Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2022"

Cafeicultores de Barra do Choça recebem consultoria do Sebrae em certificação de produção orgânica

Sábado / 22.10.2022

Por Nayla Gusmão / ASN

: As ações visam fortalecer a cafeicultura local levando capacitação aos cooperados da Cooperbac. (Foto: Divculgação / ASN)

Cooperativismo, cuidado com o meio ambiente, agricultura familiar, desenvolvimento econômico. Esses são os pilares da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). Com 323 associados, a cooperativa tem visto, por meio de ações em parceria com o Sebrae, a qualificação das unidades produtivas ao longo dos últimos meses.

A Cooperativa surgiu em 2007 a partir do desejo dos cafeicultores locais de comprar insumos em conjunto e conseguir vender os produtos a um preço justo. Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, lembra do início da organização e reconhece que, mesmo após 15 anos, os valores permanecem. “Por meio de diversas ações estamos conseguindo diminuir a presença do atravessador para aumentar a rentabilidade do produtor. Os principais focos tem sido cuidar do meio ambiente, manter o jovem no campo, a tradição familiar e acreditar que a questão econômica é uma consequência desses cuidados”, enfatiza a presidente.

Joara reforça que nessa trajetória parcerias como a do Sebrae foram importantes para qualificar as unidades produtivas. “Hoje temos estufas, despolpadores, conhecimento. Tudo feito por meio de um plano de negócios elaborado pelo Sebrae, que é seguido rigorosamente pela cooperativa para alcançarmos as metas descritas. Conseguimos qualificar nossa agroindústria, os produtores aumentaram a rentabilidade. Pessoas que não ganhavam nem um salário mínimo, hoje ganham o valor de quatro, cinco e conseguem colocar os filhos para estudar. Isso é valioso demais pra gente”, destacou a presidente.
.

Prefeitura de Caetité e SENAR ofertam assistência técnica para produtores de leite da zona rural

Sábado / 22.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os produtores de leite selecionados pelo SENAR terão assistência técnica gratuita em suas propriedades por 2 anos. (Fotos: Divulgação / Pref. Caetité)

A Prefeitura de Caetité, através de membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e com o apoio de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), esteve na zona rural do distrito de Caldeiras, no último dia 14, oportunidade a qual foram abordadas o sistema de assistência técnica gerencial, que é direcionado aos produtores de leite da região. Os produtores de leite selecionados pelo SENAR terão assistência técnica gratuita em suas propriedades por 2 anos, onde terão veterinários especialistas na área da bovinocultura leiteira com tecnologias voltadas ao semiárido.

Os produtores de leite selecionados pelo SENAR terão assistência técnica gratuita em suas propriedades por 2 anos. (Fotos: Divulgação / Pref. Caetité)

Beneficiários do precatório Fundef ganham mais 30 dias para atualização cadastral e apresentação de requerimentos

Sábado / 22.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

A atualização e o requerimento devem ser feitas na Rede SAC, por meio do Ceprev. (Foto: Elói Corrêa / GovBA)

Os prazos terminariam na próxima terça-feira (25), mas foram ampliados por mais 30 dias, de acordo com decreto publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado da Bahia. A atualização cadastral deve ser feita pelos educadores que constam como beneficiários do precatório, conforme publicação do Diário Oficial do dia 25 de setembro, mas precisam apresentar dados bancários e pessoais para o recebimento do pagamento. Já os requerimentos podem ser feitos por aqueles que quiserem solicitar a inclusão de profissionais habilitados, alteração da jornada de trabalho ou do período de efetivo exercício da função.

Atendimento – Tanto a atualização cadastral quanto a apresentação do requerimento para inclusão de profissionais habilitados, alteração da jornada de trabalho ou do período de exercício efetivo devem ser feitas na Rede SAC, por meio do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). O atendimento na unidade, presente na capital e interior do estado, é por ordem de chegada ou por agendamento, a depender da modalidade do Posto ou Ponto SAC escolhido pelo cidadão. O agendamento deve ser realizado pelo SAC Digital ou pelo call center, disponível nos números (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).
.

