Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2023"

SEC publica procedimentos e prazos para movimentação de ocupantes do magistério público estadual

Sexta / 15.12.2023

Por Ascom SEC

A publicação visa apresentar os resultados da análise preliminar dos pedidos de remoção feitos pelos membros do quadro do magistério público dos ensinos Fundamental e Médio. (Foto: Claudionor Jr/SEC B

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (15), a portaria 1125/2023, que estabelece os procedimentos e prazos para a movimentação de ocupantes de cargo efetivo do magistério público estadual, permitindo a transferência entre unidades escolares, mesmo que pertençam à mesma localidade.

A publicação visa apresentar os resultados da análise preliminar dos pedidos de remoção feitos pelos membros do quadro do magistério público dos ensinos Fundamental e Médio. Essa análise foi conduzida em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Lei n. 8.261, de 29 de maio de 2002, especificamente nos artigos 27 a 31 dessa legislação.

Ao todo, foram examinados 729 processos, com 497 indeferimentos e 232 deferimentos. Após a análise pela Coordenação de Provimento e Movimentação, os atos de concessão dos pedidos de remoção serão publicados em janeiro de 2024, sujeitos à concordância dos servidores para as vagas disponíveis. “Este processo visa garantir uma transição suave e eficiente, otimizando a adequação às necessidades do quadro do magistério público estadual”, afirmou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.

Nova onda de calor atinge 57 cidades baianas até domingo

Sexta / 15.12.2023

Por Correio

Temperaturas máximas podem superar 40°C em alguns municípios no final de semana. (Foto: Divulgação)

Parte da Bahia está sendo atingida por uma nova onda de calor que atingiu o Brasil nesta quinta-feira (14), com temperaturas máximas podendo superar 40°C no final de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão indica que 57 cidades baianas serão impactadas pela massa de ar quente, que também atinge estados do Centro-oeste, Sul, Sudeste e áreas das regiões Norte e Nordeste. Essa é a quinta onda de calor que atinge a Bahia neste ano.

O cenário deve ser mantido até o próximo domingo (17). O Inmet emitiu um aviso meteorológico, indicando os níveis de perigo conforme a persistência da massa de ar quente em determinadas áreas: permanência do fenômeno de 2 a 5 dias representa perigo potencial, enquanto de 3 a 5 dias indica perigo. Caso a onda permaneça em uma região por mais de cinco dias, o aviso é de grande perigo.

A onda de calor se dá pela atuação de uma massa de ar quente e seca, com o registro de temperaturas máximas 5°C acima da climatologia média de três a cinco dias, como explica a meteorologista do Inmet Andrea Beltrão. No entanto, as temperaturas podem ficar acima da média após o domingo devido a intensidade do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico.

"O El Niño ainda está com intensidade forte. Ele deve ter um pico maior em dezembro e janeiro. A partir de fevereiro, a intensidade diminui, mas, ainda assim, vai influenciar as condições do tempo e do clima, com prazo para ir, pelo menos, até o outono de 2024", explica.

Apenas em 2023, nove ondas de calor atingiram o Brasil. A principal delas atuou entre os dias 8 e 19 novembro, com recorde de temperatura de 44,8°C, registrada na cidade Araçuaí, em Minas Gerais, no último dia 19. A marca superou a maior temperatura registrada por estações do Inmet, superando a máxima de 44,7°, registrada na cidade de Bom Jesus, no Piauí, em novembro de 2005.

De acordo com Andrea, a frequência da atuação de um anticiclone no Atlântico favorece a manutenção dessas massas de ar seco e quente, que mantém o calor e as altas temperaturas em certas regiões do país.

No último dia 30, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentou um panorama da atual situação climática do planeta por meio da versão provisória do Estado Global do Clima 2023. O documento indica que o ano de 2023 é o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas. Até outubro, a temperatura média da superfície global era de 1,4 °C acima da média de 1850/1900. A marca supera os anos de 2016 e 2020, que registraram 1,29°C acima da média e 1,27°C acima da média, respectivamente.

