Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Comitiva guanambiense leva demandas da cidade aos secretários estaduais de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os vereadores guanambienses e secretários municipais representaram o prefeito em audiência com os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura.

Os vereadores guanambienses Rafael Macedo, Tião Nunes, Homero Castro, Fabrício Lopes, Fausto Azevedo, e os secretários municipais de Agricultura, Hélio Pereira (Lelé), e de Administração, Walguimar Cotrim, representaram o prefeito Jairo Magalhães em audiência com os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Gerônino Rodrigues, e de Infraestrutura, Marcos Cavalcante, em Salvador. A reunião aconteceu quarta-feira (24). Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, eles solicitaram benefícios para a zona rural, como kits agrícolas, apoio a cadeia produtiva de pimenta e o cultivo da mandioca, utilizando área disponibilizada pela prefeitura, no Distrito de Ceraíma, para multiplicação para outras áreas. A comitiva esteve acompanhada pela deputada estadual Ivana Bastos, que agendou a audiência e respaldou as reivindicações. “O encontro fortaleceu a parceria já estabelecida pelo prefeito Jairo Magalhães com o Governo do Estado, e buscamos estes benefícios pautados pelo prefeito e os vereadores”, frisou o secretário municipal de Administração. “Os encontros foram produtivos. Viemos a capital representando o poder legislativo, com o apoio do presidente da Casa, Dr. Agostinho, e do prefeito Jairo, trazendo as demandas do nosso povo, que serão atendidas”, destacou o vereador e líder do prefeito, Fabrício Lopes.

Ministério da Transparência da União lança guias de auxílio à gestão municipal

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

‘Coleção Município Transparente’ é composta por três guias digitais nas áreas de Corregedoria, Ouvidoria, e Lei Anticorrupção e Integridade.

Numa ação preventiva de apoio às prefeituras de todo o país, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) lançou três publicações direcionadas ao aprimoramento da gestão de recursos federais. A iniciativa destina-se a ampliar a transparência e a prevenção à corrupção nos municípios brasileiros. Intitulada Coleção Município Transparente (clique para baixar), a série é composta por três guias, em formato digital, nas áreas de Corregedoria, Ouvidoria, e Lei Anticorrupção e Integridade. Os títulos das publicações são: Como Fortalecer sua Gestão - Lei Anticorrupção e Programa de Integridade; 7 Passos para Criar uma Ouvidoria no meu Município; Como Implementar uma Corregedoria em Municípios (com as versões completa, intermediária e simplificada, de acordo com o porte econômico e a complexidade administrativa local).

Os guias fazem parte de um projeto mais amplo, já em execução pelo Ministério, chamado Município Transparente. Em fevereiro, a Pasta reuniu cerca de 5,5 mil pessoas - entre prefeitos e gestores municipais - em evento de capacitação promovido nos 26 estados. “Temos compartilhado informações e conhecimentos com as prefeituras de forma preventiva. Assumimos o compromisso de ajudar no aperfeiçoamento legal das gestões municipais e na otimização da aplicação de recursos públicos federais”, destaca ministro da Transparência, Torquato Jardim. A agenda contempla acordos assumidos pelo Brasil com entidades internacionais, como ONU e OCDE, para prevenção e combate à corrupção e ampliação da transparência na gestão de recursos públicos. O lançamento aconteceu durante participação do ministro na 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na última quinta-feira (18). Jardim falou durante o painel “Integração dos sistemas de controle e governança”. A coleção foi enviada a prefeitos e prefeituras de todo o país.

Coelba concluí obras das subestações de Paramirim, Rio do Antônio e Boa Vista do Tapera

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

As obras das subestações vai aumentar a oferta de energia nas localidades e também nos municípios vizinhos (Foto: Reprodução).

Já estão concluídas as obras das subestações Paramirim, Rio do Antônio e Boa Vista do Tapera para aumentar a oferta de energia nas localidades e também nos municípios vizinhos. Os investimentos da Coelba em novos equipamentos e em tecnologia de automação, nas três subestações, vão beneficiar diretamente 14 municípios da região sudoeste. A nova subestação Boa Vista do Tapera, na cidade de Encruzilhada, triplicou a capacidade de atendimento e vai beneficiar cerca de seis mil clientes, incluindo moradores de Ribeirão do Largo. As subestações Rio do Antônio e Paramirim passam a operar com capacidade dobrada, com dois transformadores cada. A ampliação de Rio do Antônio beneficia também aos municípios de Caculé, Guajeru, Ibiassucê, Jacaraci, Lagoa Real e Malhada de Pedras, com 28.500 clientes atendidos.

