Nesta sexta (29), às 10h, a Comissão de Controle Interno do Município de Dom Basílio realiza uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, em Sessão Pública. A audiência obedece aos princípios de transparência e publicidade, da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade será demonstrado e avaliado o cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2015.
No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para festejar essa data, a Prefeitura de Caculé vai realizar ações de conscientização, em conjunto com outras entidades. Na próxima quarta (03), equipes da Secretaria Municipal do desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cooperativa de Catadores Catando a Vida estarão na Praça Deoclídes Cardoso, a partir das 8h, distribuindo mudas nativas e trocando 10 garrafas PET de 2 litros por uma sacola retornável.
Já no dia 07 de junho, domingo, as equipes, em conjunto com os alunos do CETEP, visitam a comunidade de Várzea Grande e, além da distribuição de mudas e troca de garrafas, realizam a Pegada Ecológica. A ação é um trabalho de mobilização da comunidade, através de campanha motivacional que, de porta em porta, abrange a totalidade daquela população, apresentando “o que é” a Pegada e orientando sobre a Coleta Seletiva; mutirões de limpeza, envolvendo a comunidade local; educação ambiental, por meio de palestras.
Para o sucesso do trabalho é importante o empenho da comunidade. A organização pede que os moradores separem seus resíduos gerados e reuna aos demais resíduos dispersos, em suas propriedades, de forma separada, na medida do possível, e coloquem nas entradas das residências. A separação é feita entre materiais recicláveis: plásticos, papéis, jornais, garrafas PET, papelão e latas de alumínio (cerveja, refrigerante, sucos).
Com o propósito de ampliar cada vez mais as informações para as futuras mães, a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio realiza mensalmente reunião com o grupo de gestantes. Os encontros são organizados pela Diretoria de Atenção Básica e contam com a participação de diversos profissionais da área da saúde, buscando esclarecer dúvidas das gestantes para que o período gestacional possa transcorrer normalmente.
Neste mês de maio o encontro aconteceu na tarde da última quarta (27), no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, com a participação de, aproximadamente, 15 mulheres. A reunião foi preparado pela Equipe de Saúde da Família de Barra do Bernardo, e contou com a participação da Enfermeira Obstetra Marli Araújo e também da Nutricionista, que atende pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Luciana Soares, levando informações sobre Alimentação Saudável e Atividade Física. Contou ainda com uma peça teatral apresentada pelos Agentes Comunitários de Saúde da Equipe. As enfermeiras Valiane Félix, Tisse Tanajura e os enfermeiros Pedro Ernesto e Leonardo Vagner também participaram do evento.
O próximo encontro do grupo de gestantes está marcado para o dia 16 de junho, com início às 13h30min, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Educação, promoverá nesta quinta-feira (28), uma Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. O evento acontecerá às 19h30min, no auditório do CETEP.
O documento orientará as diretrizes e metas educacionais do município para os próximos dez anos. O PME também será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade de ensino do município e apontará quais metas Caetité pretende alcançar na educação nos próximos anos, além das estratégias a serem realizadas.
Na madrugada desta quarta-feira (27), a Farmácia Básica de Brumado foi arrombada. De acordo com o Coordenador da farmácia, Roney Alves, os arrombadores entraram por uma janela e para sair arrombaram a porta. Além de furtar um computador e um botijão de gás de cozinha, os ladrões ainda vasculharam gavetas e prateleiras em busca de mais bens de valor. Os agentes da 20ª Coorpin estiveram no local para fazer a perícia. Após a interrupção do atendimento no período da manhã, a farmácia básica retomou o atendimento a partir das 14h00. Pela manhã, quando nossa reportagem esteve na unidade, o coordenador informou que os funcionários ainda estão verificando o estoque pra saber se algum medicamento foi furtado.
Foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (27) a construção de uma rotatória, nas imediações do Hospital Professor Magalhães Neto, próximo ao SAMU 192, no cruzamento das ruas Rio de contas e Eusino Tanajura Meira. Este é um projeto da Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), sendo o Secretário André Luís (Infraestrutura) o engenheiro responsável pelo projeto. Em entrevista ao Site Sertão Hoje, o Superintendente de Trânsito e Transporte, Clidemar Amorim afirmou que o projeto visa garantir mais segurança e organização do trânsito no local, que tem um movimento intenso em razão de estar localizado próximo ao Hospital Municipal, Fórum, Posto de Saúde, Delegacia e das escolas CMEAS e ENSF. Amorim adiantou ainda que outras três rotatórias ainda serão construídas em Brumado. As obras serão realizadas em cruzamentos onde estão sendo registrados o maior número de acidentes.
