Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2023"

Inflação na primeira semana de agosto subiu 0,14%

Quinta / 10.08.2023

Por Brasil 61

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou inflação de 0,14% na 1ª semana de agosto e acumula alta de 4,28% nos últimos 12 meses (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo de Habitação, que passou de uma variação negativa de 1,06% na quarta semana de julho para uma variação negativa de 0,22% na primeira semana de agosto. Nesta categoria, cabe mencionar o item tarifa de eletricidade residencial, que variou para uma taxa negativa de 0,36%, após uma variação negativa de 4,64% na semana anterior.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Saúde e Cuidados Pessoais (0,25% para 0,53%), Despesas Diversas (0,48% para 0,56%) e Vestuário (-0,33% para -0,30%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,04% para 1,01%), conserto de bicicleta (-0,89% para -0,59%) e calçados infantis (0,81% para 1,38%).

Por outro lado, apresentaram recuo em suas taxas de variação: Educação, Leitura e Recreação (1,33% para 0,51%), Transportes (1,07% para 0,74%), Alimentação (-0,36% para -0,46%) e Comunicação (0,04% para 0,02%). Nestas classes de despesa, vale citar os itens: passagem aérea (6,20% para 1,33%), gasolina (4,08% para 2,62%), hortaliças e legumes (0,13% para -2,04%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-0,03% para -0,10%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileior de Economia, FGV IBRE. Fonte: Brasil 61.

Abertas inscrições para mais quatro ciclos do programa Mais Médicos

Quinta / 10.08.2023

Por Brasil 61

As inscrições para o 31º, 32º, 33º e 34º ciclos do Programa vão de 7 a 18 de agosto e devem ser feitas pelo site http://maismedicos.gov.br/. (Foto: Divulgação / Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Estão abertas até o próximo dia 18 de agosto as inscrições para mais quatro ciclos do Programa Mais Médicos. Três dos editais abertos pelo Ministério da Saúde são para médicos que queiram atender públicos específicos como: saúde indígena, prisional e em consultórios de rua. O 31º ciclo do programa, que destina vagas de coparticipação entre estados e municípios, ainda está em fase de confirmação pelos municípios, mas a lista preliminar prevê a oferta de 10.340 vagas para a em todo o país. As inscrições também já estão abertas e vão até o dia 18 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, para aderir ao Mais Médicos os gestores de cada município precisam acessar o eGestor, um sistema usado para uma série de políticas da atenção primária. “Quando o Secretário de Saúde, o coordenador de atenção básica entra nesse sistema, ele vai poder clicar num campo que é de adesão às iniciativas do Programa Mais Médicos. Os gestores precisam ingressar nesse sistema e manifestar o interesse nessas vagas”, explica o Secretário Adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Com base nesse quantitativo de equipes que o município já dispõe é que o Ministério calcula a possibilidade de adesão ao Programa. “Não temos uma meta inicial, exatamente porque o município tem a autonomia, ele que precisa avaliar qual é a sua necessidade” complementa o Secretário.

QUEM PODE PARTICIPAR - Podem se inscrever no Programa os médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país e que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Além disso, médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior e médicos estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior. Todos os perfis podem se inscrever de forma simultânea, mas vale ressaltar que médicos brasileiros têm prioridade na seleção.

As inscrições para o 31º, 32º, 33º e 34º ciclos do Programa vão de 7 a 18 de agosto e devem ser feitas pelo site http://maismedicos.gov.br/. Os profissionais que tiverem a inscrição validada poderão indicar, entre os dias 21 e 25 de agosto, dois locais de interesse para atuação.

Para as vagas do Saúde Indígena, a previsão é que em 21 de agosto seja publicada a lista dos médicos com inscrições validadas e aptos à indicação dos locais de atuação. Já os selecionados para trabalhar no Consultório de Rua o resultado final das adesões deve sair no dia 31 de agosto, mesma data que deve ser divulgado o quadro de vagas aderidas pelos municípios para Saúde Prisional.

2,3 MÉDICOS A CADA 1000 HABITANTES - Dados do Ministério da Saúde apontam que o país tem, hoje, 2,3 médicos a cada 1000 habitantes. “Quando avaliamos esse dado sabemos que é uma média menor que os países da OCDE, que reúne uma série de países europeus, uma série de países que têm investido em sistemas públicos de saúde e sabemos também que é uma meta menor do que foi planejado dentro do Programa Mais Médicos que é chegar em, 2026 com 2,6 médicos a cada mil habitantes”.

