Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Brumado: Sessão da Câmara é suspensa por causa do plano de carreira dos professores

Terça / 16.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O veto só será votado após ser apresentado o novo projeto de reajuste com o plano de carreira do magistério (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O principal assunto da pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que aconteceu na noite de ontem (15), seria o veto do prefeito ao reajuste de 7% no salário dos professores. Porém, como já era esperado, após as últimas negociações entre professores, sindicato e administração, o projeto passará mais esta semana sem ser votado. Durante a sessão, o líder do prefeito no legislativo, José Carlos dos Reis (PSB), obstruiu a bancada e a sessão foi suspensa. Em entrevista, o vereador esclareceu que a obstrução fazia parte de uma estratégia já programada entre as partes envolvidas. ‘Fizemos um acordo de cavalheiros para que o veto seja votado apenas após ser apresentado o novo projeto de reajuste com o plano de carreira do magistério. Dessa forma, dentro do regimento interno, coube a obstrução e suspensão da sessão, pois o prazo para votação já havia se esgotado. Acredito que na próxima sessão o prefeito já terá encaminhado todos os projetos a serem votados’, esclareceu o parlamentar.

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil e provocam terror em Caculé

Terça / 16.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A agência ficou completamente destruída. Para dificultar a ação da polícia, os bandidos montaram um cerco em frente ao batalhão da PM e fizeram dezenas de disparos.

Na madrugada de ontem (15), um grupo com cerca de 20 bandidos fortemente armados levou terror à cidade de Caculé. O objetivo do bando era explodir as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica, no Centro da cidade. Segundo a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), a quadrilha invadiu a cidade por volta de 1h40 em quadro veículos. Para impedir a ação da polícia e intimidar a população, o grupo montou um cerco em frente ao batalhão da PM e fizeram dezenas de disparos. A ação durou cerca de 40 minutos. De acordo com informações obtidas pelo Sertão Hoje/Jornal Tribuna do Sertão, o grupo destruiu a porta de vidro da agência, enquanto outros membros da quadrilha se espalharam nas ruas que dão acesso ao local. No total, foram duas explosões. Os bandidos atacaram os caixas eletrônicos que ficam na área de autoatendimento. O imóvel ficou completamente destruído. Ainda segundo a polícia, os criminosos tentaram explodir o cofre da Caixa Econômica, mas um dispositivo de segurança foi acionado e eles desistiram da ação sem levar qualquer quantia em dinheiro. Após a ação criminosa, o grupo fugiu pela BA-156, em direção ao município de Mortugaba. Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Sudoeste (CIPE/Sudoeste) realizam buscas na região. Não foi informado o valor roubado da agencia do Banco do Brasil pelos criminosos.

Rui Costa lança Mutirão de Cirurgias que realizará 13 mil procedimentos na Bahia

Terça / 16.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O lançamento do Mutirão de Cirurgias foi realizado ontem (15), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador.

Ontem (15), acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, o governador Rui Costa lançou o Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, que atenderá gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos: cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, inédita no país, começará a partir do mês de setembro, com os procedimentos pré-operatórios. O lançamento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios. Segundo o governador Rui Costa, o programa tem o olhar da primeira dama, Aline Peixoto. ‘É um programa que vai salvar muitas vidas e dar dignidade a pessoas que esperam há meses ou anos por uma cirurgia’, afirmou Rui.

O governador ainda acrescentou que os primeiros municípios atendidos serão Ipiaú, Ilhéus, Jaguaquara e Jequié, simultaneamente. ‘Os próximos a serem atendidos serão os que mais cadastrarem pacientes. Essa também é uma forma de reconhecer o esforço das prefeituras de cada região’, destacou. O Governo do Estado vai disponibilizar a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso desses pacientes às cidades onde serão realizados as cirurgias. De acordo com Rui Costa, a utilização dos hospitais dos municípios e os novos hospitais do Estado complementam as policlínicas, que estão sendo construídas em uma estratégia de descentralização da Saúde.

Para o cadastramento dos pacientes, as prefeituras devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Todas os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto. O mutirão será iniciado nas macrorregiões Sul, Leste, Centro-Leste e Extremo Sul, entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Fazem parte desses territórios 208 municípios. As outras cinco macrorregiões de saúde (Sudoeste, Nordeste, Norte, Oeste e Centro-Norte), da qual fazem parte os outros 209 municípios baianos, receberão o Mutirão de Cirurgias a partir de 2017.

