Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2020"

Bahia tem 3.975 casos confirmados do coronavírus e 144 mortes

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dos 3.975 casos confirmados, 835 pacientes estão recuperados e 144 vieram a óbito, restando 2.816 casos ativos. 215 profissionais de saúde estão infectados.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, às 12h desta terça-feira (05), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da pandemia do coronavírus (covid-19) no estado. Dos 3.975 casos confirmados, 835 pacientes já estão recuperados e 144 vieram a óbito, restando 2.816 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. 215 profissionais de saúde estão infectados.

142° óbito: criança do sexo masculino de 3 anos, residente em Itabuna, com histórico de doença hematológica crônica. Estava internado em um hospital privado de Salvador, vindo a óbito ontem (4). 143° óbito: homem de 86 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e diabetes. Estava internado em um hospital filantrópico da capital, vindo a falecer ontem (4). 144° óbito: homem de 53 anos, residente em Salvador, com histórico de neoplasia. Estava internado em um hospital privado de Salvador, vindo a óbito na última sexta-feira (1º).

As mortes ocorreram nos municípios de Adustina (1), Água Fria (1), Araci (1), Belmonte (1), Buerarema (1), Camaçari (1), Capim Grosso (1), Catu (1), Feira de Santana (2), Gongogi (2), Ibirataia (1), Ilhéus (5), Ipiaú (2), Itabuna (6), Itagibá (1), Itapé (1), Itapetinga (2), Jequié (1), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (5), Maraú (1), Nilo Peçanha (1), Salvador (93), São Francisco do Conde (1), Ubaitaba (1), Uruçuca (4), Utinga (1), Vereda (1), Vitória da Conquista (4).

Jequié: PMs realizam ações sociais para ajudar pessoas carentes durante pandemia

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o Capitão Isaías Jesus Silva, o projeto já era realizado há 6 meses em datas simbólicas, como Dia das Crianças e Natal. (Fotos: Divulgação / SSP)

O 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Jequié, no sudoeste do estado, entregou 100 refeições no último domingo (03). A iniciativa, batizada de ‘2ª Cia Solidária’, contou com o apoio de um comerciante local e beneficiou famílias carentes do loteamento de Vila Vitória, zona urbana. As marmitas foram produzidas pelo comércio "Delícias da Juli" e distribuídas pelas guarnições da unidade de policiamento. De acordo com o comandante da 2ª Companhia do 19º BPM, Capitão PM Isaías Jesus Silva, o projeto já era realizado há seis meses em datas simbólicas, como Dia das Crianças e Natal. “Com a pandemia do Covid-19, passamos a atender comunidades em situação de vulnerabilidade social, dando alimentação para os residentes da localidade”, explicou o oficial.

As pessoas favorecidas foram mapeadas através de rondas preventivas ou indicadas por representantes das associações de moradores e igrejas locais. A medida foi tomada para evitar aglomeração. Uma vez por semana o 19° BPM também realiza o “Sopão Solidário” com a ajuda dos verdureiros da cidade. “As famílias atendidas já enfrentavam dificuldades antes da pandemia do coronavírus e agora estão precisando mais ainda, então importante a união de todos”, concluiu o capitão.

Uso de máscara passa a ser obrigatório no Ceasa e Mercados do Estado

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Depois deste prazo será proibido a entrada sem máscara. A regra é válida sem exceções para clientes, permissionários, funcionários e fornecedores”. (Foto: Divulgação / SDE)

A partir do dia 7 de maio, passa a vigorar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção nas dependências do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e Mercados do Estado – Rio Vermelho, Paripe, Ogunjá e 7 Portas, conforme Lei Estadual 14.261, de 29 de abril de 2020. A medida, assim como as anteriores, tem o intuito de conter a disseminação do Coronavírus (covid-19). De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão, a partir do dia 7, durante 8 dias, a fiscalização será no sentido de orientar. “Depois deste prazo será proibido a entrada sem máscara. A regra é válida sem exceções para clientes, permissionários, funcionários e fornecedores”, afirma

A regra vale para todas as pessoas em circulação externa, inclusive em deslocamento nos veículos. Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços foram orientados a atender somente ao cliente que esteja devidamente protegido com o uso de máscara.

