Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2017"

Ituaçu: ex-funcionários realizam protesto em frente à Itaguarana cobrando direitos não pagos pela empresa

Quarta / 05.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os ex-funcionários atearam fogo em pneus para bloquear a entrada da empresa.

Na manhã desta quarta-feira (05), ex-funcionários realizaram um protesto em frente à fábrica de cimentos Itaguarana, com sede no município Ituaçu, ateando fogo em pneus para bloquear a entrada da empresa. Recentemente, a Itaguarana demitiu cerca de 300 funcionários e fez um acordo na Justiça do Trabalho, mas, segundo os demitidos, não vem sendo cumprido. Os funcionários já tentaram contato com a empresa em busca de solução, mas não houve retorno. “Em protesto pelo acordo quebrado com ex-funcionários da Itaguarana, empresa do grupo João Santos, foi realizado um protesto em frente a fábrica. Os funcionários não vão desistir dos seus direitos. Itaguarana demitiu os funcionários, não pagou seus direitos e fica brincando com pais de família que estão passando necessidades”, desabafou um ex funcionário no Facebook. Na época, a demissão foi uma surpresa para pais e mães que dependiam do emprego para sustentar as famílias. Os funcionários demitidos não receberam os direitos trabalhistas como FGTS, rescisão e seguro desemprego. “Apoio totalmente. É um desrespeito a essas pessoas que se dedicaram, cumpriram com seus deveres e até hoje estão sendo humilhados dessa forma por esse grupo, que, aliás, tem condição de pagar e fica nessa falta de respeito com o povo. Descaso, desrespeito, humilhação. Alguém desse bendito grupo deveria tomar atitude, honrar as calças que veste e cumprir com a palavra. Paguem o que devem e honrem o nome do grupo”, comentou um internauta. Os funcionários demitidos são dos municípios de Tanhaçu e Ituaçu.

Rio do Antônio: Réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida chega a Ibitira

Quarta / 05.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

No último domingo (02), a Diocese de Caetité enviou para comunidade a réplica da Padroeira do Brasil, onde permanecerá por uma semana.

A Igreja Católica comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717. No Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, os fiéis estão a celebrar esse grandioso tricentenário desde o dia 12 de outubro de 2016. O Santuário Nacional promove uma programação de devoção para celebrar essa data especial para os católicos brasileiros. No último domingo (02), a Diocese de Caetité enviou para comunidade a réplica da Padroeira do Brasil, onde permanecerá por uma semana. Os fies seguirão uma programação de visitação às igrejas do município de Rio do Antonio, sobre os cuidados do seminarista José Neto Matos. A primeira a receber a imagem foi a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, após uma procissão na avenida principal. A Missa solene de recepção da imagem foi presidida pelo Padre José Rocha, que nesta sexta-feira (07) se tornará pároco de Ibitira.

Após a procissão na avenida principal, foi celebrada a Missa solene na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 06/07

Quarta / 05.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 06/07, das 08h30 às 14h30, no bairro Nova Olinda, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua C; Rua I; Rua Padre José. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Representantes da Rio Energy efetivam parceria com a Secretaria de Cultura de Caetité

Quarta / 05.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Representantes das Eólicas Caetité, pertencente ao grupo Rio Energy, estiveram na Prefeitura efetivando a entrega de um veículo Doblo para uso da Secretaria de Cultura.

Na última quinta-feira (29) os representantes das Eólicas Caetité, pertencente ao grupo Rio Energy, estiveram na Prefeitura Municipal efetivando a entrega de um veículo Doblo para uso da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt). O veículo é fruto de convênio com a empresa e destinado à divulgação cultural no município. Dono de uma malha viária com cerca de dez mil quilômetros que ligam a sede, distritos e comunidades rurais e quilombolas, o veículo permitirá uma maior mobilidade das ações culturais da Secelt, a começar pelo Censo Cultural que esta sendo realizado. Sobre o Censo Cultural, o Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Rio Energy, Eduardo Cruz, salientou que é um trabalho importante e que demonstra a vontade da Prefeitura de Caetité em efetivar as ações na área cultural, dando assim, um uso adequado ao equipamento, que é disponibilizado através de um financiamento do BNDES. A entrega dos documentos e a chave do veículo foram feitas por Eduardo Cruz, Adriano Cezário e Márcio Zanotto, da Rio Energy, ao secretário de Relações Institucionais, Herbert Castro.

