Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2021"

Câmara de Dom Basílio realizou Audiência Pública para debater projeto sobre Política Municipal de Irrigação

Quinta / 30.09.2021

Por Leonardo Oliva

Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje

A Câmara de Vereadores de Dom Basílio realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma Audiência Pública para obter dados, subsídios, informações, sugestões, críticas e/ou propostas concernentes às políticas públicas voltadas ao controle e garantia de uso sustentável das águas do Rio Brumado pela população, bem como reunir elementos para aprimorar a elaboração de projetos de leis, voltadas aos agricultores ribeirinhos do município. A audiência foi realizada no Centro de Convivência Davi Alves de Oliveira, foi conduzida pelo Presidente da Câmara Gonçalo Ferreira e contou com as presenças de todos os vereadores: Ney da Van, Núbia Cristina, Zilmar Chaves, Louro Queiroz, Gelson Caires, Professor Luiz Eugênio, Eddy Frutas, Zory Oliveira e Gonçalo Ferreira.

Durante a audiência, a Câmara de Vereadores apresentou a minuta de um projeto de lei, que tem finalidade de instituir a Política Municipal de Irrigação do Rio Brumado e dá outras providências. Segundo o Presidente Gonçalo Ferreira, a intenção é fomentar a discussão sobre o tema e buscar, em conjunto com todas as entidades responsáveis pela regulação do setor, uma alternativa para evitar um colapso da agricultura irrigada em Dom Basílio. Todos os vereadores fizeram uso da palavra para externar a preocupação com o problema. A minuta do projeto permanecerá à disposição da população nos próximos 10 dias para novas sugestões.

Sobre a minuta do projeto, que foi lida durante a Audiência Pública, o representante do INEMA destacou que existe um marco regulatório de 2017 e é preciso ampliar essa discussão com todos os órgãos envolvidos para que se busque uma alternativa para o problema que vem se agravando ano após anos. “É preciso verificar a legalidade do projeto, verificar se é mais viável fazer desta forma ou reformular o marco regulatório existente. Estamos apenas iniciando essa discussão e acredito que essa iniciativa da câmara de fomentar a discussão é muito importante”, destacou.

Para o Prefeito Roberval ‘Galego’ Meira, o problema merece uma ampla discussão e a administração municipal não tem nenhuma intenção de prejudicar os agricultores e ribeirinhos, mas sim buscar um meio de garantir que todos possam continuar trabalhando. Durante a Audiência Pública, o prefeito chamou a atenção para um problema que precisa de uma solução imediata, que é o conserto da comporta da Barragem de Riacho do Paulo, que está emperrada e impede a liberação da água acumulada. “Esse problema precisa ser resolvido de imediato, antes do período das chuvas. O DNOCS sabe da existência desse problema há bastante tempo e ainda não tomou uma providência para resolver”, disparou o prefeito.

A Audiência Pública contou ainda com a presença do Prefeito Roberval ‘Galego’ Meira e de representantes do DNOCS, Prefeitura, INEMA, Secretaria de Saúde, Associação dos Comerciantes Dombasilienses, Secretaria de Assistência Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Agência de Água e Pecuária, Coelba, Associação de Produtores de Lagoa da Escola, produtores rurais e ribeirinhos do município.

Guanambi participa do projeto Cidades Empreendedoras

Quinta / 30.09.2021

Por Nayla Santos

Segundo Josinete Viana, gerente regional do Sebrae, a parceria da entidade com Guanambi vai potencializar algumas iniciativas que o município já possui. (Foto: Victor Boa Sorte)

Seis municípios da região Sudoeste da Bahia fazem parte do projeto Cidades Empreendedoras, que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento dos cidades integrando a gestão pública e os pequenos negócios. Um desses é Guanambi, município com cerca de 85 mil habitantes e um dos polos econômicos da região. De acordo com Josinete Viana, gerente regional do Sebrae, a parceria da entidade com Guanambi vai potencializar algumas iniciativas que o município já possui. “Dessa forma, nós podemos desburocratizar e criar um ambiente de negócios mais favorável para que o empresário de Guanambi possa se desenvolver e, assim, contribuir com o desenvolvimento do município”, destacou.