MAIS MÉDICOS PARA O NORTE E NORDESTE - Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicada em julho passado, revelou que um terço da população sofre com a ausência de médicos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. O levantamento foi feito com 3.385 cidades brasileiras, ou seja, em 60,8% do total.

Há 8 anos atuando na Procuradoria Judicial de Saúde do Maranhão, o procurador Carlos Henrique Falcão de Lima conta que a falta de profissionais de saúde, sobretudo nas cidades de pequeno porte do interior do estado, é um problema antigo e de difícil solução. “A gente tem vários municípios, os mais pobres, mais carentes, que infelizmente não tem uma saúde adequada. Esses pacientes vão atrás de hospitais regionais, que não conseguem absorver toda essa demanda dos municípios pequenos e há uma procura imensa de pessoas que vêm do interior para buscar tratamento de saúde e medicamentos na capital.”

No edital do primeiro semestre, aberto para reposição de médicos no programa Saúde da Família, foram oferecidas seis mil vagas e mais de 34 mil médicos se inscreveram no Programa. A meta é chegar até o fim deste ano com mais de 28 mil médicos participantes e mais de 96 milhões de brasileiros sendo cobertos pelo programa. Fonte: Brasil 61.

Brumado: 646 fardamentos são entregues para os alunos e profissionais das escolas cívico-militares

Quinta / 10.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

Os uniformes foram distribuídos aos alunos e profissionais da Polícia Militar das escolas municipais Idalina Azevedo Lobo e Oscarlina Oliveira Silva. (Foto: Divulgação / Ascom)

Na manhã desta quarta-feira (09), a Prefeitura de Brumado realizou uma cerimônia de entrega de 646 fardamentos cívico-militares. Esses uniformes foram distribuídos aos alunos das escolas municipais Idalina Azevedo Lobo e Oscarlina Oliveira Silva, bem como aos profissionais da Polícia Militar que atuam nas instituições de ensino. Ambos os centros educacionais adotam o modelo de gestão baseado no ensino militar.

O evento de entrega contou com a presença do Prefeito Eduardo Vasconcelos, do Secretário Municipal de Educação João Nolasco, do Tenente Coronel Élson Cristóvão e das diretoras das duas unidades escolares beneficiadas com os uniformes.

O fardamento é composto por diversos itens, entre eles: calça, short, duas meias (uma social e uma esportiva), duas camisas gola polo, duas camisas gola careca, boné, jaqueta, tênis e cinto. Além disso, para o conjunto de vestimenta feminino, são incluídos saia, sapatilha e redinha para cabelo.

Os uniformes foram distribuídos aos alunos e profissionais da Polícia Militar das escolas municipais Idalina Azevedo Lobo e Oscarlina Oliveira Silva. (Foto: Divulgação / Ascom)

Boquira: PM apreende espingarda artesanal, pólvora e dois projéteis no Povoado dos Campos

Quarta / 09.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

Os objetos foram encontrados após um indivíduo fugir em direção a mata. (Foto: Instagram / @4cipm_macaubas)

Na tarde dessa terça-feira (08), por volta das 18h, a Guarnição do PETO da 4ª CIPM durante o patrulhamento no Povoado dos Campos avistou um indivíduo em “atitude suspeita” que, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu em direção à mata.

Segundo a PM, a guarnição tentou fazer o acompanhamento; no entanto, o suspeito seguiu em destino desconhecido e, após a varredura no local, foi encontrada uma espingarda artesanal e uma sacola contendo pólvora e dois projéteis. Diante dos fatos, todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Boquira para a adoção das medidas legais cabíveis, informou a polícia.

Oliveira dos Brejinhos: moto é apreendida com sinais de adulteração na comunidade do Beira Rio

Quarta / 09.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a PM, a motocicleta Yamaha/YBR125 estava parada em via pública sem a placa de identificação. (Foto: Instagram / @4cipm_macaubas)

Na noite dessa segunda-feira (07), por volta das 20h, durante patrulhamento tático, na comunidade do Beira Rio às margens da BR 242, a Guarnição do PETO da 4ª CIPM avistou uma motocicleta Yamaha/YBR125 parada em via pública sem a placa de identificação.

De acordo com a PM, após a realização da busca veicular foram identificadas várias divergências entre os sinais de identificação do veículo com o cadastro do sistema, como a cor predominante e também sinais de adulteração na marcação do chassi. De imediato, segundo a PM, a Guarnição procurou identificar o proprietário/condutor do veículo, no entanto sem obter êxito.

