O governador Rui Costa (PT) anunciou, na edição de terça (20) do Papo Correria a convocação de 117 candidatos aprovados no concurso para a rede estadual de ensino. Deste quantitativo, 95 são para professor e 22 para coordenador pedagógico. Agora, o Estado ultrapassa o número de 3.759 vagas ofertadas, no certame lançado em 2017, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). “Estamos chamando aqueles que pediram a convocação do final da lista e aqueles residuais. Com isso, nós vamos encerrar e zerar esse concurso. Além disso, eu autorizei, para os professores que solicitaram a elevação da carga horária, passando de 20 para 40 horas, dentro do regramento e da lei existente", declarou Rui.
Os convocados devem realizar o envio dos documentos listados no edital, totalmente digitalizados, para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br entre os dias 22 de julho a 04 de agosto. O edital ainda exige a apresentação presencial do candidato, durante o mesmo prazo informado, portando original e cópia de toda a documentação, quando receberá oficio de encaminhamento para realização da avaliação pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia.
Os candidatos que residem na capital devem se apresentar no Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Salvador, com sede na Secretaria da Educação do Estado, localizada na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), n° 550, primeiro andar, sala 138. Já os residentes no interior devem se dirigir às sedes dos NTE’s de sua região. Os endereços estão disponíveis em www.educacao.ba.gov.br. O candidato que não atender aos critérios do edital perderá o direito a nomeação.
Transporte Escolar e Segurança
“Já entregamos ônibus nos últimos dias e, ainda esta semana, iremos entregar cerca de 100 ônibus novos. Também já demandei à Secretaria de Educação a aquisição de 400 ônibus para doar aos municípios. Além disso, até o dia 30 de julho, iremos depositar o valor integral do transporte escolar para os municípios. Mesmo com as aulas começando no dia 26 de julho, iremos fazer o depósito do valor que seria pago pelo ano inteiro", declarou Rui, anunciando, por fim, a convocação de 51 candidatos aprovados em concurso público para a Polícia Civil, que devem se apresentar para a entrega da documentação e dos exames pré-admissionais, como exigência para ingresso na função de investigador de polícia.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Curaçá e de Muquém do São Francisco devido à estiagem. Pelo mesmo motivo, Janduís (RN), Abdon Batista (SC), e Saudade do Iguaçu (PR) também obtiveram o reconhecimento federal, enquanto em Paulistana (PI) o reconhecimento foi motivado pela seca. Em situação oposta, os municípios de Codajás (AM) e Novo Airão (AM) sofrem com inundações e Diamante D’Oeste (PR) encontra-se em situação de emergência devido às geadas. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento federal, o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
O prefeito de Guajeru, Jilvan ‘Galego’ Teixeira, assinou contrato de prestação de serviço de engenharia para pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial de ruas da cidade. O contrato foi firmado na manhã dessa terça-feira (20) com a empresa Junqueira e Gomes Engenharia LTDA, conforme Tomada de Preços n° 002/2021. As ruas a serem pavimentadas serão a Rua Deolino Alves Bitencourt até o acesso ao Cemitério Santa Rosa e a Rua da Gameleira. O recurso para a execução da obra é oriunda de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira (20), a portaria que estabelece orientações gerais e dispõe sobre o retorno híbrido das atividades letivas, na rede estadual de ensino. A portaria institui a segunda fase do ano letivo de forma híbrida, a partir da próxima segunda-feira (26); recomenda a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19; e estabelece a volta para as escolas de forma escalonada.
De acordo com a portaria, neste primeiro momento, no dia 26 de julho, só devem ir para as aulas semipresenciais na escola apenas os alunos do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades. Para as demais etapas, incluindo o Fundamental nas suas diferentes modalidades e ofertas, o início das aulas sempresenciais será no dia 9 de agosto e, até esta data, esses alunos continuam com as atividades do ensino remoto.
Para todas as situações, a realização das atividades letivas fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários. Cada turma de estudantes será dividida em duas, sendo uma turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I” e a outra turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “J” a “Z”. A unidade escolar poderá fazer o ajuste relacionado a esta escala conforme a realidade de cada turma e em função de outro critério que a unidade escolar considere relevante.
.
