Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2022"

Festival de Lençóis traz música de volta para a Chapada Diamantina; confira as atrações

Sexta / 02.09.2022

Por Jamil Moreira Castro

A 20ª edição reúne Brown, Vanessa da Mata, Mariene de Castro e Jau, Filhos de Jorge e outras atrações. (Foto: Instagram / @festivaldelencois)

“Não basta resistir, tem que florescer”. Depois do silêncio de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, o Festival de Lençóis traz a música de volta para a trilha da natureza na Chapada Diamantina. A atmosfera romântica e florida da primavera dá um toque especial a 20ª edição do evento, que reúne uma programação de shows com diversos gêneros musicais, de 22 a 24 de setembro, na Praça Horácio de Mattos. Já estão confirmadas as participações de Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto. Entre as atrações locais estão a Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias e a Filarmônica Popular de Lençóis.

A realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o evento conta com o apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis e Bahiagás. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações.

Com um público diário estimado em 10 mil pessoas, as edições anteriores reuniram artistas locais e consagrados, como Maria Rita, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Margareth Menezes, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart´nália, Lazzo, Ju Moraes, Russo Passapusso , Lobão, Geraldo Azevedo, Beto Guedes, João Bosco, Guilherme Arantes, Elza Soares, Jorge Vercilo, Lecy Brandão, Zizi Possi, Luiza Possi, Léo Jaime, Baby do Brasil, Diogo Nogueira.

A 20ª edição reúne Brown, Vanessa da Mata, Mariene de Castro e Jau, Filhos de Jorge e outras atrações. (Foto: Instagram / @festivaldelencois)

Setembro Amarelo: Secretarias da Saúde e Educação lançam programação de combate ao suicídio

Sexta / 02.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com dados do DataSus, no Brasil, nos últimos 20 anos os suicídios dobraram de 7 mil para 14 mil. (Foto: Feijão Almeida / SEC-BA)

Como forma de unir esforços em ações de valorização da vida, as secretarias da Saúde e Educação da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (01), uma ação em parceria para destacar a importância do Setembro Amarelo – mês que chama a atenção para importância da prevenção do suicídio. O lançamento da ação, realizado no auditório da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), contou com a presença da secretária da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, do secretário de Educação, Danilo Melo, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Marcos Sampaio, além do especialista em psicanálise, Marcelo Veras e de representantes do setor de saúde mental.

Com o tema "A Vida é a Melhor Escolha", o projeto tem como objetivo a busca pela valorização da vida no contexto escolar, por meio da realização de eventos, palestras e rodas de conversa que vão promover a importância do combate ao suicídio. Os encontros acontecem até o dia 27 de setembro, no auditório da Secretaria da Educação. Confira a programação completa ao final da matéria, no ‘leia mais’.

O suicídio é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como questão de saúde pública. Na Bahia, o número de casos tem apresentado um aumento substancial. Enquanto em 2019 o estado registrou 346 casos, até julho de 2022, foram 378 suicídios notificados. De acordo com dados do DataSus, plataforma do governo federal que contabiliza dados relativos à saúde no Brasil, nos últimos 20 anos os suicídios dobraram de 7 mil para 14 mil.

“As secretarias da Saúde e da Educação assumiram o compromisso de, em todo setembro, falar sobre o suicídio de forma clara e transparente. Para com isso, obtermos um resultado de conhecimentos e políticas que nos fortalecem, para que o suicídio seja um evento em saúde. Portanto, que cada vez mais, estejamos aliançados no amor e no cuidado a vida. De 2019 para cá, esse é mais um dos nossos compromissos”, destacou a secretária Adélia Pinheiro.

O secretário Danilo Melo lembrou os esforços feitos pela educação durante a pandemia para manter a assistência psicopedagógica aos estudantes. "Os encontros virtuais, alguns encontros presenciais mesmo que eram feitos, mostraram a riqueza do trabalho coletivo na escola e a importância de envolver os estudantes nesses processos e discussões. A boa pedagogia coloca essa meninada para falar, se expressar", pontuou.
 