O objetivo do Mutirão é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos: cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama.

Sucesso da 1ª Feira Literária de Mucugê afina coro para segunda edição

Terça / 16.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Fligê teve sua segunda edição anunciada pelo secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal (Foto: Rosilda Cruz).

‘Levaram o ouro e nos deixaram tudo... Deixaram-nos as palavras’. O pensamento de Pablo Neruda ecoou pelas montanhas da Chapada Diamantina e provocou um diálogo entre a arte literária e suas companheiras, durante 1ª Feira Literária de Mucugê. A noite de abertura foi um brinde às parcerias. O secretário de Cultura, Jorge Portugal, abriu os trabalhos com a conferência sobre o tema, ‘Histórias e Memórias - a lavra da palavra’. Um momento de reflexão sobre a bagagem cultural e as lembranças que se carrega ao longo da vida. Antes, Jorge Portugal já havia anunciado o apoio à edição de 2017 da Feira. ‘Vai ser um encontro de palavras, ideias e sensibilidades. Um encontro de apaixonados pela palavra, pela arte, pela cultura. Vocês me terão como um parceiro’, disse.

Outros patrocinadores que também estavam presentes no Centro Cultural afinaram o coro. ‘Independentemente da vontade de cada um, o mundo gira, e todos nós somos responsáveis pelo desenvolvimento da cultura. A leitura além de ser um prazer, é um direito. Por isso, aposto na segunda edição e com o apoio de quem fomenta a leitura’. Disse a curadora da Fligê, professora Ester Figueiredo. Durante os quatro dias de evento, os aproximadamente mil visitantes puderam conhecer um pouco mais da vida e da obra de Afrânio Peixoto, na exposição ‘O Lapidário’. O escritor, que nasceu em Lençóis, foi o homenageado desta primeira edição. A cada ano um nome será reverenciado. No pavilhão da leitura instalado na Praça Coronel Propércio, no Centro, foram montados dez estantes que abrigaram editoras locais e nacionais.

A cidade, que vive basicamente do turismo ecológico, mergulhou no mundo das letras e fez bonito. Na programação teve oficinas, mesas-redondas, encontros autorais, lançamentos de livros, exibição de filmes e shows. ‘Sabemos que há muitos séculos, imaginava-se a riqueza da Chapada circunscrita ao seu subsolo, ao leito dos seus rios. Era o tempo das lavras de pedras preciosas, que fariam a fama de homens ambiciosos e valentes garimpeiros da aventura, e do sofrimento também. As pepitas que viraram cobiça no mercado internacional, construíram essa beleza de paisagem arquitetônica, o fausto das famílias ricas, mas fomentaram também um imaginário mais rico ainda em narrativas populares e lendas. Lendas e narrativas, agora, eram pedras preciosas demais para não encontrarem os artistas das letras e das canções. Era a lavra que ia substituindo pela lavra da palavra! Vida longa para a Fligê!’, disse Jorge Portugal.

Na programação teve oficinas, mesas-redondas, encontros autorais, lançamentos de livros, exibição de filmes e shows (Foto: Rosilda Cruz).

Brumado: Tiro de Guerra recebe visita para orientação técnica

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, o 1º Tenente José Alves Barreto ministrou uma breve palestra sobre o procedimento a ser adotado no alistamento online.

Nos dias 10 e 11 de agosto, em Brumado, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu a visita do Tenente-coronel Tonny Anderson Almeida Vitório, chefe da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, acompanhado do seu adjunto, o 1° Tenente José Alves Barreto. A atividade teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, divulgar as diretrizes do Comando, transmitir orientações ao instrutor, verificar e avaliar o nível de desempenho dos atiradores, sanar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção. Estiveram presentes o secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, Sr. Evanílson Teixeira, e demais funcionários.  Na oportunidade, o 1º Tenente José Alves Barreto ministrou uma breve palestra sobre o procedimento a ser adotado no alistamento online, na comissão de seleção e na operação do SERMIL.

Brumado será beneficiada com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em Brumado há vagas para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem.