Tiro de Guerra de Brumado participou do desfile da Independência da Bahia em Caetité

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

No último domingo (02), o Tiro de Guerra de Brumado participou de um desfile cívico-militar em homenagem à consolidação da independência da Bahia. O desfile ocorreu na cidade de Caetité, região sudoeste da Bahia. O desfile contou com a participação de diversas escolas, grupos de montaria, indígenas, bombeiros civis, grupamentos de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Bahia: Servidores têm até 28 de julho para optar por migração para Previdência Complementar

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ao optar pela migração, o servidor irá receber duas fontes de rendas na aposentadoria: o valor do teto de INSS vigente e o patrimônio acumulado na sua previdência complementar.

Os servidores públicos do Estado da Bahia têm até o dia 28 de julho deste ano para optar pela migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Administrado pela Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia), o RPC é uma alternativa para ajudar o servidor público a manter a estabilidade financeira e o seu padrão de vida na aposentadoria. A migração é facultativa e pode ser realizada pelos servidores que tomaram posse de um cargo estatuário no Estado antes de 29 de julho de 2016, data em que o Regime de Previdência Complementar começou a vigorar na Bahia, e que ganhem acima do teto do INSS (R$ 5.531,31 em 2017).

Ao optar pela migração, o servidor irá receber duas fontes de rendas no momento da aposentadoria: o valor do teto de INSS vigente – pago pelo Funprev ou Baprev –, e o patrimônio acumulado na sua previdência complementar, formado pelas contribuições do servidor, do Estado, e pela rentabilidade desses investimentos. Esse patrimônio será constituído ao longo da vida ativa, com contribuições realizadas pelo servidor e pelo Estado da Bahia, com paridade de até 8,5%. Ou seja, para cada real que o servidor investir, o Estado investe o mesmo valor em nome dele. Só tem direito à contrapartida do Estado o servidor que tomou posse a partir de 29 de julho de 2016, ou o servidor que tomou posse antes desta data, que optou pela migração até o dia 28 de julho de 2017, prazo final para inclusão nesse perfil.

O servidor que tomou posse antes da vigência do RPC também pode ter a sua previdência complementar sem optar pela migração – essa opção pode ser feita a qualquer tempo, sem prazo final para adesão. No entanto, ele não tem direito à contrapartida do Estado. Ao se aposentar, esse servidor também irá receber duas fontes de rendas: o benefício pago pelo Funprev ou Baprev, de acordo com a forma de cálculo vigente na sua data de adesão, e o patrimônio acumulado na sua previdência complementar, formado pelas contribuições do servidor e pela rentabilidade desses investimentos.

A PrevBahia vem realizando um trabalho de sensibilização sobre a importância do planejamento de longo prazo para a saúde financeira dos servidores através das palestras Dia do Futuro. As apresentações mostram simulações e realizam dinâmicas que evidenciam, em maior parte, o desequilíbrio entre dívidas atuais e a falta de planejamento para suprir tais despesas, tanto no presente quanto nos próximos anos. A PrevBahia está à disposição para informar sobre previdência complementar e marcar plantões ou palestras informativas, além de esclarecer dúvidas sobre as formas de adesão e contribuição. No total, há quatro perfis de ingresso disponíveis para os servidores públicos civis do Estado da Bahia. Para agendamento, basta entrar em contato pelo  e-mail faleconosco@prevbahia.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3034-1605.

Parceria entre Codevasf e Aiba cria oportunidade de emprego rural e reduz êxodo em Barreiras

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Codevasf cedeu uma área de 6,6 hectares para implantação do Programa Jovem Aprendiz Rural, que foi inspirado no Projeto Amanhã, desenvolvido pela Companhia.

