Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2020"

Prefeitura de Guanambi anuncia que dará suporte a quem teve auxílio emergencial negado

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“O objetivo é dar suporte à Defensoria para atender aos pedidos de auxílio negados pela Dataprev”, esclareceu o prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi anunciou, nesta quinta-feira (09), que irá estabelecer ações de apoio aos beneficiários do Auxílio Emergencial no município. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública e a UNIFG. Conforme o prefeito, “o objetivo é dar suporte à Defensoria para atender aos pedidos de auxílio negados pela Dataprev”.

Na terça-feira (07), o prefeito esteve reunido com o Defensor Público Dr. Nathan Cruz, com o Juiz Federal Dr. Filipe Aguiar e com representantes da Caixa Econômica Federal, o gerente da unidade local, Robson, e o Superintendente Igor. Na quarta-feira (08), a reunião foi com o representante da Ordem dos Advogados (OAB), subseção Guanambi, Dr. Gercino Filho, e o Coordenador do Curso de Direito da UNIFG, Dr. Bruno Miola.

CNJ intima magistrados do TJ-BA investigados na Operação Faroeste

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A intimação foi feita nesta quarta-feira (08) pelo corregedor ministro Humberto Martins. O prazo de 15 dias para a defesa começou a ser contado no mesmo dia. (Foto: Alan Oliveira / G1)

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a intimação pessoal de 4 desembargadores e 3 juízes do Tribunal de justiça da Bahia (TJ-BA), investigados na Operação Faroeste, que apura esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste do estado, a apresentar defesa prévia, no prazo de 15 dias, para o plenário decidir ou não pela abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A intimação foi feita nesta quarta-feira (08) pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Segundo o CNJ, o caso diz respeito à reclamação disciplinar, instaurada pela Corregedoria Nacional de Justiça, para a apuração de possível falta disciplinar cometida pelos desembargadores Maria do Socorro Barreto Santiago, Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel e pelos juízes Eliene Simone Silva Oliveira, Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, Márcio Reinaldo Miranda Braga e Marivalda Almeida.

Ainda de acordo com o CNJ, após o Superior tribunal de Justiça (STJ) receber denúncia, o corregedor nacional de Justiça solicitou o compartilhamento das provas e documentos colhidos durante a investigação criminal para subsidiar o PAD. São 5 as possibilidade de eventuais punições através do PAD: censura, advertência, remoção compulsória, disponibilidade, ou aposentadoria compulsória.
.

Bahia assegura mais de R$ 43 milhões em recursos federais para o combate ao Coronavírus

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na reunião, também ficou assegurado o envio de novos ventiladores pulmonares e até 500 mil kits de amplificação do RT-PCR. (Foto: Divulgação / Sesab)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, conseguiu nesta quarta-feira (08), em Brasília, que o Ministério da Saúde ampliasse em R$ 43 milhões, o custeio de serviços já em funcionamento no estado, como as UTIs Covid de hospitais na capital e no interior. Na reunião com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e os principais secretários do ministério, também ficou assegurado o envio de novos ventiladores pulmonares e até 500 mil kits de amplificação do RT-PCR, o que corresponde a mais de 70% do custo do exame molecular para Covid-19.

De acordo com o secretário, “o Ministério permitirá ainda que os recursos das emendas parlamentares da bancada da Bahia sejam utilizados para comprar equipamentos para montar hospitais, bem como enviarão medicamentos anestésicos para pacientes entubados, que estão escassos em todo o Brasil”, afirma Vilas-Boas.

Os leitos de Terapia Intensiva que serão habilitados pelo Ministério da Saúde estão localizados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Ilhéus. São unidades de referência para o tratamento de pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus, como o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, o Hospital Espanhol, o Instituto Couto Maia, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, o Prohope, o Hospital Estadual da Criança, o Hospital Costa do Cacau e o Hospital Geral Prado Valadares.

Sindicato dos Bancários inicia testagem para a Covid-19 da categoria em Vitória da Conquista

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nesta quinta-feira (09), a partir das 16h, será a segunda etapa, onde serão testadas(os), as(os) trabalhadoras(es) dos bancos privados. (Foto: Divulgação / SEEBVCR)

Na primeira etapa de testagem da categoria dos bancários em Vitória da Conquista ninguém testou positivo para a Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (08), 120 bancárias e bancários do Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Banco do Brasil participaram da ação organizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Nesta quinta-feira (09), a partir das 16h, será a segunda etapa, onde serão testadas(os), as(os) trabalhadoras(es) dos bancos privados.

