Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2020"

Período para pedido de isenção de taxa em inscrição do ENEM termina nesta sexta (17)

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A solicitação é realizada pela Página do Participante. O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22/05. (Foto: Enem / Inep)

Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 esta sexta-feira, 17 de abril, para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é realizada, exclusivamente, por meio da Página do Participante, dentro do site do Enem - enem.inep.gov.br. O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, o participante habilitado para a isenção em 2019 que não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano. O processo também deve ser realizado pela Página do Participante.

Tem direito à isenção da taxa de inscrição quem:

• cursar a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
• tiver cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
• declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Novo ministro da Saúde afirma que vai manter isolamento social e foco na ciência

Sexta / 17.04.2020

Por Janary Bastos Damacena / AGR+

A troca foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro, anunciada nesta quinta-feira à tarde no Palácio do Planalto. (Foto: Carolina Antunes / PR)

O Ministério da Saúde tem um novo comando. Nesta quinta-feira (16), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta deixou o cargo para dar lugar ao médico oncologista Nelson Teich. A troca foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro, anunciada nesta quinta-feira à tarde no Palácio do Planalto. “Nesse momento, além de agradecer o senhor Henrique Mandetta, pela cordialidade e pela forma como conduziu seu ministério, eu também agradeço ao doutor Nelson por ter aceitado esse convite. E ele sabe do enorme desafio que terá pela frente”. 

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em medicina pela Universidade Estadual (UERJ) e depois seguiu a  especialização em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por fim, alcançou o doutorado em Ciências e Economia da Saúde pela Universidade de York, no Reino Unido. E essa formação é um dos pontos que chama atenção sobre o novo ministro em relação a como será o combate ao coronavírus.  “A gente discutir saúde e economia é muito ruim. Na verdade essas coisas não competem entre si, elas são complementares. Quando você polariza uma coisa dessas, você começa a tratar como se fosse ‘pessoas versus dinheiro’, o ‘bem versus o mal’, ‘empregos versus pessoas doentes’, e não é nada disso”.

Durante seu primeiro discurso como ministro, Nelso Teich explicou que a estratégia do distanciamento social, não terá nenhuma mudança neste momento. “Não haverá qualquer definição brusca ou radical do que vai acontecer. É fundamental hoje que a gente tenha uma informação cada vez maior sobre o que acontece com as pessoas em cada ação que é tomada”. 

O ministro Nelson Teich afirmou, ainda, que a nova gestão à frente da Saúde continuará a basear suas decisões em critérios técnicos e científicos. “Um outro ponto é a parte de tratamento. A gente tem as vacinas, a gente tem os medicamentos e o que é importante é que tudo aqui vai ser tratado de forma completamente técnica e científica. E vamos disponibilizar o que existe hoje, dentro de coisas que funcionem como projetos de pesquisa. Por que isso vai permitir que você colha o maior número possível de informação no espaço mais curto de tempo. Isso vai ajudar a entender o que faz diferença ou não para as pessoas, para os pacientes e para sociedade”.  Por fim, o ministro disse que o alinhamento com o presidente da República é fundamental e não só entre o Ministério da Saúde e a Presidência, mas entre todos os ministérios do governo.

Bahia ultrapassa 1.000 casos confirmados de Covid-19

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram divulgados às 12 horas desta sexta-feira (17) pela Sesab.

A Bahia chegou, nesta sexta-feira (17), aos 1059 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo Coronavírus (Covid-19). Deste total, 268 pessoas estão recuperadas, 116 internadas, sendo 48 em UTI, e 36 vieram a óbito, sendo eles nos municípios de Salvador (18); Lauro de Freitas (4), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1), Juazeiro (1). Os dados foram divulgados às 12 horas desta sexta-feira (17) pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Mais 5 municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 79

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A suspensão, que vai até o dia 3 de maio, entra em vigor nesses municípios a partir de sábado (18).