Uma parceria entre a Codevasf e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) está permitindo, no município de Barreiras, a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social. Trata-se do Programa Jovem Aprendiz Rural, criado para atender à lei que exige cota de jovens aprendizes em empresas, seja indústria ou propriedade rural. Segundo o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, a Codevasf cedeu uma área de 6,6 hectares para implantação do programa em área rural, em ambiente controlado da fazenda-modelo. No espaço, os alunos plantam milho, coentro, quiabo, batata, soja, entre outros produtos agrícolas, o que ajuda a suprir a mesa de famílias de baixa renda. Desde a criação, o programa já certificou 12 turmas, inserindo mais de 200 jovens qualificados no mercado de trabalho.

Em Barreiras, o programa é coordenado pelo Instituto Aiba e também conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e com apoio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Senar/Faeb), Ministério do Trabalho e de algumas empresas do ramo agrícola e associados da Aiba. Kieckhöfer explica que o programa nasceu em Barreiras no ano de 2013, inspirado no Projeto Amanhã, desenvolvido pela Codevasf. Atualmente promove capacitação profissional, cria oportunidade de emprego e renda, além de ser um programa de cidadania mantido pelos produtores rurais. A expectativa é de que o Programa Jovem Aprendiz Rural possa se expandir de Barreiras para outras regiões de atuação da Codevasf.

Desde a criação, o programa já certificou 12 turmas, inserindo mais de 200 jovens qualificados no mercado de trabalho.

Rio do Antônio: após muita luta, SAMU 192 foi regularizado e iniciará atendimento

Terça / 04.07.2017

Por Maria Nunes

Estiveram presentes na inauguração: secretária de Saúde, Prefeito Deca, Primeira Dama, Presidente da Câmara, Vereadores, ex-prefeitos e membros das equipes que atuarão na unidade.

Neste início do mês de julho, a população do município de Rio do Antônio tem um bom motivo para comemorar: a inauguração do SAMU 192, um benefício que era aguardado ansiosamente por todos. Até a regularização e inauguração da unidade, foram seis meses de luta acirrada, iniciada quando o atual prefeito ‘Deca’ assumiu o cargo. “Nós não medimos esforços para isso. Foi uma luta muito grande, pois há quatro anos que estamos com essa unidade aqui parada e a Prefeitura pagando aluguel sem funcionar. E outra, quando acontece um problema de emergência, tem que ligar para outro município para pedir um carro para levar um paciente para outro município. Isto era um absurdo, um desperdício muito grande’, desabafou ‘Deca’.

A solenidade de inauguração contou com as presenças da Secretária Municipal de Saúde Maria Sueli Prates Sepúlveda, do Prefeito Deca, da Primeira Dama Adelice Leite, do Presidente da Câmara André Berkowitz, dos Vereadores Nelson Soares, Reges e Zico, dos ex-vereadores Bento e Júnior do Tabuleiro, dos ex-prefeitos Leonel Guedes, Edgar Pereira e Alexandre Leite, da coordenadora da Atenção Básica Dra. Janaina Domingues, membros das equipes que atuarão na unidade, entre outras autoridades.

Falando aos presentes, a Secretária de Saúde destacou a sua satisfação de ter ajudado nesta importante conquista para o município. “Isto não é apenas uma conquista de nós gestores, mas sim de todos os moradores. Quando digo que estamos felizes, é porque o SAMU é para todos. A minha luta, durante esses seis meses, juntamente com o prefeito e minha equipe, foi para que a população tivesse um atendimento de qualidade na área da saúde. Nós sabemos que o SAMU é uma importante ferramenta, porque conta com profissionais capacitados para dar assistência ao paciente em casos de urgência e emergência”, afirmou Sueli Prates.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores, algumas pessoas estão criticando o início das atividades do SAMU, por entender que a unidade será pouco utilizada pela população, mas destacou que todos os profissionais que vão atuar na unidade ficam o tempo todo de prontidão aguardando para atender um chamado de urgência e emergência e, quem sabe, vai salvar a vida de quem está criticando ou de um parente deste. “Só quem sabe a importância deste serviço, é quem já precisou de um atendimento de urgência e emergência”, destacou André Berkowitz.

