Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2021"

Governo da Bahia e CIMURC se unem para fortalecer a agricultura familiar no Médio Rio das Contas

Quinta / 17.06.2021

Por ASCOM SDR/CAR

A parceria foi firmada durante assembleia extraordinária do Cimurc, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jequié, no município de Jequié. (Fotos: Renaque Barbosa)

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc) firmaram parceria, no último dia 09, para estimular a agricultura familiar no Território Médio Rio das Contas, por meio da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia. A parceria foi firmada durante assembleia extraordinária do Cimurc, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jequié, no município de Jequié. O evento contou com a participação de dirigentes e da equipe técnica da SDR e de representantes das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura dos municípios que compõem o consórcio, e seguiu os protocolos de segurança recomendados para prevenir a Covid-19.

Para o presidente do Cimurc, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá, “a reunião trouxe um sentido para nossa região e a esperança que podemos, sim, ter uma região forte, produtora e com novos investimentos”.

Durante o evento foram apresentadas ações, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da SDR, a exemplo do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), a implantação de tecnologias sociais de acesso à água para produção, distribuição de mudas, habitação rural, mecanização rural, regularização fundiária, fomento à produção e agroindustrialização. Essa estratégia tem como objetivo garantir e ampliar a produção de alimentos na Bahia, por meio da articulação com as diversas instituições que executam políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. A meta é qualificar os processos de gestão e de execução dessas políticas públicas para a produção de 1,31 milhão de toneladas de alimentos, até 2022, envolvendo 130 mil unidades de produção familiar de todo o estado.
.

A parceria foi firmada durante assembleia extraordinária do Cimurc, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jequié, no município de Jequié. (Fotos: Renaque Barbosa)

Prefeitura de Caculé firma convênio com o IFBA para implantação do projeto Empreendedorismo Jovem 4.0 no município

Quinta / 17.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O projeto é voltado aos estudantes dos últimos anos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. (Foto: Divulgação / Pref. Caculé)

O prefeito de Caculé, Pedro Dias, firmou uma parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para início do projeto Empreendedorismo Jovem 4.0 no município. A ação, que será intermediada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, visa oferecer aos estudantes dos últimos anos do ensino fundamental da rede pública municipal (8º e 9º ano) uma formação direcionada para o empreendedorismo e desenvolvimento de tecnologias.

O projeto é apoiado com recursos da Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (SETEC), do Ministério da Economia (MEC), mas se firmou no município por conta da parceria entre o IFBA e a Secretaria Municipal da Educação. Com o objetivo de capacitar estudantes, visando um crescimento pessoal e direcionamento profissional, o projeto busca mostrar que todo aluno pode fazer a diferença, e, é através dessa diferença que eles poderão ser protagonistas em espaços importantes no mundo atual, gerando melhorias na sociedade e no mercado de trabalho. Após a assinatura do convênio, o prefeito Pedro Dias, ressaltou a importância em trabalhar conjuntamente com instituições que buscam melhorias para os jovens estudantes. Após a assinatura dos documentos necessários, as aulas iniciaram-se nesta semana.

Auxílio Emergencial: trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial 2021

Quinta / 17.06.2021

Por Laísa Lopes e Luciana Bueno / Brasil 61

O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 5 de julho. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Desde essa quarta-feira (16), os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nascidos em novembro, podem sacar a segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 5 de julho.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas, de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR em maquininhas de estabelecimentos parceiros. A terceira parcela poderá ser sacada a partir de 27 de julho e a quarta, a partir de 27 de agosto.  Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.


Calendário 2° parcela - Auxílio Emergencial 2021:

Mês de nascimento | Data do crédito em conta | Data para saque em dinheiro

• Janeiro: 16 de maio | 31 de maio (antes 08 de junho);

• Fevereiro: 18 de maio (antes 19 de maio) | 01 de junho (antes 10 de junho);

• Março: 19 de maio (antes 23 de maio) | 02 de junho (antes 15 de junho);

• Abril: 20 de maio (antes 26 de maio) | 04 de junho (antes 17 de junho);

• Maio: 21 de maio (antes 28 de maio) | 08 de junho (antes 18 de junho);

• Junho: 22 de maio (antes 30 de maio) | 09 de junho (antes 22 de junho);

• Julho: 23 de maio (antes 02 de junho) | 10 de junho (antes 24 de junho);

• Agosto: 25 de maio (antes 06 de junho) | 11 de junho (antes 29 de junho);

• Setembro: 26 de maio (antes 09 de junho) | 14 de junho (antes 01 de julho);

• Outubro: 27 de maio (antes 11 de junho) | 15 de junho (antes 02 de julho);

• Novembro: 28 de maio (antes 13 de junho) | 16 de junho (antes 05 de julho);

• Dezembro: 30 de maio (antes 16 de junho) | 17 de junho (antes 08 de julho).