“Hoje tivemos um avanço importante para a categoria durante a pandemia. Tivemos uma presença de quase 100% de todas e todos que estão trabalhando presencial nas agências aqui em Conquista. Apesar de toda a exposição, a categoria tem redobrado o cuidado em seu cotidiano, com isso, nesse primeiro dia ninguém apresentou resultado reagente nos testes. Seguiremos na luta buscando todos os recursos possíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro para a categoria e clientes dos bancos”, avalia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Prefeitura de Ibiassucê está realizando manutenção e recuperação de estradas vicinais da zona rural

Quinta / 09.07.2020

Por Augusto Jackson

“Estamos trabalhando para oferecer melhores condições, segurança e conforto durante o percurso pelas estradas”, destacou o prefeito Adauto Prates. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Ibiassucê está promovendo diversos serviços de recuperação das estradas vicinais da zona rural. A ação tem como objetivo garantir um melhor acesso aos veículos e moradores da zona rural à sede.

Até o momento, muitas estradas vicinais já foram recuperadas pela Prefeitura de Ibiassucê, beneficiando todos os moradores de Catuni, Picadas, Grama, Passos, Mucambo, Amarra Saco, Lajes, Brejo, Três Unidos, Lagoa Funda Novais, Jabuticaba, Massangano, Lagoa Funda Brito, Olho D’água de Dé, Jacaré, Santo Antônio, Brasilândia, Roça Grande, Careta, Umbaúba, Lameiro, Licurì, São Gregoriano, Lagoa do Meio, Santo Inácio e Jatobá.

Segundo o Prefeito Adauto Rebouças Prates, mesmo com a pandemia, a prefeitura continua com o cronograma de trabalho, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, para a segurança de todos os funcionários. “Os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o acesso de todos à sede de nossa cidade. Assim estamos trabalhando para oferecer melhores condições, segurança e conforto durante o percurso pelas estradas”, destacou o prefeito.

Com queda de doações na pandemia, estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.hemoba.ba.gov.br ou pelo e-mail [email protected]. (Foto: Divulgação / Sesab)

No período da pandemia da Covid-19, a Fundação Hemoba registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia. Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos à doação por mês, resultando em uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas. Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para 7 mil. Segundo Fernando Araújo, diretor geral do hemocentro, mesmo diante da redução no número de doadores, a Bahia está vivendo um momento de demandas transfusionais crescente. “Com a ampliação de serviços e descentralização da assistência, mais pessoas estão tendo acesso à média e alta complexidade em saúde em nosso estado, com isso a rede pública está realizando mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, além disso, alguns pacientes com complicações causadas pelo coronavírus também necessitam de transfusão, o que exige a presença de doadores regulares nas nossas unidades”.

A Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19. Logo na entrada, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre os doadores. Já na sala de coleta as poltronas de doação estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação. A doação de sangue também está funcionando com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.hemoba.ba.gov.br ou pelo e-mail [email protected].

Para doar sangue, o voluntário precisa se apresentar em uma das unidades da Hemoba, usando máscara e portando documento original com foto, e ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar das indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da Covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa. Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.

Apenas 4% dos municípios da Bahia disponibilizam portal de transparência sobre gastos com o combate ao Coronavírus, alerta TCM

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento realizado pelo TCM foi apresentado nesta quinta-feira (09) pelo presidente da Corte, conselheiro Plínio Carneiro Filho. (Foto: Getty Imagens)

Dos 417 municípios baianos, 359 não estão cumprindo as exigências legais de transparência dos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), apresentado nesta quinta-feira (09) pelo presidente da Corte, conselheiro Plínio Carneiro Filho, destacando que estes gestores poderão, eventualmente, serem penalizados com sanções em razão do descaso com o dever de informar e de permitir a devida fiscalização por parte dos cidadãos.

No estudo, com base em análise das informações expostas nos sites das prefeituras, 359 municípios (86% do total) não atenderam as exigências legais; 42 prefeituras (10%) atenderam apenas parcialmente as exigências da legislação; e 16 prefeituras (4%) atenderam plenamente o imposto pelas leis que disciplinam a matéria. Os municípios que cumpriram as normas de transparências pública foram: Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Candiba, Coaraci, Cocos, Curaçá, Iuiú, Lajedinho, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Porto Seguro, São Gabriel, Serra Dourada, Una e Wenceslau Guimarães.

Protocolos de segurança da AES Tietê ajudam a minimizar riscos de transmissão da Covid-19 no Complexo Alto Sertão II

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Complexo Alto Sertão II conta com 230 torres eólicas e capacidade instalada para gerar 386,1 MW de energia. (Foto: Reprodução / Internet)

Colaboradores e prestadores de serviços da AES Tietê que atuam em Alto Sertão II estão sob rígido monitoramento para minimizar os riscos de contágio e transmissão da Covid-19 nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí. O Complexo Alto Sertão II conta com 230 torres eólicas e capacidade instalada para gerar 386,1 MW de energia.