Bahia registra 13 óbitos em 24 horas devido ao coronavírus e total de casos chega a 3.734

Terça / 05.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Lacen-BA realizou 21.602 exames do tipo RT-PCR de 1° de março a 4 de maio. Atualmente, 1.663 amostras estão em análise laboratorial.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou 3.734 casos do coronavírus (covid-19) no estado, o que representa 24,35% do total de casos notificados, nesta segunda-feira (04). Considerando o número de 817 pacientes recuperados e 141 óbitos, 2.776 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 150 municípios, com maior proporção em Salvador (63,43%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes são: Ilhéus (1.484,66), Uruçuca (1.364,59), Itabuna (1.092,75), Coaraci (1.059,26) e Salvador (825,11). Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 313 leitos exclusivos para o coronavírus, 182 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 58%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Nesta semana, serão abertos novos leitos clínicos e de UTI nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 21.602 exames do tipo RT-PCR no período de 1° de março a 4 de maio de 2020. Atualmente, 1.663 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

>> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO CLIQUE AQUI
.

PM prende dupla com arma e droga em Sebastião Laranjeiras

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a PM, ambos já respondem judicialmente por tráfico de drogas. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Palmas de Monte Alto. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na manhã desta segunda-feira (04), por volta das 11h, policiais militares da guarnição CAESG 02, da CIPE Sudoeste, prenderam dois indivíduos em posse de arma de fogo e drogas em Sebastião Laranjeiras. Segundo a PM, os militares receberam informações de uma residência que estaria abrigando indivíduos armados. No local, os PMs abordaram a edificação, encontrando a dupla, de iniciais “R. C. O” e “N. J. S.”, com 1 Revólver calibre 32, seis tiros, marca INA, nº 146996; 5 cartuchos intactos calibre 32, marca CBC; 5 saquinhos de substância análoga a Cocaína, pesando aproximadamente 10 gramas; 1 Aparelho celular marca Xiaomi, modelo RedmiGo; e R$ 12,75 em espécie. Ainda conforme a PM, ambos já respondem judicialmente por tráfico de drogas. Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil, na sede da Delegacia de Palmas de Monte Alto.

Caetité: aproximadamente 3 toneladas de alimentos do PAA são distribuídas à famílias carentes

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação, coordenada pela SDE, faz parte do conjunto de medidas para fazer frente ao impacto negativo da crise causada pela pandemia do coronavírus. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Caetité já distribuiu cerca de 2 toneladas de alimentos da agricultura familiar, provenientes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aos moradores mais necessitados do Bairro Prisco Viana. A equipe da Prefeitura contou com o apoio da Associação dos Moradores local. Anteriormente, dia 17 de abril, em parceria com a AMOFEVE, cerca de 1 tonelada de alimentos foram distribuídos havia sido atendida a comunidade da Feira Velha e região.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), faz parte do conjunto de medidas para fazer frente ao impacto negativo da crise causada pela pandemia do coronavírus (covid-19). O PAA compra produtos dos agricultores familiares do município que estão cadastrados e distribui esses produtos para as entidades sociais credenciadas.

Guanambi: concluída obra de pavimentação da Ladeira da Batateira

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A obra, realizada com recursos municiais, visa “assegurar o acesso e interligação entre Guanambi e Morrinhos, via região beneficiada”, destaca a assessoria da Prefeitura.

Na manhã do último sábado (02), o Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Vereador Homero Castro e lideranças, vistoriou a conclusão das obras de mobilidade rural realizadas na região de Batateira, em Morrinhos. A obra, realizada com recursos municiais, consiste na pavimentação da Ladeira da Batateira e visa “assegurar o acesso e interligação entre Guanambi e Morrinhos, via região beneficiada”, destaca a assessoria da Prefeitura. Agora, resta somente a entrega da obra à comunidade.

Bahia registra 3.708 casos confirmados do coronavírus; 784 já estão curados

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, já são 784 pacientes recuperados, 134 óbitos e 2.970 casos ativos, sendo 215 profissionais de saúde, que seguem monitorados por equipes de vigilância epidemiológica.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, até às 12h desta segunda-feira (04), um total de 3.708 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, já são 784 pacientes recuperados, 134 óbitos e 2.970 casos ativos, sendo 215 profissionais de saúde, que seguem monitorados por equipes de vigilância epidemiológica.

129° óbito – homem de 62 anos. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 28 de abril e foi a óbito no dia 02 de maio em um hospital público em Salvador. Apresentava diabetes e doenças cardíacas crônicas

130° óbito – homem de 58 anos. Apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de abril e foi a óbito no dia 02 de maio em um hospital público em Salvador. Apresentava diabetes e doenças cardíacas crônicas.

131° óbito – mulher de 69 anos. Apresentou os primeiros sintomas no dia 21 de março e foi a óbito no dia 02 de maio em um hospital público em Salvador.

