Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2023"

Hospital Regional da Chapada atinge marca de mais de 3 mil cirurgias em 2023

Sexta / 13.10.2023

Por Ascom Sesab

A unidade de saúde contempla a cidade de Seabra e mais onze cidades da região da Chapada Diamantina. (Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA)

O Hospital Regional da Chapada (HRC), da Secretaria da Saúde da Bahia, atingiu a marca de 3 mil cirurgias realizadas neste ano. A unidade de saúde contempla a cidade de Seabra e mais onze cidades da região da Chapada Diamantina.

Entre janeiro a setembro o hospital realizou 3.141 procedimentos cirúrgicos eletivos, ortopédicos e de urgência. Nas cirurgias eletivas, os principais procedimentos estão relacionados a hérnias e a retirada de vesícula e útero. Já as cirurgias ortopédicas totalizaram 751 procedimentos, sendo realizadas principalmente em pacientes acometidos por quedas e acidentes automobilísticos. Os 379 casos cirúrgicos envolvendo urgência e emergência demonstram uma equipe sempre em prontidão.

O total de atendimentos nas diversas especialidades também surpreende. Somente no período de julho a setembro de 2023, a unidade realizou 10.513 atendimentos.

O diretor médico do HRC, Everson Matt destaca que a unidade trabalha para ampliar o atendimento na região. “O Hospital Regional da Chapada conta com uma equipe multidisciplinar e estrutura de última geração, o que nos permite otimizar esses atendimentos. Contamos com cirurgião geral, anestesista e ortopedista, oferecendo suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Seguimos trabalhando de forma incansável para melhorar o atendimento, oferecendo mais saúde para toda a Chapada Diamantina”, explica o diretor.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, e perfil assistencial de hospital geral, o HRC oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopedia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

Inaugurado em 2017, o Hospital Regional da Chapada segue investindo e inovação e capacitação da equipe multidisciplinar em busca da frequente qualificação da assistência. Em maio, a unidade realizou o primeiro procedimento de retirada de cateter duplo j bilateral utilizando a técnica de videocirurgia.

A cirurgia endoscópica foi feita em um paciente de 65 anos do sexo masculino e com quadro renal crônico dialítico e, para a realização do procedimento, o Hospital Regional da Chapada mobilizou toda sua equipe multidisciplinar comandada pelo cirurgião geral e urologista ellington Barbosa.

De acordo com a supervisora de enfermagem do centro cirúrgico da unidade, Luana Castro, o método usado no procedimento reduz os riscos da cirurgia e melhora o pós-operatório do paciente. “Nas videocirurgias os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto, menos cicatrizes e menor risco de complicações. Esse é o início de mais uma etapa de avanços na saúde dos pacientes de Seabra e região”.

Ministério da Cultura lança o Programa Nacional dos Comitês de Cultura

Sexta / 13.10.2023

Por GovBr

As inscrições ficam abertas até o dia 30 de outubro e devem ser feitas por meio do Portal TransfereGov. (Foto: Reprodução / GovBR)

O Ministério da Cultura (MinC) lançou edital de Chamamento Público para selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em celebrar Termo de Colaboração para a execução de ações no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). As inscrições ficam abertas até o dia 30 de outubro e devem ser feitas por meio do Portal TransfereGov. O valor total de recursos disponibilizados é de R$58.849.741,14.

A ideia é formalizar Termos de Colaboração nas 27 Unidades da Federação (UFs), um em cada, por 24 meses, para a realização de ações de articulação, mobilização social, comunicação, formação em direitos e políticas culturais e orientação às comunidades para a formulação de projetos e parcerias culturais.

De acordo com o edital, as parcerias devem contribuir para o alcance dos seguintes objetivos específicos do PNCC: ampliar a difusão das informação sobre as ações públicas federais na área de cultura; promover a comunicação popular e acessível, especialmente a digital, em interação com a sociedade e combater a desinformação sobre as políticas públicas e o acesso aos direitos sociais; promover a educação popular e formação cidadã sobre direitos sociais, políticas culturais e sociais, fortalecendo as instâncias de participação e deliberação do Sistema Nacional de Cultura.

