Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2022"

Prefeitura de Guanambi e Governo do Estado assinarão Termo de Cooperação Técnica para implantação do CRAM nesta segunda (06)

Domingo / 05.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) é um espaço destinado a prestar atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (06), a Prefeitura de Guanambi anunciou que firmará parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres para implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM). O evento, aberto ao público, será realizado na Câmara de Vereadores a partir das 13h30.

Estarão presentes: a secretária estadual Julieta Palmeira, o prefeito Nilo Coelho (UB) e a secretária municipal de Assistência Social Rúbia Maria, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), colegiado que defende a implantação de políticas públicas para as mulheres.

A Prefeitura de Guanambi divulgou ainda que durante a solenidade será anunciado o local escolhido para o funcionamento do CRAM, que tem previsão de início de atividades no segundo semestre. O funcionamento de toda estrutura, custeio da equipe multidisciplinar e ações locais serão mantidos pela Prefeitura de Guanambi enquanto o Governo do Estado se comprometerá a disponibilizar equipamentos e um veículo.
 

IPTU 2022: desconto de 10% para pagamento da cota única vai até 30 de junho

Domingo / 05.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

Vai até o dia 30 de junho, o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do IPTU 2022. Além disso, há também a possibilidade de parcelar o pagamento em até sete vezes, com parcelas que vão até 31 de dezembro de 2022, conforme a tabela de vencimentos ao final da matéria.

A entrega dos carnês já começou e quem ainda não recebeu a fatura do IPTU em sua residência deve procurar o setor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, nº 90, Centro, ou ainda no Departamento de Fiscalização, situado na Travessa 13 de Maio, n° 102, Centro. O contribuinte também pode acessar o site oficial da Prefeitura de Guanambi e baixar a fatura na opção ‘Para seu Imóvel’ e, em seguida, ‘2ª via do IPTU’.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. É necessário estar munido de documentos pessoais se for pessoa física, ou documentos da empresa, se for pessoa jurídica.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

SENAI: Bahia tem 4,4 mil vagas abertas para cursos técnicos; inscrições vão até 30 de junho

Domingo / 05.06.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Do total de vagas oferecidas pelo SENAI, 387 são destinadas para o programa de bolsas de estudo gratuitas. (Foto: Valter Andrade/ Coperphoto)

Até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. É o que revela o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Desse total, 2 milhões em formação inicial e 7,6 milhões em formação continuada.

Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) identificou as principais áreas demandadas para direcionar cursos técnicos a essas oportunidades. “Estamos bastante atentos ao que o Mapa do Trabalho sinaliza, principalmente onde essas ocupações estão sendo demandadas. Ou seja, toda oferta do SENAI Bahia está embasada em uma série de dados que compõem nossa inteligência de mercado, mas, com certeza, no pacote desses dados, temos o Mapa do Trabalho como um farol que nos guia na definição da nossa oferta de cursos”, pontua a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista.

A partir desse quadro, o Senai Bahia abriu inscrições para 4,4 mil vagas em cursos técnicos. A iniciativa abrange o período letivo do segundo semestre de 2022. Os cursos se dividem em presenciais e semipresenciais e serão distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador.  As aulas devem começar no dia 1° de agosto de 2022.

As matrículas podem ser feitas pelo site tecnicosenai.com.br até o dia 30 de junho. Este prazo também garante 30% de desconto na primeira mensalidade aos estudantes que se matricularem nos cursos pagos. Vale destacar que os estudantes podem solicitar crédito estudantil com ou sem fiador. A medida possibilitará pagamento de 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor, após a formação. Segundo Patrícia Evangelista, o curso técnico precisa ser encarado como uma excelente oportunidade de ingresso mais rápido e qualificado no mercado de trabalho. “Temos exemplos de pessoas que optaram por um caminho profissional e que hoje encontram no curso técnico a possibilidade de diversificar sua área de atuação, inclusive de empreender”, destaca a gerente.