132° óbito – homem de 85 anos. Teve a confirmação para Covid-19 no dia 28 de abril. Estava internado em unidade filantrópica em Salvador desde o dia 04 de março e foi a óbito no dia 03 de maio. Tinha registro de hipertensão arterial e sequelas de um trauma cranioencefálico.

133° óbito – homem de 89 anos. Apresentou os primeiros sintomas no dia 13 de abril. Foi a óbito no dia 02 de abril em um hospital filantrópico em Salvador, no entanto só a informação só foi feita à vigilância epidemiológica estadual no dia 4 de maio. Ele apresentava diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica.

134° óbito – mulher de 59 anos. Apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de abril e foi a óbito no dia 03 de maio em um hospital filantrópico em Salvador. Tinha histórico de diabetes.

Brumado: Ponte do Riacho se Santa Maria, em Arrecife, é inaugurada

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Ponte leva o nome de Francisco José dos Santos. (Fotos: Divulgação)

Na tarde da última quinta-feira (30), foi inaugurada a ponte Francisco José dos Santos, localizada sobre o Riacho de Santa Maria, que dá acesso ao Distrito de Arrecife. O prefeito Eduardo Vasconcelos participou do ato de inauguração, juntamente com secretários e vereadores municipais. O evento, que seguiu “rigorosamente aos critérios de distanciamento social e o uso das máscaras faciais”, de acordo com a Prefeitura, também contou com a presença da família de José, que dá nome a ponte.

Brumado: sessões da Câmara de Vereadores voltam para o seu horário normal

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

As sessões que estavam ocorrendo às 9h voltarão a ser realizadas pela tarde, às 18h30. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a Câmara de Vereadores de Brumado alterou o horário das suas sessões para às 18h30, as quais obedeceram por completo as normas restritivas, tanto que os parlamentares poderão contar apenas com a presença de um assessor, a partir desta segunda-feira (04). As sessões estavam ocorrendo pela manhã, às 9h.

Lacen realiza mais de 20 mil testes para detecção de covid-19 e valida laboratórios da rede privada

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Entre os privados, estão aptos a realizar testes com a validação do Estado as redes Leme, DNA, Jaime Cerqueira, Senai-Cimatec e Hospital São Rafael. (Fotos: Paula Fróes / GOVBA)

A Bahia atingiu a marca de mais de 20 mil exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para diagnóstico do Coronavírus (Covid-19). Até o fim da tarde deste domingo (3), 21.052 testes para detecção do novo coronavírus foram processados. Além disso, o laboratório já consegue realizar mais de mil exames diariamente. Segundo a diretora do Lacen, Arabela Leal, o laboratório fez 10.089 testes no período de 45 dias e outros 10.963 testes entre 15 de abril e 3 de maio. Ela destaca que os números revelam a melhoria do processo. “Nesta segunda fase, conseguimos fazer mais de 10 mil exames em 19 dias. Essa diferença representa o aperfeiçoamento do processo, que foi possível devido à inauguração da nova ala de testes do Lacen. Nessa ala, nós conseguimos colocar todos os processos em um único espaço e entregar mais rapidez”, afirma.

O Governo do Estado também investe na descentralização para realização de exames que detectam a covid-19. Para isso, estão em fase de implantação unidades nos municípios de Porto Seguro, Jequié, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Barreiras, sendo este último em parceria com a Universidade Federal do Oeste (Ufob).

O Lacen-BA também já iniciou o processo de validação de laboratórios privados. Até o momento, cinco redes de laboratórios tiveram suas técnicas de realização do exame para covid-19 validadas. Estão aptos a realizarem testes com a validação do Estado da Bahia as redes Leme, DNA, Jaime Cerqueira, Senai-Cimatec e Hospital São Rafael. Os municípios alcançados por esses laboratórios validados são Salvador, Itabuna, Santo Amaro, Itabuna, Lauro de Freitas e Camaçari. De acordo com a diretora do Lacen, é necessário que os laboratórios interessados na validação encaminhem e-mail para [email protected]. Ela ressalta que a validação não é aplicada para os testes rápidos baseados em anticorpos. “Nesse contato por e-mail, os laboratórios precisarão informar o responsável técnico, estrutura física, entre outros critérios para que possam ser validados. Lembrando que esta validação dos laboratórios é para testes de RT-PCR e não testes rápidos, que são aqueles que furam o dedo”, explica Arabela Leal.