E ainda apoiar os trabalhadores da cultura; contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico, a geração de trabalho e renda e a reversão das desigualdades sociais e regionais no campo da cultura;  implementar inovações em participação social, ampliando a mobilização e o debate público acerca das políticas culturais e de temas de relevância nacional;  contribuir para o mapeamento e o cadastro permanente de organizações e pessoas físicas atuantes na área sociocultural, estimulando os processos de autocadastro e a composição das bases de dados do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) e; promover o fortalecimento das organizações da sociedade civil e a implementação da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014 (MROSC).

Participação - Podem participar as Organizações da Sociedade Civil constituídas como entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação), sociedades cooperativas previstas na Lei nº 9.867, de 10 de novembro de 1999, integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social; as alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social. Ou as organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.

Comitês de Cultura

A criação dos Comitês de Cultura é uma promessa feita pelo presidente Lula, na campanha de 2022 que está sendo concretizada pelo MinC como uma estratégia de democratizar o acesso à cultura no país, como preconiza a Constituição Federal.  A portaria aponta os princípios, estratégias de implementação e ações estruturantes do programa.

De acordo com a ministra Margareth Menezes, o objetivo geral dos Comitês de Cultura é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, potencializar e fazer com que as pessoas conheçam a riqueza e a diversidade do que é produzido culturalmente em todas as regiões do país. “Além de fortalecer a democracia e as participações popular e cidadã, no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, completa.

Segundo a portaria, o programa compreende a articulação territorial para a realização de ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais em associação com um amplo campo de inteligências e tecnologias culturais em todas as regiões e territórios do País.

Ações Estruturantes - A Portaria explica que o PNCC será norteado por quatro ações estruturantes: as articulações entre agentes territoriais de cultura, intra e interministeriais e a constituição de redes de parceiros e a territorialização, baseada no Índice Territorial dos Comitês de Cultura.

Composto por 22 indicadores agrupados nas dimensões socioeconômica, sociocultural, vulnerabilidade urbana, desenvolvimento regional e acesso às políticas culturais locais, a aplicação do índice vai possibilitar a comparação entre regiões geográficas e a identificação daquelas consideradas prioritárias para o direcionamento das ações.

Por meio do PNCC serão celebrados Termos de Colaboração com organizações da sociedade civil, selecionadas por meio de chamamento público, para a execução de atividades presenciais e virtuais de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias. Além de comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.

Metodologia – As atividades do Programa Nacional dos Comitês de Cultura serão realizadas por meio de sua Rede de Parceiros e de Agentes Territoriais de Cultura e serão abertas à participação dos cidadãos, constituindo espaços de debate, comunicação, mobilização e escuta da sociedade civil. Também vai proporcionar a oferta de serviços de orientação e atendimentos - individuais e coletivos – para elaboração de projetos, desenvolvimento de parcerias e acesso a políticas e programas culturais.

A Redes de Parceiros será composta por Organizações da Sociedade Civil, Universidades e Institutos Federais; entes Federados, instâncias de Participação do SNC e Conselhos de Políticas Públicas correlatas. E também fóruns, grupos e coletivos de arte e cultura, movimentos sociais, ativistas e artistas organizados, trabalhadores e trabalhadoras da cultura, sindicatos, cooperativas, dentre outras.

Os IFs vão desenvolver os cursos de Curso de Formação de Agentes do Programa, pessoas físicas selecionadas pelos institutos, também por meio de editais, com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades que, mediante formação continuada e acompanhamento permanente das equipes dos institutos, serão responsáveis por ações territoriais.

