Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2021"

Número de crianças vítimas de acidente de trabalho cresceu 30% em 2020

Sábado / 19.06.2021

Por Laísa Lopes / Brasil 61

Cerca de 15% corresponde ao aliciamento de crianças e adolescentes pelo narcotráfico. (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O número de crianças brasileiras de 5 a 13 anos de idade que sofreram acidentes graves enquanto desempenhavam alguma atividade que pode ser classificada como trabalho infantil aumentou em 30% entre 2019 e 2020.

Dados atualizados do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, divulgados nesta quinta (17), apontam que as ocorrências registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, saltaram de 83, em 2019, para 108 notificações em 2020. O resultado do ano passado é o pior registrado desde 2007, superando as 104 notificações de 2011.

Mais de 30% das denúncias de trabalho infantil que chegam ao conhecimento das autoridades públicas por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100) dizem respeito ao trabalho infantil doméstico. Cerca de 15% tratam do aliciamento de crianças e adolescentes pelo narcotráfico.

Caculé e Tanque Novo têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O reconhecimento federal da situação de emergência em Caculé (na foto) e Tanque Novo foi devido à estiagem, que também atingiu mais outros 11 municípios do país.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nessa sexta-feira (18), a situação de emergência nos municípios baianos de Caculé e de Tanque Novo em razão da estiagem.

Outros 18 municípios do país também obtiveram o reconhecimento federal por conta de desastre naturais, são eles: Antônio Martins (RN), Francisco Dantas (RN), Afonso Bezerra (RN), Nova Cruz (RN), Parelhas (RN), Canindé (CE), Ametista do Sul (RS), Cristal do Sul (RS) e Nonoai (RS), Arabutã (SC) e Prudentópolis (PR), ainda em relação à estiagem; Coronel Vivida (PR) e Enéas Marques (PR), devido à chuva de granizo; Santa Mônica (PR), por conta de vendaval; e Iranduba (AM), Silves (AM), Uarini (AM) e Novo Cruzeiro (MG), que sofreram com inundações.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a especificação do valor a ser liberado.

Municípios da região de Guanambi têm venda de bebidas alcoólicas proibidas até 1º de julho

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

As medidas têm objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região. (Foto: Divulgação / Polícia Civil da Bahia)

A partir deste sábado (19), fica determinada a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h em 23 municípios da região de Guanambi. Também está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, estão publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19). A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PM-BA) e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com Guardas Municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes e lanchonetes poderão operar apenas de portas fechadas, via delivery apenas de alimentos, até as 24h. Demais estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar, encerrando suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado pela restrição de locomoção noturna, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. As restrições valem até o dia 1º de julho, nos municípios de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Também fica proibida, nesses 23 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive via delivery ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 1º de julho.

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Esses estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, cujo funcionamento esteja autorizado, deverá ser definida em ato editado por cada Município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações.


MDR e Governo da Bahia discutem implementação de “taxa de lixo”

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Este foi o terceiro seminário direcionado a gestores estaduais e municipais para explicar os processos previstos no novo Marco Legal do Saneamento. (Foto: Reprodução / Internet)

Nessa última quinta-feira (17), o secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, participou, em Salvador, de webinar promovido em parceria com o Governo da Bahia para ajudar os municípios a garantirem a sustentabilidade econômico-financeiro dos seus serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos. De acordo com o novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal n° 14.026/2020), os estados têm até 15 de julho para estruturar a divisão dos blocos regionais para prestação dos serviços de saneamento básico compartilhados. A iniciativa busca a inclusão de municípios com maior e menor porte populacional, a fim de permitir que os serviços sejam prestados de forma equilibrada e obtenham maior sustentabilidade, buscando a universalização dos serviços até 2033.