Paramirim recebeu o maior investimento. Foram R$ 4,4 milhões para beneficiar mais de 30 mil ligações rurais e urbanas, abrangendo os municípios de Botuporã, Érico Cardoso, Rio do Pires e Tanque Novo. Além de ampliar a capacidade de atendimento, as novas estruturas vão proporcionar maior flexibilidade ao sistema e melhoria na qualidade do fornecimento de energia. As obras representam um acréscimo de 29,25 MVA de potência ao sistema elétrico do sudoeste baiano – o que dá para abastecer uma cidade do porte de Santo Antônio de Jesus. Com o sistema elétrico da região reforçado após a construção e ampliação das subestações, além da maior oferta de energia, os consumidores dos municípios beneficiados também serão favorecidos com a redução do tempo de restabelecimento de energia nos casos de defeitos na rede elétrica. “Quando você aumenta o número de transformadores, é possível operar com mais confiabilidade, buscando garantir o fornecimento ao cliente sem interrupções.” explica Márcio Caires, superintendente regional Oeste/Sudoeste.

Poços asseguram água para comunidades rurais do Médio São Francisco baiano

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Cerca de 50 poços já foram perfurados pela Codevasf, por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, em áreas castigadas pela estiagem prolongada.

Cerca de 50 poços já foram perfurados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, em áreas do Médio São Francisco baiano castigadas pela estiagem prolongada. O investimento nessa ação totaliza R$ 2,5 milhões. “Hoje, na Codevasf, esse trabalho de perfuração de poços tem extrema importância. Com a atual crise hídrica, a gente chega às comunidades rurais e vê a dificuldade enfrentada pelas pessoas. Se não fosse pelo trabalho de distribuição de cisternas, feito pela própria Codevasf, acredito que não tivesse mais gente morando nas zonas rurais. Ajudou muito para que a população possa beber água, e esse trabalho de perfuração de poços vem complementar, fortalecendo a população, permitindo a criação de animais, entre outros benefícios. Tem minimizado os efeitos da seca”, diz Manoel Queiroz Neto, técnico da Codevasf e fiscal de um dos contratos de perfuração de poços.

Foram beneficiadas diversas comunidades como: Garapa, Brauninha do Silvestre, Baraúna, Barriguda, Baixa do Coelho, Barrinha, Quilombo Fortaleza, Sapé, Rio das Rãs, Vila Martins, Sítio Maião, Baião, Quilombo Capão de Areia, Tanque Novo, Boa União, Surubim, Comunidade de Caraíbas, Poço Cercado, Mulungu, Curral das Vagens, Cariacá, Lagoa dos Bois, Celado, Cupim, Mundo Novo, Olho d´água, entre outras. Na comunidade rural de Lapinha, no município de Bom Jesus da Lapa, cerca de 100 famílias já têm o acesso à água assegurado graças ao trabalho de perfuração de poço, realizado pela Codevasf, e pela instalação do poço, executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. “Mais uma vez, a Codevasf vem desempenhando o seu papel de empresa de desenvolvimento social e econômico para a região do semiárido, mais especificamente aqui, na região oeste da Bahia. Esse poço que acabamos de perfurar na Lapinha é de fundamental importância para a comunidade. Mais de 100 famílias moram no local. O poço vai atender satisfatoriamente a demanda da comunidade”, explica o superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento.

O poço artesiano perfurado tem volume de água obtido por volta de 10.800l/h, com cerca de 80 metros de revestimento. “Quando é confirmado que tem água no local onde foi perfurado um poço, a comunidade já começa a visualizar uma melhora sensível em suas próprias vidas. É uma felicidade imensa. Para nós, que somos nordestinos e conhecemos a realidade da seca, é muito gratificante. Não temos nem como demonstrar o quanto ficamos realizados com o objetivo alcançado de conseguir minimizar o sofrimento das pessoas na zona rural, que têm essa dificuldade extrema. Cada vez que volto em uma comunidade e vejo que o nosso trabalho melhorou a vida das pessoas, isso dá uma satisfação incrível”, afirma o técnico Manoel Queiroz Neto.

Prefeitura de Guanambi divulga atrações do São João do Gurutuba 2017

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O festejo tradicional será realizado de 14 a 21/06 e terá grande estrutura montada na Praça do Feijão.

