Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2023"

Mulher grávida é morta a tiros no bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Uma equipe do SAMU 192 também foi acionada e atestou o óbito da vítima, Maiara Meira de Jesus, de 23 anos, que estava gestante (Foto: reprodução/google street view)

Na última quinta-feira (27), por volta das 21h30, foi registrado um homicídio no bairro Benito Gama, município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), a Central de Operações recebeu a informação e, de imediato, acionou uma Guarnição do PETO para averiguar os fatos. Uma equipe do SAMU 192 também foi acionada e atestou o óbito da vítima, Maiara Meira de Jesus, de 23 anos, que estava gestante. Ainda segundo informações da 46ª CIPM, o esposo da vítima teria relatado que dois homens encapuzados e armados desceram de um veículo já efetuando disparos pela janela da residência do casal. Em seguida, teriam arrombado a porta efetuando mais disparos em direção a vítima, até que esta caiu ao solo. Ao cessar todas as munições os autores do crime empreenderam fuga. A Polícia Militar preservou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Unidade de Saúde de Brumado encerraram a semana com mais de 5.290 atendimentos prestados à população

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

A ação alcançou com êxito o objetivo: aproximar ainda mais o cidadão da UBS e garantir que ele realize de maneira satisfatória a sua consulta e acompanhamento de saúde (Foto: divulgação)

Com mutirões de exames e acompanhamentos, as Unidade Básicas de Saúde de Brumado encerram a semana com mais de 5.290 atendimentos prestados à população. Durante toda a semana e, principalmente, nos dias de mutirão, uma grande quantidade de brumadenses foram as até às UBSs para ficarem com os exames em dia, tanto no acompanhamento e diagnóstico de hipertensão e diabetes, como para a realização de preventivos, aplicação de vacinas, atendimentos médicos, odontológicos e muito mais. A ação de Dia D da Saúde alcançou com êxito o seu objetivo: aproximar ainda mais o cidadão da UBS e garantir que ele realizasse de maneira satisfatória a sua consulta e acompanhamento de saúde.

Curso de operação e manutenção de tratores agrícolas foi realizado pela Prefeitura de Ibiassucê

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

As vagas foram preenchidas inicialmente por integrantes das associações do município, através dos presidentes e também pelo público geral, de forma democrática (Foto: divulgação).

Neste mês de julho, a Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Sala do Empreendedor e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SENAR, realizou o curso “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas”, tendo duas turmas de alunos com carga horária de 40 horas cada, ministradas pelo instrutor do SENAR, Antônio Tiago. Segundo o Agente de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Rocha, a ação conjunta formou 26 tratoristas com certificado de validade nacional e internacional.

“Foi o momento de nossos munícipes obterem uma Formação Profissional Rural (FPR) de grande credibilidade, o que os deixam qualificados a realizarem um serviço mais seguro e com excelência, preparando-os para o mercado de trabalho, e além disso, evita o mau uso de máquinas dentro das comunidades rurais. Agradecemos imensamente ao SENAR Bahia, ao prefeito Nando Cardoso pelo apoio, aos presidentes das associações do município, ao Supervisor do Sindicato Rural de Guanambi, Jorge Viana, a Técnica de campo Carol Sousa, ao Vereador Josaphat Farias e a Presidente da Associação de Forno de Telha, Maria Mercedes, pela cessão da máquina”, concluiu Rodrigo.

As vagas do curso foram preenchidas inicialmente por integrantes das associações do município, através dos presidentes das mesmas, e também pelo público geral, de forma democrática.

