Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2022"

Prefeitura de Mortugaba entregou pavimentação de ruas do Bairro Industrial

Segunda / 13.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a pavimentação das demais ruas do Bairro Industrial está em fase de licitação. (Fotos: Instagram / @prefeituramortugaba)

No último dia 08, quarta-feira, o prefeito Heráclito Matos esteve presente na entrega da pavimentação de três ruas do Bairro Industrial. Financiada com recursos próprios da Prefeitura de Mortugaba, a obra custou aproximadamente R$ 200 mil. No dia seguinte, quinta-feira, 09, as obras de pavimentação do Bairro Santo Antônio, também realizadas com recursos municipais, tiveram início.

Em relação as demais ruas do Bairro Industrial, a Prefeitura de Mortugaba informou que o convênio firmado junto ao Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), na ordem de R$ 1.066.000, está em fase de licitação.

IPTU 2022: desconto de 10% para pagamento da cota única vai até 30 de junho

Domingo / 12.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

Vai até o dia 30 de junho, o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do IPTU 2022. Além disso, há também a possibilidade de parcelar o pagamento em até sete vezes, com parcelas que vão até 31 de dezembro de 2022, conforme a tabela de vencimentos ao final da matéria.

A entrega dos carnês já começou e quem ainda não recebeu a fatura do IPTU em sua residência deve procurar o setor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, nº 90, Centro, ou ainda no Departamento de Fiscalização, situado na Travessa 13 de Maio, n° 102, Centro. O contribuinte também pode acessar o site oficial da Prefeitura de Guanambi e baixar a fatura na opção ‘Para seu Imóvel’ e, em seguida, ‘2ª via do IPTU’.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. É necessário estar munido de documentos pessoais se for pessoa física, ou documentos da empresa, se for pessoa jurídica.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

SENAI: Bahia tem 4,4 mil vagas abertas para cursos técnicos; inscrições vão até 30 de junho

Domingo / 12.06.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Do total de vagas oferecidas pelo SENAI, 387 são destinadas para o programa de bolsas de estudo gratuitas. (Foto: Valter Andrade/ Coperphoto)

Até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. É o que revela o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Desse total, 2 milhões em formação inicial e 7,6 milhões em formação continuada.

Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) identificou as principais áreas demandadas para direcionar cursos técnicos a essas oportunidades. “Estamos bastante atentos ao que o Mapa do Trabalho sinaliza, principalmente onde essas ocupações estão sendo demandadas. Ou seja, toda oferta do SENAI Bahia está embasada em uma série de dados que compõem nossa inteligência de mercado, mas, com certeza, no pacote desses dados, temos o Mapa do Trabalho como um farol que nos guia na definição da nossa oferta de cursos”, pontua a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista.

A partir desse quadro, o Senai Bahia abriu inscrições para 4,4 mil vagas em cursos técnicos. A iniciativa abrange o período letivo do segundo semestre de 2022. Os cursos se dividem em presenciais e semipresenciais e serão distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador.  As aulas devem começar no dia 1° de agosto de 2022.

As matrículas podem ser feitas pelo site tecnicosenai.com.br até o dia 30 de junho. Este prazo também garante 30% de desconto na primeira mensalidade aos estudantes que se matricularem nos cursos pagos. Vale destacar que os estudantes podem solicitar crédito estudantil com ou sem fiador. A medida possibilitará pagamento de 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor, após a formação. Segundo Patrícia Evangelista, o curso técnico precisa ser encarado como uma excelente oportunidade de ingresso mais rápido e qualificado no mercado de trabalho. “Temos exemplos de pessoas que optaram por um caminho profissional e que hoje encontram no curso técnico a possibilidade de diversificar sua área de atuação, inclusive de empreender”, destaca a gerente.

Bahia sediou reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais

Sexta / 10.06.2022

Por George Brito / Cecom MP-BA

O encontro foi realizado nessa quinta, 09, sob a condução de Norma Cavalcanti, PGJ do MP-BA e presidente do CNPG. (Fotos: Humberto Filho e Rodrigo Tagliaro / MP-BA)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) sediou nesta quinta-feira (09) reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). No evento, realizado também em formato virtual, tomaram posse os nomes escolhidos para ocupar os cargos da presidência do órgão.