Estudar em uma rede particular de ensino, no cenário atual do país, poderia ser um sonho distante e fora da realidade de muitos brasileiros. Mas a realização pessoal se torna cada vez mais próxima com a abertura das inscrições do maior programa educacional do país, o Educa Mais Brasil. Para o segundo semestre estão disponíveis mais de 200 mil bolsas de estudos, de até 70%, em diversos níveis de escolaridade. Na Bahia, estão sendo oferecidas mais de 47 mil bolsas para 2016.2. Em Brumado há vagas para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem. Para ser beneficiado, é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade e atender aos requisitos socioeconômicos. ‘Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa, que é intermediar acesso à educação de qualidade àquelas pessoas que antes não tinham perspectiva de estudar sem esse benefício’, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil. As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento nos telefones 4007-2020 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 7202 (para demais localidades).

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (15)

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em única discussão de votação está o Veto ao Autógrafo do Projeto de Lei 009/2016 e quatro indicações (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 14. Em única discussão e votação está: Veto ao Autógrafo do Projeto de Lei n.º 009/2016, de autoria do executivo, que dispõe sobre atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério; Indicação Nº 053/2016, de autoria do vereador Agno Meira, que indica ao prefeito Aguiberto Lima Dias a necessidade urgente de uma tela de malha para cobertura da quadra da Comunidade do Fundão; Indicação Nº 054/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito Aguiberto Lima Dias a necessidade de construir uma quadra poliesportiva com arquibancada no povoado de Arrecifinho, município de Brumado; Indicação Nº 055/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito Aguiberto Lima Dias a necessidade de construir a Praça Deolino da Silva Pinto, no bairro Olhos D’água; Indicação Nº 056/2016, de autoria do vereador Manoel Romar, que indica ao prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, o calçamento e esgotamento sanitário da Rua Clareano Leandro Hora, localizado no bairro Olhos D’água.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 16/08

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de Melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira, dia 16/08, das 10:00h às 12:30h, no Bairro Rural, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Fazenda Morro Da Inácia. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Abertura da 1ª Feira Literária de Mucugê reuniu autoridades municipais, estaduais e nacionais

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A abertura contou com a presença da sociedade civil, visitantes e autoridades.

Na última quinta-feira (11), foi dado início na programação da 1ª Feira Literária de Mucugê (Fligê), evento que pretende inserir a cidade de Mucugê, situada nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, nos circuitos de feiras e festas literárias da Bahia. Um cortejo puxado pela Filarmônica 23 de Dezembro, percorrendo as principais ruas da cidade, iniciou as atividades no final da tarde. Logo no início da noite, uma solenidade com a presença da sociedade civil, visitantes e autoridades marcou oficialmente a abertura da Fligê.

Na ocasião, a prefeita do município, Ana Medrado, explanou a sua alegria em receber o evento. ‘Ontem foi um sonho e hoje é realidade. Este é um evento muito importante para a nossa região. Estamos todos felizes, acredito que toda a população, porque a oportunidade só chega aos municípios através da leitura e do conhecimento. Estamos muito honrados em receber esse grandioso presente para a nossa cidade’, afirmou. O Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, que também participou da conferência ‘Histórias e Memórias: A Lavra da Palavra’ na noite de abertura, afirmou que a Fligê mostra o amadurecimento cultural de uma região admirada por escritores. Ele citou como exemplo o romancista Afrânio Peixoto, que foi o homenageado nesta primeira edição. ‘Ler faz bem a alma, e incentivar a leitura é um dever de todos nós’, disse Portugal.

‘O Coletivo Lavra’ está se sentindo lisonjeado com a presença de todos e o acolhimento da cidade de Mucugê’, contou Lana Sheila, coordenadora pedagógica da Fligê e membro do Coletivo Lavra. A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita de Mucugê, Zenilda Rebouças; secretária municipal de Educação e Esportes, Rosana Alice; secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Meirilan Aline Machado; deputado federal Waldenor Pereira; curadora da Fligê, Ester Figueiredo; e membro do Instituto Incluso, Geovane Viana. A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, e conta ainda com o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia.

Brumado: ‘Feijão do Sítio Novo’ tem data alterada para o dia 26 de novembro

Segunda / 15.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Após um novo estudo de viabilidades, visando dar maior comunidade e conforto para o público, os promoters do evento decidiram alterar a data para o dia 26/10.