Conforme informações da polícia, a motocicleta foi conduzida e apresentada à Delegacia de Oliveira dos Brejinhos para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Vitória da Conquista: carga sem nota fiscal avaliada em mais de R$ 1 milhão é apreendida pelo Draco

Quarta / 09.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

Conforme a investigação, a carga de conhaque pertencia a uma empresa que emitiu notas fiscais de apenas totalizando o valor de 400 mil reais em produtos. (Foto: Divulgação / SSP)

Nessa segunda-feira (07), policiais do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) apreenderam uma carga avaliada em mais de um milhão de reais, durante operação deflagrada no Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista. Conforme a investigação, a carga de conhaque pertencia a uma empresa que emitiu notas fiscais de apenas totalizando o valor de 400 mil reais em produtos.

Os policiais juntamente com fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) solicitaram ao motorista a documentação que acobertava as mercadorias transportadas, quando ele apresentou as notas procedentes de uma empresa situada no Espiro Santo e como destinatário a cidade de Goiânia, em Goiás, não fazendo sentido utilizar a BR 116.

“A infração é caracterizada como crime, o veículo e a carga foram encaminhados ao Draco que instaurou um inquérito para apuração de delitos previstos no Código Penal, além de possibilitar ao erário público o pagamento dos tributos não recolhidos” explicou a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira.

Produção industrial baiana registrou aumento de 0,5% em junho

Quarta / 09.08.2023

Por Ascom SEI

As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. (Foto: Divulgação)

Em junho de 2023, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia registrou aumento de 0,5% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado queda em maio com taxa de -2,4%. Na comparação com junho de 2022, a indústria baiana assinalou recuo de 3,6%. No primeiro semestre de 2023, o setor industrial acumulou taxa negativa de 3,7% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses acumulou queda de 4,2% em relação ao mesmo período anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de junho de 2023 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 3,6%, com 10 das 11 atividades pesquisadas assinalando recuo da produção. O segmento de Derivados de petróleo (-4,9%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de óleo combustível, parafina e gasolina. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (-11,4%), Metalurgia (-21,2%), Extrativo (-7,7%), Borracha e material plástico (-4,1%), Celulose, papel e produtos de papel (-3,2%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-14,5%), Bebidas (-6,1%), Couro, artigos para viagem e calçados (-7,1%) e Minerais não metálicos (-1,7%). Por sua vez, apenas o segmento de Produtos alimentícios (22,3%) registrou crescimento no período, devido, principalmente, ao aumento na fabricação de óleo de soja refinado e açúcar cristal.

No acumulado de janeiro a junho de 2023, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 3,7%. Sete dos 11 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento Extrativo (-34,0%) que registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de óleos brutos de petróleo, gás natural, minérios de cromo e seus concentrados, minérios de cobre em bruto e magnésia e outros óxidos de magnésio. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Produtos químicos (-8,7%), Celulose, papel e produtos de papel (-7,6%), Derivados de petróleo (-1,2%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-17,5%), Borracha e material plástico (-2,8%) e Minerais não metálicos (-2,8%). Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (11,2%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de açúcar cristal, óleo de soja refinado, leite em pó, carne de bovinos e manteiga de cacau. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (2,4%), Couro, artigos para viagem e calçados (2,7%) e Bebidas (0,8%).

No indicador acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 4,2%. Seis segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para a Extrativa (-25,7%) que registrou a maior contribuição negativa. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Metalurgia (-19,9%), Derivados de petróleo (-2,1%), Produtos químicos (-5,3%), Borracha e material plástico (-3,3%) e Celulose, papel e produtos de papel (-1,4%). Por outro lado, os resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Minerais não metálicos (1,8%), Bebidas (0,4%) e Produtos alimentícios (0,2%).

Fala Bahia: Mais de 150 distritos baianos já são atendidos com sinal de celular e acesso à internet

Terça / 08.08.2023

Por Ascom Seinfra

No distrito de Ceraíma, em Guanambi, o sinal de celular foi ativado no primeiro semestre de 2023. (Foto: Divulgação / Ulgo Oliveira – Seinfra)

A contadora Ivaneide Silva, 31 anos, moradora do distrito de Ceraíma, em Guanambi, precisava sair de casa para ter acesso ao sinal de celular. “Ia até às margens da rodovia ou à praça central de Ceraíma para efetuar chamadas. Com a chegada do Fala Bahia através da ativação do sinal da Claro, posso ligar e ter acesso à internet em diferentes lugares da localidade e sem problemas. Pelos dados móveis, consigo usar o GPS e me deslocar até a sede de Guanambi, onde trabalho”, ressalta a contadora. Ivaneide é uma das mais de 280 mil pessoas de 151 distritos baianos já beneficiados com a cobertura de telefonia móvel do Programa Fala Bahia. Em Ceraíma, o sinal de celular foi ativado no primeiro semestre de 2023.