Vitória da Conquista amplia oferta de consultas para mulheres no mês de combate ao Câncer de Mama

Sábado / 22.10.2022

Por Clara Solla / UPB

As UBSs estão realizando dias D com consultas médicas, agendamento de mamografias, exames preventivos ginecológicos, testes rápidos de ISTs e atividades educativas. (Foto: UPB)

O mês de outubro é de mobilização em toda a rede municipal de saúde, com ampliação das ações de combate e rastreio do câncer de mama em Vitória da Conquista, por meio da Campanha Outubro Rosa. A assistência ofertada pelo SUS vai desde a atenção primária, com serviços de prevenção e promoção à saúde, até os serviços especializados para auxílio diagnóstico e tratamento.

Ao longo do mês, as unidades de saúde estão realizando dias D com oferta de consultas médicas, agendamento de mamografias, exames preventivos ginecológicos, testes rápidos para detecção de ISTs e atividades educativas. Uma delas foi a Unidade Básica de Saúde Urbis V, que convocou, por meio dos agentes comunitários de saúde, as mulheres que moram na região para um dia de avaliação.

As unidades de saúde são portas de entrada para que as mulheres possam fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Todas as etapas da vida da mulher estão inseridas no contexto da Atenção Básica. Então por meio dos nossos profissionais nas unidades de saúde, é feito o diagnóstico precoce, seja na consulta de rotina com o toque das mamas ou na mamografia, que é a nossa grande aliada. E quando é necessário, direcionamos esse cuidado para outros pontos da rede especializada para que essas mulheres recebam toda a assistência”, explicou a diretora de Atenção Básica do município, Camila Ribas.
.

Eleitor tem até final de novembro para justificar ausência no 1º turno

Sábado / 22.10.2022

Por Fernanda Fernandes / Brasil 61

Dados do TSE apontam que mais de 30 milhões de brasileiros não compareceram às urnas no dia 2 de outubro. (Foto: Reprodução / TSE)

Os eleitores que não compareceram às urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições de 2022 têm até o final de novembro para justificar a ausência junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento segue o prazo de 60 dias estipulado pelo Tribunal, a partir da data de votação, e é obrigatório a todos os brasileiros alfabetizados com idades entre 18 e 59 anos que não votaram.

O requerimento para a justificativa pode ser realizado, não só nas seções eleitorais, como no site oficial do TSE ou por meio do e-Título, aplicativo para celular. O eleitor deve anexar documento que comprove o motivo da abstenção do voto, que será analisado pelo Tribunal e, em caso de indeferimento, pode ser punido em multas que variam entre R$1,05 e R$3,51 para cada turno em que esteve ausente.

Vale destacar que o Tribunal permite a solicitação do voto em trânsito (fora do domicílio eleitoral) a todos os brasileiros em território nacional, também diante de justificativa. Esse prazo, porém, terminou dia 18 de agosto para ambos os turnos.

Dados apresentados pelo TSE nessa terça-feira (04/10) apontam percentual de 20,95% de eleitores ausentes no primeiro turno das eleições de 2022, no dia 2 de outubro. O número equivale a cerca de 33 milhões de pessoas aptas ao voto que não compareceram às urnas, e é semelhante ao registrado no pleito de 2018.

Guanambi: Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança app do Balcão de Empregos

Sábado / 22.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

As plataformas podem ser utilizadas tanto por lojistas quanto por quem está em busca de uma oportunidade de emprego. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, anunciou o lançamento das plataformas digitais de serviços do ‘Balcão de Empregos’, ferramenta virtual agora está disponível tanto pelo site vagas.sacmunicipal.com.br quanto pelo aplicativo ‘SAC Municipal Guanambi – Vagas’, disponível para aparelhos Android.

As plataformas podem ser utilizadas tanto por lojistas quanto por quem está em busca de uma oportunidade de emprego. Para lojistas, é necessário entrar na plataforma e preencher todos os dados solicitados para criar login, além de informar as vagas disponíveis no momento. O próprio site ou aplicativo encaminhará automaticamente para a empresa os currículos dos candidatos que se adequam às vagas, facilitando assim a intermediação pela mão de obra. Já quem busca por uma vaga de emprego, basta acessar um dos meios digitais, realizar preenchimento de dados para login, analisar as oportunidades disponíveis e cadastrar-se para a vaga que almeja. O recrutamento será feito pela plataforma e o candidato poderá acompanhar em tempo real todo o processo realizado.

O setor "Balcão de Empregos" continua funcionando em guichê no SAC Municipal. Para mais informações, é necessário dirigir-se ao SAC, localizado na Avenida Santos Dumont, n° 325, Bairro Aeroporto Velho. Os telefones de contato são (77) 99846-8501 e 0800 009 0034, além do e-mail [email protected].