Na última terça-feira (24), a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, divulgou a programação oficial do São João do Gurutuba 2017. O festejo tradicional será realizado de 14 a 21/06 e terá grande estrutura montada na Praça do Feijão. Ao todo, serão 22 atrações musicais, com destaque total para os valores musicais da terra, além de atrações de renome estadual e nacional, como a Banda Rasta Chinela, Netinho do Forró e Mastruz com Leite. Este ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendaram aos gestores municipais gasto razoável com os festejos, devido o decreto de emergência decorrente da seca. Por isso, a Prefeitura de Guanambi está cumprindo todas as exigências legais da recomendação dos órgãos fiscalizadores. “Estamos usando da criatividade, firmando parcerias para que o tradicional festejo cultural também esteja dentro da legalidade, mantendo o seu brilho e alegria, valorizando a cultura popular e os nossos artistas”, enfatizou Jairo Magalhães.

Toda a logística da festa está sendo preparada de forma cuidadosa pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura, com trabalho coordenado pela primeira-dama Gabriela Barros. Ao todo, 10 entidades assistenciais receberão barracas com toda estrutura para oferecerem comidas e bebidas típicas, e todo valor arrecadado será revertido em projetos desenvolvidos na cidade. A Superintendência Municipal de Trânsito, a Secretaria de Infraestrutura e diversos setores da prefeitura também auxiliam nos trabalhos. A Polícia Militar estará com grande efetivo para propiciar toda segurança para as famílias que irão prestigiar a festa. Confira a programação oficial: Dia 14/06 – (quarta): Netinho do Forró e Banda, Vamel e Banda, Darley e Darlean. Dia 15/06 – (quinta): Mounir Caldas e Gil do Forró. Dia 16/06 – (sexta): Dio do Acordeon, Sérgio dos Teclados, Vera Caldas. Dia 17/06 – (sábado): Mastruz com Leite, Max e Fael, Benhur e Júnior. Dia 18/06 – (domingo): Léo do Forró, Padre Edson e banda, Virgilio Leasi e Jamison, Dia 19/06 – (segunda): Gil Martins, Marcondes e Thiago, Os Filhos do Sertão. Dia 20/06 – (terça): Fábio Moreno, Ladislau e Banda Cheiro de Maçã, Indira Charles. Dia 21/06 – (quarta): Banda Rasta Chinela, Xandy do Forró.

Mutirão do Projeto Saúde Sem Fronteiras prevê a realização de 2.100 mamografias em Caetité

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Entre os dias 26 de maio e 12 de junho, a Quadra Poliesportiva Professor Manoel Ladeia, no Bairro Feira Velha, será palco para mais de 2.100 exames de mamografia.

A Secretaria de Saúde do Estado, apoiada pela Prefeitura de Caetité, levará para o município o Projeto Saúde sem Fronteiras – Mamografia. Entre os dias 26 de maio e 12 de junho, a Quadra Poliesportiva Professor Manoel Ladeia, no Bairro Feira Velha, será palco para mais de 2.100 exames de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Essa estratégia itinerante visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. “Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Salvador, na qual será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico”, explica a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes. Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço (xerox e originais). Quem ainda não tiver o cartão do SUS, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá retirar na hora.

Tecnologia baiana de combate à sonegação inspira outros estados

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Monitoramento Online (CMO), que faz parte do Programa Sefaz Online, tem inspirado outros estados do país (Fotos: Pedro Moraes/GOVBA).

Equipamento de ponta, software adequado e fiscalização. Essa é a fórmula aplicada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) no Monitoramento Online (CMO), que, entre 2015 e 2016, resultou na arrecadação direta de cerca de R$ 35 milhões e gerou autos de infração que somam mais de R$ 265 milhões em valores devidos à secretaria. A tecnologia baiana, que faz parte do Programa Sefaz Online, tem inspirado outros estados do país. Segundo auditor fiscal e líder do CMO, César Furquim, todos os dias o Monitoramento Online atualiza a base de dados a partir do cadastro de notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas. “A partir daí, prospectamos empresas que fogem do padrão. Temos uma empresa aberta no dia 15 de maio, por exemplo, que já foi declarada por nós como inapta, pois efetuou uma venda de R$ 208 mil, mas nunca efetuou uma compra. Já foi indicada para a inspetoria, pois isso é um indício de que ela é uma empresa laranja”, explicou Furquim.