Ainda conforme o documento da OMM, os anos mais quentes da história serão os últimos nove, entre 2015 e 2023.

Quem sofre com o calor

Dias mais quentes mudam completamente a rotina de moradores do interior da Bahia, região mais afetada por esse tipo de fenômeno. Essa é a situação do comerciante Edielson dos Santos, 55, proprietário de uma sorveteria em Ibotirama, cidade que registrou a segunda temperatura mais alta do Brasil no último domingo (10), com 39,3°C, atrás apenas de Bom Jesus da Lapa, que teve uma máxima de 40,1°C.

Os impactos do calor extremo são refletidos principalmente nas contas de luz e água do comerciante. De acordo com Edielson, o valor do boleto de energia elétrica aumenta em 15% em comparação a agosto, mês em que estamos no inverno e as temperaturas são mais amenas. Isso acontece porque o uso de condicionadores de ar salta de 5 para 15 horas por diariamente.

"Em dias mais frios, ligamos o climatizador entre 4 a 5 horas. Já nos dias mais quentes, como esses que estamos vivendo agora, ligamos às 9h e só desligamos 00h. Muitas vezes, as pessoas nem saem de casa por causa das altas temperaturas", explicou.

Por outro lado, como comerciante de sorvetes, Edielson explica que há um faturamento maior quando o calor excessivo é registrado na cidade. Segundo ele, as vendas de sorvete crescem 50% ou mais.

Brumado: secretários municipais anunciam melhorias na Quadra do Bairro São Félix

Sexta / 15.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

Durante a visita, Maguinho solicitou a João Nolasco a energização dos refletores da quadra, visando assegurar uma iluminação adequada para futuros eventos noturnos. (Foto: Divulgação)

Na tarde de quarta-feira (13), o Secretário de Administração, Maguinho, acompanhado por João Nolasco, Secretário de Esporte, e Cláudio Feres, Secretário de Saúde, realizaram uma visita à quadra do Idalina, situada no bairro São Félix. Durante a visita, Maguinho solicitou a João Nolasco a energização dos refletores da quadra, visando assegurar uma iluminação adequada para futuros eventos noturnos. João Nolasco, por sua vez, autorizou a realização de obras na quadra, com previsão de conclusão em poucos dias, permitindo o início de partidas de futebol e campeonatos durante a noite.

O Secretário de Saúde, Cláudio Feres, anunciou diversas melhorias programadas para o bairro, expressando sua gratidão pelo empenho do prefeito Eduardo Vasconcelos em promover benefícios para a comunidade. Para encerrar, Diu, uma liderança local, expressou seus agradecimentos às autoridades presentes, ressaltando a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento e bem-estar do bairro São Félix.

Estácio oferece curso gratuito para quem deseja ingressar no setor de TI

Sexta / 15.12.2023

Por Frente & Verso Comunicação Integrada

Especialista explica características do setor e aponta as áreas em expansão. (Foto: Divulgação)

O setor de tecnologia no Brasil enfrenta um desafio significativo: a escassez de profissionais para atender à demanda crescente. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, nos próximos cinco anos, o país precisará criar quase 800 mil novos postos de trabalho nesse setor. No entanto, o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve resultar em um déficit de 532 mil profissionais diversificados para atender à crescente demanda.

Sérgio Cardoso, curador líder da área de exatas da Estácio, explica que a falta de mão de obra comprometida no setor de tecnologia no Brasil é resultado de diversos fatores, incluindo uma demanda crescente e a evolução tecnológica. “As tecnologias avançam rapidamente, tornando um desafio para os profissionais de TI se manterem atualizados”, argumenta.