Algumas das atribuições dos agentes serão o desenvolvimento de planos de ação cultural, mapeamento sociocultural, apoio técnico e mobilização do setor cultural para os editais de fomento direto e indireto. Eles também vão fazer articulação em rede e produzir conteúdo de comunicação sobre o setor cultural de seu território. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: edital.comites@cultura.gov.br.

Guanambi: Secretaria de Agricultura realiza ações de desenvolvimento da atividade produtiva

Sexta / 13.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o secretário Vanderlei Florêncio, os investimentos na qualificação do produtor ajudam a gerar mais renda. (Foto: Divulgação / Ascom)

Na última sexta-feira (06), a Secretaria de Agricultura de Guanambi, em parceria com o SEBRAE, promoveu o 1º Seminário sobre o cultivo do maracujá, na fazenda Curral Velho. De acordo com a pasta, o objetivo do seminário foi proporcionar conhecimento aos produtores locais, apresentando novas técnicas de combate às pragas e de manipulação de produtos utilizando a base do maracujá, visando agregar valor ao produto.

O secretário de agricultura, Vanderlei Florêncio, destacou a importância dos investimentos na agricultura familiar, afirmando: “Investir na qualificação, incentivar o produtor a aprimorar e aumentar sua produção para gerar mais renda. Essa é a missão que o prefeito Nilo Coelho nos incumbiu, e buscamos auxiliar os produtores nesse caminho”.

Conforme informações da Secretaria de Agricultura, como parte das ações para o desenvolvimento da atividade produtiva do município, nessa quarta-feira (11), técnicos do CDS Alto Sertão visitaram a Queijaria Serra de Mutans, assegurando a qualidade do produto que pode ser comercializado em toda a extensão dos 17 municípios do território do Consórcio do Alto Sertão.

"Produtos certificados pelo SIM garantem qualidade e segurança sanitária para o consumidor, criando mais oportunidades para nossos produtores", afirmou o diretor do Departamento do Serviço de Inspeção Municipal, Marcelo Brito.

Desenrola Brasil: última fase do programa vai até 31 de dezembro de 2023

Quarta / 11.10.2023

Por Brasil 61

Segundo o economista Aurélio Trancoso, antes de fazer qualquer acordo com as instituições financeiras, é importante analisar todas as condições ofertadas. (Foto: Marcello Casal Jr)

Os brasileiros que estão com dívidas entre R$ 5 mil e R$ 20 mil já podem participar da última fase do programa Desenrola Brasil. Ele se encerra no dia 31 de dezembro de 2023. Nesse momento, as pessoas que ganham até 2 salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico terão a possibilidade de fazer uma renegociação com juros de até 1,99% ao mês. Atualmente, o país tem cerca de 70 milhões de negativados, segundo o governo, que aproveitou para fazer o lançamento da plataforma oficial na última segunda-feira (09).

Mas é preciso ter cuidado. Na opinião do economista Aurélio Trancoso, antes de fazer qualquer acordo com as instituições financeiras, é importante analisar todas as condições ofertadas para aceitar a proposta que caiba no orçamento. O especialista explica que o Desenrola Brasil pode até ajudar ao tentar tirar as pessoas que estão inadimplentes junto aos bancos, às lojas e ao SPC e Serasa. Mas ele entende que isso pode ser um problema para quem não puder quitar as dívidas. 

“A ideia é que quem tem uma dívida bancária de até 100 reais, por exemplo, automaticamente já tenha o nome retirado da negativação, só que a pessoa não vai deixar de pagar aqueles 100 reais. Ele vai ser divido para pagar até o final do ano e vai ter juros em cima de 2%, praticamente”, avalia. 

