Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2022"

Diesel fica 6% mais caro na Bahia, após reajuste da Petrobras

Segunda / 20.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Dos 12 reajustes deste ano, 9 foram de aumentos e apenas 3 de redução. Desta vez, a gasolina não sofreu alterações. (Foto: Divulgação / JN)

O óleo diesel passou a custar 6% mais caro na Bahia, neste sábado (18), após o reajuste de 14,26% anunciado pela Petrobras na sexta-feira (17). Este é o 12º reajuste de combustível no estado, só este ano – sendo o nove aumentos e apenas três reduções. De acordo com a Acelen, empresa constituída pelo grupo árabe Mubadala Capital para administrar a Refinaria Mataripe, o repasse para o consumidor será de 6, 4% no caso do diesel S10, enquanto o S500 chega a 6,5%. A gasolina não sofreu alterações. As informações são do g1 Bahia.


Confira a “linha do tempo” dos reajustes do combustível em 2022:

 

 

A partir de segunda (20) começam a valer as novas regras para cumprimento das ordens de soltura na Bahia

Segunda / 20.06.2022

Por Ascom PJBA

O Ato Conjunto nº 01/2022 regulamenta o cumprimento das ordens de soltura expedidas pelo PJ-BA, pelos agentes de custódia vinculados à Seap e pela Polícia Civil. (Foto: Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira (20) começam a valer as determinações do Ato Conjunto nº 01/2022, que regulamenta o cumprimento das ordens de soltura expedidas pelo Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJ-BA), pelos agentes de custódia vinculados à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e pela Polícia Civil.

O documento determina que as autoridades responsáveis pela custódia somente darão cumprimento à soltura se o documento apresentado for produzido e assinado eletronicamente no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). A autoridade responsável pela custódia deverá observar se o documento de liberação tem informações sobre mandados de prisão cumpridos não abrangidos pela ordem recebida, caso em que a soltura plena não poderá ser realizada. Caso contrário, o beneficiário deverá imediatamente ser colocado em liberdade, independentemente de verificação de outros sistemas processuais. Ao recusar o cumprimento da soltura, na hipótese do documento apresentado não ter sido expedido pelo BNMP, a autoridade responsável pela custódia oficiará ao Juízo respectivo para regularização.

O Ato Conjunto nº 01/2022 foi assinado pelos Corregedores do PJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e Jatahy Júnior; pelo Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves e pela Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito.

MP recomenda combate à exploração sexual infantil na Romaria de Bom Jesus da Lapa

Domingo / 19.06.2022

Por Gabriel Pinheiro / Cecom MP-BA

As recomendações foram enviadas a diversas autoridades municipais e proprietários de estabelecimentos de hospedagem no último dia 13. (Foto: Secom GovBA)

O Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, recomendou a elaboração e execução de um plano especial para o combate da exploração sexual, do trabalho infantil e da situação de rua de crianças e adolescentes durante o período da Romaria de Bom Jesus da Lapa.

Dirigidas aos Conselhos Tutelar e Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), às Secretaria Municipais de Assistência Social e de Tributos de Bom Jesus da Lapa e aos proprietários, gerentes e responsáveis por hotéis, motéis, pensões e estabelecimentos semelhantes, as recomendações, expedidas no dia 13 de junho, orientam ainda que crianças e adolescentes, desacompanhadas de pais ou responsáveis, sejam impedidas de se hospedar na cidade.

Segundo as recomendações, o plano elaborado deve prever a intensificação da fiscalização dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, visando coibir a utilização de mão de obra de crianças e adolescentes, durante o período que antecede a romaria, nos dias dos festejos, bem como nos seguintes a ela. O MP recomendou que os ambulantes só sejam inscritos para trabalhar no evento religioso, caso assinem compromisso de não usar mão de obra infantil ou adolescente. Nas recomendações, o promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize levou em consideração “o grande fluxo de crianças e adolescentes que se hospedam na cidade no período da romaria”, bem como daquelas “em situação de rua, sob exploração sexual ou exercendo trabalho infantil”.

