Sertão Hoje

Sertão Hoje

Operação da PF investiga venda de sentenças no TJ-BA; presidente e mais 3 desembargadores foram afastados do tribunal

Terça / 19.11.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação envolve mais de 200 policiais, que cumprem 4 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão em 4 cidades baianas e no DF. (Foto: Cid Vaz / TV Bahia)

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na manhã desta terça-feira (19). Durante a ação, quatro desembargadores e dois juízes foram afastados dos cargos por 90 dias, incluindo o presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto. Os outros desembargadores são José Olegário Monção, Maria da Graça Osório e Maria do Socorro Barreto Santiago. Já os juízes foram identificados como Marivalda Moutinho e Sérgio Humberto Sampaio. Além da suspensão, os seis magistrados estão proibidos de entrar no prédio do TJ-BA, de se comunicar com funcionários e de utilizar serviços do órgão. De acordo com a PF, a operação tem como objetivo combater um suposto esquema de venda de decisões judiciais, além dos crimes de corrupção ativa e passiva, de lavagem de ativos, de evasão de divisas, de organização criminosa e de tráfico de influência.

A ação, batizada de "Operação Faroeste", teve a participação de mais de 200 policiais federais, que cumpriram 4 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão nos municípios baianos de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, e em Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, de acordo com a PF, têm por objetivo localizar e apreender provas complementares dos crimes praticados.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.