A reunião marcou a continuidade de posse de Norma Cavalcanti (MP-BA) como presidente do colegiado, realizada no último dia 4 de maio, e assumiram como vice-presidentes regionais Aylton Flávio Vechi (MP-GO), para região Oeste; César Bechara Mattar Júnior (MP-PA), Norte; Elaine Cardoso Teixeira (MP-RN), Nordeste; Luciano Mattos (MP-RJ), Sudeste; e Marcelo Dornelles (MP-RS), Sul. O procurador-geral do Trabalho José de Lima Pereira também foi empossado com vice-presidente, representando o Ministério Público da União (MPU). Assinaram o termo de posse presencialmente os PGJs do Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Também houve posse dos membros do Conselho Fiscal. Assumiram os cargos os PGjs Antônio Hortêncio Neto (PB), Alberto Rodrigues Júnior (AM) e Manoel Machado Neto (SE).

A presidente do CNPG, Norma Cavalcanti, na abertura do encontro, reforçou a importância do fortalecimento do órgão colegiado para o processo de construção de um MP brasileiro cada vez mais unido e fortalecido. Durante a reunião, foram discutidos temas de interesse do Ministério Público brasileiro, entre eles formas de aperfeiçoamento da interoperabilidade dos sistemas do MP e do Poder Judiciário.
 

O encontro foi realizado nessa quinta, 09, sob a condução de Norma Cavalcanti, PGJ do MP-BA e presidente do CNPG. (Fotos: Humberto Filho e Rodrigo Tagliaro / MP-BA)

TCE/BA e TCM/BA alertam gestores públicos sobre gastos com festejos juninos

Sexta / 10.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A nota conjunta foi emitida nessa última terça-feira, 07, nos sites institucionais dos referidos tribunais. (Foto: Divulgação / TCE/BA)

Os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) emitiram uma nota conjunta, nessa terça-feira (07), alertando os gestores públicos estaduais e municipais sobre os gastos com festejos juninos, em especial aos princípios que regem a administração pública e aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também foi anunciado que na próxima segunda-feira (13) os presidentes dos referidos tribunais irão se reunir “para discutir o assunto e definir as diretrizes para as ações conjuntas de fiscalização, assim como as voltadas a orientar os gestores públicos sobre gastos realizados com os festejos juninos.”

• Confira abaixo a nota na íntegra:

“Em cumprimento ao seu papel pedagógico e orientador, diante da aproximação do período dos festejos juninos, os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) vêm a público fazer o seguinte alerta aos gestores públicos estaduais e municipais:

Ao empregar recursos públicos para a contratação de festividades, os gestores devem estar atentos ao atendimento dos princípios que regem a administração pública, sobretudo aos da moralidade, publicidade, economicidade e razoabilidade, observando especialmente o planejamento das contratações, da correta execução contratual, assim como da fiscalização e prestação de contas com objetividade e clareza na descrição do objeto de contratação e na forma de aplicação dos recursos públicos.

O emprego de dinheiro público em festividades deve ser realizado sem que se perca de vista a necessidade do devido cumprimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Na próxima segunda-feira (13.06), os presidentes dos TCE/BA e do TCM/BA, Marcus Presidio e Plínio Carneiro, respectivamente, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa, Frank Ferrari, se reunirão para discutir o assunto e definir as diretrizes para as ações conjuntas de fiscalização, assim como as voltadas a orientar os gestores públicos sobre gastos realizados com os festejos juninos.”

MPs recomendam às prefeituras baianos adoção de medidas de combate à evasão escolar

Sexta / 10.06.2022

Por Maiama Cardoso / Cecom/MP-BA

A estratégia a ser adotada deverá ser a que melhor atenda e se adeque aos interesses municipais, levando-se em conta as particularidades e individualidades locais. (Foto: Humberto Filho)

Os Ministérios Públicos Estadual (MP-BA) e de Contas (MPC) assinaram recomendação conjunta aos prefeitos baianos para que promovam a busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola. O documento foi assinado digitalmente pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti e a procuradora-geral de Contas Camila Vasquez Gomes durante reunião realizada no último dia 03, com as presenças do procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Santana e do promotor de Justiça Adalvo Dourado, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc). O objetivo dos MPs é combater a evasão escolar e seus efeitos negativos.

Na recomendação, as chefes dos MPs ressaltam que a estratégia para realização da busca ativa deverá ser aquela que melhor atenda e se adeque aos interesses municipais, levando-se em conta as particularidades e individualidades locais. Os gestores municipais também serão orientados a intensificar e acompanhar os alunos já matriculados nas redes de ensino, a fim de prevenir o abandono e a evasão escolar. Além disso, os Ministérios Públicos sugerem a revisão, se necessário, das ações e planejamento da busca ativa escolar até então adotadas, com desenvolvimento de estratégias e políticas públicas, assim como parcerias, a exemplo da Unicef, de forma a monitorar e combater os principais motivos que levam à exclusão escolar. A recomendação também será emitida aos promotores de Justiça com atribuição na área de educação para que solicitem às secretarias municipais e estadual de Educação que informem as medidas adotadas para o enfrentamento da infrequência, do abandono e da evasão escolar, as parcerias estabelecidas e os resultados obtidos.