Encerrando a solenidade, o Prefeito Deca destacou que o município enfrenta muitas dificuldades do ponto de vista financeiro, mas que com planejamento e responsabilidade está conseguindo avanços importantes. “Estamos nos virando com o pouco que temos para colocarmos a saúde e demais setores em dia. O que mais defendi em minha campanha política foi a priorização da saúde e educação, sendo esses os meus pontos chaves. Só peço mais um pouquinho de paciência, pois encontrei o município inadimplente, mas vamos resolver tudo com paciência, pois as dificuldades do município são muito grandes e não vamos conseguir fazer tudo do dia para a noite, mas vamos colocar tudo em dia, destacou Deca.

A inauguração do SAMU 192 era um benefício aguardado ansiosamente por todos.

Euclides da Cunha é o autor homenageado da 2ª edição da Feira Literária de Mucugê

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Este ano, a feira homenageia o autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha (1866-1909), como parte das comemorações pelos 120 anos da Guerra de Canudos.

Entre os dias 10 a 13 de agosto, a 2ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) vai movimentar a Chapada Diamantina. Este ano, a feira tem como homenageado o autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha (1866-1909), como parte das comemorações pelos 120 anos da Guerra de Canudos. Entre os nomes já confirmados para o evento, que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através das secretarias de Cultura e da Fazenda, estão a atriz e escritora Ingra Liberato, o deputado federal Jean Wyllys, além de atrações musicais como o cantador Elomar e a Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba). Com o tema “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”, a Fligê tem o propósito de apresentar, difundir e valorizar a obra literária em sua natureza plural e em diálogo com outras expressões artísticas. Durante a feira, o público poderá ainda conhecer mais sobre o trabalho das poetisas Martha Galrão e Ângela Wilma, cuja participação também já confirmada.

Grande parte da programação se concentrará no Centro Cultural de Mucugê, mas haverá também atividades na Casa da Filarmônica Vila Igatu, escolas e espaços públicos da cidade. Nesses locais acontecerão conferências, mesas de conversa, encontros literários, concertos lítero-musicais, lançamentos de livros, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, intervenções artísticas, filmes, shows e atividades afins. As atividades contarão com a participação de conceituados autores e autoras do circuito nacional, bem como a nova geração que se dedica a encontrar seu espaço para apresentação de sua obra. A programação, totalmente gratuita, dirige-se ao público adulto, mas também dispõe de um espaço para o encontro do público infantil e comunidade estudantil: a Fligezinha, que permitirá experimentações literárias aos participantes, além de vivências de leitura inclusiva. A Feira Literária de Mucugê tem ainda o apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC) e conta com parceria da Prefeitura Municipal.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 05/07

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 05/07, das 08h às 14h, no bairro Santo Antônio, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Deolinda Martins, Rua Joaquim Chaves, Rua José Fagundes e Rua Leonídio Boa Sorte. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

IFBA Campus Brumado realizará a 2ª Jornada de Mineração

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento visa fomentar junto à comunidade acadêmica e sociedade civil os conhecimentos acerca dos aspectos ligados à evolução da mineração ao longo do tempo.

O IFBA Campus Brumado vai realizar a 2ª Jornada de Mineração, um evento que visa fomentar junto à comunidade acadêmica e sociedade civil os conhecimentos acerca dos aspectos ligados à evolução da mineração ao longo do tempo. O tema proposto para este ano é “Mineração: perspectivas e desafios – quebrando paradigmas”, que busca promover o debate sobre questões relacionadas à pesquisa mineral, lavra, tratamento de minérios, sustentabilidade, empregabilidade e panorama econômico do setor mineral. O evento ocorrerá de 10 a 12 de julho no IFBA – Campus Brumado, nos turnos matutino (07:30 às 11:00 horas) e noturno (18:30 às 22:00 horas). A programação consistirá em palestras, mesa redonda, exposições de trabalhos e estandes de mineradoras e empresas ligadas à mineração. As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público em geral, clique aqui e faça a sua.