Cardoso também pontua que outro fator que contribui para esse problema é a educação com currículos desatualizados e abordagens pedagógicas tradicionais. A qualidade do ensino em TI varia, e a falta de cursos que foquem no desenvolvimento por competências e aprendizagem baseada em projetos limitam a capacidade dos alunos de adquirir as habilidades práticas possíveis para o mercado de trabalho em constante evolução. “Além disso, a infraestrutura tecnológica e o acesso à internet no Brasil apresentam desafios, prejudicando a participação de regiões menos envolvidas no setor de tecnologia”, afirma.

Essa falta de profissionais capacitados é ampliada pelo sorteio de muitos candidatos, que se sentem despreparados para as demandas técnicas e acreditam erroneamente que é necessário conhecimento prévio em programação ou tecnologia. Nesse contexto, a Estácio está fazendo a diferença com o curso gratuito “Prepara Tech”.

Curso gratuito Prepara Tech

O Prepara Tech oferece uma oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de atuação no setor de TI. Cardoso, que também é curador e responsável pela construção do curso, defende que o "Prepara Tech" contribui para uma diminuição dos desafios do setor de tecnologia no Brasil, preparando indivíduos para integração na indústria de TI, independentemente de seu conhecimento prévio. “O curso abrange desde o raciocínio lógico até a lógica de programação, conveniência as bases simples para uma carreira bem-sucedida em tecnologia”, diz.

O curso da Estácio é gratuito e destinado a qualquer pessoa interessada em ingressar na área de tecnologia, seja um estudante em busca de uma área de estudo ou um profissional que deseja adquirir novas habilidades. Não é necessário ter conhecimento prévio em programação, apenas disposição para aprender e explorar o mundo tech. Com o Prepara Tech, é possível conhecer diversas áreas do setor de tecnologia da informação e dar o pontapé inicial para seguir uma carreira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://online.estacio.br/p/prepara-tech.

Formação acadêmica e sucesso no mercado de trabalho

Para o especialista conhecer as possibilidades do setor antes de iniciar uma graduação é fundamental. Por isso, o Prepara Tech é uma oportunidade ideal para quem tem afinidade com o setor de TI mas não sabe por qual o caminho seguir.

Vale lembrar que, no amplo campo da tecnologia, diversos setores estão constantemente à procura de profissionais qualificados devido à crescente demanda por inovação e soluções tecnológicas. Mas, para alcançar estas vagas é necessário investir na qualificação profissional. O especialista destaca algumas das opções de graduações como Desenvolvimento Full Stack; Engenharia de Software; Defesa Cibernética; Ciência de Dados; Banco de Dados; e DevOps.

“A área de Tecnologia da Informação oferece inúmeras oportunidades para quem busca desenvolver uma carreira sólida e dinâmica. No entanto, encontrar os cursos certos para adquirir as habilidades necessárias pode ser uma tarefa desafiadora” explica Sérgio Cardoso.

Cardoso evidência ainda alguns dos setores mais promissores na área:

Desenvolvimento de Software: Este é um dos setores mais perenes da tecnologia, com demanda constante por desenvolvedores de software em várias linguagens (como Java, Python, JavaScript), frameworks e em diversas áreas, incluindo desenvolvimento web, móvel e de aplicativos.

Segurança Cibernética: Com o aumento das ameaças cibernéticas, as empresas buscam especialistas em segurança cibernética para proteger seus sistemas e dados. Isso inclui profissionais que podem realizar testes de penetração, monitorar redes e implementar medidas de segurança robustas.

Análise de Dados e Inteligência Artificial (IA): A análise de dados e a IA desempenham um papel fundamental em tomar decisões baseadas em dados. Profissionais que podem extrair insights de grandes conjuntos de dados e desenvolver algoritmos de IA estão em alta demanda.

Cloud Computing: A migração para serviços em nuvem continua a crescer, impulsionando a demanda por profissionais que entendem as principais plataformas de nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud, e podem projetar e gerenciar infraestruturas em nuvem.