Diversas ações já foram implementadas no município após o início do projeto, com destaque para a ampliação da participação dos pequenos negócios no volume de compras governamentais, o fortalecimento da agricultura familiar na merenda escolar, a expansão dos serviços prestados pela Casa do Empreendedor, a integração do município à rede nacional para a simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios, o fortalecimento da figura do Agente de Desenvolvimento, a ampliação do acesso à Educação Empreendedora para alunos da rede municipal, a criação de mecanismos de aprimoramento da gestão municipal e o fomento à inovação e à adoção de práticas sustentáveis na gestão pública.

Segundo o prefeito Nilo Coelho (DEM), a gestão participa do programa confiante nas possibilidades de desenvolvimento. “Decidimos participar do Programa Cidades Empreendedoras por acreditar no potencial de Guanambi em relação ao campo empreendedor, pela competência e pela parceria com o Sebrae, além do fortalecimento da nossa gestão na promoção de políticas públicas e desenvolvimento econômico dos pequenos negócios em nosso município”, destacou o gestor.
.

ONG Jardim das Borboletas participa de live com a Fraternidade sem Fronteiras nesta quinta (30); saiba como assistir

Quinta / 30.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

A live esta marcada para às 19h, no canal do Youtube da Fraternidade sem Fronteiras. (Foto: Divulgação)

A ONG Jardim das Borboletas terá participação ao vivo com a Organização Humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), nesta quinta-feira (30), às 19 horas, no canal do FSF no YouTube. Conhecida mundialmente pelas ações humanitárias, a Fraternidade sem Fronteiras está realizando uma série de lives com o objetivo de tornar mais conhecidos trabalhos e projetos que caminham de encontro com a sua missão social e que tornam melhor a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O Jardim das Borboletas é uma Organização Não Governamental (ONG), sediada no município de Caculé, no sudoeste baiano, que assiste pessoas com Epidermólise Bolhosa (EB), uma doença de pele grave, não contagiosa e incurável que provoca feridas por todo o corpo, comparadas a queimaduras de 3º grau. A doença requer um tratamento muito custoso e difícil e a ONG abraça 100 assistidos pelo país em todas as suas necessidades. Acompanhe a live para conhecer mais sobre esse grandioso trabalho.

• ONG Jardim das Borboletas receberá assistidos em sua sede para evento festivo em homenagem ao Dia das Crianças;

Para o fundador e presidente da FSF, Wagner Moura Gomes, as lives também visam reforçar a importância do apadrinhamento para dar continuidade a projetos que levam apoio, empatia e amor ao próximo, além de fronteiras. “É importante mantermos sempre uma conexão com quem faz tudo acontecer, de forma a manter a proximidade de todos os envolvidos nesta causa pelo bem”. A presidente da ONG Jardim das Borboletas, Aline Teixeira, agradece por todo apoio que a FSF concede ao trabalho em prol das pessoas EB. “As nossas ações são 100% mantidas por meio de apoio, doações e apadrinhamento. A FSF muito nos engrandece e nos tornam visíveis. Só temos a agradecer e mantermos viva essa pareceria!”, salientou Aline.

Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa

Quinta / 30.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos. (Foto: Divulgação)

Ao completar 10 anos de ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do "Outubro Rosa". Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site www.saude.ba.gov.br, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Em Salvador, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Segundo a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.
.

Com crescimento de 6,5%, PLOA 2022 prevê orçamento de R$ 52,6 bilhões para a Bahia

Quinta / 30.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da Bahia, para 2022, prevê um crescimento de 6,5% em relação ao orçamento executado este ano. O documento foi entregue pelo secretário do Planejamento (Seplan) e vice-governador João Leão (PP) ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), nesta quarta-feira (29). O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, enquanto que, para o exercício 2021, foi de R$ 49,3 bilhões. Já a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano para o ano que vem é de 3,3%, maior que a projeção nacional, que é de 2,1%.

