Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2021"

CIB aprova vacinação contra Covid-19 de jovens de 12 a 17 anos e 3ª dose para grupos prioritários na Bahia

Sábado / 28.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Por idade, apenas os municípios que já alcançaram a vacinação de pessoas com 18 anos poderão avançar para a faixa etária de 17 a 12 anos sem comorbidades.

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (27), foi aprovada a inclusão de jovens com idade de 12 a 17 anos sem comorbidade na vacinação contra Covid-19, de forma escalonada. Foi decidida ainda a antecipação da dose de reforço (3ª dose) para idosos de 80 anos ou mais; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); imunossuprimidos; e profissionais de saúde ativos da linha de frente, com idade acima de 60 anos.

“A antecipação da 3ª dose para esses grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante Delta, identificada pelo Lacen-BA (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia), através de sequenciamento genético. Será realizado ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes, e todos os pacientes internados nas UTIs terão amostras colhidas e sequenciadas”, explica a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim.

De acordo com a decisão da CIB, as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose, no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a 3ª dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à última dose. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca.

No escalonamento por idade, apenas os municípios que já alcançaram a vacinação de pessoas com 18 anos poderão avançar para a faixa etária de 17 a 12 anos sem comorbidades, de forma escalonada. Para este grupo, a vacinação deverá acontecer, obrigatoriamente, com o imunizante da Pfizer.

Câmara de Dom Basílio concede Título de Cidadão Honorário para PMs

Sábado / 28.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gonçalo Ferreira, e contou com a presença do vice-prefeito Fernando Santos e dos demais vereadores. (Fotos: Divulgação)

Na sessão dessa quinta-feira (26) da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Basílio ocorreu a entrega dos títulos de Cidadão Honorário para os policiais militares Pascoal dos Caires dos Santos e Clébio Souza Aguiar, cabo e soldado da PM, respectivamente. O Projeto de Decreto Legislativo, que concedeu os títulos, foi de autoria do Vereador Jocinei Silva Costa (Nei da Van), tendo sido aprovado por todos os demais vereadores. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gonçalo Ferreira, e contou com a presença do vice-prefeito Fernando Santos e dos vereadores Zilmar Chaves, Nei da Van, Lôro, Professor Luiz Eugênio, Gelson Caires, Zory Oliveira e Núbia Cristina. Ausente o Vereador Edy Frutas.

Guajeru: Prefeitura investe R$ 100 mil na compra de computadores, notebooks e impressoras para as escolas municipais

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os equipamentos foram destinados às Escolas Municipais Santa Rosa, Antonio Andrade, Getúlio Vargas, Raul Nunes e ao Colégio Municipal Professora Lucineide Garcia.

O Governo de Guajeru, através da Secretaria Municipal de Educação, fez a compra de computadores, impressoras e notebooks para as Escolas Municipais Santa Rosa, Antonio Andrade, Getúlio Vargas, Raul Nunes e ao Colégio Municipal Professora Lucineide Garcia.  "Nosso compromisso é garantir uma melhor qualidade de ensino, disponibilizando ferramentas modernas e necessárias para os professores, coordenadores pedagógicos e equipe gestora”, destacou o prefeito Jilvan ‘Galego’ Teixeira.

A entrega dos equipamentos às escolas acontece nessa quinta-feira (26). Segundo a Secretária Municipal de Educação Fátima Viana, os novos computadores, notebooks e impressoras serão importantes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais (Ensino remoto) e na volta às aulas presenciais (Ensino híbrido).

Governadores do Nordeste divulgam carta “em defesa da legalidade e da paz no Brasil”

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os governadores estiveram reunidos em Natal, capital do RN, nessa quarta-feira (25). (Fotos: Divulgação / Karlos Geromy)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), divulgou em suas redes sociais, nessa quarta-feira (25), a Carta dos Governadores do Nordeste conclamando “a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz”.

Reunido em Natal, no Rio Grande do Norte, o grupo destacou no documento que somente com esse posicionamento “o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação”.

“Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, ressalta o texto.