Centro Universitário no Sudoeste baiano abre inscrições para processo seletivo de transferência do curso de Medicina

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Seleção é para ingresso no segundo semestre de 2023; inscrições vão até 06 de agosto (Foto: Divulgação)

O Centro Universitário UniFG, instituição pertencente à Ânima Educação, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência do curso de Medicina, com ingresso no segundo semestre de 2023. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de agosto. A prova está agendada para o dia 13 do mesmo mês. A seleção contempla os campi de Guanambi e Brumado. As vagas são destinadas aos candidatos originários de outra Instituição de Ensino Superior Nacional ou Estrangeira listada no site do World Directory of Medical Schools (https://www.wdoms.org/) e que possuem aproveitamento curricular a ser realizado na UniFG. O certame é uma excelente oportunidade para estudantes que buscam uma nova perspectiva acadêmica e desejam ampliar seus horizontes nesta área da graduação.

Educação profissional: antídoto para jovem vencer "disputa" com tecnologia no mercado de trabalho

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Estudo aponta que a ampliação de vagas depende de esforço estratégico entre governo, instituições e sociedade (Foto: Divulgação/CNI).

Impulsionado pela "disputa" com inteligência artificial, automação e outros avanços tecnológicos, o acesso ao mercado de trabalho para os jovens depende da Educação Profissional Tecnológica (EPT). A conclusão é da pesquisa “O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, de autoria do Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymaz e GOYN SP.

Para aproximar empregadores e potenciais contratados por meio da capacitação, o estudo apresenta como eixos estruturantes a ampliação de matrículas e cursos, a adaptação da formação dos jovens para as demandas produtivas e mudanças tecnológicas, a orientação profissional e acompanhamento de carreira das juventudes e a governança comprometida com os desafios da profissionalização. 

Na visão do especialista e professor Marcelo Vieira, o ensino profissionalizante é a chave para o desenvolvimento do país. “O Brasil mudou. Um país que quer se desenvolver deve ter diretrizes formais para mão de obra especializada sem precisar recorrer a outras formas como importação de talentos, por exemplo. A educação profissional tem a possibilidade de ocupar esse espaço no cenário nacional e entregar uma educação pública de qualidade e preparatória para o mundo do trabalho”, avalia.

Um dos caminhos, indica o levantamento “O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, é ampliar a oferta da modalidade no país, em um esforço estratégico que deve incluir governos e órgãos públicos, instituições de ensino, empresas, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa e organizações juvenis.

É justamente com esta perspectiva que o Senado Federal aprovou em 12 de julho a criação da Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica. O autor do projeto de resolução (PRS 31/2023) que deu origem ao colegiado, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ressaltou a importância de proporcionar oportunidades aos brasileiros mais vulneráveis.

“Temos milhões de jovens vivendo em condições financeiras difíceis, assim como eu estive lá atrás. Nascido na periferia, através do ensino profissionalizante consegui mudar minha vida. Tenho certeza que isso pode acontecer com milhões de jovens no Brasil. Temos de um lado empresas que precisam de profissionais e temos milhões de jovens que precisam de emprego. Precisamos fazer esse casamento com o ensino profissional e tecnológico”, defende.

PROBLEMA GENERALIZADO DE BAIXA OFERTA - O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Flávio Arns (PSB-PR), considera que é preciso haver articulação entre governo e sociedade para acelerar o “ritmo de expansão das matrículas da educação profissional e tecnológica”.

“Segundo o Inep, o nosso ritmo atual é apenas 3% do ritmo ideal necessário para se cumprir a meta do plano nacional de educação. Há um problema, eu diria, generalizado de baixa oferta. Muito por conta da falta de parcerias das redes públicas, por exemplo, com entidades da comunidade que oferecem o acesso ao mundo do trabalho. Tem que haver essa abertura para essa modalidade de ensino, em uma grande articulação com a sociedade. Isso é essencial para o país”, acredita.

Entre as atribuições da Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica estão o aprimoramento da legislação federal, a fiscalização das políticas públicas e o monitoramento da elaboração e execução do orçamento público. O grupo de trabalho funcionará no Senado, mas poderá ser integrado também por deputados. Fonte: Brasil 61.

