Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia inicia 1ª etapa da vacinação contra a Febre Aftosa em 2019

Sexta / 03.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia está livre da Febre Aftosa há 22 anos, recebendo o status de Zona Livre da Aftosa pela OIE nos últimos 18 anos. (Fotos: Alberto Coutinho/ GOVBA)

Nesta quarta-feira (01), foi iniciada a 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em 2019, destinada para todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Com um rebanho de 10 milhões de cabeças de gado, a Bahia está livre da Febre Aftosa há 22 anos, recebendo o status de Zona Livre da Aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), nos últimos 18 anos de forma consecutiva.

Segundo o Governo da Bahia, o produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente cadastrada na Adab apresentando CPF ou CNPJ para emissão da nota fiscal. O período vacinal é de 1º a 31 de maio e é necessário declarar a vacinação junto à Adab pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos postos da agência distribuídos pelo Estado em até 15 dias.

O não cumprimento desses procedimentos nos prazos determinados poderá acarretar na aplicação de penalidades ao produtor. Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.