DevOps: A cultura DevOps visa a integração contínua e a entrega contínua, automatizando processos de desenvolvimento e operações. Profissionais de DevOps são essenciais para a entrega eficiente de software.

Brumado: CDL dará início às visitações na tradicional Casa do Papai Noel nesta sexta

Sexta / 15.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

O espaço estará aberto ao público do dia 15 ao dia 25 de dezembro, das 18h às 22h, na sede da CDL, localizada na Praça Armindo Azevedo, número 448, no Centro da cidade. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (15), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoverá uma carreata em comemoração à inauguração da Casa do Papai Noel. O desfile terá início às 17h30, partindo da Brumauto e percorrendo o trajeto até a sede da CDL, onde haverá uma queima de fogos que marcará o início das visitações à casa temática.

O acesso à Casa do Papai Noel funcionará da seguinte maneira: ao efetuar compras nas lojas associadas participantes da campanha Natal Premiado, o cliente não apenas estará concorrendo a 03 motos Honda 0KM e 15 vales-compra de R$500, mas também receberá um ingresso para visitar a Casa do Papai Noel. Além disso, será possível adquirir o ingresso a partir da doação de 01 kg de alimento não perecível.

O espaço estará aberto ao público do dia 15 ao dia 25 de dezembro, das 18h às 22h, na sede da CDL, localizada na Praça Armindo Azevedo, número 448, no Centro da cidade.

Operação Posto Legal fiscaliza comércio de combustíveis na Chapada Diamantina

Quinta / 14.12.2023

Por Ascom Sefaz-BA

O objetivo é aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano. (Foto: Divulgação/Sefaz-BA)

Está em andamento uma ação de fiscalização da operação Posto Legal na região da Chapada Diamantina. A previsão e de que sejam fiscalizados 54 postos de combustíveis nos municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba, Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo, Anguera, Serra Preta, Lençóis, Mucugê, Seabra e Andaraí. O objetivo é aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano.

A força-tarefa envolve a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Segurança (SSP), representada pelas polícias Técnica, Civil e Militar (por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária – Cipfaz), e ainda a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Até o momento, a ANP autuou cinco postos por itens como: falta de informações para o consumidor, ausência de instrumentos de análise de combustíveis, ausência de válvula de segurança de mangueira, instalações e equipamentos em desacordo com as normas, efetuar o abastecimento de recipiente não certificado, painel de preços com erros e não realização de análise da qualidade do combustível revendido quando solicitado.

Pelo Ibametro, já foram feitas seis interdições de bombas por apresentar erro de medição contra o consumidor, vazamento de combustível e segmento de dígito danificado. Outras 49 bombas foram reprovadas pelo Instituto por itens como: mau estado de conservação, iluminação do dispositivo indicador danificada, ponto de selagem em desacordo com a PAM, mangueira danificada, ausência de inscrições obrigatórias, instalação elétrica irregular, protetor do mostrador danificado, iluminação deficiente, instalação elétrica irregular e eliminador de ar e gases com defeito e erro de vazão.

No âmbito da Sefaz-BA, um estabelecimento teve a inscrição cancelada por não estar em funcionamento. Além disso, dez postos foram intimados por falta de pagamento da taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial (Feaspol).

Já o Procon está verificando itens como informações das tabelas de preços e da placa de tributos, validade dos produtos, presença do Código de Defesa do Consumidor, entre outros.

O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explicou que o estabelecimento onde a operação constatar algum tipo de irregularidade responderá de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Câmara aprova auxílio para alunos de baixa renda do ensino médio

Quinta / 14.12.2023

Por Agência Brasil

A proposta agora segue para análise do Senado. (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nessa terça-feira (12), projeto de lei que cria um incentivo financeiro para alunos de baixa renda do ensino médio se manterem na escola e concluírem o ensino básico. O texto cria um fundo com aporte de até R$ 20 bilhões que poderá ser feito pela União para cobrir as despesas. A proposta agora segue para análise do Senado.