Inscrições do concurso para soldado PM-BA e Bombeiros estão abertas

Sábado / 22.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas no período entre o dia 13 de outubro e 11 de novembro deste ano. (Foto: Divulgação / Saeb-BA)

O Estado da Bahia publicou o Edital Saeb Nº 05/2022, com abertura de inscrições do concurso público para 2 mil vagas de soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame, no período entre o dia 13 de outubro e 11 de novembro deste ano.

Para concorrer as vagas, os interessados têm que possuir 2º grau completo ou formação técnico profissionalizante (nível médio) em uma instituição reconhecida pela Ministério da Educação, além de outros pré-requisitos descritos no Edital do certame. Os interessados devem ainda ler o Edital 05/2022 para conhecer as informações do certame na íntegra. O concurso público para seleção de candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros será em duas etapas relacionadas (provas objetivas e discursivas).

O concurso possui vagas para soldado da PM em Salvador e Região Metropolitana, além de em outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Texeira de Freitas, Barreiras). As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e nove cidades (Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa.

Dentre o total de vagas, 30% serão reservadas aos candidatos negros (preto/pardo) que façam a autodeclaração no momento da inscrição. A taxa de inscrição possui o valor de R$ 90.  As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2023, em sete cidades da Bahia. Os candidatos receberão o cartão informativo por e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, contendo ao local, data e horário para realização das provas. Caso o candidato não receba o cartão informativo até o terceiro dia que antecede a aplicação das provas ou existindo dúvidas deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas. Podem entrar em contato para o telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas ou consultar o site www.concursosfcc.com.br.

Para acessar os locais de prova é recomendado uso de máscara e obrigatório a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19. O prazo de validade do Concurso será de um ano, contado da data da homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas no período entre o dia 13 de outubro e 11 de novembro deste ano. (Foto: Divulgação / Saeb-BA)

Guanambi: inscrições para o Concurso público da Educação vão até dia 25

Sábado / 22.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os salários variam entre R$ 2.143.12 a R$ 5.915,06 conforme carga horária, que vai de 20h ou de 40h, e o cargo. (Foto: Divulgação / Sec. Educação)

Continuam abertas as inscrições para o concurso público para a área da educação, da Prefeitura de Guanambi. Interessados devem acessar o portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), até o dia 25 deste mês, para realizar as inscrições e acessar o edital.

Ao todo, são 175 vagas, sendo: 30 vagas de Coordenador Pedagógico, com carga horária de 40h semanais; 110 vagas de professor regente dos anos iniciais do ensino fundamental, com carga horária de 40h semanais; 15 vagas, de professor dos anos finais do ensino fundamental, com carga horária de 40h semanais; e 20 vagas para professor dos anos finais do ensino fundamental, com carga horária de 20h semanais.

As provas objetivas serão aplicadas dia 27 de novembro no período da manhã para os cargos de coordenador pedagógico e professores dos anos finais do ensino fundamental; e no período da tarde para os cargos de professor de educação infantil e anos iniciais.

Os salários variam entre R$ 2.143.12 a R$ 5.915,06 conforme carga horária, que vai de 20h ou de 40h, e o cargo. Serão garantidas 5% das vagas para portadores de deficiência (PcD) e 30% para candidatos negros ou pardos.

Brumado: fios de energia do Cemitério Jardim Santa Inês foram furtados

Sexta / 21.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura Municipal informou que está tomando todas as providências para registrar a ocorrência na delegacia. (Foto: Divulgação / Pref. Brumado)

Na noite desta terça-feira (18), criminosos furtaram os fios do padrão de energia do Cemitério Jardim Santa Inês, no município de Brumado. Em nota, a Prefeitura Municipal já está tomando todas as providências para registrar a ocorrência na delegacia “a fim de que as investigações para localizar os bandidos sejam iniciadas o mais breve possível. Pedimos à população, bem como às casas comerciais que compram esse tipo de material, que quem souber de qualquer pista ou paradeiro dos objetos furtados entre em contato com a polícia. Vale lembrar que o crime de roubo ou furto de fios de telecomunicações e energia elétrica prevê pena de reclusão e multa.”