Brasil ultrapassa marca de 490 mil mortes por Covid-19

Quinta / 17.06.2021

Por Rafaela Gonçalves e Luciana Bueno / Brasil 61

Os dados fazem parte da atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (15). (Foto: Agência Brasil)

O Brasil ultrapassou a marca de 490 mil mortes por Covid-19 nessa quarta-feira (16). Só nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 2.468 novos óbitos em decorrência da doença. Com isso, o número de pessoas que não resistiram à pandemia chegou a 490.696. Ainda há 3.852 falecimentos em investigação.

Os dados fazem parte da atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (15). O balanço é organizado a partir das informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde. Não foram computados os dados sobre o Rio Grande do Sul neste balanço. O total de pessoas infectadas desde o início da pandemia alcançou 17.533.221. Em 24h foram confirmados 80.609 novos casos. O país tem ainda 1.097.879 casos ativos, em acompanhamento. O número de pessoas que foram infectadas, mas se recuperaram desde o início da pandemia é de 15.944.646. Isso corresponde a 90,9% do total dos infectados pelo vírus.

O ranking de estados com mais mortes pela Covid-19 é liderado por São Paulo (119.110), seguido por Rio de Janeiro (53.242), Minas Gerais (43.206) e Rio Grande do Sul (29.701), que não atualizou os dados nesta terça-feira. Já os com menos vidas perdidas para a pandemia são Roraima (1.680), Acre (1.721), Amapá (1.778), Tocantins (3.042) e Alagoas (5.038).

Covid-19: Pfizer vai entregar 2,4 milhões de doses nesta semana

Quarta / 16.06.2021

Por Laísa Lopes e Luciana Bueno / Brasil 61

Com as entregas desta semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões. (Foto: Governo de SP)

A Pfizer e a BioNTech, anunciaram nesta terça-feira (15), que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana, entre esta quarta (16) e quinta-feira (17). Conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes. Com as entregas desta semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.

O consórcio Pfizer BioNTech fechou acordo com o governo brasileiro em março deste ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.

O Ministério da Saúde anunciou também que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que reúne governos e fabricantes. Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consórcio.

Guanambi: aplicação da 2ª dose da vacina de Oxford para idosos de 71 e 72 anos acontece nesta quinta (17); veja

Quarta / 16.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

A data da 2ª dose também já está descrita no cartão de vacina, quando foi efetuada a aplicação da primeira dose. Confira abaixo os cronogramas divulgados.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guanambi divulgou, na manhã desta quarta (16), a data para aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 nos idosos de 71 e 72 anos que foram vacinados nos dias 25 e 29 de março deste ano com a primeira dose. A aplicação acontecerá na quinta-feira, dai 17, no distrito de Ceraíma nas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede. Na próxima segunda (21), a imunização será nos distritos de Mutans e de Morrinhos. A data da 2ª dose também já está descrita no cartão de vacina, quando foi efetuada a aplicação da primeira dose. Confira abaixo os cronogramas divulgados.

O cronograma foi divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guanambi nessa quarta (16).

Criadores de caprinos e ovinos de Ituaçu dobram valor de venda dos animais

Quarta / 16.06.2021

Por ASCOM SDR/CAR

Os agricultores familiares da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade de Mandassaia receberam apoio do projeto Bahia Produtiva. (Foto: Divulgação / SDR/CAR)

Agricultores familiares da Comunidade de Mandassaia, em Ituaçu, no Território Sertão Produtivo, comemoram o aumento da produção e da melhora dos preços de venda de caprinos e ovinos, que duplicaram. Agora, as 27 famílias da Associação dos Pequenos Produtores de Mandassaia contam com mais uma fonte de renda.

A comunidade, que antes possuía aproximadamente 30 animais, hoje conta com mais de 300. E o preço da venda dos cabritos e cordeiros, que era feita para atravessadores, por cerca de R$ 11, dobrou de valor. Os animais passaram a ser vendidos a R$ 22 para a Cooperativa dos Produtores de Caprinos e Ovinos União Rio de Contas (Uniagro), que enviam os animais para o maior frigorífico do estado, especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos, a FrigBahia.