Os membros do MP também deverão solicitar aos Conselhos Tutelares que informem as medidas adotadas em relação aos alunos infrequentes e quais das medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram aplicadas. Aos Conselhos Municipais de Educação devem ser solicitadas informações sobre as medidas adotadas no tocante ao monitoramento da busca ativa dos estudantes e, aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre a existência de eventuais estratégias de atuação perante as escolas, objetivando estabelecer uma rotina para a identificação dos alunos infrequentes e o atendimento eficaz de demandas desta natureza. Os promotores de Justiça devem ainda pedir informações aos diretores das escolas sobre medidas relacionadas às ausências injustificadas dos alunos às aulas e notificar os pais ou responsáveis legais dos alunos infrequentes encaminhados ao Ministério Público, a fim de que prestem os devidos esclarecimentos, observando o que dispõe a legislação.

MPF firma TAC para reforma de imóvel histórico em Lençóis

Sexta / 10.06.2022

Por Ascom MPF

O projeto arquitetônico da obra deve ser registrado no TAC e aprovado pelo Iphan, com conclusão prevista para até 120 dias. (Foto: Arquivo / MPF/BA)

O Ministério Público Federal (MPF) firmou, na última semana, Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para reforma de imóvel tombado como patrimônio histórico brasileiro, localizado na cidade de Lençóis, na região da Chapada Diamantina.

O prédio está situado na Praça Horário de Matos, nº 20, e integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade. Atualmente, encontra-se em mau estado de conservação, necessitando de reparos imediatos para garantir a integridade da estrutura, além da segurança de quem passa pelo local e de imóveis vizinhos, já que existe risco de desabamento.

O TAC, firmado junto aos proprietários do imóvel, estabelece a realização das reformas necessárias à conservação e estabilização da estrutura física, bem como a não utilização do prédio para fins comerciais e/ou residenciais, até que seja concluída a reforma. A obra deve ser realizada de acordo com um projeto de engenharia e arquitetura, cuja execução dependerá de aprovação do órgão municipal competente e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Compromisso de Ajustamento de Conduta prevê também que os proprietários apresentem, em 45 dias, resultado de visita técnica de avaliação da obra, realizada por empresa de engenharia a ser contratada. Após isso terão prazo de até 120 dias para dar início à reforma, já contando o tempo para possíveis alterações no projeto arquitetônico a ser aprovado pelo Iphan.

Os custos totais serão de responsabilidade dos proprietários do prédio, de forma proporcional à parcela de propriedade de cada um. O não cumprimento dos termos do TAC pode resultar em pagamento de multa diária, a ser realizado por depósito em favor do Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos.

• Confira aqui a íntegra do TAC;

Hospital Regional da Chapada realizou mais de 1.200 cirurgias em 5 meses

Sexta / 10.06.2022

Por Ascom Sesab

Inaugurado em 2017, o HCR atende 11 cidades da região da Chapada Diamantina. (Foto: Leonardo Rattes)

O Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, realizou, nos 5 primeiros meses de 2022, 1.267 procedimentos, levando atendimento de qualidade, com agilidade e eficiência, para a população que mais precisa. Entre janeiro e maio, os pacientes que necessitavam de algum procedimento cirúrgico foram atendidos pela equipe multidisciplinar do HRC. Diretor médico da unidade, Everson Matt explica que o hospital realiza procedimentos eletivo e atende pacientes cadastrados no sistema Lista Única do Governo do Estado.

“Esse é um trabalho que vem sendo executado há um tempo com a intenção de zerar os procedimentos cirúrgicos eletivos que não foram realizados ao longo da pandemia. Quando a gente mantém essa regularidade de fazer uma média de 250 cirurgias eletivas todo mês, a gente, simultaneamente, soluciona um problema de saúde e melhora a qualidade de vida da população”, ressalta Matt.

Inaugurado em 2017 e referência para 11 cidades da região da Chapada Diamantina, o HRC, que pertence ao Governo da Bahia e é gerida pela Fundação Fabamed, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros, com 110 leitos, sendo 30 UTIs divididas entre geral (20) e Covid-19 (10).