O texto prevê o pagamento de dois tipos de auxílio, com valores ainda a serem definidos. O primeiro auxílio será pago mensalmente, ao menos por nove meses ao ano, e poderá ser sacado a qualquer momento. A proposta prevê ainda um pagamento anual ao final da conclusão de cada ano letivo, mas o saque, nesse caso, só poderá ser feito após a conclusão de todo o ensino médio.

O aluno ainda deverá ter uma frequência escolar de 80% dos dias letivos, devendo aumentar para 85% de presença na sala de aula em até três anos após o início do programa, sendo essa frequência superior aos 75% hoje exigidos para aprovação escolar.

O benefício poderá ser pago aos estudantes regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas e que sejam de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÙnico) dos programas do governo federal, com prioridade para aqueles alunos de famílias com renda per capita mensal de até R$ 218. O incentivo também poderá ser pago aos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas somente se tiverem entre 19 e 24 anos.

A seleção dos alunos deve obedecer aos critérios de inscrição do CadÚnico e poderá ter outros critérios fixados em regulamento do Executivo baseados em vulnerabilidade social, idade do estudante e modalidade de ensino. A relação dos estudantes beneficiados deverá ainda ser disponibilizada na internet com acesso público.

O valor do auxílio deve ser definido periodicamente pelo Executivo federal por meio de regulamento “em decorrência da dinâmica socioeconômica do país e de estudos técnicos sobre o tema”. Porém, ao analisar o projeto, o governo estimou que seria possível pagar aproximadamente R$ 200 mensais, iniciados quando a matrícula for efetivada. Em relação ao aporte anual, a previsão é de um pagamento de R$ 1 mil ao final da conclusão de cada ano, “reiterando que estes últimos somente poderão ser resgatados após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio”.

O projeto de lei definiu ainda que esse auxílio não pode ser contabilizado no cálculo da renda da família usado para obtenção de outros benefícios assistenciais, mas não poderá ser acumulado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou com Bolsa Família no caso de famílias unipessoais.

Combate à evasão escolar

O relator do projeto na Câmara, o deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), aproveitou no texto a maior parte da Medida Provisória 1.198, editada pelo governo federal no final de novembro e que instituiu poupança para incentivar a permanência e conclusão escolar para estudantes do ensino médio.

“O aumento de gastos promovido por essa política pública se reverterá em benefícios inequívocos para as políticas educacionais, com redução da evasão escolar e ampliação da escolaridade da população em geral”, argumentou Uczai.

O parlamentar defendeu a aprovação do projeto devido aos números do Ministério da Educação (MEC) sobre evasão, reprovação e distorção entre idade e série no Ensino Médio brasileiro. Segundo o Censo Escolar de 2019 a 2022, a evasão escolar foi, em média, de 8,8% no 1º ano do Ensino Médio, de 8,3% no 2º ano e de 4,6% no 3º ano da última etapa da educação básica.

O projeto é de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) que, durante a sessão, destacou que o aluno não deve abandonar os estudos por precisar levar comida para dentro de casa.

“Quando fazemos uma política pública para dizer que nenhum aluno vai ter que escolher entre o prato de comida, entre levar dinheiro para casa e terminar os seus estudos, essa é a melhor aposta que podemos fazer, essa é a sinalização mais forte de que, de fato, acreditamos que vale a pena investir em educação, acreditamos que vale a pena investir nesses jovens”, destacou.

Fundo Social

Os recursos que a União usará para bancar essa política virão dos superávits financeiros do Fundo Social (FS). Criado para receber recursos do governo federal com exploração do petróleo do pré-sal, esse fundo prevê o financiamento de ações em outras áreas, como saúde pública, ciência e tecnologia, meio ambiente e mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O relatório do deputado Pedro Uczai determina que o projeto autoriza o uso de recursos do Fundo Social, que somam R$ 18,7 bilhões, que representa o total de superávit apurado entre 2018 e 2022, segundo cálculos da Secretaria do Tesouro Nacional.

Inscrições abertas para graduações na UAB Brumado

Quinta / 14.12.2023

As inscrições são feitas virtualmente no período de 11/12/2023 a 05/01/2024.

A Universidade Estadual Santa Cruz - UESC, abriu processo seletivo simplificado para seleção de alunos para os cursos de Biologia e Letras Vernáculas em Brumado. As vagas serão ofertadas na modalidade EAD com encontros presenciais no polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB. As inscrições são feitas virtualmente no período de 11/12/2023 a 05/01/2024.

A seleção será feita pelas notas do Enem para o público em geral e para as vagas destinadas a professores a seleção se dará pelo tempo de atividade na regência. Para todos os esclarecimentos e escolha da categoria pela qual deve concorrer o candidato deve fazer a leitura detalhada do Edital UESC 219/2023.

As inscrições são feitas virtualmente no período de 11/12/2023 a 05/01/2024.

Estiagem prolongada faz Prefeitura de Belo Campo cancelar Feira Agropecuária

Quinta / 14.12.2023

Por Ascom

Evento movimenta R$20 milhões em volume de negócios na região Sudoeste do estado. (Foto: Divulgação / Euro Amâncio)

No Sudoeste baiano, os efeitos da estiagem prolongada já trazem prejuízos à economia. A situação de emergência levou o município de Belo Campo a cancelar a tradicional feira agropecuária que ocorreria de 21 a 25 de fevereiro. Essa seria a quarta edição da Expo Belo Campo, que movimenta cerca de R$20 milhões em volume de negócios e reúne rebanhos vindos de diversas regiões do estado, além de contar com uma feira de agricultura familiar e shows de artistas locais e nacionais. O evento faria parte também das festividades pelo aniversário de 62 anos de emancipação política da cidade.

O prefeito Quinho lamentou a medida que classificou como necessária. "É difícil porque a cidade se movimenta em torno da festa, mas com os animais morrendo e os prejuízos nas plantações, nós preferimos recuar e centrar esforços no apoio aos produtores e à população que tanto necessitam da prefeitura neste momento. Estamos em contato com o Governo do Estado e o Governo Federal, já buscamos parceria com a CONAB para garantir acesso à alimentação animal, estamos buscando recursos para distribuição de cestas básicas e água potável para consumo humano e animal. Então, vamos cuidar das ações emergenciais, esperando que a chuva venha para retomar o evento em um momento mais oportuno aos criadores", explicou o gestor que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Com 18 mil habitantes, o município é grande produtor de mandioca, manga, maracujá e vinha despontando economicamente pelo desenvolvimento rural. A Expo Belo Campo é um exemplo disso, além de atrair um grande público de diversas regiões da Bahia, o evento possui uma característica inédita no Brasil de ser a única feira agropecuária realizada em meio às ruas da cidade.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

Evento movimenta R$20 milhões em volume de negócios na região Sudoeste do estado. (Foto: Divulgação / Euro Amâncio)

Guanambi inicia preparativos para a 3ª Feira de Negócios 2024

Quinta / 14.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

O evento tem como propósito a promoção, exposição, comercialização e divulgação dos produtos e serviços locais. (Foto: Divulgação / Ascom)

A Prefeitura de Guanambi, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com SEBRAE, já iniciou os preparativos para a realização da aguardada 3ª Feira de Negócios do município. O evento tem como propósito a promoção, exposição, comercialização e divulgação dos produtos e serviços locais, visando fortalecer e expandir negócios.