Criado pelo Governo da Bahia, o programa é uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz) e que vem implantando Estações Rádio Bases (ERBs) em localidades desde 2019. O primeiro distrito atendido pelo Fala Bahia foi Travessão, em Camamu, no mês de novembro daquele ano. O comerciante Domingos José dos Santos, 68 anos, que é morador e proprietário de um mercado em Travessão, fala sobre a melhoria para a região. “Antes, captávamos o sinal de celular da cidade de Ibirapitanga por meio de um repetidor e que não funcionava em todos os lugares. A chegada do sinal da TIM possibilita fazer ligações e usar a internet em diferentes pontos da localidade”, afirma o comerciante.

A ativação do sinal de telefonia móvel torna o acesso à saúde, educação e segurança pública mais rápido e seguro para os distritos, contribuindo para atração de novos negócios. Atualmente, todas as sedes municipais do estado possuem sinal de celular, conforme determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e o programa visa levar a cobertura para localidades não atendidas. No Fala Bahia, o pagamento por cada ERB instalada é feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em até doze meses e no investimento de até R$ 300 mil.

“Estamos concluindo a primeira etapa do Fala Bahia com ativação de sinal de celular em 157 localidades baianas. Em breve, iremos iniciar a licitação por meio de chamamento público para a segunda fase do programa, levando cobertura de telefonia móvel para outros 140 distritos. Para além de fazer ligações e utilizar a internet, o Fala Bahia é um importante vetor de conexão entre as pessoas e um aliado para o desenvolvimento econômico no estado” destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.

Dos 157 distritos atendidos na primeira fase do programa, seis terão o sinal ativado até o mês de novembro. São eles: Gamboa (Cairu); Igatu (Andaraí); Altamira (Conde); Banco Central (Ilhéus); José Gonçalves (Vitória da Conquista); Santo Estevão Velho (Antônio Cardoso).

Pesquisadores baianos criam carrapaticida à base de plantas medicinais

Terça / 08.08.2023

Por Ascom Secti

Ao unir os conhecimentos tradicionais e avanços científicos, a equipe criou o NIARBS, que utiliza na sua fórmula as folhas das plantas medicinais babosa, nim e aroeira. (Foto: Divulgação / Secti)

O carrapaticida é uma substância usada para eliminar ou controlar carrapatos em animais. Com o intuito de trazer uma nova alternativa para pecuaristas e proprietários de animais, um grupo de pesquisadores, de Maracás, liderado por Raul de Souza, desenvolveu um inovador carrapaticida natural. Ao unir os conhecimentos tradicionais e avanços científicos, a equipe criou o NIARBS, que utiliza na sua fórmula as folhas das plantas medicinais babosa, nim e aroeira.

O processo de desenvolvimento do produto é composto por diversas etapas. “O carrapaticida alternativo é desenvolvido a partir de processos industriais, no qual se utiliza como principais matérias-primas as folhas de babosa, nim e aroeira. O processo de produção segue etapas como coleta, seleção, secagem ou desidratação, trituração, moagem, pesagem e mistura das folhas”, explica o pesquisador.

Segundo Raul, as substâncias presentes nas plantas possuem características que potencializam a eficiência do carrapaticida, que está no estágio de conclusão. “As matérias-primas possuem propriedades antissépticas, inseticida, anti-inflamatória, antimicrobiana, o que favorece para o potencial efeito do produto. O NIARBS é administrado via tópica, através de borrifamento. O período de efeito na prevenção e controle de ectoparasitas ocorre entre três e oito dias. A comprovação da eficiência do produto se deu por amostra em animais do tipo bovino, caninos e felinos domésticos e selvagens”, diz.

Para o desenvolvedor, o NIARBS é um projeto inovador por sua composição natural. “O produto se diferencia no mercado em relação a outros carrapaticidas por ser natural, visto que os concorrentes são químicos. Ele foi elaborado para atender à necessidade do mercado de consumidores criadores de animais, que visam a saúde e bem-estar do animal”, afirma. A equipe coordenada por Raul é composta por Lucas Santana, Otacílio José, Heraldo Pires e Dhenyfe Silva.

