Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2014"

De volta ao Congresso Nacional, Aleluia ‘promete’ fazer firme oposição a Dilma

Segunda / 03.11.2014

A proposta de reforma política da presidente Dilma Rousseff foi rechaçada veementemente por Aleluia

Presidente estadual do Democratas, o deputado federal eleito José Carlos Aleluia, em sua volta ao Congresso Nacional no ano que vem, pretende fazer uma firme oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. “Não vou deixar barato os escândalos da Petrobras”, avisou em entrevista à Rádio Tudo FM, na manhã desta segunda-feira (03). Para Aleluia, a proposta de reforma política da presidente Dilma, logo depois da reeleição, foi uma tentativa de abafar o chamado “Petrolão”, esquema de desvio de dinheiro da Petrobras para financiamento de campanhas de petistas e aliados. “Dilma não conseguiu atingir seu objetivo. O tiro saiu pela culatra”. E o pior, segundo Aleluia, a tentativa da presidente de instituir autoritariamente os conselhos bolivarianos, por meio de decreto, fracassou, porque a Câmara Federal anulou a medida. “Esse é um fato inédito na história recente do Brasil. Pela primeira vez, nos últimos 25 anos, a Câmara anula um decreto presidencial”. O líder democrata observou que o parlamento deu “um voto de desconfiança”. “Depois da vitória bastante apertada que resultou em sua reeleição, Dilma retoma fragilizada o governo, revelando toda a sua inabilidade política”. 

Setores Municipais de Caculé festejaram o Halloween

Segunda / 03.11.2014

Por Tayga Ribeiro

Celebrado em diversos países, o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas. E este ano o Colégio Municipal Dr. Antônio Muniz e o CAPS I de Caculé festejaram a data vestidos a caráter, em ambientes decorados com vários detalhes do tema; resgatando elementos, figuras e símbolos comuns dessa tradicional festa.

Prorrogação do prazo para fim dos lixões aprovada no Congresso será vetada

Segunda / 03.11.2014

Os municípios poderão ter mais dois anos e contar com recursos federais para se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) durante o debate da Medida Provisória (MP) 651/2014. A medida trata de questões tributárias, mas conta com um artigo que joga de agosto deste ano para agosto de 2018 o prazo para os municípios cumprirem a legislação aprovada em julho de 2010, depois de tramitar no Congresso por 21 anos. Embora a MP tenha sido aprovada pelos senadores, o líder do governo, José Pimentel (PT-CE), avisou que a presidente Dilma Rousseff está decidida a vetar o artigo no momento de transformar o projeto em lei (sanção). Segundo Jucá, o governo vai aproveitar a tramitação da Medida Provisória (MP) 656/2014, que trata de contribuições ao PIS/Pasep e da Cofins, para mudar as regras de adaptação dos municípios, inserindo ali um novo artigo para compensar o veto da presidente ao adiamento por quatro anos. O adiamento em dois anos, associado à ajuda orçamentária, é uma solução para contemplar as reivindicações dos municípios que afirmam não terem condições de cumprir o que determina a Lei 12.305/2010, conforme uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A maioria dos municípios não instalou ou tem dificuldades em instalar aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só em 2013, das 76,3 milhões de toneladas de resíduos produzidos pela população, aproximadamente 32 milhões (42%) foram enviados para destinos inapropriados. Fonte: Agência Senado

Caminhão cai em uma ribanceira na estrada entre Livramento e Rio de Contas

Segunda / 03.11.2014

Foto: Leitor/Whataspp

Um caminhão caiu em uma ribanceira hoje (02), por volta das 17h30, na estrada que interliga os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações colhidas pelo site L12, no local do acidente, o caminhão teria perdido o freio na descida, quebrado a mureta de proteção e caído em uma ribanceira com cerca de 30 metros de altura. O caminhão, com placa policial de Minas Gerais, estava carregado de mármore, que deveria ser descarregado amanhã em Livramento, e havia três pessoas a bordo, sendo dois motoristas e um ajudante. Os três foram encaminhados para o Hospital Municipal de Livramento com suspeita de fratura e com escoriações pelo corpo. Até o momento não foi divulgado nenhum boletim com o estado de saúde das vítimas.

Foto: Leitor/Whatsapp

Show de Zé Ramalho em Rio de Contas

Domingo / 02.11.2014

Por Leonardo Oliva

O cantor Zé Ramalho mostrou todo o seu talento em Rio de Contas, na segunda edição do Festival da Primavera (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Em sua segunda edição, o Festival da Primavera de Rio de Contas teve como grande destaque o show do cantor Zé Ramalho. A festa foi realizada ontem (01), na Praça do Landim, começando por volta das 22h com a apresentação do cantor local Ely Pinto, cover do cantor Raul Seixas. Em seguida, foi a vez do consagrado Zé Ramalho subir no palco e desfilar todo o seu talento. O cantor tocou os principais sucessos da sua consagrada carreira musical e agradou em cheio ao grande público presente. A energia era tão contagiante, que o cantor voltou para o 'biz' após o final da apresentação e ainda tocou mais duas músicas para o delírio de todos os presentes. Gente de toda região prestigiou o evento em Rio de Contas, que foi encerrado com a belíssima apresentação de Danniel Vieira. 

Para fazer o download da foto em ALTA RESOLUÇÃO, CLIQUE AQUI!

Café de Piatã foi eleito o melhor do Brasil

Sábado / 01.11.2014

Um dos produtores de café de Piatã, Leonardo Bittner, afirma que o sucesso é fruto de um modelo de negócio voltado para a qualidade

Nada menos do que as cinco primeiras colocações do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, principal concurso de qualidade do país dedicado aos cafés produzidos por via úmida, foram produzidos em Piatã. A premiação levou em conta amostras de 10 regiões produtoras. Dos 150 concorrentes, apenas 18 eram do Planalto Baiano, nove dos quais acabaram classificados entre os 20 melhores. A cidade tem clima de montanha com temperaturas que podem chegar a 3°C e a produção dos cafés especiais é beneficiada pela baixa umidade e pela altitude de 1.180m. Um dos produtores de café de Piatã, Leonardo Bittner  - CAFE TERROÁ - , afirma que o bom resultado comprova o sucesso de um modelo de negócio voltado para a qualidade, em vez da quantidade. “São propriedades que focam todos os esforços em fazer o melhor café. Por isso, tudo é feito com mais cuidado”, diz. De olho no potencial turístico do café, este ano, foi desenvolvido o primeiro roteiro operado por agência, que leva os visitantes para conhecerem todo o processo de produção nas fazendas do município, além de promover degustação do produto. Durante o passeio, é possível ter contato com os donos das chácaras e fazendas ao supervisionar a produção, que é toda feita de forma artesanal.