Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2021"

Inscrições para a 22ª Corrida Ecológica – Brumado a Rio de Contas seguem abertas

Quinta / 23.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados em participar da 22ª Corrida Ecológica devem se inscrever pelo site www.corridaecologica.com.br até o dia 26 de novembro. (Foto: Divulgação)

As inscrições para a 22ª Corrida Ecológica – Brumado a Rio de Contas ainda estão abertas. Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo e pela Shopping Bike, a prova, que tem um percurso total de 80km na rodovia BA-148, passando pelos municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. No trecho final, de 9km, os ciclistas percorrerão pelo deslumbrante visual da Serra das Almas.

A largada simbólica acontecerá em Brumado, no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro, às 8h, enquanto a largada oficial acontecerá no Km 1 da BA-148, às 8h30. A chegada acontece na cidade de Rio de Contas, onde será montado o funil e pórtico de chegada para melhor controle da equipe de arbitragem. Os interessados em participar da 22ª Corrida Ecológica devem se inscrever pelo site www.corridaecologica.com.br até o dia 26 de novembro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Corrida Ecológica (@corridaecologica)

6ª parcela do Auxílio Emergencial: nascidos em março recebem hoje (23)

Quinta / 23.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Desde a última terça-feira (21), a CAIXA está realizando os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021, via aplicativo CAIXA Tem. Nesta quinta-feira, dia 23/09, é a vez dos beneficiários nascidos no mês de março. Confira abaixo os calendários de disponibilização do crédito e de saque.

• Calendário de crédito completo da 6ª parcela:

• Calendário de saques completo da 6ª parcela:

PM lança Operação Safra contra crimes em áreas agrícolas do oeste baiano

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Realizada em parceria com a Aiba, a Operação Safra abrange 24 municípios da região. (Fotos: Alberto Maraux)

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) lança, na manhã dessa quinta-feira (23), às 9h30, na Base Avançada (Bavan) do Grupamento Aéreo (Graer), no aeroporto do município de Barreiras, a Operação Safra. A iniciativa garante o reforço do policiamento no oeste do estado entre os meses de setembro de 2021 e março de 2022 com ações preventivas e repressivas contra grupos especializados em furtos e roubos de grãos, de produtos destinados à agricultura em geral, de defensivos agrícolas, entre outros crimes.

O titular da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Ricardo Cesar Mandarino, o comandante geral da PM-BA, Coronel Paulo Coutinho, e outras autoridades participam do lançamento desta operação, que está no 8º ano consecutivo. Realizada em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Safra abrange 24 municípios da região. Durante as sete últimas edições, a Polícia Militar realizou abordagens, apreensões e recuperação de veículos e cargas.  Outras informações detalhadas serão passadas durante a coletiva.

Realizada em parceria com a Aiba, a Operação Safra abrange 24 municípios da região. (Fotos: Alberto Maraux)

Covid-19: mais de 1 milhão de cirurgias teriam sido adiadas no Brasil por causa da pandemia, diz pesquisa

Quarta / 22.09.2021

Por Felipe Moura / Brasil 61

Pesquisadores estimaram procedimentos eletivos e de emergência que, em situação normal, aconteceriam entre março e dezembro do ano passado. (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)

Mais de 1 milhão de cirurgias eletivas e emergenciais podem não ter ocorrido no Brasil em 2020 devido à pandemia da Covid-19. É o que estima uma pesquisa do Programa de Cirurgia Global e Mudança Social da Harvard Medical School, publicada pela revista The Lancet Regional Health - Americas.

Com base no número de cirurgias feitas no país de 2016 a 2020, a partir do DataSUS, do Ministério da Saúde, os pesquisadores projetaram a quantidade de procedimentos cirúrgicos esperada entre março — mês em que começou a pandemia — e dezembro do ano passado. Os pesquisadores compararam essa expectativa com os dados fornecidos pelos estados e concluíram que houve acúmulo de 1,1 milhão de cirurgias no ano passado. Dessas, 928.728 são consideradas eletivas, ou seja, não urgentes.