Segundo João Leão, a proposta reflete a expectativa para a economia com base na conjuntura atual e nas possibilidades de crescimento para o próximo ano. “Importante ressaltar que a atual proposta cumpre os limites legais quanto à manutenção e desenvolvimento do ensino, às ações e serviços de saúde e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia. Com relação ao valor destinado ao combate e erradicação da pobreza, encontra-se de acordo com o determinado pela legislação estadual”, explica Leão, destacando ainda que o orçamento do Estado, desde 2014, cresceu 42,3% e a arrecadação do ICMS cresceu 63,9%. Para ele, do ponto de vista do planejamento orçamentário, a proposta entregue na AL-BA contempla a continuidade das ações governamentais em andamento e a gestão estratégica dos programas do Plano Plurianual Participativo do Estado da Bahia (PPA) 2020-2023, “mesmo diante de um cenário econômico de incertezas e de dificuldades relativas à escassez de recursos para a execução das despesas”.

“Apesar das dificuldades econômicas e, sobretudo, de natureza política, causadas pelo Governo Federal, além de uma gravíssima crise sanitária com a pandemia, a Bahia continua realizando grandes investimentos públicos, orientando os gastos públicos para as áreas prioritárias de saúde, educação, saneamento e infraestrutura, atendendo ao cidadão e à cidadã que mais precisam do poder do Estado”, afirma Adolfo Menezes (PSD), presidente da ALBA, ao comentar a projeção de crescimento do Orçamento de 2022 em relação ao ano corrente.
.

Caculé: ONG Jardim das Borboletas receberá assistidos em sua sede para evento festivo em homenagem ao Dia das Crianças

Quinta / 30.09.2021

Por Giselle Quintão

A campanha de Outubro EB visa arrecadar adesivos de silicones – principal item garantido pela ONG Jardim das Borboletas aos assistidos. (Foto: Divulgação / Jardim das Borboletas)

No dia 14 de outubro, a sede da ONG Jardim das Borboletas, no município de Caculé, no sudoeste baiano, estará em festa. Dentro da programação da campanha do mês de Outubro de conscientização sobre Epidermólise Bolhosa (EB) e em comemoração ao Dia das Crianças, a ONG realizou uma seleção entre os 100 assistidos para que os escolhidos viessem conhecer o trabalho da ONG de perto, confraternizando com a equipe e a população, além de participar de uma programação especial.

Com as despesas pagas, as crianças que preparam a sua vinda para Caculé são: Alice Ribeiro Lima, 12 anos, de Belo Horizonte – MG (através de sorteio entre os assistidos); as gêmeas de 4 anos, Maria Clara e Maria Valentina, de Miranda do Norte – MA; e as gêmeas de 14 anos, Maria Eduarda e Maria Heloísa, de Mossoró - RN (selecionadas por terem alcançado as maiores visualizações dentre os vídeos enviados pelos assistidos e postados no Instagram da ONG, tendo alcançado mais de 20 mil visualizações tanto as gêmeas do Maranhão quanto as do Rio Grande do Norte).

.

6ª parcela do Auxílio Emergencial: nascidos em setembro recebem hoje (30)

Quinta / 30.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Desde a última terça-feira (21), a CAIXA está realizando os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021, via aplicativo CAIXA Tem. Nesta quinta-feira, dia 30/09, é a vez dos beneficiários nascidos no mês de setembro. Confira abaixo os calendários de disponibilização do crédito e de saque.

• Calendário de crédito completo da 6ª parcela:

• Calendário de saques completo da 6ª parcela:

FPM 26% maior pode movimentar economia dos municípios e melhorar a renda da população, dizem especialistas

Quinta / 30.09.2021

Por Felipe Moura / Brasil 61

Já descontados os 20% do Fundeb, os Municípios vão receber cerca de R$ 2,46 bilhões, montante mais de R$ 0,5 bilhão superior ao registrado no mesmo período de 2020.

As prefeituras vão receber, referente ao terceiro decêndio de setembro, cerca de 26% a mais de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na próxima quinta-feira (30). O maior aporte de receitas pode impactar não apenas as contas públicas a nível municipal, mas permitir aos gestores ampliar os serviços prestados à sociedade, movimentar a economia e, até transferir renda para a população mais pobre. Essa é a análise de Marilane Teixeira, doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Todo recurso que entra por meio de transferências e que implica em gastos públicos tem um efeito dinamizador e multiplicador da economia. Com certeza isso [o aumento do FPM] vai ter impacto”, afirma.