Vitória da Conquista: cão farejador da PRF localiza 89 quilos de maconha na BR 116

Terça / 08.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

A droga estava distribuída em dezenas de tabletes dentro de quatro malas no bagageiro do ônibus. (Foto: Divulgação / PRF)

Na manhã desta terça-feira (08), um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 116, em Vitória da Conquista. Ele transportava 89 quilos de maconha que foi detectada pelo cão farejador, que sentiu o odor da droga e sinalizou positivo para os policiais.

De acordo com a PRF, o flagrante ocorreu durante uma fiscalização a ônibus. Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu vistoriar o compartimento de bagagem para uma fiscalização detalhada.

O cão K9 Kaleo sinalizou que dentro de quatro malas havia droga. Os PRFs revistaram as bagagens e encontraram vários tabletes de maconha já embaladas e prontas para comercialização. Ao todo foram apreendidos 89 Kg da droga. Segundo a polícia, o homem disse aos policiais que foi contratado para levar as malas até a cidade de Jequié, porém não sabia o que havia dentro delas.

Toda a droga e o passageiro foram apresentados a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista, que dará continuidade aos procedimentos legais cabíveis. Ele responderá crime de tráfico de drogas, nos termos do artigo 33 da Lei 11.343/06.

Brumado: mutirão de reconhecimento de paternidade oferece exame de DNA gratuito

Terça / 08.08.2023

Por Agora Sudoeste

O mutirão "Meu Pai tem Nome" acontecerá na sede da Defensoria Pública. (Foto: Divulgação / Wilker Porto)

Na próxima quarta-feira (16), Brumado sediará o mutirão "Meu Pai tem Nome". O evento acontecerá das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 na sede da Defensoria Pública da Bahia, localizada na rua Rio de Contas, 459, bairro Monsenhor Fagundes.

O evento tem como objetivo proporcionar às famílias brumadenses a oportunidade de realizar exames de DNA gratuitamente, visando o reconhecimento legal da paternidade. A iniciativa busca facilitar o acesso a esse procedimento tão importante, que muitas vezes é fundamental para garantir direitos e estabelecer laços familiares.

O mutirão "Meu Pai tem Nome" acontecerá na sede da Defensoria Pública. (Foto: Divulgação)

Brumado: monitores de ônibus escolares participam de treinamento para garantir segurança dos alunos

Terça / 08.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

Os monitores, após concluírem a capacitação, já assumiram suas funções nessa segunda-feira (07). (Foto: Divulgação / Wilker Porto | Agora Sudoeste)

No último sábado (05), aconteceu em Brumado um treinamento para monitores dos ônibus escolares. A capacitação contou com a presença de 51 monitores e teve o intuito de prepara-los para lidar com os alunos de até 12 anos que utilizam o transporte.

O evento de treinamento contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do secretário de educação João Nolasco, bem como de representantes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Os monitores, após concluírem a capacitação, já assumiram suas funções nessa segunda-feira (07), proporcionando aos pais e responsáveis a confiança de que seus filhos estão sendo transportados com segurança e atenção adequadas.

Prefeituras recebem mais de R$ 5,6 bilhões do FPM nesta quinta-feira (10)

Terça / 08.08.2023

Por Brasil 61

Conforme dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. (Foto: Divulgação / Brasil 61)

O governo federal deposita nesta quinta-feira (10) mais de R$ 5,6 bilhões nas contas das prefeituras do Brasil. Os recursos são do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), um dinheiro distribuído de dez em dez dias, para que os gestores municipais possam pagar despesas como a folha de pagamento, gastos com Previdência e melhorias em geral para a população.

De acordo com o consultor de Orçamento César Lima, neste primeiro decêndio de agosto os repasses do FPM representam uma queda de cerca de 20%, em comparação com os valores repassados no mesmo período do ano passado. Apesar da queda em relação a 2022, o especialista ressalta que o resultado deve ser comemorado pelos gestores municipais, porque R$ 5,6 bilhões representam um viés positivo, se comparados com a totalidade do Fundo que foi paga no primeiro decêndio de julho deste ano – quando as prefeituras receberam 30% a menos.

“O pagamento do FPM neste primeiro decêndio de agosto representa um crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo decêndio do mês passado”, comparou o consultor. “Contudo, esse primeiro decêndio de agosto é ainda cerca de 20% menor do que o primeiro decêndio de agosto do ano passado, 2022. Isso indica uma retomada, ainda que haja essa defasagem, em relação ao Exercício anterior, mas em um viés de alta bem acentuada em relação a esse exercício”, analisou César Lima.