A unidade escolar implementará a mesma organização de aulas programadas para as rotinas regulares, de modo que, a cada dia, metade da quantidade de alunos de uma turma participará das atividades de maneira presencial e a outra metade desenvolverá atividades de maneira não presencial, em sistema de alternância diária e com igual carga horária. Quanto à alternância, ela ocorrerá entre os dias da semana e entre as semanas. Assim, na semana 1, metade da turma irá na segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça, quinta e sábado. Na semana 2, os dias serão invertidos e quem foi na segunda, quarta e sexta-feira irá na terça, quinta e sábado, e o contrário. Essa alternância assegura que todos os estudantes tenham aulas presenciais de todos os componentes curriculares.
Caberá a cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) validar a escala do retorno híbrido definida por cada unidade escolar, bem como efetuar o devido e respectivo acompanhamento. A escala do retorno híbrido deverá ser rigorosamente efetivada por cada unidade escolar, a fim de que nenhum aluno seja desassistido, respeitando-se o revezamento, sendo de absoluta importância o controle interno da frequência do aluno. A alternância das atividades é exclusiva dos estudantes. Os professores lecionarão nas turmas e nos horários definidos na programação e não modificarão os citados horários, exceto em função da inclusão dos sábados letivos, quando haverá atividades presenciais e remotas, conforme a escala do retorno híbrido descrita na portaria.
O Governador Rui Costa (PT) publicou em suas redes sociais que no Papo Correria dessa terça-feira (20), a partir das 18h, irá detalhar sobre o funcionamento do ensino híbrido na rede escolar estadual, com base na portaria publicada no Diário Oficial de hoje (20).
A volta às aulas para o ensino médio está marcada para a próxima segunda-feira, dia 26, enquanto para os estudantes do ensino fundamental será no dia 09/08. O ensino hibrido consiste em 3 dias de aulas remotas e os outros 3 dias em aulas nas salas de aula. Os alunos que tenham nomes iniciados da letra ‘A’ a letra ‘I’ terão as aulas presenciais nas segundas, quartas e sextas. Já os alunos que tenham nomes iniciados da letra ‘J’ a letra ‘Z’ terçai aulas nas salas nas terças, quintas, e sábados. Na semana seguinte, os grupos trocam os dias da semana e assim por diante.
O programa #PapoCorreria é transmitido ao vivo no Youtube, Facebook, Instagram e Twitter e conta com a participação do público através do chat. O governador também fará anúncios de trabalho, como a convocação de mais professores, coordenadores pedagógicos e servidores da Polícia Civil.
O presidente Jair Bolsonaro garantiu que vai vetar o aumento de R$ 5,7 bilhões no fundo eleitoral, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A fala foi proferida em entrevista para a Rádio Nacional da Amazônia. Segundo o presidente, o valor pode ser mais bem empregado na construção de pontes e de malha rodoviária, por exemplo.
Durante a entrevista, Bolsonaro também falou sobre a vacinação contra a Covid-19 no país. Segundo ele, já foram distribuídas mais de 150 milhões de doses de vacinas no Brasil e cerca de 100 milhões de pessoas já foram imunizadas com a primeira dose. Os números podem ser conferidos no portal do Ministério da Saúde.
Em relação ao seu estado de saúde, o presidente disse que já está 100%. Bolsonaro explicou que o quadro de obstrução intestinal foi agravado por uma crise de soluços. Ele recebeu alta do hospital no último domingo (18).
Nessa segunda-feira (19), a Bahia registrou 1.190 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%), 1.614 recuperados (+0,1%) e 53 óbitos (0,21%), que ocorreram em diversas datas, conforme tabela de óbitos abaixo divulgada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Dos 1.174.613 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.139.183 já são considerados recuperados, 10.180 encontram-se ativos e 25.250 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 2,15%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.411.353 casos descartados e 228.969 em investigação.
Segundo a Sesab, “A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.”
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta segunda-feira, 8 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 6 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. De acordo com a Sesab, “Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.”
Vacinação
Até às 18h dessa segunda (19), a Bahia contabilizava 5.629.761 vacinados contra a Covid-19 com a 1ª dose, dos quais 2.115.409 receberam também a 2ª, e mais 236.390 vacinados com o imunizante da Jansen que é de dose única. Ao todo, a Bahia já vacinou 52,6% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a 1ª dose. Os dados estão disponíveis no painel da vacinação da Sesab.
