Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2020"

Coronavírus: Bahia registra 4.301 casos confirmados e 160 óbitos

Quinta / 07.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Lacen-BA realizou 23.114 exames do tipo RT-PCR no período de 1° de março a 5 de maio de 2020. Atualmente, 1.958 amostras estão em análise laboratorial.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registra 4.301 casos confirmados do coronavírus (covid-19), o que representa 23,08% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 918 pacientes recuperados e 160 óbitos, 3.223 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Confira o histórico das últimas 9 vítimas.

Os casos confirmados ocorreram em 155 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ipiaú (1.983,74), Ilhéus (1.644,83), Uruçuca (1.510,79), Itabuna (1.205,31) e Coaraci (1.059,26). O boletim epidemiológico registra 10.712 casos descartados e 18.638 notificações em toda a Bahia.

Na Bahia, dos 752 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 424 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 349 leitos exclusivos para o coronavírus, 223 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 64%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 23.114 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 5 de maio de 2020. Atualmente, 1.958 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.
.

Padre Ezequiel realizará live solidária no Dia das Mães; saiba como assistir

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Doações podem ser realizadas pelo QR Code disponível no banner ou pelo site www.padreezequiel.com.br. (Foto: Divulgação / Padre Ezequiel Dal Pozzo)

O cantor e compositor Padre Ezequiel Dal Pozzo realizará uma live solidária no Dia das Mães. A live, realizada pelo projeto Despertai e Bitcom TV, está marcada para às 18h30 e pode ser acessada pelos perfis oficiais de Dal Pozzo no Facebook.com/PadreEzequiel/ e no Youtube.com/PadreEzequiel. Doações podem ser realizadas pelo QR Code disponível no banner ou pelo site www.padreezequiel.com.br.

Doações podem ser realizadas pelo QR Code disponível no banner ou pelo site www.padreezequiel.com.br. (Foto: Divulgação / Padre Ezequiel Dal Pozzo)

Ministério da Saúde atualiza as datas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil – as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela não protege contra o coronavírus. (Foto: Tania Rego / Agência Brasil)

O Ministério da Saúde atualizou a data da realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, sendo de 23 de março a 5 de junho, que será o último dia da vacinação.  Inicialmente, a terceira fase estava marcada para ter início no dia 9 de maio, mas foi postergada pela pasta para começar dois dias depois, em 11 de maio, sendo a primeira de 11 a 17 de maio voltada para a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. A segunda etapa, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores. Assim, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22 de maio, agora com o novo calendário passa a ser no dia 5 de junho. A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. Ela não protege contra o coronavírus (covid-19).

A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, e teve início em março, com a primeira fase da vacinação voltada para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que teve início na segunda quinzena de abril, é voltada para as pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

TJ-BA suspende os efeitos da decisão que autorizou o afastamento dos profissionais médicos na Bahia

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A decisão alcançava os profissionais do Estado da Bahia pertençam a grupo de risco constante no art. 1º, I, II , III e IV, do Decreto estadual nº 19.528/2020.

Em decisão publicada nesta terça-feira (05), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade, suspendeu os efeitos da decisão que autorizou o afastamento dos profissionais médicos do Estado da Bahia que pertençam a grupo de risco constante no art. 1º, I, II , III e IV, do Decreto estadual nº 19.528/2020 - confira ao final da matéria. A liberação foi concedida pela juíza de direito da 5ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador.

O desembargador entendeu que a manutenção da decisão, nos moldes em que editada, determinando o imediato afastamento desses profissionais de saúde ocasionaria inegável colapso, no sistema de saúde pública estadual, porque tal afastamento implicaria uma significativa redução do efetivo de profissionais de saúde, justamente, neste momento, tenebroso e sombrio, de calamidade pública sanitária. “A preservação dos efeitos do decisum de primeiro grau, culminaria, inelutavelmente, em vera desassistência àqueles que vierem a necessitar de atendimento, na rede pública estadual de saúde. A breve trecho, significaria negar à população, especialmente, àquela parcela, mais carente, o acesso ao meio de efetivação do direito à saúde, constitucionalmente, assegurado”, destacou o magistrado.

Lourival Almeida Trindade destacou ainda, em sua manifestação, a adoção de inúmeras providências pelo Estado da Bahia, de ordem administrativa e epidemiológica, visando frear o avanço do covid-19, sem, contudo, descuidar da necessária proteção aos bravos profissionais de saúde, que vêm atuando, valorosa e honradamente, na dianteira do combate à pandemia “Realce-se, a propósito, a edição da Nota Técnica COE-SAÚDE, nº 65/2020, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disciplinando orientações, tocante ao exercício laboral de trabalhadores com vulnerabilidade ao contágio por COVID-19 de vínculo estatutário, Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) ou cargo comissionado, no período da pandemia”.

