Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo promove formação inovadora de educadores estaduais e municipais

Sábado / 07.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O I Encontro de Formação de Formadores Territoriais começou nesta sexta-feira (6) e segue até sábado (7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. (Fotos: Divulgação)

O Governo do Estado iniciou uma estratégia inovadora para formação de diretores escolares e coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipais. O I Encontro de Formação de Formadores Territoriais começou nesta sexta-feira (6) e segue até sábado (7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A proposta faz parte do Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado e tem a participação de 128 formadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A ação impacta diretamente em mais de um milhão de estudantes baianos, sendo 800 mil da rede estadual. Durante o evento será construída a pauta pedagógica que os formadores irão replicar junto aos educadores nas unidades de ensino. O processo de formação irá alcançar 6.719 educadores do Estado e municípios, englobando 386 cidades baianas.

Os educadores que atuam na rede estadual e redes municipais, nos períodos entre o 6º e o 9º ano e no Ensino Médio, são o foco do programa de formação. A iniciativa ocorre em regime de colaboração e envolve ainda a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e as Instituições de Ensino Superior (IES).  De acordo com a diretora do IAT, Cybele Amado de Oliveira, serão realizados oito encontros até o fim do ano. “Há um esforço conjunto de diversos atores para que a formação continuada chegue também às redes municipais. Essa formação será realizada por três anos e acontecerá todos os meses. Além dos professores e coordenadores da rede estadual, temos educadores das universidades estaduais que participam desse encontro. Durante a formação continuada, os formadores irão até os núcleos territoriais para trabalhar com os educadores em sala de aula e aplicando as estratégias que forem definidas”, explicou Cybele.
.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.