Dário Frederico Pasche, professor de saúde coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aponta quatro fatores que contribuíram para que tantos procedimentos se amontoassem. “Sobretudo num primeiro momento, as pessoas evitaram ir ao serviço de saúde, por razões óbvias. Por outro lado, muitos serviços de saúde fecharam ou tornaram-se inviabilizados, porque alas importantes foram programadas para virarem leitos de Covid. E, por fim, em alguma medida, a gente produziu o que eu tenho chamado de “desassistência programada”, em que médicos e enfermeiros diziam às pessoas para não irem ao posto de saúde, cujos reflexos a gente sente agora nesses números”, destaca.


Desafio para os gestores

O especialista destaca que os gestores de saúde de estados e municípios devem se programar para atender às pessoas com procedimentos represados. “É óbvio que protelar isso por mais tempo, essas [cirurgias] eletivas acabam virando, de alguma forma, de urgência. E isso deve ser objeto de avaliação de cada um dos sistemas estaduais e municipais de saúde: quem são esses pacientes que estão na fila, fazer busca ativa, e as equipes de atenção básica da saúde têm um papel estratégico”, recomenda.
.

Brumado: vereadora Verimar envia requerimento ao Executivo pedindo que as praças sejam adaptadas para crianças com deficiência

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em vídeo publicado em suas redes sociais, a parlamentar destaca que a medida visa incluir essas crianças no convívio com as outras. (Foto: Instagram @veradoraverimar)

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Brumado, Verimar do Sindicato, propôs que à mesa diretora da Casa encaminhasse ao prefeito Eduardo Vasconcelos e às Secretarias Municipais de Esporte, Cultura e Lazer e de Infraestrutura o Requerimento 064/2021, solicitando a instalação de equipamentos adaptados nas praças publicas voltadas a atender as crianças que possuam algum tipo de deficiência física.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, nessa terça-feira (21), a parlamentar destaca que a medida visa incluir essas crianças no convívio com as outras. “A gente sabe que tem muitas crianças que tem deficiência, que às vezes os pais querem levar na pracinha, mas ao chegar lá não tem como eles se divertirem juntamente com as outras crianças. Então esse projeto é um projeto muito bom, né? A gente gostaria muito que ele fosse atendido pelo executivo e também pelos secretários, que eu tenho certeza que vai ser de grande utilidade para as famílias e as crianças que tem problema com deficiência.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Verimar do Sindicato (@vereadoraverimar)

Com investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais, Governo do Estado promove avanços na aviação na Bahia

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na foto, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, inaugurado em 2019. (Foto: Divulgação)

A Bahia é o segundo maior estado brasileiro em quantidade de equipamentos aeroviários, atrás apenas de Minas Gerais. Atualmente, o território baiano possui mais de 50 aeródromos sob responsabilidade do Estado. Nos últimos anos foram intensificados os investimentos na infraestrutura desses equipamentos e também no incremento da malha aérea, com a ampliação dos voos regionais, que continua avançando.

• Entre as obras mais recentes do setor, o Aeroporto de Guanambi passou a receber voos comerciais da Azul Linhas Aéreas;

Está prevista ainda, a partir do dia 28 de outubro, a retomada dos voos para Lençóis, na Chapada Diamantina, interrompidos desde o início da pandemia, em 2020. A ligação será também com Belo Horizonte (MG), a partir do aeroporto de Confins, em aeronaves ATR, com duas frequências semanais, às quintas e aos domingos. Os voos partem da cidade mineira às 13h20 e chegam em Lençóis às 15h35. Na volta, as decolagens serão às 16h20, com chegadas em Minas Gerais às 18h40. As passagens também já estão à venda no site da Azul.