Já descontados os 20% do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, os cofres municipais vão receber cerca de R$ 2,46 bilhões, montante mais de meio bilhão de reais superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os efeitos que tal crescimento de receita podem causar sobre a economia local, no entanto, dependem de como as prefeituras irão aplicar esses recursos, indica Marilane.

A tendência, ela diz, é que os gestores apliquem o dinheiro em educação, saúde e na melhoria de serviços públicos. Dessa forma, o município tem que contratar empresas para prestar esses serviços, por exemplo, e essas companhias precisam de mão-de-obra, o que pode gerar um impacto positivo sobre a economia local. A economista cita outro fator essencial nessa tomada de decisão. “Pode ser, também, um mecanismo importante de transferir renda para uma parcela da sociedade, o que certamente tem uma implicação do ponto de vista do efeito multiplicador. Colocar dinheiro, por exemplo, para uma família pobre ou em condições de extrema pobreza, ela necessariamente vai gastar isso com alimentos e, basicamente, com as condições de vida, de moradia. Isso ajuda a impulsionar a economia no estado, mas principalmente no município”, avalia.
.

Brumado: enfermaria do Hospital Professor Magalhães Neto é inaugurada

Quarta / 29.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

A presidente da Câmara, Verimar do Sindicato, e os demais vereadores estiveram presentes na cerimônia nessa terça-feira (28). (Fotos: Divulgação)

A enfermaria clínica do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto foi inaugurada nesta terça-feira (28) pela Prefeitura de Brumado. O equipamento leva o nome Dr. Sizóstenes Lívio Cunha de Almeida, mais conhecido como Dr. Lívio, que faleceu neste período de pandemia devido à Covid-19. Ao todo, a enfermaria tem 41 leitos, além de UTI.

Além da família do homenageado, o ato de inauguração contou, entre outros, com a presença dos funcionários do Hospital; do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB); do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres; do ex-deputado estadual Rogério Andrade; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Verimar do Sindicato (PT); e de demais vereadores.

Seabra: abastecimento de água para comunidades rurais será monitorado pela Funasa

Quarta / 29.09.2021

Por Ascom SDR/CAR

Parte do projeto está sendo financiado pelo Bahia Produtiva, que é executado pela CAR/SDR e cofinanciado pelo Banco Mundial. (Foto: Divulgação / SDR/CAR)

A qualidade da água que chega às casas das famílias de comunidades rurais do município de Seabra será monitorada a partir deste mês de setembro. A Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento, que faz a gestão dos sistemas de abastecimento de água implantados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, na região, firmou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para monitorar a qualidade do recurso hídrico. A Central já iniciou as atividades da unidade móvel de laboratório de análise de água, que foi financiada pala Funasa e pelo Bahia Produtiva, e conta com todos os materiais necessários para fazer observações de parâmetros exigidos pela legislação.

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o acordo de cooperação com a Funasa é de extrema importância para o fortalecimento do modelo de saneamento rural comunitário, por intermédio da Central de Seabra: “A ação permite a realização das análises de água, garantindo dessa forma uma água com boa qualidade. Será verificado, mensalmente, se a água distribuída nas comunidades está respeitando os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”. O projeto Bahia Produtiva investiu R$ 80 milhões na instalação de sistemas de abastecimento de água, com implantação de cerca de 6.050 ligações e recuperação de cerca de 4.600 ligações já existentes na região de Seabra. A Central de Associações Comunitárias garante a gestão, operação e manutenção desses sistemas.

O gerente da Central de Seabra, Leonardo Athayde, explica que o acordo de cooperação vai além de garantir que a água seja de qualidade e que o tratamento esteja na sua função correta: “Além do controle de qualidade, esse acordo visa atender à parte de Educação Sanitária e Ambiental onde será feito um trabalho paralelo junto às associações, com palestra, ações. Também será feito um trabalho de epidemiologia para coletar e mostrar os resultados finais, onde as comunidades atendidas pela Central têm melhor qualidade de vida com água tratada em quantidade e de qualidade”.

