Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2021"

Mais de mil produtores recebem capacitação sobre cultivo intensivo da Palma

Quinta / 25.11.2021

Por Nayla Santos / ASN

Os seminários, ministrados pelo agrônomo Paulo Suassuna, aconteceram em 12 municípios do sudoeste baiano durante os últimos 3 meses. (Foto: Divulgação / Sebrae)

Doze municípios da região sudoeste do estado receberam, durante os meses de setembro, outubro e novembro, o seminário “Cultivo Intensivo de Palma”, com o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna. O objetivo foi apresentar aos produtores locais uma técnica nova para cultivo da planta, gerando fonte de renda para propriedades rurais.

O evento do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, aconteceu nas cidades de Presidente Jânio Quadros, Aracatu, Caculé, Caetité, Belo Campo, Guajeru, Urandi, Palmas de Monte Alto, Poções, Anagé, Maetinga e Barra do Choça. Mais de mil produtores rurais tiveram acesso aos seminários nos municípios e puderam conhecer as técnicas de cultivo na prática.

Para Fernando Suzarte, analista do Sebrae, realizar essa série de seminários nos últimos meses foi a oportunidade de oferecer mais conhecimento aos produtores da região e, consequentemente, multiplicar a produtividade das propriedades. “Esse é um seminário de suma importância para a região sudoeste, porque a gente vem na missão de capacitar o produtor rural, dotar ele de conhecimento pra que possa multiplicar a produtividade de palma. Que ele saia do plantio tradicional e use as técnicas do cultivo intensivo. O produtor pode assim utilizar menos espaço em sua propriedade, realizar a colheita em menos tempo do que no formato tradicional e ganhar dinheiro com palma, que é uma cultura perene de várias formas”, destacou.
 

Governador determina exigência de comprovante de vacinação para uso do transporte intermunicipal na Bahia

Quinta / 25.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

A medida passa a valer a partir do dia 10 de dezembro.

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal no estado. A medida passa a valer a partir do dia 10 de dezembro.

“Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador Rui Costa (PT) no fim da tarde desta quarta (24), que aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra Covid-19.

• Quase 3 milhões de baianos estão com a vacinação contra Covid-19 atrasada;

Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira (25)

Quinta / 25.11.2021

Por Felipe Moura / Brasil 61

Esta data antecede um período de estoques baixos: a proximidade das férias, fim de ano, carnaval e outros feriados, diz Ministério da Saúde. (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

A diminuição de 10% no número de doadores de sangue por conta da pandemia da Covid-19 e a proximidade das festas de fim de ano dão um peso ainda maior ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira (25). Por isso, hemocentros e unidades de coleta de todo o país se mobilizam para homenagear os doadores, mas também incentivar novos voluntários a participarem desse ato que salva vidas.

Segundo as autoridades de saúde, o medo disseminado por conta da Covid-19 foi o fator que mais contribui para queda no número de doadores no ano passado. Por conta disso, alguns hemocentros apresentaram redução crítica no estoque de bolsas de sangue e precisaram acionar o Plano Nacional de Contingência de Sangue. Entre eles as hemorredes do Piauí, Santa Catarina e Rondônia, por exemplo. Dessa forma, o Ministério da Saúde teve que remanejar as bolsas de sangue entre os estados para que não houvesse escassez.

O hematologista Eduardo Monpecelli destaca que as doações se fazem ainda mais importantes com a proximidade das festas de fim de ano, em que mais pessoas viajam e os acidentes se tornam mais frequentes. “A maioria das pessoas viaja de férias para algum lugar e os hospitais não param. Há também a questão do trauma dos pacientes que podem se acidentar. Aumenta a demanda dos hospitais também em transfusões maciças e algumas transfusões de urgência que podem ser solicitadas”, diz ela, afirmando ainda que é seguro doar e apela por novos voluntários. “Quando uma pessoa vem doar, ela pode salvar quatro vidas, porque de cada doação a gente consegue retirar, fracionar, quatro hemocomponentes. Então, a gente faz esse pedido de que esses doadores venham pra que a gente consiga manter sempre os estoques e repor os hospitais”, destaca.
 