MP recomenda anulação de contratações temporárias em Bom Jesus da Lapa e em Paratinga

Sexta / 21.10.2022

Por Sarah Cardoso / Cecom MP-BA

Segundo o MP, essas contratações não atendem aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto: Reprodução / MP-BA)

O Ministério Público estadual (MP-BA) recomendou às Prefeituras de Bom Jesus da Lapa e de Paratinga e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Paratinga que não admitam e anulem, em até 90 dias, as contratações temporárias que não atendem aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, autor das recomendações, expedidas nos dias 16 e 12 de outubro, os contratos em Paratinga foram firmados sem prévia autorização legislativa e alguns servidores ocupam cargos públicos desde 2009, o que demonstraria que o contrato não possui caráter temporário. Em Bom Jesus da Lapa, 1.761 contratados eram temporários, em contraposição aos 1.638 servidores efetivos.

A recomendação indica também que as Prefeituras devem realizar, no prazo de 90 dias, um levantamento para identificar a quantidade de cargos públicos vagos e a eventual necessidade de preenchê-los mediante concurso, além da criação de novos cargos não contemplados na atual estrutura administrativa e a extinção de cargos existentes. Caso seja identificada a necessidade de provimento de cargos vagos já existentes, as prefeituras deverão tomar as providências para realizar concursos públicos, com a posse dos aprovados em até 180 dias.

MP recomenda que Guanambi instale 3 centros de reabilitação para deficientes auditivos

Sexta / 21.10.2022

Por Gabriel Pinheiro / Ascom MP-BA

A promotora considerou que, “embora aprovada há dois anos, a Lei [Municipal 1.325/2020, que criou o programa de reabilitação da PcD e auditiva] ainda não foi cumprida”.

O Ministério Público estadual (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Cayres, nessa segunda-feira (17), recomendou ao prefeito e ao secretário municipal de saúde de Guanambi que estabeleçam um cronograma para a implantação de três centros especializados de reabilitação destinados ao atendimento das pessoas com deficiência física e auditiva.

A previsão está na Lei municipal 1.325/2020, que criou o Programa de Reabilitação da Pessoa com Deficiência (PcD) Física e Auditiva no Município. A promotora de Justiça considerou que, “embora aprovada há dois anos, a lei ainda não foi cumprida”. A recomendação deu um prazo de 30 dias para que o Município estabeleça o cronograma e de 20 dias para que notifique o MP acerca das providências adotadas. Foi recomendado ainda que seja cumprida a previsão legal de disponibilizar, em cada centro, as modalidades adequadas ao tratamento de reabilitação. Cada unidade deverá dispor de equipe médica especializada no tratamento e acompanhamento dos pacientes, com médicos especialistas em clínica geral, neurologia e neuropediatria, além de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. A recomendação levou em consideração, também, fiscalizações realizadas pelo MP que constataram a escassez de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais em quantitativo compatível com a demanda existente nos quadros de servidores públicos da administração pública municipal, em “flagrante descumprimento da Lei Municipal 1.325, de 2020”.

TCM-BA suspende contratação de comissionados em Jequié

Sexta / 21.10.2022

Por Ascom TCM-BA

A Lei Municipal 2.211/2022 criou mais 388 cargos comissionados – de livre nomeação e exoneração – para exercício na estrutura administrativa municipal. (Foto: Prefeitura de Jequié)

Na sessão desta terça-feira (18), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) ratificaram medida cautelar deferida contra o prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, que determinou a imediata sustação dos efeitos da Lei Municipal 2.211/2022, que criou mais 388 cargos comissionados – de livre nomeação e exoneração – para exercício na estrutura administrativa do município. Por maioria de votos, os conselheiros decidiram manter o impedimento para a realização de novas contratações, mas suspenderam a decisão de exoneração até o julgamento final do processo. Cabe recurso da decisão.

O termo de ocorrência com pedido liminar foi apresentado pela 6ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, com sede em Jequié, e apontou a existência de irregularidades na criação e contratação de servidores para ocupação de cargos comissionados no município. De acordo com a inspetoria, os cargos em comissão criados pela Lei Municipal 2.211/2022 têm apenas na nomenclatura a definição como de chefia, direção ou coordenação. Em essência, muitos deles têm competências executivas, meramente operacionais ou próprias das profissões dos eventuais ocupantes, “o que não satisfaz o comando constitucional previsto no artigo 37, V, que só permite a nomeação de cargos em comissão para atividades de direção, chefia e assessoramento”. A denúncia ainda revela que, antes da criação da nova lei, o município de Jequié possuía 725 servidores nomeados livremente para o exercício de cargos em comissão.