A água devidamente tratada evita que a população se contamine com diversas doenças de veiculação hídrica, como ascaridíase, esquistossomose, diarreia, cólera, amebíase, toxoplasmose, giardíase, entre inúmeras outras moléstias. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Governo do Estado vai convocar 1.764 novos PMs e 470 Bombeiros

Quarta / 29.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os convocados devem aguardar a publicação do cronograma para realização dos exames pré-admissionais. (Foto: Paula Fróes / GovBA)

O Governo do Estado vai convocar 1.764 novos soldados para a Polícia Militar (PM-BA) e outros 470 para o Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso Edital Saeb 02/2019. Os convocados devem aguardar a publicação do cronograma para realização dos exames pré-admissionais (avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social).

Com esse ato, o Governo convoca todos os aprovados no concurso Saeb 02/2019, alcançando o total de 2.764 soldados da Polícia Militar e 720 do Corpo de Bombeiro. O certame foi lançado em outubro de 2019, com o total de 1.250 vagas (PM e Bombeiros), mas irá convocar um número muito maior que o previsto no Edital. Os convocados devem ficar atentos às novas publicações do Edital 02/2019 para conhecer o cronograma dos exames pré-admissionais. Oportunamente, vão ser divulgadas as datas para a realização de avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e para a investigação social. Após os exames pré-admissionais, os candidatos aptos serão convocados para o curso de formação na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Os candidatos matriculados como alunos soldados receberão, a título de bolsa de estudo, o equivalente a um salário mínimo.

Esta será a segunda convocação do concurso 02/2019, lançado em 15 de outubro de 2019. O certame obteve 112,3 mil inscritos para as vagas na PM e no Corpo de Bombeiros.  As primeiras provas foram realizadas no início de 2020, mas o cronograma das etapas do concurso atrasou em função da pandemia.

6ª parcela do Auxílio Emergencial: nascidos em agosto recebem hoje (29)

Quarta / 29.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Desde a última terça-feira (21), a CAIXA está realizando os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021, via aplicativo CAIXA Tem. Nesta quarta-feira, dia 29/09, é a vez dos beneficiários nascidos no mês de agosto. Confira abaixo os calendários de disponibilização do crédito e de saque.

• Calendário de crédito completo da 6ª parcela:

• Calendário de saques completo da 6ª parcela:

Brumado se une a Municípios mineradores e ANM no combate à sonegação fiscal

Terça / 28.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

A ANM vai treinar Municípios para fiscalizarem mineradoras; Bahia é o maior estado minerador do Nordeste e já recolheu R$ 91,6 milhões em royalties até agosto deste ano.

Os Municípios mineradores da Bahia interessados em somar esforços conjuntos com a Agência Nacional de Mineração (ANM), podem solicitar cadastro para serem habilitadas no acordo de cooperação técnico para monitorar e fiscalizar, de maneira conjunta, a atividade de mineral no estado. Os termos do acordo foram construídos entre a ANM e a AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil), entidade que possui atuação nacional. Notificações, autuações e multas continuam sendo de competência da agência reguladora. Com o objetivo de reduzir a sonegação fiscal que ocorre no setor, a ANM vai capacitar funcionários de prefeituras para fiscalizar o recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), popularmente conhecida como “royalties” da mineração.

A CFEM é uma receita patrimonial da União, repartida aos Estados e Municípios mineradores e é declarada pelas próprias mineradoras. Não se trata de um imposto, mas sim uma devida participação do poder público no resultado da exploração dos recursos minerais brasileiros. A alíquota incide sobre o faturamento: saída por venda do produto mineral das áreas da jazida, mina, salina ou outros depósitos minerais, assim como a transformação industrial do produto mineral ou mesmo o seu consumo por parte do minerador. Todas devem declarar a CFEM, independentemente do porte, até mesmo uma pequena empresa que extrai brita, areia, quartzito, água mineral. Até agosto deste ano, quando foram divulgados os últimos dados da ANM, a Bahia já recolheu R$ 91,6 milhões de CFEM. O valor é 60% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado recolheu R$ 57 milhões. Maior estado minerador do nordeste e o terceiro maior do país em arrecadação de CFEM, a Bahia está atrás apenas do Pará e Minas Gerais. Ferro, ouro e o níquel são os principais bens minerais explorados na Bahia, de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE).

• 3 municípios concentram 51% da Produção Mineral Baiana comercializada em agosto;

.