Os agricultores de Mandassaia contam com o apoio do Governo da Bahia. Por meio do projeto Bahia Produtiva, foram investidos R$ 314,9 mil em kits de criação, com 100 matrizes de caprinos e 100 de ovinos, 4 reprodutores caprinos, 4 reprodutores de ovinos, todos puro de origem. Também foram entregues 18 trituradores para a produção de ração e 30 barracas de feira livre para a venda dos produtos serem feitas com mais higiene e padronização. Para o vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Mandassaia, Márcio Araújo, o projeto melhorou muito a vida de todos beneficiários: “Aumentamos nossa produção e sem esse apoio isso não seria possível. Com os trituradores elétricos produzimos ração para os animais com palma, capim e grãos de milho, com baixo custo. E a expectativa é aumentar nosso plantel cada vez mais”.
.

Os agricultores familiares da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade de Mandassaia receberam apoio do projeto Bahia Produtiva. (Foto: Divulgação / SDR/CAR)

Reforma Administrativa não vai atingir quem já é servidor público

Quarta / 16.06.2021

Por Alan Rios, Flávio Macêdo e Luciano Marques / Brasil 61

Na última semana, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), lembrou que o texto não vai atingir o direito dos atuais servidores públicos. (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

A proposta de Reforma Administrativa (PEC 32/20) está em discussão na Câmara dos Deputados, enquanto alguns pontos ainda são esclarecidos para a população. Na última semana, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), lembrou que o texto não vai atingir o direito dos atuais servidores públicos.

A PEC deu mais um passo com a instalação da comissão especial, na última quarta-feira (9). O colegiado será presidido pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), e terá relatoria de Arthur Oliveira Maia (DEM-BA). O tema é um dos destaques das próximas sessões da Câmara, e é defendido pelo Ministério da Economia para que haja menos gastos e mais eficiência, segundo avaliação da pasta.

Segundo a nota, “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as despesas com servidores públicos no Brasil equivaleram a 13,4% do PIB em 2018, enquanto que na média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) os gastos com trabalhadores públicos representam 9,9% do PIB. É em cima de dados como esse que o Ministério da Economia busca a otimização dos serviços pelo texto em discussão. Entre os principais pontos da PEC, estão restrições às estabilidades no serviço público e a criação de cinco tipos de vínculos com o Estado.

A proposta define que a estabilidade ficará restrita a servidores ocupantes de cargos típicos de Estado, uma definição que deve ser feita por Lei Complementar, e que a demissão será possível após decisão judicial de órgão colegiado, não somente após o trânsito em julgado, como ocorre hoje. A reforma também permite a demissão por desempenho insuficiente, com critérios ainda a serem definidos por lei ordinária. As normas de estabilidade não atingem quem já é servidor, mas esses precisarão de um bom desempenho em avaliações. Outro ponto importante do texto é a permissão de contratação temporária por processo seletivo simplificado, nas hipóteses de calamidade, emergência, atividades de caráter sazonal e procedimentos sob demanda. Para o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM), o principal mote da PEC é permitir que o funcionalismo público fique mais atualizado, favorecendo aqueles servidores que tiverem bom desempenho e reduzindo custos. “Essa PEC vai beneficiar os bons profissionais. Nós vamos modernizar o Estado e vamos acabar com privilégios”, definiu.


Inflação no mês de maio impactou mais famílias de baixa renda, revela Ipea

Quarta / 16.06.2021

Por Rafaela Gonçalves / Brasil 61

Para esta faixa, a inflação ficou em 0,92%. Para as famílias de renda mais alta, o percentual não passou de 0,49% no mesmo período. (Foto: Agência Brasil)

Mesmo com a desaceleração registrada em abril, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda voltou a ter elevação em todas as classes de renda pesquisadas no mês de maio. As mais atingidas foram as famílias de renda muito baixa, com renda domiciliar abaixo de R$ 1.650,50. Para esta faixa, a inflação ficou em 0,92%. Para as famílias de renda mais alta, entre R$ 8.254,83 e R$ 16.509,66, o percentual não passou de 0,49% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A habitação e os transportes foram os grupos que mais contribuíram para o avanço da inflação. Os principais focos de pressão inflacionária da habitação foram os reajustes de energia elétrica (5,4%), da tarifa de água e esgoto (1,6%), do gás de botijão (1,2%) e do gás encanado (4,6%). Nos transportes, os aumentos da gasolina (2,9%), do etanol (12,9%) e do gás veicular (23,8%) influenciaram o resultado. Além disso, ainda houve alta nas taxas de água e esgoto, no gás encanado e botijão. De acordo com o indicador, na comparação interanual, todas as classes de renda foram atingidas por forte aceleração inflacionária.