Assinam os governadores Wellington Dias (PT/Piauí), Renan Filho (MDB/Alagoas), Rui Costa (PT/Bahia), Camilo Santana (PT/Ceará), Flávio Dino (PSB/Maranhão), João Azevedo (PB/Paraíba) e Fátima Bezerra (PT/Rio Grande do Norte), além das vice-governadoras Luciana Santos (PCdoB/Pernambuco) e Eliane Aquino (PT/Sergipe).

MDR reconhece situação de emergência em 10 municípios baianos

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Com a medida, municípios, que foram atingidos pela estiagem, podem solicitar recursos do MDR para ações de resposta. (Na foto, Ituaçu, um dos municípios atingidos)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 10 municípios da Bahia que foram atingidos pela estiagem. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU). Foram beneficiadas: Abaré, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Dom Basílio, Ibipitanga, Ituaçu, Lafaiete Coutinho, Maetinga e Presidente Jânio Quadros.

No início deste ano, o MDR selecionou 939 localidades em 319 municípios de 9 estados do País para serem priorizadas nos investimentos voltados a ações estruturantes de segurança hídrica. Entre os estados selecionados, está a Bahia, com 200 localidades prioritárias mapeadas.

Além da Bahia, também obtiveram o reconhecimento federal da situação de emergência os municípios de Madalena (CE), São Bento do Trairí (RN), São Bento do Norte (RN), Nossa Senhora Aparecida (SE), Caxambu do Sul (SC) devido à estiagem, enquanto em Jaguaribe (CE), Augusto de Lima (MG) a situação é motivada pela seca. Na contramão, os municípios de Cristal do Sul e Coronel Bicaco, ambos no Rio Grande do Sul, registraram chuva de granizo.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do MDR para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Lula e Rui Costa visitaram obras da policlínica em Narandiba nessa quinta (26)

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

(Fotos: Mateus Pereira / GovBA)

Ao lado do ex-presidente Lula (PT), o governador Rui Costa (PT) visitou as obras da Policlínica Regional de Saúde em Narandiba na manhã dessa quinta-feira (26). Durante a vistoria, ele apresentou as salas que vão abrigar consultas clínicas com médicos de diferentes especialidades e ofertar exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e pequenos procedimentos. “Com esse equipamento, a gente descobre um câncer no início, descobre um problema cardíaco grave no início, trata pessoas com diabetes. Enfim, o resultado é extraordinário na vida humana e no sistema de saúde”, disse Rui.

A secretária da Saúde do Estado (Sesab) em exercício, Tereza Paim, destacou que o plano assistencial da unidade prevê atendimento e consultas especializadas “antes que o cidadão precise de internação hospitalar. Esse equipamento faz a diferença na saúde da Bahia. Esperamos que a população utilize de verdade”. A policlínica será gerenciada pela Secretaria de Saúde do Município de Salvador.

A unidade de saúde vai disponibilizar consultas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia. Oferecerá ainda especialidades não médicas, como farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista, e exames de MAPA, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x, ressonância e tomografia.

Em Salvador, o Governo do Estado também vai inaugurar a policlínica em Escada. No interior do estado, as unidades são instaladas em pontos estratégicos, descentralizando a assistência e regionalizando o acolhimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou esperar muito tempo para o atendimento. As policlínicas possuem 2.848,32m² de área construída, com 12 consultórios e são equipadas com estrutura de ponta, num investimento de mais de R$ 13 milhões.

Fiocruz e Butantan ganham título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública

Sexta / 27.08.2021

Por Agência Senado

Na imagem, a sede do Instituto Butantan, em São Paulo. (Foto: Divulgação / ALESP)

Dois dos principais centros de ciência e pesquisa do país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan acabam de se tornar Patrimônio Nacional da Saúde Pública. Foi publicada nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 14.196, de 2021, que cria o título a ser concedido a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos prestadoras de relevantes e notórios serviços à saúde pública.

O título também poderá ser concedido, a partir de resolução do Congresso Nacional, a outras instituições que atuem há no mínimo 70 anos no desenvolvimento de atividades de cunho técnico, científico, educacional, assistencial e de participação social na promoção, proteção e recuperação da saúde, em âmbito público e comunitário. É necessário também que tenham “indiscutível e notório” reconhecimento público e social.