Depois de denúncia de contratação irregular de funcionários, a Prefeitura de Piripá, na região de Vitória da Conquista, teve que exonerar na última segunda (25), 142 servidores com contratos temporários irregulares. Antes, uma acusação tinha sido formulada pelo vereador da cidade, Joel Barbosa Rocha (PMDB), contra a administração da prefeita Sueli Bispo Gonçalves (PP). Segundo a queixa de Rocha, Sueli teria exonerado servidores concursados e efetivos “para serem substituídos por pessoal contratado, em flagrante desrespeito à Constituição Federal”. Os contratos também não eram “escritos e nem formalizados”, conforme o denunciante. Segundo o Blog do Anderson, de Vitória da Conquista, os demitidos atuavam em diversos setores, como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.
O deputado Luciano Ribeiro em seu pronunciamento do dia 26 de maio fez uma reflexão acerca da administração de pouco mais de 8 anos do PT no Estado da Bahia. “Presenciamos uma educação sem qualidade; a saúde é um caos absoluto; o Estado tentando passar responsabilidades aos municípios que, por sua vez, não têm recursos para arcar com mais encargos. A cidade de Salvador vive sem o seu Centro de Convenções e, como consequência, agrava a situação do turismo, além disso, tivemos a péssima notícia do fechamento de hotéis, o que representa mais desemprego. Deparamos também com projetos que não andam, a exemplo do Porto-Sul e o Estaleiro Paraguaçu - que está a demitir. A constatação é de que foram necessários apenas 8 anos para um governo destruir um Estado, com consequências danosas e drásticas para a população”, lamentou o deputado.
A Secretaria de Planejamento de Guanambi, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está viabilizando um trabalho de recuperação, encascalhamento e requalificação de trechos estratégicos na zona rural do município.
O investimento, da ordem de 1 milhão de reais, está promovendo a intervenção nas regiões de ligação de Guanambi ao distrito de Pajeú dos Ventos, Capim de Raiz, Morro da Inácia, Minador e Enxu, em Mutans, região do Poço Comprido com construção de bancas, Itapicuru, promovendo a interligação e melhorando o acesso de centenas de moradores e de todos que trafegam nestes trechos de grande fluxo e movimentação.
“Este trabalho tem uma importância social, por tratar-se de regiões produtoras, linhas de ônibus escolares, acesso a sede de distritos, que já foi viabilizada com muito esforço de nossa secretaria na fase de projeto, do acompanhamento e, principalmente, graças à articulação política do Prefeito Charles, que se empenhou através da parceria que estabeleceu com Jaques Vagner, Rui Costa e o Governo Federal” ponderou o Secretário de Planejamento, Jairo Magalhães.
Já com recursos próprios do município, a prefeitura está promovendo a recuperação da estrada vicinal que liga Chafariz a Queimadas e Tabuinha em Mutans.
Na manhã dessa terça-feira (26) a Prefeitura de Caetité promoveu um encontro entre os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município e da cidade de Lagoa Real. Os jovens encheram o auditório da Casa Anísio Teixeira a fim de fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas do município. O encontro é mais uma etapa concluída na busca pelo Selo UNICEF – Edição 2013 a 2016.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, salientou a importância da formação do NUCA e da conquista do Selo UNICEF para o município. “Esta é uma responsabilidade de todos nós. Vocês, adolescentes, têm mais esse meio para exercerem a sua cidadania, cumprindo seus deveres e cobrando seus direitos. O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, já que vocês também devem avaliar, cobrar, sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade. Por esse motivo, estamos à disposição de vocês, para ouvi-los e colocarmos em prática ações que irão melhorar a vida dos jovens aqui em Caetité”, reforçou a secretária, que também está à frente do processo da conquista do Selo UNICEF pelo município.
O coordenador do NUCA, o psicólogo Adair Ribeiro, destacou a importância do encontro. “Hoje Caetité está sediando o encontro Ser Adolescente do NUCA, entre os municípios de Caetité e Lagoa Real. Essa participação dos adolescentes é fundamental para o desenvolvimento dentro das áreas da educação, saúde e desenvolvimento social. O objetivo é fazer com que nossos adolescentes participem da melhor forma possível da busca pelos seus direitos e deveres diante da cidadania dos nossos munícipes”, destacou.
Wesley Carlos, monitor do NUCA, convocou todos os adolescentes de 12 a 18 anos a participarem desse projeto. “O Núcleo vem para estimular os jovens a participar dos eventos organizados pelo poder público e sociedade civil, a fim de estimulá-los a serem mais ativos no processo de construção da sociedade, já que os adolescentes não têm total ligação com o governo. E o papel do NUCA é esse, ser o interlocutor entre adolescente e poder público para que eles possam propor ações e políticas de lazer, educação, entretenimento, saúde e esporte”, disse Wesley.