Justiça determina retirada de notícia falsa sobre a regulação veiculada no horário eleitoral

Sexta / 02.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

A notícia traz informações falsas sobre o processo de regulação para internação de uma moradora de Rio de Contas. O conteúdo foi veiculado na TV, na terça, dia 29. (Foto: Divulgação / Sesab)

Uma ação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) obteve, na Justiça Eleitoral, a determinação para a retirada de um relato apresentado no programa eleitoral gratuito na TV da coligação “Pra Mudar a Bahia”, que tem ACM Neto (UB) como candidato ao governo do estado, que traz informações falsas sobre o processo de regulação para internação de uma moradora de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, identificada como Luciana Guimarães Santos. O conteúdo foi veiculado na TV, na terça, dia 29.

Conforme mostram os registros do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência, ferramenta tecnológica utilizada pela Central Estadual de Regulação, a paciente teve sua solicitação inserida no sistema no dia 03/03/2022, à 01h23 e, às 10h03 do mesmo dia, o médico regulador indicou a unidade para a qual ela seria transferida, concluindo o processo de Regulação em menos de 10 horas da inserção da demanda no sistema. Com o processo de Regulação concluído, a paciente foi devidamente regulada do Hospital de Rio de Contas para o Hospital UNIMEC, em Vitória da Conquista, onde foi acolhida e recebeu assistência médica especializada.

A diretora de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Rita Santos, destaca que, considerando o momento de atualização do quadro clínico da paciente no sistema, com sinais de gravidade às 7h41, a ação da médica reguladora para realização de vaga zero, que significa prioridade absoluta, durou cerca de duas horas. Rita Santos explica que “vaga zero” é uma prerrogativa exclusiva do médico regulador de urgências, prevista na Portaria nº 2048 do Ministério da Saúde. 
 

Projeto Pai Presente beneficia dezenas de famílias com testes de DNA gratuitos em Guanambi

Sexta / 02.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

As advogadas Cátia Guimarães e Claudia Viviane Martins Lisboa Fernandes comemoram o sucesso do projeto Pai Presente até aqui. (Foto: Divulgação)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Guanambi e o Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao ecossistema Ânima Educação, promoveram, nas manhãs dos dias 25 e 26 de agosto, mais uma fase do projeto Pai Presente. A ação objetiva beneficiar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e desejam identificar a paternidade de crianças, adolescentes e até de adultos que não tenham o nome do pai na Certidão de Nascimento.

Na ocasião, com a confirmação do cadastramento de cerca de cinquenta famílias, foram feitas as coletas de material genético para a realização dos testes de DNA de forma gratuita. A previsão é de que os exames sejam abertos e os resultados apresentados às famílias no prazo de 30 dias. Em seguida, a primeira edição do projeto Pai Presente será finalizada com a condução das audiências com as partes envolvidas. 

A supervisora e mediadora do Cejusc Guanambi, advogadas Cátia Guimarães e Claudia Viviane Martins Lisboa Fernandes respectivamente, destacam que o engajamento de toda a equipe do Cejusc e o apoio multidisciplinar de professores e alunos dos cursos de Psicologia, Direito e Biomedicina da UniFG foram imprescindíveis para o sucesso do projeto até aqui.

“Vamos conseguir ajudar dezenas de famílias com a possibilidade do reconhecimento de paternidade, que permite à criança e ao adolescente o exercício de vários direitos. Além do conhecimento da sua origem familiar, o direito ao auxílio material, financeiro. Todos os envolvidos estão muito engajados com o êxito dessa ação que já tem superado nossas expectativas”, completa a supervisora do Cejusc e professora do curso de Direito da UniFG, Cátia Guimarães.

O Cejusc funciona no Centro Integrado de Saúde e Serviços da UniFG, que fica localizado na Rua Vasco da Gama, 317, Centro de Guanambi.

Partiu Estágio oferta quase 6 mil vagas para universitários baianos; inscrições vão até 02 de setembro

Sexta / 02.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 5.971 vagas abrangendo 122 graduações diferentes. As oportunidades são para 55 órgãos públicos, distribuídos em 63 municípios.

