Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia receberá do Ministério da Saúde mais de 31 mil testes rápidos para detecção do Coronavírus

Quarta / 01.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Mais 4,5 milhões serão entregues, de acordo com a Vale, que comprou o material e os doou ao governo federal. (Foto: Divulgação / Vale)

A Bahia receberá 31.634 kits de testes rápidos do Coronavírus (Covid-19), segundo o Ministério da Saúde. O material faz parte dos quase 500 mil kits que chegaram ao Brasil na última segunda-feira (30) e serão distribuídos entre os estados e o Distrito Federal.

A Bahia é o 4º estado que receberá a maior quantidade de testes rápidos. São Paulo, com o recebimento de mais de 106 mil testes, lidera a lista, seguido por Minas Gerais (aproximadamente 50 mil) e Rio de Janeiro (cerca de 37 mil). Ainda não há informações de quando os kits chegarão à Bahia. Mais 4,5 milhões de unidades serão entregues ao longo do mês de abril, de acordo com a Vale, que comprou o material e os doará ao governo brasileiro, que cuidará da sua logística de distribuição no país.

O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos. Os testes realizados atualmente na Bahia demoram alguns dias para dar resultado. "O Brasil inteiro está fazendo o teste de RT-PCR, é um teste de bancada, feito dentro do Laboratório Central do Estado. Não é um exame que faz na mesma hora. Isso não está sendo feito ainda. Todos os estados têm a mesma dificuldade de ter acesso a esse exame, que é complexo e demorado. Um exame desse demora pelo menos quatro horas entre checagem das amostras e a conclusão do resultado. Por isso eu digo que não é pouca a checagem", explicou Fábio Villas-Boas, secretário da saúde da Bahia.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.