A primeira etapa do programa teve início em 17 de julho deste ano  e contemplou dois públicos de beneficiários: pessoas com dívidas até R$ 100 e dívidas bancárias negativadas de clientes que têm renda mensal até R$ 20 mil. A última etapa quer atingir o público que tem dívida entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

Brasileiros endividados

Um levantamento da Serasa mostra que os brasileiros somam um total de R$ 351,6 bilhões de dívidas. O Mapa da Inadimplência e Renegociação de dívidas referente ao mês de julho revela que 71,41 milhões de pessoas possuem alguma pendência. O segmento “Bancos/Cartão de crédito” responde por 29,54% das dívidas, seguido por “contas básicas, como água, luz e gás” (23,94%) e “financeiras” (15,20%). 

Para o economista e professor de Pós-Graduação em Política Social da UnB, Evilasio Salvador, é preciso ter muito cuidado com a formação de novas dívidas. “A pessoa tem que fazer uma renegociação que caiba no seu orçamento e ter uma educação financeira buscando equilibrar o seu orçamento entre receitas e despesas. O fato de fazer dívida e parcelamento sempre vai ser uma condição necessária para quem vive abaixo da renda no Brasil, mas é preciso tomar cuidado com as taxas de juros e garantir a renda futura e se preocupar em continuar trabalhando”, alerta. 

O economista, coordenador do Centro de Pesquisas da Unialfa e mestre em Desenvolvimento Regional, Alexandre Trancoso, diz que o modelo proposto de renegociação da dívida não explica como será feito o valor da cobrança dos juros. 

“Isso é uma preocupação porque já estão sendo cobrando juros e depois ainda aplica 1.99% em cima da dívida; e a gente sabe que cartão de crédito não perdoa isso e banco no cheque especial também não. Então ainda tá complicado, ainda não explicaram se vai ser sobre o valor da dívida original ou sobre a dívida que já existe no banco — e que já foi cobrada juros”, ressalta. 

O que é o programa

O Desenrola Brasil é um programa que possibilita a renegociação de dívidas. Para participar é necessário se cadastrar na Plataforma GOV.BR. Pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) vão poder renegociar dívidas. A estimativa do governo é beneficiar até 70 milhões de pessoas. 

As pessoas que estão no vermelho foram enquadradas em duas faixas. Na faixa 1, ficaram aqueles que recebem até dois salários mínimos ou que estavam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ainda tinham dívidas de até 5 mil reais. A Faixa II diz respeito às pessoas com dívidas no banco. Nesse caso, o governo ofereceu às instituições financeiras, em troca de descontos nas dívidas, um incentivo regulatório para que aumentassem a oferta de crédito. Nas Faixas I e II, as operações através do programa estiveram isentas de IOF. Os credores puderam comprar créditos em leilões.

O governo federal alerta para que as pessoas não caiam em golpes quando forem renegociar dívidas com os bancos. A orientação oficial é falar diretamente com a instituição financeira onde está a dívida, utilizando exclusivamente os canais oficiais dos bancos ou buscando atendimento diretamente nas agências. Fonte: Brasil 61.

Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou mais de 7900 animais em Brumado

Quarta / 11.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

Quem ainda não vacinou o seu pet deve levá-lo até o setor de Vigilância Epidemiológica. (Foto: Divulgação)

A Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou 7958 animais, sendo 6533 cachorros e 1425 gatos. Quem ainda não vacinou o seu pet deve levá-lo até o setor de Vigilância Epidemiológica localizado na Rua Eusínio Tanajura Meira, próximo ao SAMU 192, pelas segundas e quartas-feiras no período da manhã.

A vacinação contra a raiva animal é extremamente importante e garante que a doença continue controlada em Brumado. Podem se vacinar cães e gatos a partir de três meses de idade e animais prenhas.

MP realiza 719 atendimentos nos municípios de Guanambi, Pindaí e Candiba

Quarta / 11.10.2023

Por MP-BA

Foram realizados atendimentos como segunda via de documentos e serviço de orientações diversas. (Foto: Divulgação / MPBA)

O Ministério Público realizou na última semana, dos dias 02 à 06, 719 atendimentos nos municípios de Guanambi, Pindaí e Candiba. A iniciativa faz parte dos projetos ‘Paternidade Responsável’ e ‘Viver com Cidadania’.