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou nesta quarta-feira (03) o segundo edital do Partiu Estágio em 2022, com a oferta de 5.971 vagas para estudantes universitários baianos oriundos de 122 graduações diferentes. As oportunidades são para 55 órgãos públicos, distribuídos em 63 municípios. As inscrições têm início às 8h desta quinta-feira (04) e seguem abertas até o dia 02 de setembro, pelo site www.programaestagio.saeb.ba.gov.br.

Podem participar estudantes universitários regulamente matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura, presenciais ou na modalidade EAD, ofertados por instituições privadas e públicas, estaduais ou federais, com sede e/ou pólo de ensino na Bahia. Do total de vagas ofertadas, 1.227 são para a licenciatura em Educação Física; 746 para bacharelado em Administração e 505 para licenciatura em Letras.

A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses. É preciso que o estudante tenha mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso. Estas e outras informações podem ser consultadas no edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (03), no site do programa e na página da Secretaria da Administração. Como nas edições anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.

O contrato do Partiu Estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para estudantes com deficiência. A carga horária é composta de 4 horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

Instituto InterCement realizou a 14ª edição do Dia do Bem Fazer em Brumado e mais 17 municípios

Quinta / 01.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

Ação celebra o Dia Nacional do Voluntariado e tem como objetivo engajar pessoas em ações cidadãs que beneficiem as comunidades onde a empresa atua. (Foto: Divulgação)

No último dia 28 de agosto, domingo, foi celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. O Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País, comemorou a data com a realização da 14ª edição do Dia do Bem Fazer em Apiaí, Bodoquena, Brumado, Cajati, Campo Formoso, Candiota, Cezarina, Ijaci, Itaoca, João Pessoa, Londrina, Nova Santa Rita, Pedro Leopoldo, Ponta Grossa, Salvador, Santana do Paraíso, São Miguel dos Campos e São Paulo.

Em Brumado, no sudoeste baiano, o Instituto Intercement se envolveu na campanha do Bem Fazer, realizada durante todo o mês de agosto e que culminou na Feira do Bem Fazer, onde foram entregues diversos itens alimentícios, material de limpeza e higiene pessoal para famílias em vulnerabilidade social.

O Dia do Bem Fazer, realizado desde 2009, é considerado o maior evento de voluntariado do Instituto e, além de integrar a agenda de investimento social da InterCement Brasil, também é um convite à prática cidadã e à celebração do trabalho voluntário coletivo. Diversos representantes das comunidades, juntamente com os profissionais da empresa, desenvolvem um plano de ações que é executado em benefício comunitário, são iniciativas como reforma de equipamentos públicos [escolas, praças, unidades de saúde, etc.], construção de horta comunitária, apoio a organizações sociais, palestras, revitalização de bibliotecas, entre outras. Em 2021, o evento envolveu cerca de 1.100 pessoas na execução das ações e as atividades beneficiaram aproximadamente 18 mil pessoas.
 

Tenente Rocha é o novo comandante da PM nos municípios de Condeúba, Cordeiros e Mortugaba

Quinta / 01.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

O Tenente aproveitou para se apresentar a imprensa e propor uma parceria, que ajudará a informar a população sobre as regulamentações do CONTRAN. (Foto: Reprodução / JFC)

Na noite do último dia 30 de agosto foi realizada reunião, às 19h, na sede do Pelotão de Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em Condeúba, com os veículos de notícia da cidade, a qual o Tenente PM-BA Franklyn Rocha Santos aproveitou para se apresentar a imprensa local, conhecer seus membros e propor uma parceria, a qual os veículos de comunicação ajudarão a informar a população de Condeúba, Cordeiros e Mortugaba sobre as regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). As informações são do Jornal Folha de Condeúba (JFC).