Caculé realizou a 6º Conferência Municipal de Saúde abordando a importância do SUS no processo pós pandemia Covid-19

Quinta / 25.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Diversas pré-conferências foram realizadas nas UBS, permitindo a participação dos usuários do SUS, que puderam opinar e dar sugestões. (Fotos: Josivan Vieira / Ascom PMC)

A Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde, nessa última quarta-feira (24), na Escola Municipal Dona Júlia Montenegro. Com o tema ‘SUS para todos, planejamento para além da pandemia da Covid-19’, o encontro contou com a participação de diversos profissionais de saúde do município e teve como objetivo discutir pontos relevantes da atenção básica e da estruturação de saúde da cidade no momento pós pandemia.

A abertura contou com a participação de diversas autoridades, e do profissional Reginaldo Mendes, que é enfermeiro sanitarista e especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde. A secretária da pasta, enfermeira Marilena Gonçalves, falou da importância do SUS e como a humanização no atendimento precisa ser levada a sério dentro dos espaços públicos de atendimento. O evento foi dividido em 4 eixos, que tiveram as salas cheias durante toda manhã.

A conferência foi iniciada há mais de uma semana, com a realização de diversas pré-conferências, que ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo município, permitindo a participação efetiva de pessoas da comunidade que utilizam o SUS, oportunizando que eles pudessem opinar acerca do andamento dos serviços e darem dicas sobre o atendimento, com destaque para humanização do serviço prestado.

Governo Federal reconhece situação de emergência em 334 municípios; 8 estão na Bahia

Quinta / 25.11.2021

Por Brasil 61

A maioria está localizada nas Regiões Nordeste e Sudeste e enfrenta o período de ausência de chuvas. (Foto: Agência Brasil)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em 334 municípios do País atingidos por desastres naturais. Mais da metade (170) está localizada na Região Nordeste, que enfrenta um período de ausência de chuvas.

Na Paraíba, 150 obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem. Outras 20 cidades estão divididas entre os estados da Bahia (8), Rio Grande do Norte (5), Ceará (4), Sergipe (2) e Pernambuco (1). Os municípios baianos que obtiveram o reconhecimento federal são Adustina, Barro Alto, Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa e Rio do Antônio devido à estiagem e, por fim, Maragogipe, que registrou chuvas intensas.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a especificação do montante a ser liberado.

Livramento: Câmara de Vereadores aprovou PPA e LOA 2022 na última sexta (19)

Quinta / 25.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Todas as proposições orçamentárias passam exclusivamente pela Câmara, a qual cabe o exame e parecer sobre matérias apresentadas anualmente pelo prefeito. (Fotos: Divulgação)

Por 09 votos favoráveis e 03 contrários, a Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 23/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio 2022/2025, e o PL nº 24/2021, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA 2022, para o exercício financeiro de 2022, na sessão da última sexta-feira (19).

O Projeto de PPA, encaminhado pelo Poder Executivo, é constituído de diretrizes gerais, conjunto de objetivos e de metas da área pública para investimentos e programas de duração continuada, além de diretrizes orçamentárias, metas e prioridades da área pública para orientar a formação dos orçamentos anuais, objetivando maior integração entre o planejamento de longo prazo e elaboração e execução dos orçamentos anuais.

Já o Projeto da LOA é embasado em dados socioeconômicos e financeiros, estruturado de forma a refletir as prioridades, demandas e necessidades do Município, de modo a possibilitar, ao Poder Legislativo Municipal e a sociedade, como um todo, uma visão integrada deste importante instrumento, permitindo ainda, maior transparência dos objetivos, programas e ações priorizados, os quais serão desenvolvidos e executados no exercício financeiro de 2022.