Malhada de Pedras: Mutirão de Mamografia tem início dia 27

Domingo / 19.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O mutirão é voltado para as mulheres com idade entre os 50 a 69 anos. Os atendimentos ocorrerão na Praça da Freira. (Foto: Instagram / @prefeituramortugaba)

Do próximo dia 27 de junho ao dia 05 de julho, a Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Mutirão de Mamografia para rastreamento do Câncer de Mama. Voltado para as mulheres com idade entre os 50 a 69 anos, os atendimentos ocorrerão na Praça Júlio de Carvalho, mais conhecida como Praça da Freira. O agendamento será realizado na unidade de saúde a qual a paciente está vinculada.

IPTU 2022: desconto de 10% para pagamento da cota única vai até 30 de junho

Domingo / 19.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

Vai até o dia 30 de junho, o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do IPTU 2022. Além disso, há também a possibilidade de parcelar o pagamento em até sete vezes, com parcelas que vão até 31 de dezembro de 2022, conforme a tabela de vencimentos ao final da matéria.

A entrega dos carnês já começou e quem ainda não recebeu a fatura do IPTU em sua residência deve procurar o setor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, nº 90, Centro, ou ainda no Departamento de Fiscalização, situado na Travessa 13 de Maio, n° 102, Centro. O contribuinte também pode acessar o site oficial da Prefeitura de Guanambi e baixar a fatura na opção ‘Para seu Imóvel’ e, em seguida, ‘2ª via do IPTU’.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. É necessário estar munido de documentos pessoais se for pessoa física, ou documentos da empresa, se for pessoa jurídica.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

SENAI: Bahia tem 4,4 mil vagas abertas para cursos técnicos; inscrições vão até 30 de junho

Domingo / 19.06.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Do total de vagas oferecidas pelo SENAI, 387 são destinadas para o programa de bolsas de estudo gratuitas. (Foto: Valter Andrade/ Coperphoto)

Até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. É o que revela o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Desse total, 2 milhões em formação inicial e 7,6 milhões em formação continuada.

Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) identificou as principais áreas demandadas para direcionar cursos técnicos a essas oportunidades. “Estamos bastante atentos ao que o Mapa do Trabalho sinaliza, principalmente onde essas ocupações estão sendo demandadas. Ou seja, toda oferta do SENAI Bahia está embasada em uma série de dados que compõem nossa inteligência de mercado, mas, com certeza, no pacote desses dados, temos o Mapa do Trabalho como um farol que nos guia na definição da nossa oferta de cursos”, pontua a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista.

A partir desse quadro, o Senai Bahia abriu inscrições para 4,4 mil vagas em cursos técnicos. A iniciativa abrange o período letivo do segundo semestre de 2022. Os cursos se dividem em presenciais e semipresenciais e serão distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador.  As aulas devem começar no dia 1° de agosto de 2022.

As matrículas podem ser feitas pelo site tecnicosenai.com.br até o dia 30 de junho. Este prazo também garante 30% de desconto na primeira mensalidade aos estudantes que se matricularem nos cursos pagos. Vale destacar que os estudantes podem solicitar crédito estudantil com ou sem fiador. A medida possibilitará pagamento de 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor, após a formação. Segundo Patrícia Evangelista, o curso técnico precisa ser encarado como uma excelente oportunidade de ingresso mais rápido e qualificado no mercado de trabalho. “Temos exemplos de pessoas que optaram por um caminho profissional e que hoje encontram no curso técnico a possibilidade de diversificar sua área de atuação, inclusive de empreender”, destaca a gerente.

Saiba como evitar acidentes com fogos de artifício e fogueiras nas festas juninas

Sábado / 18.06.2022

Por Luciano Marques / Brasil 61

Bombeiros dão dicas de como proceder ao soltar fogos de artifício e alerta para o aumento de ocorrências de queimaduras e explosões nesta época do ano. (Foto: Divulgação / Unsplash)

Com a volta das festas juninas após 2 anos de pandemia, não custa lembrar que duas das maiores diversões dos festejos populares podem acabar se transformando em pesadelo: a fogueira e os fogos de artifício. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), nesta época do ano há um aumento considerável no número de ocorrências envolvendo queimaduras e explosões. E na maior parte dos casos, seguir orientações são suficientes para se evitar os incidentes.