Durante o evento, Maranhão reforçou que o seminário é uma iniciativa importante para ajudar os municípios a se adequarem à nova lei. "A intenção é que os recursos públicos deixem de subsidiar os resíduos sólidos e as cobranças passem a ser realizadas de acordo com a produção de lixo de cada localidade", explicou Maranhão, reforçando que para a população menos favorecida, haverá tarifa social ou isenção de taxa. Outro tema abordado pelo secretário Pedro Maranhão foi a erradicação dos lixões. "Temos cerca de 3 mil lixões no Brasil. Nosso objetivo, que é bastante desafiador, é acabar com esse cenário e levar os resíduos à destinação correta", apontou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia, Nelson Pelegrino, destacou que o diálogo com os representantes do setor sobre as tarifas que serão implementadas deve levar em consideração a capacidade de contribuição da população local. "Apenas assim conseguiremos resolver, de forma definitiva, os problemas ligados à destinação adequada dos resíduos sólidos", afirmou ele, que também aproveitou para anunciar o primeiro leilão de energia proveniente de resíduos sólidos, programado para ocorrer em setembro. "Essa é uma estratégia para diversificar a matriz energética do país. Agora, poderemos, também, nos beneficiar do aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para geração de energia elétrica."
.

Sesab alerta para os perigos da realização de festas e aglomerações no São João em virtude da variante P1

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os dados sobre a disseminação da variante estão no boletim do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) divulgado na sexta-feira (18).

Com alto potencial de transmissão e risco aumentado para internações, a variante da Covid-19 denominada P1, originária de Manaus (AM), atualmente é responsável por 80% das infecções na Bahia. As vésperas do São João, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu alerta para os 417 municípios sobre os riscos de festas e aglomerações neste período. Os dados sobre a disseminação da variante estão no boletim do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) divulgado na sexta-feira (18).

O Lacen-BA já realizou o sequenciamento de 257 amostras provenientes de pacientes de 98 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia desde setembro de 2020 até 21 de maio de 2021. Até o momento não foi identificada nenhuma amostra com a variante indiana. Os resultados dos sequenciamentos mostram que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo, sendo a variante B.1.1.7, conhecida como variante do Reino Unido, a mais comum no início da pandemia. “No comparativo mês a mês, vemos o crescimento da diversidade de cepas detectadas no estado, sendo oito agora. Entretanto, nos meses de fevereiro a maio deste ano, a variante P1 se tornou predominante, sendo a responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos em todo o Brasil, inclusive, na Bahia”, explica o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, ressaltando ainda que menos de 40% dos baianos tomaram a 1ª dose, o que significa que o uso de máscara, a higiene frequente das mãos e o distanciamento social ainda são as atitudes mais eficientes para evitar a contaminação pela Covid-19. “A tradição junina em nosso estado é forte, mas para salvar vidas se faz necessário alguns sacrifícios e evitar aglomerações é o principal deles”, afirma Vilas-Boas.

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e/ou pneumonia.

Caculé: espaço de atendimento da Farmácia Básica Municipal é ampliado

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Farmácia Básica Municipal é um centro de dispensação de medicamentos e tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.

A Farmácia Básica Municipal de Caculé passou, recentemente, por uma ampliação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os benefícios, estão: mais de 60 pessoas cadastradas no Fluxo de Atendimento por Patologia, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que fornece, de forma gratuita e individualizada, medicamentos especializados e de alto custo para problemas respiratórios, gastrointestinais, de saúde mental e neurológica, entre outros; aumento da média de dispensações de medicamentos do componente básico da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), financiados pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS), resultando no crescimento de 8% nos atendimentos do mês de abril em comparação com o mesmo período de 2020; o estabelecimento da Coordenação de Assistência Farmacêutica, com salas para a execução do Cuidado e da Atenção Farmacêutica, proporcionando um atendimento farmacêutico personalizado, com o objetivo de melhor atender aos interesses da comunidade.

Para isso, conta com um elenco de substâncias medicamentosas voltadas para o tratamento dos problemas de saúde com maior incidência na população. São fornecidos, de forma gratuita, tratamentos para males como hipertensão, diabetes, problemas vasculares, tratamentos psiquiátricos, analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos constantes na RENAME, que estabelece quais medicamentos devem estar disponibilizados pelo SUS. A Farmácia Básica Municipal conta com a parceria do governo estadual, afim de assistir à população também com medicamentos de alto custo para tratamentos especializados (prescritos por especialistas) e estratégicos (aqueles de importância epidemiológica).

A Farmácia Básica Municipal conta ainda com a presença de dois farmacêuticos capacitados e com competência para atender e solucionar demandas e pendências da população em relação a terapias medicamentosas, assim como responder a possíveis dúvidas sobre os serviços oferecidos. Seguindo as orientações das políticas de saúde estabelecidas e das legislações do SUS, a Farmácia Básica Municipal, se preocupando com o bem estar de todos, busca realizar, com ética e eficiência, um trabalho voltado a atender cada vez melhor às necessidades daqueles que precisam de assistência farmacêutica no município.