Além desse evento, será promovido um novo intercâmbio entre os jovens dos dois municípios, dessa vez em Lagoa Real, além de novos encontros e momentos de discussão nos distritos de Caetité. Em breve o município terá sua sede própria do NUCA inaugurada em uma sala no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros, onde os adolescentes serão assistidos por psicólogo e assistente social, terão orientação de professores nas matérias nas quais têm mais dificuldades, além de participação em oficinas e acesso a computadores com internet. Será um espaço no qual eles vão poder se reunir para participarem ativamente do processo de construção de uma Caetité ainda melhor para se viver.
Na manhã da última terça (26), a Câmara Municipal de Vereadores de Guajeru aprovou o Projeto de Lei, encaminhado pelo prefeito Gil Rocha, que autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto à Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (DESENBAHIA).
Segundo o Projeto de Lei, o valor a ser aprovado pela DESENBAHIA pode chegar até R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). Os recursos, resultantes do financiamento, serão destinados a execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento, a exemplo da pavimentação asfáltica de ruas do centro da cidade e urbanização da Praça Deoclides Pereira Dias.
Para o prefeito Gil Rocha a decisão da Câmara demonstra que ainda há vereadores e cidadãos guajeruenses que não se atentam somente a uma questão partidária. “Não imaginava que esse projeto traria tanta discussão, haja vista que é tão transparente. Esse projeto vem, de fato, angariar fundos para execução de obras que tragam melhorias para a população. Venceu a maioria, maioria esta que quer o melhor para Guajeru” destacou.
A Lei agora segue pra sanção do prefeito. Em seguida será encaminhado o projeto arquitetônico, em conjunto com a documentação exigida, à DESENBAHIA que submeterá ao Tesouro Nacional, órgão que determinará o valor que o município poderá operar o crédito.
No último final de semana, as praças públicas de Caetité foram palco do projeto “Se essa praça fosse minha”, apoiado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município. A bordo de um fusca chamado Olivério, um cearense e uma argentina montaram um picadeiro e compartilharam suas artes.
O gerente municipal de cultura, Fernando Dias, afirmou que a “arte tem essa coisa de fazer com que o espaço público se torne, na prática, o fim para o qual ele é destinado. Esta semana a cidade de Caetité foi contemplada com a visita simples de três sujeitos que invadiram as nossas praças e ajudaram a cidade a sorrir e a brincar através de suas histórias, exemplos e palhaçadas. Muito obrigado à palhaça Borbuja (Romina), ao palhaço Suspiro (Felipe) e a Olivério (O Fusca) por dividirem conosco um pouquinho de arte e por mostrar que precisamos dela cada dia mais”, declarou Fernando.
Especializar agricultores familiares do semiárido baiano para que tenham uma produção sustentável e rentável de mamona, principal matéria-prima do biodiesel ou bio-óleo, é o objetivo de uma parceria da Embrapa Algodão com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região de Irecê. Na região, três novas cultivares do vegetal já foram desenvolvidas e cerca de 27 mil famílias de pequenos produtores estão inseridas neste agronegócio.
Renovada por mais três anos, a parceria entre Codevasf e Embrapa Algodão, iniciada em 2005, visa ao desenvolvimento e difusão de tecnologias para melhoramento genético, cultivo e comercialização da mamona para usinas de biodiesel. Estas usinas são certificadas com o Selo Combustível Social pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sempre que inserem a agricultura familiar em sua cadeia produtiva. “A região de Irecê é responsável por colocar a Bahia na posição de maior produtor de mamona do Brasil, e 90% da produção estadual está concentrada em 23 municípios desta região” afirma o chefe do escritório da Codevasf em Irecê, Luiz Alberto Barbosa. A Bahia responde por 67% da produção nacional.
Em instalações cedidas pela Codevasf no município de Irecê, a Embrapa Algodão acondiciona sementes, insumos e equipamentos usados nos treinamentos que são aplicados nas Unidades de Teste e Demonstração (UTD’s). “Em 2015, estamos com seis UTD’s na região, com 21 produtores em cada uma delas recebendo nosso pacote tecnológico”, explica o técnico em agropecuária Jocelmo Ribeiro Mota, um dos responsáveis pelo trabalho na Embrapa Algodão. Ele informa que o objetivo é tecnificar os agricultores familiares com o pacote tecnológico da Embrapa para que eles tenham condições de produzir mamona de qualidade e se mantenham no negócio, comercializando regularmente para empresas e garantindo renda de forma permanente.