Nessa segunda-feira (19), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) lançou a Campanha Força Solidária, visando à arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Companhia orienta ao doador, que devido à pandemia de Covid-19, “higienize as embalagens dos alimentos não perecíveis e, no momento da entrega, esteja usando a máscara”.
As doações poderão ser entregues na sede da 4ª CIPM, na sede dos Departamentos de Polícia Militar (DPM), das 8h às 17h. Aqueles que não puderem ir até algum DPM, o doador pode contatar os PMs pelos números abaixo, que uma viatura buscará os alimentos. A campanha vai até o dia 25 de agosto.
NÚMEROS E LOCAIS DE ARRECADAÇÃO:
• 4ª CIPM, em Macaúbas - (77) 99974-4201;
• DPM de Oliveira dos Brejinhos - (77) 99974-3905;
A Bahia receberá 293.700 doses de vacinas contra Covid-19 nesta terça-feira (20). O primeiro voo chegou no aeroporto de Salvador nesta madrugada, por volta das 00h40, trazendo 79.400 doses do imunizante da Astrazeneca/Covax e 132.400 doses da Coronavac/Butantan, enquanto que às 20h30 está previsto a chegada de 81.900 doses da Pfizer. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), as doses serão destinadas à aplicação de primeira e de segunda dose.
As vacinas começarão a ser distribuídas ainda nesta terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer/PM-BA) e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 9.908.380 doses de vacinas recebidas, sendo 3.554.400 da Coronavac, 5.059.050 da Oxford/AstraZeneca, 1.040.130 da Pfizer e 254.800 da Janssen. Essa última que é de dose única.
Abriram nesta terça-feira (20) e seguem até a próxima sexta-feira (23), as inscrições de processo seletivo simplificado para cadastro de reserva e preenchimento de vagas para profissionais médicos do quadro de pessoal da Policlínica de Saúde da Região de Brumado. As inscrições devem ser efetuadas por meio da entrega da ficha de inscrição, currículo padronizado, formulário de relação de títulos e demais documentos, de 8 às 12h e de 14 às 17h, pessoalmente, na sede da Prefeitura de Brumado, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415.
Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8, 12, 16 ou 20 horas semanais, em turnos de trabalho de 4 horas, com remuneração proporcional, e poderão ter condicionado ao orçamento indicadores de avaliação para gratificação de desempenho de até 100% em relação ao salário base.
Estão sendo oferecidas vagas para as seguintes especialidades: angiologista, cardiologista\ergonometria, cardiologista clínico,ginecologia e obstetrícia, mastologista, oftalmologista, pneumologista e gastroenterologistra\colonoscopista.
São crianças que nascem com Epidermólise Bolhosa (EB), que é uma doença genética, grave, não contagiosa e incurável, causada por um defeito genético nas estruturas que unem as duas camadas de pele, a derme e epiderme, o que acarreta em uma sensibilidade aguda na pele e das membranas mucosas. A falta de produção de colágeno dos portadores da EB faz com que qualquer pequeno atrito ou trauma causem lesões semelhantes a das queimaduras. A principal característica é o aparecimento de bolhas nas áreas do corpo de maior exposição. A doença se manifesta, na maioria das vezes, no nascimento, com sintomas variados e que costumam piorar ao longo do tempo. A doença causa também lesões internas acometendo o trato digestivo, da boca ao reto, além de causar outras complicações, como a atrofia de membros (pés, mãos e braços); lesões em olhos e na boca, com perda dos dentes; câncer de pele, alopecia, dentre outros. Levando em consideração que atualmente a EB é uma doença sem cura, os cuidados das feridas e reconhecimento precoce das complicações são essenciais para o seu tratamento adequado. O custo do tratamento de um paciente com EB varia conforme a gravidade/quantidade de feridas externas e internas. O Ministério da Saúde catalogou mais de 30 tipos da doença e estima-se que a Epidermólise Bolhosa acometa 500 mil pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 19 casos para cada milhão de pessoas. No Brasil são registrados 1.600 casos.