A 3ª Feira de Negócios de Guanambi está agendada para ocorrer em 2024 na Praça Henrique Pereira Donato, mais conhecida como Praça do Feijão. De acordo com a prefeitura, o local proporcionará fácil acesso à comunidade e aos visitantes, promovendo a interação entre os empresários e o público em geral. Além da exposição comercial, a feira contará com palestras que serão realizadas em um auditório integrado ao evento. "Estamos comprometidos com o avanço econômico, buscamos criar oportunidades de negócios para os empreendedores locais, visando impulsionar a economia de nosso município e fortalecer ainda mais nossa base empresarial", declarou o Prefeito Arnaldo Azevedo.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes, destacou o apoio do prefeito Arnaldo Azevedo para a realização e sucesso das ações da pasta. “Estamos entusiasmados com a realização da 3ª Feira de Negócios de Guanambi, comprometidos em fortalecer ações que propiciem um crescimento sustentável para o município. Nosso objetivo é beneficiar diretamente a população, criando novas oportunidades e promovendo a integração harmoniosa entre os diversos setores da economia local”, finalizou o secretário.

O evento tem como propósito a promoção, exposição, comercialização e divulgação dos produtos e serviços locais. (Foto: Divulgação / Ascom)

Comunidade artística de Guanambi divulga ‘Nota de Repúdio’ contra Projeto de doação do Centro de Cultura para a Diocese de Caetité

Quarta / 13.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

Os artistas destacam que estão indignados e repudiam a decisão da Prefeitura de Guanambi (Foto: reprodução/ https://ccguanambi.wordpress.com/sobre)

Na última segunda-feira, dia 11, o delegado estadual de cultura Jardel Eunato, representando a comunidade artística e sociedade civil, fez uso da Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O objetivo foi demonstrar a indignação com o Projeto de Lei Nº 52/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal (leia-se Prefeitura de Guanambi), que autoriza a doação do Centro de Cultura de Guanambi para a Diocese de Caetité.

Na oportunidade, Jardel Eunato fez a leitura de uma ‘Nota de Repúdio’, que está disponível na íntegra em um link nesta matéria. Segundo a Nota, o imóvel foi doado ao Governo do Estado para construção de equipamento público de fomento e desenvolvimento de práticas artístico-culturais (Centro de Cultura de Guanambi), inaugurado em 30 de novembro de 2006, administrado pelo município até 2009, ano que o município devolveu a gestão do espaço para o Governo do Estado.

Os artistas destacam que estão indignados e repudiam a decisão da Prefeitura de Guanambi.  “Infelizmente, a comunidade artística de Guanambi e região precisa vir a público questionar e repudiar atos contrários a garantia e promoção de direitos da classe artística e dos demais fazedores de cultura da região, justamente, em momento de recente realização das conferências municipais e territoriais de cultura, e, quase simultaneamente à realização da Conferência Estadual de Cultura”, destaca a Nota de Repúdio.

LEIA A NOTA DE REPÚDIO NA ÍNTEGRA

Câmara de Dom Basílio: sessão solene marca o encerramento do ano legislativo

Quarta / 13.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

A sessão foi conduzida pelo Presidente Gelson Caires e contou com a participação de todos os edis, Assessor Jurídico e demais funcionários do legislativo municipal. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (13), ocorreu a sessão solene de encerramento do ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Basílio. A sessão foi presidida por Gelson Caires e contou com a presença de todos os vereadores que compõem o legislativo municipal: Edy Frutas, Gonçalo, Loro Queiroz, Ney da Van, Núbia Cristina, Prof. Luiz Eugênio, Zilmar Chaves e Zory Oliveira. Além disso, estiveram presentes o Assessor Jurídico Dr. Tiago Pereira, a Secretária Legislativa Nalva Quixaba e demais funcionários do legislativo municipal.

Ao encerrar a sessão, o Presidente Gelson Caires expressou seu agradecimento a todos os servidores pelo trabalho realizado, ressaltando que sempre confiou na capacidade da equipe e, por isso, fez questão de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado. Destacou que não pode mudar sua maneira de ser e deixar de expressar o que precisa ser dito, mesmo que isso desagrade a alguns, ressaltando que as críticas são construtivas para corrigir falhas e úteis para quem sabe usá-las. Elogiou o desempenho dos vereadores, afirmando que cada um, à sua maneira, contribuiu para o sucesso dos trabalhos do legislativo municipal. Agradeceu a Deus pelas oportunidades em 2023 e pediu por chuvas. Finalizou reafirmando seu compromisso de continuar conduzindo o legislativo municipal de maneira harmoniosa, visando o melhor para a população.