A partir da concessão do título, as instituições homenageadas poderão ter preferência, conforme regulamento, em processos seletivos de compra de bens e serviços, em fomento social nas suas áreas de atuação e na obtenção de linhas de crédito público, tudo em igualdade de condições. Da mesma forma, essas instituições terão preferência na liberação de emendas parlamentares que lhes tenham sido concedidas. Pela Lei 14.196, a dissolução das instituições intituladas Patrimônio Nacional da Saúde Pública só poderá ocorrer após audiência pública para discussão de sua necessidade e oportunidade.

O título foi criado por iniciativa do Congresso. Durante a tramitação do projeto de lei (PL 2.077/2019), de autoria do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), a concessão dos títulos à Fiocruz e ao Butantan foi acrescentada por emendas.

Presente em 10 estados, a Fiocruz, que comemorou 121 anos em janeiro deste ano, firmou em 2020 acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade Inglesa de Oxford. Já o Instituto Butantã, que é considerado o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, com 120 anos, tem acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac para a fabricação da CoronaVac. O instituto trabalha também para a produção e desenvolvimento da vacina ButanVac.

Fonte: Agência Senado.

Na imagem, a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação / Fiocruz)

Governador Rui Costa participará da inauguração do Frigorífico da Chapada hoje (27) a tarde

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Frigorífico da Chapada, localizado em Andaraí, tem a expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos quando estiver operando à plena carga. (Foto: Reprodução / O Correio)

O governador Rui Costa (PT) participará, na tarde desta sexta-feira (27), às 14h, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, da inauguração do Frigorífico da Chapada, que tem a expectativa de gerar cerca de 3 mil postos de trabalho quando estiver operando à plena carga. A estrutura terá capacidade para processar 168 tipos produtos, de embutidos aos cortes mais sofisticados.

A previsão da empresa é que a operação será responsável por gerar 230 empregos diretos e 690 indiretos, além de outros 2 mil postos de trabalho no decorrer da cadeia produtiva, que vai envolver pequenos produtores rurais. O complexo de produção – numa área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate à desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis.

Prefeitura de Caetité realiza palestra sobre sensibilização do Agosto Lilás e o combate a violência contra mulher

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, a coordenadora do CREAS, Érica Rodrigues Novais, apresentou as atividades do órgão e suas ofertas de serviços. (Fotos: Divulgação / PMC)

Em comemoração ao Agosto Lilás, mês de sensibilização à questão da violência contra a mulher, a Prefeitura de Caetité, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), realizou uma palestra com mulheres do Residencial Esmeralda. Na ocasião, a coordenadora do CREAS, Érica Rodrigues Novais, apresentou as atividades do órgão e suas ofertas de serviços.

Em entrevista, Novais informou que, devido à pandemia, foram utilizadas as plataformas digitais para divulgação do aludido mês, bem como a Lei Maria da Pena, que completou 15 anos. Érica disse que é importante que as mulheres tomem ciência sobre o Agosto Lilás, que é trabalhado desde 2020 e que, este ano, a Prefeitura está tornando o mês ainda mais evidente. Questionada sobre como as mulheres vítimas de violência devem proceder, a coordenadora do CREAS disse que órgão faz parte da rede de acolhimento dessas vítimas. Ela orientou a ligar para os canais 190 (Polícia), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o Whatsapp Respeita as Mina (71) 99909-9322. O CREAS está localizado na Praça da Feira Velha.

Livramento: Câmara de Vereadores retoma sessões presenciais a partir do dia 17/09

Sexta / 27.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

As sessões ainda continuarão a serem transmitidas por vídeo no canal da Câmara de Vereadores no Youtube e pela página do Facebook. (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora anunciou que retomará os trabalhos legislativos de forma presencial no dia 17/09/2021. A sessão ordinária está marcada para às 15h, no plenário Dr. Didi Azevedo, e acontecerá de forma presencial, o que não ocorria desde março, quando houve agravamento no quadro da pandemia de Covid-19. Até então, as sessões eram realizadas via videoconferência. Com as sessões presenciais, o público poderá assistir aos encontros no plenário da Câmara, observando as regras de distanciamento social e uso de máscara. As sessões ainda continuarão a serem transmitidas por vídeo no canal da Câmara de Vereadores no Youtube e pela página do Facebook.