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) argumentou que a manutenção da decisão, nos moldes em que exarada, acarretaria “grave ofensa à ordem, economia e saúde públicas, mormente porque importará em insuficiência de atendimento à população e, a médio prazo, colapso dos serviços de saúde, havendo manifesto interesse público em sua suspensão”. A PGE explicou ainda que a precitada determinação de afastamento dos profissionais médicos, enquadrados, no grupo de risco, prefigurado, no art. 1º, I, II, III e IV, do Decreto Estadual nº 19.528/2020, ocasionaria “uma verdadeira implosão da rede de assistência à saúde, importando em desassistência e, consequentemente, em mais óbitos”.

A decisão alcançava os profissionais do Estado da Bahia pertençam a grupo de risco constante no art. 1º, I, II , III e IV, do Decreto estadual nº 19.528/2020.

Coronavírus: Bahia chega aos 4.247 casos confirmados e 884 recuperados

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Considerando o número de 884 pacientes recuperados e 151 óbitos, 3.212 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, ás 12h desta quarta-feira (06), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da pandemia do coronavírus (covid-19) no estado. Ao todo, são 4.247 casos confirmados, distribuídos em 154 municípios do estado, o que representa 23,51% do total de casos notificados. Considerando o número de 884 pacientes recuperados e 151 óbitos, 3.212 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

• 147º óbito: homem, 90 anos, sem comorbidades, residente em Salvador. Estava internado em hospital público da capital. Deu entrada dia 24/04, vindo a óbito no dia 29/04. A informação do óbito para o Cieves foi tardia.

• 148º óbito: homem, 84 anos, sem residente em Salvador, sem comorbidades. Estava internado em hospital público da capital. Deu entrada dia 24/04, vindo a óbito no mesmo dia. Informação para o Cievs foi tardia.

• 149º óbito: homem, 84 anos, residente em Ribiera do Pombal, com histórico de Doença de Parkinson, diabetes e hipertensão. Estava internado em hospital púbico de Ribeira do Pombal, desde o dia 23/04 e veio a óbito dia 29/04. O Cievs só foi notificado ontem, dia 5/04.

• 150º óbito: homem, 42 anos, residente em Itajuipe. Sem comorbidades, estava internado em hospital público de Itabuna dia 01/05 e veio a óbito dia 03/05. Paciente com notificação tardia.

• 151º óbito: homem, 92 anos, residente em Buerarema, com comorbidades de hipertensão arterial e diabetes. Deu entrada em hospital filantrópico dia 28/04 e veio a óbito dia 29/04. Paciente com notificação tardia.

Brumado: abastecimento de água é interrompido na Vila Presidente Vargas devido a obras da Prefeitura

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A previsão é que o conserto da tubulação seja concluído no final da tarde de hoje (06), quando será iniciada a retomada gradativa do fornecimento de água.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (06), informando que o abastecimento de água na região da Vila Presidente Vargas, em Brumado, está temporariamente interrompido devido a quebramentos ocorridos na subadutora de água tratada causados por obras de drenagem que estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal.

De acordo com a Embasa, a previsão é que o conserto da tubulação seja concluído no final da tarde de hoje (06), quando será iniciada a retomada gradativa do fornecimento de água. Até a completa regularização do abastecimento, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício. As localidades afetadas são: Vila Presidente Vargas, Volta do Rio, Cachoeira, Canudos, Tocassú, Queimada Grande, Barrinha, Campo Seco 1 e 2, Jurema, Arrastapé, Campo Seco Velho, Espinheiro, Passagem de Pedras, Lagoa do Julião, Boa Vista, Fazenda Nova, Lapinha e Arrecifinho.

Barra do Choça e mais 3 municípios têm transporte suspenso; confira a lista completa

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (06).

Os municípios de Barra do Choça, Conceição do Coité, Madre de Deus e São Sebastião do Passé terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (07). A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (06). Confira a lista dos municípios com o transporte suspenso no ‘leia mais’, ao final da matéria.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Coração de Maria, Cravolândia e Mirante, municípios que completaram 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados. No total, 114 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
.

Mais de 10 mil máscaras foram distribuídas a população de Paramirim

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

No último dia 29, o Governador Rui Costa sancionou o projeto de lei prevendo o uso obrigatório de máscaras pela população dos municípios com casos registrados.