TEMPO: Semana começa com calor em grande parte do país

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Massa de ar seco predomina em todo país impedindo a criação de nuvens (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A semana será de sol na maior parte do país. Uma massa de ar seco inibe a formação de nebulosidade, o que deixa grande parte do Brasil com altas temperaturas, principalmente no Norte e Centro-Oeste do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista do Inmet Dayse Moraes explica onde o tempo quente poderá ser mais sentido.“As temperaturas podem chegar aos 38°C principalmente na região Norte e Centro-Oeste, 37° em parte da região Nordeste e 38°C pode chegar aí na capital, Porto Alegre e também Cuiabá, no Mato Grosso.” 

No centro do país haverá queda na umidade relativa do ar, que chega aos 20%. Na região Sul, não há previsão de chuva e o tempo segue estável com o avanço da massa de ar quente. “A próxima semana também vai ser marcada por um tempo quente e sem previsão de chuva na região Sul, por conta da uma massa de ar quente também que avança e deve predominar aí durante a semana um tempo mais quente, logo pela manhã um tempo mais frio, mas as temperaturas aumentam aí na região Sul ao longo dessa semana”, explica a meteorologista. 

Já no Norte do país, há previsão de chuvas isoladas. “As chuvas elas vão ficar concentradas, mas no extremo norte da região Norte, principalmente ali no oeste do Amazonas e norte de Roraima”.

No Nordeste, o Inmet não descarta a ocorrência de chuvas passageiras no leste da região, devido ao ar úmido que vem do oceano, que pode causar algumas instabilidades, principalmente no início da manhã. No restante da região, o tempo se mantém firme e com pouca probabilidade de chuva. Fonte: Brasil 61.

Bolsa Família: confira quem recebe nesta segunda-feira (31)

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Benefício é pago ao longo de dez dias úteis, de acordo com o final do número NIS. Neste dia 31 é a vez dos beneficiários com NIS de final 0 (Foto: Lula Marques/Agência Brasil).

O pagamento dos beneficiários do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0 começa nesta segunda-feira (31). O benefício, voltado para famílias de baixa renda, paga o valor mínimo de 600 reais por família com adicional de 150 reais por criança de até 6 anos de idade. Além disso, também é disponibilizado adicional de 50 reais por crianças e adolescentes de sete até dezoito anos incompletos e para gestantes cadastradas na família.

Os pagamentos são realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de pagamento atrelada ao final de NIS do beneficiário. Para saber se já chegou a sua vez de receber, acesse o aplicativo Bolsa Família ou CAIXA Tem no seu celular. Todo mês, o responsável familiar que recebe na conta Poupança Social Digital, pode movimentar seu benefício de forma digital pelo aplicativo CAIXA Tem.

O benefício pode ainda ser movimentado utilizando o cartão de débito da conta e cartão social nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e em Agências da CAIXA. Vale lembrar que, com a conta Poupança Social Digital, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer até PIX direto no aplicativo do celular.

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família é bem fácil, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone. É de graça. Não se esqueça! Fonte: Brasil 61.

Governo realiza entregas para produtores de ovinos e caprinos de Oliveira dos Brejinhos

Segunda / 31.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Importante atividade econômica no município, a ovinocaprinocultura foi contemplada pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 4,2 milhões (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA).

Em visita ao município de Oliveira dos Brejinhos, no Território do Velho Chico, neste domingo (30), Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela primeira-dama, Tatiana Velloso e demais autoridades, fez entregas e participou da 18ª Feira do Bode. Importante atividade econômica em Oliveira dos Brejinhos, a ovinocaprinocultura foi contemplada pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 4,2 milhões, por meio de ações do Projeto Bahia Produtiva, sob coordenação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Por meio de convênio entre a CAR e a Cooperativa Central de Empreendimentos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopeaf), 408 famílias de agricultores foram beneficiadas com a entrega de uma Unidade de Produção de Ração para ovinos e caprinos.