Sempre pensando no bem-estar e na comodidade do público em seus eventos, a Só Legal e Beto Bonelly Produções sempre realizam uma ampla pesquisa antes de suas realizações. Tendo um grau de excelência altíssimo, buscando sempre a superação e a inovação, foi criado o novo projeto ‘Feijão do Sítio Novo’, um evento diferenciado, com uma atmosfera incrível, trazendo a grande inovação do sistema ‘exclusive’, somente para mil pessoas. Ou seja, a festa terá uma dinâmica organizacional única. Anunciado para acontecer no dia 22 de outubro, após um novo estudo de viabilidades, visando dar maior comunidade e conforto para o público, os promoters Beto Bonelly e Gilson Porto decidiram alterar a data para o dia 26 de novembro. Vale ressaltar que a programação continua a mesma: Fann Estourado, Tiago Araújo, DJ Pantera e o sensacional Jauperi, que dispensa comentários. Então vai se preparando porque é mais um evento que entrará para a galeria de sucesso das grandes realizações na área de entretenimento em Brumado. Aguarde maiores informações.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 13/08

Sexta / 12.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sábado, dia 13/08, das 13:00h às 17:00h, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Maria Quitéria; Pç. Henrique Pereira Donato; Av. Guanabara; Rua 13 de Maio; Rua Duque de Caxias; Rua Rio de Janeiro; Av. Santos Dumont; Av. Mato Grosso Do Sul; Rua Tobias Barretos; Rua Padre Jose de Anchieta; Rua F; e Rua Dr. Jose Bastos. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Empresa eólica pretende gerar 6 mil empregos na Bahia

Sexta / 12.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A fábrica de Tecnologia e Sistemas Avançados (Tecsis) está iniciando operações na Bahia, no Polo Industrial de Camaçari, e pretende gerar 6 mil empregos (Foto: Camila Souza).

Na manhã desta sexta-feira (12), o governador Rui Costa visitou a fábrica de Tecnologia e Sistemas Avançados (Tecsis), que está iniciando operações na Bahia, no Polo Industrial de Camaçari. Fabricante de pás para turbinas destinadas às empresas do setor de energia eólica, principalmente para a Gamesa e Acciona, que já operam na Bahia, a Tecsis é a terceira maior produtora mundial da peça e uma empresa genuinamente brasileira. Com investimentos da ordem de R$ 220 milhões, a planta tem capacidade para produzir 2,5 mil pás por ano, em 12 linhas de produção. Nela já trabalham 637 funcionários, mais de 500 deles contratados na Bahia. Além desses, a empresa trouxe 17 técnicos baianos que estavam trabalhando fora do estado para atuar na unidade. Segundo a Tecsis, com a capacidade máxima instalada, a fábrica pode empregar até seis mil pessoas. A meta é chegar, até o final de 2018, com três mil colaboradores.

De acordo com o governador, a capacidade de operação e empregabilidade da planta consolida a parceria de sucesso de empresas, como a Tecsis com o Governo do Estado. ‘Vamos continuar fortalecendo a economia baiana e honrando nossos compromissos com as indústrias aqui instaladas. Entre eles a requalificação e duplicação da Via Atlântica, um investimento de R$ 23 milhões, com o qual vamos duplicar a via que vai do Polo e passa na frente de todas as empresas. O projeto inclui um novo traçado para a via, que será entregue em janeiro do ano que vem, concluindo um compromisso viário, garantindo uma saída mais confortável das pás. Um segundo desafio será discutir roteiro dessas pás através de rodovias e pontes, trabalho junto com o Dnit. Temos todo o interesse em estruturar a cadeia produtiva da indústria eólica e temos que fazer ainda mais, o que pode influenciar na questão dos custos e tornar os produtos ainda mais competitivos’, afirmou Rui.

Segundo o diretor industrial da Unidade de Negócios do Nordeste da Tecsis, Paulo Cerqueira, o objetivo da empresa é ampliar a produção e fazer da indústria baiana um polo de exportação de pás. Rui ainda aproveitou para propor parcerias com a empresa na área da Educação Profissional, com o objetivo empregar os jovens estudantes da rede estadual. Na ocasião, os diretores da Tecsis, que além de Camaçari possui outras duas unidades em Sorocaba e Itu, no estado de São Paulo, elogiaram a mão-de-obra baiana. No total, a empresa emprega quatro mil funcionários nas três unidades.