Desde que a assumiu as operações do empreendimento em 2017, a AES Tietê agregou ao Complexo Eólico Alto Sertão II todos os seus protocolos de segurança, que têm como base as diretrizes do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e agora, também, as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da transmissão do novo coronavírus.

Os funcionários e profissionais terceirizados que prestam serviços em Alto Sertão II seguem estes rígidos procedimentos de segurança. As equipes de campo trabalham em turnos intercalados e têm, a cada início de jornada, a temperatura aferida, além do monitoramento contínuo caso apresentem algum sintoma da doença. Já o pessoal administrativo está exercendo suas atividades a partir de suas casas, sem a necessidade de comparecer à sede da empresa em Guanambi. É obrigatório também o uso de máscaras e o distanciamento entre todos nas atividades em campo e havendo alguma suspeita, o funcionário é encaminhado ao serviço de saúde para a realização de teste de covid-19.

O pouco efetivo presencial no Complexo Eólico Alto Sertão II só é possível graças à tecnologia empregada pela AES Tietê, que permite o trabalho a distância de seus funcionários. Além disso, a operação de Alto Sertão II é toda realizada remotamente a partir do Centro de Operações de Geração de Energia da companhia (COGE), localizado em Bauru (SP). “A população pode ter certeza de que, ao mesmo tempo que estamos garantindo o fornecimento de energia elétrica de Alto Sertão II, esse serviço essencial, temos a preocupação de cuidar de todos os nossos colaboradores, prestadores de serviços e das comunidades próxima da gente”, afirma Maria José Pereira Fernandes, analista de Meio Ambiente da AES Tietê.

Iuiu e mais 4 municípios têm transporte intermunicipal suspenso; total chega a 376

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9).

Os municípios de Cocos, Itiúba, Iuiu, Nova Fátima e São Gabriel terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (10). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9).

• Confira a lista com os 376 municípios com o transporte intermunicipal suspenso no ‘leia mais’, ao final da matéria.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (08), 95.536 casos de Covid-19 já foram confirmados desde o início da pandemia. 66.550 pessoas já estão curadas, 26.609 encontram-se como casos ativos e 2.277 tiveram óbito confirmado. Na quarta, foram registrados 3.582 novos casos (taxa de crescimento de + 3,9%), 61 óbitos (+2,8%) e 3.343 curados (+5,3%).
.

Poções: Quadra de Esportes do bairro Bela Vista está sendo reformada

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Em breve, vamos entregar este importante equipamento esportivo para os atletas que vão contar com mais esporte e lazer na comunidade”, ressaltou o prefeito Léo Mascarenhas.

A Prefeitura de Poções está reformando a Quadra de Esportes do bairro Bela Vista. A obra, que conta com investimentos municipais, compreende a instalação de nova cobertura, traves e portões, além da reforma do piso e de uma nova pintura. “Em breve, vamos entregar este importante equipamento esportivo para os atletas que vão contar com mais esporte e lazer na comunidade”, ressaltou o prefeito Léo Mascarenhas.

Prefeitura de Guanambi disponibiliza painel Informativo da Covid-19

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O portal reúne boletins, notícias e decisões do Comitê de Monitoramento, telefone do Promater e do Hospital, além de publicações oficiais e lista de contratos e aquisições.

A Prefeitura de Guanambi está disponibilizando em site oficial (guanambi.ba.gov.br/coronavirus#conteudo) todas as informações relacionadas aos investimentos com as ações de monitoramento, acompanhamento e prevenção da Covid-19. O portal reúne boletins, notícias e decisões do Comitê de Monitoramento, telefone de contato das unidades de Campanha Promater e do Hospital Municipal, além de publicações oficiais e lista de contratos e aquisições.