Importância para os municípios

O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia. 

Muitas prefeituras dependem do FPM para manter funcionando áreas fundamentais, consideradas de primeira necessidade da população. É o caso, por exemplo, da cidade de Taquaral (SP). Embora o município esteja localizado no Estado de São Paulo – o mais próspero do país – o prefeito de Taquaral, Paulinho Cardoso, destaca que muitas vezes o dinheiro do FPM resolve problemas muito importantes para o cidadão. 

"O FPM é imprescindível, pois no caso de municípios de pequeno porte a nossa fonte de arrecadação própria é totalmente insustentável para a prestação de serviço [necessária] no município”, declara o prefeito, para destacar em seguida: “Sendo assim, o FPM é totalmente importante".

Apenas as prefeituras inadimplentes ou com algum tipo de pendência são impedidas de receber os recursos do FPM.

Como funciona o Fundo

O dinheiro do FPM é oriundo dos impostos arrecadados pela União Federal. Sua distribuído às prefeituras é feita de dez em dez dias (por isso o nome "decêndio"). Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo TCU (Tribunal de Contas da União), conforme o número de habitantes de cada cidade e de acordo com a renda per capita dos estados.

A transição para os novos números do censo demográfico do IBGE está sendo implantada, aos poucos, depois da aprovação de uma nova Lei pelo Congresso Nacional, já sancionada pela Presidência da República.  Fonte: Brasil 61.

Malhada de Pedras: renda familiar cresce com avicultura sustentável na comunidade Lagoa das Cacimbas

Terça / 08.08.2023

Por Ascom CAR

“Comercializo em feiras livres e na comunidade. Assim, estou garantindo minha sobrevivência no meio rural”, informou o agricultor Antônio Lima. (Foto: Divulgação / CAR)

Na comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, a vida está ganhando um novo ritmo e os moradores têm os galinheiros como protagonistas desta transformação. Com o projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, foram implantados 20 galinheiros na região, que estão sendo responsáveis pelo crescimento econômico da comunidade.

A agricultora Ivaneide Ataíde Lisboa está entusiasmada com a mudança. “Antigamente a gente criava as galinhas sem estrutura e não tinha um espaço para aumentar a produção. Com esse investimento, agora tenho galinha e ovos pra vender”. Ivaneide destaca os benefícios da ação. “Faço entrega toda semana para Vitória da Conquista, Brumado e na feira livre de Malhada de Pedras. São cerca de sete dúzias por semana. Agora a produção de aves traz uma renda para a família e também é usada no consumo. Abasteço a minha casa e a dos meus filhos”.

Para alcançar esse sucesso, a comunidade contou com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que fortaleceu ainda mais o vínculo entre os agricultores locais, com boas práticas de manejo.

O sucesso não se limita a Ivaneide. Antônio Lima também compartilha sua história de progresso. “O projeto nos deu o benefício da renda. Criamos galinha poedeira e agora podemos dar manutenção das aves com tudo o que aprendemos com os técnicos de Ater, que foi importante na orientação das boas práticas e na criação. Comercializo em feiras livres e na comunidade. Assim, estou garantindo minha sobrevivência no meio rural”. diz Antônio com orgulho.

Em breve, também será inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mandioca. A ação promete adicionar um novo capítulo à história local, uma vez que os ovos produzidos nos galinheiros serão um ingrediente chave na elaboração de deliciosos bolos e biscoitos. A cada ovo colhido e vendido, as famílias agricultoras de Lagoa das Cacimbas mostram a força da agricultura familiar. O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Brumado registrou a abertura de mais de 1800 empresas de 2017 para cá

Terça / 08.08.2023

Por Redação Sertão Hoje

A abertura de novos negócios impacta direta e positivamente a diversidade dos segmentos comerciais e de serviços. (Foto: Divulgação)

Se firmando como grande polo regional da economia, Brumado registrou a abertura de mais de 1800 empresas que continuam abertas, de 2017 para cá. Deste número, 650 foram como microempreendedores.

A abertura de novos negócios impacta direta e positivamente a diversidade dos segmentos comerciais e de serviços. Não é à toa que Brumado é hoje um forte polo comercial para toda a região circunvizinha. Além disso, o número de empresas abertas e o número de postos de trabalho que estão sempre em alta se deve ao fato de que os empreendedores acreditam no potencial do município. Por isso, a gestão deve continuar investindo mais em políticas públicas que incentivem o aquecimento da economia de Brumado.