Jerônimo ressaltou a importância do setor para a região e para todo o estado. “Isso aqui é uma atividade econômica muito importante para a Bahia, que está entre os maiores produtores de caprinos e ovinos do Brasil. Nós temos um rebanho significativo, essa região aqui, assim como a região norte, é uma forte produtora. E a Feira do Bode já está na 18ª edição, o pessoal resistindo, trazendo o que há de melhor. Aqui também realizamos entregas para melhorar a capacidade produtiva e melhorar o rebanho e comercialização”, disse o governador.

FOMENTO - O investimento do Governo do Estado também foi aplicado para aquisição de um caminhão,  máquinas, equipamentos e matrizes caprinos e ovinos, além de recursos aplicados para adequação da infraestrutura para comercialização de animais e aquisição de mudas e semoventes.

Conforme o titular da SDR, Osni Cardoso, a estratégia de investir nos pequenos e médios produtores vai trazer impacto para a região. “Aqui a gente pensou um pouquinho no sistema inteiro, foram mais de R$ 4,5 milhões de investimentos desde o galpão aos equipamentos, além de entrega direta para os produtores do campo. O que a gente quer é facilitar a vida do homem e da mulher no campo a partir da produção de ovinos e caprinos. E o Governo do Estado ainda vai fomentar muito o setor para que a gente possa atingir o mercado nacional com solidez", afirmou.

A 18ª Feira do Bode é realizada pela Central de Associações de Fundo de Pasto, com exposições e comercialização de animais, comidas típicas e artesanatos.

O coordenador executivo da Central do Bode destacou a importância dos recursos aplicados para o fortalecimento da economia do município. "Essas entregas nos potencializa e nos projeta como um polo produtor, não só de energias renováveis, mas também de caprinos e ovinos. São comunidades tradicionais, a gente está buscando com esses investimentos do Estado dar um salto e aproveitar a conjuntura para crescer ainda mais”, explicou.

Produtor de ovinos, Pedro Oliveira participou da Feira do Bode expondo seus animais e enfatiza as melhorias a partir dos investimentos do Governo do Estado. “As máquinas servem para melhorar o rebanho que a gente cria, porque tem a seca que é difícil e todo ano tem, né? Aí com as novas máquinas fica mais fácil para fazer a ração dos animais".

Por meio de convênio entre a CAR e a COOPEAF, 408 famílias de agricultores foram beneficiadas com a entrega de uma Unidade de Produção de Ração para ovinos e caprinos.

Hemoba lança campanha de doação de sangue na 8ª Conferência Estadual da Advocacia Baiana

Sábado / 29.07.2023

Por Ascom Hemoba

Em 3 de agosto, será o Dia D da campanha de doação e cadastro de medula óssea, que se estenderá durante todo o mês em todas as unidades da Hemoba. (Foto: Divulgação)

A unidade móvel de coleta de sangue (Hemóvel) estará presente na VIII Conferência Estadual da Advocacia Baiana no dia 03/08, no Centro de Convenções de Salvador, para lançamento da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea da Fundação Hemoba em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção da Bahia (OAB-BA), através da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor e Comissão de Saúde Pública. A ação celebra o Mês da Advocacia, já que em 11 de agosto se comemora o Dia do Advogado e da Advogada, data da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país em Olinda (PE) e São Paulo (SP), no ano de 1827.

Em 3 de agosto, será o Dia D da campanha de doação e cadastro de medula óssea, que se estenderá durante todo o mês em todas as unidades da Hemoba na capital e no interior com o código específico de doação 0233 para os profissionais do Direito “É importante neste momento que estejamos juntos para construir novos laços, novos caminhos a serem trilhados e novos momentos para a advocacia baiana. Sinto-me honrado em firmar este vínculo com a Hemoba, junto à Presidência da OAB e à Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor, para que possamos fazer este ato simbólico e tão importante de doação de sangue em todo o estado da Bahia”, avaliou Felipe Castro, da Comissão de Saúde Pública da OAB-BA.  