Polícia prende supostos traficantes e apreende drogas na zona rural de Macaúbas

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Todo material e os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Macaúbas.

Através de denúncias anônimas, a 4ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), em Macaúbas, realizou diversas prisões de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e apreensão de entorpecentes.  No Povoado do Açude, a PM apreendeu 58 papelotes de cocaína, 4 pedaços de maconha, 2 cigarros de maconha, 1 trouxa da maconha, 5 pinos de cocaína, várias embalagens usadas para estocar drogas, 1 aparelho celular e 2 cordões. Na ação, foram presos em flagrante Gilmar Paixão de Oliveira e Eduardo Amaral Pimenta. Já no Povoado de Contendas, a PM apreendeu em uma residência 76 papelotes de cocaína, 8 pedaços de cocaína em pedra, 1 balança de precisão, R$ 460,35 em espécie, 3 pinos de cocaína, várias embalagens para estocar a droga e 2 aparelhos celulares. Foram presos em flagrante José Oliveira de Macedo, 36 anos, e Vanessa Souza Silva, 20 anos. Nas duas ocorrências, todo material e os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Macaúbas.

Polícia fecha fábricas clandestinas de bebidas falsificadas em Palmas de Monte Alto e Vitória da Conquista

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A bebida apreendida será enviada para perícia e os suspeitos responderão por crime de falsificação.

Uma fábrica clandestina que distribuía bebidas falsificadas no município de Palmas de Monte Alto e em outras cidades da região foi fechada pela Polícia Civil de Bocaiuva, região Norte de Minas Gerais. Segundo a polícia, vários tipos de bebidas destiladas eram falsificados e vendidos a valores bem abaixo do mercado. Os policiais chegaram ao local após suspeitarem de um caminhão que sempre parava na porta do galpão e descarregava garrafas de vidro. No galpão, foram encontrados, além das bebidas de rótulos nacionais e importados, selos de inspeção falsos. A bebida falsificada era vendida em Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Iuiu, Malhada, Carinhanha, Feira da Mata, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Urandi, entre outros. Os acusados foram presos em flagrante e podem pegar de 4 a 10 anos de prisão. O proprietário da fábrica, identificado como Márcio Magno de Souza, é procurado pela polícia. Ele também era o responsável pelo transporte das bebidas. Na última sexta-feira (30), guarnições da Cipe Sudoeste também invadiram um depósito de cerveja falsificada localizado no Bairro Terras do Remanso, em Vitória da Conquista. O local foi descoberto após denúncia anônima. Quatro pessoas foram flagradas no estabelecimento, onde havia aproximadamente 300 caixas de cerveja. O depósito funcionava há oito meses. A bebida apreendida será enviada para perícia e os suspeitos responderão por crime de falsificação.

Governo do Estado reforça investimentos no semiárido baiano

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, informou que Rui Costa vai autorizar a SDR, por meio da CAR, a celebrar convênios do projeto Pró-Semiárido.

A agricultura familiar segue recebendo atenção especial do Governo do Estado. Durante o desfile cívico em comemoração ao 2 de Julho, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, informou que até o fim do mês o governador Rui Costa vai autorizar a SDR, por meio da CAR, a celebrar convênios do projeto Pró-Semiárido. Com investimento de R$ 15 milhões, a iniciativa beneficiará 3.392 famílias de 126 comunidades rurais, em 23 municípios. Rodrigues também adiantou que, na mesma ocasião, serão entregues 150 tratores com implementos agrícolas para prefeituras municipais e instituições representativas da agricultura familiar, beneficiando 15 mil famílias, com investimento de R$ 14,5 milhões. A ação, realizada por meio de emendas parlamentares, é executada pela CAR e tem como objetivo fortalecer a mecanização rural baiana.