Malhada de Pedras: grupo de gestantes recebe palestra sobre Saúde Bucal

Sábado / 04.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Esse grupo se reúne uma vez por mês, no CRAS, como parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Amor de Mãe. (Fotos: Instagram / @prefeituramp)

Nessa última semana, a Prefeitura de Malhada de Pedras, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, realizou uma palestra sobre Saúde Bucal na Gestação para o grupo de gestante, ministrada pela Dentista Daniele Ribeiro. Esse grupo se reúne uma vez por mês, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), como parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Amor de Mãe. Ao final da palestra, as gestantes foram contempladas com Kits.

Sistema de abastecimento de água é entregue em comunidades rurais de Caetité

Sábado / 04.06.2022

Por Ascom SDR/CAR

As obras foram executadas por meio da Cerb, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. (Fotos: Divulgação / SDR)

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, investiu R$ 883,9 mil na construção do sistema integrado de abastecimento de água das comunidades de Cinzeiro e Lagoa de Dentro, localizadas na zona rural de Caetité, município do sudoeste baiano.

A gestão do sistema de abastecimento de água é realizada pela Central de Associações Comunitárias de Caetité, implantada pelo projeto Bahia Produtiva. A Central é responsável pela manutenção, operação, administração e controle da qualidade da água que chega para as famílias e também promove ações educativas sobre o uso racional da água, preservação dos mananciais e sobre a importância do associativismo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local.

As obras foram executadas por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O equipamento conta com sistema de bombeio, 2.789m de adutora, 8.744m de rede de distribuição, tratamento de água com cloração, 2 reservatórios elevados e as ligações domiciliares com hidrômetro e mureta.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

As obras foram executadas por meio da Cerb, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. (Fotos: Divulgação / SDR)

Caculé: alunos do Colégio Antônio Xavier animaram o São João da Comunidade Água Branca

Sábado / 04.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria de Educação destaca que “o São João da tradição 2022 tem sido democrático e diverso, permitindo a participação de todas as comunidades.” (Fotos: Josivan Vieira / Ascom PMC)

O segundo dia de festividades juninas em Caculé foi marcado pelo tradicional Forró na Roça na Comunidade de Água Branca. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação e Cultura, realizou, na última quinta-feira (02), o Arraiá do Colégio Antônio Xavier, que contou com apresentações de quadrilhas, mesa com comidas típicas e a participação especial de diversos alunos da instituição, além do show da dupla Ramon e Mônica. Em nota, a pasta destaca que “o São João da tradição 2022 tem sido democrático e diverso, permitindo a participação de todas as comunidades.”

Ibiassucê: Secretaria de Educação recebeu doação de livros didáticos

Sábado / 04.06.2022

Por Augusto Jackson

Em nota, a pasta agradeceu “imensamente a parceria e ressalta a importância do trabalho em conjunto em prol de uma Educação de Excelência.” (Foto: Divulgação)

A Editora FTD (Frère Théophane Durand), representada pelo Policial Federal (PF) Luis Lindomar Costa Fernandes (Lilly), destinou às escolas municipais de Ibiassucê que ofertam as modalidades de Ensino Infantil e Anos Iniciais (Fundamental I), um riquíssimo material didático que será de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ibiassucê, na pessoa do professor Sandro Wagner, agradeceu “imensamente a parceria e ressalta a importância do trabalho em conjunto em prol de uma Educação de Excelência.”

Em nota, a pasta agradeceu “imensamente a parceria e ressalta a importância do trabalho em conjunto em prol de uma Educação de Excelência.” (Foto: Divulgação)

Caculé: Desfile da 3ª Idade dá início ao São João da Tradição 2022

Sexta / 03.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os idosos percorreram diversas ruas da cidade, passando pela Igreja Matriz e terminando na quadra de esporte Antônio Fróes. (Fotos: Josivan Vieira / Ascom PMC)

Nessa quarta-feira (1º), organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com os seus setores, o Desfile da 3ª Idade marcou os festejos do São João da Tradição em Caculé. Depois de percorrer as principais ruas da cidade, os participantes se encaminharam para a quadra de esportes Antônio Fróes, onde puderam curtir um show com o cantor Tiago Araújo e acompanhar a coroação do Rei e da Rainha do Milho, Deivid e Duda, respectivamente. Além da participação dos idosos, a abertura também contou com o brilho e encanto dos quadrilheiros do Município.