A Farmácia Básica Municipal é um centro de dispensação de medicamentos e tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.

Prefeitura de Guanambi não decretará feriado ou ponto facultativo na semana de São João devido à pandemia

Sexta / 18.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Decreto nº 331/2021 reafirma que a Prefeitura terá expediente normal da próxima segunda-feira, dia 21, ao dia 25. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi anunciou, nessa quinta-feira (17), que não decretará feriado ou ponto facultativo na semana dos festejos de São João devido à situação da pandemia de Covid-19 no município. O Decreto nº 331/2021 reafirma que a Prefeitura terá expediente normal da próxima segunda-feira, dia 21, ao dia 25.

“A publicação considera o cenário epidemiológico da cidade, o qual enseja preocupação por conta da gravidade dos casos e o aumento expressivo do número de mortalidade, sendo que o mês de junho, até o dia 17, já foram registrados 1.154 casos positivos e 15 óbitos, bem como a alta taxa de ocupação dos leitos”, informou a Prefeitura, em nota.

O prefeito Nilo Coelho (DEM) salienta que não é o momento de realizar festejos ou aglomerações em sítios ou zona rural, mesmo com pequenos grupos, uma vez que um assintomático pode contaminar muitos outros. “Estamos fazendo a nossa parte, triplicamos os leitos clínicos, abrimos o maior hospital de campanha do interior e somos exemplo para a Bahia em vacinação, agora é o momento da população nos ajudar ainda mais”, afirma.

Governo da Bahia divulga funcionamento do expediente no São João

Sexta / 18.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O pagamento do salário dos servidores ativos será realizado no dia 30, conforme tabela divulgada no DOE em janeiro deste ano. (Foto: Carol Garcia/GovBA)

O Governo do Estado da Bahia vai suspender o expediente nas repartições públicas na próxima quinta-feira (24), no dia do São João. Já nos dias 23 e 25 de junho (quarta e sexta-feira) as atividades estão mantidas em sua integralidade nos órgãos estaduais. O Governo também anunciou que vai antecipar o salário dos servidores inativos e pensionistas para o dia 29 deste mês. Já o pagamento do salário dos servidores ativos, será realizado no dia 30, conforme tabela divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) em janeiro deste ano. 

Vacinação para Covid-19 na Bahia passa a ser apenas por critério de idade

Sexta / 18.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

A remessa de novos lotes de vacinas que chegarão nesta sexta-feira (18) já será distribuída seguindo este novo critério. (Foto: Divulgação / Sesab)

A vacinação contra Covid-19 na Bahia passará a ser feita apenas por critérios de idade. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado. Com esta deliberação, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários. A remessa de novos lotes de vacinas que chegarão nesta sexta-feira (18) já será distribuída seguindo este novo critério.

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, explica o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, que também esclareceu outra medida que será adotada para a distribuição dos imunizantes: “Caso algum município já tenha ultrapassado 70% de cobertura, receberá 33% do que seria destinado inicialmente e se a cobertura já estiver em 50% ou mais, o quantitativo de doses recebido será de 50%. As doses excedentes serão redistribuídas entre os municípios com cobertura vacinal inferior a 50%. Essa medida vai perdurar até que os municípios baianos alcancem a mesma média de cobertura em todo o estado.

Decisão sobre reajuste de bandeiras tarifárias da conta de luz deve sair até o fim do mês

Sexta / 18.06.2021

Por Larissa Lago / Brasil 61

Escassez de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste afeta o funcionamento das usinas hidrelétricas. (Foto: Agência Brasil)

Durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou que a decisão sobre o aumento no valor das bandeiras tarifárias deve ser tomada até o fim de junho.

O país vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com os reservatórios das bacias das principais usinas hidrelétricas em níveis muito baixos. Por isso, houve a necessidade de acionamento de mais usinas termelétricas. O acionamento das bandeiras tarifárias reflete o aumento no custo da geração de energia no país.

Este será o primeiro aumento nos valores das bandeiras desde 2019. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, os valores foram mantidos e a bandeira verde foi acionada de junho a novembro.