O Jardim das Borboletas
A doença requer um tratamento custoso, difícil, inacessível para muitos, podendo chegar a R$ 50 mil reais por mês. Além disso, quando não ocorre precocemente e de maneira adequada, pode causar morte já nos primeiros anos de vida. A Organização Não Governamental (ONG) Jardim das Borboletas surgiu em 2017 com o intuito de assistir às pessoas acometidas com Epidermólise Bolhosa em suas necessidades, proporcionando lhes mais qualidade de vida. O Jardim oferece amor, assistência em saúde, acompanhamento multidisciplinar, orientações, cuidados, encaminhamentos, apoio familiar, doações diversas e tudo mais para que o portador EB tenha os seus sofrimentos amenizados e os seus direitos garantidos. Atualmente, 100 borboletas fazem parte desse Jardim, que existe e exerce um trabalho grandioso totalmente por meio de doações, sem apoio de qualquer instituição pública.
O Jardim das Borboletas tem sede em Caculé, no sudoeste da Bahia, e atua em 20 Estados do país e também no Distrito Federal. Ao todo, 100 crianças carentes portadoras da Epidermólise Bolhosa são assistidas. Hoje, a ONG conta com 22 colaboradores diretos (funcionários) e milhares indiretos, “que são os responsáveis pela concretização e continuidade desse lindo trabalho em prol das pessoas borboletas”. Nesses 4 anos, o Jardim das Borboletas tem 100% dos seus custos arcados unicamente por meio de doações diversas, vindas de todas as partes do mundo. “Uma causa que felizmente toca pessoas de bom coração, que acreditam em um mundo solidário e justo”.
O tratamento requer medicamentos e suprimentos caros, muitas vezes importados, como curativos específicos. Cada borboleta do Jardim gera um custo entre R$ 2 mil e R$ 50 mil ao mês. Somando-se a isso, a ONG ainda não tem sede própria e precisa manter as despesas administrativas, além de gastos com equipamentos, reformas adaptativas das residências das borboletas, viagens da equipe e dos pacientes, investimentos nas lojas de produção. Atualmente, o Jardim das Borboletas totaliza um gasto médio entre R$ 350 a R$ 500 mil por mês.
Ao adotar uma borboleta, representantes da ONG Jardim das Borboletas realizam uma visita técnica, com base no protocolo da ONG, para a elaboração de um relatório de ações voltado ao atendimento imediato de todas as necessidades da nova borboleta integrante do Jardim. As ações visam um convívio adequado e mais ameno com a doença. A partir de então, essa borboleta passa a receber:
• Construções e/ou reformas para adaptações necessárias na residência;
• Caixa de produtos: mensalmente são enviados todos os suprimentos necessários, conforme prescrição médica: medicamentos, curativos de silicones que não grudam na pele, cosméticos especiais – géis e hidratantes e suplementos alimentares, etc.;
• Equipamentos como cadeiras de roda, macas, cadeira de banho e o que mais for necessário;
• Custeio de visitas médicas, exames, procedimentos, cirurgias;
• Custeio de viagens;
• Visitas técnicas.
Como você pode ajudar
São diversas as formas de se tornar um jardineiro que vem contribuir para que o nosso Jardim permaneça florido e cheio de lindas e felizes borboletinhas.
• Faça doação avulsa:
• Seja um mantenedor: doe mensalmente o valor que desejar
• Seja um padrinho: adote os custos de uma criança. Participe do grupo do WhatsApp só de padrinhos e madrinhas: (77) 9 8815-2565
• Adote um cofrinho: coloque-o disponível no seu comércio para que os clientes depositem as moedas
• Seja doador do Imposto de Renda: doe 3% do IR para a ONG
• Doe curativos de silicones, medicamentos ou insumos diversos: confira a lista de dos produtos no site www.jardimdasborboletas.org ou ligue para (77) 9 8853-4604.
• Encomende uniformes e fardamentos com a Oficina de Confecção do Jardim das Borboletas. Lucro revertido para a ONG.
• Seja voluntário: Doe talento, tempo e trabalho para a prestação do serviço voluntário. Não há necessidade de experiências, basta ter a vontade e o desejo de ajudar.
• Ajude na divulgação a ONG. Compartilhe as nossas histórias em mídias sociais, WhatsApp, boca a boca.
Como nasceu o Jardim das Borboletas
Em 2012, Aline Teixeira da Silva soube de uma criança que sofria com um sério problema de pele, ela residia em uma zona rural da terra natal de Aline - Rio do Antônio (BA). Nesse tempo, Aline já casada e residindo em Caculé, município vizinho, buscou ir conhecer a realidade dessa criança e se sensibilizou profundamente com a sua situação. Natália estava com 2 anos de idade e havia muitas feridas pelo corpo e sem nenhuma estrutura para os cuidados devidos.
