Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Academia Caetiteense de Letras

Esta Coluna é produzida pelos integrantes da Academia Caetiteense de Letras (ACL) e os seus convidados e tem por objetivo compartilhar com o público discussões relevantes sobre temas da atualidade, sob a ótica acadêmica e literária.

Vila, em 06 de março de 2021.

Vila, em 06 de março de 2021.

Nobre amigo Zezito Rodrigues,

Pelo tempo da demora em respostar a sua gentil e abrangente carta o amigo já vai logo dimensionando as nossas diferenças de escrita, sendo você o pesquisador que é, e digo mais, sempre foi, e o escriba irresponsável e pouco metódico que sou. Apois, amigo, moí e remoí uma resposta que fosse soar minimamente acadêmica para a nossa prosa, a nossa, sei que também é sua, preocupação com a Vila que nos assombra e encolhe, e engole tudo numa bacia infinita e abissal de almas, e nada...

E justo agora, quando pego a pena e o pergaminho, eis que a morte reinante em todos os cantos do país desvia a minha atenção, ou melhor, muda o foco. Zezito, amigo, a Vila é maior, a Vila cresceu? Do canto em que olho tudo é Vila e devastação e horror.

Volto. Falávamos das diferenças entre as nossas escritas, mas não é isso que queria dizer. Mais certo é dizer que você escreve com a certeza que lhe confere o treino acadêmico, além de imprimir a um texto assim preciso o talento que lhe é natural. Diz e embasa o que diz, e acerta.

A Vila que vês é a que vejo, sem tirar nem por. Eu não ponho os elementos de pesquisa por que não disponho deles, não me propus a adquiri-los por saber árduo e espinhoso o caminho, exaustivo, como tão aguerridamente sei que o fizeste. Mas vejo, pelo olho da escrita bamba e descompromissada da crônica, a retina fria da poesia, as mesmas vicissitudes.

E resumo: ou enterramos a Vila e os seus mitos, ou a Vila nos enterrará sem piedade, como a tantos já enterrou, tantos sonhos, projetos. Só que agora, amigo, já me despedindo e agradecendo pela atenção da sua bela carta, digo que a Vila cresceu, a Vila agora é o Brasil todo...

Saudações acadêmicas,

Fabiano Cotrim.

 

N.R.- Desta feita a coluna “O Silogeu” traz a resposta do Professor Fabiano Cotrim, ocupante da cadeira 25 - Luiz Neves Cotrim, para a carta de autoria do Professor Zezito Rodrigues, ocupante da cadeira 13-Conceição Pontes, publicada na coluna anterior. Saiba mais sobre a ACL acessando https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Caetiteense_de_Letras.