O Diário Oficial do Estado acrescentou, nesta sexta-feira (17), Aiquara, Amélia Rodrigues, Buerarema, Conceição do Jacuípe e Curaçá à lista de municípios com transporte suspenso até 3 de maio. Neles, a medida entra em vigor a partir deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, a Bahia alcança a marca de 79 municípios com a restrição.

Também estão com transporte suspenso: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Quatorze municípios que já tiveram a restrição durante a pandemia, mas não apresentam novos casos de Covid-19 há 14 dias ou mais, continuam com transporte autorizado, segundo o Diário Oficial de hoje. São elas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conde, Correntina, Dias d’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. A cidade de Conceição do Jacuípe, que fazia parte desta lista até ontem, voltou a ter o transporte suspenso.

Vitória da Conquista: Esquadrão Falcão distribui máscaras e luvas para motociclistas de delivery

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Se for necessário vamos distribuir mais máscaras. Nosso papel é proteger e servir a população”, afirmou o Major PM Carlos Elder Coelho de Abreu. (Fotos: Divulgação SSP)

O Esquadrão de Motociclistas Falcão de Vitória da Conquista realizou, na quinta-feira (16), uma Blitz Social para a distribuição de 200 máscaras e luvas para condutores de veículos (em especial motociclistas de delivery), ciclistas, transeuntes e moradores de rua. A ação tem como objetivo proteger a população do novo coronavírus. A iniciativa surgiu com o intuito de educar a população sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual. “A ação vem ocorrendo em todas as abordagens realizadas pela unidade. Compramos o material e contamos com a parceria de uma associação que confeccionou mais de 700 máscaras”, explicou o comandante do Esquadrão Falcão, Major PM Carlos Elder Coelho de Abreu.

Os policiais, além de orientar sobre os cuidados a serem tomados contra o vírus, também estão higienizando motocicletas. “Borrifamos hipoclorito de sódio nos veículos. A nossa prioridade são os profissionais de delivery, devido a grande circulação. Se for necessário vamos distribuir mais máscaras. Nosso papel é proteger e servir a população”, afirmou o Major.

Bahia registra 36º óbito pelo Coronavírus

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ele estava internado em um hospital público no município de Juazeiro, desde o último dia 8, teve o diagnóstico confirmado no dia 10, vindo a falecer hoje (17).

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta sexta-feira (17), o 36º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A morte foi de um homem de 63 anos, residente em Juazeiro, com histórico de cardiopatia e diabetes. Ele estava internado em um hospital público no município de Juazeiro, desde o último dia 8, teve o diagnóstico confirmado no dia 10, vindo a falecer hoje (17).

Começou a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Também continua disponível a vacina para os idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, presidiários, jovens de 12 a 21 anos sob medidas educativas e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, deu início hoje a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Nesta etapa estão incluídos caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, portuários, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento. Também continua disponível a vacina para os idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, população indígena, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas educativas e funcionários do sistema prisional, que não foram imunizados na primeira etapa da campanha. Para ter acesso à vacina, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta. Iniciada em 23 de março, a campanha imunizou até agora um total de 1.512.587 pessoas em todo o estado, o que representa 40,67% de cobertura vacinal.

Coronavírus: Bahia tem 967 casos confirmados

Sexta / 17.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Sesab contabiliza todos os registros até as 17 horas de quinta-feira (16).

A Bahia registra 967 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 9,64% do total de casos notificados. Até o momento, 5.285 casos foram descartados e houve 34 óbitos, sendo 18 em Salvador e 16 nos municípios de Lauro de Freitas (3), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1). O 34º óbito foi registrado nesta quinta-feira (16), em um hospital público da capital. O paciente era um homem de 81 anos, residente em Salvador, com comorbidade. Ele foi admitido na unidade hospitalar no dia 12 e veio a falecer ontem (15).

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza todos os registros até as 17 horas de quinta-feira (16). Ao todo, 253 pessoas estão recuperadas e 104 encontram-se internadas, sendo 45 em UTI. Os casos confirmados estão distribuídos em 87 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,84%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 56,84% foram do sexo feminino. A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 97 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 29,39% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes também foi maior nesta faixa etária (127,72/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 50 a 59 anos (118,41/ 1.000.000 habitantes).