Realizada a cada três anos, a 8ª Conferência Estadual da Advocacia Baiana reunirá os grandes nomes do cenário jurídico para debater as principais questões que afetam a advocacia do estado. Após o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento volta a ocorrer presencialmente neste ano com o tema “Novas tecnologias, advocacia e sua essencialidade no Estado democrático de direito". “Toda a diretoria e colaboradores da OAB estão muito felizes de fazer o lançamento desta campanha na nossa conferência estadual da advocacia baiana. Sabemos que a cultura da doação é muito importante e temos o objetivo de engajar todos os advogados do estado da Bahia nesta causa”, declarou Karine Rocha, presidenta da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor da OAB-BA.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro.

Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Oliveira dos Brejinhos: Cippa de Lençóis apreende material explosivo com suspeito

Sexta / 28.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

“Esses explosivos são os mesmos usados contra bancos”, disse o comandante da unidade, major George Porto. (Foto: Divulgação / SSP)

Meio quilo de nitrato, elemento químico usado para praticar explosões, e 250 metros de fio de cordel foram apreendidos por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, com um homem de 52 anos, suspeito de usar o material para implosão irregular de pedreiras e extração de minério. Caso aconteceu na manhã de quarta-feira (26), em Oliveira dos Brejinhos.

Conforme detalhou o comandante da unidade, major George Porto, denúncias recebidas sobre o uso ilegal dos explosivos na localidade conhecida como ‘Chapada de Cima’, ajudaram os PMs na apreensão. “Encontramos o material com ele e questionamos sobre as autorizações ambientais para a prática de extração de minério, bem como as notas fiscais da aquisição do produto. Ele não possuía nenhuma documentação e por isso foi conduzido”, detalhou o oficial.

Ainda segundo o major, o homem acabou infringindo a Portaria número 147 do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro, responsável por monitorar os procedimentos administrativos para o exercício de atividades com explosivos, seus acessórios e produtos que contêm nitrato de amônio e o artigo 251 do Código Penal por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão. “Esses explosivos são os mesmos usados contra bancos”, completou.

O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) de Oliveira dos Brejinhos. Conforme o delegado substituto, Antônio Rosélio Marques, ele foi autuado por fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar sem licença da autoridade substância ou engenho explosivo, gás tóxico ou asfixiante.

Brumado: senhas para a atualização do Cartão do SUS serão retiradas de forma eletrônica

Sexta / 28.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

As senhas são liberadas de domingo a quinta a partir das 15h. (Foto: Instagram / @prefeitura_brumado)

A partir de domingo (30) as senhas para atualização do Cartão do SUS devem ser retiradas de forma eletrônica, por meio do site https://brumadosenhas.com/. As senhas são liberadas de domingo a quinta a partir das 15h, dessa forma a atualização se torna mais ágil e sem transtornos decorrentes de filas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda, que toda a população pode ficar tranquila, todos os cartões serão atualizados dentro dos próximos meses. A pasta já busca uma forma ainda mais ágil e prática para este processo.

Vitória da Conquista: PRF resgata pássaros da fauna silvestre sendo transportados de forma ilegal em ônibus na BR-116

Sexta / 28.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

7 pássaros da espécie Coleira e 2 da espécie Bigode foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). (Foto: Divulgação / PRF na Bahia)

Na tarde dessa quarta-feira (26), nas imediações do Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram o ônibus interestadual que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Arapiraca (AL) e constataram um flagrante de transporte de aves silvestres de forma ilegal.

Ao fiscalizar o interior do ônibus, os policiais encontraram uma gaiola contendo 7 (sete) pássaros da espécie Coleira e 02 (dois) pássaros da espécie Bigode. Os animais estavam acondicionados em uma mochila de cor preta, escondida embaixo de uma poltrona. O homem de 44 anos admitiu estar em viagem de passeio com destino a Ibateguara-AL e que levaria as aves para este destino final. Diante das informações obtidas, a PRF constatou, a princípio, a ocorrência de crime ambiental, configurado pela prática de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, o que é proibido por lei.