Em nota, a pasta destaca que “o desfile de abertura foi realizado pensando na integração e valorização da cultura nordestina. Além dos detalhes tradicionais trazidos nas vestimentas dos participantes e nas alegorias, o desfile chamou bastante a atenção dos espectadores devido a organização, alegria dos participantes e um momento de forte emoção, que foi marcado pela bênção da manta de São João e levantamento do mastro na Praça da Igreja Matriz.”

Ibiassucê participou da Campanha Maio Laranja - Faça Bonito 2022

Sexta / 03.06.2022

Por Augusto Jackson

Essa campanha é focada em mobilizar, sensibilizar e informar a população acerca da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Saúde e de Educação, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA), do Conselho Tutelar e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram uma série de ações, como palestras, Stand e Caminhada a respeito da Campanha Maio Laranja – Faça Bonito, que é focada em mobilizar, sensibilizar e informar a população acerca da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações realizadas envolveram palestras direcionadas aos pais, ministradas pela advogada da Prefeitura Municipal e da equipe de Proteção Social Especial (PSE), Claudia Gonçalves; da Técnica de Referência e Orientadora Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do CRAS, Cristiane Nascimento; da psicóloga Mara Jane; da técnica de referência do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), do CRAS, Ana Flávia Almeida; da psicóloga da equipe da PSE e da Saúde, Bruna Andrade; além de membros do Conselho Tutelar.

Além disso, as psicólogas orientaram os pais a respeito da Campanha Faça Bonito, enfatizando a importância de observar os sinais que são dados pelas crianças e adolescentes, os cuidados que devem ter e como orientar seus filhos, o papel do Conselho Tutelar dentro destas demandas e como e quais providências jurídicas são tomadas. 
 

Caculé: coordenadores pedagógicos participam de encontro para formação inicial do Programa Gestão da Política de Alfabetização

Sexta / 03.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O processo de implementação do programa está sendo realizado pela Prefeitura de Caculé em parceria com o Instituto FEFIG. (Fotos: Divulgação / Rafael Souza / Ascom PMC)

Foi realizado entre os dias 19 a 20 de maio, em Caculé, no sudoeste do estado, encontros para formação inicial do Programa Gestão da Política de Alfabetização, com a agente técnica Andréa Lacerda, que contou com diversos debates acerca do sistema educacional e apresentações culturais.

A ação foi destinada aos coordenadores pedagógicos e tem como objetivo “implementar nos municípios participantes do polo uma educação integral para os três primeiros anos do ensino fundamental” e “cuidar não apenas do desenvolvimento das competências de leitura, escrita e numeramento, mas também de competências socioemocionais, científicas e corporais.”

O processo de implementação do Programa Gestão da Política de Alfabetização do Instituto Ayrton Senna está sendo realizado pela Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto FEFIG, que é formado pelos municípios de Caculé, Lagoa real, Malhada de Pedras e Mortugaba.

Articulada pela UPB, PEC que reduz Alíquota do INSS das prefeituras começa a tramitar na Câmara dos Deputados

Sexta / 03.06.2022

Por Clara Solla / UPB

A Mobilização começou por iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB) e contou com apoio de Associações do Norte e Nordeste e pela CNM. (Foto: Divulgação / UPB)

Principal bandeira da União dos Municípios da Bahia (UPB), a PEC da Redução da Alíquota Patronal do INSS das prefeituras conquistou, na tarde desta quarta-feira (01), as 171 assinaturas necessárias para iniciar a tramitação. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) recebeu a numeração 14/2022 e passa agora a ser analisada pela Câmara dos Deputados.

A Mobilização da proposta teve início durante a primeira reunião virtual, em abril de 2021, organizada pela UPB, com as Associações do Norte e Nordeste e apoiada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), se tornando pauta nacional durante as mobilizações em Brasília.