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

Mais de 3 milhões de mulheres chefes de família começam a receber auxílio emergencial

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor empenhado para pagamento da primeira parcela a pessoas registradas no Cadastro Único e Bolsa Família soma R$ 4,7 bilhões.

As mulheres chefes de família já começaram a receber o auxílio emergencial do Governo Federal. O total de recursos para as mais de 3 mil mães, só nessa primeira parcela, chega a R$ 2,8 bilhões. O valor a ser resgatado é de R$ 1.200 para mulheres que criam seus filhos com menos de 18 anos sozinhas. Para as mulheres sem marido ou companheiro, que vivem com crianças ou adolescentes de até 18 anos e se enquadram nos critérios da lei, o valor chega a R$ 1.800. Além disso, outras 1,5 milhão de mães receberão o piso do auxílio, no valor de R$ 600.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor empenhado para pagamento da primeira parcela a pessoas registradas no Cadastro Único e Bolsa Família soma R$ 4,7 bilhões. O benefício de R$ 600 também foi liberado para mais de 2,5 milhões de cidadãos, demandando mais de R$ 1,5 bilhão em recursos. A estimativa é de que o auxílio emergencial chegue a mais de 51 milhões de pessoas registradas no Cadastro Único.

Secretária Cynthia Lopes esclarece “Fake News” sobre existência do Hospital Municipal de Caetité

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Secretária explica que o que existe “é um registro de solicitação no CNES para implantação da unidade hospitalar que abrigará o Hospital de Tratamento do Câncer”.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quinta-feira, dia 16, uma Nota de Esclarecimento sobre Fake News “veiculada nas redes sociais por um site de jornalismo político-partidário sobre a existência do Hospital Municipal de Caetité”. Na nota, a Secretária Cynthia Lopes explicou que o que existe “é um registro de solicitação no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para implantação da unidade hospitalar que abrigará o Hospital de Tratamento do Câncer em Caetité. O fato de ter sido cadastrado não significa que houve prestação de serviço ou geração de receitas e/ou despesas”.

Cynthia também esclarece que a solicitação, realizada em 2013, seria para unidade de gestão dupla (Estado e Município) e que acabou sento útil para a realização de mutirões de saúde ocular promovidos pelo Governo do Estado, além de servir para a implantação do hospital provisório para tratamento de pacientes com COVID-19. A UPA 24h tem um CNES próprio para oferecer os serviços de pronto atendimento para urgência e emergência e, provisoriamente, funciona na estrutura do hospital municipal.

Sobre o cadastro de funcionários, a Secretária disse que “algumas dessas pessoas são ou foram funcionárias ou prestadoras de serviço ao município. Desta forma, elas recebem ou recebiam pelo município pelos serviços prestados, e somente por eles. Em nenhum momento houve pagamento para essas pessoas através deste número de CNES, ou por ter seu nome ali colocado”, complementando ainda que “foi apenas um cadastro, não houve qualquer uso de recursos públicos como o documento que estou passando para vocês comprova (vide o PDF anexo), não há qualquer ilegalidade, o que há é o registro de uma jornada que nos levará a ter, finalmente, uma unidade hospitalar em Caetité.”

Sobre o uso de um print do Google Maps com uma localização errada a Secretária achou um absurdo, pois qualquer pessoa – inclusive as mal intencionadas – poderia ter feito aquilo. A Prefeitura Municipal ou a Secretaria de Saúde de Caetité não possuem qualquer vínculo ou controle daquilo que está colocado de forma até grotesca no Google. “Quem é de Caetité não erraria nunca a localização do Hospital, ele está ali há quase vinte anos! Chega a ser ridículo isso, de tão mal feito.”

Bahia chega a 951 casos de pessoas com Coronavírus; número de mortes sobe para 31

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Sesab contabiliza todos os registros até as 12h desta quinta (16). Ao todo, 250 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 104 estão internadas, sendo 45 em UTI.