Na unidade móvel da instituição, o ‘MP Comunidade’, foram realizados atendimentos como segunda via de documentos e serviço de orientações diversas, sendo esses os mais pedidos, respectivamente com 306 e 260 atendimentos realizados. Houve também um total de 44 exames de DNA gratuitos, 34 reconhecimentos espontâneos de paternidade, 29 acordos de alimentos e 23 precatórias.

Estiveram presentes no mutirão, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife), Leila Seijo; o promotor de Justiça da comarca de Guanambi, Áureo Teixeira; e o promotor de Justiça designado para o mutirão, Thomas Bryann Freitas; além de assistente social, psicóloga e demais servidores do Caocife e da Promotoria Regional.

Livramento: acidente de transito na BA-152 deixa vítima

Quarta / 11.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

O condutor, um homem de 49 anos, estava preso às ferragens e foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a Unidade de Saúde. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na manhã dessa terça-feira (10), por volta das 09h, a 46ª CIPM foi acionada para averiguar um acidente de trânsito ocorrido na Rodovia BA-152, próximo ao Portal de entrada da cidade. Segundo a PM, no local, os militares visualizaram o veículo Fiat/Strada Freedom 13CS, placa RPG- 7F16, dentro de uma área de vegetação. O condutor, um homem de 49 anos, estava preso às ferragens e foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a Unidade de Saúde. Foi confeccionado o Registro de Acidente de Trânsito - RAT e o veículo foi retirado do local por um guincho, informou a PM.

O condutor, um homem de 49 anos, estava preso às ferragens e foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a Unidade de Saúde. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Com elementos lúdicos, Governo lança campanha e chama atenção para o combate à exploração sexual e trabalho infantil

Terça / 10.10.2023

Por Secom GovBA

O objetivo é alertar a população baiana para essa dura realidade que acontece em todo o país, e incentivar os registros de denúncia. (Foto: Divulgação)O objetivo é alertar a população baiana para essa

O Governo da Bahia lançou, nesta semana, mais uma campanha de conscientização para o combate à exploração sexual e trabalho infantil. O objetivo é alertar a população baiana para essa dura realidade que acontece em todo o país, e incentivar os registros de denúncia, já que muitos casos ainda são subnotificados devido ao medo, à falta de informação e ao grande tabu que o assunto representa para a sociedade.

“É, sem dúvidas, uma mobilização importante no propósito de contribuir para o enfrentamento à violação de direitos das nossas crianças e adolescentes, destacando a importância da denúncia. O Governo do Estado volta seu olhar para esta pauta, tem investido em diversas ações de comunicação e, principalmente, no cofinanciamento de serviços especializados para o público vítima destas violências, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ressaltou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.

Para tratar desse tema sensível, a campanha, executada pela agência Leiaute, utiliza artifícios e elementos lúdicos para chamar atenção de adultos e crianças. Mobiliários interativos simulando uma caixa de brinquedo estão sendo instalados em pontos de ônibus localizados em lugares de grande circulação, além do metrô, terminais rodoviários e em grandes shoppings de Salvador, que também entraram como apoiadores da causa, junto com a Amora Brinquedos, que produziu a boneca Lulu em diversas escalas.

A campanha 'lançou' dois novos brinquedos, uma boneca e um urso de pelúcia que, ao serem apertados no local indicado, falam frases de alerta, todas relacionadas aos dados do trabalho infantil e do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Conforme a coordenadora de Atendimento da Leiaute, Samantha Marchiori, a ideia foi concebida para que o formato da peça atraia a atenção do público. “Já a mensagem contrasta com esse universo lúdico, mostrando a triste realidade de milhões de crianças”, explicou.