Outra ferramenta utilizada em tempo real é o Google Street View. Verificado o indício de fraude, os auditores podem acessar o endereço da empresa e conferir se elas realmente estão instaladas no endereço que consta nas notas fiscais eletrônicas. Entre 2015 e 2016, já foram inaptas mais de seis mil empresas. César Furquim acrescenta que o processo foi iniciado há dois anos e é inovador pela rapidez. “Ninguém no Brasil tem essa nossa rapidez. Vários estados estão vindo aqui para conhecer nosso sistema. Na semana passada, estivemos em Brasília para apresentar essa novidade e todos mostraram interesse nessa ferramenta importante de combate à sonegação”, afirma o auditor fiscal. Nada disso seria possível sem computadores de última geração. Na sede da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), fica a sala-cofre, onde estão hospedados servidores, equipamentos de comunicação, switches corporativos, os storages – discos rígidos com grande capacidade de armazenamento - e outras ferramentas relacionadas ao armazenamento e ao processamento de dados. As inspetorias, postos fiscais e unidades fazendárias de todo o estado podem salvar automaticamente os dados digitais nos equipamentos. Sefaz Online é composto de mais de 20 tipos de projetos, caracterizados pela eficiência, controle e disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O auditor fiscal da Sefaz, Álvaro Bahia, coordenador técnico do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), destaca que o objetivo do programa é adequar a Secretaria da Fazenda aos processos e inovações possibilitados pelos documentos fiscais eletrônicos. O CMO é uma dessas ações. “É uma nova forma de trabalho adequada à realidade atual, onde combatemos hackers fiscais, que são sonegadores que se aproveitam do conhecimento da tecnologia para tentar sonegar os impostos”, destaca Álvaro. Outros projetos baianos servem de modelo para o restante do país, como o Canal Verde, outra iniciativa que reduz o tempo de deslocamento dos veículos de carga de São Paulo para a Bahia. A fiscalização das mercadorias em trânsito é mais eficiente, com a inspeção de veículos em movimento, com equipes da Central de Operações Estadual acompanhando os veículos em tempo real. Antes mesmo da mercadoria chegar ao estado, a Sefaz já tem o controle dos valores a serem pagos por cada caminhão.

Produção de papel e celulose na Bahia cresce mais de 40%

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

No período de janeiro a abril de 2017, o segmento de papel e celulose foi o segundo mais importante nas exportações baianas (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA).

O papel está presente em praticamente todos os segmentos da vida doméstica, acadêmica e empresarial. Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, o setor de papel e celulose na Bahia registra um crescimento na produção de 40,6%, no acumulado de 2006 até março deste ano, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No período de janeiro a abril de 2017, o segmento de papel e celulose foi o segundo mais importante nas exportações baianas, com participação de 16,67%. Ainda de acordo com a SEI, as exportações neste setor em 2017 somam, até o momento, US$ 382,804 milhões. Somente de janeiro a março de 2017, 66 novas vagas de emprego foram ocupadas no setor. Na área de produção, até março deste ano, houve crescimento de 1,1%.

Nesse período, a China continuou sendo o maior mercado para as exportações de papel e celulose da Bahia. Dois municípios, Eunápolis e Mucuri, no sul do estado, se destacam na produção e são sedes de grandes empresas do segmento - a Veracel, instalada em Eunápolis, e a Suzano, localizada em Mucuri. Considerada uma das indústrias mais avançadas do mundo no setor, a Veracel é especializada na produção de celulose. Já a Suzano, atualmente em expansão, produz de forma integrada (papel e celulose) e possui a maior unidade produtora de celulose e papel do Brasil. A fabricação da celulose é responsável pelo desenvolvimento de diversas regiões. Segundo a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia ocupa a quarta posição em área plantada com eucaliptos no Brasil. A produtividade dos plantios de eucalipto do estado é a maior do mundo, principalmente pelas condições de clima e solo e pela tecnologia de ponta empregada na cultura. Dados da Abaf apontam que, enquanto a produtividade média dos plantios baianos atinge 42m³/ha/ano, a média anual nacional é de 35m³ por hectare. Já a produtividade média dos principais países produtores fica em 24m³ por hectare/ano. Em alguns lugares, o eucalipto, que na Bahia demora sete anos para ser colhido, só pode ser extraído após trinta anos de cultivo.