O processo legislativo orçamentário é especial e, por isso, todas as proposições passam exclusivamente pela Câmara Municipal, a qual cabe o exame e parecer sobre matérias orçamentárias, incluídas as contas apresentadas anualmente pelo prefeito, os planos e programas locais e setoriais, e o acompanhamento e a fiscalização orçamentária. Sem o orçamento público o Município não consegue desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, agricultura, esporte, lazer, cultura dentre outros.

Votaram pela aprovação os vereadores Joaquim da Silva (Kinka), Uilton Nunes (Huga de Lafaiete), José Marques (Deca de Dionísio), Joseph Lima (Zé Pinha), Aparecido Lima (Cidão Aracatu), José Roberto (Zé de Vital), Vitalmir Moura, Paulo Lessa Filho e Osvânio Carvalho. Votaram contra o PPA e a LOA os vereadores Josemar Miranda (Professor Zemar), Márcio Alan (Alan de Gonçalinho), e Juscélio Pires.

Todas as proposições orçamentárias passam exclusivamente pela Câmara, a qual cabe o exame e parecer sobre matérias apresentadas anualmente pelo prefeito. (Fotos: Divulgação)

Auxílio Brasil: recebem hoje (25) beneficiários com final NIS 7

Quinta / 25.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O benefício começou a ser pago dia 17 e pode ser consultado pelos aplicativos Caixa TEM e Auxílio Brasil CAIXA. (Foto: Caio Rocha / Estadão Conteúdo)

O calendário do Auxílio Brasil dos meses de novembro e dezembro já está disponível. Seguindo o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos 10 últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), a parcela de novembro começou a ser paga dia 17 para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0.

• Auxílio Brasil: saiba mais sobre o novo programa social do governo;


Calendário de pagamento de novembro:

• Final NIS 1 | 17 de novembro;
• Final NIS 2 | 18 de novembro;
• Final NIS 3 | 19 de novembro;
• Final NIS 4 | 22 de novembro;
• Final NIS 5 | 23 de novembro;
• Final NIS 6 | 24 de novembro;
• Final NIS 7 | 25 de novembro;
• Final NIS 8 | 26 de novembro;
• Final NIS 9 | 29 de novembro;
• Final NIS 0 | 30 de novembro.


Calendário de pagamento de dezembro:

• Final NIS 1 | 10 de dezembro;
• Final NIS 2 | 13 de dezembro;
• Final NIS 3 | 14 de dezembro;
• Final NIS 4 | 15 de dezembro;
• Final NIS 5 | 16 de dezembro;
• Final NIS 6 | 17 de dezembro;
• Final NIS 7 | 20 de dezembro;
• Final NIS 8 | 21 de dezembro;
• Final NIS 9 | 22 de dezembro;
• Final NIS 0 | 23 de dezembro.


Como sacar o Auxílio Brasil?

De acordo com a Caixa, os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. Além disso, as famílias que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o novo auxílio na mesma modalidade e poderão continuar movimentando-o pelo aplicativo.

Os canais para saque e consulta de informações dos benefícios também permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas e as agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 deste mês. Além do app Caixa TEM, o app chamado Auxílio Brasil, que substitui o do Bolsa Família, já está disponível para baixar no Google Play somente para aparelhos Android.

Quase 3 milhões de baianos estão com a vacinação contra Covid-19 atrasada

Quarta / 24.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Desse total, 1.919.780 de pessoas estão com a 2ª dose em atraso e outras 1.013.074 pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde tomar a dose de reforço.

Quase 3 milhões de baianos ainda não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a 2ª dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante ou a dose de reforço, no entanto não buscaram os serviços de saúde. Do total do público que está com a 2ª dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde.

A Secretária da Saúde do Estado (Sesab), Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a doença”, ressalta ela, destacando ainda que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização.

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alerta a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro. Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. “Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.