Eventos culturais marcam comemoração dos 97 anos de Guanambi

Sexta / 12.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A programação teve início ontem (11), com o evento Cinema Itinerante realizado na Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Educação já comemora em grande estilo os festejos comemorativos dos 97 anos de emancipação política de Guanambi. A programação teve início ontem (11), com o evento Cinema Itinerante realizado na Câmara de Vereadores. Na manhã de hoje (12), aconteceram apresentações culturais das escolas da rede municipal, prestigiada pelo prefeito Charles Fernandes, primeira-dama Jaylma Fernandes, secretária de Educação Maristela Cavalcante, secretários, diretores, professores e alunos. O evento mesclou apresentações teatrais, música e dança, focando o talento e potencialidade das escolas. A programação prossegue até domingo, dia 14. Pela manhã também foram realizadas apresentações de danças regionais pelos alunos da Rede Municipal de Ensino e dança de forró, e terá ainda: 18:00 - Apresentação do espetáculo ‘Tarzan’ e show com personagens infantis da Escola de Balé Iana Rocha; 18:00 as 22:00 - Exposição da Feira de Artesanato; e 19:30 - Lançamento do livro ‘Diálogos Sobre Políticas Educacionais’ organizado pelo Conselho Municipal de Educação, na Câmara de Vereadores. Amanhã (13) terá: 19h - Pedal com os ciclistas guanambienses em comemoração ao dia do ciclista; e 18:00 as 22:00  - Exposição da Feira de Artesanato (Praça do Feijão). No dia 14 (domingo) será realizados: 04h - Alvorada (Concentração em frente a Secretaria Municipal de Educação); 08h  - Abraço da Cidade (Praça Coronel Cajaiba); 09:00 - Concentração dos ciclistas na Praça do Feijão para a realização do Pedal até o Poço do Magro; 10 h - Corrida de MotoCross (Barragem Poço do Magro); 18:00 h as 22:00  - Exposição da Feira de Artesanato (Praça do Feijão).

Na manhã de hoje (12), aconteceram apresentações culturais das escolas da rede municipal, prestigiada pelo prefeito, primeira-dama, secretários, diretores, professores e alunos.

Guanambi: Quadra poliesportiva do Colégio José Neves Teixeira irá receber requalificação

Sexta / 12.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A requalificação foi autorizada pelo prefeito durante reunião com a comunidade educacional para debater demandas.

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 12, com a comunidade educacional do Colégio Municipal José Neves Teixeira, debatendo as demandas dos professores, pais e alunos da unidade. Ao lado da secretária de Educação, Maristela Cavalcanti, o gestor destacou o empenho dos professores e diretores da unidade que tornaram o Colégio José Neves uma boa referência no ensino. Ao autorizar o atendimento de algumas providências imediatas, o prefeito autorizou a requalificação da quadra poliesportiva. A mesma será dotada de cobertura, alambrado e uma nova estrutura, atendendo assim a principal reivindicação apresentada na reunião pela Diretora Marinês, colegiado escolar e alunos. A quadra será inaugurada dia 30 de setembro.

Brumado: Professores negociam 2,6 milhões com o executivo municipal para garantir plano de carreira

Sexta / 12.08.2016

Por Guto Bernardes

Os professores realizaram uma assembléia no que deveria ser uma sessão da Câmara para votar o Veto do Projeto de Lei n.º 009/2016 (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Na noite de ontem (11), os professores realizaram uma assembléia no que deveria ser uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, que votaria o Veto do Projeto de Lei n.º 009/2016, encaminhado ao legislativo pelo executivo municipal. Essa mudança ocorreu devido uma mesa de negociações realizadas posteriormente entre a APLB/Sindicato e o prefeito, em que o gestor insistiu no veto e ofereceu 0% de ajuste aos professores. Ele ainda declarou que poderiam derrubar o veto, mas o embate seria levado para a justiça. Com isso, a APLB apresentou outra proposta para que não sair da mesa sem nenhum avanço, o que poderia resultar na paralisação da categoria. Os representantes sindicais propuseram ao prefeito a aprovação do plano de carreira ainda neste mês e o reajuste salarial a partir de outubro. O gestor aceitou a proposta. Com a decisão, os professores de Brumado barganharam R$ 2,6 milhões com a administração municipal, valor que seria para o reajuste da folha de pagamento para adquirir a aprovação do plano de carreira da categoria. Segundo a diretora do núcleo regional da APLB/Sindicato, Vanuzia Lobo, com o plano aprovado os professores não precisarão mais ‘mendigar’ reajuste com a administração, pois o mesmo será automático.