Covid-19: Ministério da Saúde antecipa 7 milhões de doses da vacina da Pfizer para julho

Sexta / 18.06.2021

Por Rafaela Gonçalves / Brasil 61

Com isso, o País irá receber 15 milhões de doses no próximo mês, ante a previsão inicial que era de 8 milhões de doses. (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde antecipou 7 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para julho. Com isso, o País irá receber 15 milhões de doses no próximo mês, ante a previsão inicial que era de 8 milhões de doses. Neste mês, o laboratório deve entregar 12 milhões de doses. Os envios estão ocorrendo em três remessas semanais, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos (SP).

Desde o final de abril, o ministério recebeu mais de 8,3 milhões de doses da farmacêutica, dessas, 5,9 milhões já foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal. Um novo lote de vacinas da Pfizer será enviado ainda nesta semana para as Unidades Federativas. O contrato junto à farmacêutica prevê um total de 100 milhões de doses até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 110 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o Brasil. Dessas, 80 milhões já foram aplicadas.

Caculé: Vigilância Sanitária monitora passageiros que chegam à cidade pela rodoviária

Sexta / 18.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Essa ação ocorre desde o dia 1º deste mês na rodoviária e em pontos de desembarque de passageiros (Foto: Divulgação / Sec. Saúde)

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária (VISA), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, está realizando, desde o dia 1º deste mês, o acompanhamento, rastreamento e monitoramento das pessoas que chegam à cidade pela rodoviária e em pontos de desembarque de passageiros. Segundo a pasta, em nota, “o objetivo da ação é conscientizar os chegantes e sinalizar sobre a importância das prevenções contra o novo coronavírus. Os agentes da VISA notificam todos os passageiros que desembarcam no terminal, aferem a temperatura e sinalizam sobre a necessidade do isolamento caso sinta algum sintoma pelos próximos dias, após a chegada.”

Essa ação ocorre desde o dia 1º deste mês na rodoviária e em pontos de desembarque de passageiros (Foto: Divulgação / Sec. Saúde)

Livramento: PM flagra casal traficando drogas na cidade

Sexta / 18.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a denúncia anônima que os PMs receberam, o casal estava acompanhado de uma criança. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na noite dessa última quarta-feira (16), policiais militares do PETO, da 46ª CIPM, prenderam um casal que traficava drogas na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a PM, por volta das 19h, a guarnição recebeu uma denúncia anônima, informando de que um casal com uma criança, em uma motocicleta POP 100, estavam passando drogas nas proximidades da Gruta do Taquari.

Ao verificar a denúncia, na Avenida Deputado Leônidas Cardoso, os PMs avistaram e abordaram o casal, identificados pelas siglas “J. S. S.” e “E. A. L. D”, encontrando com eles duas substâncias análogas à maconha dentro da bolsa da criança. Ainda conforme a PM, após serem questionados, o homem relatou que armazenava as drogas na sua residência e que sairia para fazer as entregas. O homem levou os policiais até sua casa, permitiu a entrada dos PMs no interior da residência, segundo a 46ª CIPM, onde foram encontradas mais 28 pequenos pacotes de uma substância análoga a maconha. O casal foi encaminhado e apresentado à Polícia Civil, na sede da Delegacia de Livramento, juntamente com todo o material apreendido.

Beleza Preservada: Inscrições para o concurso de fotografia da RHI Magnesita terminam nesta sexta-feira (18)

Sexta / 18.06.2021

Por Leticia Simões

Evento é aberto a toda sociedade e premiará os três melhores registros. As imagens podem ser enviadas até dia 18/06, por meio de formulário. (Foto: Divulgação)

A RHI Magnesita celebrará o mês do Meio Ambiente com diversas ações de conscientização e uma delas, dirigida aos colaboradores e ao público em geral, une reflexão e arte: o Concurso de Fotografia “A Beleza Preservada”. Com o objetivo de promover a conservação da natureza e ressaltar as belezas do ecossistema brasileiro, a companhia, em parceria com a empresa especializada em iniciativas de educação ambiental ‘Gato do Mato’, está com inscrições abertas para a disputa fotográfica até o dia 18 de junho.