Aline então se dedicou intensamente a ajudar Natália. Primeiramente buscou médicos da cidade e da região até ser diagnosticada a Epidermólise Bolhosa. Então, Aline se motivou em aparar a criança por completo: cuidados com a pele, alimentação, medicamentos, orientação familiar, buscou apoio governamental, do SUS, pediu doações a empresas, instituições públicas e privadas e pessoas físicas. Movimentou mídia social, lançando a campanha “Tudo por Natália”. Um esforço satisfatório, que transformou para melhor a vida de Natália e da sua família.
Foi assim que Aline passou a entender todas as dores e necessidades de uma pessoa com Epidermólise Bolhosa e, com essa bagagem, se sentiu apta e preparada a ampliar seu campo de atuação e de amor aos próximos. Resolveu então se dedicar a essa causa e lutar mais, atendendo a outras borboletas espalhadas pelo seu Estado. Em 2016 decidiu fundar a ONG Jardim das Borboletas. Um belo trabalho de muito amor, dedicação e doação.
A secretária municipal de Saúde, Verônica Barbosa, apresentou as ações da Prefeitura de Caetité na área de saúde, principalmente as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município, durante sessão da Câmara de Vereadores de Caetité, realizada nesta segunda-feira (19), que também foi transmitida ao vivo no perfil do Facebook. A sessão começa a partir dos 6 minutos e meio e a participação da Secretaria Verônica Barbosa a partir após 1 hora e 45 minutos de vídeo.
Na avaliação da secretária, a sessão foi muito positiva tanto para apresentar as ações da Prefeitura, bem como ouvir as sugestões dos vereadores, pois, para ela, “o diálogo e a transparência são valores da atual gestão para construir um novo tempo em Caetité”. Em suma, Verônica Barbosa destacou que mesmo encontrando a área da saúde desorganizada, a atual gestão vem melhorando o atendimento aos cidadãos com a reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o pleno funcionamento da Unacon, a parceria com a Fundação Senhora Santana, além das ações educativas, campanhas de vacinação, de fiscalização da Vigilância Sanitária e de combate à Covid-19.
A Prefeitura de Paramirim anunciou que disponibilizou as instalações do Parque de Exposições para a Feira do Gado. Há muitos anos, o comércio de gado acontecia de forma improvisada na Feira Livre, o que, segundo o governo, em nota, “gerava risco para as pessoas, bem como desconforto aos animais”. A estrutura do Parque de Exposições de Paramirim conta com embarcador, currais, bebedouros. Outro motivo destacado pela Prefeitura de Paramirim é a amplitude do local que “favorece para a não formação de aglomeração de pessoas, fator importante de combate à pandemia [de Covid-19]”, além de também permitir “a exposição de um número maior de animais e consequentemente amplia a possibilidade de negócios”.
No último sábado (17), a Prefeitura de Ituaçu, Governo ‘Terra da Alegria’, que tem a sua frente o prefeito Phellipe Brito e o vice-prefeito Luiz Pessoa, realizou a entrega de 7 veículos, 0km, que vão renovar a frota do município e auxiliar nos serviços prestados à população. Ao todo, foram adquiridos 9 veículos, todos com recursos próprios do município. Em seu pronunciamento, o prefeito Phellipe Brito agradeceu aos eleitores pelo voto de confiança e pela oportunidade de governar o município. O prefeito agradeceu ainda aos deputados Marquinho Viana e Paulo Magalhães pelo apoio prestado e pela luta para trazer mais recursos para serem investidos em Ituaçu, bem como agradeceu a todos os membros de sua equipe pelo apoio.
O ato de entrega contou com a presença do ex-prefeito Albercinho, dos deputados Marquinho Viana e Paulo Magalhães, dos secretários municipais, de diversos vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além do prefeito Phellipe Brito e do vice Luiz Pessoa.
A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário da Campanha Municipal de Multivacinação, que é voltada para todas as crianças de até 9 anos de idade e aos adolescentes que têm até 14 anos. A Secretaria destaca que mesmo que a caderneta esteja em dia é necessário comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para conferência e possível orientação. A pasta também definiu o próximo sábado, dia 24, como o ‘Dia D’ de mobilização da campanha. Nesse dia, as salas de vacinação estarão abertas das 08h às 11h.