quarta / 29.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

As doações ainda podem ser feitas no Comando, nas sedes dos Destacamentos da PM, ou diretamente aos policiais nas viaturas. (Fotos: 34ª CIPM)

Na manhã desta terça-feira (28), policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, entregaram 600 kg de alimentos perecíveis, além de produtos de higiene, às famílias carentes previamente cadastradas. As doações para a Campanha Patrulha Solidária ainda podem ser feitas no Comando, nas sedes dos Destacamentos da PM, ou diretamente aos policiais nas viaturas.

Bahia registra 10 mortes pelo coronavírus nas últimas 24h

Quarta / 29.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

522 pacientes já estão recuperados, restando 1.949 casos ativos, sendo 275 pacientes internados, 89 em UTI, e 93 vieram a óbito. 5.360 casos foram descartados.

A Secretaria da Saúde da Bahia divulgou, na noite desta terça-feira (27), um novo boletim epidemiológico, demonstrando a situação do coronavírus (covid-19) no estado. Ao todo, são 2.564 casos confirmados. Desse número, 522 pacientes já estão recuperados, restando 1.949 casos ativos, sendo 275 pacientes internados, 89 em UTI, e 93 vieram a óbito. Desde janeiro, 5.360 casos foram descartados.

>> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

• 87º óbito: Mulher de 88 anos, com histórico de hipertensão, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Admitida em hospital público de Salvador em 18 de abril, vindo a óbito no último domingo (26);
• 88º óbito: Mulher de 79 anos, com histórico de diabetes e osteoartrose. Admitida em hospital público de Salvador em 13 de abril, vindo a óbito no último dia 23;
• 89º óbito: Mulher de 56 anos, com histórico de diabetes e doença renal crônica. Admitida em hospital público de Salvador em 17 de abril, vindo a óbito no último dia 24;
• 90º óbito: Mulher de 44 anos, sem histórico de comorbidades. Admitida em hospital público de Salvador em 21 de abril, vindo a óbito na terça-feira (28);
• 91º óbito: Mulher de 96 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica. Admitida em hospital público de Salvador em 15 de abril, vindo a óbito na última segunda-feira (27);
• 92º óbito: Homem de 64 anos, sem comorbidades. O paciente veio a óbito na última sexta-feira (24), na própria residência, em Salvador;
• 93º óbito: Mulher de 63 anos, com histórico de imunodeficiência. A paciente veio a óbito em 23 de abril, no próprio domicílio, na capital.

As mortes ocorreram nos municípios de Adustina (1), Água Fria (1), Araci (1), Belmonte (1), Camaçari (1), Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana, Feira de Santana (1), Gongogi (2), Ilhéus (4), Ipiaú (1), Itabuna (3), Itagibá (1), Itapé (1), Itapetinga (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro, Nilo Peçanha (1), Salvador (56), Uruçuca (4), Utinga (1), Vitória da Conquista (3).

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica neste domingo (03)

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que neste domingo, dia 03, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 14h, nas Avenidas Dr. Antonio Mourão Guimarães e Dr. Guilherme Dias, nas Ruas Tertulino Meira, Coronel Antiaco, Raposo Tavares, 2 De Julho, São Bento, Manoel Joaquim dos Santos, Camilo R. Vasconcelos e nas Travessas Bem querer e Antiaco J. dos santos, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Bahia chega aos 2.540 casos confirmados do novo coronavírus; 203 são profissionais de saúde

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao total, 514 pacientes estão recuperados e 86 vieram a óbito. Dentre os casos ativos (1.940), que permanecem monitorados, 275 estão internados, sendo 89 em UTI.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, às 12h desta terça-feira (28), um novo boletim epidemiológico, atualizando os números do coronavírus (covid-19) no estado. Ao todo, são 2.540 casos confirmados, destes, 514 pacientes estão recuperados e 86 vieram a óbito. Dentre os casos ativos (1.940), que permanecem monitorados pela vigilância epidemiológica, 275 encontram-se internados, sendo 89 em UTI.