Para o conselheiro Fernando Vita, relator do processo, está presente na denúncia fummus boni iuris, vez que ficou demonstrada a violação da Constituição Federal pela excessiva e não justificada criação de cargos em comissão, em detrimento da realização de concurso público, “sendo que a manutenção e execução dos contratos referenciados na peça de ingresso, por certo terá impacto significativo no erário”.

Estado entrega veículos e terminais de videoconferência para reforçar a saúde nos municípios

Sexta / 21.10.2022

Por Tácio Santos

Para Domilene Borges, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRSSUL), os automóveis ampliarão a atuação dos núcleos nos territórios. (Fotos: Divulgação)

O Estado da Bahia entregou, nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Saúde (Sesab), em Salvador, 66 veículos administrativos e 109 Terminais de Videoconferência para modernizar a atuação dos Núcleos Regionais (NRS) que compõem a rede estadual de saúde. Somados, os equipamentos representam um investimento de R$ 17,8 milhões.

“Os automóveis irão apoiar as atividades administrativas em nossas unidades pelo Estado, bem como fazer o transporte de técnicos dos núcleos regionais de saúde para acompanhar e monitorar todo o território da região de saúde. Os terminais de Videoconferência serão instalados nas unidades para auxiliar na qualificação dos trabalhadores de saúde, além de viabilizar as reuniões à distância, assim como permitir ações de telessaúde e telemedicina”, explicou a secretária da Saúde Adélia Pinheiro.

Para Domilene Borges, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRSSUL), os automóveis ampliarão a atuação dos núcleos nos territórios. “Os veículos dinamizarão o trabalho das equipes de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária. Isso melhora a atenção integral de suporte aos municípios.” 
.

Estado autoriza obras em educação, infraestrutura e segurança no município de Candiba

Sexta / 21.10.2022

Por Lina Magalí

Ao todo, os investimentos somam mais de R$ 44,6 milhões. (Fotos: Divulgação)

A cidade de Candiba, no sudoeste baiano, vai ganhar um novo prédio para sediar o Colégio Estadual Antônio Batista. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada nesta quarta-feira (19), durante solenidade que contou com a presença do governador Rui Costa. O Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e da Conder — órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai investir mais de R$ 21,8 milhões na construção de uma estrutura com 12 salas de aula, equipamentos esportivos e todo suporte necessário para a oferta do ensino em tempo integral.

Pavimentação, segurança pública e água

Outro investimento anunciado foi a pavimentação da rodovia BA-612, no trecho de 16km, entre Candiba e o distrito de Mutãs, em Guanambi. Serão aplicados na obra mais de R$ 19,3 milhões por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), beneficiando o escoamento da produção da agricultura, da pecuária e de minérios. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 12 meses.

Ainda em Candiba, o Estado autorizou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a licitar a construção de uma nova Unidade Conjugada para a Polícia Civil e o Pelotão da Polícia Militar.  A pasta vai aplicar R$ 2.980.868,48 na obra.  Outra obra anunciada foi a de implantação do sistema de abastecimento de água no povoado de Dourados. O investimento é de R$ 505.214,55 da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs) e a obra será executada pela Embasa.

Ibiassucê: CRAS realiza ações da Campanha do Outubro Rosa

Sexta / 21.10.2022

Por Augusto Jackson

A enfermeira Barbara Maciel e a psicóloga Bruna Andrade informaram as usuárias do SCFV sobre os Canceres de Mama e de Colo de Útero e ao seu diagnóstico. (Fotos: Augusto Jackson)

Em alusão ao Outubro Rosa, que é um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a Prefeitura de Ibiassucê, através das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) uma roda de conversa sobre o Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero.

Na ação, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), Barbara Maciel, e a psicóloga e técnica de referência do SCFV, Bruna Andrade, informaram as usuárias do SCFV sobre essas doenças e sobre o acesso aos serviços de diagnóstico. “O CRAS de Ibiassucê levou esse movimento para orientar melhor as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como elas mesmas podem fazer o toque, e que ao identificarem alterações persistentes nas mamas devem procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para serem encaminhadas para que o mastologista faça o diagnóstico”, explicou a coordenadora do CRAS, Graziela Pinheiro.