A unidade tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

Itiruçu: Governo da Bahia entrega nova delegacia, autoriza construção de colégio e obras de desenvolvimento urbano

Sexta / 10.06.2022

Por Raul Rodrigues

A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa, acompanhado do secretário Ricardo Mandarino e da delegada-chefe Heloísa Campos Brito. (Foto: Rafael Martins / GOVBA)

Uma nova Delegacia Territorial está a serviço da segurança dos cerca de 12,5 mil moradores de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá. A unidade foi inaugurada nesta terça-feira (07) pelo governador Rui Costa (PT), acompanhado do secretário da Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino, da delegada-chefe da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, e demais autoridades.

Na ocasião, as secretarias da Educação (SEC) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também foram autorizadas a prosseguirem com a construção de uma nova escola estadual. Na área de desenvolvimento urbano, foram autorizados convênios para a recuperação do Mercado Municipal do distrito de Upabaçu, para a construção do Shopping Popular, para a pavimentação de diversas ruas e outras obras.

“Começamos hoje cedo no município de Laje e estamos agora em Itiruçu. E aqui, além de trazer tantos anúncios, estamos inaugurando uma nova delegacia com o compromisso de renovação, de fortalecimento da Polícia Civil.  São mais de 200 unidades, das polícias Civil e Militar, que estão sendo construídas ou reformadas”, afirmou Rui, que destacou ainda que em breve serão inauguradas as delegacias dos municípios de Lafaiete Coutinho e Maracás, que já estão com as obras concluídas.

A delegada-chefe, Heloísa Brito, destacou a aplicação de recursos em Segurança Pública. “Há mais de 30 anos não se via um investimento tão grande na estrutura das delegacias em todo o estado. Esta nova unidade foi pensada para um atendimento mais humanizado de quem precisa do trabalho da Polícia Judiciária e também para o conforto e a segurança dos servidores da Segurança Pública. E a delegacia possui, além da custódia e sala de reconhecimento, todos os computadores e equipamentos para o trabalho”.
 

IPTU 2022: desconto de 10% para pagamento da cota única vai até 30 de junho

Quinta / 09.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

Vai até o dia 30 de junho, o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do IPTU 2022. Além disso, há também a possibilidade de parcelar o pagamento em até sete vezes, com parcelas que vão até 31 de dezembro de 2022, conforme a tabela de vencimentos ao final da matéria.

A entrega dos carnês já começou e quem ainda não recebeu a fatura do IPTU em sua residência deve procurar o setor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, nº 90, Centro, ou ainda no Departamento de Fiscalização, situado na Travessa 13 de Maio, n° 102, Centro. O contribuinte também pode acessar o site oficial da Prefeitura de Guanambi e baixar a fatura na opção ‘Para seu Imóvel’ e, em seguida, ‘2ª via do IPTU’.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. É necessário estar munido de documentos pessoais se for pessoa física, ou documentos da empresa, se for pessoa jurídica.

A Prefeitura de Guanambi também disponibilizou os números (77) 3451-1146 e 99961-2222 para contato, em casos de dúvidas ou dificuldades. (Foto: Divulgação)

Inscrições do edital ATER Biomas da Bahia vão até 25 de junho; cerca de 38.880 agricultores podem ser beneficiados

Quinta / 09.06.2022

Por Ascom SDR/CAR

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Bahiater. O investimento é de R$ 244,9 milhões, executado ao longo de 5 anos. (Foto: Divulgação / Ater)


Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições para o edital ATER Biomas da Bahia, com intuito de fortalecer os sistemas produtivos da agricultura familiar com a consolidação do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A ação visa promover o desenvolvimento sustentável e a elevação da renda de famílias que vivem no campo, com a produção de alimentos saudáveis, nas unidades produtivas familiares localizadas nos diversos biomas da Bahia.

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O investimento é de R$ 244,9 milhões, executado ao longo de 5 anos. Serão beneficiadas diretamente 38.880 famílias de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais, com um recorte que enxerga a realidade local e as diferenças dos biomas na produção da agricultura familiar.

Segundo o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, o edital é um dos marcos na história de políticas públicas para a agricultura familiar, pois, segundo o secretário, a Ater é um indutor que faz com que as políticas públicas se integrem, localmente, nos estabelecimentos da agricultura familiar. “Com o serviço, é possível resolver questões de regularização fundiária e ambiental e ampliar a capacidade de produção, de forma sustentável, entendendo que o meio em que ele vive tem que ser preservado, além de integrar outros serviços para agregar valor, como com a instalação de agroindústrias, além de promover o acesso a outras políticas públicas como os programas de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), mas também para acessar o mercado em geral, dentre outras ações”.
 