Para o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, os recursos aplicados pelo governo em infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento do setor industrial. “Nós estamos negociando com os Chineses e com a Bahia Mineração a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste, especialmente no trecho Caetité-Ilhéus, e a construção do Porto Sul, que vão permitir o escoamento dessa produção. Temos projetos de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, outros projetos a serem implantados no Porto de Aratu. Este conjunto vai trazer uma realidade portuária que vai ampliar a indústria baiana, inclusive a de celulose”, afirmou Paulo Guimarães.

Guanambi: Superintendência de Trânsito promove palestra educativa na Escola Municipal Celito Brito

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A palestra foi ministrada de forma bastante descontraída, com foco teatral pelo Sargento Ribas com noções básicas sobre as formas de prevenção de acidentes no trânsito.

Neste quarta-feira (24), dando continuidade ao projeto Maio Amarelo, a Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito, promoveu uma palestra educativa na Escola Municipal Celito Brito em parceria com a Polícia Militar. A aula foi ministrada de forma bastante descontraída, com foco teatral pelo Sargento Ribas com noções básicas sobre as formas de prevenção de acidentes no trânsito. A Diretora da unidade e professoras agradeceram a presença da equipe, considerando a importância da iniciativa. “A campanha foi abraçada pelo prefeito Jairo, que nos deu total apoio, o empenho da nossa Diretora Eleuza. Sendo realizada nas escolas, desempenha um papel relevante, pois as crianças acabam multiplicando os conhecimentos”, ponderou o diretor de Fiscalização da Superintendência, Mota. A campanha foi desenvolvida com palestras, blitz educativas e outras atividades. Segundo dados do órgão, de janeiro a maio ocorreram 180 acidentes de trânsito no município.

A campanha foi desenvolvida com palestras, blitz educativas e outras atividades.

Município de Caetité se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na terça-feira (23), foi realizada uma reunião pré-conferência, organizada através do CRAS.

Na terça-feira (23), o município de Caetité cumpriu mais uma etapa de preparação para a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá em 08 e 09 de junho, na Casa Anísio Teixeira. Foi realizada uma reunião pré-conferência, organizada através do CRAS, com a participação dos usuários da Politica de Assistência Social, representante do Programa Bolsa Família, além da presença da presidente do Conselho de Assistência Social, Ana Rebouças. “A conferência tem como tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’. Não tenho dúvidas que será um espaço de muitos debates e discussões a cerca dos serviços socioassistenciais. Isso é democracia, participação e cidadania”, explicou Ana Rebouças.

Brumado: Eduardo Vasconcelos solicita ampliação do número de vagas do Programa Mais Médicos

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Eduardo Vasconcelos esteve em reunião com o Assessor Especial do Ministro da Saúde, Manoel Messias Boa Ventura de Novais.

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) em reunião com o Assessor Especial do Ministro da Saúde, Manoel Messias Boa Ventura de Novais, em Brasília. Na oportunidade, o gestor solicitou a ampliação do número de vagas do Programa Mais Médicos, do governo federal, para o município de Brumado. Eduardo falou sobre a dificuldade de encontrar médicos para trabalhar 40 horas semanais nas unidades de saúde do município. Atualmente, a cidade conta com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas nem todas possuem médicos. O déficit do profissional médico, segundo o gestor, tem sobrecarregado os atendimentos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Com o objetivo de aumentar a oferta de médicos no município e contornar o problema, oferecendo uma saúde ainda melhor para a população, o gestor fez a solicitação e aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde, visto que o governo está fazendo uma redistribuição dos médicos participantes do programa. “Vamos ver se, pelo menos, conseguimos chegar a 5 ou 6 médicos para que tenhamos melhor atendimento nos postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e, consequentemente, não se sobrecarregue o Hospital Municipal”, destacou Vasconcelos.

Malhada de Pedras: Estrada entre a BA-026 e BR-030 é recuperada

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A BA-026 liga a sede do município de Malhada de Pedras ao entroncamento da BR-030 e tem aproximadamente 20 km de extensão.

A obra de recapeamento da rodovia BA-026, que liga a sede do município de Malhada de Pedras ao entroncamento da BR-030, com aproximadamente 20 km de extensão, está em execução. A intervenção é uma queixa antiga da população da microrregião de Brumado. "A recuperação da BA-026 é fundamental para o desenvolvimento do nosso município. Toda a população está comemorando. Quero agradecer o emprenho do deputado estadual Robinho e, em especial, do governador Rui Costa por ter atendido à nossa reivindicação", disse a prefeita Terezinha Baleeiro (PP).