Segundo a PRF, a equipe realizou a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o autor firmou um termo de compromisso para comparecer em juízo, conforme for intimado, a fim de responder pelo crime ambiental cometido. Além disso, as aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, onde receberão os cuidados necessários e, posteriormente, poderão ser reintroduzidas em seus habitats naturais, informou a polícia.

Crimes virtuais: modalidade de estelionato que mais cresce no país

Sexta / 28.07.2023

Por Brasil 61

Só em 2022, foram mais de 1,8 milhão de ocorrências, o que significa um crescimento de 326,3% em quatro anos nessa modalidade. (Foto: Divulgação)

Obter vantagem ilícita em razão de prejuízo alheio por meio de fraude, ou seja, alguém oferece uma boa oportunidade e pede algo simbólico em troca. Uma oportunidade atraente, mas que leva às pessoas a caírem em diferentes tipos de golpes. Os estelionatos cresceram ao longo dos últimos anos pela facilidade com a qual esse crime é praticado. Só em 2022, foram mais de 1,8 milhão de ocorrências, o que significa um crescimento de 326,3% em quatro anos nessa modalidade, aponta a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

Para o advogado criminalista Bruno Feldens, o relatório é uma importante ferramenta de análise da criminalidade do país. O especialista alerta para o crime de estelionato na modalidade cibernética, o chamado golpe virtual. “Isso se dá por conta do incremento que nós tivemos a partir da pandemia do uso da tecnologia para fazer tudo em nossas vidas. Os estelionatários se adaptaram a esse novo estilo de vida, mas a premissa continua a mesma: o oferecimento de uma vantagem boa em troca de uma contraprestação pequena. Isso parece ser uma coisa muito boa e as pessoas acabam caindo nos golpes”, pontua.

O advogado especialista em direito criminal, Guilherme Almeida, revela que o estelionato eletrônico tem se tornado cada vez mais comum. “A genialidade vai se atualizando ao longo do tempo. Antigamente, tinham aqueles estelionatos de bilhetes premiados, onde uma pessoa encontrava outra na rua e oferecia um bilhete premiado e a outra pessoa quando ia na lotérica não encontrava nada. Atualmente, há uma atualização. Os criminosos conseguem os dados de uma determinada pessoa e começam a praticar tentativas de estelionatos, às vezes contra a própria família, pelo WhatsApp. Esse é um dos crimes que mais cresce”, detalha. 

De acordo com o anuário, 208 golpes por hora estabelecem o estelionato como “o crime da moda”. O funcionário público Otavio Augusto Nascimento foi uma dessas vítimas. “Eu tive meu cartão clonado por mais de uma vez, tive que fazer boletim de ocorrência, cancelar o cartão no banco, fiquei um tempo sem cartão e isso causou um transtorno para mim. Tive que aguardar mais de uma semana para fazer um cartão novo, contestar compras junto ao banco que foram realizadas pelos estelionatários. É uma situação muito ruim”, conta.

A fim de evitar situações como a de Otavio Augusto, Feldens sinaliza que existem diferentes golpes de estelionato. “Dentre os golpes mais comuns, tem o golpe do falso empréstimo, o golpe do PIX, o boleto falso, são golpes em que as pessoas precisam estar atentas. Existem quadrilhas com empresas de fachadas com aparência de uma empresa correta onde a pessoa acaba caindo no golpe do falso empréstimo, por exemplo. ” Ele acrescenta que é importante que a vítima procure uma delegacia de polícia para relatar o ocorrido para que as autoridades iniciem o processo de investigação. 

Falha na segurança

Advogado especialista em direito criminal, Guilherme de Almeida considera que o anuário demonstra "uma falha na segurança pública". “Acredito que, hoje, tanto as polícias militares como as polícias civis, têm uma dificuldade financeira, não há uma remuneração digna, uma eficiência com relação a aparatos para que a polícia possa trabalhar, seja no dia a dia ou até mesmo em delegacias onde você apresenta uma defasagem. Falta treinamento para ter um combate mais efetivo. O anuário só demonstra que há uma falha da segurança pública. Não digo nem falha com relação à criminalidade em si, mas falha do Estado para com a polícia, para que a polícia também exerça essa efetividade contra a criminalidade”, acredita.