• Clique aqui para preencher o formulário e se cadastrar;

Cada participante poderá concorrer com uma foto e os prêmios serão distribuídos para as três primeiras colocadas. O júri será formado por uma banca composta por profissionais da empresa e da Gato do Mato.

“Queríamos promover uma ação que pudesse envolver também o emocional das pessoas, além, claro, de chamar a atenção para a importância de se preservar o meio ambiente. Um registro fotográfico é capaz de captar belezas, sensações e ao mesmo tempo, provocar reflexão. Esse é nosso objetivo com o Concurso A Beleza Preservada”, afirma Carlos Eduardo, analista de Meio Ambiente da RHI Magnesita.

Para marcar o mês do Meio Ambiente, a RHI Magnesita preparou uma série de eventos exclusivos para seus empregados. As ações seguem a proposta de conscientização que caracteriza o concurso de fotografia. O Plantio virtual de mudas permite que o colaborador, seu dependente ou comunidade escolha espécie e local, e a empresa realiza o plantio real.  Para esta ação, basta acessar este link.

Quiz de conhecimentos ambientais; peça teatral; além de uma aula-show sobre Agroecologia no combate a dessertificação compõem a programação especial da empresa para marcar uma data tão importante para toda a sociedade. “É preciso envolvimento com a causa ambiental em todas as esferas. Por isso, a RHI Magnesita elaborou diferentes ações para chamar a atenção de todos. Agir pela sustentabilidade do planeta começa pela atitude de cada um. E estar ciente do quão importante é a preservação e a responsabilidade de todos, nos torna aptos a conduzir iniciativas coletivas em prol do meio ambiente”, destaca Carlos.

Evento é aberto a toda sociedade e premiará os três melhores registros. As imagens podem ser enviadas até dia 18/06, por meio de formulário. (Foto: Divulgação)

Covid-19: Quem teve dengue tem mais chances de ter sintomas?

Quinta / 17.06.2021

Por Laísa Lopes, Manuela Correa e Luciana Bueno / Brasil 61

Anticorpos da dengue não protegem contra a Covid-19. Estudo foi realizado por pesquisadores da USP, em 1.285 moradores do município de Mâncio Lima (AC). (Foto: Agência Brasil)

Pessoas que tiveram dengue são duas vezes mais propensas a desenvolver sintomas da Covid-19. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Foram analisadas amostras sanguíneas de 1.285 moradores do município de Mâncio Lima, no Acre, onde o grupo trabalha na investigação de outras doenças. A motivação para a pesquisa se deu a partir de dois estudos, um americano e outro brasileiro, que sugeriram que a infecção prévia por dengue poderia ser um fator protetor contra o coronavírus.

Diante disso, o primeiro passo do estudo pela USP foi verificar a presença de anticorpos contra o vírus da dengue em amostras de outubro de 2019 e da Covid-19 em novembro de 2020, através de testes de sorologia com as mesmas pessoas analisadas. A pesquisadora Vanessa Nicolete, autora principal do estudo, explica que a possibilidade de uma reação cruzada foi descartada e o porquê das pessoas que foram infectadas com dengue têm maiores chances de serem sintomáticas para o coronavírus.

A idade é outro fator relevante que foi considerado no estudo. Em geral, quanto mais velho, maior a chance de ter sido exposto à dengue. “Assim como vemos na população em geral, todas as idades são predispostas a ter anticorpos. Porém, em relação à infecção por Sars-Cov-2 [o Coronavírus, que causa a Covid-19], os mais velhos foram os que apresentaram mais sintomas durante a pesquisa”, afirma Vanessa. Os pesquisadores ainda não sabem quais são as causas do fenômeno, mas apontam duas hipóteses. Uma delas seria biológica: os anticorpos contra o vírus da dengue poderiam estar favorecendo de algum modo o agravamento da Covid-19. A outra é sociodemográfica: populações estariam mais vulneráveis às duas doenças por características diversas.

De acordo com o médico especialista em dengue, Werciley Vieira Junior, o vírus da Covid-19 hiper estimula o sistema imune produzindo citocinas, que são proteínas inflamatórias. “A dengue hipersensibiliza nossa capacidade de produzir essas proteínas e, com isso, favorece um processo inflamatório mais intenso da Covid-19. E, automaticamente, com os processos inflamatórios mais intensos, os sintomas são maiores”, explica.