Semana da Árvore na Mineração: em Brumado, RHI Magnesita recebe jornalistas em ação socioambiental

Quarta / 24.11.2021

Por Thobias Almeida

A RHI Magnesita e a empresa Gato do Mato promoveram a Semana da Árvore da Mineração em diversas comunidades inseridas em suas áreas de atuação. (Fotos: RHI Magnesita)

Incentivar ações ambientalmente responsáveis está dentre as prioridades da RHI Magnesita. Nesta quarta-feira (24) a empresa recebeu jornalistas de Brumado para um plantio simbólico de mudas de árvores doadas virtualmente por colaboradores de todo o mundo. Além do plantio, os profissionais visitaram o viveiro de mudas e percorreram a trilha ecológica que fica dentro da unidade. Outras ações socioambientais da companhia foram abordadas durante apresentação preparada por especialistas da RHI Magnesita.

Tratando-se apenas das doações virtuais, realizadas por colaboradores de diferentes unidades ao redor do globo, foram 449 mudas doadas. Além desse total, durante a Semana da Mineração da Árvore, ocorrida entre 18 e 22 de outubro, 1.818 mudas foram doadas pela RHI Magnesita presencialmente, iniciativa que envolveu as localidades de Brumado e Santaluz, na Bahia; e Mina de Uberaba, Padre Domingos, Ponte Alta e Serra dos Ferreiras, em Minas Gerais.


Semana da Árvore na Mineração

A RHI Magnesita, em parceria com a empresa Gato do Mato, promoveu em outubro a Semana da Árvore da Mineração em diversas comunidades inseridas em suas áreas de atuação. Cerca de 200 pessoas, entre colaboradores e moradores, participaram de oficinas e outras atividades nos estados da Bahia e de Minas Gerais. A programação contou com oficinas de horta caseira para pequenos espaços, com uso de materiais recicláveis; distribuição de mudas ornamentais e frutíferas; plantio virtual de mudas, formato em que colaboradores, de unidades de todo o mundo, escolheram a espécie e os locais da semeadura; e distribuição de kits-horta montados pelas crianças participantes do projeto Cidadão do Futuro, iniciativa sociocultural apoiada pela empresa. Ao todo, 1.818 mudas foram doadas, 449 plantios virtuais foram feitos, 209 pessoas participaram, 9 oficinas foram promovidas e 900 kits foram distribuídos.

“Ações como a Semana da Árvore da Mineração trabalham a conscientização, algo fundamental para a mudança de atitude frente aos desafios ambientais que se apresentam. Os resultados alcançados vão muito além da quantidade de mudas plantadas ou das oficinas realizadas. Se cada um dos participantes levar adiante a mensagem que procuramos passar, estaremos articulando uma corrente em prol da recuperação e da preservação ambiental”, ressalta o engenheiro agrônomo da RHI Magnesita, Carlos Eduardo Rodrigues Souza.

Aeroporto de Guanambi foi o que mais cresceu em movimentação de passageiros na Bahia

Quarta / 24.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em outubro de 2021, o Aeroporto de Guanambi teve a movimentação de 2.471 passageiros, representando um salto de 155,54% no período. Os dados são da ANAC.

Completos 2 meses em operação, o Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, é o que mais cresceu, proporcionalmente, em movimentação de passageiros em toda a Bahia. O aeroporto tem vôos regulares, pela Azul Linhas Aéreas, até o Aeroporto Internacional de Confins em Belo Horizonte (MG). Em outubro de 2021, o Aeroporto de Guanambi teve a movimentação de 2.471 passageiros, representando um salto de 155,54% no período. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo o prefeito Nilo Coelho (DEM), a gestão está dialogando com outras companhias aéreas para a abertura de novas rotas. “A ampliação em mais um dia do voo da Azul em Guanambi, agora na quinta-feira, é uma prova inequívoca de que o voo interligando à nossa cidade e região deu muito certo, e com essa marca, queremos ampliar mais rotas”, afirmou o gestor.