As mensagens ditas pela boneca, chamada de Lulu Alerta, são: “Quase 2 milhões de crianças e adolescentes são forçados a trabalhar. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!” e “O trabalho infantil rouba a melhor parte da vida de milhões de crianças e adolescentes. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!”.

Já o Ursinho Atento, ao ser apertado, fala: “Sabia que 80% da violência sexual infantojuvenil acontece dentro de casa? Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!” e “Apenas 10% dos casos de violência sexual infantojuvenil são notificados. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!”.

A campanha também vai rodar no ambiente digital, além de uma grande Corrente da Vigilância, contando com a presença de influencers e personalidades de todo o Brasil, que serão publicados e veiculados nas redes sociais e canais oficiais do Governo do Estado.

PF combate supostas irregularidades em procedimentos licitatórios em Bom Jesus da Lapa, Conquista e Barreiras

Terça / 10.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a PF, os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. (Foto: Divulgação / PF)

Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Palácio do Saber, que investiga supostas irregularidades em procedimentos licitatórios cujos objetos alcançam a quantia de R$ 15 milhões.

De acordo com a PF, um efetivo composto por um total de 63 policiais federais dá cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Félix do Coribe, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e Barreiras. Segundo a PF, os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, tendo em vista que um dos alvos é detentor de foro privilegiado por prerrogativa de função.

A equipe de investigação apura os possíveis delitos de desvios de verba pública federal, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão.

Brumado sediará um dos maiores eventos esportivos da Bahia, o Brumas Vale Cup 2023

Terça / 10.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

A competição começa nesta quinta-feira (12) e continua até o domingo (15). (Foto: Divulgação)

O Estádio Municipal Gilberto Cardoso Brito será palco de um grande evento nos próximos dias: o Brumas Vale Cup 2023. A competição começa nesta quinta-feira (12) e continua até o domingo (15). Esse é um dos maiores eventos esportivos de toda a Bahia e irá reunir mais de 900 atletas nas categorias de Sub-07, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Angels futebol feminino adulto. 500 atletas vêm de outros municípios, como Guanambi, Dom Basílio, Livramento, Anagé, Salvador, Lagoa Real e Lagoinha.

O Brumas Vale Cup promete reunir um grande público e vai promover muito esporte, lazer e animação em Brumado. Para Elder de Oliveira, organizador da competição, o futebol é uma ótima ferramenta para a socialização e este evento irá incentivar os valores educacionais e cívicos em seus participantes. O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, João Nolasco, afirmou ser um grande prazer para Brumado e para a Administração Municipal receber o Brumas Vale Cup e que as portas da gestão estão abertas para que eventos como este possam continuar acontecendo no Município.

A competição começa nesta quinta-feira (12) e continua até o domingo (15). (Foto: Divulgação)

Trecho na BA-142 terá área de escape para maior segurança, anuncia prefeito Phellipe Brito

Terça / 10.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

Nas redes sociais, Phellipe Brito afirmou que a obra proporcionará mais segurança aos motoristas e moradores da região. (Foto: Facebook / Phellipe Brito)

Nesta segunda-feira (09), Phellipe Brito, prefeito de Ituaçu, comunicou por meio de suas redes sociais que o resultado da Licitação para a construção e sinalização de uma área de escape na BA-142, trecho entre Barra da Estiva e Ituaçu, foi publicado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA). De acordo com o resultado, a empresa que realizará a obra será a Gradus Construtora Ltda.

Nas redes sociais, Phellipe Brito afirmou que a obra proporcionará mais segurança aos motoristas e moradores da região e também agradeceu o apoio recebido das autoridades. "Gratidão ao Ministro Rui Costa, Governador Jerônimo, Senador Otto, Deputado Federal Paulo Magalhães, Deputado Estadual Marquinho, Secretário Sérgio Brito e Diretor Saulo Pontes", finalizou.