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), o manuseio inadequado de fogos de artifício levou à internação hospitalar mais de cinco mil pessoas em um período de 10 anos, entre 2008 e 2017, antes da pandemia. Em 21 anos foram registradas 218 mortes. Ainda segundo a pesquisa, apenas no mês de junho são registradas nos serviços públicos de saúde cerca de 80 internações.

O capitão Hélio Marçal, do CBMDF, explica que o primeiro cuidado é adquirir os fogos de artifício em um estabelecimento licenciado, observar o selo do Inmetro no produto, solicitar informações com o vendedor de como proceder e sempre ler com cuidado as instruções. Como apenas maiores de 18 anos podem fazer a compra e a soltura dos fogos, a indicação é que essa pessoa não tenha consumido bebidas alcoólicas no momento do uso. Segundo o bombeiro militar, a escolha de onde soltar os fogos também é importante. “O local para soltura desse fogo tem que ser num local aberto, longe da vegetação, longe de fios, de árvores. Jamais soltar esse fogo de artifício de uma sacada. Os fogos de artifício têm um grande problema, eles vão projetar aí uma grande quantidade de bombas. Então, o local é isso, um local aberto, longe de marquises e principalmente longe das pessoas e de crianças”, destaca Marçal.
 

Cerca de 90,5% da população brasileira é atendida pela coleta de lixo

Sábado / 18.06.2022

Por Paloma Custódio / Brasil 61

O Sudeste registrou o melhor índice de cobertura do serviço, com 96,1% da população atendida. O pior índice foi registrado pela região Norte, com 80,7%. (Foto: Wirestock / Freepik)

Cerca de 90,5% da população brasileira foi atendida com coleta de resíduos sólidos domiciliares, em 2020. O dado é do mais recente Diagnóstico Temático da Gestão Técnica dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Segundo o documento, a região Sudeste do país registrou o melhor índice de cobertura do serviço, com 96,1% da população atendida. O pior índice foi registrado pela região Norte, com 80,7% da população contemplada pela coleta de resíduos sólidos domiciliares. Além disso, do total de 211,8 milhões de habitantes do Brasil, em 2020, 20,8 milhões estavam sem coleta regular de resíduos sólidos. Desses, 2,5 milhões eram moradores da área urbana e 18,3 milhões da área rural. Ou seja, 98,6% da população urbana foi atendida pelo serviço.

As informações sobre a coleta de resíduos sólidos estão disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), administrado pela Secretaria Nacional de Saneamento do MDR. Ao todo, 4.589 municípios participaram do SNIS 2020, o que corresponde a 82,4% do total de municípios brasileiros.


(Clique para ampliar)
 

Ruy Barbosa: 3 mil pessoas foram beneficiadas no primeiro dia da Feira Cidadã

Sábado / 18.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os atendimentos gratuitos estão ocorrendo na Praça Santa Tereza, das 8h às 17h, e vão até o domingo, dia 09. (Fotos: Divulgação / Sesab)

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira Cidadã teve início nessa sexta-feira (17), em Ruy Barbosa, município localizado na região da Chapada Diamantina, realizando cerca de 3 mil atendimentos. O evento até o próximo domingo (19) e reúne serviços de saúde e cidadania na praça Santa Tereza. O atendimento é gratuito e ocorre das 8h às 17h.

Somente no primeiro dia, a Feira Cidadã atendeu mais de 3 mil pessoas, oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X e consultas com oftalmologista. A população também conta com atendimento odontológico como extração, restauração, limpeza, canal, além de orientação sobre a importância da higiene bucal adequada.

O coordenador do mutirão, Silas Gabriel, destaca que os serviços de mamografia e do SAC Móvel foram os mais procurados nesse primeiro dia de evento. “Seguimos oferecendo saúde de qualidade pra toda a população de Ruy Barbosa e região. A expectativa é que a procura aumente nos próximos dias”, ressalta.