O aeroporto tem vôos regulares, pela Azul Linhas Aéreas, até o Aeroporto Internacional de Confins em Belo Horizonte (MG).

Codevasf promove curso de beneficiamento de pescado no IFBaiano, em Bom Jesus da Lapa

Quarta / 24.11.2021

Por Ascom Codevasf

Participaram do curso 25 pessoas ligadas à culinária local, como cozinheiras e donos de restaurantes, empreendedores e servidores da área de alimentação do IFBaiano.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu neste mês um curso de beneficiamento de pescado e produção de derivados de peixe no campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) de Bom Jesus da Lapa, município sede da 2ª Superintendência Regional. Participaram do curso 25 pessoas ligadas à culinária local, como cozinheiras e donos de restaurantes, empreendedores e servidores da área de alimentação do IFBaiano, entre outros representantes da sociedade local. Os participantes terão a missão de atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

O treinamento foi ministrado por Maria Aparecida Mendes, mais conhecida como Cida Pescadora. Ela reside em Sobradinho (BA) e é beneficiadora de pescado e consultora técnica com mais de 40 anos de experiência. “O principal objetivo desse curso é gerar emprego e renda para atividade da pesca artesanal ou da criação em tanques, agregando valor ao peixe. Outro grande objetivo é não gerar lixo, não gerar resíduo. Aproveitamos e reciclamos os resíduos durante o trabalho de beneficiamento. Beneficiar não é só fazer o produto final, como a linguiça; é gerar produtos como a compostagem, a farinha de osso, ração para animais, produtos de artesanato, a partir da escama, da espinha, do couro, que seriam descartados”, explicou Cida, que aproveitou ainda para ressaltar que “a Codevasf é uma parceira há muitos anos e não está interessada em que eu capacite nesses cursos apenas o produtor, mas também as merendeiras, para que coloquem os produtos de peixe na merenda escolar, além do pessoal dos restaurantes e bares. Há quem pesque, quem crie, quem beneficie, quem compre e quem consuma.”
 

Prefeitura de Guanambi programa inauguração de mais 3 obras

Quarta / 24.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

As obras do novo Cemitério Municipal, do Almoxarifado Central e da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social estão em fase bastante adiantada para entrega.

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), já está em fase de planejamento junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), para a fase final de importantes obras que estão sendo tocadas e serão entregues nos próximos meses. Obras como o novo Cemitério Municipal, o Almoxarifado Central e a reforma completa da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social estão em fase bastante adiantada para entrega.

No novo Cemitério Municipal, localizado ao lado da BA-573, na saída para Matina, estão sendo executadas as obras que estão em fase final de edificação da murada, em terreno com 50 mil m².  O local será dotado de velatórios, ruamento interno e iluminação em led, além de ser “concebida dentro de um novo conceito de organização, atendendo normas sanitárias e ambientais”, segundo a Prefeitura. A obra está em fase final e tem previsão para ser entregue no primeiro trimestre do próximo ano.

Já as obras do Almoxarifado Central estão bastante avançadas. O prédio ocupa uma área de 1.400 m², com um galpão dividido em setores para cada tipo de material: medicamentos, construção, entre outros. Segundo a Prefeitura, “toda a estrutura está sendo montada para um controle sistemático e informatizado de estoque possibilitando reposição rápida, cortando qualquer tipo de desperdício”, além de economizar “gastos com aluguéis de diversos espaços que são usados para armazenar material e irá propiciar maior controle dos insumos”. O Almoxarifado Central fica localizado em área estratégica, ao lado da Secretaria de Assistência Social.

A reforma completa da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social também encontra-se bastante adiantada. As obras visam a melhoria das instalações físicas, tais como a hidráulica e a elétrica, já que o local conta com um grande fluxo de pessoas que estão em busca dos serviços oferecidos, como Bolsa Família, CadÚnico, entre outros.

Caetité: 1º Encontro Sertão do Saber segue até esta quinta (25)

Quarta / 24.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Realizado pela BAMIN, o evento em o objetivo de valorizar e inspirar professores, alunos e empresas da região. (Fotos: Divulgação)

Professores que atuam em Caetité e em outros municípios vizinhos participaram, nessa terça-feira (23), do workshop “Imersão para o Desenvolvimento de Experiências Inovadoras de Aprendizagem”. O evento, realizado no Centro Técnico Profissional (CETEP), em Caetité, marcou a abertura do 1º Encontro Sertão do Saber, que segue com programação gratuita até a próxima quinta-feira (25).

O 1º Encontro Sertão do Saber é um evento organizado pela BAMIN. Seu principal objetivo é valorizar e inspirar professores, alunos e empresas da região. Na programação estão incluídos debates sobre temas contemporâneos, com palestrantes de renome nacional, valorizando, sobretudo, os saberes locais. São mais de 10 personalidades e mais de 20 horas de conteúdo voltados à valorização e incentivo da educação e da produção de conhecimento na região. Mais informações podem ser acessadas no site www.sertaodosaber.com.br.

Nessa terça (23), o workshop contou com a mediação de Dan Maior, especialista em Design Thinking, empreendedorismo, criatividade e inovação, com cursos na Hyper Island (Suécia), Babson College (Boston) e Insper (São Paulo). Foram duas turmas, cada uma com 4h de atividades baseadas na metodologia Design Thinking, que, na educação, é usada para gerar soluções diante dos desafios enfrentados por educadores no processo de ensino e aprendizagem. As atividades no workshop incluíram também orientações sobre desafios ligados ao perfil de alunos na atualidade e como pensar em estratégias para engajar estudantes nas dinâmicas escolares. “Nossos alunos são naturalmente ávidos por novidades, mas é importante que essas novidades sejam pertinentes e relevantes para seus diferentes contextos. Entender as necessidades de cada grupo é o primeiro passo para criar soluções inovadoras que gerem resultados palpáveis, interessantes e promissores”, explicou Dan Maior.

Nesta quarta-feira (24), o 1º Encontro Sertão do Saber segue com uma programação intensa. No teatro João Gumes, às 13 horas, acontece o pocket show da cantora Analu Sampaio, talento de Vitória da Conquista que chegou às semifinais do The Voice Kids, na Rede Globo, em 2020. Em seguida, às 13h30, acontece a palestra de abertura com a cientista e empreendedora social Anna Luísa Beserra Santos. Ela atua na democratização do acesso à água e já desenvolveu mais de cinco tecnologias para o saneamento, iniciativas que beneficiaram mais de 13 mil pessoas. O palestrante seguinte será o economista e gestor do Projeto de Educação Empreendedora no Sebrae Bahia, José Soares. Especialista em gestão de negócios, empreendedorismo e marketing digital, atua há mais de uma década com inovação nas pequenas e médias empresas, e nos negócios de base tecnológica (startups).

A tarde será encerrada com o painel “Baianas da Gema - Startups que estão Inovando na Prática, com Propósito e Paixão”. Estarão à frente das apresentações dois engenheiros ambientais e sanitaristas, Leonardo Barros e Adna Caroline Oliveira. Leonardo Barros é sócio fundador e CEO da EnviPRO, uma edtech com objetivo de transformar carreiras por meio da educação para sustentabilidade, enquanto a Adna Caroline Oliveira é uma das fundadoras da Green Blue Cycle (Gbcyle), startup voltada ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, à base de microalgas, a partir da aplicação de biotecnologias para o tratamento das águas superficiais de rios urbanos e efluentes. a

Na terça (23), o especialista em Design Thinking, empreendedorismo, criatividade e inovação, Dan Maior (na foto) conduziu 2 turmas, cada uma com 4h de atividades.