Na opinião do advogado criminalista Bruno Feldens, reduzir esse tipo de crime passa pela maior proteção de dados. “Há quadrilhas que têm acesso a banco de dados de plataformas do governo como o INSS que aliciam novas vítimas a partir desses dados, oferecendo, por exemplo, o falso empréstimo”. Segundo o especialista, é necessário ter uma boa segurança cibernética para proteger os dados, principalmente das redes sociais. “Muitas pessoas perdem as suas contas, têm as contas hackeadas. E os estelionatários se passam por elas e aplicam golpes. [É necessário] Ter uma proteção de dados mais forte nesse sentido para evitar esse tipo de crime”, complementa.

Feldens destaca que falta aparelhamento das polícias investigativas e das polícias judiciárias para promover a investigação dos crimes. “Muitas vezes, a vítima faz o registro de ocorrência, leva ao conhecimento do fato à polícia. Só que aquilo vira uma pilha de inquéritos e o inquérito vai para lá, vai pra cá, por falta de pessoas para dar seguimento a investigação”. Ele observa que, em muitos desses crimes, a polícia não tem efetivo para fazer esse tipo de investigação. “O desafio é incrementar e aumentar a quantidade de policiais que vão investigar e dar seguimento às investigações e, de fato, levar os criminosos a responderem o processo e, por ventura, serem condenados e cumprirem suas penas”, salienta.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública indica que houve também aumento nos casos de roubos e furtos de celulares. Só em 2022, foram registradas mais de 999 mil ocorrências, com crescimento de 16,6% em relação ao ano anterior. O número de estupros registrado foi de 74.930, o maior da série histórica da publicação. A taxa cresceu 8,2% em relação a 2021. Houve ainda registro de 74.061 desaparecimentos, o que representa crescimento de 12,9% na comparação com o ano anterior.

Já a taxa de mortes violentas intencionais (MVI) caiu 2,4%. No Sul e no Centro-Oeste, esse índice cresceu 3,4% e 0,8%, respectivamente. Diversos tipos de roubo apresentaram queda: a instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, residências, de cargas e de transeuntes. Já o número de pessoas registradas como CACs (caçadores, atiradores esportivos e colecionadores) foi multiplicado por sete vezes em relação a 2018: 783.385.

Governo da Bahia divulga resultado final do concurso para PM e Bombeiros

Sexta / 28.07.2023

Por Secom GovBA

O concurso oferta duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. (Foto: Divulgação / Joá Souza)

O Governo publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28), o resultado final do concurso SAEB/05/2022, que visa o preenchimento de vagas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. A edição do DOE também traz a relação dos aprovados por ordem de classificação. O governador Jerônimo Rodrigues registrou a importância de mais um reforço no efetivo e parabenizou os aprovados por meio de suas redes sociais. “A Segurança Pública da Bahia avança com mais 2.500 novos soldados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.

“Pensamos a Segurança Pública através dos eixos Inteligência, Integração e Investimento. Os concursos realizados pelo Governo do Estado, que até o final de 2024, habilitarão cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros, demonstram o grande investimento na busca pela paz social”, destacou também o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Os resultados podem ser conferidos também no Portal RH Bahia e no site da organizadora do certame. O concurso oferta duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros.

O Edital de abertura do Concurso 05/2022 foi lançado em setembro de 2022. Mais de 93 mil candidatos fizeram inscrição no certame para concorrer às vagas. As provas objetiva e discursiva foram realizadas em 22 de janeiro deste ano. O resultado da primeira etapa (provas objetivas) foi divulgado em março. Já o resultado da segunda etapa (provas discursivas) foi publicado no dia 11 de maio. Agora, o Governo divulga o resultado final do certame.

