Sertão Hoje

Sertão Hoje

Codevasf e Exército realizam obras de revitalização do Rio São Francisco

Quarta / 27.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Novas ações de contenção de processos erosivos no rio São Francisco devem ter início no ano de 2019, através de um convênio de R$ 18 milhões firmado entre a Codevasf e a Cerb.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), está realizando serviços para a contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 km às margens do rio São Francisco, na localidade de Porto Novo, no município baiano de Barra. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, viabilizados em um termo de execução descentralizada firmado entre as instituições.

“O local é um dos diversos pontos críticos ao longo do São Francisco com relação à erosão, e a ação é fundamental para diminuir os processos erosivos e revitalizar, de modo que a população venha a usufruir melhor do rio. As enchentes durante o ano, geralmente de novembro a fevereiro, vão provocando os processos erosivos. Então, a gente faz o talude que promove uma espécie de suavização desse barranco formado, de modo a diminuir essa erosão”, explica o 2º Tenente Carlos, engenheiro civil do 4º BEC.

Segundo a Codevasf, uma das principais finalidades dessas intervenções de recuperação ambiental e de controle de processos erosivos ao longo do rio São Francisco é captar e acumular águas pluviais, aumentando, assim, a infiltração no solo e promovendo o abastecimento dos lençóis freáticos. Os serviços também ajudam a reduzir o escoamento superficial de água, o que evita o arraste de sedimentos, o empobrecimento do solo e o assoreamento dos cursos d’água.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.