Paramirim: aberta nova licitação para pavimentação das laterais da Avenida Brasil, em Caraíbas

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A licitação foi publicada, nesta ultima sexta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado da Bahia. Ela está marcada para o dia 20 deste mês. (Foto: Reprodução / Internet)

A Prefeitura de Paramirim se manifestou sobre a paralisação da obra de pavimentação das laterais da Avenida Brasil, na Comunidade de Caraíbas. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, a obra foi interrompida em virtude da desistência da empresa vencedora da licitação, “o que causou um grande constrangimento para a população local, assim como para a Administração Municipal”. Nesta ultima sexta-feira (1º), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia uma nova licitação, marcada para o dia 20 deste mês, para completar o restante do serviço.

A licitação foi publicada, nesta ultima sexta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado da Bahia. Ela está marcada para o dia 20 deste mês. (Foto: Reprodução / Internet)

Senado aprova projeto que estabelece ajuda financeira a estados e municípios durante a pandemia

Segunda / 04.05.2020

Por Marquezan Araújo / AGR+

Dos 81 senadores, apenas Randolfe Rodrigues votou contra o projeto. Por ter presidido a sessão, o senador Weverton não votou. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou, em sessão remota realizada neste sábado, o projeto de lei complementar 39/2020, que determina uma ajuda financeira emergencial a estados e municípios durante a pandemia de covid-19. As medidas contidas no PLP devem gerar um custo de aproximadamente R$ 125 bilhões para a União. O texto foi aprovado por 79 votos a 1. Dos 81 senadores, apenas Randolfe Rodrigues (Rede-AP) votou contra o projeto. Por ter presidido a sessão, o senador Weverton (PDT-MA) não votou.

De acordo com o texto, serão direcionados R$ 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo R$ 10 bilhões exclusivamente para ações de saúde e assistência social.  O Distrito Federal receberá uma cota à parte de R$ 154 milhões, já que não vai participar do rateio entre os municípios.  Além desses repasses, estados e municípios serão beneficiados com a liberação de R$ 49 bilhões por meio da suspensão e renegociação de dívidas com a União e com bancos públicos. Além desse valor, os entes devem receber outros R$ 10,6 bilhões pela renegociação de empréstimos com organismos internacionais, que têm aval da União.

Os municípios também serão beneficiados com a suspensão do pagamento de dívidas previdenciárias que venceriam até o final do ano. Essa medida deverá representar um alívio de R$ 5,6 bilhões nas contas das prefeituras.  O projeto aprovado neste sábado pelo Senado já havia passado pela Câmara, mas, como o texto sofreu alterações, precisará ser novamente apreciado pelos deputados.

Bahia registra 3.566 casos de Covid-19 e 128 óbitos

Segunda / 04.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Lacen realizou 20.448 exames do tipo RT-PCR entre 1°/03 a 3/04. Atualmente, cerca de 2.000 amostras estão em análise e os exames são liberados em até 48h.

A Bahia registra 3.566 casos confirmados de Covid-19, o que representa 23,51% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 764 pacientes recuperados e 128 óbitos, 2.674 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Os casos confirmados ocorreram em 149 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ilhéus (1.441,53%), Uruçuca (1.315,85%), Itabuna (1055,23%), Coaraci (1000,41%) e Salvador (782,29%). O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 20.448 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 3 de maio de 2020. Atualmente, cerca de 2.000 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

• 124º óbito: Homem, 43 anos, residente em Vitória da Conquista, com comorbidades – doença renal crônica, em hemodiálise. Apresentou os primeiros sintomas no dia 12 de abril, indo a óbito no dia 2 de maio, em hospital privado.

• 125º óbito: Homem, 82 anos, comorbidade insuficiência renal, residente em Veredas, município de infecção Ilhéus. Apresentou os primeiros sintomas em 25 de abril, indo a óbito na mesma data, em hospital público.

• 126º óbito: Homem, 69 anos, residente em Caxias do Sul, comorbidades diabetes e HIV. Apresentou os primeiros sintomas no dia 29 de abril, vindo a óbito dia 2 de maio, em hospital privado, no município de Feira de Santana.

• 127º óbito: Homem, 69 anos, residente em Salvador. Apresentou os primeiros sintomas no dia 17 de abril, vindo a óbito no dia 3 de maio, em hospital da rede filantrópica. Comorbidades demência vascular, síndrome de fragilidade e hipertensão.

• 128º óbito: Mulher, 77 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes e doenças cardíacas crônicas. Apresentou os primeiros sintomas em 23 de abril, foi internada no dia 25, vindo a óbito hoje (3), em hospital privado da capital.

>> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

Roberto Barroso vê 'risco real' de adiamento das eleições municipais deste ano

Domingo / 03.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos”, declarou o ministro. (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso. “Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Ainda conforme Barroso, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”. Barroso também se manifestou contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”