“Está prevista, para o próximo dia 12 de julho, a autorização do governador Rui Costa para a liberação de recursos para a execução do projeto Pró-Semiárido, com ações de convivência com o semiárido e combate à pobreza rural. Serão entregues ainda máquinas e equipamentos agrícolas, atendendo a demandas do campo por tecnologia, para ser utilizada no preparo de solo e plantio. Além da limpeza e construção de novas aguadas, entre outras ações”, enfatizou o secretário. O Pró-Semiárido é parte integrante de um conjunto de compromissos do Governo da Bahia para seguir avançando na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para comunidades rurais do semiárido baiano. O projeto é resultado de uma parceria entre o governo estadual, por meio da SDR, e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Sobre o 2 de julho, o titular da SDR destacou que é uma data simbólica para o Brasil, em especial para os baianos, por meio de uma forma significativa de protestos para os governos municipal, estadual e federal, além de ser revolucionário com críticas, sugestões, mas também de apoio a propostas. Ele lembrou também da presença dos movimentos sociais que reivindicam espaços perdidos, especialmente para a agricultura familiar. Rodrigues comentou a perda do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela probabilidade de enxergar a agricultura familiar como uma ação social, e não como potencial econômico que gera empregos, alimentação saudável, combate a inflação e cuida do meio ambiente.

2 de Julho: Desfile da Independência da Bahia em Caetité encantou o público

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com o tema “respeito à liberdade, apreço à tolerância”, o desfile entrou para a história na cidade.

No último domingo foi realizado pela Prefeitura de Caetité o tradicional desfile cívico do 2 de Julho. Com o tema “Respeito à liberdade, apreço à tolerância”, os grupos de montaria e as escolas da rede municipal e estadual apresentaram lindas alegorias que mostraram a importância do respeito às diferenças, além da força da luta por uma Bahia independente. A festa começou ainda na noite do sábado (1º), quando depois da tradicional Levada da Cabocla, uma multidão esteve na Praça da Catedral para prestigiar o show da banda 100 Parea, definido como inesquecível pelos presentes. No domingo, já no início o evento começava a fazer valer os esforços da Administração Municipal para garantir o sucesso de um desfile que sempre supera as expectativas do público.

Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade e participação popular marcaram a manifestação que destaca o município nos cenários estadual e nacional. Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes no calendário para os moradores do município. Realizado pela Prefeitura de Caetité, através das secretarias de Educação e de Cultura – com envolvimento das demais pastas – o desfile cívico contou com a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, Forças Armadas Brasileiras, filarmônicas, Maçonaria, Desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombola do município, além dos 28 grupos de montaria, que sempre são um destaque à parte da festa. O desfile contou também com a participação inédita de índios tupinambás, que emocionaram ao mostrar as raízes de um povo que nunca parou de lutar.

O prefeito Aldo Gondim destacou a importância de realizar um evento cívico tão importante, o qual representa e simboliza a luta dos baianos em prol da busca da liberdade. “A independência da Bahia consolidou a independência do Brasil. Então é, sem dúvidas, um marco na história do nosso povo, sempre lutador. Agradeço de forma muito especial, todos os funcionários da prefeitura municipal que se dedicaram para tudo acontecer da melhor forma possível”, declarou o prefeito. Aldo ainda destacou a importância da realização do “Te Deum” - ofício de ação de graças a Deus - após o desfile cívico. A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou a importância do trabalho comprometido de uma equipe que trabalha em parceria e cumplicidade para que o evento seja contemplado por todos. “Espero, de coração, termos conseguido tocar a todos com um tema tão importante”, disse a secretária.

Também estiveram presentes na comemoração a vice-prefeita Jaquele Fraga, a primeira-dama Aline Gondim, a deputada estadual Ivana Bastos, o secretário de Agricultura do Estado, Victor Bonfim, os ex-prefeitos Dácio Oliveira e Zé Barreira, a ex-primeira dama Cléia Montenegro, além dos secretários municipais Cátia Virgínia (Desenvolvimento Social), Herbert Castro (Relações Institucionais), Rodrigo Gondim (Serviços Públicos), Rosival Almeida (Desenvolvimento Econômico), Italva Cunha (Meio Ambiente) e Nilo Azevedo (Recursos Hídricos).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

A festa começou ainda na noite do sábado (1º), quando depois da tradicional Levada da Cabocla, a banda 100 Parea levou uma multidão à Praça da Catedral.