Os novos voos resultam das ações do Governo do Estado para ampliar a malha aérea da Bahia, com benefícios como a redução do ICMS para o querosene de aviação. “Nosso programa de incentivo fiscal é importante para viabilizar a entrada desses voos regionais. A Bahia abre mão de tributos do combustível de aviação para, em contrapartida, as empresas aéreas colocarem voos regionais. Ou seja, quantos mais voos regionais a empresa tiver, maior será o desconto na compra de combustíveis aqui no estado. É um estímulo fundamental”, afirma o governador Rui Costa, complementando ainda que “estamos ampliando nossa infraestrutura no estado para recepcionar voos. Já entregamos o Aeroporto de Vitória da Conquista, agora vamos ampliar o Aeroporto de Barreiras e, com isso, nós vamos viabilizando mais voos para todo o estado”.

Um novo aeroporto está sendo construído em Bom Jesus da Lapa. A obra da pista foi concluída e a implantação do terminal de passageiros está começando. Em Campo Formoso, no norte do estado, a pista de pouso já foi concluída e a obra segue em ritmo acelerado. Já em Senhor do Bonfim, as obras do terminal de passageiros no novo aeroporto estão em fase inicial.
.

Governo da Bahia nomeia 39 novos investigadores da Polícia Civil

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

A área de segurança pública agora passa a contar com 261 novos profissionais somente no último ano, entre delegados, investigadores e escrivães.

O Governo da Bahia publica nesta quarta-feira (22) a nomeação de 39 novos investigadores da Polícia Civil baiana. O decreto poderá ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor. Com isso, a área de segurança pública passa a contar com 261 novos profissionais somente no último ano, entre delegados, investigadores e escrivães.

Convocados no último dia 21 de julho, o grupo foi composto após a apresentação e análise da documentação e dos exames solicitados em edital, da realização de perícia pré-admissional pela Junta Médica Oficial do Estado e da conclusão do processo de candidatos aprovados que solicitaram remanejamento na lista. Esta é a terceira e última nomeação para a Polícia Civil referente ao último concurso público do órgão. O certame foi realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho - Fundação Vunesp, empresa contratada pela Secretaria da Administração (Saeb).

Caculé: prefeito Pedro Dias encaminhou à Câmara Municipal os PLs de reposição de perdas salariais dos professores municipais

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os PLs serão votados na próxima sessão da Câmara de Vereadores, marcada para o dia 27/09. (Fotos: Josivan Vieira / Ascom Pref. Caculé)

Foram encaminhados para apresentação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caculé os Projetos de Lei nº 14 e 15/2021, elaborados e assinados pelo prefeito Pedro Dias, que visam a valorização do Magistério Público Municipal. Os PLs estabelecem a Reposição de Perdas Salariais (RPS) equivalentes à inflação apurada para o ano fiscal de 2020, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os PLs também estabelece a inserção das metas relacionadas ao desenvolvimento da carreira do magistério no Plano Municipal de Educação, que sofreu supressão na lei de iniciativa do executivo no ano de 2015.

Durante a sessão, que contou com adesão massiva dos educadores municipais, o Professor Adailton Cotrim, que é o atual Secretário Municipal de Educação, fez uso da tribuna para prestar contas de sua gestão aos trabalhadores da educação e explicar os motivos que levaram ao encaminhamento dos projetos. Após apresentação dos projetos aos vereadores, o apoio foi massivo, o que sinalizou uma tendência positiva para aprovação na próxima Sessão Ordinária, marcada para o dia 27/09.

Fechando a sessão, o presidente da casa, vereador Jeovane Costa, ressaltou a árdua luta que os profissionais da educação travam há anos, buscando a valorização da carreira do magistério e condições para o pleno exercício da função. Por fim, o sentimento de esperança impregnou o plenário, com o anúncio da criação, nos próximos dias, de comissão para elaboração conjunta do novo Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.

Partiu Estágio oferece 2.653 vagas para Secretaria da Educação da Bahia; inscrições terminam nesta quarta (22)

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

As oportunidades de estágio são para 47 cursos de bacharelado e licenciatura, distribuídas entre a capital e 59 municípios baianos.