Prefeitura de Guanambi oferece 10% de desconto no IPTU 2021 até 15 de outubro

Terça / 28.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Aqueles que ainda não receberam a fatura do IPTU 2021 em sua residência podem acessá-la no sistema, no site oficial da Prefeitura de Guanambi. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal da Fazenda, já iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano, o IPTU 2021. Os contribuintes que optarem em quitar as faturas do IPTU 2021 com 10% de desconto, devem realizar o pagamento até o dia 15 de outubro, seja com a emissão através da internet ou pelos carnês distribuídos. Aqueles que ainda não receberam a fatura do IPTU em sua residência podem acessá-la no sistema, no site oficial da Prefeitura de Guanambi, clique na opção “Para seu imóvel”, em seguida, “2ª via do IPTU”.  Em caso de dúvidas, o Setor Setor Tributário disponibilizou os seguintes contatos (77) 3452-4318/4319, (77) 99962-1947, (77) 99961-2222 e [email protected].

Rui Costa se reúne com presidentes de consórcios da FECBAHIA e secretários estaduais para alinhar ações administrativas

Terça / 28.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Foram discutidas estratégias para agilizar os convênios e possibilidades de parceria público-privada para o tratamento de resíduos sólidos. (Fotos: Carol Garcia / GovBA)

O governador Rui Costa se reuniu, nessa segunda-feira (27), com os 28 presidentes de consórcios da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), em evento realizado no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, para alinhar ações administrativas e de desenvolvimento para os municípios. Na reunião, foram discutidas estratégias para agilizar os convênios firmados com o Governo do Estado e possibilidades de parceria público-privada (PPP) para o tratamento de resíduos sólidos.

O governador ressaltou que os consórcios têm obtido êxito na Bahia na área de saúde com a implantação das policlínicas. “É uma inovação administrativa em que a Bahia se consolida como um exemplo nacional na formação de consórcios e na gestão. Na área da saúde está absolutamente consagrado na forma que os consórcios têm gerido as policlínicas regionais, e nós estamos consagrando agora, com absoluta convicção os consórcios multifinalitários que vão desde a infraestrutura, a consórcios pra agilizar a regularização fundiária, apoio à agricultura familiar, e queremos avançar na área de tratamento de resíduos sólidos, pra gente colocar a Bahia no lugar que merece do ponto de vista ambiental e de saúde pública”, concluiu o governador Rui Costa.

Para o presidente da FECBAHIA e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina, Wilson Cardoso, o encontro ajuda a democratizar a discussão sobre as demandas de cada município. “A gente percebe o interesse do governo estadual em estar atuando junto aos prefeitos para fortalecer essa ferramenta tão importante que é o consórcio. E isso é fundamental, sentir esse apoio e proximidade para potencializar os recursos e alcançar o grande objetivo que é resolver os problemas de cada município, de cada região. Sem juntar essas forças talvez não consigamos alcançar isso”.

Os consórcios municipais têm sido a solução para baratear compras, dividir despesas e buscar soluções administrativas para as prefeituras. De obras que vão desde estradas às policlínicas de saúde, a atuação dos consórcios ganha cada vez mais alcance, principalmente para os municípios menores. O modelo dos consórcios já obteve êxito na área da saúde, com a implantação de 21 policlínicas regionais. Ao todo, 391 dos 417 municípios baianos já têm acesso a policlínicas, que realizam gratuitamente os exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária da Saúde (Sesab) em exercício, Tereza Paim, acredita que o modelo de gestão compartilhada é democrático e melhora o atendimento. “Esse modelo de consórcio promove a regionalização da saúde, aproximando as pessoas que vivem no interior do atendimento de forma mais rápida e eficiente. Os pacientes têm micro-ônibus com ar condicionado e toda uma forma de agendamento assegurado com conforto e segurança. Isso é muito importante pra saúde”.

Além dos prefeitos representantes dos consórcios, participaram da reunião o secretário do Planejamento do Estado (Seplan), João Leão; o secretário de infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti; o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles; o secretário da Agricultura (Seagri), João Carlos Oliveira; o secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes; a secretaria interina de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ananda Lage; Secretário de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano.