Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2014"

Paramirim: implantação do Projeto Reniva está em discussão

Quarta / 03.12.2014

Por Fagner Abreu

O projeto tem como objetivo a criação de uma rede de produtores de semente de mandioca

Representantes da Secretaria de Agricultura se reuniram com engenheiros agrônomos e o diretor da EBDA, Gilmar Bomfim, para discutir a implantação do Projeto Rede de Multiplicação e Transferência de Sementes de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária (Reniva), no Parque de Exposições de Paramirim. O projeto tem como objetivo a criação de uma rede de produtores de semente de mandioca, com características genéticas adaptadas a região e com controle fitossanitário. O resultado é uma maior rapidez e produtividade na produção das manivas. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, as mudas podem ser produzidas de duas formas: em laboratório, através de micro propagação; ou através da propagação rápida com a utilização de miniestacas de mandioca. Este último é mais barato, pois não requer grandes estruturas para fazer a multiplicação. A Associação de Irrigantes do Vale do Paramirim vai ser a responsável pela produção das manivas em parceria com a EBDA e a Embrapa.

Governador Eleito: Rui define áreas para aplicação de emendas com bancada baiana

Quarta / 03.12.2014

Regionalização da saúde, recursos hídricos e infraestrutura foram eleitas como áreas prioritárias (Foto: Mateus Pereira)

Regionalização da saúde, recursos hídricos e infraestrutura; essas áreas devem receber o maior volume de recursos provenientes das emendas da bancada baiana na Câmara. A informação foi anunciada pelo deputado federal e governador eleito da Bahia, Rui Costa, após participar de reunião, em Brasília, com o conjunto de parlamentares. A definição das prioridades partiu do próprio governador eleito, que ainda solicitou aos parlamentares que pactuassem a aplicação de suas emendas individuais nessas três importantes áreas, “de forma vinculada ao planejamento do Estado, atendendo às necessidades regionais”, defendeu. Na saúde, Rui disse que pretende construir novos centros de excelência de combate ao câncer no estado, além de ampliar o número de hospitais. Esta área será o principal foco da futura gestão. Sobre a reforma administrativa, ele comunicou à bancada que anunciará a nova estrutura na próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa, e que o novo secretariado só será anunciado após o dia 10 de dezembro. “O foco da reforma da estrutura do Estado é melhorar a eficiência e aumentar resultados. Podemos fazer melhor com um custo menor”.