A Feira Cidadã conta ainda com espaço destinado a vacinação. No local, são aplicadas vacinas contra a Covid-19, tríplice viral e Influenza. Testes para a detecção do coronavírus, HIV, Sifilis e Hepatite também fazem parte da lista de serviços oferecidos no espaço.

Os atendimentos são feitos mediante distribuição de senha. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Cidadã, é necessário apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a Covid-19. Para a realização do exame de ultrassonografia é preciso apresentar a requisição médica.

MPF aciona União, ANTT e ViaBahia para realização de obras emergenciais na BR-324

Sábado / 18.06.2022

Por Ascom MPF

Foto mostra trecho da BR 324 com fluxo intenso de veículos e um motorista que conduz o carro pelo acostamento. (Foto: Reprodução/TV Subaé)

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública na Justiça Federal, no último dia 06 de junho, contra a União, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a ViaBahia (Concessionária de Rodovias), para que seja determinada, em decisão liminar, a realização das obras necessárias para garantir segurança aos usuários e comunidades adjacentes da rodovia federal BR-324. A ação trata do trecho no acesso ao Distrito de Terra Nova (KM 559,8) e no trecho urbano de Amélia Rodrigues (BA), entre os KMs 545-546, local conhecido como Sucão.

De acordo com a ação, o elevado número de acidentes na região constitui perigo alarmante aos usuários da rodovia e, dessa maneira, a realização das obras e serviços emergenciais devem agir de forma a amenizar os riscos iminentes. A ação já está em trâmite na 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia (SJBA).

Em inquérito civil aberto em 2017 pelo MPF, o órgão passou a apurar as condições de risco na BR-324, considerando a falta de infraestrutura adequada nas localidades citadas. A investigação teve origem a partir de um ofício da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que relatou o registro de ações indevidas de retornos pelo canteiro central da rodovia, resultando em acidentes graves com vítimas fatais. Desde então, a regularização da situação tem sido cobrada pelo MPF, já que o assunto há tempos é objeto de preocupação da PRF e já foi pauta de várias reuniões realizadas com a ViaBahia, ANTT/BA e ANTT/DF, bem como de audiência pública da Câmara de Vereadores de Amélia Rodrigues, sem qualquer êxito quanto à resolução da questão.
 

Covid-19: vacinados com a Janssen devem se atentar para doses de reforço

Sábado / 18.06.2022

Por Alan Rios / Brasil 61

Imunizante da Janssen é de dose única, mas doses de reforço também devem ser aplicadas nessa população. (Foto: Myke Sena / Ministério da Saúde)

A população brasileira que recebeu a vacina da Janssen contra a Covid-19 deve se atentar para a aplicação das próximas doses. O imunizante é de dose única, mas precisa de um reforço para ampliar a proteção. Para esclarecer possíveis dúvidas, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica detalhando o esquema para esse público.

Quem explica essa orientação é a médica infectologista Ana Helena Germoglio. “A dose de reforço é também recomendada para quem tomou a vacina da Janssen. Só que, diferente das outras, você faz apenas uma dose de reforço a mais. Idealmente, ela deve ser feita com o mesmo imunizante, ou seja, quem tomou Janssen toma dose de reforço com a Janssen. Mas pode, sim, ser feito ou com a vacina da Pfizer ou com a vacina da Astrazeneca”, diz.

O Ministério da Saúde ressalta que não há a aplicação da chamada segunda dose da Janssen. Mas quem se vacinou com esse imunizante deve tomar a dose de reforço dois meses depois da dose única. Para pessoas acima de 50 anos, há ainda mais uma imunização. Esse público deve tomar uma segunda aplicação, quatro meses depois da primeira dose de reforço. Portanto, o esquema vacinal da Jansen é: Dose única inicial + dose de reforço + segunda dose de reforço (que vale para o público prioritário acima de 50 anos)


Quem tomou vacina da Janssen precisa de uma 3ª dose?