O boletim registra também 5.360 casos descartados e 11.614 notificações. 203 profissionais de saúde testaram positivo para coronavírus. A Sesab contabiliza 86 mortes confirmadas pelo coronavírus nos municípios de Adustina (1), Água Fria (1), Araci (1), Belmonte (1), Camaçari (1), Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana, Feira de Santana (1), Gongogi (2), Ilhéus (4), Ipiaú (1), Itabuna (3), Itagibá (1), Itapé (1), Itapetinga (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro, Nilo Peçanha (1), Salvador (49), Uruçuca (4), Utinga (1), Vitória da Conquista (3).

O 84º óbito foi registrado em 24 de abril. A paciente era uma mulher de 57 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Ela estava internada em um hospital público da capital baiana. O 85º óbito ocorreu em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de hipertensão, diabetes e síndrome de Huntington. Ela estava internada em um hospital da rede privada do município. O 86º óbito ocorreu em 23 de abril. O paciente era um homem de 76 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes. Ele faleceu em domicílio.

Câmara de Vereadores de Livramento realizará sessões extraordinárias nesta quinta-feira (30); PL em discussão pode liberar R$ 720 mil à Prefeitura para o combate ao coronavírus

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Edital 02/2020 é para deliberação do PL 02/2020, que autoriza a Prefeitura a abrir crédito suplementar especial. As sessões estão marcadas para às 15h, 16h e 17h.

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora publicou, nesta terça-feira (28), o Edital 02/2020, convocando os vereadores para três sessões extraordinárias nesta quinta-feira, dia 30. Conforme o Edital 02/2020, assinado pelo presidente da casa, vereador Aparecido Lima da Silva, a convocação é para deliberação sobre o Projeto de Lei (PL) 02/2020, de autoria do poder executivo municipal, que autoriza a Prefeitura de Livramento a abrir crédito suplementar especial para reforço das dotações orçamentárias do orçamento anual do exercício de 2020. As sessões estão marcadas para às 15h, 16h e 17h.

Segundo a Emenda Aditiva 01, apresentada pelos vereadores Márcio Alan Dourado Castro, Juscélio Pires e Josemar Miranda, a liberação do recurso será de R$ 720 mil e ficará condicionado à apresentação de um efetivo plano de ação e prestação de contas à Câmara de Vereadores, por parte do Executivo Municipal, com todas as medidas necessárias para o combate ao coronavírus no município.

Brumado: Câmara de Vereadores aprova abertura de crédito para ações de combate ao coronavírus

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O PL 010/2020 foi emendado, garantindo com que os vereadores fiscalizem com maior eficácia as ações. (Foto: Divulgação)

Na sessão desta quarta-feira (27) da Câmara de Vereadores de Brumado, os parlamentares, por unanimidade, aprovaram o Projeto de Lei (PL) 010/2020. Enviado pelo Governo Municipal, o PL autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional ao orçamento de 2020 para atender as ações emergências de combate ao novo coronavírus (covid-19). Durante a sessão, a oposição apresentou emendara ao projeto, instituindo o requerimento contínuo das informações, contratos e aditivos efetuados da situação de emergência e calamidade pública causadas pela pandemia do coronavírus. A emenda foi aprovada, tendo 4 votos contrários por parte dos vereadores de situação, que alegaram que a emenda iria engessar as ações da administração municipal num momento tão complicado de enfrentamento da doença.

Brasil tem mais de 4,5 mil mortes por coronavírus; casos confirmados chegam a 66.501

Terça / 28.04.2020

Por Thiago Marcolini / AGR+

A região Sudeste concentra quase 50% do total dos casos confirmados no Brasil (33.022). Só em São Paulo, há mais de 21 mil casos de Covid-19, além de 1.825 mortes.

O Ministério da Saúde atualizou os números do coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (27). De acordo com a pasta, o país soma 66.501 casos confirmados de Covid-19, e 4.543 mortes. Em 24 horas, houve 4.613 novos registros da doença, e 338 óbitos.  A região Sudeste concentra quase 50% do total de registros confirmados no Brasil – são 33.022 casos. Só no estado de São Paulo, há mais de 21 mil casos de Covid-19, além de 1.825 mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, 86% dos óbitos tem investigação concluída. Das vítimas da Covid-19, 69% eram acima dos 60 anos, e 67% apresentavam pelo menos um fator de risco.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, destaca que as diferentes características das regiões brasileiras e o fato do coronavírus não ter uma série histórica dificultam a projeção do pico da doença no Brasil. “Nós temos um país com diversidades e características muito diversas. Historicamente, a região Norte do Brasil, tem um padrão de transmissão de vírus respiratório nos meses de março e abril. Na região Sul-Sudeste, temos maio e junho como os meses de maior frequência. Por que a gente sempre fala nos vírus respiratórios? Porque é o único que nós temos como referência. O vírus Covid não circulava, nós não temos uma série histórica para que a gente possas projetar o padrão dessa nova doença”.