Os selecionados da PM serão lotados em Salvador e Região Metropolitana, além de outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). Já as vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em nove cidades: Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.

Na mesma Edição do Diário Oficial, o Governo do Estado também divulgou o resultado definitivo do procedimento de heteroidentificação. O DOE desta sexta (28) traz a lista definitiva dos candidatos que foram reconhecidos pela Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) para permanecerem concorrendo às vagas.

O concurso oferta duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. (Foto: Divulgação / Feijão Almeida)

8ª Conferência Estadual da Advocacia Baiana será realizada em Salvador, na próxima semana

Sexta / 28.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

O evento é realizado pela OAB na Bahia que tem como presidenta Daniela Borges, vice-presidenta Christianne Gurgel e o diretor-tesoureiro Hermes Hilarião. (Foto: Divulgação)

Na próxima semana, do dia 02 a 04 de agosto, acontecerá a 8ª Conferência Estadual da Advocacia Baiana no Centro de Convenções de Salvador, com 60 painéis debatendo temas do Direito e mais de 80 horas de programação. O evento é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB na Bahia) e traz uma diversidade de temas que, diariamente, cercam advogados, advogadas e estudantes em suas mais distintas áreas de atuação, do Direito das Famílias ao Direito Civil e Médico.

“O novo sempre vem e a tecnologia chegou de forma irreversível também na área jurídica. Ao mesmo tempo, o cuidado com a ética na utilização dessas tecnologias e dessas ferramentas se faz necessário e precisa ser levado em conta a cada avanço. A discussão de normas e leis regula, por exemplo, a questão das fake news, a LGPD e uma série de contratos que acontecem nos ambientes virtuais que não existiam antes. Com isso, surgem novas áreas de atuação para advogadas e advogados”, afirma Daniela Borges, presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, (OAB na Bahia).

Considerado o maior evento jurídico da Bahia, a 8ª Conferência Estadual da Advocacia Baiana volta a ser realizada de forma presencial após a pandemia. Nesta edição, O tema de trabalho é "Novas tecnologias, advocacia e sua essencialidade no Estado democrático de Direito". “O evento reúne temas diversos e preocupações contemporâneas que vão além da advocacia e abrange todos que fazem parte do sistema judiciário”, ressalta a vice-presidenta da OAB na Bahia e diretora científica do evento, Christianne Gurgel. Com abertura confirmada as 18h da próxima quarta-feira, 2 de agosto, o evento terá as conferências magnas do juiz de Direito, professor da UFBA e membro da Academia Brasileira de Direito Civil, Pablo Stolze, e da professora titular de Direito Tributário da UFMG, Misabel Abreu Machado Derzi, que é ex-procuradora geral do estado de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte, além de advogada e conselheira federal da OAB.

“A inteligência artificial tem potencial para transformar radicalmente a forma como a advocacia trabalha, principalmente no que diz respeito à produtividade, pesquisa, análise e gerenciamento de informações jurídicas. Mas, é fundamental lembrar que o cerne da profissão continuará sendo o advogado e a advogada, sua expertise, a compreensão das necessidades da cidadania e sua atuação como defensor dos direitos e garantias fundamentais”, diz o coordenador-geral do evento, diretor-tesoureiro da OAB na Bahia, Hermes Hilarião.

Com previsão de público estimada em dois mil estudantes, advogados e advogadas, grandes nomes do Direito estão confirmados para as palestras que serão realizadas em cinco salas simultâneas durante a programação. Além dos desafios introduzidos com o uso da IA no exercício profissional, especialmente questões éticas, de privacidade e segurança – o público também vai contemplar discussões de pautas importantes nacionais, como a Reforma Tributária.   O evento é aberto aos interessados. As inscrições já podem ser feitas pelo site do Sympla. O investimento é de R$ 50,00 (1º lote) – passaporte válido para os três dias do evento.