A Secretaria da Administração (Saeb) lançou o 2ª edital do Partiu Estágio em 2021, com a oferta de 2.653 vagas exclusivas para a Secretaria da Educação (SEC). As oportunidades de estágio são para 47 cursos de bacharelado e licenciatura, distribuídas entre a capital e 59 municípios baianos, com o objetivo de fomentar o acesso a oportunidades de aprendizagem para estudantes baianos. As inscrições poderão ser feitas até esta quarta-feira (22), no site programaestagio.saeb.ba.gov.br.

Do total de vagas ofertadas, mais da metade são para os cursos de Administração (541), Matemática (393), Informática (279) e Língua Portuguesa (261). A relação completa poderá ser consultada no Anexo I do Edital 002/2021, a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na página de inscrição do programa e no site da Saeb. Poderão se candidatar universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior com sede ou pólo de ensino na Bahia - sejam federais, estaduais ou privadas, nas modalidades presencial ou EAD.

A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses, desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso. Como nos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
.

6ª parcela do Auxílio Emergencial: nascidos em fevereiro recebem hoje (22)

Quarta / 22.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Desde a última terça-feira (21), a CAIXA está realizando os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021, via aplicativo CAIXA Tem. Nesta quarta-feira, dia 22/09, é a vez dos beneficiários nascidos no mês de fevereiro. Confira abaixo os calendários de disponibilização do crédito e de saque.

• Calendário de crédito completo da 6ª parcela:

• Calendário de saques completo da 6ª parcela:

Suspeito de cometer latrocínio, sequestros e outros crimes em Paramirim é preso após postar foto ostentando fuzil

Terça / 21.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

O homem, procurado em Paramirim, teve mandado de prisão cumprido, na cidade de Ariranha (SP), na manhã desta terça-feira (21). (Foto: Divulgação / SSP)

Um homem suspeito de cometer latrocínio e de participar de um sequestro relâmpago, entre outros crimes no município de Paramirim, localizado no sudoeste da Bahia, foi preso nesta terça-feira (21) na cidade de Ariranha, em São Paulo. De acordo com a polícia, o homem que não teve a identidade divulgada, foi localizado após postar fotos em uma rede social, ostentando um fuzil, em uma comunidade carioca.

As apurações da Delegacia Territorial (DT) de Paramirim terminaram na localização do homem, no interior de São Paulo, onde a ordem judicial foi cumprida por policiais civis. O suspeito deverá ser enviado para a Bahia, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. A polícia afirmou ainda que segue com investigações para localizar outro homem, apontado como comparsa do primeiro.

CAIXA inicia pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial nesta terça (21)

Terça / 21.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Nesta terça-feira (21), a CAIXA iniciou os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. Os beneficiários nascidos em janeiro serão os primeiros a receber os recursos em suas contas digitais. Os saques e transferências para quem recebe o crédito nesta terça, serão liberados a partir do dia 4 de outubro.

• Calendário de crédito completo da 6ª parcela:

• Calendário de saques completo da 6ª parcela:

20 governadores lançam carta desmentindo Fake News em torno do ICMS na gasolina

Terça / 21.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os governadores afirmam que, nos estados, o ICMS é o mesmo nos últimos 12 meses, período em que a gasolina registrou aumento de 40%, em média. (Foto: Divulgação)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reafirmou, nesta segunda-feira (20), a importância de combater a disseminação de notícias falsas em torno da ideia de que os governos estaduais sejam responsáveis pelo aumento dos preços de combustíveis. “A busca pela verdade e a defesa da estabilidade institucional nos levam a, mais uma vez, lutar contra a prática perigosa de distorcer os fatos. Pedimos, novamente, um esforço conjunto e providências urgentes no combate à prática desonesta da disseminação de Fake News, sejam elas relacionadas aos preços dos combustíveis ou a quaisquer outros assuntos da vida nacional”.