A principal compradora de mamona produzida na região é a BioÓleo, sediada em Feira de Santana e que tem a Petrobras Biocombustível como sócia. De acordo com Jocelmo Mota, são 107 mil hectares plantados e uma produção anual de mais de 80 mil toneladas no Território de Identidade de Irecê. O Governo do Estado é outro parceiro do trabalho, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e do Centro Territorial de Educação Profissional, ligado à Secretaria Estadual de Educação.
O Morro da Cambambosa foi palco para a disputa da 3ª etapa da Liga baiana de Downhill 2015, reunindo nos dias 23 e 24 de maio, caculeenses, pilotos e os amantes da prática esportiva. Além de uma vista privilegiada, a pista do local é considerada uma das melhores da Bahia. O evento atraiu competidores de vários cantos do país e contou com a presença e participação do público que animou a competição. O Governo de Caculé colaborou de forma efetiva para o sucesso do evento, que teve a participação de 39 pilotos, disputando três categorias. Confira o resultado:
Iniciante
1 Lauro 02:38.23
2 Leonardo Carriola Jr 02:43.69
3 Emerson 02:45.93
4 Jonas 03:10.75
5 Tiago 03:10.79
6 Mateus 03:12.51
7 Roberval R. Vieira 03:25.15
Rígida
1 Jefferson dos Santos 02:35.14
2 Anderson Viana 02:35.59
3 William 02:46.79
4 Rafael 02:47.09
5 Carlos Luan 02:52.92
6 Jânio 03:00.93
7 André 03:05.29
8 Isac 03.09.04
9 Danilo 03.19.66
10 Mickael 03:26.58
11 Caio 03:59.84
Elite
1 Everton Badu (Nova Prata – RS) 2:29.70
2 Patrick Ernanis Costa (Eunápolis) 2:29.98
3 Joás Marinho (Itapetinga) 2:3079
4 Luizinho (Guanambi) 2:34.48
5 Gee Matos (Itapetinga) 2:35.34
6 Sérgio Rambo (Jequié) 2:38.75
7 Lauro (Caculé) 2:38.82
8 Leonardo (Itapetinga) 2:42.53
9 Jhonata Nardes (Itiruçu) 2:44.52
10 Helder Francisco (Caetité) 2:44.76
11 Paulo Jean 2:44.94
12 Leo Carriola (Guanambi) 2:46.76
13 Ralf de Oliveira Soares (Guanambi) 2:48.31
14 Yam Vidal (Salvador) 2:52.33
15 Gabriel da Silva Castro 2:54.54
16 Jhon Soares 2:55.70
17 André Longuinhos (Feira de Santana) 3:04.52
18 Leandro Costa (Feira de Santana) 03:12.76
19 Flávio Castro (Guanambi) 03:15.78
20 Thales Lima (Eunápolis) 03:19.09
21 Péricles Maia (Jequié) 04:09.82
Uma ampla reunião organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com representantes de Grupos de Montaria foi realizada nesta segunda-feira (25), no auditório municipal, para discutir os detalhes da Festa do 2 de Julho – que há bem mais de um século acontece na cidade Caetité. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também participaram da discussão.
Entre vários assuntos, a reunião debateu os critérios para pontuação dos grupos participantes e a realização do torneio de equinos. Questões referentes ao trajeto e ao cortejo também foram tema do encontro. Também foram sugeridos nomes de bandas e artistas que serão atração no palco da Praça da Catedral, no dia 1º de julho.
Na ocasião ficou decidido que os exames dos animais, feito pela Adab, contará com o apoio de cada grupo. A coleta de sangue dos cavalos será feita nos distritos, bem como durante os ensaios que ocorrerão antes do evento. Tudo deverá ser divulgado nas emissoras de rádio locais, visando uma ampla participação dos proprietários de equinos. Roberto Leônidas Azevedo, representante da Adab, também acertou a vinda de um técnico especialista de Salvador, a fim de proferir palestra para os participantes do evento.
Foram sorteados os grupos que serão responsáveis pela organização dos dois primeiros ensaios: o primeiro ensaio, no dia 14 de junho, será realizado pelo Grupo Ipiranga. Já o segundo, no dia 21, ficará sob a responsabilidade do grupo Rancho de Palha. O último será feito pela prefeitura. Ao todo são 31 grupos inscritos, sendo que 28 deles participaram dos cortejos no último ano. A próxima reunião para acertar os detalhes desta que é considerada a maior festa cívica da região ocorrerá no mesmo local, no dia 2 de junho.