No Nordeste, o Ceará é o líder de casos confirmados. São 6.726 e 390 mortes. Já no Amazonas, na região Norte, o número total de pessoas contaminadas pelo coronavírus é de 3.928, além de 328 óbitos. A taxa de letalidade no Brasil, ou seja, o número de mortes pelo total de casos, é de 6,8%. Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro apresentam taxa maior do que a média nacional.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, destaca que pode haver diferentes medidas de retorno às atividades no Brasil, dependendo da situação de cada localidade. Teich lembra, no entanto, que todas as ações adotadas devem ser embasadas em informações adequadas. “O Brasil é um país heterogêneo. Certamente a gente vai ter medidas diferentes em várias regiões do país. Uma coisa que a gente não pode esquecer são os serviços essenciais. Temos que trabalhar toda a parte da sociedade, mas também tem que ter sempre um detalhamento dos serviços essenciais, daquilo que é fundamental para o dia-a-dia das pessoas. Ninguém vai incentivar medidas que restrinjam a contenção sem informação adequada”.

Livramento têm transporte intermunicipal suspenso

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Além de Livramento, a medida alcança outros 11 municípios. Ao todo, são 92 municípios com o transporte suspenso. (Foto: Reprodução)

Livramento de Nossa Senhora, localizado na região sudoeste do estado, e mais 11 municípios terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (29). A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (28).

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Serra do Ramalho, município que completou 14 dias sem novos casos do Covid-19 confirmados. No total, 92 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Os outros 11 municípios são: Caetanos, Caldeirão Grande, Camamu, Gandu, Ibotirama, Laje, Lajedo do Tabocal, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Santaluz e Ubaitaba.

Governadores pedem ao presidente do STF suspensão temporária do pagamento de dívidas, revela Rui Costa

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os Estados têm solicitado a suspensão para que os recursos sejam utilizados nas ações de combate ao coronavírus. (Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa informou durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, na noite desta segunda-feira (27), que participou de videoconferência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o ministro Alexandre de Moraes, governadores, o ex-advogado-geral da União e agora Ministro da Justiça, André Mendonça, e procuradores dos Estados. A reunião teve caráter de audiência de conciliação, já que os Estados têm solicitado a suspensão temporária do pagamento de dívidas junto à União para que os recursos sejam utilizados nas ações de combate ao novo coronavírus.   Segundo Rui, a expectativa é de que o impasse seja solucionado em breve. “Foi uma reunião extremamente positiva, onde o presidente do STF determinou que Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES se manifestem em até 24 horas sobre o pedido dos governadores. Além disso, ficou estabelecido o prazo de cinco dias para que as partes envolvidas, Estados, Governo Federal e bancos, possam chegar a um acordo. Nos próximos dias haverá uma intensa negociação nesse sentido. Nosso esforço deve ser voltado a salvar vidas humanas e assistir à população mais carente dos estados”, explicou.

Paramirim confirma 2º caso do coronavírus

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Além do caso confirmado, a Secretaria também reportou um caso suspeito, que está em isolamento social. O paciente do 1º caso já está curado. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim confirmou, nesta segunda-feira (27), a ocorrência do segundo caso de coronavírus (covid-19) no município. Conforme o órgão, o paciente confirmado está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, recebendo todos os cuidados.  As pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Além do caso confirmado, a Secretaria também reportou um caso suspeito, que está em isolamento social. O paciente do 1º caso já está curado.

Coronavírus: Bahia chega a 2.356 casos e 83 óbitos confirmados

Terça / 28.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 501 pacientes recuperados, 83 óbitos e 1.172 casos ativos, sendo 253 pacientes internados, 73 deles na UTI.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou que o estado registra 2.356 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo Coronavírus (Covid-19), o que representa 20,61% do total de casos notificados no estado. Ao todo, são 501 pacientes recuperados, 83 óbitos e 1.172 casos ativos, sendo 253 pacientes internados, 73 deles na UTI.