Junto com outros 19 governadores, Rui Costa assinou uma carta que contesta a versão de que os preços dos combustíveis estejam elevados em função do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os governadores afirmam que, nos estados, o ICMS é o mesmo nos últimos 12 meses, período em que a gasolina registrou aumento de 40%, em média. “Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa”, diz a carta.

“Estamos empenhados em mostrar ao povo brasileiro que a política de preços dos combustíveis, adotada pelo Governo Federal e atrelada ao mercado internacional, prejudica o país e sacrifica ainda mais a nossa economia”, afirmou Rui.

Lacen-BA detecta mais 10 amostras da variante Delta na Bahia

Terça / 21.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. (Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA)

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais 10 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (02), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (02), Vereda, Medeiros Neto (02) e Vitória da Conquista. Um dos casos evoluiu para óbito. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São 3 homens e 7 mulheres.

Com estes novos registros, a Bahia tem, ao todo, 14 casos da variante, com 2 óbitos. Os 4 primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

A secretária da Saúde da Bahia (Sesab) em exercício, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

RHI Magnesita bate recorde no uso de recicláveis para a produção de refratários

Terça / 21.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

Empresa captou mais de 16 mil toneladas de resíduos refratários no 1º semestre de 2021, 60% a mais na comparação com igual período de 2020. (Foto: RHI Magnesita)

Os investimentos da RHI Magnesita na economia circular, que preconiza menor dependência de recursos naturais virgens e ampliação do uso de insumos recicláveis e renováveis, trouxeram números recordes ao programa de captação de resíduos refratários desenvolvido pela empresa. Houve crescimento de 60% no volume de material captado no 1º semestre de 2021, na comparação com igual período de 2020, um salto de 10,8 mil para 16,2 mil toneladas.

A RHI Magnesita, maior produtora de refratários do mundo, trabalha com a previsão de fechar 2021 com 50 mil toneladas de resíduos refratários captados, melhor marca já registrada pela companhia. A importância desses dados pode ser traduzida da seguinte forma: quanto maior for o volume de materiais reaproveitados na produção, menor será a quantidade de matéria-prima extraída da natureza, o que reduz os impactos da operação.

A empresa mantém no Brasil uma planta própria dedicada à reciclagem de resíduos refratários provenientes de outras indústrias, como a de aço e de cimento. Os materiais captados retornam ao processo produtivo depois de passarem por etapas de seleção, limpeza e britagem. Eles são então destinados à linha de produção e reutilizados como matéria-prima na fabricação de novos refratários. O resultado recorde é fruto da atuação da RHI Magnesita pautada pela responsabilidade socioambiental e pela eficiência produtiva. Desde 2019, a empresa investiu cerca de R$ 5 milhões em novas tecnologias, processos e na expansão de capacidade da sua planta em Minas Gerais para o recebimento e processamento dos resíduos recicláveis. Importante ressaltar que a companhia atua em conjunto com os clientes para dar a melhor destinação aos resíduos produzidos em suas respectivas operações.

A RHI Magnesita também atua internamente para dar soluções aos resíduos gerados nas operações próprias, caso da recuperação dos tijolos refratários dos fornos de Brumado, município localizado no sudoeste da Bahia, de resíduos da planta no Chile e da recuperação de coprodutos e resíduos da unidade de Ponte Alta.

De acordo com estudos realizados pela RHI Magnesita, o Brasil produz cerca de 107 mil toneladas de resíduos refratários anualmente. Desse total, 89 mil toneladas são provenientes da indústria do aço, sendo que Minas Gerais é líder na geração desses resíduos, representando 70% do volume na Região Sudeste. “Temos ainda um grande potencial para expandir e aperfeiçoar nossas estratégias de reciclagem e geração de resíduos. Com as parcerias firmadas, a tendência é alcançarmos níveis cada vez melhores neste processo, alcançando e aumentando nossas metas neste sentido”, destaca Francisco Carrara, vice-presidente sênior de operações da RHI Magnesita nas Américas.


Â