O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ressaltou que a união das prefeitas e prefeitos baianos fez a diferença na pressão aos parlamentares e será fundamental para consolidar essa conquista municipalista. “Precisamos agradecer ao deputado Cacá Leão que abraçou nossa causa e foi o autor da PEC e a todo apoio que tivemos das Associações Municipalistas do Norte e Nordeste e do movimento municipalista nacional, através da CNM. A redução da alíquota previdenciária é uma questão de sobrevivência para os municípios, que nos últimos anos perderam a capacidade de investimento. Agora vamos lutar fortemente para aprovar no Congresso”, pontuou o líder municipalista baiano.
 

Em Maracás, Rui Costa anuncia R$ 220 milhões em obras para o município e outras cidades da região

Sexta / 03.06.2022

Por Secom GovBA

Os investimentos são voltados as áreas de abastecimento de água, educação, urbanização e infraestrutura (Fotos: Mateus Pereira / GovBA)

Maracás, no centro-sul baiano, foi palco para anúncio de uma série de obras que alcançarão também outros municípios da região nessa quinta-feira (02), com a visita do governador Rui Costa (PT), que assinou e autorizou diversas obras e convênios para as áreas de abastecimento de água, educação, urbanização e infraestrutura. Juntas, elas somam cerca de R$ 220 milhões em investimento.

“É um sonho realizado para essa região, que há muitos anos não tem água próxima disponível. As possibilidades eram a Barragem de Pedras, em Jequié, ou no Rio Paraguaçu, os dois são distantes e possuem uma diferença de altitude grande. Fizemos a estimativa das duas possibilidades e a área técnica optou por trazer água do Rio Paraguaçu, até Maracás. Um investimento de R$ 174 milhões, a obra já está licitada e contratada. A execução prevista é de um ano e meio, para que esteja disponível para população da região”, detalhou Rui Costa.

As obras do sistema integrado serão realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O presidente da empresa, Rogério Cedraz, destaca o impacto da obra para a localidade. "Essa é uma das obras mais importantes da Embasa em toda região. Maracás e outros municípios do entorno vêm sofrendo há algum tempo. A gente está em um platô que tem dificuldade hídrica, mas com essa obra vamos atender um pleito de mais de 10 anos e resolver definitivamente a questão de água para esses municípios".

Além de Maracás, Jaguaquara, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal e Planaltino serão contempladas com a construção de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que teve ordem de serviço assinada pelo governador.
 

Inscrições do edital ATER Biomas da Bahia vão até 25 de junho; cerca de 38.880 agricultores podem ser beneficiados

Quinta / 02.06.2022

Por Ascom SDR/CAR

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Bahiater. O investimento é de R$ 244,9 milhões, executado ao longo de 5 anos. (Foto: Divulgação / Ater)


Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições para o edital ATER Biomas da Bahia, com intuito de fortalecer os sistemas produtivos da agricultura familiar com a consolidação do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A ação visa promover o desenvolvimento sustentável e a elevação da renda de famílias que vivem no campo, com a produção de alimentos saudáveis, nas unidades produtivas familiares localizadas nos diversos biomas da Bahia.

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O investimento é de R$ 244,9 milhões, executado ao longo de 5 anos. Serão beneficiadas diretamente 38.880 famílias de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais, com um recorte que enxerga a realidade local e as diferenças dos biomas na produção da agricultura familiar.

Segundo o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, o edital é um dos marcos na história de políticas públicas para a agricultura familiar, pois, segundo o secretário, a Ater é um indutor que faz com que as políticas públicas se integrem, localmente, nos estabelecimentos da agricultura familiar. “Com o serviço, é possível resolver questões de regularização fundiária e ambiental e ampliar a capacidade de produção, de forma sustentável, entendendo que o meio em que ele vive tem que ser preservado, além de integrar outros serviços para agregar valor, como com a instalação de agroindústrias, além de promover o acesso a outras políticas públicas como os programas de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), mas também para acessar o mercado em geral, dentre outras ações”.
 