A Bahia registra 951 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 102 profissionais de saúde. Até o momento, 5.268 casos foram descartados e houve 31 óbitos, sendo 16 no município de Salvador e 15 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1). A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza todos os registros até as 12 horas desta quinta-feira (16). Ao todo, 250 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 104 encontram-se internados, sendo 45 em UTI.

A 29ª morte foi de um homem de 62 anos, residente em Uruçuca, com histórico de hipertensão e tabagismo. Já o 30º óbito foi de uma mulher de 61 anos, residente em Ilhéus, com histórico de doença renal crônica, hipertensão e pneumonia. Ambos estavam internados em um hospital público em Ilhéus e tiveram o registro de óbito nesta quinta-feira. Já o 31º falecimento foi de uma mulher de 90 anos, residente em Salvador, com comorbidades associadas, a exemplo de obesidade e doença renal crônica. Ela estava internada em um hospital público em Salvador e foi a óbito ontem (15).

Prorrogada a suspensão do transporte interestadual

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O novo decreto alterou o Decreto 19.586/2020, publicado no dia 27 de março, que suspendia o transporte até quarta-feira, dia 15.

O Governo da Bahia publicou, na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial, o Decreto 19.635/2020, que prorroga para 3 de maio a suspensão do transporte interestadual. O novo decreto alterou o Decreto 19.586/2020, publicado no dia 27 de março, que suspendia o transporte até quarta-feira, dia 15. A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo interestadual, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

>> CONFIRA O DECRETO 19.653/2020

Livramento: Vans vindas de São Paulo são interceptadas pela PM e ocupantes passam por avaliação médica

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dos ocupantes, 4 desembarcariam em Livramento e os demais em Paramirim, Érico Cardoso e Rio da Caixa. (Fotos: Divulgação / 46ª CIPM)

Na noite desta terça-feira (14), por volta das 21h, policiais militares da 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora, interceptaram 3 vans que vinham de São Paulo. De acordo com informações da PM, após a interceptação, que ocorreu no Bairro Estocada, os tripulantes foram encaminhados à UPA 24h para avaliação médica em decorrência das ações de prevenção e combate ao coronavírus (covid-19). Ainda conforme a PM, dos ocupantes, 4 desembarcariam em Livramento e os demais em Paramirim, Érico Cardoso e Rio da Caixa.

MEC vai lançar edital com novos prazos para o Prouni

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

As atividades foram suspensas por conta da paralisação causada pela pandemia. Mais de 90 mil pessoas encontram-se nessa situação.

O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um novo edital do Programa Universidade para Todos (Prouni). “A ideia é que candidatos que estão na lista de espera e aguardam análise de documentos ou que não tiveram a oportunidade de comprovar informações junto às instituições de ensino superior não sejam prejudicados”, informou a Assessoria de Comunicação do MEC. As atividades foram suspensas por conta da paralisação de diversos serviços em estados e municípios durante a pandemia do coronavírus. Mais de 90 mil pessoas que concorrem a bolsas de estudo remanescentes do programa encontram-se nessa situação. O MEC já havia suspendido, por tempo indeterminado, o período da lista de espera do programa.

Livramento: PM resgata pássaros silvestres no bairro Taquari

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os PMs apreenderam 25 pássaros e 20 gaiolas, que foram levadas à Delegacia, juntamente com o proprietário da residência. A dupla não foi localizada. (Foto: 46ª CIPM)

Na noite de segunda-feira (13), por volta das 21h, policiais militares da 46ª CIPM resgataram diversos pássaros silvestres no bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da PM, os militares estavam patrulhando o bairro quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita na calçada de uma residência, que adentraram na casa assim que avistaram os policiais. Os PMs adentraram ao local, onde acharam 25 pássaros silvestres e 20 gaiolas, que foram levadas à Delegacia Territorial de Livramento, juntamente com o proprietário da residência. Ainda conforme a PM, os dois indivíduos não foram localizados.