Bahia receberá 300 mil doses da vacina Sputnik V em julho

Quarta / 16.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Rui, essas doses serão aplicadas em quatro ou cinco municípios para gerar um efeito demonstração. (Foto: Facebook da Embaixada da Rússia no Brasil)

No mês de julho, a Bahia receberá 300 mil doses da vacina russa contra Covid-19, a Sputnik V. O acordo foi divulgado nessa terça-feira (15), em reunião entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste, e anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante o Papo Correria. O Fundo confirmou para o início de julho o envio das primeiras doses e informou que entregará até o fim de junho o cronograma de distribuição das doses.

“Aplicando as duas doses, teremos 150 mil pessoas imunizadas. Ainda nesta semana, nós vamos definir quatro ou cinco cidades onde vamos aplicar essas vacinas em toda a população adulta acima de 18 anos e que ainda não foi vacinada. Resolvemos concentrar essa vacina em alguns municípios para gerar um efeito demonstração. Após a vacinação, nós vamos fazer a coleta dos dados e apresentar para o Brasil e para o mundo inteiro os resultados, mostrando a da eficácia dessa vacina que já vem sendo aplicada com sucesso em vários países”, afirmou Rui.


• Governo da Bahia convoca novos investigadores para a Polícia Civil e reservistas para a PM-BA;

• Na área da Educação, Rui anunciou a convocação de 348 professores e coordenadores pedagógicos;


Em março, o consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, com restrições, a importação do imunizante. Num primeiro momento, as vacinas serão para apenas 1% da população de cada um dos seis estados do Nordeste que fizeram o pedido à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Vitória da Conquista: profissionais da imprensa serão vacinados contra Covid-19 aos sábados; confira como se cadastrar

Quarta / 16.06.2021

Por Edna Nolasco

Inicialmente serão vacinados jornalista, radialista, cinegrafista, repórter fotográfico e blogueiros com registro profissional e em pleno exercício da profissão, com 40 anos ou mais.

Após pressão do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pressão da categoria, nesse último sábado (12), os profissionais de imprensa de Vitória da Conquista começaram a ser vacinados contra Covid-19. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será sempre aos sábados e por etapas. No primeiro momento são vacinados jornalista, radialista, cinegrafista, repórter fotográfico e blogueiros com registro profissional e em pleno exercício da profissão, com 40 anos completos ou mais.

Indagado pela diretora da Regional Sudoeste do Sinjorba, Edna Santos Nolasco, sobre a reivindicação da categoria de, em um segundo momento, a vacinação ser estendida aos profissionais com menos de 40 anos, o secretário de Comunicação, Giorlando Lima, afirmou que tudo está sendo feito para atender o pleito. Segundo Lima, a prefeita Sheila Lemos, considerando o movimento da categoria, por meio do Sinjorba, da Associação Baiana de Imprensa e da Federação Nacional dos Jornalistas, autorizou a Secretaria de Saúde negociar com o Núcleo Regional de Saúde (NRS) a liberação de vacinas para os demais profissionais de imprensa do município.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, ressalta que assim como realizado em outros municípios do interior, a exemplo de Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna, a expectativa da categoria é que todos os profissionais de imprensa, independentemente da idade, sejam vacinados. “Muitos dos colegas que estão na linha de frente são jovens. Arriscam suas vidas diante das novas cepas do vírus para passar à sociedade informações no combate à pandemia”, afirmou Neves, relembrando ainda que o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, afirmou que a Prefeitura de Vitória da Conquista não precisa de autorização do governo do estado para vacinar contra a Covid-19 os profissionais da imprensa. A afirmação do secretário foi feita na segunda-feira (07), por meio de mensagem enviada ao vereador Luciano Gomes, que participou de uma reunião entre a diretora do Sinjorba, Edna Nolasco, e a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos.