Em Paramirim, o programa "Máscaras Pela Vida" já distribuiu mais de 10 mil unidades aos moradores da cidade. O programa busca prevenir a população do contágio ao coronavírus (covid-19). As máscaras de tecido são confeccionadas por costureiras do município. Todo o material é fornecido pela Prefeitura de Paramirim. No último dia 29, o Governador Rui Costa sancionou o projeto de lei prevendo o uso obrigatório de máscaras pela população dos municípios com casos registrados. A Bahia registra, até o momento, 4.040 casos – confira aqui

Guajeru: estradas da zona rural são recuperadas após chuvas na região

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

As estradas que ligam Guajeru a Caculé e as regiões de Santa Maria e Jundiá, localizadas na zona rural, já estão recuperadas. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Guajeru, por meio do Departamento de Estradas da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está promovendo a recuperação dos trechos mais danificados pelo período de chuvas. As estradas que ligam Guajeru a Caculé e as regiões de Santa Maria e Jundiá, localizadas na zona rural, já estão recuperadas. O Prefeito Gil Rocha, em seu perfil em uma rede social, agradeceu o “alto índice de chuvas, o que foi muito bom para o município com muitas de nossas aguadas cheias, mas também muitas das estradas que já haviam sido recuperadas precisaram novamente dos trabalhos”.

Justiça determina que Caixa organize filas no entorno das agências

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na decisão é dado o prazo de 5 dias para adoção da medida, sob pena de multa diária. (Foto: Divulgação)

A Justiça Federal concedeu decisão liminar, na última terça-feira (05), para que a Caixa Econômica Federal (CEF) organize as filas que estão se formando fora das agências em razão do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo.

A determinação prevê que a CEF oriente os funcionários, sejam eles vigilantes, recepcionistas ou servidores, para que façam uma triagem ou atendimento prévio no início das filas formadas no entorno das unidades. Segundo a decisão, além de ordenar as filas seguindo as normas sanitárias de prevenção ao contágio, o banco deve orientar a população sobre o distanciamento entre as pessoas. A força policial local poderá ser requisitada para conter as aglomerações. Na decisão é dado o prazo de cinco dias para adoção da medida, sob pena de multa diária.

"Com todo respeito ao MPBA [Ministério Público da Bahia] e ao MPF [Ministério Público Federal], acredito que é um equívoco acreditar que a solução para o problema das filas nas portas das agências vai ser resolvido exigindo uma ação única da CEF. É preciso que o governo federal, estadual, municípios e outros setores da sociedade tenham responsabilidade proporcional à da Caixa, pois as filas estão acontecendo em razão do pagamento de um benefício assistencial e não por ato negocial da CEF. Muito mais do que cobrar uma saída individual, precisar cobrar uma solução coletiva, envolvendo o poder público e também outros setores da sociedade, como toda a rede bancária", afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Bahia registra 146 óbitos devido ao coronavírus e total de casos chega a 4.040

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 862 pacientes já estão recuperados e 146 vieram a óbito, restando 3.032 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

A Bahia registrou 4.040 casos confirmados do coronavírus (covid-19), o que representa 21,98% do total de casos notificados no estado. Ao todo, 862 pacientes já estão recuperados e 146 vieram a óbito, restando 3.032 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.Os casos confirmados ocorreram em 152 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (64,33%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ilhéus (1.577,06), Uruçuca (1.510,79), Itabuna (1.120,89), Ipiaú (1.068,17) e Coaraci (1.059,26). O boletim epidemiológico registra 10.712 casos descartados e 18.377 notificações em toda a Bahia. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) às 17h desta terça-feira (06).

Na Bahia, dos 762 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 394 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 52%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 318 leitos exclusivos para o coronavírus, 194 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 61%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 22.101 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 5 de maio de 2020. Atualmente, 2.018 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

O 145º óbito é de um homem de 73 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. O paciente estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer no dia 30 de abril. Paciente com notificação tardia para o Cievs. O 146º óbito é de um homem de 38 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. O paciente estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer no dia 29 de abril, tendo também informação tardia do óbito para o Cievs.

>> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO CLIQUE AQUI

Governo da Bahia contrata 40 leitos e dobra capacidade de atendimento contra coronavírus em Vitória da Conquista e região

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Desde terça-feira (05), dois andares do Hospital das Clínicas estão fechados para receber exclusivamente pacientes com casos confirmados. (Fotos: Divulgação)

Para fortalecer o enfrentamento à pandemia do coronavírus (covid-19) na região sudoeste da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), contratou 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, para atendimento de pessoas contaminadas. Desde terça-feira (05), dois andares da unidade estão fechados para receber exclusivamente pacientes com casos confirmados. A estrutura montada dispõe de 20 leitos para internação clínica e 20 leitos de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença.