Jairo Magalhães anuncia moderna avenida que vai beneficiar e integrar diversos bairros de Guanambi

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo anunciou a pavimentação da Av. Antonieta Pimentel, que será dotada de pista dupla, canteiro central, iluminação em led, pista para caminhada, aparelhos de ginástica e ciclovia.

Na última terça-feira (23), uma reunião foi realizada na Rua A, no bairro BNH, foi marcada pelo anúncio de uma grande obra, a qual irá propiciar a melhoria e o desenvolvimento de diversos bairros de Guanambi. Na ocasião, o prefeito Jairo Magalhães esteve ao lado do vice-prefeito Hugo Costa, vereador Tião Nunes, secretários municipais e o ex-prefeito Charles Fernandes. O gestor anunciou a pavimentação asfáltica da Avenida Antonieta Pimentel, no Bairro Loteamento Dr. José Humberto Nunes, que será dotada de pista dupla, canteiro central, iluminação em led, pista para caminhada, aparelhos de ginástica e ciclovia, integrando os bairros: Novo Horizonte, BNH, Pereira e Alazão. O prefeito também autorizou a pavimentação asfáltica da Rua A, que vai integrar o bairro BNH na nova avenida. “Esta obra vai dinamizar a mobilidade, propiciar a valorização urbana, estimular o comércio local com o surgimento de pontos de trabalho, trazendo integração e qualidade de vida aos moradores, além de ser um espaço de lazer e prática esportiva para os moradores”, frisou Jairo. A avenida terá 1,3 km de extensão, em pista dupla, e junto a obra da Rua A, com 110 metros de comprimento, também em pista dupla, serão mais 2.8 km de extensão no total. Os investimentos, na ordem de mais de R$ 1,5 milhão, serão próprios da Prefeitura de Guanambi.

Na ocasião, o prefeito esteve ao lado do vice-prefeito Hugo Costa, vereador Tião Nunes, secretários municipais e o ex-prefeito Charles Fernandes.

Caetité: Audiência Pública apresentará Relatórios das Metas Fiscais e o Relatório Detalhado dos Recursos da Saúde

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Relatórios são referentes ao 1º Quadrimestre do Exercício de 2017.

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, convida a população para participar da audiência pública no dia 30 de maio, às 16 horas, na Câmara de Vereadores do Município. Na ocasião, serão apresentados os Relatórios das Metas Fiscais e o Relatório Detalhado dos Recursos da Saúde, referentes ao 1º Quadrimestre do Exercício de 2017.

Recepcionado pelo prefeito e vice-prefeito, Comandante Geral da PM pauta parcerias com o município de Guanambi

Quarta / 24.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Comandante Anselmo Brandão se reuniu com o prefeito, o vice-prefeito, comandante do 17º BPM, Comandante Policiamento Regional Sudoeste, e o subcomandante do 17º BPM.

O Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, visitou Guanambi nesta quarta-feira (24), onde palestrou para a tropa do 17º Batalhão de Polícia Militar, no auditório da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, se reuniu com o prefeito Jairo Magalhães, o vice-prefeito Hugo Costa, juntamente com o comandante do 17º BPM, Ten. Cel. PM Marcelo Pinto, o Comandante do Comando do Policiamento Regional Sudoeste, Coronel Inácio Paz de Lira Junior, e o subcomandante do 17º BPM, Major Suarez. Na ocasião, eles dialogaram sobre questões relativas a Segurança Pública na cidade, onde diversos assuntos foram abordados. Jairo Magalhães destacou a parceria com comando do 17º BPM nos projetos e ações, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e o Projeto Polícia Mirim, desenvolvidos nas escolas da rede municipal. O prefeito também ressaltou a execução, operação e ampliação do Sistema de Videomonitoramento e o apoio das novas ações, que em breve serão iniciadas pela PM na cidade, como a criação da Companhia de Policiamento Rural e a Ronda Maria da Penha. “A Prefeitura de Guanambi continua parceira e apoiadora das ações da Polícia Militar”, salientou Jairo ao Comandante Geral. O Coronel elogiou a iniciativa do gestor durante entrevista coletiva com profissionais da imprensa, na atitude de trabalhar em sinergia com as forças de segurança, em prol da sociedade. “A prefeitura de Guanambi é parceira da polícia, e com isso, toda a sociedade ganha com essa união”, frisou Anselmo Brandão.