Auxílio Brasil: recebem hoje (24) beneficiários com final NIS 6

Quarta / 24.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O benefício começou a ser pago dia 17 e pode ser consultado pelos aplicativos Caixa TEM e Auxílio Brasil CAIXA. (Foto: Caio Rocha / Estadão Conteúdo)

O calendário do Auxílio Brasil dos meses de novembro e dezembro já está disponível. Seguindo o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos 10 últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), a parcela de novembro começou a ser paga dia 17 para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0.

• Auxílio Brasil: saiba mais sobre o novo programa social do governo;


Calendário de pagamento de novembro:

• Final NIS 1 | 17 de novembro;
• Final NIS 2 | 18 de novembro;
• Final NIS 3 | 19 de novembro;
• Final NIS 4 | 22 de novembro;
• Final NIS 5 | 23 de novembro;
• Final NIS 6 | 24 de novembro;
• Final NIS 7 | 25 de novembro;
• Final NIS 8 | 26 de novembro;
• Final NIS 9 | 29 de novembro;
• Final NIS 0 | 30 de novembro.


Calendário de pagamento de dezembro:

• Final NIS 1 | 10 de dezembro;
• Final NIS 2 | 13 de dezembro;
• Final NIS 3 | 14 de dezembro;
• Final NIS 4 | 15 de dezembro;
• Final NIS 5 | 16 de dezembro;
• Final NIS 6 | 17 de dezembro;
• Final NIS 7 | 20 de dezembro;
• Final NIS 8 | 21 de dezembro;
• Final NIS 9 | 22 de dezembro;
• Final NIS 0 | 23 de dezembro.


Como sacar o Auxílio Brasil?

De acordo com a Caixa, os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. Além disso, as famílias que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o novo auxílio na mesma modalidade e poderão continuar movimentando-o pelo aplicativo.

Os canais para saque e consulta de informações dos benefícios também permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas e as agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 deste mês. Além do app Caixa TEM, o app chamado Auxílio Brasil, que substitui o do Bolsa Família, já está disponível para baixar no Google Play somente para aparelhos Android.

Guanambi: ONG Jardim das Borboletas adia Chá Beneficente para fevereiro 2022

Terça / 23.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O evento, que estava marcado para 1º de dezembro deste ano, irá ocorrer em fevereiro do próximo ano, numa data que ainda será divulgada pela ONG. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (23), a ONG Jardim das Borboletas emitiu comunicado informando o adiamento da data do Chá Beneficente que iria ocorrer em Guanambi, dia 1º de dezembro. Segundo a organização da ONG, a medida tem como objetivo de ampliar o tempo de divulgação do evento junto à população guanambiense. Agora, o Chá Beneficente Jardim das Borboletas irá ocorrer em fevereiro do próximo ano, numa data que ainda será divulgada.

Em nota, a ONG Jardim das Borboletas destaca que àqueles que compraram o ingresso poderão solicitar o reembolso do ingresso ou optar pela entrada garantida para o evento em 2022. Por fim, o Jardim das Borboletas enaltece “a grande receptividade dos guanambienses ao trabalho de apoio às pessoas com Epidermólise Bolhosa realizado pela ONG e, de antemão, agradece imensamente por todo apoio recebido!”

O objetivo do Chá Beneficente é tornar mais conhecido e reconhecido o trabalho da ONG Jardim das Borboletas, sediada no município de Caculé, e, assim, conquistar novas parcerias e apoiadores na região para a continuidade de um trabalho multidisciplinar de apoio integral a pessoas que sofrem de problema de pele grave e incurável, além de angariar fundos para manutenção da compra de medicamentos, curativos e insumos em geral enviados mensalmente aos assistidos. O ingresso estava sendo vendido no valor de R$ 110, com direito a entrada, lanche da tarde e uma rodada de bingo. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @jardimdasborboletas_ e no WhatsApp (77) 98815-2565.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ONG JARDIM DAS BORBOLETAS (@jardimdasborboletas_)