Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ibiassucê realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social

Sexta / 25.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Conferência, realizada a cada 2 anos, é um espaço democrático para avaliar e propor políticas de Assistência Social para o município.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Popular”, a Prefeitura de Ibiassucê realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com os objetivos de debater os principais desafios e propor novas diretrizes para serem implementadas pelos órgãos governamentais acerca das políticas públicas, além de também, analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados(as) para VI Conferência Estadual de Assistência Social.

A mesa de abertura foi composta pelo Prefeito Adauto Prates, pelos Secretários(as) Municipais de Assistência Social, de Educação, de Saúde, de Financias, Maria Placivana, Isabela Andrade, Rosania Almeida, Neto, respectivamente, além do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A Conferência é realizada a cada dois anos, sendo considerado um espaço democrático de participação popular para avaliação da execução da política de Assistência Social do município e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

A palestra magna, ministrada por Sandra Lima, abordou sobre o tema da conferência, enquanto a Secretária de Assistência Social explanou sobre os avanços e entraves da Assistência Social em Ibiassucê. Para ela, a conferência é importante porque o cenário da assistência social no país é preocupante. “Os recursos não são repassados aos municípios de forma automática e nem tem um percentual fixo para a política de assistência social, para piorar a situação está havendo o contingenciamento de gastos no âmbito Federal. Dessa forma, o cofinanciamento municipal precisa ser maior”, explicou Placivana.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.