Macaúbas: Força Solidária distribuiu 21 cestas básicas para famílias carentes nessa quarta (25)

Quinta / 26.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

A entrega dos produtos ocorreu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. (Fotos: Divulgação / 4ª CIPM)

Nessa quarta-feira (25), policiais militares da 4ª CIPM distribuíram 21 cestas básicas às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Macaúbas. Essa é a 5ª e última etapa da Campanha Solidária. A entrega dos produtos ocorreu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Em nota, a 4° CIPM expressou seus agradecimentos àqueles que apoiaram a Campanha, como “todos [os] participantes civis, empresários e Policiais Militares que, de alguma forma, tornaram essa iniciativa uma realidade. Parabéns a todos!”

A entrega dos produtos ocorreu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. (Fotos: Divulgação / 4ª CIPM)

Indivíduo é preso com armas na zona rural de Macaúbas

Quinta / 26.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

O indivíduo, que possuía um mandado de prisão em aberto em seu nome, foi pego pelos policiais no Povoado Desterro, na zona rural. (Foto: Divulgação)

Na tarde dessa última terça-feira (24), uma operação conjunta entre policiais militares da 4ª CIPM e a Polícia Civil prenderam um indivíduo, que tinha um mandado de prisão em aberto, no Povoado Desterro, na zona rural de Macaúbas. Segundo a 46ª CIPM, a Polícia Civil solicitou o apoio dos militares, que, prontamente, se deslocaram para o local indicado, onde encontraram o indivíduo em posse de 2 armas de fogo, sendo uma calibre .12 e outra de fabricação artesanal, além de 11 munições. O indivíduo e o armamento foram apresentados à Polícia Civil, na sede da Delegacia de Macaúbas.

Prazo para o MEI regularizar débitos e não entrar na dívida ativa termina na próxima terça-feira (31)

Quinta / 26.08.2021

Por Cristiana Fernandes

O Sebrae oferece orientação para parcelamento das dívidas junto à Receita Federal. (Foto: Divulgação / iStock)

Os Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos para o encerramento do prazo para regularização dos débitos referentes à Arrecadação do Simples Nacional (DAS), na próxima terça-feira, 31 de agosto, para não entrar na dívida ativa. Na região do sudoeste da Bahia são 63.878 MEI's, sendo 21.089 somente em Vitória da Conquista.

O MEI que estiver inadimplente, além de ter o débito inscrito na dívida ativa com aumento de 10% no valor devido, enfrentará também a perda da qualidade de segurado no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e, com isso, deixará de usufruir dos benefícios previdenciários. Pode ter o CNPJ cancelado, ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios, além de ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

Na Bahia, 56,1% dos MEI estão inadimplentes, o estado ocupa a 16ª posição no ranking nacional, segundo dados da Receita Federal (Simples Nacional), extraídos pelo Observatório Sebrae Bahia, Unidade de Gestão Estratégica, em janeiro de 2021.

No Portal Sebrae é possível encontrar orientações para regularização de débitos MEI em diferentes formatos. Como vídeo, e-book com procedimentos para solicitação do Parcelamento de Débitos MEI e, ainda, caso haja dúvidas, é possível conferir uma sessão com as Perguntas Mais Frequentes (FAQ) sobre o assunto.

Os débitos já vencidos e declarados por meio da DASN Simei poderão ser divididos em até 60 meses com parcelas mínimas de R$ 50 reais. Vale ressaltar que o Sebrae não é responsável pela regularização, entretanto orienta o cliente na consulta, pagamento e parcelamento dos débitos, além de ofertar diversas soluções para auxiliar a gestão financeira da empresa para evitar novos endividamentos.

O MEI que precisar de auxílio do Sebrae pode agendar atendimento através do número 0800 570 0800 ou procurar alguma unidade ou ponto de atendimento na cidade mais próxima.