Nova queda no repasse do FPM compromete manutenção de serviços públicos

Terça / 10.10.2023

Por Ascom UPB

UPB cobra urgência na compensação das perdas do fundo. (Foto: Divulgação)

O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de outubro previsto para ser creditado nas contas das prefeituras nesta terça-feira (10) no valor de R$4.105.735.394,17, apresenta queda de 13,28% comparado ao valor R$4.734.550.242,07 do mesmo período do ano anterior, 2022.

Diante da acentuada queda em mais um repasse, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção da sociedade, do Governo Federal e do Congresso Nacional para a inviabilidade econômica das gestões municipais. As sucessivas quedas dos recursos impactam negativamente na manutenção de serviços públicos à população, prejudicando o funcionamento das prefeituras.

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que metade dos municípios Brasil precisou cortar pessoal para reduzir custos nos últimos meses, devido à queda do repasse do fundo, que na Bahia é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios. O levantamento da CNM reforça também que as dificuldades financeiras vêm provocando atrasos no pagamento de pessoal e de fornecedores.

Enfrentando uma crise financeira gravíssima, os municípios cobram do Governo Federal a urgente recomposição das receitas do FPM, conforme o Projeto de Lei Complementar 136 aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, sendo que aguarda sanção presidencial. Do mesmo modo, os prefeitos entendem como fundamental a redução dos juros e ações que estimulem e retorno do crescimento econômico para que esse possa repercutir positivamente nas receitas municipais.

Avante pode ter candidato a prefeito em Brumado e nome de Marlucinho Abreu desponta como possibilidade

Segunda / 09.10.2023

Por Redação Sertão Hoje

O nome do jovem médico tem aparecido em pesquisas de intenção de votos realizadas por alguns políticos no município de Brumado (Foto: reprodução\internet).

O jovem médico Dr. Marlucinho Abreu Filho, popularmente conhecido como Marlucinho Abreu, tem ensaiado sua entrada na política. Filho do ex-vice prefeito Marlúcio Abreu e da ex-vice prefeita e ex-vereadora Ilka Abreu, Marlucinho iniciou o seu engajamento político buscando se aproximar de presidentes de associações e realizando reuniões com lideranças, além de frequentar festas, cavalgadas e leilões beneficentes, tanto na sede como na zona rural. Desde então, tem participado ativamente dos acontecimentos políticos e sociais da comunidade brumadense.

Em conversa com nossa redação, um empresário da cidade que preferiu não se identificar, afirmou que o nome do jovem médico tem aparecido em pesquisas de intenção de votos realizadas por alguns políticos. A conclusão lógica é que existe um percentual de eleitores do município, que reconhecem a importância desta família na política de Brumado e enxergam o nome de Marlucinho como uma opção.

Com isso, ele pode estar de fato se credenciando a ser candidato a prefeito de Brumado pelo partido Avante, com o apoio do diretório estadual do partido e de deputados nessa possível candidatura. Em breve, mais notícias sobre dos bastidores da política brumadense.

Bahia acelera o crescimento econômico e social com investimentos da BYD e recordes de empregos

Segunda / 09.10.2023

Por Secom GovBA

De janeiro a setembro, foram 49 novos empreendimentos implantados, marcando R$ 3,96 bilhões em investimentos e geração de mais de 5 mil empregos. (Foto: Alberto Coutinho/Secom)

Nesta segunda-feira (09), a Bahia protagoniza mais um feito que demonstra o momento positivo pelo qual está passando no que se refere à aceleração do crescimento econômico e social do estado. A gigante chinesa da indústria automobilística – BYD lança a pedra fundamental do complexo fabril que vai produzir, em solo baiano, veículos de passeio elétricos e híbridos, caminhões elétricos, chassis de ônibus, além de processar lítio e ferro fosfato.

O fato histórico para o estado se junta ao cenário de recordes recentes de investimentos próprios e privados que promovem crescimento também em outros setores e se refletem em avanços econômicos e de geração de empego. Somente por parte da BYD, o investimento na implantação das fábricas em Camaçari será de R$ 3 bilhões. A empresa estima a geração de cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos e já anunciou também que promoverá treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para profissionais locais.