Os casos ocorreram nos municípios de Adustina (1), Água Fria (1), Araci (1), Belmonte (1), Camaçari (1), Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana, Feira de Santana (1), Gongogi (2), Ilhéus (4), Ipiaú (1), Itabuna (3), Itagibá (1), Itapé (1), Itapetinga (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro, Nilo Peçanha (1), Salvador (48), Uruçuca (4), Utinga (1), Vitória da Conquista (1).

>> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

O 77º óbito foi registrado em 25 de abril, no entanto, apenas hoje (27) a vigilância epidemiológica estadual obteve acesso a Declaração de Óbito do paciente que estava internado em um hospital filantrópico de Salvador, mesmo após reiterados contatos telefônicos e o envio de e-mails para a unidade. A paciente era uma mulher de 60 anos, com histórico de diabetes e doença cardiovascular.

O 78º óbito foi registrado em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 82 anos, residente em Salvador, que estava assintomática e possuía histórico de hipertensão, hipotireoidismo e doença de Alzheimer. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 79º óbito foi registrado em 26 de abril. O paciente era um homem de 70 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes e doença cardiovascular. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 80º óbito foi registrado em 24 de abril. O paciente era um homem de 25 anos, residente em Salvador, com histórico de Sarcoma Mielóide de Mediastino. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 81º óbito foi registrado em 25 de abril. A paciente era uma mulher de 88 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e doença cardiovascular. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 82º óbito foi registrado em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Salvador, com histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 83º óbito foi registrado em 23 de abril. O paciente era um homem de 39 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e epilepsia. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira (29)

Segunda / 27.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que na quarta-feira, dia 29, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Fazendas Bela Vista e Lagoa de Dentro e no Povoado Umburunas, localizados na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Mais de 146 mil estudantes da rede estadual já receberam o vale-alimentação

Segunda / 27.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Rede Assaí funciona das 7h às 22h. A Cesta do Povo e as lojas conveniadas, na capital, abrem das 7h às 20h, e, no interior, das 8h às 20h. (Foto: Reprodução / SEC)

Mais de 146 mil estudantes receberam o vale-alimentação, na última semana, em Salvador e mais 21 cidades do interior que têm as redes Assaí e Cesta do Povo, com suas lojas credenciadas. O benefício, no valor de R$ 55 por estudante, está sendo entregue pelo Governo do Estado, podendo ser retirado em qualquer dia da semana e enquanto durar o período de suspensão das aulas. O vale-estudantil é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite. A Rede Assaí funciona das 7h às 22h. A Cesta do Povo e as lojas conveniadas, na capital, abrem das 7h às 20h, e, no interior, das 8h às 20h. Por conta do decreto municipal de Salvador, os supermercados atendem, preferencialmente, aos idosos das 7h às 9h.

 A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado (Assaí ou Cesta do Povo e suas lojas credenciadas) apenas uma pessoa: o estudante, o pai, a mãe ou o responsável, cujo CPF está cadastrado na escola, e que esta ida seja planejada para evitar aglomerações. É preciso apresentar o CPF e um documento de identidade com foto do estudante. Se a retirada for feita por outra pessoa, a mesma deve apresentar um documento de identidade e, se tiver, o CPF. Outra recomendação é para que, antes de ir ao supermercado, seja confirmado se o CPF já está cadastrado. Para isso, basta ligar para a escola onde o estudante está matriculado; para o número 0800 284 0011; ou verificar pelo Sistema Siadiante no Portal da Educação. Por esses meios, também é possível saber se é para ir na Rede Assaí ou na Cesta do Povo e suas lojas credenciadas. Para os estudantes que moram onde não há lojas dessas redes, será entregue um cartão alimentação com o mesmo valor, totalizando 800 mil estudantes beneficiados, em todos os 417 municípios da Bahia. Estão sendo investidos R$ 44 milhões de recursos do Governo do Estado com a ação.

Juntamente com a entrega do vale-alimentação, o Governo do Estado também está disponibilizando máscaras de tecido para quem estiver na fila sem o uso da proteção. A entrega do primeiro lote, com 14 mil máscaras, acontece em Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana, mas se estenderá pelo interior do Estado. A iniciativa é fruto de uma parceria das secretarias estaduais do Planejamento (SEPLAN), Educação (SEC), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).