Provas do ENEM serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão hoje

A nova data para aplicação das provas foi divulgada na quarta-feira (08), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, realizada pelo Inep.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A nova data para aplicação das provas foi divulgada na quarta-feira (08), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima sexta-feira, dia 10; confira os locais

Quarta / 08.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que na próxima sexta-feira, dia 10, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h30 às 12h30, nas Ruas 20 de Novembro, A, Adevaldo Alves Araujo, Alcebiades Pereira Costa, Alfredo Boa Sorte, Antônio Teixeira Filho, Antônio Teixeira Firmo, Benvindo Dias, Eliene Lopes Frota Pereira, João Hemetério, Joaquim Domingues de Souza, José Alves Pereira, Lindilfo Fagundes, Tamandaré, Rua Visconde de Ouro Branco, além da Travessa Lindolfo F. Fagundes e da saída para Juazeiro, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Governador Rui Costa anuncia ampliação do número de testagens para a Covid-19 na Bahia

Quarta / 08.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“A Bahia é o 2º estado em número de realização desse tipo de teste que é o mais seguro para detecção da doença”, afirmou Rui Costa. (Foto: Divulgação / Sesab)

Durante transmissão do Papo Correria, na noite desta terça-feira (07), o governador Rui Costa revelou preocupação com a interiorização dos casos de Covid-19 no estado. Um dos fatores apontados pelo chefe do executivo baiano para a propagação da doença foi o deslocamento da população baiana para cidades do interior no período de festejos juninos, embora a comemoração tenha sido antecipada pelo Governo do Estado.

Como estratégia para conter o avanço do novo coronavírus, o governador revelou que o estado irá aumentar o número de testes realizados diariamente. “Hoje [07] conversei com o secretário de saúde [Fábio Vilas-Boas] e iremos trabalhar com o número máximo de testes e devemos processar 3 mil testes de RT-PCR todos os dias. A Bahia inclusive é o segundo estado no país em número de realização desse tipo de teste que é o mais seguro para detecção da doença. Já fizemos mais de 100 mil testes na Bahia e vamos seguir ampliando a testagem”, afirmou Rui Costa.

Questionado sobre o retorno das aulas, o governador ponderou que ainda não é o momento. “Estamos avaliando diariamente a dinâmica da pandemia e analisando qual será o melhor momento para o retorno, mas ainda não estamos numa fase favorável. Por exemplo, testamos 100% dos alunos, professores e profissionais da rede estadual em três municípios: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Entre estes municípios foi detectado que dois deles apresentaram uma média de 10 % de contaminação da comunidade escolar. É um índice alto que não nos permite retornar agora”. Ainda segundo o governador da Bahia, outro fator que afeta a retomada das atividades de forma mais ampla é o percentual de ocupação de leitos. Nesta terça-feira, o índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva por pacientes da Covid-19 está em 82%. Ficou estabelecido que a flexibilização será avaliada de forma mais detalhada e caso a caso quando o índice de ocupação de leitos de UTI estiver em cada região estiver abaixo de 75% e se mantiver com este percentual durante cinco dias consecutivos.

O governador irá participar de reuniões virtuais com 90 prefeitos entre esta quarta-feira (08) e sexta-feira (10). As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados. “Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida”, disse durante a transmissão ao vivo. O governador também falou da antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.

Governo da Bahia disponibiliza painel com dados epidemiológicos do coronavírus em tempo real

Quarta / 08.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Progressivamente faremos melhorias a fim de tornar o conteúdo cada vez mais acessível e customizável para o usuário”, afirma Diego Calvacante. (Foto: Divulgação / Sesab)

Está disponível, desde a desta terça-feira (07), um painel com dados epidemiológicos referentes ao coronavírus (Covid-19) na Bahia, cuja atualização ocorre em tempo real. O portal pode ser acessado pelo link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o sistema permite correlacionar três bases ministeriais distintas, depurar as inconsistências e entregar uma informação fidedigna para análise”, afirma o secretário. Já a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que o business intelligence (B.I.) possibilita analisar o crescimento de novos casos, identificar quais municípios carecem de atenção, avaliar tendências, dentre outras funcionalidades”, ressalta a diretora.

O diretor de tecnologia da Sesab, Diego Cavalcante, indica que o aperfeiçoamento da ferramenta é contínuo. “Progressivamente faremos melhorias a fim de tornar o conteúdo cada vez mais acessível e customizável para o usuário. E no que tange a integridade e segurança da informação, utilizamos a mesma plataforma Oracle do DataSUS, que é o departamento de informática do Ministério da Saúde, o que nos garante robustez e confiabilidade”, destaca Cavalcante.

O B.I. é alimentado automaticamente, utilizando três bases ministeriais. De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, a notificação imediata dos casos leves de Síndrome Gripal deve ser inserida no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-SUS VE), uma ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus. Isso se aplica a todo o território nacional. Caso seja realizado teste laboratorial diagnóstico da Covid-19, RT-PCR ou sorológico, o resultado também deve ser registrado no sistema. O processamento da base de dados garantirá a identificação única do paciente. Outra ferramenta de registro que auxilia no mapeamento epidemiológico é o Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe), usado para registrar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados. O último sistema refere-se as análises dos laboratórios públicos (GAL).