Para a vacinação é fundamental preencher previamente o cadastro da prefeitura no site vacinacao.pmvc.ba.gov.br e, no local, apresentar um documento oficial com foto. O sindicato solicita também que seja feito o cadastramento no Sinjorba, assim como responder a pesquisa sobre jornalistas vitimados pela Covid-19. Aqueles que já efetuaram o cadastro não precisam fazer novamente.

Governo da Bahia convoca novos investigadores para a Polícia Civil e reservistas para a PM-BA

Quarta / 16.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito por Rui Costa durante o Papo Correria nessa terça (15). (Foto: Reprodução / Sindipoc)

Durante o Papo Correria dessa terça-feira (15), o governador Rui Costa anunciou que 54 novos investigadores da Polícia Civil serão nomeados nesta quarta-feira (16). Com as nomeações, publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), a área de segurança pública passa a contar com 237 novos profissionais somente no último ano, entre delegados, investigadores e escrivães. Essa é a segunda nomeação para a Polícia Civil da Bahia referente ao último concurso público do órgão. O certame foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), contratada pela Secretaria da Administração (Saeb).

• Na área da Educação, Rui anunciou a convocação de 348 professores e coordenadores pedagógicos;

O governador anunciou ainda a convocação de 611 reservistas da Polícia Militar (PM-BA) para voltarem a atuar em cargos não operacionais. O objetivo da medida é melhorar o trabalho da PM nas ruas, com a liberação de profissionais que hoje atuam em regime administrativo. A lista também será publicada no DOE desta quarta (15).

Governo da Bahia convoca 348 professores e coordenadores pedagógicos

Quarta / 16.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito por Rui Costa durante o Papo Correria nessa terça (15). Com a chamada, o Estado completa o número de 3.759 vagas ofertadas no certame lançado em 2017.

Será publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (16), uma lista de convocação de mais 348 professores e coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público da educação. Do total, são 306 professores e 42 coordenadores pedagógicos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (15), durante o Papo Correria. Com a chamada, o Estado completa o número de 3.759 vagas ofertadas no certame lançado em 2017, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os convocados deverão apresentar a documentação necessária em até 10 dias úteis, a contar do 1º dia útil após a data da publicação da convocação, no Núcleo Territorial de Educação (NTE) para o qual foi concursado e ainda, no caso de Salvador, na sede da Secretaria Estadual da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Todas as informações estarão detalhadas no Edital. A previsão é de que os educadores assumam suas funções entre os meses de agosto e setembro de 2021.

Com a nova lista, já são 3.053 professores, o que corresponde ao total de habilitados no concurso, e 706 coordenadores pedagógicos convocados. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo NTE.

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta quarta-feira (16)

Terça / 15.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo portal ou app Loterias CAIXA. O valor de uma aposta simples da Mega-Sena é de R$ 4,50.

O concurso 2.381 da Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta-feira (16). O sorteio será realizado a partir das 20h no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias CAIXA (perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook e canal CAIXA no Youtube). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo app ou portal Loterias CAIXA ou por meio do Internet Banking CAIXA. O valor de uma aposta simples da Mega-Sena é de R$ 4,50.


Quina de São João

O sorteio da Quina de São João será realizado em 26 de junho e vai pagar o maior prêmio da história da modalidade, estimado, agora, em R$ 190 milhões. As apostas podem ser realizadas em qualquer uma das 13 mil lotéricas do país, pelo portal Loterias CAIXA e no app Loterias CAIXA. O preço de uma aposta simples, com cinco números, é de R$ 2.

Bom Jesus da Lapa, Malhada de Pedras e Mortugaba têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Terça / 15.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os quatro municípios situados na Bahia tiveram o reconhecimento federal da situação de emergência devido à estiagem. (Foto: Reprodução)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nessa segunda-feira (14), a situação de emergência dos municípios baianos de Bom Jesus da Lapa, Malhada de Pedras, Mirangaba e Mortugaba em decorrência da estiagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Além da Bahia, também estiveram situação de emergência reconhecida devida à estiagem os municípios de Campo Grande (RN), Iraceminha (SC), Itá (SC), Alpestre (RS) e Quedas do Iguaçu (PR). Em Amaporã (PR) o reconhecimento se deu pela chuva de granizo enquanto em Manicoré (AM), Urucará (AM) e Vitória do Jari (AP) se deu pelas inundações. Por fim, em Santa Maria das Barreiras (PA) o reconhecimento teve como causa as chuvas intensas.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.