“Estou chegando na região para comandar as cidades de Condeúba, Cordeiros e Mortugaba. Venho fazer a segurança dessa população, sou um instrumento da Lei e ao mesmo tempo um fiscal da mesma, vamos trabalhar em harmonia com essa população, dentro dos limites legais, facilitando o que for possível e reprimindo sempre dentro das Leis os eventuais abusos cometidos. Chamei aqui nesta noite os Senhores e Senhoras que atuam nos vários meios de comunicações da cidade, para que, juntos, PM e comunicadores estabeleçam um só formato de divulgar os acontecimentos envolvendo a sociedade como um todo e o trabalho da Policia Militar”, declarou o Tenente PM Rocha.

Em relação ao trânsito, o oficial listou diversas irregularidades terão enfoque maior por parte da PM, e, caso descumpridas, o veículo pode vim a ser apreendido e recolhido para o pátio do Departamento de Trânsito (DETRAN) de Vitória da Conquista. “Vamos estar cobrando incisivamente dos condutores as devidas regulamentações determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Como por exemplo: motos, a falta de espelhos laterais, lanternas funcionando, no máximo duas pessoas usando uma moto e ambos têm que estar usando de forma regular os capacetes, moto não pode usar reboque, as documentações da moto e do condutor têm que estar em dia. Veículos, o condutor tem que estar devidamente habilitado, usar cinto de segurança, lanternas tudo funcionando, pneus em bom uso, o veículo não poderá ser estacionado de forma aleatória e nem transitar na contra-mão, tudo isso é passível de multas.”

Equipe do CREAS de Ibiassucê recebe apoio técnico da SAS, em Salvador

Quinta / 01.09.2022

Por Augusto Jackson

Desde a implantação do CREAS, essa é a primeira vez que a equipe recebe uma capacitação ou supervisão técnica presencialmente da SJDHDS. (Fotos: Augusto Jackson)

A equipe técnica de Ibiassucê, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), formada por Bruna Andrade Oliveira Brito (técnica de referência/psicóloga), Cláudia Gonçalves de Almeida (técnica de referência/advogada), e ainda Cristiane Nascimento Porto (coordenadora do CREAS), juntamente com Jhonatan Abreu de Araújo (coordenador de Gestão do SUAS e Vigilância Socioassistencial) receberam apoio técnico sobre a atuação do CREAS/PAEFI.

O momento foi facilitado por Gersivânia Chaves da Coordenação de Proteção Social Especial (CPSE) da Superintendência de Assistência Social (SAS) em sala da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em Salvador, onde houve discussão de casos, e compreensão da atuação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), com foco no acompanhamento especializado aos casos, planejamento e registro das informações.

Desde a implantação do CREAS em 28 de junho de 2022, essa é a primeira vez que a equipe recebe uma capacitação ou supervisão técnica presencialmente da SJDHDS, mesmo anteriormente enquanto Equipe de Proteção Social Especial no órgão gestor (com criação no ano de 2018). Esta ação representa avanço no que diz respeito a qualificação do trabalho técnico e alinhamento aos padrões de qualidade previstos pelas normativas do SUAS, bem como aprimoramento da educação permanente dos trabalhadores.

Desde a implantação do CREAS, essa é a primeira vez que a equipe recebe uma capacitação ou supervisão técnica presencialmente da SJDHDS. (Fotos: Augusto Jackson)

Inscrições para pós graduação em Docência da Educação Profissional e Tecnológica do IFBA encerram hoje (1º); vagas para Brumado, Vitória da Conquista e mais 8 municípios

Quinta / 01.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

O curso, com duração de 12 meses, tem por objetivo formar professores para atuação em cursos técnicos de nível na rede pública. (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade ensino à distância (EAD) pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos municípios de Brumado, Barreiras, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Paulo Afonso, Salvador (Subúrbio) e Vitória da Conquista, sendo 30 vagas para cada polo, totalizando 300 vagas ao todo. Em Brumado, o curso é oferecido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, via formulário do IFBA, até o dia 1º de setembro. Podem se inscrever os portadores de diplomas de graduação. O curso, com duração de 12 meses, tem por objetivo formar professores para atuação em cursos técnicos de nível na rede pública. Mais informações podem ser observadas no Edital Nº 17/2022/PRPGI/IFBA