Dom Basílio: Ney da Van anuncia que não será candidato à reeleição

Quarta / 13.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

Ney da Van afirmou que se sente muito ‘limitado’, porque tinha a impressão que poderia fazer muito mais como vereador ao se eleger. (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Na sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos, realizada nesta quarta-feira (13), o Vereador Ney da Van anunciou que não será candidato à reeleição em 2024. O Edil afirmou que vai continuar atuando na vida pública, que existe a possibilidade de apoiar algum candidato, mas ainda não tem nada definido. Justificando a sua decisão, o Vereador Ney da Van afirmou que se sente muito ‘limitado’, porque tinha a impressão que poderia fazer muito mais como vereador ao se eleger. Ney destacou ainda que será sempre um defensor dos vereadores porque, antes de entrar na política, ouvia muitas críticas aos edis e hoje sabe a importância do trabalho realizados pelos vereadores e a responsabilidade que é exercer esse cargo.

Estado convoca mais 747 professores e coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público

Quarta / 13.12.2023

Por Ascom SEC

São 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e 2 coordenadores pedagógicos indígenas. (Foto: Camila Souza/GOVBA)

O Governo do Estado convocou, nesta quarta-feira (13), mais 747 profissionais da educação aprovados no concurso público do Edital SAEB 03/2022, de 1º de agosto de 2022. São 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e 2 coordenadores pedagógicos indígenas. Vale ressaltar que, na primeira convocação realizada em 23 de maio de 2023, foram convocados 1.379 professores, 184 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas.

No ato de entrega da documentação, os professores e coordenadores pedagógicos convocados no certame serão agendados para realização de exame pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado. Na ocasião do comparecimento, o candidato convocado deverá apresentar os exames originais. O candidato que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qualquer o motivo alegado, perderá o direito a nomeação.

Os candidatos Convocados para o interior do estado deverão comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados, no período de 14 a 28 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, conforme editais de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13).

Guanambi: no Distrito de Mutans, Lagoa da Espera recebe mutirão de limpeza

Quarta / 13.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

Além da limpeza da lagoa, o Distrito também passará por uma limpeza geral dos logradouros públicos. (Foto: Divulgação / Ascom)

No último sábado (09), a Prefeitura de Guanambi deu início à limpeza da Lagoa da Espera, também conhecida como Lagoa de Itaguaçu. Essa lagoa está localizada nas encostas da Serra Geral da Bahia, regionalmente denominada Serra do Monte Alto, no Distrito de Mutans. De acordo com a prefeitura, além da limpeza da lagoa, o Distrito também passará por uma limpeza geral dos logradouros públicos. Os trabalhos foram inspecionados pelo prefeito Nal Azevedo, acompanhado pelo presidente da Câmara Zaqueu Rodrigues e pelos vereadores Diego Pi, Hélio Pereira (Lelé) e Neto de Dim.

"Estamos com pressa, já que as chuvas esperadas ainda não caíram em nosso solo. A previsão é para a próxima semana. Por isso, estamos realizando uma grande ação de mutirão com caçambas, pás carregadeiras e motoniveladoras, visando concluir o serviço o mais rápido possível", declarou o prefeito.

Segundo a prefeitura, essa ação de limpeza é fundamental para ampliar a capacidade de armazenamento da lagoa. O entorno urbanizado da lagoa é bastante utilizado para lazer, prática de esportes e exercícios ao ar livre.

Além da limpeza da lagoa, o Distrito também passará por uma limpeza geral dos logradouros públicos. (Foto: Divulgação / Ascom)