Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Moacir Saraiva

Professor do IFBA/Valença - Escritor e Acadêmico da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes Email: [email protected]

UMA LEITURA SOBRE A OPERAÇÃO LAVA A JATO

Esta semana explodiu mais uma etapa do escândalo da Petrobras, em que uma série de grandes empresários do país foram presos em virtude de estarem envolvidos em atos de corrupção, muitas outras surpresas virão.  Apreensões que fazem parte da operação Lava a Jato, iniciada em 17 de março deste ano, pela Polícia Federal, e que sofreu retardo em seu andamento em virtude das últimas eleições.

É muito freqüente, em todo o planeta, esta ligação de empresários com políticos a fim de roubarem o dinheiro público. A corrupção é isso, dinheiro grande ou até pequeno do município, do estado ou do governo federal, movimentados por políticos ou por burocratas servidores públicos. Empresários com ânsia de ganharem mais, fazem acordos com alguns políticos e  agentes públicos e estes liberam dinheiro bem acima do que seria o justo pelo serviço prestado. E todo mundo sai ganhando.

Da Petrobras foi saqueada uma fortuna,  além de encherem as contas de alguns empresários, enchem também as contas de alguns políticos, de burocratas e de partidos políticos.

Algumas perguntas pairando no ar e atazanando o juízo de todos os brasileiros que ficam estarrecidos com esta roubalheira:

Será que no Brasil vai conviver com esta roubalheira a vida inteira?

Acreditava-se que os partidos de esquerda fossem honestos, mas não estão se comportando como os demais?

Será que os políticos são todos iguais?

Será que algum dia serão criadas leis severas para punir os grandes ladrões?

Incrível como a maior empresa do país e uma das maiores do mundo, infelizmente o governo atual está conseguindo destruí-la, talvez não consiga, no entanto o Tribunal de Contas da União, em uma avaliação preliminar, afirma que foram desviados da Petrobras mais de dez bilhões de reais.

Pensando bem, a questão, não está nos partidos, a corrupção é necessária ao capitalismo, pois quem tem quer sempre mais e neste querer sempre mais, o capitalista faz tudo para encher suas contas bancárias e aí corrompe políticos, mata gente, faz sabotagem, enfim, ele usa um rolo compressor para ganhar e ganhar. Esteja quem estiver no poder é corrompido, pois alguns senhores do dinheiro agem sem escrúpulo nenhum, o sujeito se infiltra na política, nas religiões, na mídia e em todas as entidades sociais organizadas. De uns quer tirar proveito financeiro, de outros quer ganhar apenas  prestígio na sociedade e a outros quer servir, ser bonzinhos dando ajuda vultosas a entidades de caridade.

Possivelmente, alguns destes empresários,  presos na operação Lava a Jato, receberam títulos de cidadão de municípios de estados, devem ter recebido outras comendas pelos bons serviços prestados à sociedade brasileira, deve ter sido capa de jornais e de revistas, pois são reconhecidos como “bons empreendedores”, geradores de riqueza para o país e de emprego. A sociedade é assim, valoriza e reconhece quem tem capital.

A polícia federal tem feito muitas operações e em todas elas, é este o ciclo da corrupção, alguns cidadãos “impolutos”, vivendo em luxuosos ambientes, bem infiltrados na sociedade, na mídia, mas a custo da corrupção, a custo do dinheiro de nossos impostos. A sociedade espera apenas que os culpados sejam punidos severamente.