O espaço foi adaptado para operar 24 horas por dia e conta mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e equipe de serviços gerais. "Estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento na região sudoeste, dobrando o número de leitos para atender o crescente número de infectados. É o empenho do Governo do Estado para não deixar os pacientes desassistidos", afirma o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

De acordo com o administrador do HCC, Felipe Nery, os demais atendimentos feitos normalmente pelo hospital ocorrerão nos outros andares, mas com acesso distinto. "Montamos um estrutura que permite que os pacientes da covid e os do fluxo normal do hospital não vão se encontrar em momento nenhum. Isolamos as entradas e saídas, com fluxos únicos e distanciados para reduzir o risco de contaminação. Todos os cuidados foram tomados; até mesmo o sistema de climatização é preparado para evitar a contaminação, inclusive do ar que é devolvido à atmosfera”. A contratação de leitos dobra a capacidade da estrutura já oferecida pelo Governo do Estado para o atendimento da região, com 41 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista e outros seis no Hospital Geral de Guanambi. 

Vitória da Conquista também vai realizar testes para detectar o coronavírus. Segundo a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Arabela Leal, com a atualização do protocolo da máquina que já faz a testagem de HIV em Conquista, será possível realizar mais de 90 testes da covid-19 de uma só vez.  A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, conta que a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.

Governador Rui Costa responderá a perguntas dos internautas ao vivo; saiba como participar

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, também participará da live.

O governador Rui Costa responderá ao vivo às perguntas dos internautas às 18h30 desta terça-feira (05), no #PapoCorreria. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia, o governador vai destacar as principais ações do Estado na guerra contra o coronavírus (covid-19) durante a transmissão nas redes sociais (Facebook e Twiiter) e no YouTube. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, também participará da live.

Governo baiano libera R$ 13 milhões em Prêmio por Desempenho Policial

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dentre o total de beneficiados, 11.216 são PMs e 1.974 Policiais Civis, além de 205 Peritos do DPT e 301 servidores da Secretaria de Segurança Pública.

O Governo baiano paga, nesta terça-feira (05), R$ 13,7 milhões em gratificação a policiais militares, civis e técnicos que contribuíram para redução da criminalidade em suas áreas de atuação. O Prêmio de Desempenho Policial (PDP) é concedido para 13.702 servidores como forma de estimular, reconhecer e valorizar o desempenho no combate ao crime.

"Parabenizo os policiais que se empenharam e conquistaram a meta de 6% de redução nas suas áreas de atuação, sem esquecer também daqueles que se esforçaram, mas não conseguiram. Combater a violência é uma tarefa árdua, diária e incessante", destacou o secretário da Segurança Pública (SSP/BA), Maurício Teles Barbosa.

Dentre o total de beneficiados, 11.216 são PMs e 1.974 Policiais Civis, além de 205 Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 301 servidores da Secretaria de Segurança Pública.  O valor mínimo pago aos servidores corresponde a R$ 371, enquanto que o máximo é de R$ 2.476.

Governador encaminha projeto de lei à Assembleia Legislativa para combater fake news

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida é adotada após o compartilhamento de uma série de fake news envolvendo a disseminação e o combate ao coronavírus no território baiano. (Foto: Elói Corrêa / GOV-BA)

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (04), o governador Rui Costa destacou o projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (05), para combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em toda a Bahia. A medida é adotada após o compartilhamento de uma série de fake news envolvendo a disseminação e o combate ao novo coronavírus (covid-19) no território baiano.  

O projeto estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas. O projeto será votado pela AL-BA e posteriormente sancionado pelo governador. O valor da multa, que será usado pelo Estado no combate a pandemias, vai ser definido após o projeto ser votado na Assembleia. “Esse é um enfrentamento à calúnia, mentira, falsidade e oportunismo. Nós iremos identificar esses criminosos, denunciá-los ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e entraremos com ação criminal e indenizatória contra todos aqueles que utilizarem essa prática de compartilhamento de mentiras dentro e fora do estado”, afirmou Rui.  

Ainda na transmissão ao vivo, o governador revelou que a realização de exames para diagnóstico da Covid-19 foi iniciada nesta segunda-feira (04) em Vitória da Conquista e Barreiras. Durante três dias serão realizados exames simultâneos nos laboratórios das duas cidades e as amostras do mesmo paciente serão encaminhadas também ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) para que a técnica possa ser validada. Outro ponto citado por Rui foi o incremento na equipe de funcionários do Lacen para viabilizar que todos os profissionais que atuem nas unidades de saúde da Bahia possam realizar testes para o novo coronavírus. “Colocaremos trabalhadores em horário extra no Lacen para testar as equipes de saúde dos municípios com o maior número de casos. Iremos testar profissionais das UPAs, postos de saúde, hospitais estaduais. Essa ação alcançará também vigilantes, agentes de limpeza, entre outros profissionais. A nossa meta é dobrar o número de exames realizados no Lacen e esses testes das equipes começam ainda nesta semana”.