A médica pontua que essa imunização precisa de orientações específicas, o que tem confundido algumas pessoas. “Essa questão da vacinação da Janssen sempre despertou um pouco de dúvidas, já que é uma vacina que é considerada em dose única. Uma vez que você faz uma dose, é considerado como se a pessoa já tivesse tomado duas doses das outras vacinas”, esclarece.

Davi Valdez, professor do Distrito Federal, recebeu essa vacina e buscou informações nas fontes oficiais. “Fiquei sim com dúvidas sobre a segunda dose, mas eu me informei no próprio posto, procurei na internet, procurei como era, falei com outros amigos da ciência. Se aparecer outra vacina e uma dose de reforço, eu tomo de novo”, diz.

Segundo números do governo federal atualizados em 15 de junho, 443 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na população. Dessas, 22 milhões são da Janssen.

MDR reconhece situação de emergência em Ibotirama

Sábado / 18.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O reconhecimento se dá devido ao período de estiagem que o município atravessa. A Portaria do MDR foi publicada quarta-feira (15). (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Ibotirama e Butirama em razão da estiagem.

A portaria do MDR, publicada no Diário Oficial da União (DPU) de quarta-feira (15), também reconhece a situação de emergência em mais 9 municípios, são eles: Milhã (CE) e Lacerdópolis (SC) em razão da estiagem; Parambu (CE) devido à seca; Glória do Goitá (PE) e Primavera (PE) São Ludgero (SC) pelas chuvas intensas; Maués (AM) e Quaraí (RS) devido às inundações; e Agrolândia (SC) em razão das enxurradas.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

O reconhecimento se dá devido ao período de estiagem que o município atravessa. A Portaria do MDR foi publicada quarta-feira (15). (Foto: Divulgação)

Descartada a suspeita do caso de Varíola do Macaco na Bahia, comunica Sesab

Sexta / 17.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O resultado foi divulgado na manhã dessa quinta-feira (16) pelos laboratórios CIEVs de Salvador e da Bahia. (Foto: Divulgação / Sesab)

O caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox, conhecida também como varíola do macaco, que estava sendo investigado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia foi descartado laboratorialmente. O resultado foi divulgado na manhã dessa quinta-feira (16) pelo laboratório de referência nacional.

Segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a suspeita foi em indivíduo residente na capital baiana que apresentou a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

13 carretas carregadas de soja são apreendidas sem notas fiscais no oeste da Bahia

Sexta / 17.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 650 toneladas, avaliado em R$ 1,2 milhão. A Operação visa monitorar o escoamento da safra de grãos e combater a sonegação fiscal na região. (Foto: Sefaz)

Nessa quarta-feira (15), 13 carretas que transportavam grãos de soja foram apreendidas em uma operação realizada no oeste da Bahia. Ao todo, os veículos levavam cerca de 650 toneladas do material, avaliadas em R$ 1,2 milhão, mas sem nota fiscal.

A apreensão fez parte da Operação Veredas do Oeste, da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). A ação é realizada entre junho e outubro, para monitorar o escoamento da safra de grãos na região e combater a sonegação fiscal, e a concorrência desleal entre as empresas que atuam na área. A Sefaz não detalhou para onde foi levado o material apreendido, nem se os motoristas foram presos ou liberados após prestar esclarecimento. A fiscalização é feita principalmente nas BRs 020 e 030, onde ficam os maiores municípios produtores de grãos do oeste, como soja, milho, feijão e café.

Brumado: CRAS promove encontro intergeracional entre idosos e adolescentes

Sexta / 17.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O encontro Nosso Povo, Nossa Cultura ocorreu no CRAS Yolanda Pires, localizado na Vila Presidente Vargas. (Foto: Instagram / @prefeituramunicipaldebrumado)

Nesta semana, foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Yolanda Pires, localizado na Vila Presidente Vargas, o Encontro Intergeracional - Nosso Povo, Nossa Cultura. Participaram da atividade idosos beneficiados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e adolescentes membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que se socializaram e partilharam vivências culturais. O encontro também contou com músicas, danças e brincadeiras características das festas juninas.