Sertão Hoje

Sertão Hoje

Aplicativos do Governo da Bahia ampliam acesso à informação e serviços

Sexta / 07.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Hemoliga está disponível gratuitamente para smartphones e tablets com versões nos sistemas iOS e Android (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

O Governo da Bahia está utilizando diversos aplicativos em áreas como trabalho, saúde e segurança pública, o que facilita o acesso à informação e serviços. Um dos exemplos é a ferramenta do SineBahia, serviço de intermediação profissional, lançada em novembro de 2014. Diariamente cerca de mil pessoas procuram o serviço nas 120 unidades distribuídas pelo estado. Desde a criação em janeiro de 2007, o SineBahia já encaminhou mais de um milhão de profissionais ao mercado de trabalho, e 460 mil tiveram o emprego garantido.

Disponível gratuitamente para Android, o APP oferece informações sobre vagas e a opção de fazer habilitação ao Seguro-Desemprego. O aplicativo, que também beneficia o trabalhador autônomo, facilita acesso a dados referentes ao SineBahia-Patra, ao Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e ao conteúdo do portal do empreendedor individual.

Para as empresas, o APP possibilita disponibilizar vagas, enviar declaração para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), verificar currículo de trabalhador e enviar demanda por cursos para qualificação profissional, detalha o gerente da Unidade Central do SineBahia, Helber Pacheco.    

HEMOLIGA - A Fundação Hemoba já dispõe de uma forma interativa para estimular doações de sangue, através do aplicativo Hemoliga. Por meio do programa, o usuário pode ficar informado em relação ao procedimento de doação e sobre o número de bolsas de sangue coletadas por dia - tudo em tempo real.  O Hemoliga está disponível gratuitamente para smartphones e tablets com versões nos sistemas iOS e Android. A Fundação Hemoba ressalta que um homem pode doar sangue quatro vezes ao ano, enquanto uma mulher apenas três.

DESAPARECIDOS - Para localizar pessoas desaparecidas, também já existe recurso mais rápido. Desde abril de 2014, a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) utiliza o Whatsapp, por meio do número 71 8643-4007, e uma página no Facebook para registrar ocorrências. Com os novos canais de comunicação, houve aumento de 30% na localização de pessoas de janeiro a junho deste ano, quando o índice é comparado ao mesmo período de 2014. 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.