O que a LDO 2022 tem a ver com o meu município?

Quinta / 26.08.2021

Por Cesar Lima / Brasil 61

Jair Bolsonaro sanciona, com vetos parciais, a LDO 2022. (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

Na última segunda-feira (23), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. Apesar do nome, ela já está em vigência, porque também dá as diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária para o exercício de 22.

Por ser um ano eleitoral, a execução orçamentária - regida pela LDO - será bem apertada, pois conforme o art. 73, VI, a, da Lei nº 9.504/1997, nos três meses que antecedem o pleito, é vedado aos agentes públicos em campanha eleitoral realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios.

Dessa vedação estão ressalvados os recursos destinados às obras ou serviços em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública. Nesse sentido, a LDO pode ajudar ou inviabilizar a realização de vários projetos. E alguns dos vetos realizados pelo Executivo têm o poder de atrapalhar bastante os municípios. O primeiro veto, o do § 2º do art. 83 do Projeto de Lei, que eximia os municípios de até 50 mil habitantes da comprovação de adimplência para transferências voluntárias, ou o do § 3º do art. 65 do Projeto de Lei, que previa que as obras financiadas por emendas parlamentares poderiam restar em cláusulas suspensivas a licença ambiental e o projeto de engenharia.

Esses dispositivos ainda poderão retornar ao texto da LDO quando o Congresso Nacional for analisar esses vetos, momento em que estados e municípios poderão utilizar seu poder de persuasão para que, em 2022, o processo de execução orçamentária para os entes subnacionais possa ser, em parte, facilitado.

Eu sou Cesar Lima, Especialista em Orçamentos Públicos, e este foi mais um “Por dentro do Orçamento Público”.

Posso tomar doses diferentes da vacina para Covid-19?

Quinta / 26.08.2021

Por Janary Bastos Damacena e Omara Soares / Brasil 61

Especialistas dizem que existe possibilidade de benefício em tomar 2 doses de vacinas de laboratórios diferentes, mas assunto ainda carece de mais estudos. (Foto: Pexels / Pixabay)

Para evitar que a falta de vacina do mesmo tipo atrapalhe a proteção das pessoas contra a Covid-19, o Ministério da Saúde autorizou o intercâmbio para situações específicas, incluindo a falta de estoque. De acordo com a nota técnica, considerando que todas as vacinas objetivam a indução de resposta contra o vírus SARS-CoV-2, “é esperado que uma segunda dose de outra vacina seja capaz de induzir uma amplificação da resposta imune, sendo que a intercambialidade de vacinas está fundamentada nos princípios básicos da imunologia e já é descrita com outras vacinas”.

Segundo o biomédico Imunologista Jhonathan Rocha, as duas doses da vacina são importantes para completar o esquema de forma mais eficaz, com o qual foram realizados todos os estudos possíveis. Por isso, o ideal é tomar as duas doses da mesma vacina, para fortalecer a proteção. Isso não quer dizer que se uma pessoa precisar tomar doses diferentes, ela vai realmente ter reações adversas. “Não que isso traga algum problema para a pessoa que tomou doses de vacina diferente e isso pode trazer um efeito adverso ou que seja um agravante. Como se a pessoa possa ter reações por causa da vacina, então não é essa a questão”, explicou o médico.

Inclusive, existem estudos internacionais em que os cientistas buscam compreender melhor as reações de tomar vacinas de laboratórios diferentes. É o que afirma o biomédico, especialista em microbiologia, Matheus Moura. “Já saíram alguns estudos que mostram que existe benefício se a pessoa realizar a primeira dose de uma e a segunda dose de outra, [que] tem mais chances de desenvolver sintomas leves caso entre em contato com o vírus. Mas, até então, não temos muito estudos que comprovam isso, então, até o momento, não é indicado realizar essa mistura, essa combinação de vacinas diferentes”, destacou.

Mesmo com a notícia, é preciso cautela ao adotar essa medida, aponta uma nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo consta, "embora existam dados potencialmente importantes sobre o uso de sistemas heterólogos de vacinação, não existem dados, ainda, sobre a duração da resposta imune com o uso de duas vacinas diferentes”.
.