Em 3 meses, Coelba retirou 2 mil ligações irregulares em estabelecimentos comerciais na Bahia

Quinta / 02.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Além de cometer crime, empresas e comércios que furtam energia promovem concorrência desleal, levam vantagem indevida no mercado e comprometem todo o setor. (Foto: Coelba)

Apenas nos três primeiros meses de 2022, técnicos da Neoenergia Coelba identificaram e removeram cerca de duas mil ligações irregulares em unidades comerciais na Bahia. As operações recuperaram, neste recorte, 9,5 milhões de quilowatt-hora, energia suficiente para abastecer 81 mil residências durante um mês, segundo a distribuidora.

As irregularidades foram flagradas, entre outros locais, em restaurantes, supermercados, hotéis, lojas de construção e de pets espalhados em diversas regiões da Bahia. Nos três primeiros meses do ano, as equipes da concessionária inspecionaram mais de 7 mil unidades comerciais no Estado. “Quando o estabelecimento comercial furta energia elétrica, além de cometer crime, ele está promovendo uma concorrência desleal no setor, prejudicando toda uma cadeia econômica e levando uma vantagem indevida. Por isso é importante que os diversos segmentos da economia fiquem atentos a este tipo de prática criminosa e denuncie”, explicou o gerente de Operações da Neoenergia Coelba, Tales Itaborai.

Considerando todos os segmentos de consumidores – residenciais, rurais, industriais e comerciais, a Neoenergia Coelba identificou, no primeiro trimestre de 2022, aproximadamente 30 mil irregularidades em toda a Bahia. No total, foram recuperados 93 milhões de quilowatt-hora, energia suficiente para abastecer todo o município de Vitória da Conquista durante três meses.

A Neoenergia Coelba estima que cerca de R$ 2,6 milhões referentes a impostos deixariam de ser recolhidos devido a atuação fraudulenta nas unidades flagradas com irregularidades em todo o Estado. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia pela Neoenergia Coelba, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício da população.


Crime e denúncias

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, a prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia das regiões, podendo ocasionar interrupções nas localidades. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

SENAI: Bahia tem 4,4 mil vagas abertas para cursos técnicos; inscrições vão até 30 de junho

Quinta / 02.06.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Do total de vagas oferecidas pelo SENAI, 387 são destinadas para o programa de bolsas de estudo gratuitas. (Foto: Valter Andrade/ Coperphoto)

Até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. É o que revela o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Desse total, 2 milhões em formação inicial e 7,6 milhões em formação continuada.

Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) identificou as principais áreas demandadas para direcionar cursos técnicos a essas oportunidades. “Estamos bastante atentos ao que o Mapa do Trabalho sinaliza, principalmente onde essas ocupações estão sendo demandadas. Ou seja, toda oferta do SENAI Bahia está embasada em uma série de dados que compõem nossa inteligência de mercado, mas, com certeza, no pacote desses dados, temos o Mapa do Trabalho como um farol que nos guia na definição da nossa oferta de cursos”, pontua a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista.

A partir desse quadro, o Senai Bahia abriu inscrições para 4,4 mil vagas em cursos técnicos. A iniciativa abrange o período letivo do segundo semestre de 2022. Os cursos se dividem em presenciais e semipresenciais e serão distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador.  As aulas devem começar no dia 1° de agosto de 2022.

As matrículas podem ser feitas pelo site tecnicosenai.com.br até o dia 30 de junho. Este prazo também garante 30% de desconto na primeira mensalidade aos estudantes que se matricularem nos cursos pagos. Vale destacar que os estudantes podem solicitar crédito estudantil com ou sem fiador. A medida possibilitará pagamento de 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor, após a formação. Segundo Patrícia Evangelista, o curso técnico precisa ser encarado como uma excelente oportunidade de ingresso mais rápido e qualificado no mercado de trabalho. “Temos exemplos de pessoas que optaram por um caminho profissional e que hoje encontram no curso técnico a possibilidade de diversificar sua área de atuação, inclusive de empreender”, destaca a gerente.