Antes de participar do evento que marca oficialmente o início da instalação das novas fábricas, o governador Jerônimo Rodrigues visitou o local, neste domingo (8), acompanhado de uma comitiva de secretários e dirigentes do Governo do Estado e de representantes da empresa. Além dele, a cerimônia da pedra fundamental terá a presença do fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li. O vice-presidente, Geraldo Alckmin e ministros do Governo Federal também estarão presentes.

A força baiana de atração de investimentos tem na BYD o seu exemplo mais recente, mas já demonstra desempenho positivo há mais tempo. Somente este ano, de janeiro a setembro, foram 49 novos empreendimentos implantados na Bahia, marcando R$ 3,96 bilhões em investimentos e geração de mais de 5 mil empregos. Nos próximos anos, a projeção é de que sejam criados 34,5 mil postos de trabalho, a partir de 380 empreendimentos, que foram ou estão sendo instalados ou ampliados no estado, com aporte de R$ 127 bilhões para o incremento da economia baiana.

Os setores de geração de energias renováveis, eólica e solar, se destacam entre os que mais crescem no estado. O Complexo Eólico de Tucano, localizado nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, é o mais novo desse setor a se instalar em solo baiano. Inaugurado no dia 3 de outubro, será operado 100% por mulheres, com investimento de R$ 1,5 bilhão. Este e outros empreendimentos, unidos ao crescimento do setor de serviços, colocam a Bahia como o sexto estado brasileiro com melhor saldo na geração de empregos este ano.

Liderança nacional

Quando se trata de investimentos, com recursos próprios, em áreas de impacto direto na vida de baianos, os números também destacam a Bahia nacionalmente. O estado é líder no país em investimentos como proporção das receitas. O total investido até a primeira quinzena de setembro somou R$ 5,85 bilhões. As áreas sociais foram, com larga vantagem, as mais contempladas com estes recursos: foram R$ 2,68 bilhões desembolsados pelas secretarias de Educação, Saúde e Segurança, e no setor de infraestrutura foram R$ 2,65 bilhões aplicados em obras e ações das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Hídrica.

De acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, ao destinar 14% de sua receita total para os investimentos até o mês de junho, o governo baiano teve a melhor performance entre os estados no período.

Bombeiros combatem incêndios florestais em 16 cidades da Bahia

Segunda / 09.10.2023

Por CBM-BA

Os agentes estão empenhados na operação, contando com o apoio de 40 viaturas, drones e quatro aeronaves modelo Air Tractor. (Foto: Divulgação / CBMBA)

Nesse domingo (08), aproximadamente 200 bombeiros foram mobilizados no combate a incêndios florestais que assolam 16 cidades nas regiões do oeste, norte e Chapada Diamantina, no interior do estado da Bahia. Segundo informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, os agentes estão empenhados na operação, contando com o apoio de 40 viaturas, drones e quatro aeronaves modelo Air Tractor, disponibilizadas pelo Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A utilização de tecnologia, como os drones, tem sido fundamental para mapear as áreas afetadas e coordenar os esforços de combate.

Além das ações de combate direto às chamas, os bombeiros também estão realizando ações preventivas em parceria com a população local. Isso inclui a orientação sobre medidas de prevenção, a sensibilização da comunidade sobre os riscos dos incêndios florestais e a importância de preservar o meio ambiente. Os incêndios têm causado preocupação nas localidades afetadas, e os municípios atingidos são Morpará, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Barreiras, Muquém de São Francisco, Barra, Wanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Lençóis. A ação conjunta dos bombeiros, das autoridades locais e do Programa Bahia Sem Fogo demonstra o esforço coletivo para conter os incêndios florestais que ameaçam o patrimônio natural e a segurança das comunidades nessas regiões da Bahia.