SENAI: Bahia tem 4,4 mil vagas abertas para cursos técnicos; inscrições vão até 30 de junho

Quinta / 09.06.2022

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Do total de vagas oferecidas pelo SENAI, 387 são destinadas para o programa de bolsas de estudo gratuitas. (Foto: Valter Andrade/ Coperphoto)

Até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. É o que revela o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Desse total, 2 milhões em formação inicial e 7,6 milhões em formação continuada.

Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA) identificou as principais áreas demandadas para direcionar cursos técnicos a essas oportunidades. “Estamos bastante atentos ao que o Mapa do Trabalho sinaliza, principalmente onde essas ocupações estão sendo demandadas. Ou seja, toda oferta do SENAI Bahia está embasada em uma série de dados que compõem nossa inteligência de mercado, mas, com certeza, no pacote desses dados, temos o Mapa do Trabalho como um farol que nos guia na definição da nossa oferta de cursos”, pontua a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista.

A partir desse quadro, o Senai Bahia abriu inscrições para 4,4 mil vagas em cursos técnicos. A iniciativa abrange o período letivo do segundo semestre de 2022. Os cursos se dividem em presenciais e semipresenciais e serão distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador.  As aulas devem começar no dia 1° de agosto de 2022.

As matrículas podem ser feitas pelo site tecnicosenai.com.br até o dia 30 de junho. Este prazo também garante 30% de desconto na primeira mensalidade aos estudantes que se matricularem nos cursos pagos. Vale destacar que os estudantes podem solicitar crédito estudantil com ou sem fiador. A medida possibilitará pagamento de 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor, após a formação. Segundo Patrícia Evangelista, o curso técnico precisa ser encarado como uma excelente oportunidade de ingresso mais rápido e qualificado no mercado de trabalho. “Temos exemplos de pessoas que optaram por um caminho profissional e que hoje encontram no curso técnico a possibilidade de diversificar sua área de atuação, inclusive de empreender”, destaca a gerente.

Malhada de Pedras: Mutirão de Mamografia tem início dia 27

Quinta / 09.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O mutirão é voltado para as mulheres com idade entre os 50 a 69 anos. Os atendimentos ocorrerão na Praça da Freira. (Foto: Instagram / @prefeituramortugaba)

Do próximo dia 27 de junho ao dia 05 de julho, a Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Mutirão de Mamografia para rastreamento do Câncer de Mama. Voltado para as mulheres com idade entre os 50 a 69 anos, os atendimentos ocorrerão na Praça Júlio de Carvalho, mais conhecida como Praça da Freira. O agendamento será realizado na unidade de saúde a qual a paciente está vinculada.

13ª Cavalgada de Caraíbas está marcada para os dias 11 e 12 de junho; confira as atrações

Quinta / 09.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

A festa é em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do Município de Caraíbas. (Foto: Instagram / @prefeituradecaraibas)

A 13ª Cavalgada de Caraíbas, festa em homenagem ao padroeiro de Santo Antônio, está marcada para os dias 11 e 12 de junho. Organizada pela Prefeitura de Caraíbas e com apoio da Câmara Municipal, o evento terá início no sábado (11) com concentração na Ponte do Riachão às 10h, com sorteio de brindes, feijoada e músicas. Pela noite, a festa contará com Kapú de Fusca, Edgar Mão Branca e Gaúcho Larry. O domingo (12) começará com a tradicional cavalgada e, em seguida, Carlos Lopes, George Musikal, Rony Barbosa, Thiago Aquino e Nêgo Jhá. O evento contará ainda com locução de Rick Bahia.

Após 4 dias de instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, Bahia volta a divulgar dados da Covid-19

Quarta / 08.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, das 17h da sexta-feira, dia 03, até a terça-feira, dia 07, foram registrados 1.543 casos de Covid-19, 996 recuperados. (Foto: Divulgação)

Após 4 dias de instabilidade na plataforma e-SUS Notifica e SivepGripe, do Ministério da Saúde, o registro dos casos da Covid-19 no Brasil voltaram a ser divulgados nessa terça-feira (07). Os números não representam o total de casos das últimas 24 horas, eles são fruto do acúmulo de notificações em virtude da falha nos sistemas do Ministério da Saúde.

Na Bahia, das 17h da sexta-feira, dia 03, até a terça-feira, dia 07, foram registrados 1.543 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,10%), 996 recuperados (+0,07%). Dos 1.551.408 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.519.966 já são considerados recuperados, 1.494 encontram-se ativos e 29.948 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico desta terça contabiliza ainda 1.890.627 casos descartados e 336.220 em investigação. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), “Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.”